Ir para conteúdo

Truta para patê...


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

é triste de ver essa adoração pela truta quando no Brasil se tem milhares de espécies de peixes que proliferariam espontaneamente nos rios que se deseja povoar com aquelas.

Só ver os relatos do GoFly, detonando uma pescaria incrível com grilos.

Imaginar os rios com centenas de jacundás e saicangas batendo nos popperzinho.

parem com essa viagem de trutas em todo lugar. Fomentar os peixes locais é muito mais fácil, e respeita a natureza local.

Como se o que viesse de fora fosse melhor.

Jerry Siem da Sage chegou pra mim e disse "cara eu tenho inveja de você e seus milhares de rios e milhares de espécies de peixe.".

Reflitam óh irmãos.

Editado por Thiago Zanetti
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Thiago, na realidade nos locais onde tem truta hoje no Brasil, justamente foi colocado truta por pesquisas feitas na decada de 40 que comprovam que não havia peixes de interesse esportivo. Nos rios de alto da serra, em direção a nascente não tem saicangas nem jacundá, muito menos eles conseguiriam se reproduzir perto desta nascentes pela temperatura. Então, tirar a truta destes locais não vai encher de saicanga e do joana. Podes ver que as raras incidencias são em periodos de muito calor e por pouquissimos periodos. E outras, neste mesmos rios que tem truta, na parte em que rio fica mais baixa e quente existe saicanga e jacunda. Logo, da pra pescar um peixe lá no alto, descer uns kms e pescar outro. Não dá pra conviver numa boa????

A truta esta no Brasil desde 1949 e tem sido o peixe que fez milhares de pescadores pescar, e tem feito a felicidade de muita gente. Quem se apaixona pela pesca da truta é assim mesmo, e se tanta gente no mundo inteiro se apaixona deve ter algum motivo.

Voce esta coberto de razão que temos que nos dar conta que Brasil é fantástico visto pelo numero de peixes que temos, e esta na hora de se pescar SIM saicanga, joana, lambari, pirapitinga e tantos outros.

Tem que começar a se dedicar a estas especies, estudar, ver os habitos alimentares, escrever algo tecnico sobre elas, estrategia de pesca, isca ... etc. E assim, construir uma identidade do mosqueiro brasileiro.

Porem, discriminar a truta, ou quem gosta dela não faz isto acontecer. Do contrário, pode-se fazer o esporte pescando truta, e outras oportunidades outras especies. Porque não???

Calma meu amigo.

Outra coisa, a nossa pesca de truta é diferente de tudo que a maioria ve em outros lugares. Temos uma tipica pesca de truta de montanha (nada que ver com a da patagonia, nova zelando e etc ...), com particularidades de desenho do rio, mata, dificuldade totalmente nossa, brazuca... e os grupos que se dedicam a pescar truta estão justamente pescando de forma diferente de outros lugares, usando moscas diferentes e escrevendo uma historia bonita pra caramba.

Fica até feio dono de Fly Shop descendo o cacete na coitada da truta e em quem luta por ela.

Convite meu, já tinha sido feito, e agora publicamente refeito: pegue sua varinha #3 e venha pescar uns 4 dias comigo.... quem sabe voce não passa a gostar. Traga o vasconcellos.

Abc

JAMANTA

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Pois é Thiago, pescaria por aqui sempre se torna um grande PDI, tenho certeza que quando você desce para o mar para pegar os teus robalinhos, fecha os olhos para um monte de situações, para não alimentar a úlcera, não vou enumerar os prós e os contras, mas com certeza tem mais contras, talvez, meus tataranetos poderão usufruir esse teu pensamento com um pouco mais de consciência e dignidade. Pelo menos lá, nos ermanos, tem um pouco mais de prós, sem falar em custos. Para termos uma pescaria , mais ou menos parecida (em quantidade e qualidade) aqui,temos que nos embrenhar em rincões desolados sem a mínima estrutura, ai vira PDI, ninguém paga para sofrer. Veja o relato do Ruslon, (coisa de maluco). Uma vez perguntei para o Gerson, porque não trazia os Japoneses para pescar no Brasil, a resposta foi, são extremamente pontuais, você tem que cumprir o que promete e o que programa, com brasileiros isso é totalmente impossível. Felizmente Jerry Siem nunca veio ao Brasil e não conhece nossas estruturas para pesca esportiva. :ok:

