Ir para conteúdo

Relatos & Boatos Patagônicos 2015 (grupo do Boss)


Postagens Recomendadas

  • Moderador

... e usando anzol sem farpa, basta afrouxar a linha com peixe no puça que o anzol se solta sozinho 4 em 5 vezes, na minha experiência. Ai é só manter o peixe n'água que ele se acalma e fica fácil fazer uma foto, enquanto ele se recupera. Em 20% dos casos, ainda se tem que manobrar pra retirar o anzol. Nesta temporada (que começa amanhã, eh, eh, eh) vou experimentar esta ferramenta para manobrar os 20% de casos em que ainda é preciso retirar o anzol. Acredito que vai ser bom.

release.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Dia 15 resolvi levar os rapazes para pescar no Malleo e o primeiro ponto que paramos chamamos de outras pescarias de "buraco do Neumann". Na verdade o local é conhecido por outros pescadores como sendo "na escola" dentro da reserva Mapuche. Esse local conheço muito bem e resolvi garimpar um poço para ver se mantinha a estatística de capturas. A pescaria não foi má, capturei mais de 15 trutas creio eu. O Marcelo pescou pouco acima em seu "cantinho" preferido. O Carlito caminhou rio acima e o Pimpolho caminhou ainda mais rio acima.

Foto clássica desse trecho mostrando o vulcão Lanin.

PAT2015_80.png

Observem a "ilha" que se forma com o rio tão baixo.

Depois de pescarmos nesse trecho resolvi levar o grupo para o "espraiado das luvas", assim chamado porque lá meu irmão esqueceu as luvas SIMMS dele em um arbusto. Chegamos lá e ficamos surpresos, pois haviam "organizado" o local e obviamente para cobrar os turistas pescadores. Até que não é uma ideia ruim parar lá e pagar 60 pesos para usar o espaço.

Tem dois pontos assim para receber dois grupos de pescadores.

PAT2015_81.png

Mesa, cadeiras, churrasqueira e banheiro.

PAT2015_82.png

Só dá valor ao banheiro que precisa. :D

Está ficando um "luxo" o "espraiado das luvas".

PAT2015_83.png

Essa foto mostra o quanto estava raso o Malleo.

PAT2015_84.png

Absurdamente pesquei bem uma vez no meio dessa "ilha" de pedras.

Muitas pedras nas margens, pouca água no rio.

PAT2015_85.png

Depois do pic-nic a devida soneca.

PAT2015_86.png

Nunca pesquei dessa lado do rio por não conseguir me aproximar para os arremessos.

PAT2015_87.png

Dessa vez tirei onda e pesquei toda a sua estenção até o próximo pool.

T+ :ok:

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Observem bem essas duas fotos, estou pescando sobre a coroa de pedras que separa o rio em duas partes e pesquei bem na parte rasa.

Fausto_Tenkara_zpsba750e7c.jpg

Mal cobre as polainas com o rio mais cheio e na parte rasa onde estou pescando a água chega acima do joelho em vários pontos.

Essa coroa de pedras se estende por bom pedaço do rio Malleo e na seca como podemos observar não tem como pescar no lado raso.

PAT2015_84.png

Aqui é possível ter noção exata do quanto raso estavam os rios esse ano.

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Grande patrão, imagina a alegria de encontrá-los em Junin, um acaso marcado pelo papai do céu (só pode) pois nesse dia Tio Luiz e Jack resolveram ficar descansando, eu e Eliane fomos ver o comércio de Junin. Esse tramo do Limay do anfiteatro é tão lindo e repleto de trutas, que nós resolvemos flotá-lo duas vezes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Sergio meu amigo, naquele dia eu estava no maior bagaço. :(

Meu camarada os sintomas da forte gripe da semana voltaram, eu estava fraco e meio que atordoado com a viagem de Bariloche para Junín e bem desgastado em ter que procurar uma geladeira de isopor no La Anonima, local de nossa última opção, tanto que não encontramos. A geladeira de isopor foi encontrada em Aluminé e numa última tentativa, caso contrário já estávamos improvisando uma caixa de papelão forrada com saco plástico para manter tudo refrigerado.

