Ir para conteúdo

Teste #1: Vamos lutar pela preservação de nossos peixes?


Defeso para as trutas das Serras Gaúchas  

16 votos

  1. 1. Você é a favor ou contra?

    • A favor
      14
    • Contra
      2


Postagens Recomendadas

Afinal, qual é a Sua?

VOCÊ é a favor ou contra o estabelecimento de um período de defeso para a pesca esportiva de trutas em São José dos Ausentes tendo em vista que há evidências científicas e técnicas de que as TRUTAS SE REPRODUZEM SIM nos rios de altitude do nordeste gaúcho?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

apesar de ser um assunto muito polemico, sempre serei A FAVOR da preservação de toda e qualquer especie de peixe...

e se isso fosse seguido em todas as modalidades e para todas as especies, seja ela em agua doce ou salgada, seria uma maravilha...

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Arno!
Existem estudos sobre a reprodução das trutas nestes locais mesmo?
Pode me passar as fontes?

Tenho bastante interesse...

Abraço!

Editado por Artur
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

O estudo que eu li dizia que as possibilidades de reprodução natural são quase nulas devido a conformação dos rios.

Além de outros predadores naturais que existem no rio. Quem conhece lá sabe do que estou falando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

O estudo que eu li dizia que as possibilidades de reprodução natural são quase nulas devido a conformação dos rios.

Além de outros predadores naturais que existem no rio. Quem conhece lá sabe do que estou falando.

Foi o que pensei...

Mas sempre existiu uma pontinha de esperança de que houvessem algumas remanescentes nos poços durante o verão...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

SIM, sou a favor do defeso das trutas no rio Silveira, em todos os rios de altitude do Rio Grande do Sul, e muito mais favorável ainda em todos os rios de altitude de Santa Catarina, e em qualquer outro rio deste país e, do mundo inteiro, que ofereçam condições para as trutas se reproduzirem!

Bom, antes que os pré-julgamentos condenatórios iniciem, permitam-me algumas explicações:

Para aqueles que não me conhecem direito, quero me apresentar: sou o coordenador do projeto pró-ausentes, tarefa que desempenho desde 2011. Esse projeto foi um acordo estabelecido entre os pescadores e as pousadas do Vale do rio Silveira em Ausentes, visando à retomada da pesca esportiva de trutas no tramo do rio inserido nas suas propriedades.

Em 2010, a atividade de pesca em Ausentes estava praticamente desaparecendo. Os pescadores já não se interessavam mais para ir pescar na região, as pousadas estavam apreensivas e, se não fosse a intervenção do pró-ausentes em 2011, hoje talvez não existisse mais pesca de trutas por lá. E o que era visto por mim como o pior: os mosqueiros não se interessariam mais por pescar o melhor peixe para a modalidade pesca com mosca, a truta.

Então, o projeto pró-ausentes visou primeiro à retomada da pesca, o que realmente aconteceu. Em poucos meses após seu lançamento já conseguimos a adesão de quase uma centena de mosqueiros, número esse que vem aumentando a cada ano.

Para que esse projeto tivesse êxito, tivemos de adotar uma estratégia segura, culminando na permanência das regras praticadas há 14 anos. Se adotássemos algo diferente teríamos muita dificuldade de explicar isso aos mosqueiros, o que acabaria por prejudicar o projeto.

O costume para o mosqueiro aqui do Brasil é a pesca de trutas no inverno, justamente na temporada de desova delas. Mas não se muda isso de uma hora para outra: é preciso trabalhar com calma, tempo e paciência (muita paciência com alguns).

Em Santa Catarina, deparamo-nos com um cenário diferente de Ausentes. Não havia muita pressão de pesca e os rios oferecem totais condições para elas se reproduzirem. Começamos, então, a trabalhar para divulgar esses locais aos mosqueiros, mas dentro de regras que julgamos corretas como a proteção do período de defeso das trutas. Procurando evitar, assim, o mesmo erro cometido no inicio da pesca de trutas em Ausentes, por volta de 1997.