Abração

Sérgio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

Concordo inteiramente com o Sergio Augusto.
Mas com um pouco de sorte pode-se morar próximo a alguns lugares

nos quais pode-se pescar alguns exemplares de nossos peixes de

maneira tão interessante quanto pescar trutas, como por exemplo,

matrinxãs no rio São Francisco.
Mesmo no Brasil, os locais de pesca de trutas de maneira geral se apresentam

mais organizados e estruturados.

Grande abraço

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

O dia em que limparem a baia de Guanabara, o Tietê e o Guaíba e quando for possível garantir que o cara que for pescar no rio São João ou no Macaé vai pegar robalos, xáreus, ubaranas eu trago minha baguete para passar esse patê de truta... E, como o Jamanta colocou, as trutas estão nas partes dos rios (ou nichos ecológicos) que não foram ocupados por outra espécie de peixe. Alguém consegue citar um peixe brasileiro que vivia nos rios gelados das serras do rio, minas, sta catarina ou rio grande do sul? Ten espaço para todos os peixes.

O rio Macaé é o exemplo disso tudo... Trutas perto da nascente, lambaris, saicangas (ou tambicas) e jacundás (ou joanas) no meio dele e robalos (eu mesmo já pesquei muitos) e ubaranas na foz ou barra com o mar...

Nossa principal "briga" é garantir que os peixes autóctones ainda existam... Eu tenho dúvidas se hoje consiguerei pescar um robalinho na foz do rio Macáe...

Nós temos rios, temos espécies de peixes mas não temos ainda a idéia da conservação... Nossos rios e costões foram dilapidados. Acabou o peixe devido à exploração excessiva... Não sei o que fazer.

Uma comparação é possível. Por que um monte de pescador brasileiro vai pescar dourados em Corrientes ou em Itaibaté? Por que não pescam no rio Doce? ou no Paraná ou no Uruguai perto de Iraí? A resposta é simples. Por que tem mais peixe nesses rios na Argentina ou no Uruguai...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bem colocado,pelos amigos acima, nos comentarios positivos dos amigos Jamanta, Sergio August ,Odimir e Neumann sobre o assunto. Os amigos envolvidos, nao estao tentando introduzir especies invazivas e sim especies que ali ja existiam nestes rios por muitos anos e foram desimadas por pesca predatoria e sem controle! Esses amigos, estao tentando iniciar programas de repovoamento, conservacao e preservacao dos rios que tinham trutas, para podermos desfrutar de boas pescas. E vamos ser sinceros, os Salmonideos sao os grandes responsaveis por grande parte da pesca com mosca. E onde tudo comecou. Vai ser muito mais facil desenvolver um programa de repovoamento nas serras do sul e Rio de Janeiro do que em outros rioss de alto indices de poluicao.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Concordo amigos!!!

A truta é outro peixe, tem outro comportamento, come outros insetos, nos desafia a atar e a pescar. Não quero ficar pescando só trutas mas também não quero deixar de pescá-las, assim como não quero pescar só robalos, lambaris, redondos, dourados, tucunarés, etc. Acho que a diversidade enriquece o pescador esportivo e o prepara pra situações nas quais um pescador de um só peixe passaria sufoco.

