Ir para conteúdo

Fly na Amazônia


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Amigos, dia 14/08 estou indo com o companheiro João Uchoa numa pescaria nos rios Camaiú e Sucundaí, formadores do Canumã, afluente do Madeira. Cinco dias de pescaria. To pensando em levar material de fly, mas que material ?. Eu vi fotos de Tucunarés de 10 kg - que que eu quero com meu lider 0.10 que uso nas trutas e robalos ? Vocês por certo tem experiência com aquela região. Fico pensando, botar uma linha mais grossa - o cast deve air uma porcaria, ou não ? Que moscas funcionam lá ? O meu caniço mais pesado é # 7. Isto aguenta ? Ludwig unsure.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Ludwig,

Nas duas vezes que estive na Amazônia pesquei pouco de fly, usei mais o bait por achar mais divertido ficar puxando ruidosas iscas de superfície e ver a pancadona estupenda que o tucunão dá em cima delas ao invés da normalmente mais sutil pegada nos flies. No fly, pesquei mais com equipto mais pesado entre 9 e 10, mas era por causa do tamanho do meu olho grande hehehe. Peixe grande isca grande e daí usava moscas (streamers, poppers e divers) um pouco mais avantajados para satisfazer meu olho-gordo. E para conseguir arremessá-las, só mesmo com linhas mais pesadas. Mas apesar do esforço (e do cansaço rsrsrs aquele calorzão não é brincadeira!!!), só fisguei menos de meia-dúzia de grandões no total de 3 semanas passadas por lá (desse total talvez tenha pescado de fly uma soma de talvez 1 semana ou menos), conseguindo tirar só um decente de 8kg, panelei o resto. O restante dos tucunas que peguei no fly, e olha que até que peguei um bocado, era só miudeza, peixes abaixo de 3kg, que aliás é o grosso do que se pega lá, seja com que equipamento for, de fly ou bait. É ilusão achar que na Amazônia só se pega tucunões, pq os grandes a gente conta nos dedos qtos se fisga em uma semana. Assim, se o amigo for mais realista, vai aproveitar melhor sua pescaria por lá munido muito bem com uma vara 7 ou 8 que seja, e usando iscas mais "humanas", dessas que a gente costuma usar com os tucunas daqui do sudeste mesmo. Aí o amigo vai fartar de pegar tucunas pq esses menores pegam muito, mas muito melhores no fly do que nas iscas artificiais convencionais (impressionante a diferença de produtividade!!!!) e, caso tenha alguma sorte, ainda pode acabar entrando algum bitelo. E quanto a tirar o grande, seja com #7 ou com #10, o que mais importa será a grossura do seu leader (recomendável linha 0,60 ou 0,70 pura, coisa de uns 2m) e mais importante ainda, vai depender da sorte de o bicho não pegar muito próximo das tranqueiras ou rumar para elas de imediato. Se ele passar nos enroscos dificilmente conseguirá tirá-lo, seja com que linha for, apesar que o tucuna é um peixe nada assim muito forte, em termos proporcionais, mas a curta distância é bom não dar mole. Se vc conseguir segurar a primeira corrida dele rumo ao mato, tá safo, se entrega rapidinho. Boa pescaria !!! Depois conta para a gente como foi !!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Não vá com a ilusão de pegar peixe grande não, se pegar ótimo, mas isso não é regra.

O fly ganha em produtividade voce vai pegar muito peixe até 3kg. Já fui pra amazonia 3 vezes e se peguei 5 peixes com mais de 5 kg foi muito (todos no bait) sendo o maior de 10kg. No fly o maior deve ter dado uns 4kg.

A questão do # do material está mais relacionada ao arremesso. Pra pegar os grandes terá que usar moscas grandes e pra pinchar um streamer volumoso e grande com uma #7 fica meio complicado.

O ideal seria uma #10, mas se voce for comprar este material só pra esta pescaria e não for usar nunca mais não gaste seu dinheiro. Mas se voce pretende fazer outros tipos de pescaria pesada e tiver a fim de gastar compre uma #9 já que voce tem uma #7.

Mas se for de #7 dá pra brincar legal. E não se esqueça de levar linhas sinkings são muito úteis por lá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

oi turma, eu moro há 20 anos em Manaus e pesco há pelo menos 15 sendo os últimos 5 anos só com fly...

Possuo atualmente equipamentos #6 e #8, a menor uso em Balbina e sempre que vou a qq outro lugar até q apareçam peixes um pouco maiores, 4, 5 kgs dá pra brincar legal com a #6, acima disso uso a #8.

Tinha uma #9, mas depois de passar um dia inteiro pinchando o braço acaba, daí comprei #8 e to muito feliz.

Abraços, Ricardo biggrin.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Se os amigos permitem, vou dar aqui minha opinião!

Pesco tucunas desde minha infancia no Araguaia, rio das Mortes... quando havia peixe naquela região... até atualmente em BArcelos, no alto Rio Negro.

BArcelos pra mim, hoje é a meca do fly para tucunas. A região tem muito peixe e também grandes.