Mesmo após o inicio do pró-ausentes em 2011, ainda estamos mantendo a pesca liberada o ano todo em Ausentes, até como uma válvula de escape para tirar a pressão pela pesca em Santa Catarina nos meses de inverno. Em paralelo, estamos trabalhando junto às prefeituras dos municípios serranos do estado para a consolidação de leis que regulamentem a pesca, visando sempre à proteção das trutas nos rios. Este nosso trabalho em Santa Catarina tem nome: Rota da Truta.

Entendo que o modelo atual de Ausentes não deva permanecer assim por muito tempo. Tanto que já estamos realizando estudos visando modificar os parâmetros atuais da pesca. Mas isso não é a mesma coisa que virar a chave de um carro e sair andando. Tem muita coisa a ser resolvida antes. Sem contar que, mesmo próximos, o clima no verão em Ausentes é diferente de SC, além da diferença na estrutura dos rios. Enquanto no RS os rios são desprovidos de matas ciliares, o que faz a temperatura da água se elevar muito no verão, em SC eles são completamente fechados em quase toda sua extensão, garantindo assim águas mais frescas o ano todo. Se tivessemos que estabelecer um período de defeso em Ausentes, este seria seguramente no verão, período no qual elas ficam muito debilitadas pelas condições do rio.

Caso o projeto rota da truta obtenha sucesso nas investidas que está fazendo junto ao governo federal para mudar o status da truta aqui no Brasil, poderemos pensar em realizar manejos nos rios onde ela já existe e dai, quem sabe, voltarmos a discutir a não obrigatoriedade de um período de defeso anual.

Abraços,

Zorrer

Arno, é só você perguntar que a gente responde! Nestes ultimos anos você vinha sempre com insinuações, e assim não tinhamos como responder. Pergunte civilizadamente e terás sempre nossas respostas. E, por favor, responda também objetivamente, sem insinuações e defenda com clareza seu ponto de vista. Todos ganhamos com isso!

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

É evidente que muitos não conhecem a realidade do Silveira, mas deixando de lado a EVIDENTE DEMAGOGIA CIENTíFICA E TÉCNICA que sua pergunta com certeza iria provocar, me atenho em lhe responder, sou a FAVOR do Defeso, pt.

Zorrer, excelente resposta explicativa , clara e objetiva.....direta, principalmente as tres ultimas linhas.....

Dilvo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Sobre o Ausentes eu digo o seguinte, se as trutas se reproduzem lá, então o defeso já existe há muitos anos no trecho que não compreende à área pescada do rio, que é no máximo 4Km.

Mas e nos outros trechos do rio, onde ninguém pesca, tem trutas?

Se elas se reproduzem mesmo, tem. E se nós acreditamos que tem, o que estamos fazendo nós que não vamos pescar rio acima e pegar as cavalonas que devem estar por lá? Não é só por comodidade, todo pescador é aventureiro e se fosse bom de peixe em outros pontos, mesmo sem infraestrutura o pescador iria.

Alguém já tentou com sucesso? Existem realmente sobreviventes e povoantes em outros trechos do rio? Existem trutas bandeirantes gaudérias desbravando (e conquistando) território rio acima? Ou histórias de moradores locais?

Minha opinião é que se houver realmente uma população de trutas estabelecida ao longo do rio é mais do que óbvio o defeso!

Agora se só tem trutas ali naquele trecho...

Ah, e abrindo o meu voto, eu votei sim.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Ausentes eu digo o seguinte, se as trutas se reproduzem lá, então o defeso já existe há muitos anos no trecho que não compreende à área pescada do rio, que é no máximo 4Km.

Mas e nos outros trechos do rio, onde ninguém pesca, tem trutas?

Se elas se reproduzem mesmo, tem. E se nós acreditamos que tem, o que estamos fazendo nós que não vamos pescar rio acima e pegar as cavalonas que devem estar por lá? Não é só por comodidade, todo pescador é aventureiro e se fosse bom de peixe em outros pontos, mesmo sem infraestrutura o pescador iria.

Alguém já tentou com sucesso? Existem realmente sobreviventes e povoantes em outros trechos do rio? Existem trutas bandeirantes gaudérias desbravando (e conquistando) território rio acima? Ou histórias de moradores locais?

