Ir para conteúdo

Relato do grupo de janeiro (2013)


Postagens Recomendadas

  • Patrono

K RAM ba estiveram no Iraque, e essas odaliscas, deu jogo ou ficou no zero a zero

Kkkkkk

Loucura,loucura

Odaliscas?? – Não, são o Jost e o meu xará estreando sua burcas novinhas, você sabe, a camada de ozônio anda meio esburacada naquelas bandas e é preciso se proteger . Os outros 2 são os irreponsáveis Sergio e o Boss Fausto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Ola Fausto,

Embora eu já tenho comentado, venho acompanhando as postagens e quero parabenizar novamente

pela maravilhosa pescaria e pelo relato muito bem narrado e detalhado, ilustrado com lindas fotos !

Parabéns à todos !

Grande abraço

Odimir

Opa seu Odimir obrigado! :)

Tem muito mais ainda por vir, mas agora estou aqui morrendo de rir com a foto editada pelo Beto Saldanha. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

O Jost está parecendo uma entidade. kkkkkkkkkkkkkkk

O camarada é xará e portanto pegou leve comigo, só colocou um véu.

Muito bom Beto.

Eu não largo o meu véu por nada, mesmo pescando o dia inteiro, só queimei as pontas dos dedos que ficavam para fora das luvas, protetor solar é para aqueles que lembram de recolocar, pois vai saindo conforme o dia passa, com o buff é proteção total o dia inteiro, sem poréns. Eu sou adepto declarado ao uso do véu. :p

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Dia 19 foi a flotada do rio Chimehuin baixo para o Sérgio e para o Beto, mas infelizmente o dia estava bastante difícil para estrear numa flotada e trouxe dificuldades para a pescaria. Na noite anterior o tempo mostrava mudanças e de fato amanheceu com indícios de chuva e forte vento. A chuva não se mostrou presente o tempo todo, apenas em alguns poucos instantes, mas o vento estava constantemente presente e estar pela primeira vez numa flotada com o vento patagônico em plena ação, foi um desafio dos grandes para o Beto. Estou editando as fotografias dessa flotada.

Eu e o Jost resolvemos colocar em ação nosso plano de explorar o Malleo em todo o seu trecho da reserva Mapuchi, algo impossível de ser feito em poucos dias, mas foi possível conhecer diversos pontos que ainda não havia pescado . A entrada custa AR$ 30 por carro e dentro da reserva estão ótimos pontos de pesca, alguns facilmente acessados pela margem da estrada e outros que requerem uma pequena caminhada. Nos guiamos pelo GPS do carro e chegamos em um ponto que havia marcado durante uma das pescarias feitas em novembro.

Ponto explorado e fotografia feita após subir a encosta do morro.

PAT20130119-01.jpg

Aqui a fotografia revela bem o local que estávamos explorando.

PAT20130119-02.jpg

Sozinhos os registros eram feitos assim. (Jost)

PAT20130119-04.jpg

Essa devo a aprendizagem da leitura do rio. (Fausto)

PAT20130119-05.jpg

Final do dia após explorar o Malleo.

PAT20130119-03.jpg

O Malleo é um rio mais amplo e com mais facilidade de acesso que o rio Quillén. Nesse trecho da reserva Mapuchi é possível encontrar pontos de fácil vadeio, onde basta entrar e derivar a mosca para assim começar a pescar muito bem. Em outros pontos tem que ter atenção afim de evitar locais profundos e com forte corrente. O correto é dar limites a vontade de entrar em ponto profundos e assim pescar com segurança.

T+ :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Sensacional Fausto, pelo jeito vcs escolheram se hospedar em um ponto estratégico, bem perto de vários pontos de pesca.

Estou gostando muito do relato e parabenizo a todos vcs que fizeram essa pescaria, cada vez mais me surpreendo com fotos de paisagens tão belas e de trutas bem grandes.