Esse assunto é polêmico e volta e meia nos deparamos com ele novamente, sem querer botar lenha na fogueira, porque será que a truta é sempre a vilã e ninguém pensa em "comer patê" de Tilápia, de Carpa, de Black Bass, etc? :sleep:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Patê é pra provocar :D

É triste ver tantos peixes esquecidos que podem ser tão divertidos quanto a truta e mais fácil de conseguir, transportar, criar, conseguir incentivos de órgãos públicos, etc.

http://www.riodocepiscicultura.com.br/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Amigo Thiago vai no criador de truta e compre algumas e pode fazer a seu Paté com tranquilidade, sabe porque os criadores de trutas já criam trutas antes de você nascer, se a truta nasce no Brasil ela é Brasileira. :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Patê é pra provocar :D

É triste ver tantos peixes esquecidos que podem ser tão divertidos quanto a truta e mais fácil de conseguir, transportar, criar, conseguir incentivos de órgãos públicos, etc.

http://www.riodocepiscicultura.com.br/

Realmente é muito triste, mas contudo é de se notar que a truta não é o grande vilão da história.

Na verdade é um substitutivo de ocorrência tão pequena ocupando um espaço de águas tão exíguo,

que sequer tem significação e mereça ser ressaltado.

Grande abraço

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Acertaste em cheio Odimir, o espaço que a truta está ocupando é tão insignificante que nem merece ser citado, o que temos que insistir é na educação do nosso povinho, despoluir nossos rios e ai sim repovoar com os nativos. Voltando ao patê de truta, Thiaguinho ai vai a receita, simples e deliciosa;

Dois filés de truta defumada sem pele e espinha.

Três colheres de sopa de farinha de rosca (farinha de pão torrado)

Meia cebola média picada

Uma pitada de pimenta do reino

Uma pitada de sal

Creme de leite (preferencialmente fresco) se não tiver, de caixinha

Colocar tudo no processador e ir achando o ponto (cremosidade) com o creme de leite.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Debate inteligente é outra coisa, parabéns a todos que estão participando.

Bom pra mim nem pedra, nem tijolo.

Compartilho do posicionamento de Thiago acho muito relevante esta colocação. Mesmo porque temos alguns exemplos de especies introduzidas que se tornaram pragas. Sei que não é o caso da truta e que não será pois nosso clima é limitante a especie. Mas algumas regiões do sul por exemplo sofrem com javalis que foram abandonados pela perda do valor comercial. Aqui em minas algumas regiões sofrem com uma especie de caracol inicialmente criado é que tb perdeu o valor comercial. Ambos introduzidos no Brasil.

Contudo a colocação do Sergio reforçada pelo amigo Odimir são a mais pura verdade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Isso fez com que lembrasse de uma conversa no Jorge de fomentarmos a soltura de peixes 'locais' no Silveira. Sem fazer esforço(nem pestanejou!), o Jorge nos enumerou vários impeditivos 'técnicos' que nossos 'desorganismos' ambientais iriam criar!

Só quando o governo enfia um "cumpra-se" goela abaixo é que acontece algo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

por ser leigo no assunto, questiono: aqui no estado de são paulo, na cidade de são luis do paraitinga existe uma reserva chamada núcleo santa virgínia. lá existe em rio que nasce no topo da serra do mar e deságua na represa de paraibuna. da sua nascente e na sua passagem pelo núcleo santa virgínia, sua altitude é razoável. no ano de 1999, pesquei pirapitinga do sul (alguns pescadores a consideravam a truta brasileira) neste local no inverno e constatei que a temperatura da água é relativamente fria e possuía este peixe com abundância. sendo assim, levando em consideração os aspectos legais e outros, não seria uma opção "nativa" para substituir a truta?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Muitos rios do Brasil foram retirados os peixes nativos e alguns entrarão na extinção por tirarem a areia, desvios e é para os homens se torna mas fácil destruir do que permanecer isto se chama falta de educação e falta de conhecimentos, o caso da espécie jacundás muitos os rios tinham bastante o Homem acabou com esta espécie que quase entrou na lista de extensão, com passar dos tempos os americanos começarão a criação de peixes e alguns brasileiros também começou a fazer criação de peixes nativos do nossos rios, no começo foi difícil mas com passar os anos os técnicos de piscicultores conseguirão criar varias espécies brasileiras, foi um jeito para repovoar alguns rios do Brasil, muitos anos atrás torceram a Truta para o Brasil e com passar dos anos povoarão em alguns rios, lagos e foi o ponto para começarão a criação para venda de restaurantes, hortes, por a carne da Truta ser leve e saborosa ficou tendo comercio das Trutas, só que rios de aguas frias tinha pouco espécies de peixes e por isto introduzirão e se tornou um esporte chamado pesca, só com passar dos tempos a TV e filmes de fora do brasil virão a pesca com mosca, se niquem sobe-se esta modalidade o FLY Fishing infelizmente muitos amigos não teriam lojas, para esta pesca nobre, se tem rios já com as Trutas ninguém pesão igual o que os americanos desenvolve na região Montana os donos de Hotel, os Fly Shop, turismo etc.etc.etc.. Você já imagina vez de gastar $$$ lá foras tendo tudo perto e no Brasil como fosse lá fora?