Minha opinião é que se houver realmente uma população de trutas estabelecida ao longo do rio é mais do que óbvio o defeso!

Agora se só tem trutas ali naquele trecho...

Ah, e abrindo o meu voto, eu votei sim.

Abraços

É isso aí Tchê. Há trutas em outros rios na região também. As "cabeceiras do Rio das Antas e do Rio Pelotas em especial o Rio Silveira vem sendo objeto desde 1983, de um programa de povoamento com alevinos de truta".

Propus a questão após ler atentamente e ver os resultados de trabalhos científicos (não me baseei em boatos nem em suposições e muito menos em opiniões).

A foto a seguir é de 2008 e foi extraída de uma TESE DE DOUTORADO pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul:

alevinodetruta_zps2cc4fd0c.png

Editado por Arno
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

É isso aí Tchê. Há trutas em outros rios na região também. As "cabeceiras do Rio das Antas e do Rio Pelotas em especial o Rio Silveira vem sendo objeto desde 1983, de um programa de povoamento com alevinos de truta".

Propus a questão após ler atentamente e ver os resultados de trabalhos científicos (não me baseei em boatos nem em suposições e muito menos em opiniões).

A foto a seguir é de 2008 e foi extraída de uma TESE DE DOUTORADO pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul:

alevinodetruta_zps2cc4fd0c.png

Nome e título da tese?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Nada sei sobre os rios do Sul. Mas aqui, no Macaé de Cima durante uns 50 anos na parte superior do rio teve trutas em boa quantidades. Naquela época não havia criatórios e truta pescada acabava invariavelmente na panela. Ou seja – elas procriavam. Mas um pouco mais abaixo a população das trutas era mínima e nunca se via truta pequena. As condições físicas das partes que me refiro são praticamente idênticas – com uma diferença – na parte um pouco mais abaixo tem muito lambari. A impressão é que os lambaris comiam as ovas, mas isto é suposição.

Fui umas poucas vezes na Potreirinhos, e minha observação não tem base estatistica, mas nunca pesquei uma truta por la que não fosse de criatório -

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nada sei sobre os rios do Sul. Mas aqui, no Macaé de Cima durante uns 50 anos na parte superior do rio teve trutas em boa quantidades. Naquela época não havia criatórios e truta pescada acabava invariavelmente na panela. Ou seja – elas procriavam. Mas um pouco mais abaixo a população das trutas era mínima e nunca se via truta pequena. As condições físicas das partes que me refiro são praticamente idênticas – com uma diferença – na parte um pouco mais abaixo tem muito lambari. A impressão é que os lambaris comiam as ovas, mas isto é suposição.

Fui umas poucas vezes na Potreirinhos, e minha observação não tem base estatistica, mas nunca pesquei uma truta por la que não fosse de criatório -

MP!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Alô pessoal! Eu tive informações do seu Tonico lá do Cachoeirão que já foram encontradas trutas no verão, muito poucas porém bonitas e encontradas nas confluências dos rios e arroios e nos poços mais fundos.Isto significa que algumas sobrevivem mas não evidencia que ocorra a reprodução. Sabemos que a tendência delas é subir o rio por isto podemos pensar que existam exemplares acima do território das pousadas, onde talvez ocorra reprodução.

Acho necessário que se faça uma pesquisa antes de tomarmos a iniciativa do defeso porque isto implica na ocupação ou não das pousadas, no período de defeso. Se for comprovada a reprodução e a manutenção dos alevinos,porque é importante que eles cheguem à idade adulta, eu sou, também, a favor do defeso!

Abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Prefiro me abster de votar por falta de conhecimento e embasamento cientifico (meu).

Mas vejo da seguinte forma:

Se nao há um possibilidade eficiente de reprodução, que seja capaz de manter a população de trutas no local, o defeso nao traria nada de positivo. Talvez até piorasse a situação no local por desestimular a soltura das de criatorios.

Agora, se a reprodução é eficiente ( nao podemos considerar apenas que ela acontece!), o defeso deveria ser implantado.

