Ir para conteúdo

Truta para patê...


Postagens Recomendadas

  • Administrador

O incentivo e introdução da Truta no Brasil, em regiões apropriadas, embora espetacular e merecedora de aplausos, para o panorama de pesca nacional me parece irrelavante já que restrito, como bem disse o Odimir, a não mais do que infimos pedaços do território.

Até concordo, mas isso também acontece com outras espécies, incluindo as nativas.

Eu não tenho dúvida que o Brasil, com pouca coisa, seria a meca da pesca esportiva mundial. E não por causa de saicangas, joanas e lambaris, peixes que só são esportivos para nós, pescadores de Fly. Mas sim pela enorme diversidade de espécies, esses sim, esportivos para quaisquer modalidade de pesca a começar pelos Dourados, seguidos de Tucunarés em suas mais de dúzia de espécies diferentes, todas ferozes como PitBull, Matrinchãs e suas irmãs, mais Cachorras, Bicudas, trairas e trairões, mais as espécies de redondos e por ai vai, isso sem contar os de água salgada, incluindo Tarpons, Bonefish, os onipresentes Robalos, etc...

Cachorra, trairão, tarpon e bonefish (que nem está listado como peixe esportivo pelo MPA) também tem distribuição reduzida, quem quiser pescá-los terá que procurar a região amazônica e litoral norte/nordeste (mesmo assim em poucos pontos de ocorrência), é tão limitante ou mais que a truta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Boa tarde a todos!

Até agora não havia comentado este tópico por receio que meu comentário pudesse gerar criticas negativas, como muitos aqui tiveram. Meu receio ainda maior é que essa negatividade respingasse no GO FLY ou no PROJETO PIRAPITINGA, dos quais eu faço parte, mas não represento o todo, por isso poderia ser responsável por isso.

Como pescador esportivo gosto de pescar todas as espécies que nos geram prazer, inclusive as truta.

Mas como conservacionista também defendo a ictiofauna brasileira.

Todos nós queremos pescar as espécies brasileiras!

Nenhum de nós somos totalmente culpados pela poluição, pelas hidroelétricas, PCHs, pela destruição de matas ciliares,etc, mas de certa forma também somos, por omissões e falta de atitudes resolutivas.

Acima de tudo somos pescadores e queremos pescar!

São opiniões diferentes que fazem com que tenhamos nossa individualidade, e o respeito que faz com que pessoas tão diferentes sejam amigas....

Estou me despedindo por aqui ... porque o Cerrado me chama...para mais uma empreitada com muita emoção e culinária mosqueira...

Parabéns e abraço a todos!!

Vitorino

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

"Tadinho" dos tucunarés... :(

Outra forma de invasão ocorre quando uma espécie nativa do Brasil é trocada de lugar. O tucunaré, da Amazônia, por exemplo, foi parar em lagos do Sul e Sudeste. Virou alvo de pesca esportiva.

Uma polêmica que envolve o tucunaré e a pesca esportiva é se o peixe fisgado deve ser retirado e levado pelo pescador ou devolvido a água. Ambientalistas acham que o correto seria não devolver; matar o tucunaré para diminuir a proliferação de uma espécie exótica. Muitos pescadores resistem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

.............

Cachorra, trairão, tarpon e bonefish (que nem está listado como peixe esportivo pelo MPA) também tem distribuição reduzida, quem quiser pescá-los terá que procurar a região amazônica e litoral norte/nordeste (mesmo assim em poucos pontos de ocorrência), é tão limitante ou mais que a truta.

Grande André,

Sem querer polemizar mais do que já está polemizado o tópico, mas só para tentar esclarecer:

1- Listado ou não pelo MPA, para os mosqueiros poucos peixes são considerados mais esportivos do que o bonefish. É certo que possamos não saber onde ocorrem na costa brasileira mas já ví fotos de peixes de ótimos tamanhos capturados muito próximo a Salvador

2 - Tarpons, unicamente por deficiência minha, só os conheço ao vivo e a cores ou de relatos de mosqueiros, como sendo pescados nas proximidades de Recife e ou João Pessoa. Sei porém, por relatos e fotos de pescadores de outras categorias, de ocorrencias deste peixe desde o norte do Espirito Santo / Sul da Bahia, até a costa do Pará. É uma enorme extensão territorial. Mas dai, ter estrutura formada para pesca esportiva nessa extensão é outra coisa.