Fauna brasileira ameaçados de extinção.

Um exemplo de uma região.

Jacundá

Crenicichla cyclostoma

Bacia do rio Tocantins

Pará

Criticamente em Perigo

Jacundá

Crenicichla jegui

Bacia do rio Tocantins

Pará

Criticamente em Perigo

Editado por Marcelo R. S.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

É importante pescarmos peixes nativos de sua região ainda mais ver a pesca como desafio em conseguir pega-los inventando ou testando moscas. Para mim as noticias de locais onde posso ir pescar trutas aqui perto são boas, gosto da ideia de explorar locais novos.

Editado por Ricardo Scheeren
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Na minha opinião o fomento da pesca da truta, as ações tomadas, podem muito bem andar junto com o fomento das especies nativas... Até pq, até onde sei, a truta não concorre com nenhuma espécie esportiva nativa.... E nada impede que se associem os trabalhos introduzindo cada especie onde é mais adequada....

Falta informação sobre o assunto...

De fato é muito perigosa a intrudução de espécies exóticas... Outro que virou praga é o bagre africano.... No Rio Guapi, que deságua na Guanabara, está lotado!!! ... E é um peixe que cresce muito (facilmente ultrapassa os 5kg) e é um predador voraz....

No Rio Paraíba do Sul começou a aparecer tb....

Esse sim disputa muito com as nossas espécies nativas esportivas....

Há que se ter cuidado com isso!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

Como colocado pelo Rusllon, todo peixamento, repeixamento, introdução ou transposição
deverão ser avaliados e autorizados pelos orgãos competentes, levando em conta a adaptação,

sustentabilidade do ambiente a esta introdução e principalmente a impactação com relação à

biota nativa, e suas consequências.
Recentemente vi um vídeo de um bagre africano de grande porte sendo capturado nas águas
pútridas do Rio Tamanduateí ou Pinheiros, na capital paulistana.
Esta espécie sobreviverá ao apocalipse..... :ohmy:

Abraços

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Na verdade turma, a nossa visão de introdução, enriquecimento, reintrodução de espécies "esportivas" de peixes é extremamente antropocêntrica.

E faço aqui o mea culpa, porque também tenho esta vontade, de chegar em um rio de serra e pescar Jacundás e Saicangas a rodo e de tamanho considerável.

Assim como gostaria de me fartar de dourados no rio Paraná, ou de robalos no Itiberê e de trutas no sul de meu estado.

Porém, porque uma truta é mais importante do que uma espécie de cascudinho que não chega a 5 cm endêmica dos altos da Serra da Esperança no PR?? Por que nos da prazer em pesca-la? Porque um dia isso trará desenvolvimento do turismo de pesca para a região? São questões que sempre me vem a cabeça.

Na verdade, no mundo ideal, essas ações de soltura de peixes nunca seriam necessárias, pois os rios estariam com suas populações saudáveis, se respeitariam as leis de pesca e o pesque e solte seria rotina na vida de todos que frequentam os corpos d`água para se divertir.