Defender o defeso, simplesmente por existir o defeso, como existe em outro lugares ( o que sou plenamente favoravel), na minha opiniao, nao faz sentido pratico.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

DÚVIDAS: A truta, por se tratar de peixe exótico, não pode ser vista como epidemia? Epidemia esta que, pode contribuir para extinção de peixes nativos? talvez não fosse mais interessante direcionar esforços gastos com preservação da truta com a preservação da nossa fauna nativa que também pode ser pescada com mosca, como por exemplo pirapitinga, saicanga ou lambari? Não sei; posso estar viajando e são só minhas questões que as penso quando no trânsito ou aguardando algum cliente.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Do ponto de vista biológico e de endemismo, o que o Marcelo Campos argumenta tem muito sentido... vide o trabalho excelente do GoFly aqui pelo centro-oeste.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

DÚVIDAS: A truta, por se tratar de peixe exótico, não pode ser vista como epidemia? Epidemia esta que, pode contribuir para extinção de peixes nativos? talvez não fosse mais interessante direcionar esforços gastos com preservação da truta com a preservação da nossa fauna nativa que também pode ser pescada com mosca, como por exemplo pirapitinga, saicanga ou lambari? Não sei; posso estar viajando e são só minhas questões que as penso quando no trânsito ou aguardando algum cliente.

Não quero ficar polemizando e desviando o foco do tópico, mas só pra contribuir com as suas reflexões, realmente não consigo entender porque tantas pessoas tem uma preocupação tão grande com espécies exóticas de peixes, porque isso não se aplica também às plantas, aves e outros animais? :huh:

Das 20 espécies de frutas mais consumidas no Brasil, apenas 3 são nativas! Banana e Coco são exóticas, vc vê bananeiras e coqueiros por todo lado em qualquer beira de estrada/praia e nem por isso existe um mutirão pra sair arrancando tudo nem preocupação se estão ou não ameaçando as outras espécies. :sleep:

Fonte: http://arvoresdesaopaulo.wordpress.com/2011/05/15/das-20-frutas-mais-consumidas-no-brasil-somente-3-sao-nativas/

Entendo seu ponto de vista e concordo que tenhamos que nos preocupar também com as espécies nativas, mas não vejo a truta como ameaça, principalmente nos rios que foram introduzidas pois o motivo foi justamente as condições locais da ictiofauna, muito menos como epidemia, é um peixe que exige água fria muito bem oxigenada e não é em todo lugar que se encontram essas condições. :nono:

A arco-íris é a espécie mais amplamente distribuída de planeta, foi introduzida artificialmente em mais de 80 países, vários com condições à sua adaptação muito mais favoráveis que aqui e não temos notícias de que se tornou uma praga em nenhum lugar. Acho que infelizmente aqui no Brasil foi estigmatizada como tal. :(

Grande Abraço ;)

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Talvez a truta não seja uma ameaça tão violenta à fauna silvestre e acho que ela entra na categoria do tucunaré, que está sendo introduzido para todo lado... ou talvez seja, não sei. Não vou entrar nessa discussão de endemismo e espécies exóticas, apesar de discordar da sua comparação entre vegetais e peixes, André :p:)

O que estou dizendo é que a pesca de truta é muito uma questão da fama do peixe, em si. Acho que existem espécies brasileiras que são tão estimulantes quanto (e mesmo outras exóticas). Se o mosqueiro só vai para um lugar e se utiliza dos serviços de uma pousada pq existem trutas naquele rio, talvez esteja na hora de educar esse mosqueiro de que ele também pode se divertir com outros peixes da região... educação esportiva, diria eu.

OK, sou feliz que introduziram os bichos ali na Argentina e vou de bom grado pescá-las todos os anos... mas não deixa de me causar um certo espanto a necessidade de ter trutas em um rio para ele se tornar atrativo.

