Ir para conteúdo

Moscas para salmão (Hair Wings)


Odimir

Postagens Recomendadas

  • Moderador

:) :) :)

Ola amigos,

Há muitas luas passadas, desde remotas épocas, trago em minha memória o desejo

de pescar salmões.

Embora tenha estado muitas vezes em muitos lugares onde habitam, nunca houve a

coincidência de datas ou mesmo uma preparação prévia para concretizar uma pescaria

específica destes salmonídeos com sucesso.

Por outro lado, algumas reflexões me apontaram a necessidade de abreviar o adiamento

desta decisão e francamente ir à caça dos salmões.

Recentemente, lendo a edição de inverno (Winter 2012) da revista Fly Tyer, me deparei

com um artigo versando sobre as últimas moscas atadas pelo famoso pescador Lee Wulff,

falecido aos 86 anos de idade quando pilotava seu aeroplano Piper Cub em i991.

Apenas por curiosidade, uma das moscas atadas por Lee Wulff na manhã do dia de sua

morte, foi recentemente leiloada e alcançou o preço de U$14.000 !!!

Ao ler este artigo fui muito feliz porque encontrei o que inconscientemente buscava, ou seja,

moscas simples e descomplicadas mas certamente muito eficazes na pesca de salmões.

Na verdade são streamers com asas de pelos, conhecidos por "hair wings", que de certa forma

me remeteram ao passado de meus primeiros atados ou "bucktails", como Black Nosed Dace,

Mickey Finn, Brook Streamer, Blonde e mesmo alguns de invenção própria.

Decidi então atar algumas destas moscas mostradas no artigo e uns poucos vistos em um antigo

catálogo ou index da Orvis, também referência de meus primeiros atados.

Embora modesto, isto representa um primeiro passo e introdução no atado de moscas para salmões,

como também um novo alento e ânimo para lançar-me à sua pesca.

Gostei do resultado inicial e decidi compartilhar com os amigos...

Grande abraço

Odimir

Stewiake (River) - Lee Wulff

[Imagem041.jpg]

Haggis - Lee Wulff

[Imagem040.jpg]

Green MCCauseland - Lee Wulff

[Imagem029.jpg]

Cullman´s Choice - Lee Wulff

[Imagem036.jpg]

Adam´s Choice - Lee Wulff

[Imagem039.jpg]

Lady Joan - Lee Wulff

[Imagem042.jpg]

Silver Downeaster - Bert Miner

[Imagem033.jpg]

Undertaker - Warren Duncan

[Imagem032-1.jpg]

Munro Killer - J.A.J. Munro

[Imagem038.jpg]

[Imagem027.jpg]

[Imagem026.jpg]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Pinturas, lindíssimas. :mestre: :mestre: :mestre:

Precisaria de muita coragem pra oferecer essas moscas à "destruição". Certamente resultarão em troféus.

Grande Abraço ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Estão lindas e obrigado por compartilhar conosco. :ok:

Comprei em novembro alguns anzóis para atar tais iscas e fiquei motivado. Os anzóis que comprei são da marca Daiichi e devem servir.

T+ :)

Ola Fausto, obrigado !

Realmente foi muito prazeroso atar este tipo de streamer, e foi minha diversão

no carnaval.

Os anzóis da marca Daiichi são excelentes e primeira linha.

Eu usei anzóis Tiemco modelo 7999 (Up Eye) e Tiemco 700 que é similar,porém

do tipo Down Eye. (não mostrados nas fotos).

Os materiais de atado não são difíceis de serem adquiridos e podem ser facilmente

substituídos por outros que cumpram a função.

Grande abraço

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Pinturas, lindíssimas. :mestre: :mestre: :mestre:

Precisaria de muita coragem pra oferecer essas moscas à "destruição". Certamente resultarão em troféus.

Grande Abraço ;)

Ola André, obrigado !

Eu penso que seja mais emocionante pescar um salmão prateado com uma linda mosca !

Grande abraço

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

LIndas moscas Sr Odimir. Também estou atando estas moscas, inclusive as married wings, mais como passatempo. Estou preparando várias para um mural (quadro ) para minha oficina nova. Mais uma vez parabéns! Grande abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Sr. Odimir,

Parabéns pelas lindas moscas e pelo relato do caso. A pescaria de salmão deve ser muito emocionante e extremamente técnica.

Lembro de 2 (dois) programas que passaram na TV (um deles no Gobo Reporter, sem foco na pescaria) sobre pesca de salmão e king salmão no Alaska. O guia americano Jimmie Jack é casado com uma brasileira, fala português e frequenta a comunidade brasileira no Alaska. O guia tomava o cuidado para ninguém por as mãos na iscas naturais usadas na pesca e dizia que o salmão sentia o "cheiro" de humanos longe. Que era o pescador por os pés nas águas, que o salmão podia sentir o cheiro, dependendo da direção da correnteza.