De fato foi a maior coincidência nos esbarrarmos ao acaso assim em Junín e se tivéssemos planejado, acho que não teríamos nos encontrado. Depois seguimos para Aluminé e a viagem é mais desgastante ainda. O bom nesse caso é ter dois motoristas. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Dia 16 de Março voltamos ao Malleo, em sua parte alta, já dentro do Parque. A intenção era pescar pela manhã e visitar Pukon no Chile. Mas infelizmente a coisa não deu certo. A pesca pra mim foi fraca em qualidade, não pequei nada maior que um chaveirinho. Mas eram tantos que parei de pescar por estar enjoado deles.

28upcfb.jpg

1puy3r.jpg

2vd1ndi.jpg

2lu2o9t.jpg

Aproveitando pra Conhecer o lago que forma o Malleo. Ahhh se agente soubesse que as margens são propicias para a pesca das Fontinalis. Segundo o Alejandro, basta fazer o cast rente a margem do lago, pois é ali que elas ficam, principalmente próximo a boca do lago para o rio.

2i96r6c.jpg

2pzxl41.jpg

Amigo é amigo!!!!!

2m00pl.jpg

Bom como a ida ao Chile melou, voltamos mais cedo pra casa e eu aproveitei pra dormir um pouco e me preparar para o dia seguinte.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Bom como a ida ao Chile melou, voltamos mais cedo pra casa e eu aproveitei pra dormir um pouco e me preparar para o dia seguinte.

Agora conto um pouco do dia seguinte. :ok:

Dia da pescaria no delta do Caleufú, poucos quilômetros de sua confluência com o grande lago.

Acordamos cedo porque já sabia que a viagem seria longa e demorada, e a turma não se opôs ao horário. :ok:

PAT2015_88.png

Se fosse a turma do mi mi mi não teriam saído da cama nesse dia. :laugh:

Foto feita sobre a ponte do rio Collón Curá.

PAT2015_89.png

Na estrada de terra à caminho do Monolito uma surpresa.

PAT2015_90.png

Um cervo macho.

Mais uma surpresa.

PAT2015_91.png

Uma fêmea de cervo.

Consegui a foto da mãe e do filho.

PAT2015_92.png

Próximo do Monolito uma família de javalis.

PAT2015_93.png

Esse é o Monolito.

PAT2015_94.png

Na ponte caída um javali matando a sede.

PAT2015_95.png

Caminhando o rio Caleufú acima me encontrei com mais uma fêmea de cervo.

PAT2015_96.png

Foi a primeira vez que vi tanta vida selvagem no delta do Caleufú.

A pescaria aconteceu como esperava e com ação constante durante a manhã.

PAT2015_97.png

Detalhe de um trecho que o rio Caleufú se divide.

PAT2015_98.png

Os de mais canais ao lado estavam secos.

Um rio que oferece boas capturas.

PAT2015_99.png

No final da tarde, já sem boa qualidade de pesca, caminhei até essa segunda ponte caída.

PAT2015_100.png

Um grupo de argentinos da turma do mi mi mi chegaram pouco antes do almoço e estavam muito mais preocupados em almoçar do que pescar, e sendo assim, pescaram muito mal. Vi dois rapazes muito bem equipados com material de acampamento caminhando rio abaixo para a confluência do Caleufú com a grande represa e a história deles deve ter sido diferente, pois fizeram o que poucos pescadores fazem, pescaram no delta do Caleufú ao anoitecer e não sabemos como é. A volta para Junín de Los Andes é desgastante e recomendo ao motorista uma soneca depois do almoço para recuperar o ânimo para enfrente a longa viagem de retorno, difícil é arrumar uma sombrinha para tirar essa soneca, mas próximo do Molonito tem muitos álamos que fazem boa sombra e javalis para fazer companhia. :graduado:

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

O Celeufú era o dia tão aguardado, a possibilidade real e mais concreta de como falamos " sungar a zorba". Eu e Carlito apostavamos nesse dia. E pra mim a coisa se concretizou. A pescaria foi de um horário só, a manhã, e como já cantado em verso e prosa depois das 12 hs a água ficou tão morna que as trutas sumiram.