Sobre equipos, aconselho #6 para os borboletinhas até um #8 a #10 para os gigantes.... e também para arremeçar grandes moscas quando necessário. Sempre nestes casos utilizo uma linha um número maior que a vara, pois na minha opinião, pincha melhor.

Sobre leaders, utilizo 2 receitas: ou os trançados cônicos com tippet de fluocarbono, ou uma receita bem antiga...

80 cm linha 0,60

40 cm 0,50

50 cm 0,40 (tippet)

Para esta utilizo tudo maison. (fluocarbono). Acho extremamente necessário a conicidade, e agrego ao insusseço de vários pescadores a utilização de uma linha de única bitola.

A produtividade na mosca, realmente é maior. Os grandes também aparecem!

Ano passado passamos guiando durante 8semanas em BArcelos nossos grupos de pesca. A temporada passada não foi boa. Em vez de secar, o Negro enchia a cada dia, dificultando muito a pesca. Batalhamos muito, para que todos os nossos clientes pegassem bons exemplares. TODOS tiraram da água, peixes com mais de 6 kilos. Sairam em todas as semanas tucunas de 8 a 10 kilos. Todos tiveram produtividade boa... 35 a 60 peixes dia, mesmo com a PIOR temporada que ja houve na região nos últimos tempos.

Vou postar aqui no site um convite para quem quiser pescar conosco lá na região. Postarei também algumas fotos!

abraços mosqueros,

Scotti

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Bom pessoal, se faz necessário dizer que trabalhamos com pescadores de mosca e também de bait cast.

Aqui esta nosso programa! Se alguém quiser algum esclarecimento, estamos a disposição de todos!

Pescaria em Manaus

ROTEIRO DA PESCARIA

Saída de Porto Alegre sexta feira à tarde. Chegada em Manaus as 22:00. Translado para um hotel com pernoite.

Sábado as 06:00 translado para aeroporto e vôo na Empresa aérea Apui rumo a cidade de Barcelos no alto do rio Negro ( uma hora de vôo).

Chegada em Barcelos as 07:00 e translado para o barco hotel.

Sete dias inteiros de pesca, com retorno: Barcelos/Manaus previsto para sábado as 09:00hrs da manhã. Chegada em Manaus as 10:00 hrs , retorno para Porto Alegre às 14:00 com chegada às 21:00.

Inclui:

Translado aeroporto/ hotel/ aeroporto ( em Manaus).

Uma noite no hotel em Manaus.

Vôo Manaus / Barcelos / Manaus.

Barco Hotel com sete dias de pesca.

Pensão completa no Barco Hotel, café ,almoço e janta.

Bebidas incluídas: Refrigerante, água e cerveja.

Camarotes duplos com ar condicionado.

Barco de pesca / piloteiro / gasolina.

O barco hotel possui telefonia por satélite, ligações cobradas a parte.

Não inclui :

Translado até Manaus.

Licença de pesca.

Telefonemas.

Extras de caráter pessoal.

Valor: R$ 3300 ,00 por pescador. Poderá ser pago em 4 ou 5 parcelas iguais, começando em julho, até outubro ou novembro, sendo a ultima parcela no mês da pescaria. Datas disponíveis:

Saída:13/10 (6 vagas)

Retorno : 21/10

Saída : 20/10

Retorno28/10

Saída : 27 / 10 (6 vagas)

Retorno : 4 / 11

Saída: 3 / 11 (6 vagas)

Retorno: 11 / 11

Saída: 10/11 (6 vagas)

Retorno : 18/11

Saída: 17 / 11

Retorno: 25 / 11

Saída: 24 / 11

Retorno: 2 / 12

Saída: 1 / 12

Retorno: 09 / 12

Os grupos já estão sendo fechados ,não demore para o retorno

Grupos de 12 pescadores.

Todas as saídas são na sexta e retorno no sábado seguinte.

Tenho um total de 8 grupos.Já tenho varias vagas ocupadas, espero um contato para confirmação do numero de vagas livres por grupo. Pois só existe reserva se estiver pago.

Os grupos começam em 13 de outubro e vão direto até 09 de dezembro( são 8 grupos todos na seqüência).

MUNDO DA PESCA

FONE / FAX : (51) 33872671

CONTATO : ANDRÉ MICHEL

andremundodapesca@ibest.com.br

SCOTTI FLY FISHING

FONE: (51) 32333237 / (51) 96532320

CONTATO: ÁLVARO SCOTTI

scottifly@hotmail.com

abraços mosqueros!

scotti e André

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Mosqueiro

Show de fotos e de peixes Alvaro!!!!!!!

Um dia estarei ai pescando estes gigantes!!!!!!!!!

Abração e linhas tensas!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Ludwig,

Acredito que todos que postaram suas mensagens aqui foram muito claros e mostraram suas experiências em pesca com mosca na Amazônia.

Trabalhei como guia de pesca no Barco Forest e pesquei muito nos rios que vc citou. Show de bola o lugar. Estarei torcendo para que você encontre condições ideais de pesca e que não ocorra repiquete na semana que vc vai estar por lá.

Se acontecer de vc pegar uma semana ruim de tucunarés, vc terá outra opção de pesca que é feita com material mais leve, com vara #4, pequenos streamers e até com mosca seca.