Me lembro que em outro tópico vc comentou que seria uma viagem na qual o grupo teria uma nova experiência de pesca na Patagônia, ficando vários dias e depois relataria em detalhes a pescaria e pelo relato não foi boa, foi excelente!

Estou planejando um dia ir à Patagônia, relatos como o seu e de outros amigos que vão sempre pescar lá facilitam e muito um planejamento de pescaria lá, inclusive com fotos detalhadas da pousada e de suas instalações.

O Jost já me passou uma idéia de custos desses dias que vc ficaram por lá.

Já estou até pensando em alugar uma casa por lá ao invés de me hospedar em pousadas ou hotéis.

Te digo que qd eu for lá farei um mix de pescaria e passeios, quero conhecer bem tão bela região.

Uma coisa que me chamou a atenção foram os comentários de calor, sou suspeito ao falar, sinto bastante calor, estive em Lages há pouco tempo e por sorte peguei um final de semana com temperatura de início de outono, em torno de 3°C de manhã, nem cheguei a utilizar o wader, só usei as botas de vadeio, bermuda e camiseta, pelo jeito na Patagônia em dias mais quentes pode-se pescar sem utilizar wader, o que eu curto bastante.

Parabenizo novamente vc Fausto, o Jost, o Sérgio e o Beto pela pescaria e relato tão detalhado e muito bem feito. :mestre:

Abração.

Edu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Ficamos em Junin porque de fato é muito mais próximo do rio Malleo e chegávamos nele rapidamente. Estar no rio Malleo tantos dias seguidos nos ajudou a conhecê-lo melhor para assim nos aventurarmos nele mais algumas vezes em futuras pescarias. A Hosteria Quillahue tem cabañas para duas pessoas ou um casal se for o caso, pois arruma-se o quarto de acordo com a necessidade. O custo de uma cabaña assim é de AR$ 350 (janeiro/2013) com serviço de arrumação e a casa tem cozinha e sala. A gerente consegue desconto em função do período de hospedagem, prática comum em todas as hosterias da região. A chave ficava conosco o tempo todo, pois como não é um hotel, não necessitava entregar a chave na recepção.

O dia que fez mais calor foi sexta feira dia 18 e de fato estava quente. Ainda bem que foi somente nesse dia que fez um calor tão grande e os demais dias foi tranquilo. Você pode ou não usar o wader nas pescarias, mas prefiro usar o wader. O Beto fez pescarias sem wader e dizer melhor como se sentiu.

Como havia dito antes, a flotada do Chimehuin do dia 19 não foi fácil, o tempo estava chuvoso e com muito vento. O Sérgio e o Beto foram e para o Beto não foi uma pescaria muito agradável, pois além de ser sua primeira vez em uma flotada, o tempo não ajudou.

A "magrela" do Beto.

PAT20130119-06.jpg

Truta grande, porém magra demais.

Uma bela arco íris e gorda.

PAT20130119-07.jpg

Agasalhado.

PAT20130119-08.jpg

O Sérgio e uma marrom.

PAT20130119-09.jpg

O Sérgio e uma arco íris.

PAT20130119-10.jpg

Outra arco íris.

PAT20130119-11.jpg

Foi um dia de poucas fotografias por causa do tempo feio, mas teve ação o dia inteiro. O mesmo aconteceu comigo e com o Jost, teve ação o dia inteiro, mas fotografamos pouco.

T+ :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Pois é, eu curto muito pescar sem utliziar wader, mas qd está "frio" só pesco sem wader qd sei que o sol vai aparecer, logo qd o sol sai, começa a esquentar um pouco ou às vezes até demais, aí é tranquilo já que estou no rio é só me molhar caso esquente.

Aqui nesse calorão de verão que tem feito, em geral acima dos 30°C, 34°C, com sensação térmica de 40°C ou mais, devido à alta umidade do ar, só pesco usando camiseta, bermuda, colete e botas de vadeio, qd saio da água é um já p/ secar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Uma pergunta, se a maiorias das Trutas estão gordas no mesmo local e uma esta magra.