Eu e o Carlos rumamos seguindo as indicações dadas pelo Beto Saldanha ao Boss para as ruínas da segunda ponte caída, deixei o Carlito ai, saltei 3 pools, dando espaço para o amigo vir pescando. Já havia decidido que a isca do dia seriam os gatinhos e optei de inicio por um branco, copiado do site Águas Patagônicas.

Link da isca http://aguaspatagonicas.com/moscas/peje-de-craft

Bom entrei no primeiro pool, e lá vem boato. Isca na água, derivou pela margem, foi dragada pela corrente, mend, mend, mend. Começo a recolher a isca, e logo um senhora truta erra o bote no streamer. Quase que me borro todo dentro do wader. Repito o cast e nada, 2, 3 , 4 vezes e nada. E decido logo passar pro segundo pool, logo abaixo. Já que a senhora do pedaço não deu o ar da graça.

No segundo pool repito a operação igualzinho, e Trutchaaaaaa!!!!!!!!

Devido a força da água não tinha como avaliar de início o tamanho, mas a briga não foi lá estas coisas, pois assim que foi fisgada ele resolveu subir a forte corrente, eu fui mantendo alinha tensa e deixando ela subir enquanto andava para a margem. Quando ela sentiu a tração da linha, já estava fadigada, tudo que fiz foi suavemente conduzi-la para a margem, sem medo pois como não queria brincadeira tava usando leader e tipt 2x.

E eis que surge um truta que mediu 55 cm, foi minha truta da temporada.

a5jlgn.jpg

Close, pescar e fotografar sozinho tem destas coisas.

mw4j2w.jpg

Foto!

2yjopbq.jpg

Na mão pra ter uma estimativa do tamanho. Sozinho é uma mercadoria fotografar!!!

33m4idl.jpg

Recuperando para a liberdade.

2qbugww.jpg

Refeito do felicidade e continuando a pescar, neste mesmo pool capturei mais 4 trutas de porte.

mkezr5.jpg

2uoqq2c.jpg

4f4id.jpg

Continuei descendo o rio até que este se encontrou com o lago da represa, mas não tive mais nenhuma ação.

Mas aquele primeiro pool ainda estava na minha cabeça, a imagem daquele imensa barriga branca errando o streamer não saia da minha cabeça. Até hoje não sei se foi a coisa certa a fazer. Repito aquele mesmo processo, isca na margem, deriva, corrente draga, mend, mend, mend, recolhe, recolhe reccc Trutchaaaaaaa!!!!! Jesusssss!!!! Abel canta!!!! e o tipt se rompe!!!!! :grumpy::grumpy::surly::surly::furious::furious::censored::censored:

Isso é pra aprender a verificar o tipt com mais frequência. Provavelmente o tipt já mostrava sinais de desgaste e o zé ruela aqui já não o verificava a muito tempo :rtfm::rtfm: Faz o dever de casa :bag::bag: senão :bad::bad:

Bom a tarde foram mais duas trutas, pescando junto com o Carlito, mas do mesmo porte destas anteriores.

Vimos muita atividade de alimentação no período da tarde mas ação nenhuma, iniciamos uma subida pelo rio até retornar ao ponto de partida.

Olha só o estado que ficou o streamer.

jgikhx.jpg

Embora não tenhamos esbarrado com as marrons migratórias, considero a pescaria do delta do Caleufú imperdível!!!

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Confesso q nem tinha tanta vontade de fazer essa investida mas depois desse mega-relato, se alguém quiser companhia pra SEMANA Q VEM.... to dentro! kkkkkk
Brincadeiras a parte.... TO DENTRO SIM! É SERIO!