Existe uma quantidade e uma diversidade muito grande de outros pequenos peixes que fazem a alegria na pesca com fly, como os Sardinhões da Amazônia, aracá, aracu, trairas, jacundás, aruanãs, apapás, etc...

Claro que quando vamos para Amazônia vamos com a esperança de pegar grandes peixes, mas, se isso não é possível e já que estamos por lá, brincar com um equipamento leve também tem se valor.

Divirta-se como puder.

Grande abraço e boa pescaria. smile.gifsmile.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Esqueci de dar mais uma dica.

Na última temporada que estivemos por lá a pescaria de tucunarés estava muito difícil nos "modos tradicionais" ou seja, linha floating, isca de superfície ou de meia água, pinchos nas estruturas próximas das margens, recolhimento rápido, etc...

Escolhemos pescar com linhas intermediate, iscas grandes atadas em anzol 5/0 e pinchamos mais distantes das margens, quase no meio da baía (igarapé). Depois do pincho esperamos a isca chegar quase no fundo e recolhemos lentamente, fazendo a isca trabalhar por mais tempo no mesmo local. Foi uma ótima opção pois, à partir daí, pegamos uma quantidade grande de tucunarés, inclusive de bom tamanho.

É isso aí...

Boa pescaria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Mosqueiro

Acabei de voltar da Amazônia.

Como o Scotti, acho que o ideal é uma #6 uma #8 e uma #10.

Na maior parte do tempo a dez é a melhor opção.

A seis é muito interessante para matrinchã e os borboletas. O melhor é quando entra um açú ou um bom paca nessa hora.

Também concordo com o Maurício. O fly é mais produtivo que o bait mas os grandes podem entrar ou não. É só consequência. Em quatro anos seguidos, nunca entrou um muito grande. Mas na faixa de cinco a seis kg são comuns. Mas, prefiro pegar no fly do que pegar um maior numa isca de hélice que é produtiva mas não me agrada.

Nessa última nos rios Demeni e Aracá, os grandes não apareceram, mas a quantidade foi impressionante. Mesmo no bait, o maior foi de 7 kg.

A novidade para mim foi pegar pirarara no fly. As pequenas pirararas ficam nos locais razos e o arremesso é feito no visual. Tipo bonefish. A pequena pirarara é muito forte e toma muita linha.

Ludwig, quanto a sua pergunta se é interessate levar o fly para o Sucunduri:

Se fosse para eu optar, só levaria o fly! No Sucunduri e Camaiú no ano passado foi uma das melhores pescarias até hoje.

Aproveite que a Amazônia é indescritível!

Claudio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Ludwig... pesco desde 94 na Amazonia (região do Rio Negro porém, não gosto dos rios ao sul) e tbm organizo viagens pra lá, muitas focadas só no fly.

Recomendo o seguinte equipamento pros tucunões:

- Vara 10 wt ação rápida, 9 pés

- Carretilha compatível e de preferencia com um freio pelo menos razoável

- Linha WF floating de cabeça curta, para arremesso rápido de flies grandes

- Linha WF intermediate ou sinking pras raras ocasiões aonde o peixe esteja mais fundo (rio cheio)

As iscas devem ser grandes e com bastante brilho. Com essas 3 abaixo vc faz qualquer pescaria na Amazonia:

user posted image

De cima pra baixo, Banger, Mega Diver, Tucuna Streamer.

As moscas devem ser atadas, sempre que possível, em anzóis fortes e afiados usados em pesca no mar, 4/0 ou 5/0. Gosto muito do Owner Aki, ou ainda o Gamakatsu Octopus ou Tiemco 600SP.

O líder que uso é assim:

user posted image

aonde

1 - braided loop de uns 15 cm preso à linha de fly com 2 nós do tubo

2 - loop perfeito (perfection loop)

3 - 1 metro de monofilamento 50 lbs "normal", nem muito duro nem muito mole

4 - nó de sangue, albright ou cirurgião

5 - 45 cm de mono 30 ou 35 lbs

6 - loop perfeito

7 - loop de cirurgião duplo

8 - pelo menos 38 cm de mono 20 lbs IGFA

9 - nó albright ou cirurgião

10 - no máximo 30 cm de mono 60 lbs

11 - nó de loop Steve Huff

Não precisa usar fluorocarbono, isso é frescura, além de ser chato de trabalhar. O bom e velho mono continua sendo excelente. Pro shock tippet prefira a linha Trilene Big Game, se achar. Pro class tippet vai de Siglon Tournament.

Esse é um líder IGFA, aonde 20 lbs é o máximo permitido. Dá pra tirar peixe grande, vai forçar bastante a tralha e pode ser dificil, mas aí que tá o divertimento da coisa né? Se não liga pra regras da IGFA pode usar um líder mais simples, com linha mais forte tbm.

No caso de linhas mais finas que 20 lbs eu faço dois Biminis nas pontas do class tippet e ato o shock tippet com um Huffnagle.

Na pescaria tente evitar os peixes pequenos. Trabalhe as iscas rapidamente e logo vc vai ter um açuzão na ponta da linha. Não desanime, o fly pega mais peixe grande que o bait.

abs!

user posted image

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Pescador

Os tucunarés realmente grandes que tive notícia capturados no fly foram pegos na filhoteira ou por acaso.

