Ir para conteúdo

Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Hoje voltei para casa da minha pescaria de um jeito que não gosto. Voltei chateado. Não pela pescaria em si, pois ela foi idêntica à de ontem e ontem eu voltei feliz.

Assim: Tenho pescado em períodos curtos de 1h ou 1h e pouco, pois a família está aqui conosco nas férias e preciso dar atenção... então ontem eu engatei um robalo grande em um pesqueiro conhecido de uma ilha... como estou sem ritmo de jogo, por não ter pescado com fly nos últimos meses, bobeei no trabalho do peixe, depois de engatado e ele escapou, provavelmente esgarçou a cartilagem da boca em função de seu tamanho e força

Logo depois peguei outro, um pouco menor com certeza (48cm) porém no Bait, não no fly.

Hoje a história se repetiu... perdi um grande no fly, usando uma linha sinking #8 e uma mosca Andina do Scotti... depois também peguei um no bait.

A diferença foi que hoje o peixe, simplesmente, levou a mosca pois o nó se desfez... e eu to chateado por isso... caramba... uma falha imperdoável... foi falha mesmo, pois testei outros nós que preparei e alguns deles também se desmancharam.

Eu procurei fazer um nó que não amarrasse totalmente o anzol da mosca, fazendo uma argolinha na linha, onde a mosca ficava solta, mas eu esqueci como é que eu fazia (velhice e esclerose são coisas muito chatas... heheheheheheh) e por isso perdi um troféu.

Quem pode me ajudar? Como vocês amarram seus streamers e Clouser Minows? nó direto na mosca (tipo um palomar, por exemplo? Fazendo a tal argolinha na linha?

Podem me explicar seus nós e me dar os nomes deles?

Grato pela ajuda a este velho novato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Oi Big,

Voce resolverá definitivamente o seu problema de nós nas moscas se fizer o perfect loop com a mosca dentro da alça.

Para isso aprenda o loop perfeito primeiro, inclusive a fazer uma alça bem pequenina.

Depois faça-o com a mosca.

Se não conseguir me fale.

Mário

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

BigBrigadíssimo Artur, Mário e Maurício

Nada como bons amigos para reavivar a memória e também para ensinar coisas novas...

Valeu mesmo... muito obrigado... amanhã voltarei lá... vamos ver se ele reaparece ou manda o irmão... heheheheheheh

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Grande BIG o que aconteceu não é para você ficar chateado e sim praticar nós perfeitos, quando você faz um no teste antes e se você não acreditar o nó que foi feito faça de novo o mas importante é confiar o nó que você atou. continua faça as moscas nadar OK.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

A maneira que esse camarada mostra como fazer o Perfect Loop é muito boa e didática. :bs-aplauder:

Simples demais comparando com outras maneiras mais complicadas que vi por aí. :frusty:

Valeu MauVelho! :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

perfect loop (butt - fly line)

blood knot (butt - taper)

sungeon knot (taper - tippet)

Improved Clinch ou Non-Slip Mono (tippet - mosca)

Abraço!

Nestes nós de lideres alguém tem usado cola, para garantir um pouco mais?

Editado por MCAzeredo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Faço uso da cola UV Knot Sense da Loon para dar acabamento ao nó do tubo quando ato o leader diretamente a linha de Fly. Confesso que parei de usar loop to loop com meus conjunto leves e faço a união do leader diretamente a linha de Fly. Fazendo isso vou acabar destruindo os poucos centímetros que a linha de Fly tem para isso, mas prefiro assim no momento, pois até o loop conector está me aborrecendo.

Loon-UV-Knot_sense.jpg

Aplico uma quantidade menor que o sujeito acima está demonstrando e em seguida exponho ao forte sol, ou seja, deixo para fazer isso quando o sol está forte e assim diminui o efeito "goma" que fica quando usamos essa cola UV.

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Excelente dica Fausto, não conhecia esta cola.

Só reviews positivos, apenas um cara que reclamou não ter dado certo em nó de sangue.

