Ir para conteúdo

Relato do grupo de janeiro (2013)


Postagens Recomendadas

  • Administrador

Esse grupo estava formado desde maio do ano passado e a expectativa era muito grande, porque nosso foco era pescar no rio Quillén e somente eu e o Jost tínhamos visitado anteriormente esse rio. Ficamos hospedado na Estância Quillén, que é uma estância de caça e pesca, muito bem localizada e fomos muito bem recebidos. O serviço oferecido pela estância é completo, desde o café da manhã, almoço até o jantar jantar. No almoço e no jantar é servido prato de entrada, prato principal e sobremesa, tudo no valor da diária. Informações atualizadas sobre o valor da diária deve ser obtida diretamente com a gerência e pagamos USD$ 105 cada pescador, mais extras com bebidas.

Da estância até o rio Quillén é uma pequena caminhada e é possível pescar muito bem sem necessidade de um carro, mas como estávamos com carro, foi possível explorar trechos bem distantes da estância. Nosso primeiro dia foi visitar os trechos mais próximos da estância e já tivemos bom resultado, inclusive o Beto teve suas duas primeira trutas maiores capturadas no primeiro pool próximo da estância.

Algumas fotos.

Sérgio acessando o primeiro pool próximo da estância.

PAT20130113-01.jpg

Sérgio apontando onde ia pegar a primeira truta.

PAT20130113-02.jpg

Entrando no pool.

PAT20130113-03.jpg

Sua primeira truta do pool.

PAT20130113-04.jpg

Pescamos muito bem nesse pool e logo depois chegou o Beto e o Jost, que estavam explorando um pool mais acima.

PAT20130113-05.jpg

Nesse meio tempo avistei um grupo de trutas comando sobre um salseiro, isso mesmo, um grupo de trutas.

PAT20130113-06.jpg

Uma delas foi devidamente capturada por mim.

PAT20130113-07.jpg

Que foi devidamente fotografada.

PAT20130113-08.jpg

Como o Beto estava debutando com as trutas da Patagônia, resolvi brincar de guia e colocar uma na mão dele.

PAT20130113-09.jpg

Que também foi devidamente fotografada.

PAT20130113-10.jpg

Uma foto subaquática.

PAT20130113-11.jpg

Depois dessa truta ele conseguiu capturar mais uma e maior no mesmo local, mas essa não quis possar para a foto.

Os amigos felizes de montão.

PAT20130113-12.jpg

O Jost estava "garimpando" todas as trutas do pool.

PAT20130113-13.jpg

Depois de um maravilhoso almoço, fomos explorar um trecho do rio logo acima da ponte.

PAT20130113-14.jpg

Que explorei primeiro up-stream até me encontrar com o Beto no down-stream.

PAT20130113-15.jpg

De onde vem os bifes de chorizo?

PAT20130113-16.jpg

Estou editando mais fotografias! :ok:

T+ :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Muito bom ver vocês nos rios da Patagônia, fico feliz de saber que foi tudo tranquilo vendo a alegria estampadas no rosto de vocês. É Fausto no ano que vem somos-nos a explorar os rios fantásticos vai ser bom de mas, toda vez que vejo as fotografias fico com muita vontade de esta com amigos lá pescando e conhecendo mas e mas. Parabéns aos quatro Mosqueteiros contiguem assim. :bs-aplauder: :bs-aplauder: :bs-aplauder: :bs-aplauder:

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Sim em Quillén haviam poucos pescadores e por isso a pressão de pesca por lá é muito menor, mas encontramos sim alguns trout buns em trechos mais distantes do Quillén. Na parte baixa não vi nenhum, mas alguns quilômetros acima encontramos um ou dois pescadores. O trecho mais distante do Quillén que fomos fica a 20 Km da estância e por lá não vimos ninguém, mas entre 5 e 12 Km vimos pescadores. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Belíssimo rio Fausto,

Pelo menos nesse trecho o fundo parece bem plano e regular (tamanho das pedras e sem degraus), e bastante largo também sem ser muito profundo. Apesar de ser coberto de pedras deve ser excelente pra vadear.

E as iscas? Secas, ninfas, o que usaram? :huh:

Grande Abraço ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Belíssimo rio Fausto,

Pelo menos nesse trecho o fundo parece bem plano e regular (tamanho das pedras e sem degraus), e bastante largo também sem ser muito profundo. Apesar de ser coberto de pedras deve ser excelente pra vadear.