Parabens aos amigos! Fotos legais, local top e mesmo sem agua já é nota 10! :bs-aplauder:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

É fisguei um peixe rei e varias trutas do tamanho de um palmo, o casso real que ocorreu quando chegamos à margem do rio Caleufú, vimos o famoso Javali bebendo água, lógico que ele fugiu quando viu quadro pescadores contra um Javali.

O Fausto falou para ir no ponto de pesca mas próximo e ele foi para baixo e Gustavo e Calos Gomes subiu.

Estava muito calor e abafado com clima muito seco,fui para o rio e resolvi voltar para o carro e coloquei uma garrafa de água no canguru do Wader.

E voltei para o rio Caleofú e passei muito próximo do bichinho Javali ele olhou para mim e eu olhei para ele, não tive ação para tirar uma foto e mesmo pensei se eu fosse tirar uma foto o fleche da câmera poderia assustar o Javali.

Mas ele ou ela foi camarada ficamos um olhando para o outro, comecei a andar quando ele ou ela saiu e foi para margem, parou e olhou novamente quando começou a travessar o rio.

Quando chegou do outro lado subiu um barranco e olhou para mim e foi embora, foi fato se estivesse com filhotes não iria contar para vocês.

PA250080_zpsfuluguzb.jpg

Ai esta o amiguinho Javali travesando o rio Caleufú.

PA250078_zpsa3wmqkyk.jpg

Editado por Marcelo R. S.
  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

:):):)

Grande Marcelo,

Pelo teu relato pude perceber que pintou um "certo clima" na tua troca de olhares com o javali..... :wub:

Abração

Odimir

Eu não queria falar nada não, mas foi bem isso que aconteceu. Dava pra sentir a emoção na voz do Marcelo quando nos narrou o encontro.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Só vocês mesmo. :nono::p

Brincadeiras a arte, tanto o toro como o javali só ficou faltando o Puma mais eu sou humano animal, sou capaz de comer os três no café da manha, vocês são maldosos. :yes:

Editado por Marcelo R. S.
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

De fato tem um "puma" lá pelas bandas de San Martin de Los Andes que deve te agradar. :D

Agora essa história de você encarar touros e javalis na Patagônia, nem que a vaca tussa!!! :laugh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Dia 18 de março foi o dia de nossa flotada e por sugestão do Alejandro pescamos o rio Chumehuin Médio, trecho entre a cidade de Junín de Los Andes e a ponte do Manzano. Esse trecho ofereceu uma pescaria muito divertida. Não tenho muitas fotos, pois confesso que por dois minutos acordei igual a turma do mi mi mi. :D

Chegamos ao ponto de partida rapidamente, creio que próximo das 09:00 ou pouco mais.

PAT2015_101.png

Essa flotada serviu também para planejarmos o vadeio que fizemos nesse mesmo trecho no ria 20.

PAT2015_102.png

Com o Chumehuin seco, o vadeio ficou fácil.

PAT2015_103.png

A dupla mais dinâmica do Chimehuin, Pimpollo e Carlito.

PAT2015_104.png

No dia seguinte voltamos para o Malleo e dessa vez em sua confluência com o Aluminé. Fazia muito tempo mesmo que não voltara a esse ponto de pesca e comparando com a única vez que lá estive fiquei muito impressionado com a seca.

Nesse corredor em 2007 pesquei uma linda truta marrom e dessa vez estava quase seco.

PAT2015_105.png

Aqui o Carlito meteu ferro em seu troféu dessa pescaria, uma truta marrom Big One com mais de 20 polegadas.

PAT2015_106.png

Segundo o Carlito ela estava "encalhada" nesse barranco e podia ver sua nadadeira dorsal.

Cinco pools acima o Pimpollo "garimpava" todas as trutas.

PAT2015_107.png

Truta na linha o tempo todo.

PAT2015_108.png

As trutinhas "gritavam" EME DE ERRE (MDR).