Enfim... só meu ponto de vista.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Concordo plenamente e não esqueça do bass e da tilápia! Temos diversas espécies de peixes que também são excelentes para a prática do fly. :bs-aplauder:

Acho que muito da fama da truta se deu por conta do suposto surgimento da técnica de pesca com mosca ter sido aplicada justamente a essa espécie, mas pode ser também que a truta seja um dos elementos que motiva o mpsqueiro a ir pescar/viajar, assim como os locais (serra e rios de montanha), equipamento clássico (vara de bambú), vadeio e outros. Da mesma forma, tem gente que vive perseguindo o pobre permit e gosta de mar, muito sol, etc.

No final das contas, acho que se trata mais de gosto e gosto não se discute. :p

Grande Abraço ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Arno, abre um topico polêmico, postar fotos de 2003 dizendo que é de 2008, ....????????? sobre uma tese antiga e descabida e muito debatida antigamente....sem sentido... não vi sua opinião....apesar de estar embutida no inicio do post...quando lhe é perguntado...MP...ou Mail...já que é um post aberto, que sejam nas respostas tbm...pra todos lerem, quem sabe manda umas respostas pra mim tbm via mp, talves tenham coisas do Silveira que ainda não saiba apesar de pescar e conhecer o local a 20 anos....

Editado por Dilvo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Li o documento intitulado REPRODUÇÃO DA TRUTA NO RIO SILVEIRA –Lá esta feita uma rápida descrição do ambiente e constatação da existência de ninhos de truta – mas nada fala sobre o estado dos ovos e quantidade. Também faz referência ao encontro de UM alevino....

Nas palavras dos autores –

Os resultados mostram a ocorrência de reprodução nesse rio e sobrevivência até a fase de alevino.

Acho que é uma amostragem bem pequena e que a partir dela seria mais realista afirmar que a reprodução não é impossível, mas a probabilidade do estabelecimento de uma população minimamente estável é mínima ou bem pequena.

Do ponto de vista dos peixes, o defeso me parece irrelevante – já do ponto de vista das pousadas não posso dizer o mesmo.

Agora vou ler cuidadosamente o outro documento e depois digo minha opinião – de leigo diga-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

na realidade eu só tenho dúvida de a truta pode co-existir no mesmo eco-sistema (rio) com nossa fauna sem prejuízo da mesma, Haja vista, o que acontece com tilápia ou tucunaré quando adaptados. em nenhum momento apregoo a matança da truta , tampouco acho que ela seja um esteriótipo do mal. mas não salvo a truta em detrimento do lambari ou de qualquer outro peixe e é aí que reside minha dúvida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Até aonde eu sei que alguns pesquisadores $$$ queriam mostrar que um peixe estrangeiro prejudicasse a fauna aquática Brasileira, o Tucunaré foi enviado para EUA e lá não teve polemica de um peixe estrangeiro do Brasil, na Filipinas o Pirarucu e Pirarara também não teve polemica, todos os peixes espalhado no mundo a maioria é do Brasil, não teve a polemica como aqui no Brasil, será só aqui tem este mistério que na realidade da para entender que os pesquisadores que os nossos peixes fora do Brasil?, em que ano a Truta arco-íris foi introduzida aqui no Brasil e quem pode afirmar que ela destrói a fauna aquática dos nossos rios é o mesmo caso do nosso Tucunaré que já esta em vários rios e represas e alguns dizem que os Tucunarés estão destruindo os peixes nativos, ai eu pergunto será no local Amazônia só tem Tucunarés e por isto que eu penso isto é politicagem.

Amigo André penso igual a você quando você colocou:

(Não quero ficar polemizando e desviando o foco do tópico, mas só pra contribuir com as suas reflexões, realmente não consigo entender porque tantas pessoas tem uma preocupação tão grande com espécies exóticas de peixes, porque isso não se aplica também às plantas, aves e outros animais? :huh:)

Um dia uma pessoa que realmente falar o porque e o motivo quem sabe eu vou entender.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Eu acredito que o foco aqui não é Truta ou a preservação dela , eu sinto que os interesses nesta questão proposta pelo Sr. Arno estão muito mais focados em outras coisas, que ainda não ficaram claras!

E isso fica mais claro , pela falta de resposta a alguns questionamentos feitos diretamente a ele.