E as iscas? Secas, ninfas, o que usaram? :huh:

Grande Abraço ;)

O Quillén é um rio pequeno mas técnico. Nessa parte ele corre largo, lento e pouco profundo, mas em outras partes existem corredeiras fortes, rifles, pools profundos, etc. Tem para todos os gostos e para todas as dificuldades desejadas.

Nele você pode acompanhar os hatches (vimos um bom de mayflies) e pescar com similares ou improvisar com o que quiser. Em diferentes nichos as trutas pegam com qualquer isca: dries, ninfas, havaianas, emergers, wets, qualquer coisa.

No Quillén eu fui bem linear: pesquei de ninfas todos os dias o dia todo. Nesse caso, acertou o alimento existente, se deu bem. Não acertou, o rendimento é esporádico e incerto. Peguei excelentes trutas em ninfas #14 e #16 em corredeiras bem fortes, naquelas que você não acreditaria que existem peixes e que eles pegariam em um isca tão diminuta.

Eu gosto de fazer vadeio agressivo, assumindo riscos rerlativamente altos para alcançar boas porções do rio. Me meti em corredeiras bem fortes com água pela cintura e várias vezes, em outros locais do rio, o nível da água foi acima do peito entrando pelo wader... tudo pelo esporte e pelo melhor local de captura :) Fiz o Fausto ficar com uns cabelos brancos a mais com isso rsrs

Excelente rio.

O único problema que tivemos (na minha opinião), foi que a água do rio beirou os 23ºC um dia e nesse dia ninguém pegou quase nada. As trutas ficaram apáticas e uma grande marrom que peguei ficou exausta durante uns 30 minutos por falta de oxigênio, mesmo sendo uma corredeira. Penso que a época ideal para pescar nesse rio seja mais para dentro de fevereiro, algo que pretendo tentar ano que vem. Afora isso (e que não é um problema do rio em si), o rio é, como já disse, excelente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Amigos, maravilha de rio heim! E como bem disse o Tio, no DIY, sem guia falando no ouvido, fica mais prazeroso ainda rsrsrsr As trutas arco-iris parecem bem saudaveis e fortes, e o melhor, tem ate cardume como disse o Fausto! Um paraiso mesmo que espero um dia conhecer!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Essas primeiras fotos são o aperitivo do que vem por aí!

Bom demais pescar sozinho, sem guias dizendo onde lançar e que moscas você deve usar!

Outra coisa: ao que parece, o rio era só de vocês!!!!!

Oi Tio Luiz !!!

Não entendi bem a colocação !!!!!

Guia atrapalha ?????? Rrsrsrsrsr

E quando não achamos os peixes existe um plano B ??????

Abração

Fabio Pinto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
Fiz o Fausto ficar com uns cabelos brancos a mais com isso rsrs

Dona Jane pintou minhas costeletas e foi uma das primeiras ações dela quando cheguei em casa. :laugh:

Culpa tua! :happy:

André como bem disse o Jost tem pontos de vadeo tranquilo e alguns de vadeo talvez "profundo" e sendo assim, todo o respeito com o rio é necessário. Como tenho duas hérnias de disco e não mais tão jovem eu sou, resolvi então respeitar mais o rio e pescar em locais menos profundos e com corredeiras menos fortes, assim mesmo tive que atravessar em alguns pontos com a água pouco abaixo da altura do wader e com muita atenção, pois mesmo não sendo corredeira, a água é forte em vários pontos.

Quanto as moscas... Não sou reto em minhas pescarias de truta, talvez digamos que meio torto e sendo assim, faço uso de todas as armas que tiver para fazer uma pescaria agradável. Usei dropper várias vezes combinando uma Parachute com uma Timberline, que por sinal foi a mosca mais "matadeira" quando garimpava um pool, inclusive a primeira maior capturada no mesmo pool que o Beto acertou as duas dele, ela escolheu a Timberline no lugar da Parachute.

tem ate cardume como disse o Fausto!

No Malleo teve um pool que explorei muito bem e capturei em uma manhã 45 trutas, sendo 8 marrons e algumas arco íris acima de 35 cm, sendo a maioria abaixo de 30 cm.