Impressionantemente nesse local ferrei com o Andrés em 2007 uma linda arco íris.

PAT2015_109.png

Conheci o guia Andrés ao acaso nesse dia quando paramos para almoçar e ele gentilmente se ofereceu em me ajudar a pescar uma truta que ele estava vendo e eu não. Novato é assim, tem que aproveitar os momentos oportunos como esse para aprender e aprendi. :)

Estou procurando fotos antigas para comparar os trechos que estou mostrando. :ok:

Estacionamos os carros quase dentro do rio.

PAT2015_110.png

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Um pouco atrasado....

A pesca no Malleo, em sua parte alta, valeu a pena. Peguei uma ótima sequência de pools e em todos eles capturei belos exemplares. :ok:

_MG_2554_zpsglisxcl3.jpg

_MG_2559_zpsbfniogab.jpg

("O" Cara lá de cima mandou um raio para acertar um pescador...infelizmente errou, era a chance de endireitar o cabra :p )

_MG_2552_zpslacjdcma.jpg

Boss no Lago Tromen

_MG_2567_zpsjmkuzsdc.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Sobre o Calleufu.

Farei uso das palavras do Chef Pimpollo em determinado dia: "- Fui sparring do Mike Tyson"

Parei numa saída de corredeira e nunca imaginei tantas trutas saltando, comendo, fazendo fuzarca...

Passei todas as iscas possíveis, arremessei de todos os lados, aumentei líder...nada!!!

Saí correndo atrás do Pimpollo, na tentativa de ajuda.

Ele me cedeu um streamer branco e voltei novamente para a corredeira.

Vários casts e consegui duas de bom tamanho...algo próximo de 40cm.

Em determinado momento entra um torpedo...corredeira acima...na minha direção...começo a recolher a linha com a mão desesperadamente e ela decide fazer o inacreditável: Passa entre minha pernas!!!

Entra numa rasura e já sente o peso do cansaço, infelizmente acha a corrente novamente e desce o rio!!! Pára no pool e decide novamente subir!!!

O raio cai no mesmo lugar: Novamente entre minhas pernas!!!

Fica ali por alungs segundos...sinto o líder enrolado na canela...um novo estirão da truta.... e tudo vira boato :mellow:

Penso comigo: "Bem, acabo de perder a truta da pescaria!!! Que merda!!!"

Mal sabia o que me aguardava...

Editado por Carlos Gomes (Carlito)
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Marcelo está demais hein! Puma, touro, javali... É muito amor. :laugh: :laugh: :laugh:

Tô chegando à conclusão que ano passado foi só reconhecimento de terreno... :laugh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Já nos últimos dias, Boss dá a dica de pescarmos novamente no Malleo, bem abaixo da praia das luvas, já no final do rio.

Seguimos cedo, Pimpollo no volante e já dá janela do carro avisto um belo barranco: "Pimpollo, aqui vai sair minha trozoroba!!!"

Carros estacionados, Pimpollo e Boss resolvem subir o rio. Já entro na água, numa rasura danada e começo o downstream num dropper parachute/mdr. Nada de trutas!!!

Visualizo pequenos insetos e lembro da aula do Pablo no dia anterior: Hora de caddis.

Apenas chaveirinhos!!!

Enfim, chego no barranco desejado.

Saio da água, sento na sombra e fico por lá observando...observando...observando.

IMG_1003_zpsr80j1qlf.jpg

Imaginava que com o Sol subindo, os pequenos grilos entrariam em festa e as trutas tb....

Mais de 25min obsrvando e nada...apenas uma sutil subida bem abaixo, quase no final do barranco.

Olho rio acima e vejo Boss fazendo um downstream. Bem, hora de trabalhar.

Desmonto o dropper, aumento o comprimento do tippet 5x e coloco uma PMX

Madam-X-Royal-Parachute-side.jpg

Vou descendo, descendo, descendo....arremessos perfeitos e nada!!!