O site deles é esse:

http://www.jimmiejackfishing.com/

Lembro que um pescador comentou que a viagem para a pescaria no Alaska acabou saindo cara e eles tiveram dificuldades na pesca. Alguns grupos não pegaram nada, embora tivesse bastante salmão por lá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

ODMIR

COISA LINDA. DE BOTAR NA PAREDE MEU AMIGO.

ATT

ROGERIO

Ola Rogério ,

Obrigado pelos comentários !

Estou encomendando alguns materiais para atar algumas moscas para

para emoldurar.

Estas certamente irão para a água....

Grande abraço

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Mas imagina que presente bonito para dar para alguem de aniversário .... eu ganhei de aniversario uma do Scotinho, espetada nhum pedaço de pau meio estilizado que está até hj no meu escritorio de atado.

Estas tuas estão dignas de ficar apenas olhando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Mestre Odimir lindas moscas. Minha curiosidade fica quanto ao acabamento das cabeças das moscas. Como é feito este acabamento preto?? Ele poderia ser utilizado em uma outra isca tipo Ep fiber ou outro qualquer??

:) :) :)

Este acabamento é o mesmo que utilizo praticamente em todos os streamers e moscas que ato.

Há muitos anos substitui o uso de "head cement" por um verniz automotivo monocomponente de

secagem ultra rápida.

Aplico este verniz com o bodkin e ele é chamado de "Verniz Cristal Rápido".

Utilizei/o este verniz de duas marcas :

- Nexa Autocolor ACS C190

- Centauro 400 - Polidura

Este verniz é vendido em latas de 900ml e rende por alguns anos.

Por isto recomendo ser generoso e compartilhar com outros amigos

atadores.

Em alguns casos este verniz substitui até mesmo o epóxi e para obter

cabeças como as mostradas nas fotos, apliquei duas demãos com o bodkin,

ainda na morsa.

Não há necessidade de usar "Fly Turner".

Grande abraço

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Sr. Odimir Trabalho muito bonito. Parabens!!!! Tambem chamadas de Hair-Wing Atlantic Salmon Flies.

:) :) :)

Ola Redkingfisher,

Obrigado pelos comentários e por acrescentar a denominação completa das moscas.

Grande abraço

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

LIndas moscas Sr Odimir. Também estou atando estas moscas, inclusive as married wings, mais como passatempo. Estou preparando várias para um mural (quadro ) para minha oficina nova. Mais uma vez parabéns! Grande abraço!

Ola Jorge, muito obrigado !

É sempre bom ouvir a opinião de um atador de teu nível !

Quando tiver teu trabalho terminado, compartilhe conosco, pois é sempre um

prazer visualizar teus atados !

Grande abraço

odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Bárbaras!

E onde será a caça?

"Por outro lado, algumas reflexões me apontaram a necessidade de abreviar o adiamento

desta decisão e francamente ir à caça dos salmões."

Abs,

Claudio

Ola Claudio, há quanto tempo....

Ainda estou planejando sobre o local da pescaria.

No momento tenho dois amigos pescando no Chile.

Um está na região de Puerto Varas e outro em Coyhaique mais ao sul,

e pretendiam pescar salmões.

Aguardo o retorno deles para mais informações e torço para que ambos tenham sucesso,

especialmente em Coyhaique onde já conheço e tenho mais familiaridade com os guias.

Também aceito sugestões e indicações, visto que você já teve a oportunidade de pesca-los.

Grande abraço e prazer em reencontra-lo neste tópico !

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Sr. Odimir,

Parabéns pelas lindas moscas e pelo relato do caso. A pescaria de salmão deve ser muito emocionante e extremamente técnica.

Lembro de 2 (dois) programas que passaram na TV (um deles no Gobo Reporter, sem foco na pescaria) sobre pesca de salmão e king salmão no Alaska. O guia americano Jimmie Jack é casado com uma brasileira, fala português e frequenta a comunidade brasileira no Alaska. O guia tomava o cuidado para ninguém por as mãos na iscas naturais usadas na pesca e dizia que o salmão sentia o "cheiro" de humanos longe. Que era o pescador por os pés nas águas, que o salmão podia sentir o cheiro, dependendo da direção da correnteza.

O site deles é esse:

http://www.jimmiejackfishing.com/

Lembro que um pescador comentou que a viagem para a pescaria no Alaska acabou saindo cara e eles tiveram dificuldades na pesca. Alguns grupos não pegaram nada, embora tivesse bastante salmão por lá.

