Ir para conteúdo

Porque a Truta e considerada espécie invasora no Brasil?


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Notícia quentinha sobre isso, mais especificamente sobre os mosqueiros do Brasil, em http://www.abpm-brasil.com.br/noticia/76

Abraços,

Zorrer

Boa notícia!!

mas essa parte necessita de revisão

O "pescador é, na sua imensa maioria, homens do sexo masculino com faixa etária entre 30 e 40 anos de idade."

:blink: :blink: :D :D :D :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Senhores,

estava pesquisando aqui após conversa com o Jamanta, e me ative a legislação estadual aqui do PR, o qual existe um Programa Estadual de Espécies Exóticas Invasoras, e Planos de Ação para controle das mesmas.

Porém, para a truta arco-íris, objeto desta discussão não foi traçado nenhum plano de ação.

Talvez até mesmo por seu gradiente de dispersão ser super limitado por temperatura e qualidade de água.

Na minha opinião e de maneira simplória, julgo a truta como um bio indicador de qualidade de água. Mas isso é uma outra discussão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Mais informações:

Lista de EEI da fauna no PR,

http://www.iap.pr.gov.br/arquivos/File/Atividades/INVASORAS/fauna_atual.pdf

Categorias :

I - Espécies que não devem ser cultivadas ou criadas ficando seu uso em qualquer uma das formas proibido.

II - espécies utilizadas em sistemas de produção e com valor comercial que podem ser criadas ou cultivadas em condições controladas, sobre regulamentação específica. ( categoria da truta)

Mais materiais sobre o programa.

http://www.iap.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1060

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Cada vez mais estou convencido que pode sim ter trutas no rio. Pois a diferença de agua que os rios geram a medida que vão baixando de altitude limita o peixe, logo, controla.

Ademais, a lei em questão está vigente.

Mas vamos com calma, ainda estamos todos estudando o assunto.

Parabens a todos envolvidos no topico, pois o resultado foi algo bombastico.

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fico muito feliz em ter iniciado o topico e espero que os amigos ajudem a levar a frente a ideia , agora que sabemos que existe de alguma forma uma brexa na lei!!!! Vamos lutar pela preservacao e protecao das nossas aguas. Para que os nossos filhos possam um dia pescar as especies que pescamos hoje!!! Muito obrigado por toda a participacao no topico!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Muito bom! Espero e torço pra que essa pesquisa/consulta/conversa gere bons frutos.

Acompanho regularmente as notícias de Friburgo, principalmente as relativas ao meio-ambiente e à pesca. O Secretário Estadual de Desenvolvimento Regional, Felipe Peixoto e a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj) estão constantemente presentes em ações que fomentam/oferecem suporte ao desenvolvimento da pesca/agricultura na região.

A última notícia de que me lembro foi a entrega de um caminhão frigorífico para o escoamento da produção de truta e tilápia na região. Nessa mesma reportagem dizia que ele estaria de volta no início de setembro para entregar o caminhão de transporte de peixes vivos.

Reportagem do Jornal A Voz da Serra: http://www.avozdaserra.com.br/noticia/24208/nova-friburgo-recebe--caminhao-frigorifico

Pode ser um bom contato, já que ele parece ter interesse no desenvolvimento do setor e está sempre presente na região.

Lembrando que em Novembro, teremos um evento que acontece anualmente, que está na 7ª edição e que seria excelente pra colocar o assunto em debate amplo: O Festival de Truta de Nova Friburgo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Mosqueiro

André vc falou do festival de truta...

Me lembrei de uma edição, creio que foi a primeira, que soltaram varias trutas dentro do laguinho do Centro de Turismo daqui de Friburgo... Na praça do Centro...

Daí o pessoal ficava lá pescando com varinha de bambu e ração.... Tinha um caboclo todo vestido de mosqueiro, que ficava lá coordenando a pesca... Alguém sabe quem era este?!

Eu na epoca nem imaginava pescar de fly... Devia ta passando de sk8 quando vi isso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Não sei dizer quantos criadores importam de SP, mas sei que alguns produzem seus próprios ovos e embriões lá em Friburgo mesmo.

A última estatística que vi do estado do RJ cita a produção de 12 toneladas mês, somando a produção de Petrópolis-Teresópolis-Friburgo e Visconde de Mauá-Penedo.

Só a Fazenda Velho Araribá, parte da antiga São João, produz cerca de 3 toneladas por mês, eles possuem matrizes e fazem reprodução no local. Alguns outros pequenos criadores da região de 3 Picos também produzem sem importam ovos/embriões. Na Truticultura Luiza, na estrada Tere-Fri, também há produção própria, da última vez que estive lá (mais de um ano), estavam iniciando a produção de truta salmonada.

Mas é difícil dizer, tem muito criador pequeno. :wacko:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Pois entao.

A lei permite a introducao de trutas nos cursos de agua onde ela ja exista desde que o estado em que esta este rio produza os ovos.

Se o estado do rio de janeiro produz, e o mdc ja tinha trutas e esta provado q tinha, pode haver o manejo.

Estamos trabalhando dentro da abpm em um projeto para adauirir estas licencas. Assim que agente aprender o caminho passamos para os outros estados fazerem o mesmo.

É um pouquinho complicado mas estamos achando q ue vai dar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.