Assim como outros colegas aqui eu também me dei ao trabalho de ler o trabalho da pesquisadora Lilian Terezinha Winckler Sosinski e também não achei nada que aponte a necessidade do defeso , em um lugar especifico ou trecho de rio aonde não acontece a reprodução natural da espécie em questão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Meus amigos, quanto a truta arco-íris, já trabalhei com ela em laboratório. Alguns problemas que ao meu ver inviabilizam o Rio Silveira:

- conformação do rio

Não conheço todo ele, apenas partes onde pesco nas pousadas mas um dos grandes problemas para a desova é o tipo de cascalho que elas necessitam, não só para a construção do ninho como também para servir de proteção aos alevinos. Fora isso ele é desprovido de mata ciliar na maior parte dos trechos e os lajeados no verão também ajudam a manter a temperatura alta durante esta estação.

- fase de desenvolvimento do alevino

Mesmo que haja a desova das trutas, que transcorra tudo bem durante o período de incubação, que haja a eclosão, as larvas ficam apoiadas ao substrato por um período de 8 dias para que haja a absorção do saco vitelino ( que é bem grande na truta), só após esse período ela irá começar a se alimentar e a nadar livremente. Durante esse período, ela seria presa fácil para os nossos lambaris ( que existem em abundância) e também outros peixes de fundo como algumas espécies de góbios( já vi deles no Silveira), as próprias pâncoras ( as quais também já criei no laboratório) e os jundiás da pedra.

- Durante a incubação

Durante esse período ainda é necessário uma constância na temperatura pois a sua variação muito grande inviabiliza muitos ovos e também provoca diversos tipos de deformidades.

- Temperatura

A temperatura ideal de incubação seria a de 11 graus Celsius. Não podemos esquecer que na Patagônia e em outros locais de pesca de trutas, o período de desova ocorre justamente no inverno e a pesca no verão pois geralmente mesmo a temperatura ambiente sendo alta, as águas são oriundas do degelo mantendo-se assim sempre geladas. A pesca no Silveira ocorre no inverno pois no verão a temperatura é muito alta. Para se ter uma idéia, a temperatura ideal para engorda dos alevinos seria em torno de 12 a 14 graus. Acima de 16 graus eles param de se alimentar. Imaginem no Silveira, a partir de Dezembro, que a temperatura da água está muito acima disso, os alevinos , mesmo quer alguns tenham conseguido sobreviver até esse período, parariam de se alimentar , enfraquecendo muito, ficando muito debilitados e sendo o verão o período que os lambaris reproduzem, ainda aumentaria a predação e seria mais fácil pois estariam muito fracos esses alevinos.

Mesmo que existisse um período de defeso no inverno no Silveira, quando que seria a temporada de pesca? A partir de Novembro como na Patagônia? Só teríamos 30 ou 40 dias de pesca pois logo a temperatura tornaria inviável a pesca pois a adulta também para de se alimentar a medida que a temperatura sobe pois a taxa de oxigênio dissolvido na água despenca também.

Não estou escrevendo para defender nenhum ponto de vista, apenas estou colocando informações técnicas que eu tenho conhecimento por experiência própria.

Abaixo tomei a liberdade de postar as fotos de um tópico que eu postei aqui a tempos atrás e os amigos novos aqui do fórum talvez não tenham visto. Qualquer coisa, os moderadores podem retirar. Abração a todos!

incubadora no laboratório
DSC02205.jpg
ovos embrionados
DSC01758.jpg
ovos nos bastidores
DSC01762.jpg
detalhe do ovo embrionado
DSC04098.jpg
Nascimento dos alevinos
DSC02237.jpg
Detalhes do alevino
DSC02193.jpg
DSC01974.jpg
Soltando os alevinos no tanque
DSC02256.jpg
Alevino com 6 dias
DSC02283.jpg
Alevinos começando a nadar ( 12 dias)
DSC02470.jpg
DSC02490.jpg
Alevinos com 25 dias
DSC02758.jpg
DSC02761.jpg
DSC02743.jpg
Trutinhas com 40 dias
DSC02890.jpg
Embaladas para o transporte
DSC00059.jpg
Igualando a temperatura
DSC00074.jpg
Soltando os alevinos
DSC00078-1.jpg
  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Grande Jorge, não poderia ser diferente vindo de Você, conhecimento de causa, com fundamento baseado em experiência real, e indo a campo.