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Realmente a área de Aluminé nos proporcionou muitas emoções, a hosteria quillén está numa área muito estratégica, pois fica bem na confluência dos rios Aluminé e quillén, quem gosta de vadear sai para pescar no quillén, flotar, no aluminé, como a idade não me deixa fazer vadeos mais radicais, preferi fazer pequenos vadeos no quillén e flotadas no Aluminé, que flotadas, de todos os anos que pesquei na Patagônia, acredito que esta foi a mais produtiva, principalmente no que tange em qualidade o Aluminé é fantástico. :bs-aplauder:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Soube que vocês andaram pulando a cerca - do Mario Lussich, bem entendido. Bom quando quiserem pescar no LA CHAMPA é melhor se hospedar aqui -http://www.puertolussich.com/hospedaje.html . Mas podem ir preparando o cartão, basta ver o guest book para ver que não é para qualquer bico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

O tempo longo de pescaria tira de escanteio a NECESSIDADE de pegar peixes... Beto Saldanha e colegas que o digam.

Com 10 dias de pesca você pode se aproximar do rio de forma mais calma e lenta, estudando onde estão os peixes e tentando várias moscas até que uma ou mais dêem certo.

Fazer isso sem guia te leva a ter que pensar na sua pescaria e, fundamentalmente, aprender a pescar trutas.

Você deixa de ser simplesmente um marionete que efetua um cast onde mandam e fisga uma truta quando mandam. Nada contra a presença dos guias nas flotadas ou para pessoas iniciantes ou, ainda, aquelas sem saco para fazer o que eu gosto de fazer... essa é minha visão.

Muito pelo contrário: os guias me ensinaram muito nas duas primeiras idas à Patagônia, mas, sinceramente, após essa viagem ficou claro que não é necessário um guia para vadeio se você não quiser. No último dia de pesca no Malleo eu peguei 67 trutas num vadeio longo... isso deve querer dizer algo.

Pescar trutas não é um conhecimento hermético ou uma seita transcendental. Como disse o Beto, o peixe pensa e age igual lambari :)

Quando não achamos o peixe? O peixe sempre está lá... cabe a você descobrir o que ele está comendo e como, para então pescá-lo com sua técnica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Sim Beto Saldanha você vai reconhecer o local pelas fotos. :)

Aprender com os guias é muito bom e todos os devem começar assim, pois visitar os locais sem orientação, fica bastante complicado e os novatos que já fizeram isso sabem o que estou dizendo. Atualmente a informação está em tudo que é local na Internet e com essas informações é possível elaborar um roteiro para pescar assim. Até hoje curto as pescarias com os guias da Pireco Turismo e a cada pescaria com elas aprendo cada vez mais. :ok:

Café da manhã do dia 14.

PAT20130114-01.jpg

Nesse dia o Sérgio resolveu pescar próximo da estância e resolvemos explorar o Quillén uns 20 Km acima.

O local prometia.

PAT20130114-09.jpg

Vi uma truta saltar poucos metros abaixo de pé de salse e a capturei.

PAT20130114-08.jpg

Valendo até uma foto feita pelo Beto em grande estilo.

PAT20130114-10.jpg

O Jost como sempre "ninfava" as corredeiras.

PAT20130114-02.jpg

Não parava de capturar trutas.

PAT20130114-03.jpg

Essa é a truta que saltou e a capturei no estilo up stream com uma Parachute atada por mim.

PAT20130114-04.jpg

No final do dia o Beto acessava os pontos mais profundos.

PAT20130114-05.jpg

O Beto estava inspirado com sua Lumix.

PAT20130114-06.jpg

Enquanto o Jost "ninfava" down stream eu continuava up stream.

PAT20130114-11.jpg

Sempre acertando uma trutinha.

PAT20130114-12.jpg

Sempre acima ao encontro com o Beto.

PAT20130114-13.jpg

Pescando em pontos muito bons.

PAT20130114-14.jpg

Tamanho das trutinhas que estava capturando.

PAT20130114-15.jpg

O Beto dava sempre um tempo para fotografar.

PAT20130114-16.jpg

O Beto estava pouco acima e também pescando muito bem.

PAT20130114-18.jpg

Sempre com boas capturas.

PAT20130114-19.jpg

Tempo para fotografia subaquática.

PAT20130114-20.jpg

Mostrando a truta gulosa.

PAT20130114-17.jpg

Fotografias panorâmicas do local onde pescamos.