3 - Com relação às Cachorra, Bicuda, Trairão, etc..., penso que houve um engano da sua parte pois, além de estarem espalhados pelos principais rios, lagos e represas de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Pará e parte do Amazonas, e aqui estamos falando de rios enormes tais como, entre outros, Cuiabá, Tocantins, Araguaia, Xingú, Teles Pires, Tapajós, S. Benedito, e mais todos os afluentes inerentes, contam com infinitos pontos de ocorrência e vastíssima estrutura de pesca. Talvez, por uma distorção nossa, a pesca dessas espécies não seja considerada importante porque, via de regra, nas mesmas regiões há ainda o Tucunaré. Assim tais peixes acabam sendo considerados apenas como bônus adicional quando muitas vezes podem se tornar com folga atores principais.

Abraços

JF

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Posso esta errado mas vai chegar uma modalidade e única pesca no aquário de peixes de plástico, se continuar com estes fatos que ocorrem para o pescador esportivos.

Todas as espécies que comem insetos e peixinhos são peixes esportivos.

Eu acho que tem muitos interesses.

Editado por Marcelo R. S.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

"Tadinho" dos tucunarés... :(

Outra forma de invasão ocorre quando uma espécie nativa do Brasil é trocada de lugar. O tucunaré, da Amazônia, por exemplo, foi parar em lagos do Sul e Sudeste. Virou alvo de pesca esportiva.

Uma polêmica que envolve o tucunaré e a pesca esportiva é se o peixe fisgado deve ser retirado e levado pelo pescador ou devolvido a água. Ambientalistas acham que o correto seria não devolver; matar o tucunaré para diminuir a proliferação de uma espécie exótica. Muitos pescadores resistem.

Fausto,

Esse é um tema extremamente interessante que acho deveria merecer um tópico à parte.

Não conheço muito de outros locais mas sei relativamente bem de 3 Marias, onde ocorre exatamente a situação que você descreve, e nunca vi um argumento racional e irrefutável em defesa da eliminação do tucunaré na represa.

Pelo contrário, os argumentos em favor da manutenção e preservação do Tucunaré na represa de 3 Marias, por qualquer ângulo que consigo ver, me parecem muito mais sólidos. Mas isso é assunto que, a ser desenvolvido, esse não me parece o tópico adequado.

Abraços

JF

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Grande André,

Sem querer polemizar mais do que já está polemizado o tópico, mas só para tentar esclarecer:

1- Listado ou não pelo MPA, para os mosqueiros poucos peixes são considerados mais esportivos do que o bonefish. É certo que possamos não saber onde ocorrem na costa brasileira mas já ví fotos de peixes de ótimos tamanhos capturados muito próximo a Salvador

2 - Tarpons, unicamente por deficiência minha, só os conheço ao vivo e a cores ou de relatos de mosqueiros, como sendo pescados nas proximidades de Recife e ou João Pessoa. Sei porém, por relatos e fotos de pescadores de outras categorias, de ocorrencias deste peixe desde o norte do Espirito Santo / Sul da Bahia, até a costa do Pará. É uma enorme extensão territorial. Mas dai, ter estrutura formada para pesca esportiva nessa extensão é outra coisa.

3 - Com relação às Cachorra, Bicuda, Trairão, etc..., penso que houve um engano da sua parte pois, além de estarem espalhados pelos principais rios, lagos e represas de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Pará e parte do Amazonas, e aqui estamos falando de rios enormes tais como, entre outros, Cuiabá, Tocantins, Araguaia, Xingú, Teles Pires, Tapajós, S. Benedito, e mais todos os afluentes inerentes, contam com infinitos pontos de ocorrência e vastíssima estrutura de pesca. Talvez, por uma distorção nossa, a pesca dessas espécies não seja considerada importante porque, via de regra, nas mesmas regiões há ainda o Tucunaré. Assim tais peixes acabam sendo considerados apenas como bônus adicional quando muitas vezes podem se tornar com folga atores principais.

Abraços

JF

Caro JF,

O assunto é polêmico e complexo (por mais que tentemos simplificá-lo).

Entendo seu ponto de vista, talvez eu tenha sido precipitado na resposta e não tenha explicado o meu da forma que gostaria ou deveria.