Além disso, li um trabalho muito revelador que cita o risco da introdução de peixes, mesmo autóctones, em rios e lagos naturais, e dentre as causas apontadas estão saúde dos indivíduos soltos (risco de introdução de doenças em ambientes naturais) e pobreza genética dos animais introduzidos (geralmente oriundos de uma ou poucas matrizes).

Bom pessoal, a discussão está muito boa e o tema é amplo, espero que com a contribuição de todos possamos amadurecer esta questão.

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Escreveu o que eu tinha em mente (e coração) na hora de meu estopim de indignação.

tn_625_490_Marchesini_230913.jpg

Na verdade, esta identidade já existe e vigora.

Uns poucos privilegiados podem ir pescar na Patagônia, Alaska ou nos flats,

o que não impede de sonhar com estes destinos.

Para complementar e tornar mais efetiva esta identidade falta apenas vontade

governamental para criar medidas de conservação dos ambientes de pesca,regras

e principalmente fiscalização e cumprimento das medidas conservacionistas. (Leis não cumpridas,

temos até em excesso).

Abraços

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Bem colocado Ruslon, o bagre-africano tem feito um baita estrago nos rios e lagos, mas e a tilápia?

Peixe esportivo, muito apreciado pelos mosqueiros(eu não) mas que se sobrepõe aos peixes nativos pela sua alta taxa de reprodução.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

é triste de ver essa adoração pela truta quando no Brasil se tem milhares de espécies de peixes que proliferariam espontaneamente nos rios que se deseja povoar com aquelas.

Só ver os relatos do GoFly, detonando uma pescaria incrível com grilos.

Imaginar os rios com centenas de jacundás e saicangas batendo nos popperzinho.

parem com essa viagem de trutas em todo lugar. Fomentar os peixes locais é muito mais fácil, e respeita a natureza local.

Como se o que viesse de fora fosse melhor.

Jerry Siem da Sage chegou pra mim e disse "cara eu tenho inveja de você e seus milhares de rios e milhares de espécies de peixe.".

Reflitam óh irmãos.

É realmente um bom tema para reflexão!

Ao contrário do que você citou, não está acontecendo uma inserção de trutas em todo lugar! Até onde sei, ações estão sendo empreendidadas para "manter" a truta onde ela ja existe!

E esse trabalho todo é para dar opção a quem quiser pesca-las.

O Leandro Vitorino vem fazendo um trabalho incrível, que é o de preservar a pirapitinga para a pesca esportiva. Se um dia quisermos pescar este peixe, teremos de agradecer a ele, e seus amigos, por essa oportunidade.

Preservar nossos peixes é louvável, mas exige dedicação, esforço, investimentos e muito empenho. Tirando os pescadores que querem preservar as trutas e pirapitingas, quantos outros pescadores estão dispostos a trabalhar nesse sentido?

Não adianta cobrar dos outros o que é do nosso interesse! O governo tem muitos outros interesses antes da pesca esportiva. Assim cabe a nós pescadores e principais interessados para defendê-la da poluição e da predação.

Me desculpem a franqueza, mas leio muita reclamação aqui neste forum sobre matança de peixes, falta de fiscalização, entre outras mazelas, mas não vejo mobilização das pessoas que o frequentam para coibir essas coisas. Apenas escrever reclamações no fórum não adianta, tem que ir pra rua.

Senhores, a ABPM nasceu para isso, para que nos organizarmos e colocarmos em prática ações que visam o desenvolvimento da pesca esportiva, não somente nas técnicas de pesca, mas principalmente na preservação dos locais de pesca.

Nesta semana, estamos dando inicio a uma mobilizando para preservar o dourado aqui no RS. Para conseguir isso vamos empreender tempo, dinheiro, ganhar stress, brigar com a família, arrumar inimigos, etc... E provavelmente ainda ouviremos comentários que algumas pessoas só se preocupam com os dourados e esquecem dos outros peixes...

Se não levarmos adiante essa causa, ninguém irá fazê-la por nós!