A pesca do tucunaré de fly naquela região tá virando pesca no "visual".

"Visual da filhoteira"....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nelson, desculpe mas tenho que discordar.

Sim, é claro que alguns são pegos "por acaso" (seja lá o que for isso) e alguns são pegos arremessando na filhoteira. Porém eu considero a pesca do tucunaré amazônico no fly uma pesca técnica.

Tudo depende aonde vc pesca, se vc pesca nas partes baixas ou nos grandes rios, como no Rio Negro mesmo, quase sempre o pesqueiro vai ser fundo e aí é necessário usar linha sinking, arremessar blind nas estruturas e esperar o grandão bater... que não serão muitos. É uma pesca meio chata.

Porém se vc pescar nas partes altas dos rios os lagos se tornam muito mais rasos e, com o rio seco, 80% dos grandes tucunarés são pegos no visual MESMO... e não é "visual de filhoteira" e sim visual do peixe mesmo. Fiz a uns anos atrás inclusive um artigo sobre o assunto, se tiver interessado o endereço é: http://www.amazonflyfishing.com/peabass_sightfishing.html

Nessas situações os grandes tucunarés se tornam extremamente ariscos e muitas vezes vc é obrigado a descer na água e continuar a pé. Se conseguir chegar perto o suficiente basta arremessar na frente do peixe (não muito perto), recolher bem rápido e esperar a porrada, se ele não se assustar claro. Aí é segurar do jeito que puder pra ele não ir pro pau. Já tive a felicidade de pescar muitos peixes e em locais diferentes, mas pra mim o tucunaré amazônico no fly sem dúvida está entre os top 3.

Num lugar bom vc pode esperar pegar de 5 a 10 tucunarés grandes por dia. Será que todos são por acaso?

user posted image

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Pescador

Otávio,

Você fez uma afirmação muito categórica, a de que o fly pega mais peixe grande que o bait.

Me desculpe, mas tucunaré grande (estou falando de peixes acima de 10 kilos), eu é que sou obrigado a dizer que não.

Basta que você veja as estatísticas de torneio de pesca de tucunaré com fly do Rio Negro Lodge.

Quando me refiro a "por acaso" quero dizer justamente que o peixe apareceu ou foi visto e aí você manda a isca na cara dele, foi um encontro. Não foi a isca que o atraiu de longe, por exemplo, como acontece no bait com as iscas de hélice ou poppers. Pesca técnica? Talvez... Agora, observe as iscas que você apresenta como referência.

Naquele popper na maioria das vezes só vai entrar filhote. Equivale a um popper ultra light do bait. Sinceramente, não dá nem pra comparar com uma woodchopper. Porque razão, então, pegaria mais peixes grandes? Fico curioso...

Se você acha que pescar tucunaré de streamer (que não é isca para água parada) é pesca técnica, respeito, mas para mim a verdade é outra.

A rigor, em nada diferem dos jigs que estão sendo usados no bait. E olha, o tamanho dos streamers não para de aumentar...e o dos jigs também...

Aliás, lá naquela região eles fazem uma peteca com um capim se não me engano chamado "erva de tucunaré", ou coisa parecida, que é "atado" num anzol e eles jogam an beiradas ou até curricam, e pega muuuuito. É um autêntico "streamer" ou "jig" bem natural, de capim...

Agora, quanto à pesca na filhoteira, entre os gringos que vão pescar de fly atrás de "recordes" tá virando moda, estão cada vez mais se dedicando insistentemente a ela na esperança de sacar um gigante, pois é a maneira mais certa de encontrar um peixe grande. Mas olha, nem sempre funciona...

Pesca técnica de tucunaré, para mim, é na isca de superfície, melhor ainda se for de hélice. E é justamente nesse quesito que o fly não dá alternativa além de pequenos poppers, o que acaba limitando o tamanho dos peixes.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nelson, tudo que vc falou parece se referir à pesca do tucunaré nas partes largas dos rios ou no Rio Negro mesmo. Vc até citou o torneio do Rio Negro Lodge como comparação.

Nesses locais o rio e os lagos são muito maiores e profundos, é aí que realmente as woodchoppers podem atrair mais peixe. Agora vai pescar na cabeceira de um rio, em um lago raso, com uma woodchopper.... vc não pega um peixe. Vc vai é assustar um monte de peixe grande isso sim. Se quiser pegar peixe de bait lá é na base da Zara, Papa Black, etc... isquinhas pequenas. Muita gente fica surpresa como o tucunaré fica arisco nesses locais, e é nisso que me refiro como pesca técnica. Vc pode até ver uma filhoteira, mas é muito difícil se aproximar por ser raso. Sem falar é claro a briga, que pra mim é a mais difícil que já fiz pescando de fly.

Tucunaré de 10 kg? Olha, eu pesco na Amazônia desde 94, já fui umas 40 vezes ou mais em um monte de rios. Até hoje só vi realmente embarcado 2 ou 3 peixes que verdadeiramente tinham mais de 10 kg. Tem boga grip "cansado" por aí hein...