Por todos os impeditivos já citados e alguns outros mais como condição da água, alimentos, etc, mesmo que houvesse incentivo e preservação, a população de trutas aqui no Brasil seia infinitamente menor do que as das espécies citadas.

Entendo que essa análise exija um conceito ampliado de espécie esportiva ou de interesse ao pescador esportivo, meu ponto de vista se ateve também à facilidade de acesso a essas espécies (tanto para chegar aos locais quanto pra encontrar o peixe), acho que esses aspectos somados a outros mais tornarão as espécies mais atrativas aos pescadores e despertarão mais ou menos interesse.

Veja, pra pescar esses peixes terei que me deslocar pra regiões distantes, exigirá planejamento e tempo, a freqüência com que conseguiria pescá-los seria muito pequena comparada com um "pulo" aos locais onde existe truta perto da cidade onde moro. Aliado a isso, tenho especial predileção pela pesca de vadeio, que dificilmente conseguiria fazer com estas espécies. Gosto do ambiente onde se encontram as trutas, serra, frio, vegetação do entorno, beleza do local, um conceito mais ampliado de pescaria. Até então a maioria dos livros que li e das fontes que consultei tomam a truta como base para falar do fly, as moscas, os insetos, as dificuldades e estratégias pra pescá-la, tudo me cativa bastante. Alguns pescadores que conheço dizem que mosca é imitação de inseto, streamer pra pescar peixes de água salgada não são moscas (mas essa é outra discussão). :)

Por tudo isso e pelo fato de eu ter acesso à truta relativamente "perto de casa", que me proporciona mais pescarias, a torna mais atrativa, independentemente se é exótica ou não. Aqui perto também tenho lambaris e posso pescá-los igualmente no vadeio, apesar de serem pequenos, o retorno é muito maior do que uma pescaria agendada por pouco tempo pra pescar outra espécie "mais esportiva".

Sou naturalista na essência, não quero destruir nenhum bioma, muito menos por em risco qualquer espécie, adoraria pescar dourados, tarpons, aruanãs, apapás, pirapitingas, etc, se eles ocorressem aqui perto, e também espécies que aqui ocorriam mas que se tornaram tão escassas, seja pela destruição de seus habitats, seja pela pesca indiscriminada sem nenhuma visão de preservação, talvez nem estaria defendendo tanto a truta, não sei. Mas sou um pescador em primeira instância, gosto é de pescar e gosto de pescar trutas.

Grande Abraço ;)

P.S.: Só citei que o MPA nem lista o bonefish porque sua ocorrência e importância como peixe esportivo é irrelevante no Brasil, dado que é difícil de se achar e não ocorre em quantidade e tamanho que despertem interesse.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Quando se fala pesca esportiva, na minha opinião todos os peixes tem que existir nos locais de origem com preservação, pesca esportiva foram nos que colocou o nome e com isto todos os peixes nativos não tem nada haver com o nome esportivo faz alguns "entendidos" colocar o peixe como fosse banidos que tem que ser exterminado, e para nos pesca esportiva é peixe vivo sempre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Administrador

Sei que muitos não concordam com essa comparação, mas pra mim seja peixe, caramujo, mamífero ou planta o tratamento deveria ser o mesmo, e não é! :angry:

Hoje de manhã, no Globo Rural, a reportagem especial foi sobre a pupunha, espécie invasora, hoje largamente consumida por aqui (o palmito) e que se espalhou pelas matas de norte a sul, sem que qualquer tipo ação para sua erradicação fosse tomada.

O responsável pela entrada da pupunha no Brasil, foi entrevistado, disse que o fez de modo clandestino, navegando por dois dias pelo Amazonas e depois viajou mais um bocado até chegar ao Espírito Santo, onde iniciou a plantação comercial, na época foi também entrevistado pelo Globo Rural, e na entrevista disse que estava "apostando alto".

Dois pesos, várias medidas!!! :dry:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Moderador

Revivendo essa postagem arcaica com fatos novos e interessantes:

"Excelente pescaria... Todo pescador com fly deve experimentar a verdadeira pesca de truta em locais que respiram a pesca com fly."

Postagem recente em Blog beeeem conhecido nosso (http://www.flyshopbrasil.com.br/2013/11/excelente-pescaria.html), referindo-se a uma pescaria de trutas na Patagônia...

Enfim, o mundo é redondo e dá voltas... :dry:

:happy:

  • Like 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.