Por que, quem sabe e pode explicar o motivo dela esta magra deste que vivem juntas.

Deste já muito obrigado.

PAT20130119-06.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Não tenho conhecimento para explicar, mas pode ser uma doença que esteja impedindo que esta truta se alimente bem ou ação de algum parasita, se é que existem parasitas que possam causar isso em um peixe. Pelo comprimento acima de dois palmos, ela está 50% mais magra do que deveria. Já tive a experiência de capturar trutas assim magras, mas tão magra assim, é a primeira vez que vejo.

Quanto a questão de pescar de wader ou não na Patagônia, vai depender do pescador mesmo, pois algumas pessoas se sentem bem desconfortáveis ficando molhado o dia todo. Tem a questão da temperatura também, pois o dia quente que aconteceu, a temperatura da água foi medida em 23º C e para algumas pessoas isso é frio. Os demais dias a temperatura da água diminuiu e isso nos ajudou muito, pois as trutas ficaram mais ativas. O Beto pescou alguns dias sem wader, mas depois voltou a usar normalmente, pois deve ter sentido desconforto em ficar molhado por horas no rio.

T+ :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Dia 18 à noite, assim que voltamos do jantar, encontramos o Jamanta e o João nos procurando na Hosteria Quillahue. Foi de fato uma surpresa para nosso grupo, pois havia apenas comentado com o Jamanta da data que estaríamos em Junin e ele se lembrou, e não esperava que ele fosse nos procurar lá e nos encontrarmos quase às 24 horas. Combinamos de jantar em Junin no Restaurant Ruca Hueney e lá como sempre fomos muito bem atendidos. Os bifes de chorizo de lá são enormes para quem tem gula. Durante esse jantar combinamos nos encontrar no dia seguinte para pescarmos no rio Malleo e assim foi feito.

Devido as condições de tempo do dia 19, o dia 20 amanheceu ligeiramente encoberto, mas com poucas nuvens, porém ainda com vento. Mesmo assim a pescaria foi ótima e o Jamanta pode levar o Beto para uma pescaria tipo Trou Bum, onde avistavam as trutas e tentavam sua captura, creio que o Jamanta tem muito o que contar desse tipo de pescaria, pois estava bem focado nisso com o João.

O rio Malleo tem pontos muito amplos onde é possível colocar em prática várias técnicas de pesca.

PAT20130120-01.jpg

Pequeno nos sentimos perante o Malleo, pois ele tem pontos largos e grandes mesmo.

Durante a pescaria bichos sempre aparecem para serem fotografados, basta querer fotografar.

PAT20130120-02.jpg

Entre uma corredeira e outra pools imensos para serem devidamente "garimpados" usando todas as técnicas que aprenderem.

PAT20130120-03.jpg

Esse pools podem ser explorados por hora, tanto no up stream, quanto depois no down stream.

Aqui o Beto pescou muito bem e depois no final do dia o Jost fez uma pescaria memorável, inclusive capturando uma bela marrom.

PAT20130120-04.jpg

Esse trecho fica atrás do Camping nº 4.

"Garimpei" esse mesmo pool que o Jost está, o Beto também pescou nele e todos nós tivemos ação.

PAT20130120-05.jpg

A grande diferença é a técnica aplicada na pescaria, pois o Jost estava ninfando em pontos onde não pescamos.

Pool logo acima onde o Jost já havia explorado com suas técnica de pesca.

PAT20130120-06.jpg

Nesse trecho tem um longo canal que pode ser explorado até mesmo com terrestrials.

Nosso encontro.

PAT20130120-07.jpg

Sérgio - Beto - Jamanta - Jost - João

O churrasco muito caprichado feito pelo João.

PAT20130120-08.jpg

Essa "banheira" foi feita para um bom banho e tinha até sabonete.