Ola Sidnei,

Obrigado pelas dicas e informações !

Te aguardo neste final de semana para um café, atados e bom papo !

Abração

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Mas imagina que presente bonito para dar para alguem de aniversário .... eu ganhei de aniversario uma do Scotinho, espetada nhum pedaço de pau meio estilizado que está até hj no meu escritorio de atado.

Estas tuas estão dignas de ficar apenas olhando.

Ola Jamanta,

No momento estou terminando alguns atados e preparativos para Los Roques no inicio de Março.

Quando retornar pretendo atar mais moscas para salmão.

Por favor me passe teu endereço por MP, e terei imenso prazer em atar algumas e enviar para o amigo !

Grande abraço

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Ola Odimir!

Gostei muito das moscas e vou ficar na torcida para que esta sua pescaria acontea o meia breve possível.

Abraços.

Grande Marcão,

Muito obrigado !

Acredito que esta pescaria deverá acontecer na próxima temporada, que se inicia

no final deste ano.

Grande abraço

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Caro Odimir,

Estão uma beleza!

Essa é uma pescaria que também quero fazer um dia, apesar de algumas adversidades naturais, sendo a principal a quantidade absurda de insetos nos pesqueiros do Alaska e da Columbia Britânica. A menos que a sua opção seja pescar na Irlanda ou em algum país nórdico, que também tem muito insetos no verão, mas em quantidade menor.

Provavelmente você já tem um destino em vista, mas permito-me sugerir um, com a recomendação de um amigo que lá esteve:

http://www.anviklodge.com

Abraços e, mais uma vez, parabéns pelos atados, que estão uma perfeição.

Luiz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Parabéns Sr. Odimir !

São realmente lindas. A idéia do verniz é bem interessante. Uso softex que dá um acabamento parecido, mas só da pra comprar na Orvis, não pode ser despachado via aérea por se tratar de carga perigosa. É altamente inflamável.

Abraco,

Douglas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

:) :) :)

Este acabamento é o mesmo que utilizo praticamente em todos os streamers e moscas que ato.

Há muitos anos substitui o uso de "head cement" por um verniz automotivo monocomponente de

secagem ultra rápida.

Aplico este verniz com o bodkin e ele é chamado de "Verniz Cristal Rápido".

Utilizei/o este verniz de duas marcas :

- Nexa Autocolor ACS C190

- Centauro 400 - Polidura

Este verniz é vendido em latas de 900ml e rende por alguns anos.

Por isto recomendo ser generoso e compartilhar com outros amigos

atadores.

Em alguns casos este verniz substitui até mesmo o epóxi e para obter

cabeças como as mostradas nas fotos, apliquei duas demãos com o bodkin,

ainda na morsa.

Não há necessidade de usar "Fly Turner".

Grande abraço

Odimir

Este verniz é incolor, não é? O fio do acabamento é que é preto?

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Caro Odimir,

Estão uma beleza!

Essa é uma pescaria que também quero fazer um dia, apesar de algumas adversidades naturais, sendo a principal a quantidade absurda de insetos nos pesqueiros do Alaska e da Columbia Britânica. A menos que a sua opção seja pescar na Irlanda ou em algum país nórdico, que também tem muito insetos no verão, mas em quantidade menor.

Provavelmente você já tem um destino em vista, mas permito-me sugerir um, com a recomendação de um amigo que lá esteve:

http://www.anviklodge.com

Abraços e, mais uma vez, parabéns pelos atados, que estão uma perfeição.

Luiz

Ola Luiz, obrigado pelos comentários e pelas informações.

Estive olhando no site e o periodo recomendado está compreendido entre Junho e Setembro,

que é um periodo menos concorrido nas minhas programações.

Talvez eu faça uma pescaria na Patagonia nesta temporada para me introduzir na pesca de

de salmões e me aventure no Alaska em 2014.

Enquanto isso vou curtindo o sonho.......

Grande abraço

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Parabéns Sr. Odimir !

São realmente lindas. A idéia do verniz é bem interessante. Uso softex que dá um acabamento parecido, mas só da pra comprar na Orvis, não pode ser despachado via aérea por se tratar de carga perigosa. É altamente inflamável.

Abraco,

Douglas

Ola Douglas, obrigado !

Este verniz é relativamente barato e encontrado em lojas de tintas, principalmente automotivas.

Ele é bastante penetrante, de secagem muito rápida, e algumas horas após aplicação é inodoro,

o que na pesca de bones é fator importante.

Tem a vantagem de se manter inalterado e não esbranquiçar quando em contato com a água.