PAT20130114-PAN3.jpg

PAT20130114-PAN1.jpg

PAT20130114-PAN2.jpg

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Imagens sensacionais senhores,

Nos fazem sentir um pouco das emoções da viagem e da pescaria. Esse material facilmente viraria matéria de uma revista especializada.

Parabéns a todos pela aventura e pelo bom gosto da edição!

Grande Abraço ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Parabens aos amigos, sabia que vindo de vcs, não poderia ser nada diferente. :bs-aplauder:

Gostaria de fazer uma notação ao meu amigo Jost:

Amigo muito me impressiona sua dedicação e seus conhecimentos sobre as tecnicas de pesca. :ohmy: :ohmy: Tenho que tirar todos os chapeus pra vc. Com certeza minha proxima ida a patagonia obrigatoriamente terá que ser em um grupo com vc, pra ver se aprendo um pouco nem que seja por osmose. :mestre: :mestre: O sucesso de sua pescaria é diretamente proporcional a sua dedicação a ela, mais uma vez parabens.

Ao meu amigo Tio Gordinho, assim que vc tiver um balanço financeiro desta aventura vc poderia me dar uma noção do gasto total, que é pra eu ir me preparando. Com a impossibilidade de ir a venezuela um retorno a patagonia pode ser viavel, mesmo que seja no inicio de 2014.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Amigo muito me impressiona sua dedicação e seus conhecimentos sobre as tecnicas de pesca.

Cara, tudo bem quanto à dedicação, mas conhecimento já é demais rsrsrs.

O meu jeito de pescar é fundamentalmente tosco e aproveita muito pouco daquilo que o rio ofereçe, pois na quase totalidade do tempo minha isca está derivando de forma pouco natural. Não obstante, como conversei com o Fausto, alguns detalhes, como mending longos ou bastante linha, maximizam minhas chances.

O resto é atado.

Existe uma chance enorme de eu abrir um grupo para a primeira semana de fevereiro do ano que vem no mesmo esquema de voo solo... já estou com o alvará da esposa... fique atento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Flotada do rio Aluminé dia 15/01/2013.

Não preciso relatar nada, pois as imagens dizem bem o que os olhos veem. :bye:

Quem não estaria feliz?

PAT20130115-01.jpg

Rio Quillén se encontrando com o rio Aluminé.

PAT20130115-02.jpg

O Sérgio não perdoou esse ponto.

PAT20130115-03.jpg

O guia Frederico ajudando na captura.

PAT20130115-04.jpg

Uma pequena truta marrom.

PAT20130115-05.jpg

As trutas arco íris eram maiores.

PAT20130115-06.jpg

Rio amplo e tranquilo para flotar.

PAT20130115-07.jpg

As trutas marrom estavam pequenas.

PAT20130115-08.jpg

Hora do almoço.

PAT20130115-09.jpg

Local do almoço.

PAT20130115-10.jpg

Hora ou outra uma truta arco íris maior aparecia.

PAT20130115-11.jpg

Fui bastante fotografado. :D

PAT20130115-12.jpg

O Sérgio também estava firme e forte.

PAT20130115-13.jpg

As trutas estavam também firmes e fortes.

PAT20130115-14.jpg

Em alguns poucos trechos o rio ficava raso.

PAT20130115-15.jpg

Nos poços dava para ancorar o bote e pescar tranquilamente.

PAT20130115-16.jpg

Aprendi a usar óculos polarizado. :happy:

PAT20130115-17.jpg

Mais uma truta arco íris.

PAT20130115-18.jpg

A maior do dia.

PAT20130115-19.jpg

Final da flotada.

PAT20130115-20.jpg

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Grande Fausto.

Bonita Truta Faustinho, muito bom de ver que fishery de vocês foi um sucesso, amigo você esta parecendo um norte americano pescando na Patagônia, uma pergunta esta bonita Truta foi enganada qual mosca, será o que eu estou pensando? Aos amigos Mosqueiros parabéns, no ano que vem estarei fishery com o pescador Fausto na Patagônia de novo, é muito bom este paraíso, rios e amigos.

As fotografias estão sensacional mas uma vez Parabéns a todos vocês.

PAT20130115-11.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Flotada do rio Aluminé dia 15/01/2013.