PAT20130120-09.jpg

Fica localizada um pool abaixo do Camping #4.

Rio forte nesse trecho e pescaria muito boa.

PAT20130120-10.jpg

Pouso acima tem um pool muito profundo e imagino a pescaria como seria lá mais tarde.

Os pontos com corredeira são mais rasos e neles podemos atravessar o rio com a devida cautela.

PAT20130120-11.jpg

Não explorei bem esse pool, pois estava querendo conhecer o pool mais abaixo no qual pesquei muito bem.

PAT20130120-12.jpg

Hoje o relato é assim, sem peixes, pois afinal da contas, pescamos muitos para mostrar depois e no momento o importante é mostrar mais o Malleo, e valorizar mais as amizades.

T+ :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

As duas últimas fotografias foram feitas às 20:00 e ainda estava claro o suficiente para pescar até às 21:30. Sair tarde do rio é ruim para quem quer jantar, pois tem que estar no quarto antes das 22:00 tomar banho e tentar chegar no restaurante antes das 23:00. Nesse horário das 23:00 os restaurantes fazem fila e dependendo do humor da pessoa, pode ser algo muito irritante. Agora seu o jantar vai ser por conta própria em casa, então meu camarada, pesque até onde achar que consegue enxergar a mosca. Para jantar e não se aborrecer com filas, chegue antes das 22:00 nos bons restaurantes, assim terá fácil acesso e rápido atendimento. Janeiro na Patagônia é alta temporada e além de nós pesadores, as cidades ficam lotadas de turistas fazendo veraneio. A partir de agora as cidades ficam menos cheias e ficam mais tranquilas em março.

T+ :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Não tenho conhecimento para explicar, mas pode ser uma doença que esteja impedindo que esta truta se alimente bem ou ação de algum parasita, se é que existem parasitas que possam causar isso em um peixe. Pelo comprimento acima de dois palmos, ela está 50% mais magra do que deveria. Já tive a experiência de capturar trutas assim magras, mas tão magra assim, é a primeira vez que vejo.

Quanto a questão de pescar de wader ou não na Patagônia, vai depender do pescador mesmo, pois algumas pessoas se sentem bem desconfortáveis ficando molhado o dia todo. Tem a questão da temperatura também, pois o dia quente que aconteceu, a temperatura da água foi medida em 23º C e para algumas pessoas isso é frio. Os demais dias a temperatura da água diminuiu e isso nos ajudou muito, pois as trutas ficaram mais ativas. O Beto pescou alguns dias sem wader, mas depois voltou a usar normalmente, pois deve ter sentido desconforto em ficar molhado por horas no rio.

T+ :ok:

Magra como esta nunca vi - mas em novembro as arco iris estão acabando de reproduzir e as fêmeas ficam magrinhas mesmo - esta esta parecendo uma cobra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Fausto, vc comentou que edita as fotos, não entendo de edição de imagens nem de photoshop, a pergunta é:

Existe necessidade de editar as imagens já que as câmeras de vcs são boas e a região é muito bonita com rios de águas limpas?

Estou procurando no Google Mapas p/ ter uma ideia da vista na opção satélite, vcs ficaram na localidade de Junín de los Andes, Neuquén?

Abração.

Edu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Sim editar as fotografias é um procedimento básico para redimensioná-las, de modo que ocupem menos espaço no álbum de fotografias, bem como corrigir ou aprimorar de acordo com seu gosto. Veja as duas fotos abaixo, a primeira não tem aplicação do Photoshop e a segunda tem.

Sem aplicação do Photoshop.

P1030001.jpg

Com aplicação do Photoshop.

PAT20130116-14.jpg

A primeira semana ficamos na região de Quillén e pode procurar no Google Maps por Lago Quillén. Desse lago nasce o rio Quillén e ficamos hospedados em uma estância de caça e pesca chamada Estância Quillén, que pode ser localizada seguindo o rio e estrada paralela ao rio.