Quando falo que o fly pega mais peixe grande que o bait, falo com base na pesca nas cabeceiras, que é aonde vou com mais frequencia. Pega mais sim, a apresentação é mais sutíl e o trabalho da isca, muito mais natural. O peixe vem pra comer mesmo. No bait sinto que muitas vezes o peixe vem pra defender território, talvez isso explique as rebojadas, sem no entanto atacar. Sabe qual a nova "isca da moda" pro tucunaré no bait? O Banjo Minnow... aquele da propaganda de TV, pq será? Pq ele tem uma apresentação sutíl e um nado mais natural. Essa é a vantagem do fly.

Outra vantagem do fly é que, quando vc vê que é peixe pequeno atrás da isca, vc pode tirar a isca da água e arremessar em outro local. Faço isso muitas vezes, evita perder tempo com os pequenos e se concentrar nos maiores.

Quanto às iscas, já peguei e já vi pegarem muito peixe grande naquele popper. Iscas de superficie conta muito mais o barulho, a comoção, do que o tamanho. Não uso maior pq não precisa e é ruim de arremessar. Já os streamers... essa idéia de que stramer é pra água corrente é meio ultrapassada. Não existem regras, se pega peixe com streamer em água parada pq não vou usar? Só pq algum "imortal" no passado disse essa besteira??

Os jigs diferem e muito dos streamers, o trabalho não tem absolutamente nada a ver. Os streamers vem um pouco abaixo da superfície, pulsando, fazendo um movimento super atrativo... já os jigs mergulham em direção ao fundo e vem com um trabalho mais rápido, mais errático. Ambos são efetivos, mas são iscas totalmente diferentes. O "streamer" de palha que vc se referiu se chama pindá e é feito normalmente com envira, um tipo de palha de uma casca de árvore. Eles pescam "corricando" na canoa.

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Não tenho muita vivência com o tucunão, afinal só fui ao Amazonas 2 vezes, mas nessas duas viagens, o que pude sentir é que ao menos pros grandes tucunas acima de 7kg (hehehehe o meu patamar de gde é bem mais modesto que do amigo cagão Nelson que só sabe pegar de 10kg up, presenciei isso pessoalmente hahaha, o hômi tem o c virado pra aquele lugar, só entra bitelo nas isconas caseiras dele, o famoso gigantão rsrsrsrs!!!!!!), isconas de plástico e de madeira dão de 10 a 1 no fly, principalmente se há repiquete e os bichos tão enfiados lá dentro do mato, condição essa bastante freqüente por aquelas bandas (penso que uma modalidade de pesca não pode ser eficiente se e somente se houver condições extremamente favoráveis para a sua prática, uma pesca com rio baixo e claro e com abundância de tucunão é mera eventualidade, não o que se pode esperar como provável numa viagem a Amazonas, sempre muito à mercê das condições extremamente variáveis do clima). Aí só fazendo muito barulho para tirar os bichos lá de dentro ver o que é que faz tanto barulho cá fora. Muitas vezes só se consegue pegar o bitelo depois de mais de 50 arremessos fazendo barulho no mesmo ponto. E mesmo no aberto, e vendo os peixes no visual (sem ser filhoteira), a coisa era preta pro lado do fly, lado a lado comparando. Eu de fly e o parceiro de bait e apesar dele sempre me dar a dianteira para me dar mais chance com o meu fly, sempre só batia mesmo nas isconas de bait. No fim das contas, o meu saldo no fly ficou em somente 1 decente embarcado de 8kg, e uns 3~4 perdidos de panelagem (e não por causa de tranqueiras ou briga, apenas panelagem minha mesmo kkk).

Pode ser que seja o lugar, como bem disse o Octávio, mas olha que subimos muito o rio, aonde os outros barcos "normais" de excursões de pesca não conseguem atingir (fomos em barquinho pequeno de pouco calado), quer dizer, pescamos em trechos pouco explorados, com tucunas ainda selvagens e abundantes, e em lugares um bocado rasos tb, mas não a ponto como disse o Octávio de enxergar o fundo. Sei que pescarias podem se tornar bem diferentes para uma mesma espécie conforme o lugar e as condições locais, mas como disse acima, pelo que pude vivenciar, ao menos pros grandes tucunas, fly era só frustração. Em compensação, para os pequenos abaixo de 3~4kg, o fly era só festa. Pegava muiiiiiiiiito mais que o bait. Impressionante a diferença de rendimento entre as duas modalidades para os pequenos!!!!!