Logo avisto dois pescadores, um deles me dá Olá e retorna o outro entra no pool rio abaixo (fico até chateado, pois no meu ponto de vista atacou uma "área minha"...enfim, ao longo da história ele irá desempenhar um belo papel).

Já finalizando o barranco, esperanças quase exterminadas....em um ponto de maior profundidade, faço arremesso e uma subida extremamente sutil pega a mosca.

Nem me apavoro, penso eu: Truta pequena.

Dou dois passos para trás na tentativa de rebocar o chaveirinho, mas a vara verga e a truta nem se mexe. Opa!!!!

Novamente, um passo para trás e o caniço verga mais ainda. Ai papai!!!

Começo a refazer os nós na cabeça: Será que amarrei corretamente o tippet? Putz, não conferi o anzol!!! K-c-t@!!! O nó tá uma merd@!!!

E a trozoroba resolve sair da loca...aquela sombra marrom...nem subindo, nem descendo, apenas ali...firme.

Olho rio acima, procurando o Boss. Cadê ele???? :mellow:

Olho rio abaixo e o pescador mirando minha luta, com olhos fixos no meu caniço. Aí sim percebo que era A truta!!! O caniço completamente vergado!!!

E fico naquela dança: Ela chama, dou um passo pra frente. Ela cede, dou um passo para trás.

Aquela neura: Pelo amor de DEUS, não desça o rio!!! Pelo amor de DEUS!!!

Nada feito. Tippet no lombo, uma piscadela e lá vai a marrom ladeira abaixo.

A Abel começa a cantar, coloco a palma da mão no spool tentando um freio constante...e começo correr rio abaixo.

A marrom para numa rasura e novamente cola no barranco. Recomeça a dança: Um passo lá, outro passo aqui, um passo lá, outro passo aqui.

Depois de minutos intermináveis começo a rebocá-la.

E cada vez mais o "oríficio" se aperta. :bag:

Enfim, consigo colocá-la no raio de ação do net.

Três tentativas frustradas.

Vamos lá!!! Não enrola, narigudo!!! Ela vai escapar!!

Mais uma tentativa e coloco o rabo da truta dentro do saco...boa parte do corpo pra fora. Sem chance de pegá-la assim.

Vou tentar pela cabeça: Uma tentativa e nada. Duas tentativas e nada. Terceira e consigo...uma enormidade de rabo pra fora do net.Largo caniço na água e agarro a cauda.

Começo a me preocupar com a foto. Ajeito a truta no net e fico pensando como fazer. Não queria judiar muito da trozoroba.

Sem ninguém lá, o jeito seria uma foto simples: Truta na água.

IMG_1005_zpsqxbiqac9.jpg

Não me conformo e decido chamar o pescador logo abaixo: "Amigo, amigo, poderia me ajudar com uma foto? É uma bela marrom!!!"

Escuto doces palavras: "Si, si , claro!!!"

O gringo vem chegando e de repente dispara com os olhos esbugalhados: -Uuuuuuuurra!!!

IMG_1002_zpshpp7zvik.jpg

Ai, papai!!!! :cool:

Editado por Carlos Gomes (Carlito)
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Grande Carlito essa marrom era sua e não dos pescadores da turma do mi mi mi que chegaram atrasados no rio! :laugh:

Tu mereceu meu amigo e compartilhei contigo essa alegria ao te ver aos pulos nos procurando. Eu havia saído do pool pouco antes e fui fazer algumas fotografias do rio. Nesse meio tempo aparece o Carlito saltando de tanta felicidade e agora vendo essas fotos compreendo o motivo. Para bem garoto, tu mereceu! :okok:

Pelo que pude me informar em várias conversas que tive desde nossa volta, nosso grupo foi muito feliz com os resultados obtidos, pois parece que outros amigos passaram um mal bocado em busca das arco íris e marrons. Seja como for fizemos nosso dever de casa em condições de pesca raramente observadas na região com os rios tão secos. Em situações assim a pesca se torna mais do que fina, se torna desafiadora e tivemos bons momentos. Essa pescaria foi uma grande "escola" para todos nós e passamos com louvor em função da situação que encontramos.