Abraços,

Zorrer

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Ate hoje deu para entente que o governo brasileiro fez varias trocas de espécies de peixes no Brasil para fora, quais das espécies estrangeira que chegou aqui e varias espécies sairão do Brasil e foram para outros países. já pensarão nisso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Então, refletindo sobre o assunto, como incitou o criador do tópico, tenho algumas considerações a tecer.

Primeiro, o peixe é bacana de pescar e suscita uma imensa quantidade de investimento no mundo, não seja pela questão de grana, podemos citar a questão da quantidade de estudo e literatura obre o tema.

Segundo, não estou preocupado em pescar trutas no Brasil. Acho não vale o esforço para quem mora aqui no Planalto Central, de forma que não me afeta peixamento com truta em rios de serra no Brasil.

Terceiro, e fundamental, acho completamente estúpido o preço que um pescador brasileiro paga para pescar no Brasil. US$ 5000 pra uma semana de pescaria na Amazônia?! R$ 9000,00 pra uma semana na Ilha do Bananal? Eu hein! Tô fora!! Isso pode parecer completamente fora do tema, mas não é. Qualquer pescaria peba que você for fazer no Brasil sai mais cara que uma pescaria fora do país, especialmente no caso das trutas argentinas. Isso é ridículo.

Assim, para mim a pesca de truta encontra eco aqui no Brasil, fomentando o mercado (inclusive o do criador do tópico), criando literatura e conhecimento (que podem ser aplicados em outras pescarias) e dando ao pescador medianamente abonado uma chance de curtir uma pescaria de alto nível.

Não obstante esse ponto de vista, concordo com o Zanetti que existem espécies de peixes nativas que são muito legais de pescar e que, não fosse o preço proibitivo, seriam fortes concorrentes com a truta.

Quanto a criar uma identidade da pescaria de fly no Brasil, ela já existe e chama-se Peacock Bass.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Senhores, a ABPM nasceu para isso, para que nos organizarmos e colocarmos em prática ações que visam o desenvolvimento da pesca esportiva, não somente nas técnicas de pesca, mas principalmente na preservação dos locais de pesca.

2 x.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

E o Bass? E a carpa?

camarada foi pescar bass pela primeira vez e disse

ESSE É O PEIXE MAIS CHATO DA FACE DA TERRA.

É sabido que é uma pescaria de 1 ação por dia talvez quem sabe. Pelo menos por aqui no Vossoroca, Capivari, tinha muito, pegava bem..

Imagino se as represas tivessem "cardumes" de traíras gordas e brabas. Seria mais interessante, teria mais gente pescando, mais barcos sendo vendidos, mais licenças de pesca, mais pressão para cuidar dos peixes por parte dos donos de rampas e comércios vizinhos às represas e dos pescadores esportivos.

Veja o fervor que os argentinos tem pela traíra, que aqui é tida como peixe que não se gosta de pescar (por muitos).

Editado por Thiago Zanetti
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Pode até ser, não tenho experiência suficiente pra falar das ações do bass, foi o segundo peixe que peguei com equipo de fly (o primeiro foi a truta), nem sabia arremessar direito, mas mesmo assim não foi apenas 1 ação. E duvido muito que os americanos pensem da mesma forma. :huh:

Independente disso, do ponto de vista "regional", o bass é tão exótico quanto a truta, a carpa e a tilápia (que se pesca aos montes por todo o Brasil) e ninguém "pega no pé" dessas espécies, é sempre a truta fica em foco, parece já estar esteriotipada como "a espécie invasora". :mellow:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Traíra é muito bom de pescar!

Pena o tal filé de traíra sem espinho ser tão bom tb.... Daí o povo arma anzol e elimina tudo!!!

No Rio São João, abaixo da represa de Jutrnaíba, tinha muita... Mas o povo descobriu e ia lá armar centenas de anzois pra matar tudo e comercializar.... uma pena!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Bah, falou tudo Thiago. No Uruguai ela é muito pescada com mosca. Muito bonito de ver os relatos do hermanos de lá.