Minha dúvida era extamente para uso em nó de sangue e all bright, como na foto.

Aproveitando o tópico, qual nó o pessoal tem usado para unir shock tippet wire à mosca?

Abs,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
Aproveitando o tópico, qual nó o pessoal tem usado para unir shock tippet wire à mosca?

Sim já usei sim um pequeno shock tippet de aço trançado de 10 LB revestido de Nylon em alguma pescarias e nesses casos fazia a união apenas com o nó figura 8. Esse nó você tem que acreditar. :ok:

Além de acreditar, tem que ter coragem. :D

Sim parece que vai desmanchar, mas nas vezes que fiz uso não abriu. ;)

T+ :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Sim já usei sim um pequeno shock tippet de aço trançado de 10 LB revestido de Nylon em alguma pescarias e nesses casos fazia a união apenas com o nó figura 8. Esse nó você tem que acreditar. :ok:

Além de acreditar, tem que ter coragem. :D

Sim parece que vai desmanchar, mas nas vezes que fiz uso não abriu. ;)

T+ :ok:

O nó de 8 é muito bom sim, apesar de parecer fraco não dá problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

O cara do vídeo é meio estranho :D mas acho este nó muito simples e fácil de se fazer

Abç :ok:

Ronaldo,

Esse nó é muito - mas muito mesmo - usado pelos guias americanos, inclusive para amarrar moscas para pescar tarpons.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Ronaldo,

Esse nó é muito - mas muito mesmo - usado pelos guias americanos, inclusive para amarrar moscas para pescar tarpons.

Valeu Tio Luiz!!! Quem me apresentou ( ensinou) esse nó foi o amigo Setúbal aqui de Araçatuba, achei ele muito simples e eficaz, mas nem sabia que era usado até para peixes do porte dos tarpons.

Gde abç e grato pelo esclarecimento :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Nestes nós de lideres alguém tem usado cola, para garantir um pouco mais?

Azevedo!

Comecei a usar uma cola destas flex (da 3m) no nó entre a intermediária e o tippet...

Não sei o que aconteceu, mas a impressão que tive foi de que o nó ficava mais fraco...

Talvez a cola resseque a linha ou ela deixa o nó duro o que enfraquece a junção...

Sei lá... Parei de usar total!

Acho que só é válido em termos de acabamento no butt...

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

tenho uma duvida quanto ao nó na mosca. Toda vez que trocar a mosca tem que fazer um novo nó. Nao existe um snap proprio para a pesca com mosca?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tenho uma duvida quanto ao nó na mosca. Toda vez que trocar a mosca tem que fazer um novo nó. Nao existe um snap proprio para a pesca com mosca?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Depende da mosca, mas de modo geral não pois as moscas são inerentemente pequenas em relação ao snap ou o snap compromete a ação da mosca, como por exemplo na pesca com mosca seca.

Nesses casos, é costume se atar o tippet diretamente na mosca. Ademais, geralmente se confere seguidamente o estado do tippet após alguns arremessos ou peixes, pois ele pode estar poído e isso pode lhe valer a perda de um peixe importante.

Ainda assim, você pode pensar em snap para grandes streamers, divers e poppers envolvidos na pesca de tucunarés ou peixes com dentes (pacus, traíras, etc). Nesse caso a isca é grande e o snap não complica a ação da "mosca" ou o arremesso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

No caso de streamers tem micro snap sim, mas em outros casos não tem como usar esse artifício, tem que cortar e atar o tippet diretamente na mosca.

Nesse caso não tem jeito, o tippet vai encurtando a cada troca de mosca, até a hora que terá que trocar o tippet todo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

O micro snap da marca Traun River em tamanho pequeno funciona muito bem prá mosca seca até #14. Prá ninfa, super bom. Gosto de usar em água desconhecida, ou quando não se tem idéia do que está acontecendo, prá testar vários padrões em pouco tempo.

traun_river_micro_snap_2_3.jpg

Editado por Carlos Mitidieri
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.