A segunda semana ficamos hospedados em Junin de Los Andes e pescamos no rio Malleo. Para localizar Junin de Los Andes no Google Maps faça a busca por Junin de Los Andes e nos hospedamos em um bairro imediatamente próximo a Junin chamado Jardins de Junin que também pode ser visto no mapa. Próximo a Junin fica o Rio Malleo, que também pode ser localizado pelo nome rio Malleo. No mapa encontrará uma estrada com número 23 que leva ao Malleo.

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

É uma ubarana disfarçada de truta... kkkkkkk

PAT20130119-06.jpg

Me lembro da cara de desgosto do Beto quando ele se referiu a essa lampreia que ele pescou. O dia já não tinha sido lá essas coisas, ele estava cansado e com frio e bastante irritado com o desfecho lúgubre da flotada. Quando eu perguntei se ele tinha pescado uma truta grande falou:

"Pesquei uma grande, mas era magra demais (cara de nojo) muiiiito feia." (risos)

O diacho do peixe parece aqueles peixes abissais... nojenta mesmo :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Valeu Fausto, vale a pena editar melhora mesmo, por sinal essa foto ficou demais, editada melhor ainda, eu sempre tenho que redimensionar as minhas p/ postar, mas nunca editei, como disse não sei, me interessou, vou ver se arrumo tempo p/ aprender a usar o Photoshop.

Imagino como o Photoshop deva ser usado em revistas de uma forma geral.

Hoje a noite vou olhar com calma no Google Mapas.

:ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Sou uma "mula" usando o Photoshop e tem pessoas que tem muito conhecimento, mas não explicam as técnicas, digamos que vou aprendendo aos trancos e barrancos e não se compara com o trabalho feito por quem sabe.

Uso ferramentas básicas:

Image >> Adjustements >> Auto Levels (ajusta os níveis automáticamente)

Image >> Adjustements >> Shadow/Highlight (ajusto as sombras e os pontos de muito brilho)

Image >> Adjustements >> Hue/Saturation (para dar um up nas cores que desejar)

Image >> Adjustements >> Photo Filter (se desejar aquecer a imagem)

Image >> Adjustements >> Brightness/Contrast (basicamente para aumentar o contraste)

Filter >> Sharpen >> Unshar Mask (para dar mais nitidez)

Tools >> Cop Tool (para cortar a imagem)

Image >> Image Size (para redimensionar ficando assim 640 x 480 pixels)

Basicamente é isso e não chega a ser nada comparado com o que pode ser feito em relação ao tratamento das imagens e para saber, só mesmo estudando e praticando.

T+ :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para de usar o Auto Leves e o Photo Filter... Quase tudo que é automático no photoshop não presta... Sharpen também deixa a foto com um efeito artificial as vezes....

Eu basicamente uso contraste e brilho... De vez em nunca uso o saturation...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Sou uma "mula" usando o Photoshop e tem pessoas que tem muito conhecimento, mas não explicam as técnicas, digamos que vou aprendendo aos trancos e barrancos e não se compara com o trabalho feito por quem sabe.

Uso ferramentas básicas:

Image >> Adjustements >> Auto Levels (ajusta os níveis automáticamente)

Image >> Adjustements >> Shadow/Highlight (ajusto as sombras e os pontos de muito brilho)

Image >> Adjustements >> Hue/Saturation (para dar um up nas cores que desejar)

Image >> Adjustements >> Photo Filter (se desejar aquecer a imagem)

Image >> Adjustements >> Brightness/Contrast (basicamente para aumentar o contraste)

Filter >> Sharpen >> Unshar Mask (para dar mais nitidez)

Tools >> Cop Tool (para cortar a imagem)

Image >> Image Size (para redimensionar ficando assim 640 x 480 pixels)

Basicamente é isso e não chega a ser nada comparado com o que pode ser feito em relação ao tratamento das imagens e para saber, só mesmo estudando e praticando.

