Ir para conteúdo

Algumas secas e emergentes


Postagens Recomendadas

  • Moderador

:):):)

Pessoal,

No decorrer do ano vou aproveitando o tempo disponível, principalmente nestes feriados prolongados para ir atando algumas moscas que vou selecionando e nas quais estou disposto a apostar algumas fichas na próxima temporada.
Aí estão algumas delas que atei recentemente.

Grande abraço

Odimir

Imagem002.jpg

Imagem003.jpg

Caixas para moscas adquirida na Patagônia.
Esta é construída com um tipo de madeira conhecida como Radal.

Imagem004.jpg

Air Head (Gary LaFontaine) atadas em anzóis TMC 100 #16/#12/#10

Imagem005.jpg

Halo Emerger (Gary LaFontaine) atada em anzol TMC 100 #16

Imagem007.jpg

Halo Emerger (Gary LaFontaine) atada em anzol TMC 100 #22

Imagem011.jpg

Imagem014.jpg

BWO upright CDC wing (Stig M. Hansen) atada em anzol TMC 100 #16

Imagem051.jpg

Imagem053.jpg

Sierra Bright Dot (Dorothy Bright) atadas em anzóis TMC 100 #18 e #10

Imagem047.jpg

Seguindo uma sugestão do Fausto atei algumas Air Heads, acrescentando perninhas de borracha e algumas modificações.

Air Head com perninhas (egg laying caddis), anzol TMC 2312 #8 (2XL)

Imagem054.jpg

Imagem055.jpg

Air Head golden stone

Imagem074.jpg

Imagem075.jpg

Imagem079.jpg

Editado por Odimir
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Lindas moscas! :mestre::mestre::mestre:

Imagem051.jpg

Imagem047.jpg

A caixa também é uma obra de arte, muito bacana! :bs-aplauder::bs-aplauder::bs-aplauder:

André,

Troquei informações com o criador desta BWO, Stig M. Hansen, e me assegurou ser uma de suas moscas mais eficientes.

Vista pela parte inferior, apresenta o perfil bastante parecido com uma comparadun, que são moscas reconhecidas como efetivas durante as eclosões.

A Bright Dot é um atractor genérico usado no norte da Califórnia desde 1950 e muito recomendado pelos guias do Leland Ranch,

em Sonoma Valley.

Vamos testar e ver se devo adiciona-las a minha caixa de moscas.

Grande abraço

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

BWO é bonita! E a Halo parece efetiva!

Giuliano,

A Halo foi desenvolvida por Gary LaFontaine, após muitas horas de observações subaquáticas juntamente com sua equipe de mergulhadores.

Suas pesquisas sobre o gatilho disparador de ataques das trutas foi concluído em em aquário com fundo espelhado quando detectou a formação do halo por beves instantes, representado na imitação pelo etafoam.

Vamos testar.....

Grande abraço

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Lindas moscas Mestre!!!!!!!!

Abração e linhas tensas!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Time de primeira, numa caixa linda. Agora é só esperar a próxima temporada. :yes:

Obrigado Sergio !

Sempre que posso busco atar novas moscas e testar a cada nova temporada, e assim vou selecionando as que devem permanecer em minha caixa de moscas.

Grande abraço

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Fly box espetacular! :okok:

Até as dobradiças e o fecho são de madeira. :ok:

Essa aqui é inafundável. :D

Imagem005.jpg

Nem fazendo um imenso swing e em dropper. :laugh:

T+ :)

:):):)

Fausto,

Lamentavelmente estas caixas de madeira já não são encontradas com facilidade como antes.

Felizmente ainda tenho algumas que adquiri nos bons tempos.

Esta mosca, Air Head, certamente tem uma excelente capacidade de flutuação e atei pensando em utiliza-la em situações de correnteza mais forte.

Também oferece uma boa visualização.

Grande abraço

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

É uma baita Caddis e mete perninhas de borracha nela para transforar em Madam X. :ok:

Vamos ver o que invento por aqui. :happy:

:):):)

Fausto,

Parece ser uma boa ideia.