Qto à questão da esportividade do tucuna, na minha opinião, um tucunão só vale pela porradona estúpida que ele dá em cima das grandes iscas de superfície. Isso pq eu acho ele um peixe muito fraco e de pouca resistência em matéria de briga. Cansa rápido e tem pouco pique, apesar que a curta distância até dá certa mão de obra, mas é curta distância mesmo, não passa de 10~20m, e em geral, é um bicho meio que frustrante em termos de briga, se entregando logo. Basta ver que tirei os meus cerca de 20 grandes 7~10kg (infelizmente, apesar de terem saído vários acima de 10kg nos nossos grupos, com pique em um de 11,5kg do Nelson, só fisguei os filhotes...snif..snif..snif) valendo-me somente de vara de bait de 12~14lbs e com multis 20lbs. Levei material mais pesado tb como pregavam muitos dos ditos craques no tucunão mas não foi preciso mais que isso para segurá-los, e mesmo assim nem tomavam quase nada de linha, realmente meio bobões esses tucunas em matéria de luta e resistência. Ruim era jogar isconas de 20cm e mais de 50g com varinhas leves, mas empurrando dava-se um jeito, tudo em nome de um pouco mais de esportividade na briga após. Os 4~5 grandes que fisguei no fly nenhum me tomou backing. Bastou que se segure a linha do fly no dedo. Qualquer anchovinha de seus 2kg já me teria tomado boa quantidade de backing e numa velocidade bem maior. Por essas e outras, acho que a diversão do tucuna está na sua agressividade do ataque às iscas de superfície e esse ataque ganha proporção maior à medida que se aumenta o tamanho da isca. É uma coisa quase que absurda a voracidade e estupidez do ataque dos grandes tucunões às grandes zaras, hélices e poppers de bait. Mas sobre as demais iscas, seja superfície pequeno ou nas que vem dabaixo da água como uma meia-água ou um streamer, o seu ataque perde todo o encanto, vira um peixe como qualquer outro. Quem fica só no "quiet and finesse sport" do fly, acho que tá perdendo muito da emoção na pesca do tucunão.... sei lá, é o que eu acho.... Mas repito mais uma vez, nunca pesquei tucunão de respeito no wading e no visual, aí pode ser que o jogo e a emoção sejam outrso. Mas não sinto muita curiosidade dessa sua pesca não, a estupidez dos ataques em cima sim, pq isto sim é único nessa espécie. Pesca no visual tem para tantos outros peixes, e sem a necessidade de me castigar de halterofilista tentando jogar mosquinhas de 20cm.... lingua.gif O que me motiva e dá certa saudade de pescar tucunões é o fato de poder ouvir aquele belo de um caminhão caindo na água que o tucunão provoca qdo dá ataque às grandes isconas de bait de 20cm up. sorrir.gif

Mas acho que a discussão toda aqui foi muito válida para poder enxergar diferentes pontos de vista sem um querer ditar regras e costumes sobre o outro, apenas esclarecendo seus pontos de vista, num debate civilizado e bem amplo. Com isso todos nós ganhamos e cada qual que lê o que tá acima descrito pode, assim, tirar suas próprias conclusões e conceitos. Parabéns a todos!!!! Saímos todos no lucro!!!! E vamos pescar tucunão que é melhor que ficar teclando kkkkk !!!!! Esses dias mesmo tava revendo a filmagem das minhas viagens a terra do tucunão. Ai ai ai, que saudades daquele PDI!!!!!!!!!!!!!!!! E, claro, daquele caminhão caindo na água!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! feliz.gifhuahua.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Bom Kensuke,

Acho que é uma questão de decidir o que se pretende numa pescaria. Eu prefiro pegar peixes na faixa de 3~4 kg no fly do grandões numa isca de hélice. Acho muito chato rebocar aquelas isconas. São produtivas? São, mas e daí? Prefiro pegar menores no fly. Gosto pessoal e respeito outras opiniões.

Mas, embora concorde que o bait em geral pega maiores, já houve pescarias que fiz na Amazônia em que os maiores sairam no fly. É verdade que na faixa de 5~6 kg (Que alguns consderam pequenos e eu chamo de grandes). Eu nunca peguei nada maior que 6 kg, e destes cinco no fly e só um numa joão pepino. Também nas viagens que fiz, só tive notícia de uns poucos exemplares maires que 7 kg, quase todos no bait.

Eu costumo dar preferência total para o fly e todas as minhas pescarias.

Em pesca de tucunaré no sul, nem levo o bait.

Na Amazônia sempre levo obait para dar uma variada, ou para aqueles locais que você bem descreveu. Realmente há locais em que o fly não é apropriado.

Para lambaris prefiro uma varinha de fly bem leve embora uma varinha de mão com massinha seja mais produtivo. De novo, não procuro produtividade.

No mar, insisto no fly. Mesmo sem ter tido muito sucesso até agora no nosso litoral. Etc.

No mangue para robalo nem se fala. Já fui algumas vezes que perdi de lavada. Outras tantas foi tão produtivo quanto e houve vezes que só o fly pegou.

Na faz de pequenos rios com #2 é uma festa.

Quando abri o tópico Gerando Polêmica, queria mesmo ver esse tipo de discussão que acho muito saudável.

Em resumo, acho que pescar de fly é uma opção. Na Amazônia, pode ser mais ou menos produtiva, mas é a minha opção. Não procuro produtividade mesmo.

Abraços,

Claudio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...
  • Patrono

Oi Ludwig,

Fui na amazônia quatro vezes apenas, sendo que por tres pescarias, só pesquei com mosca.

Usei sempre vara # 8, inclusive para os poppers atados em anzóis até 2/0

Capturei peixes de até cinco quilos. A grande maioria foram peixes de até dois quilos e meio tanto no sucunduri , como no Acari, como lá em Barcelos.