Esse corredor pesquei muito bem em 2013 com o Beto, compartilhamo o espaço e o resultado foi ótimo. Esse ano voltei para fazer a pescaria sozinho e pesquei bem também. Ao longo da margem próxima ao barranco as trutas bem ativas.

PAT2015_114~0.png

Observei esse ano algo que não havia observado em anos anteriores, tanto que comentei com o Carlito, a água não estava cristalina, não estava limpa, dava a impressão de estar suja, principalmente nos trechos mais abaixo próximo da confluência onde o Carlito pescou a grande marrom.

Fiz essa foto do mesmo local, mas agora estou acima do ponto anterior fotografado e é o mesmo corredor, é o mesmo pool.

PAT2015_115.png

Pesquei ele em toda a sua extensão na margem direita rente ao barranco e pela primeira vez passei toda sua extensão com tranquilidade e segurança, pois dependendo da época não tem como pescar, principalmente em novembro.

Pesquei essa bela arco íris.

PAT2015_123.png

Foto feita mais acima para comparar com foto feitas em outra temporada.

PAT2015_116.png

Foto de 2013 do mesmo local.

PAT20130120-05.jpg

Corredor bem difícil de pescar com o rio cheio.

PAT2015_117.png

Local onde o Jost pescou a marrom dele em 2013.

PAT2015_118.png

O Jost deve ter uma foto melhor do local e aí está a prova do crime.

PAT20130120-17.jpg

Dessa vez Jost desci toda a corredeira pelo meio dela, algo impossível de ser feito com o rio menos seco.

Outro local que conheço bem, pois tenho um "desafeto" nesse barranco. :D

PAT2015_119.png

O mesmo local pouco abaixo.

PAT2015_120.png

Me senti realizado nesse dia e feliz por termos pescado bem todos esses dias. :ok:

PAT2015_121.png

Missão dada, missão cumprida. :okok:

T+ :bye:

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Creio que esse foi o relato mais longo que participei, ao menos é com fotografias, pois tem mais de 120 imagens minhas em todas as páginas desse tópico. :)

Tive até que aumentar minha cota no álbum de fotografias. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Sobre o Calleufu.

Farei uso das palavras do Chef Pimpollo em determinado dia: "- Fui sparring do Mike Tyson"

Parei numa saída de corredeira e nunca imaginei tantas trutas saltando, comendo, fazendo fuzarca...

Passei todas as iscas possíveis, arremessei de todos os lados, aumentei líder...nada!!!

Saí correndo atrás do Pimpollo, na tentativa de ajuda.

Ele me cedeu um streamer branco e voltei novamente para a corredeira.

Vários casts e consegui duas de bom tamanho...algo próximo de 40cm.

Em determinado momento entra um torpedo...corredeira acima...na minha direção...começo a recolher a linha com a mão desesperadamente e ela decide fazer o inacreditável: Passa entre minha pernas!!!

Entra numa rasura e já sente o peso do cansaço, infelizmente acha a corrente novamente e desce o rio!!! Pára no pool e decide novamente subir!!!

O raio cai no mesmo lugar: Novamente entre minhas pernas!!!

Fica ali por alungs segundos...sinto o líder enrolado na canela...um novo estirão da truta.... e tudo vira boato :mellow:

Penso comigo: "Bem, acabo de perder a truta da pescaria!!! Que merda!!!"

Mal sabia o que me aguardava...

Da próxima vez da uma olhada antes - http://www.mosqueirosdorio.com.br/forum/index.php?showtopic=9687&hl=puyen#entry102795- de qualquer forma linda pescaria

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

Venho acompanhando o relato a cada postagem, e quero parabenizar os participantes desta linda excursão de pesca pela clareza e detalhes das narrativas, que nos posiciona no próprio cenário de pesca, fazendo-nos sentir as agruras e dificuldades de se pescar na Patagônia com clima seco e escassez de águas.
Por outro lado, leva-nos a conhecer outras facetas destas paisagens e também a vibrar e valorizar cada captura feita pelos companheiros !
Obrigado por postarem e relatarem tudo tão minuciosamente !