Também aplico em cabeças de poppers e divers de EVA com o propósito de impermeabilizar,

enrijecer e realçar as cores.

São disponíveis em várias marcas, mas uso a mostrada abaixo que adquiri em 2008, e apesar de

compartilhar com amigos ainda tenho 1/3 de lata.

Grande abraço

Odimir

Imagem009.jpg?t=1361015646

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Este verniz é incolor, não é? O fio do acabamento é que é preto?

Abraços

Ola Kleber,

O verniz é incolor e bem "cristalino".

A cor é proporcionada pelo fio de atado, no caso Danville Flat Waxed Nylon.

Observe que entre as fotos tem uma com cabeça vermelha.

Grande abraço

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Uso softex que dá um acabamento parecido, mas só da pra comprar na Orvis, não pode ser despachado via aérea por se tratar de carga perigosa. É altamente inflamável.

Engraçado, trouxe 2 na mala agora em janeiro e já havia trazido em outras oportunidades. Agora me fala, qual é a diferença do softex e de alguns desodorantes, sprays de cabelo da mulherada e outros líquidos sob pressão que também são altamente inflamáveis (além de estar sob pressão). Uns podem outros não. Caimos na mesma história da vara de pesca e do taco de golfe. Mas náo vamos polimizar o tópico do salmão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Odimir, pescar salmões também é um sonho pescativo, mas tem de ser os do atlantico no atlantico, nada de Chile ou Alaska.

Tem um tópico aqui do fórum que mostra o Nelson Borges pescando estes peixes com varinhas de bambu: http://www.mosqueirosdorio.com.br/forum/index.php?showtopic=6959

Parabéns pelas moscas, ficaram muito boas.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Ola Kleber,

O verniz é incolor e bem "cristalino".

A cor é proporcionada pelo fio de atado, no caso Danville Flat Waxed Nylon.

Observe que entre as fotos tem uma com cabeça vermelha.

Grande abraço

Odimir

Engraçado, trouxe 2 na mala agora em janeiro e já havia trazido em outras oportunidades. Agora me fala, qual é a diferença do softex e de alguns desodorantes, sprays de cabelo da mulherada e outros líquidos sob pressão que também são altamente inflamáveis (além de estar sob pressão). Uns podem outros não. Caimos na mesma história da vara de pesca e do taco de golfe. Mas náo vamos polimizar o tópico do salmão.

Maurício

A diferença é nenhuma. Também trago na mala. Tem coisa muito pior do que softex sendo despachada sem ninguém saber.

Abraço,

Doug.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Engraçado, trouxe 2 na mala agora em janeiro e já havia trazido em outras oportunidades. Agora me fala, qual é a diferença do softex e de alguns desodorantes, sprays de cabelo da mulherada e outros líquidos sob pressão que também são altamente inflamáveis (além de estar sob pressão). Uns podem outros não. Caimos na mesma história da vara de pesca e do taco de golfe. Mas náo vamos polimizar o tópico do salmão.

Também uso SOFTEX. Ele na verdade não é enviado por despacho aéreo pela empresa (Orvis) no caso, é proibido. Mas trazendo na mala pode. Abração!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Odimir, pescar salmões também é um sonho pescativo, mas tem de ser os do atlantico no atlantico, nada de Chile ou Alaska.

Tem um tópico aqui do fórum que mostra o Nelson Borges pescando estes peixes com varinhas de bambu: http://www.mosqueiro...?showtopic=6959

Parabéns pelas moscas, ficaram muito boas.

Abraços

Ola Mauricio,

Obrigado !

Grande abraço

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Odimir e Mauricio

Este é um "salmão atlantico no altantico" p8231532gd2.jpg

Foi na Noruega no rio Otra bem no sul.

Abs

Claudio

:) :) :)

Ola Claudio,

É um lindo salmão !

Não lembrava da foto, mas lembro-me do relato que você postou.

Tenho amigos na Escandinávia como também convites, mas provávelmente

minha introdução à pesca de salmões será no Chile.

Quero saborear esta aventura aos poucos e de maneira intensa.

Torço para que nos encontremos em outras pescarias !

Grande abraço

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Odimir e Mauricio

Este é um "salmão atlantico no altantico" p8231532gd2.jpg

Foi na Noruega no rio Otra bem no sul.

Abs

Claudio

Beleza Cláudio

Faz tempo que não nos falamos, como vão as coisas?

É esse mesmo que eu quero. Pode ser da Escandinávia, Islândia, Russia, Canadá ou até mesmo no lendário rio Spey na Escócia. Um dia ainda faço uma pescaria deste nobre peixe.

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.