PAT20130115-15.jpg

Agora que eu tive uma noção do tamanho do catamarã!! Vocês falaram, mas eu não tinha me dado conta disso!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

No dia que fiz a primeira flotada com o Sérgio no rio Aluminé, os "meninos" foram fazer uma pescaria mais longa no Quillén, digo longa porque levaram comida (marmita/matula) , que foi solicitada na estância e prontamente entregue sem custo adicional. Nesse dia o Jost e o Beto estavam bem autônomos e as fotografias foram por conta de cada um e da forma que foi possível.

Câmera configurada para foto automática.

PAT20130115-21.jpg

Bela truta marrom.

PAT20130115-22.jpg

Aqui mostra até a mosca.

PAT20130115-23.jpg

Uma trutas dessas é muito boa de briga, vejam as nadadeiras.

PAT20130115-24.jpg

Na mosca seca ou WET?

PAT20130115-25.jpg

Belas cores.

PAT20130115-26.jpg

Imaginem um dia de vadeio com 30 ou mais dessas capturadas?

PAT20130115-27.jpg

Hora do descanso.

PAT20130115-28.jpg

Hora da comida.

PAT20130115-29.jpg

Essa linda marrom é do Jost.

PAT20130115-30.jpg

Que merceu ser novamente fotografada.

PAT20130115-31.jpg

Olha o sorriso do guri. :D

PAT20130115-32.jpg

Além de uma grande marrom, uma grande arco íris capturada pelo Jost.

PAT20130115-33.jpg

As três fotografias panorâmicas abaixo foram feitas pelo Beto.

PAT20130115-PAN1.jpg

PAT20130115-PAN2.jpg

PAT20130115-PAN3.jpg

Basta clicar sobre elas que ficam maiores.

T+ :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Muito bom, parabéns aos amigos mais uma vez ótimas fotos.

Conforme foi comentado, já ouvi falar de guias que ficam dizendo aonde arremessar que mosca utilizar e ainda mais, que não gostam que se pesque com streamers, eu prefiro pescar solo do que pescar com guia incomodando, se o guia ficar na dele caso em algum momento eu queira pescar com Woolly Bugggers, Mickey Finn, etc., tranquilo, senão eu vou pescar solo.

Fausto, vc utilizou aquelas mosca p/ Tenkara que vc atou?

Show de pescaria!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Estava ansioso para ver as fotos dessa pescaria, pelo jeito foi fantástica, espero que o Hajime tenha tido a mesma sorte.

Vou me planejar para acompanhá-los numa próxima vez.

Parabéns pelo relato, pelas fotos e pela alegria.

Abraços,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Algumas fotos da viagem.

P1020192_zps114ec1ac-1_zps13a388a5.jpg

Voltando para casa.

P1010931_zps16a2e68e.jpg

Só meliante.

P1020057_zps287adfe5-1_zpsbe0eba06.jpg

Um momento, por favor.

P1000736_zpsfc1ea0c0-1_zps2a2ce9ef.jpg

P1010950_zpsde0d716a.jpg

Pancora

P1010757_zps00b106a6.jpg

Rio Malleo

P1010680_zpsd4d9b9d6.jpg

P1010615_zps942d057f.jpg

P1010612_zpsfaea61ff.jpg

P1010474_zps4400faef.jpg

Curicacas

P1000959_zps8625dfb3.jpg

P1010053_zps36a9e6cd.jpg

Rio Quillen

P1000527_zpsaf03e5d2.jpg

Lobo!!!

P1010685_zps5b008b44.jpg

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, timberline não perdoa.

P1010774_zps852a968f-1_zpsbb760c76.jpg

As terrestrials fizeram sucesso, tinha muito gafanhoto nas margens.

P1010812_zpsf62e6018.jpg

Marrom descansando após a batalha.

P1010767_zps2e204b97.jpg

dá-lhe gafanhoto

P1000922_zps217dcfed.jpg

Marrom do Quillen.

P1000924_zps916c5eb5-1_zps7f8b5bdc.jpg

As cores do fundo do rio estavam fantásticas e emolduraram o peixe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Conforme foi comentado, já ouvi falar de guias que ficam dizendo aonde arremessar que mosca utilizar e ainda mais, que não gostam que se pesque com streamers...

Fausto, vc utilizou aquelas mosca p/ Tenkara que vc atou?

Show de pescaria!