Vou atar uma em anzol mais longo (2XL), usando dubbing de Haretron na cor "golden stone" e acrescentar além das perninhas de borracha uma cauda de golden pheasant tippets.

Grande abraço

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Não tenho palavras sempre que você ata as moscas são sublime, estão perfeitas.

Grande abraço e parabéns. :bs-aplauder::bs-aplauder::bs-aplauder:

:):):)

Grande Marcelo, obrigado !

Isto me estimula a tentar atar cada vez melhor !

Abração

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Odimir, como sempre muito bem atadas nos mínimos detalhes! Parabéns! Agora colocar a prova! Abraços

:):):)

Grande Rodrigo, obrigado !

Devo testar na Patagônia chilena

Este ano a temporada começa mais cedo para mim, outubro !

Grande abraço

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

:):):)

Ola Marcelo, muito obrigado !

Seja bem vindo e sucesso nas vendas !

Grande abraço

Odimir

Muito Obrigado, não perco seus posts tanto no face quanto aqui e assim apreciar as belas moscas que ata.

Obrigado pelo votos,

Abração,

Marcelo

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

É uma baita Caddis e mete perninhas de borracha nela para transforar em Madam X. :ok:

Vamos ver o que invento por aqui. :happy:

:):):)

Fausto,

Ordem dada, é missão cumprida ..... :headsetsmiley:

Editei o tópico e acrescentei fotos de Air Heads, nas quais acrescentei perninhas de borracha e também caudas com tippets de faisão dourado.

Utilizei ethafoam com espessura maior, de aproximadamente 1 mm, obtendo assim um volume maior da cabeça e também melhor capacidade de flutuação.

A mosca realmente flutua muito bem e apresenta muito boa visibilidade à distancia.

Usei anzóis TMC 2312 #8 (2XL) e também Mustad 94840 #8 (ficaram muito boas !).

Grande abraço e obrigado pela sugestão !

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Halo Emerger (Gary LaFontaine) atada em anzol TMC 100 #16

Imagem007.jpg

Halo Emerger (Gary LaFontaine) atada em anzol TMC 100 #22

Imagem011.jpg

Imagem014.jpg

BWO upright CDC wing (Stig M. Hansen) atada em anzol TMC 100 #16

Imagem051.jpg

Imagem053.jpg

Sierra Bright Dot (Dorothy Bright) atadas em anzóis TMC 100 #18 e #10

Imagem047.jpg

_ As 02 últimas são lindas !! Nunca vi ao vivo; mas imagino a dge movimentação do "CDC" (se identifiquei certo ), visto sob o ângulo do peixe...

Giuliano,

A Halo foi desenvolvida por Gary LaFontaine, após muitas horas de observações subaquáticas juntamente com sua equipe de mergulhadores.

Suas pesquisas sobre o gatilho disparador de ataques das trutas foi concluído em em aquário com fundo espelhado quando detectou a formação do halo por beves instantes, representado na imitação pelo etafoam.

Vamos testar.....

Grande abraço

Odimir

Mestre e colegas,

Evito perguntar sobre o que se pode pesquisar fácil ( com limitações linguísticas e outras; e usando Google + translate, não muita coisa...). Acho super interessantes informes como o acima. E se não for abuso nem incômodo, agradeceria mínimas palavras sobre o "momento", na Natureza, em que há a "formação do halo por breves instantes" e "o que" e "como" reage com a água ou é liberado nela, causando tal formação. Na Natureza, ele tb se concentra na região do tórax / asas, ( as mais volumosas, possivelmente liberando mais partículas a reagirem com a água circundante ?

Abç.

Editado por Ilza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Comprovando postura acima, antes msm q algum amigo tivesse tempo de responder. Inquietação levou ao achado de algo ref o momento em que a emergente dun quebra a casca ( "exoesqueleto" primário ?) e liberaria um gás gerando como que uma "aura" branca em torno do torax.