Grande abraço

Odimir

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Li pela quarta vez todo o relato e só agora consegui anotar as coordenadas, outro dia salvo no gps.

Este relato deveria ser fixado está ficando cada vez melhor! :mestre:

Tem muitas informações, dicas, comparações com outros anos e muitas imagens que facilitam muito o reconhecimento dos locais!

Informações preciosas p/ quem pretende pescar na Patagônia!

Agradeço por compartilharem!

Grande abraço aos amigos.

Edu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Flotada.

Não posso deixar de fazer uma observação com relação a flotadas. Coisa que não tinha condição de fazer na primeira vez.

Considerei a flotada um ótimo exercício para treinar controle de linha e da mosca na água, isso quando se trata principalmente de secas. Tomo por base todos os componentes que devem ser compensados para se manter a moscas na linha de alimentação. 1 correnteza, 2 arrasto da linha na água, 3 a velocidade de deriva do bote. Ou seja temos que compensar estes três vetores de força para manter a mosca no lugar certo.

Na parte da manhã frio, muito frio. Iniciamos com parachutes e capturamos muitas trutinhas na faixa de 20 a 25 cm.

2wdpvfc.jpg

Na parte da tarde hopper, ai a coisa muda de figura.

Deste tamanho ta bom!

24q5rg5.jpg

Mas ai melhorou!

2dudw2b.jpg

Até que no final da tarde já quase para passarmos por debaixo da ponte do manzano, sinto um leve peso na isca. Vara pro alto e TRUTCHAAAAA!!!!!! :yahoo:

Uma muito da mal intencionada :devil2: pois logo tomou a correnteza e fiquei vendo a linha ir embora. Leve toque na carretilha pra adicionar um freio, e la "toro o tipit na costas" e lá se vai o backing. Depois de cerca de uns 10 metros de backing o guia Pablo, já preocupado com minha frieza e calma chama a atenção e manda eu pesar mais o freio. Missão dada, missão cumprida. Depois brigo com ela na carretilha mais uns minutos, Pablo pula do bote e pronto.

10788xt.jpg

2itsj5z.jpg

Pronta pra voltar!

29pry55.jpg

No dia 19 voltamos ao Malleo, e como se já sabendo que o tempo estava terminando, o rio me deixou com sabor de quero mais, pois não me rendeu nada de notável. Embora tenha garimpado ótimos pools. Foi dia de muito vento e água morna, principalmente a tarde.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Dia 20 o plano era fazermos o corredor dos Alamos do manzano de vadeio. Mais a preguiça falou mais alto e nos juntamos a turma do mi mi mi :whistle::whistle: e dormimos até as 10 hs. Mas ai quando vi o Boss e o Marcelo indo pro rio, não aguentei. Aproveitei a oportunidade para cumprir a promessa que tinha feito ao Boss de pescar com Tenkara. Na parte do rio que passa pelos fundos da cabana fiz a festa.

1faank.jpg

4hxnrp.jpg

10xzl0j.jpg

Terminei assim minha aventura solo na patagônia, pescando leve e despreocupado nas água do Chimeruín. Estou preparando algumas considerações que posto mais pra frente, para aqueles que querem se aventurar solo pela primeira vez. :bye::bye::bye:

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
Dia 20 o plano era fazermos o corredor dos Alamos do manzano de vadeio. Mais a preguiça falou mais alto e nos juntamos a turma do mi mi mi :whistle: :whistle: e dormimos até as 10 hs.

Aí enfraquece!!! :laugh:

A turma do mi mi mi não existe quando estou junto! :happy:

Alvorada às 06:00 ou "pede pra sair 06"! :D

Missão dada, missão cumprida.

Esse é o meu garoto!!! :okok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.