O grande diferencial dos guias é que eles sabem o que as trutas estão comendo no rio antes de nós descobrirmos durante a pescaria de vadeo, sendo assim, indicam a mosca com maior chance de captura e durante uma flotada sabem onde estão as trutas e o momento exato para o arremesso para aumentar as estatísticas de captura e com o tempo vamos aprendendo a pensar como o guia, mas sempre tem coisas que eles veem que nós não vemos, pois estão praticando sempre a cada temporada e nós apenas alguns dias. Quanto ao uso de streamers, querem sempre um resultado final melhor e se tiver que ser com streamers, que seja com streamers, mas não vi até hoje necessidade de pescar com streamers, embora leve sempre uma linha adequada para pescar com streamers e alguns "gatos". É uma questão de gosto e prefiro sempre ver a truta subir para pegar a mosca, mesmo que as possibilidades de captura possam ser maiores no fundo.

Tentei fazer uso das Kebaris sim em diversos trechos do Quillén, bem como do Malleo, mas o resultado não foi o que eu esperava, a mosca passava em vão em trechos perfeitos para um ataque e nada, bastou eu trocar de mosca e a ação voltou como esperado. Creio ser uma questão de silhueta, pois a maioria dos insetos eram Caddis e Mayflies e sendo assim, as moscas mais semelhantes em silhueta eram as Elk Hair Caddis e as Parachutes, isso porque pesco de mosca seca. Talvez, estou apenas especulando um talvez, se eu fizesse uso das moscas Kebaris da forma que elas foram concebidas originalmente, pois vi nos vídeos que elas afundam e tem um trabalho submerso diferente, o resultado fosse bom, mas como atei Kebaris flutuantes, as trutas não gostaram do que viram e o resultado foi fraco. Tive sim algumas capturas com as Kebaris, mas ao trocar por uma Caddis ou Parachute, o resultado era muito melhor, era uma simples questão de estatística de captura e como todo guri, quero é pescar muito e não ficar vendo a mosca flutuar. Vou usar novamente as Kebaris quando lá voltar e assim formar uma melhor opinião.

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

O grande diferencial dos guias é que eles sabem o que as trutas estão comendo no rio antes de nós descobrirmos durante a pescaria de vadeo, sendo assim, indicam a mosca com maior chance de captura e durante uma flotada sabem onde estão as trutas e o momento exato para o arremesso para aumentar as estatísticas de captura e com o tempo vamos aprendendo a pensar como o guia, mas sempre tem coisas que eles veem que nós não vemos, pois estão praticando sempre a cada temporada e nós apenas alguns dias. Quanto ao uso de streamers, querem sempre um resultado final melhor e se tiver que ser com streamers, que seja com streamers, mas não vi até hoje necessidade de pescar com streamers, embora leve sempre uma linha adequada para pescar com streamers e alguns "gatos". É uma questão de gosto e prefiro sempre ver a truta subir para pegar a mosca, mesmo que as possibilidades de captura possam ser maiores no fundo.

Sim, com certeza os guias que sempre pescam lá sabem ler o rio melhor do que quem pesca de vez em quando e se aprende muito com eles

Com certeza, o ataque na superfície em uma seca dá outro gosto à pescaria, tenho pescado bastante com secas por aqui, os ataques e capturas não são tantos, porém ver o peixe saltar p/ fora da água p/ pegar a mosca é bom demais.

Tb gosto de pescar e qd param as ações nas secas são streamers que salvam a pescaria.

Acho que a maioria dos guias quer que vc saia pescado de lá, logo dependendo da situação alguns não se incomodarão que vc use streamers.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Algumas fotos da viagem.

Voltando para casa.

P1010931_zps16a2e68e.jpg

P1010774_zps852a968f-1_zpsbb760c76.jpg

As terrestrials fizeram sucesso, tinha muito gafanhoto nas margens.

P1010812_zpsf62e6018.jpg

Marrom descansando após a batalha.

P1010767_zps2e204b97.jpg

dá-lhe gafanhoto

P1000922_zps217dcfed.jpg

Marrom do Quillen.

P1000924_zps916c5eb5-1_zps7f8b5bdc.jpg

As cores do fundo do rio estavam fantásticas e emolduraram o peixe.

Então o driver era o Jost!