T+ :ok:

Não sou um lampadinha, mas sei bastante do photoshop - querendo aprender é só passar aqui em casa - e traz uma placa de video - já parou de funcionar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Não sou um lampadinha, mas sei bastante do photoshop - querendo aprender é só passar aqui em casa - e traz uma placa de video - já parou de funcionar.

Sim Beto vamos estudar um pouco essa versão CS6. :ok:

Vou providenciar uma placa de vídeo e testamos. :)

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Foi bom ter explorado o Malleo em diversos pontos e assim conhecê-lo melhor para futuras pescarias. Esse tipo de exploração é muito bacana e podemos aprender bastante. Nesse dia ainda havia um pouco de vento devido ao dia anterior ter passado uma tormenta na região, mesmo assim a pescaria não foi ruim e todos pescaram bem.

Agora estou na fotografia.

PAT20130120-13.jpg

Cobram para usar o espaço, mas não vi sermos cobrados nesse dia.

PAT20130120-14.jpg

No dia seguinte tentamos para no mesmo local (camping #4) para deixar o carro e fomos cobrados. Resolvemos sair do local, já que não havia motivos de pagar e não fazer uso do mesmo. Cobraram muito caro, creio que AR$ 45 por pessoa só para passar o dia dentro do camping. Cada um foi para um lado e tirei i carro do local e fui estacionar sobre a sombra de uma árvore fora do camping #3. Se alguém for usar o camping, é bom consultar valores antes.

Bela truta marrom do Jost.

PAT20130120-15.jpg

Acho que essa truta do Beto foi numa Madam X.

PAT20130120-16.jpg

Essa foi para fechar o dia.

PAT20130120-17.jpg

Quem não estaria feliz?

PAT20130120-18.jpg

Está aí um "novato" que adquiriu muita experiência e pôs em prática tudo que estudou, tanto de pesca, quanto de atado.

Foi a primeira vez que saí tão tarde de um rio na Patagônia.

PAT20130120-19.jpg

Essa foto foi feita às 21 horas.

Panorâmica do Malleo.

PAT20130120-PAN1.jpg

(Clique sobre a foto)

Outra panorâmica.

PAT20130120-PAN2.jpg

(Clique sobre a foto)

Agora vou editar as fotografias do dia 21.

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

PAT20130120-13.jpg

Pra mim foi uma grata surpresa encontrar esses dois na Patagônia. E um grande prazer conhecê-los ao vivo. Espero reecontrar vocês nas quebradas. Grande abraço Jamanta e repasse o abraço ao João.

Bela truta marrom do Jost.

PAT20130120-15.jpg

Essa daqui foi capturada numa descida sem grande movimentações de água. É dela o vídeo que postei no Youtube e que no final fico blasfemando rsrs

Essa foi para fechar o dia.

PAT20130120-17.jpg

Quem não estaria feliz?

Bem, pra mim esse foi o prêmio da viagem. Depois de capturar umas 20 trutas grandes numa corredeira muito forte (ninfas e wets - basicamente arco-íris), esse foi o último arremesso do dia. Já havia passado do horário combinado e o pessoal já estava dentro do carro se movimentando. Quando ela bateu, pelas cabeçadas eu senti que não conseguiria, com uma vara #4, tirá-la da corredeira, puxá-la para perto com a vara e colocá-la no Net. O Beto fez a gentileza de encaçapá-la para mim. Provavelmente e truta mais pesada que já peguei, muito embora não fosse muito longa.

Aí a carona dela:

P1030091_zpsfd961a39.jpg

Bela marrom :)

Está aí um "novato" que adquiriu muita experiência e pôs em prática tudo que estudou, tanto de pesca, quanto de atado.

:ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

falou esta falado grande GURU!!!!

Malleo um rio que é um oceano................

..............................................................

...............................................................

de possibilidades :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.