André, o problema das carpas e da tilápia é que elas se sobrepões as especies nativas. Ja o bass e a truta não, são espécies mais sensiveis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Pois é, supostamente mais nocivas que a truta, mas é a truta que sempre é citada como ameaça às espécies nativas.

Pois é...

Jost, os preços das pescarias nesses locais é justificado: sem tem gente que paga, porque não cobrar alto??? hum hum...

Aqui na região de São José dos Campos os cara tão querendo 400 pila para guiar um dia atrás desses tal de peacock bass!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Pois é...

Jost, os preços das pescarias nesses locais é justificado: sem tem gente que paga, porque não cobrar alto??? hum hum...

Aqui na região de São José dos Campos os cara tão querendo 400 pila para guiar um dia atrás desses tal de peacock bass!!

Brasileiro sempre teve o sonho de ficar rico do dia pra noite...

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

camarada foi pescar bass pela primeira vez e disse

ESSE É O PEIXE MAIS CHATO DA FACE DA TERRA.

É sabido que é uma pescaria de 1 ação por dia talvez quem sabe. Pelo menos por aqui no Vossoroca, Capivari, tinha muito, pegava bem..

Imagino se as represas tivessem "cardumes" de traíras gordas e brabas. Seria mais interessante, teria mais gente pescando, mais barcos sendo vendidos, mais licenças de pesca, mais pressão para cuidar dos peixes por parte dos donos de rampas e comércios vizinhos às represas e dos pescadores esportivos.

Veja o fervor que os argentinos tem pela traíra, que aqui é tida como peixe que não se gosta de pescar (por muitos).

Identidade mosqueira nacional 2X +.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Gostei do tópico já que levantou questões interessantes.

Já pesquei trutas aqui e lá fora, inclusive já contribui para repeixamentos realizados. É uma pescaria gostosa e válida, principalmente para aqueles que moram perto de seus pesqueiros como os amigos do sul, do RJ e de alguns locais de MG. Se tivesse algum riozinho de truta perto de casa também defenderia a causa. Mas por mais interessante que seja a pesca de trutas ela não se compara com algumas de nossas pescarias, principalmente a dos brycons. Qualquer matrinxa, piraputanga e pirapitinga dá um pau na coitada da truta. Mas como tudo tem um porém, as coisas enroscam quando surgem os "nossos problemas" como o pessoal já disse. É falta de estrutura, preço elevado das pescarias ( a ponto de ser mais barato pescar no exterior), degradação, poluição, falta de educação, etc, etc.

Também não boto fé nesse papo ufanista de identidade nacional. Temos sim de ter uma identidade mosqueira mas esta tem de ser equilibrada e que aproveite o melhor dos dois mundos.

Editado por Mauricio Velho
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Parece que o Thiago atirou num mosquito e acertou um elefante

O incentivo e introdução da Truta no Brasil, em regiões apropriadas, embora espetacular e merecedora de aplausos, para o panorama de pesca nacional me parece irrelavante já que restrito, como bem disse o Odimir, a não mais do que infimos pedaços do território.

Eu não tenho dúvida que o Brasil, com pouca coisa, seria a meca da pesca esportiva mundial. E não por causa de saicangas, joanas e lambaris, peixes que só são esportivos para nós, pescadores de Fly. Mas sim pela enorme diversidade de espécies, esses sim, esportivos para quaisquer modalidade de pesca a começar pelos Dourados, seguidos de Tucunarés em suas mais de dúzia de espécies diferentes, todas ferozes como PitBull, Matrinchãs e suas irmãs, mais Cachorras, Bicudas, trairas e trairões, mais as espécies de redondos e por ai vai, isso sem contar os de água salgada, incluindo Tarpons, Bonefish, os onipresentes Robalos, etc...

Com políticas públicas adequadas, que envolvem inclusive fornecer alguma alternativa de sobrevivência viável aos milhares de ribeirinhos que mal se aguentam na pesca profissional, em muito pouco tempo esse jogo vira, com ou sem peixamento seja de que espécie for.

Abçs

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.