Ir para conteúdo

Nós básicos para o Fly


Postagens Recomendadas

  • Moderador

Fly-fishing-knots_zps0c25f0ac.jpg

Os nós acima são o básico do básico. Sei que cada um terá sua própria receita para o sucesso, mas com os nós acima um pescador consegue se virar nos 30.

  • Like 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

A única questão contra o Palomar é que ele exige a inserção do tippet dobrado no olho do anzol... isso nem sempre é possível, especialmente em moscas do tipo que uso (#16-#18). Afora isso, um excelente nó, bom para streamers.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

A única questão contra o Palomar é que ele exige a inserção do tippet dobrado no olho do anzol... isso nem sempre é possível, especialmente em moscas do tipo que uso (#16-#18). Afora isso, um excelente nó, bom para streamers.

Realmente Jost, não é para mini moscas, para estas eu prefiro o Duncan. E na tenkara também.

Editado por Jorge Pozzobon
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...
  • 7 meses depois...
  • 4 semanas depois...
  • Mosqueiro

Muito legal, uso quase todos eles, mas principalmente Perfection Loop (linha de fly com líder), Duncan Loop (para moscas pequenas, como comentado pelos nossos amigos) e Nail knot (hacking para linha de fly), para os grandes estremares (de Tucunas, com anzóis 2/0 e similares), uso o Palomar, assim como no equipo de casting de minha esposa, que usa braided lines, o Palomar é o mais indicado para evitar que a linha arrebente no nó no momento do strike dos tucunas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Mosqueiro

Eu uso bastante essa "tabelinha"...hehehehe

Uso, basicamente, o duble surgeon's loop pra linha de fly-leader e leader-tippet. Não gosto muito do perfect loop, quando o fiz, ele escorregou e não confiei muito nele...

Além dele, o inproved clinch para as iscas e ele também no lugar do blood knot.

Se observarem, o blood knot é basicamente o improved clinch, devendo, apenas, finalizar passando a potna da linha pelo loop que forma.

Eu faço esse nó para confecção dos meus leaders e até hoje, não tive problema.

Grande abraço a todos!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
  • 9 meses depois...
  • Patrono

Eu uso o Pitzen ou Eugene bend ou 16/20 para atar a mosca no tippet. Me adaptei bem a ele em condições de frio, baixa luminosidade e "encurtamento braçal".. Perco menos linha e não deixa marca.

pitzen_knot.jpg

Editado por Neumann
  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Eu usava direto o Improved Clinch, mas ele deixava o nylon todo mascado mesmo com lubrificação de água ou saliva.

De uns tempos para cá (~2 anos) me forcei a usar o Duncan Loop e os resultados melhoraram sensivelmente. O nó também é fácil de fazer com os enregelados dedos patagônicos, lusco-fusco e cegueira senil. Praticamente não deixa marcas e raramente rebenta sob pressão.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • 2 semanas depois...
  • Mosqueiro

Interessante como esses desenhos sempre nos fazem relembrar e dar aquela conferida como fazemos na prática lá, com os dedos molhados, ou o peixe batendo na nossa frente.

Bacana o tópico...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.