Show essas fotos das trutas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Isso mesmo Eduardo, se tiver que ser com streamer que seja com streamer e tenho vários, mas prefiro as secas sempre que for possível e até hoje, mesmo durante as flotadas, sempre foi possível. Também é possível conciliar um pescador de streamer com um usando moscas secas durante as flotadas, pois pesquei assim com o Sérgio e com o Marco Martin uma vez, e não teve problema algum.

T+ :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Parabéns Fausto, Jost e Beto pela ótima jornada de pesca!!

Quanto aos guias, acho que, se forem competentes e você puder pagar, valem muito a pena porque conhecem o local, conhecem a técnica mais apropriada e fornecem toda estrutura necessária, o que permite a você se preocupar apenas com PESCAR.

Além disso, ninguém me obriga a fazer isso ou aquilo se eu não quero!!! Se fui até lá pra me divertir, experimento tudo o que tiver vontade, e o guia competente me auxilia nisso (né Alejandro :p ).

Um grande abraço a todos. :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Quarta feira dia 16 de janeiro o Beto pirou de vez! :happy:

Não sei ao certo a opinião dele, mas pelas fotografias que editei agora mesmo, deve ter sido o seu melhor dia de pesca e viu tudo acontecer em câmera lenta em sua volta. Nesse dia eu e o Sérgio resolvemos não acompanhar os meninos em suas estripulias de pesca, pois eles disseram que novamente não voltariam para o almoço e ficariam fora o dia inteiro. Levaram seus lanches (matulas/quentinhas) e chegaram só para o jantar.

Chegaram juntos no rio e viram um grande hatch.

PAT20130116-01.jpg

Jost atento invadindo o rio para "ninfar".

PAT20130116-02.jpg

O hatch estava em volta dele e o rio ficando mais fundo.

PAT20130116-03.jpg

O Beto fez esse registro.

PAT20130116-04.jpg

Logo começou a pesca com mosca seca.

PAT20130116-05.jpg

Esse foi o dia que ele viu o resultado das Elk Hair Caddis.

PAT20130116-06.jpg

Chegou na estância louco para atar mais Elk Hair Caddis.

PAT20130116-07.jpg

Era uma truta atrás da outra.

PAT20130116-08.jpg

Das marrons às arco íris.

PAT20130116-09.jpg

Olha a Elk Hair Caddis novamente na boca da marrom.

PAT20130116-10.jpg

As trutas marrons eram de encher a mão.

PAT20130116-11.jpg

Olha a Elk Hair de novo.

PAT20130116-12.jpg

Agora entendo o garoto, ele chegou na maior ansiedade no dia seguinte e negou fazer a flotada do Aluminé.

Precisa dizer quem pescou essa truta? :happy:

PAT20130116-13.jpg

Fiz o melhor possível com o Photoshop nessa foto, dentro do meu conhecimento é lógico.

PAT20130116-14.jpg

Mais uma panorâmica do rio Quillén.

PAT20130116-PAN1.jpg

Clique sobre ela.

O dia seguinte foi mais uma flotada do Aluminé para eu e Sérgio e os meninos foram mais uma vez se explorar o Quillém. Estou editando as imagens da flotada e da pescaria dos meninos.

T+ :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

O tempo longo de pescaria tira de escanteio a NECESSIDADE de pegar peixes... Beto Saldanha e colegas que o digam.

Com 10 dias de pesca você pode se aproximar do rio de forma mais calma e lenta, estudando onde estão os peixes e tentando várias moscas até que uma ou mais dêem certo.

Fazer isso sem guia te leva a ter que pensar na sua pescaria e, fundamentalmente, aprender a pescar trutas.

Você deixa de ser simplesmente um marionete que efetua um cast onde mandam e fisga uma truta quando mandam. Nada contra a presença dos guias nas flotadas ou para pessoas iniciantes ou, ainda, aquelas sem saco para fazer o que eu gosto de fazer... essa é minha visão.

Muito pelo contrário: os guias me ensinaram muito nas duas primeiras idas à Patagônia, mas, sinceramente, após essa viagem ficou claro que não é necessário um guia para vadeio se você não quiser. No último dia de pesca no Malleo eu peguei 67 trutas num vadeio longo... isso deve querer dizer algo.

Pescar trutas não é um conhecimento hermético ou uma seita transcendental. Como disse o Beto, o peixe pensa e age igual lambari :)

Quando não achamos o peixe? O peixe sempre está lá... cabe a você descobrir o que ele está comendo e como, para então pescá-lo com sua técnica.