Pretendo adquirir uma vara # 10 para lançar os streamers/popers mais volumosos, que constatei dão muito melhor resultados.

Porém, faria o seguinte: Uma # 6, uma # 8 e uma # 10, dependendo dos horários. Na manhã e à tardezinha vara # 10 (poppers).

Cardumes de popoquinhas, vara # 6. Nos demais horários, vara # 8.

Viajei com o André e o Scotti prá Barcelos, sendo que a pescaria foi um show de tucunarés. Tivemos num só dia mais de 80 peixes (André e eu).

Um abraço a voce, ao Scotti e ao André.

Mário

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Isso pq eu acho ele um peixe muito fraco e de pouca resistência em matéria de briga. Cansa rápido e tem pouco pique, apesar que a curta distância até dá certa mão de obra, mas é curta distância mesmo, não passa de 10~20m, e em geral, é um bicho meio que frustrante em termos de briga, se entregando logo.

Kensuke...Tô contigo!

Estive na região amazônica por somente duas vezes, ambas aproveitando oportunidades de trabalho, e dificilmente voltarei àquelas bandas. Faz um calor inimaginável, tem mosquitos e insetos em quantidade industrial e o tucunaré é justamente o que vc. disse: uma decepção!!! Não acreditei quando peguei o primeiro tucunaré de minha vida, no bait, com uma Shimano Curado e uma varinha de 17 libras...Noves fora a porrada, que é legal, fiquei bem decepcionado...Depois foram mais de 40, de 7 às 10 da manhã, no Rio Tocantins, água clara, bacaninha...Mas muito melhor foi a briga com uma piabanha de seus 3 kg que inclusive matamos para comer...E as 10 da manhã eu - um fominha de pescaria - pedi ao barqueiro para voltarmos: Napoleão foi derrotado pelo frio e eu pelo calor...Realmente, não a minha onda e, das últimas vezes que fui lá à trabalho, peguei o primeiro avião de volta. ( e isso tendo mordomia, barco, piloteiro, tudo de gracinha )

Agora, quanto às iscas, tem uma máxima infalível para a maioria dos peixes predadores: isca grande, peixe grande!!! O peixe avalia, atavicamente, a relação custo benefício do alimento que vai caçar. Gasto de energia X Ganho de energia com o alimento...Sendo assim, o bait ( além das demais características atrativas, como movimento, som ) vai, quase sempre, fisgar os bitelos...O mesmo se dá com o robalo, um peixe que conheço bem: os robalões só saem com iscas IMENSAS.

Abraços

Luiz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Mas a porrada do bicho na superfície, principalmente isconas grandes tipo hélice ou zarão de 20cm up é sem igual em qq outra espécie!! Muito ANIMAL!!! Nem mesmo os olhetões fazem tanto estrago e barulho, ainda mais que estamos naquele silêncio total da selva!!! Vale sim a ida só pra curtir os estrondos e a fúria com que atacam essas iscas. Já na meia água ou no streamer............ vira peixinho qualquer. Uma boa anchova briga bem mais e tem aos rodos aqui mesmo a 1hr de casa hehehe.

Se eu voltari ? Claro que sim, apesar da imensa sauna 0800. Mas acho q já quitei com a minha cota de sorte lá, pq aquilo lá é sim uma pura loteria. Se vc não acerta a maré, digo o rio (rsrs), não sai nada. E nada é nada mesmo!!! Completo engano as pessoas acharem que basta pisar em água amazônica que vai ter fila de amarelões esperando pra dar mordidinha na sua isca. Além de ter pouco (se pegar 2~3 gdes >6kg em um dia já é pescaria considerada excepcional, normalemnte a maioria nem isso pega em 1 semana inteira!!!), os grandes são cheio de manhas. Qq variação climática e de nível de água, lá vai eles se esconder dentro da mata.

Agora, bichinhos perturbadores sanguesugas até que não tem quase nada (ao menos no Rio Negro), se comparado a outros lugares, como Alaska (terrível) ou Pantanal. Talvez vc tenha ido na região dos Solimões ou da Madeira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Eu sinto uma falta danada do ataque do bocudo, é simplesmente sensacional. Já estive por lá duas vezes e gostei muito, gostaria de voltar, mas sem essa de pegar só os monstros, gostaria de voltar como um mosqueiro, sem a presença dos caras que ficam fazendo planilhas de quem pegou mais ou maior (tinha um cara que só dormia depois de atualizar a tal planilha de cada dia de pescaria), tabelas da IGFA com recordes ou coisas parecidas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ta ai JR, acho que esse comentario é o melhor...pescar sem preocupação, curtir a pescaria sem sem ligar para o tamanho ou peso, simplismente a pesca pura nas veias.

Abraços

Ivo cool.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Talvez vc tenha ido na região dos Solimões ou da Madeira. Talvez vc tenha ido na região dos Solimões ou da Madeira.

Kensuke

Fui no Tocantins, como lhe falei, a uma hora de Palmas, à motor. Maior mordomia, pois fui à trabalho, fazer apresentações num seminário promovido pelo governo do estado do Tocantins. Peguei uns 40 tucunarés entre 1 e 3 quilos...Achei aquilo muito chato, pois o calor era sufocante e os mosquitos e primos estavam numa atividade invulgar. Gostei das águas do Tocantins, que pelo menos onde pesquei eram verdes, lindas.