Disto, surgem outras questões:

1)A linda BWO, com CDC, de certa forma tb formaria um quase halo, qdo a mosca é vista de baixo pra cima, ainda que, às vezes, com ângulo um pco inclinado pelo peixe?

2)Ainda que em cores diferentes, podemos esperar que hackles atados na parte superior , cf se vê nalgumas iscas ; ou mesmo frontais ( que acabam ficando inclinados na água, pelo peso da curva do anzol_ ainda que esta seja levemente apoiada por fibras) acabem gerando, com diferentes graus de eficiência, o tal halo, por retenção de água e ar entre as fibras dos hackles; ou pelo conj das mesmas e seus leves movmtos turvando a água ( com reflexos que sejam) no limite de suas fibras, vistas das profundezas ?

3) Outros tipos de insetos gerariam algum halo, ainda por origem diversa do rompimento da casca?

4)Outras considerações sobre o "halo" ?

Relevem a ousadia. Mas a curiosidade é maior que a vergonha p eventual incômodo.

Familiares dizem que estamos enlouquecendo c a idade e, no fly, parecendo crianças na fase dos "por quês ??"...kkk

abç.

Editado por Ilza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

Ola Ilza,

Tuas dúvidas são pertinentes.
No seu livro "The Dry Fly - New Angles", Gary La Fontaine descreve de maneira extensa a formação do halo, que tentarei traduzir de maneira o mais compacta possível.

Pelas observações de ninfas de efêmeras no processo de eclosão presas no filme da água, com parte do corpo submerso e parte do tórax acima da superfície no aquário de fundo espelhado, uma característica em forma de aura se formava por um breve intervalo de 10 a 20 segundos.
Do conjunto de suas observações subaquáticas, Gary também deduziu que esta característica de formação de aura ou halo está diretamente associada ao processo seletivo das trutas na captura de emergentes na superfície.
Os estudos no aquário revelaram que uma mayfly emergente cria uma aura, não um brilho mas uma luminosidade suave, quando o inseto sobe liberto de sua pele ninfal.
Este é um processo ótico e é explicado pela passagem ou infusão da luz do céu aberto através da fina e esticada camada de pele, que foi rompida na parte superior e empurrada para cima e para os lados para dar escape ao novo inseto.
Bolhas de ar refletidas ao redor do menisco, contribuem para o efeito.
Visto pela parte inferior, este inseto representa estar vestindo um halo.
A imitação criada por Gary LaFontaine utilizando etafoam,exagera este efeito na expectativa de potencializar o gatilho disparador de ataques pelas trutas.

Grande abraço

Odimir

Editado por Odimir
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

:) Olá.

Muito muito grata, Mestre.

Estes e outros fundamentos, talvez porque distantes da maioria de nós: as partes mais interessantes dentre as coisas afins .

Sabia que podia contar com teus esclarecimentos....rs... :mestre: e contumaz atenção.

Abção!

Editado por Ilza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Ilza, valeu pelas dúvidas! (que eu nem sabia que também tinha, e que foram muito bem explicadas pelo Odimir!)

Editado por Tcheigor
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Ilza, valeu pelas dúvidas! (que eu nem sabia que também tinha, e que foram muito bem explicadas pelo Odimir!)

Esse assunto é complexo demais para mim. :wacko2:

Devo dizer também que é a primeira vez que esse assunto é levantado e estou no mesmo barco do Tcheigor. :bag:

T+ :)

Baita consolo, os post dos 02 !!! :yes:

Fico cafifada, qdo esbarro num detalhe ou fundamento para atado, pesca, etc., focado em saberes inéditos e determinantes ( Ctrl C , Ctrl V) . Se só conhecidos de poucos sábios; sorte toparmos com um com a grandeza do prazer em reparti-los. :mestre:

Vcs consolam minha ousadia, Theigor e Fausto! :ok:

Editado por Ilza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Moderador

Tambem nunca havia me detido nestes detalhes...acho que estou precisando observar mais.

:):):)

Luciano,

Da forma como Gary LaFontaine enfatiza certos detalhes parece que são importantes !

Grande abraço

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.