Meu Jovem !!!!

Não seja impertinente nas suas colocações !!!!!!

Não acho que qualquer pessoa que dê preferência a pescar com um guia seja uma "MARIONETE", até porque, o seu tempo como pescador de trutas, não lhe permite nem dá autoridade para tal afirmativa.Se não me engano, em seu primeiro ano na Patagônia estivemos pescando juntos e isso foi apenas em 2010.Embora no segundo trecho de sua narrativa tenha afirmado haver pego expressivo numero de trutas, provavelmente este número não deverá ter sido comprovado.Se , porventura , esta sua colocação estapafúrdia teve o objetivo de menosprezar a função dos guias ou atigir aqueles que preferem deles se utilizar foi de um total mau gosto e despreparo.Os guias sugerem onde devem ser feitos os arremessos quase sempre para as pessoas que eles julgem incapazes de decidir como deve ter sido o seu caso !!!

Quanto a sua prosaica e despretenciosa necessidade de pegar peixes em uma pescaria, melhor seria relembrar seu humor em um certo lago patagoniano após um dia de pouquissimas ações !!!!!

Adoriaria poder contar com sua presença em uma nova oportunidade para então, juntos, verificarmos em loco quem sabe pescar o que !!!!! Vale lembrá-lo , que como "moderador" , certas colocações e afirmativas pessoais devem ser controladas para não passar aos demais participantes idéias distorcidas e tendenciosas.Os guias existem e devem ser respeitados pelos seus conhecimentos !!!!

Lamentávelmente,

Fabio Pinto

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Bem colocado Fábio.

Acho que me expressei de forma bastante inadequada.

Os guias são infinitamente mais experientes que eu e, na verdade, que a imensa maioria de nós, e sua presença junto de alguém inexperiente é de grande ajuda e confere satisfação ao pescador. Isso pq o guia quase garante a pescaria, pela escolha do local do rio, tipo de isca e modo de apresentação. Por isso são guias e por isso somos turistas. Nisso não há nenhuma tendenciosidade ou distorção. Quer pescar bem e não sabe como fazer? Contrate um guia na Patagônia. Ponto. Simples assim.

Minha intenção com o que expressei originalmente no post (de modo errado, já admitido), é que se ter um guia ao seu lado lhe causa desconforto, é possível pescar trutas sem ter um guia ao seu lado. Possível, desde que você tenha o compromisso de assumir que se você não pegar nenhum peixe, a culpa é sua, seja pela isca errada, seja pelo incorreto posicionamento no rio ou pela técnica errada.

Explicado isso, peço desculpa aos guias de plantão, pois minha intenção não foi menosprezar sua profissão e seu conhecimento, muito pelo contrário. Espero que isso tenha ficado claro.

Dito isso tudo, gosto de pescar sozinho no rio.

Isso provavelmente é um sinal de deficiência de personalidade, com ênfase na arrogância, tosquice e necessidade de isolamento, além da evidente inexperiência, como Vossa Excelência bem frisou. Em que pesem esses defeitos, tenho suficiente obstinação para conseguir pescar alguns peixes todos os dias (provavelmente de modo errado e pouco eficiente), a fim de ter uma pescaria minimamente satisfatória e um desejo de lá voltar, para tentar novamente. A obstinação pode compensar, em certa medida, a falta de técnica ou experiência. Sessenta e sete trutas foi uma boa recompensa pela minha obstinação, não pela minha técnica. Curiosamente, o mesmo número de trutas que seu irmão pegou dois dias antes (também sem comprovação e muito provavelmente com uma técnica bem melhor que a minha).

Para mim a Patagônia se mostrou como um local ideal para ficar sozinho por alguns dias e esquecer os problemas e, nesse sentido, o ritmo rápido das pescarias de flotada não são para mim, como já sabem alguns amigos do fórum e alguns guias (Mauro que o diga rsrs).

Moderador, ou não, Fábio, continuo tendo minhas preferências e opiniões pessoais sobre os assuntos e, quero crer, em nossa comunidade todos podem expressar o que pensam, como você o fez acima, de seu modo peculiar.

Aclarados esses assuntos, suponho, e pedidas as devidas desculpas, sigamos no relato de seu irmão e de nossos amigos.

Abraços.

Jost

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.