Outra vez, também como convidado do governo do Roraima, pesquei num lago que não recordo o nome, cerca de duas horas de camionete de Boa Vista. Amigo, o calor era tanto que dava para pegar com a mão, eu suava, a roupa toda melada, grudada...levei equipo de fly, mas os movimentos para lançar só faziam com que suasse mais...Aí vinham os mosquitos...enfim...Definitivamente, pode aparecer marlin azul na beira dessas águas que eu , honestamente, tô fora. biggrin.gifbiggrin.gifbiggrin.giftongue.giftongue.giftongue.gif

Abração

Luiz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
  • Patrono

Oi,

Já viajei por quatro vezes para a amazônia, sendo que das quatro, tres vezes pesquei SOMENTE com mosca por seis dias seguidos.

A quantidade de tucunarés que peguei foram muitas. Teve dia de eu e meu parceiro pegarmos em torno de 80 a 90 peixes no fly.

Os outros barcos que pescavam com bait ficavam incrédulos com a quantidade que pegávamos. Enquanto pegavam em torno de 20 a 30 peixes, nós pegávamos muito mais, como falei. Normalmente saiam de 50 a 60 peixes num dia de pesca com mosca eu e meu parceiro. Muito produtivo mesmo, só tem que acreditar e não montar a sua vara de bait. Ser insistente apenas.

Voce tem que ACREDITAR, esse é o segredo. Nestas tres vezes que fui lá nem montei equipo de bait e nem levei-o para o barco...acredite!

É perfeitamente possível voce pescar com mosca enquanto seu parceiro pesca com bait. Até ajuda, pois o bait faz muito barulho e deixa o peixe mais agressivo e voraz ainda. Ao arremessar atrás de um arremesso feito há pouco pelo seu parceiro que ficar na frente, voce pega muito peixe, muito peixe mesmo.

Um fator positivo é a facilidade de se reposicionar o streamer ou popper na "área de risco", ou seja lá onde os tucunas estão, coisa que com bait não é porque vc terá que recolher até e arremessar de novo. Com mosca voce dá uns puxões e já devolve a mosca no local mais promissor.

Sempre usei linha floating tipo bass bug taper (cabeça mais curta) com streamers e poppers.

Os poppers são menos produtivos, mas saem alguns grandes que são atraídos pelo barulho que faz.

Arremesse entre as galhadas nas primeiras horas da manhã e nas últimas horas da tarde (até as 8h e depois das 16h), pois é mais cansativo.

Usei sempre equipo # 8, mas penso que um nove ou dez seria melhor para os poppers.

Use um dedal para não queimar os dedos de tanto pegar peixes.

Pretendo doravante levar o meu # 6, um # 8 e um novo # 10 que vou comprar ainda.

Todos com linhas floating bass bug e linha sinkint tip razão III para no caso eles tiverem mais embaixo.

Nessas galhadas, arremesse os poppers....tenha um pouco de paciência e espere os círculos concêntricos desaparecerem (nesse momento o tucuna vem ver por debaixo o que é se estiver por ali caçando/na espreita). Dê uma puxada e pare....espere 10 segundos mais ou menos. Dê outra, espero de novo...Saiu da galhada faça outro arremesso no mesmo lugar. Faça no máximo tres numa galhada e considere que não tem "gente" então no meio dela se não sair nenhum, he he he...

Voce irá se surpreender, pois os grandões são mais desconfiados e vêm ver o que é ficando por ali debaixo...

Quando voce nem espera, o bixo "chupa" o seu popper, e é só "segura pião...."

Fico até emocionado de lembrar disso e fico louco para voltar só para pescar com esses poppers que faço da madeira "pau de molongó" que trouxe de lá.

Pouca gente acredita e faz isso, mas creia e faça e divirta-se muito.

Peguei vários de cinco quilos, e muitos entre dois e tres quilos.

Quando voce encontrar um cardume de "popoquinhas" pequenos, pegue a sua # 6 e pegue muitos prá brincar.

Assim voce descansa um pouco da vara # 8 e a vara # 6 ficará tão leve que nem uma pena!

Um dia peguei uns 30 somente numa galhada perto de um drop-off numa tarde.

Moscas:

Poppers com desenroscador em tamanhos corretos para a vara;

streamers com protetores de enrosco nas cores brancas com lombo escuro, nas cores amarelas com lombo vermelho de tamanhos até 14 ou 15 cm de comprimento, com muito brilho.

Faça uma cabeça volumosa com bucktail amarelo embaixo e vermelho em cima. Corpo com fibras sintéticas e muito brilho. Use anzóis 1/0 e 2/0. Para poppers tem que ser anzóis especiais (que não giram) e plumas de peru brancas com lombo verde, ou amarelas com lombo vermelho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Fórum é assim mesmo, hora ou outra tópicos mais antigos acabam sendo resgatados! ^_^

Não tem problema algum, pois acaba sendo interessante p/ quem está com vontade de fazer uma pescaria dessas na região.

T+ :)

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 anos depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.