Poderia concluir Eu que a truta, ou o alevino dela no rio, é sim forrageiro dos NATIVOS, quanta besteira fizeram os " Politicagem Demagogicamente Corretos ", taxando a truta de ser devastador, de Predador solto na.....bom todos já sabem o resto.. e o que Eu penso...

De Bortoli, quem sabe FALA ao "vivo" hehehe :ok: :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Por favor, ninguem entendeu a real criação deste topico????

O Arno pesca no Rio Silveira???? Parece que não.

Ou seja, ão se trata do defeso no rio Silveira, e sim, com o fato de o Arno não concordar com o defeso em Santa Catarina.

Basta ler os outros topicos onde o Arno fica fazendo provocações, piadinhas, a quando é escrito algo sobre as leis da pesca de truta em santa catarina. Vejam os topicos, tem um que diz que a lei é inconstitucional, outro diz que não acredita ... sempre tem uma alfinetada. Sendo que o certo seria bater na camara de vereadores e debater isto com os representantes da comunidade que criaram a lei.

Inclusive postou (apagado pelo fausto) que a Rota da Truta era um projeto oportunista. Oportunista???? cabia demanda judicial por dano moral tranquilo, pois o projeto tem CNPJ e é tocado por gente correta.

Basta verificar um texto escrito por ele fazendo uma metafora entre a revolução dos bichos e esta questão da truta em santa catarina e rio grande do sul, dando a entender que o defeso em santa catarina seria uma "armação" do pessoal do sul para acabar com a pesca em santa catarina para assim o pessoal do sul ganhar mais dinheiro. Basta ler este texto e ligar os pontos, alias, este avatar é uma provocação pois é uma figura da revolução dos bichos. Uma espécie de "teoria da conspiração" que beira o lunatismo, pois esta todo mundo no mesmo barco, tentando construir algo.... ninguem ganha dinheiro com a pesca com mosca, agente vive de outra coisa, faz isto por puro ideologismo.... quem nao sabe disto????? Aliás, como sabem, o que mais acontece é perder dinheiro e tempo para tentar ajudar alguns lugares, para ter melhor pesca, para divulgar, pois eu entrego os pontos onde pesco diferente dele que ao postar foto de truta se nega a dizer onde foi.

Vamos ser adultos, não tem bem e mal, dart wader e outros monstros .... aqui é o mundo real.

Estamos sempre certos??? claro que não. O arno pode estar certo??? talvez, mas não é assim que agente constrói algo. Agente vai conversando, vai ouvindo, vai votando, decidindo e fazendo as coisas. As vezes se erra, as vezes acerta, mas a coisa é tocada por pessoas de boa vontade tentando acertar.

Eu entendo o ponto de vista do Arno, e acho que ele poderia participar dos grupos defendendo a sua idéia e construindo a pesca com mosca no RS e SC.

Agora, utilizar o forum, que é lugar de amigos, para estas provocaçõezinhas, intriguinhas, POR FAVOR, coisa de TIA VÉIA.

E todo mundo dando opinião na boa fé.... achando que o tópico era para uma coisa quando na real foi construído para outra coisa.

Acho que foram todos manipulados, leiam, visitem os outros topicos e tirem suas conclusões, eu apenas acho legal deixar a coisa mais clara.

Desculpe ao Fausto, moderadores e todos os amigos queridos que tive o prazer de visitar e conhecer, mas eu não participo do forum para ficar vendo este tipo de coisa.

Abc

JAMANTA

  • Like 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Pois é Artur, mas fica tranquilo.

Alías amanhã temos nossa tradicional janta de atado em Canoas, te programa pra ir se tiver disponibilidade.

Estou sabendo...

Mas infelizmente estou em Florianópolis em um congresso...

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Afinal de contas o que está acontecendo? :hum:

JR o que está acontecendo ao que parece, é que cada um defende seus interesses

e idéias. Lance normal em democracias avançadas...

Editado por Arno
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

JR o que está acontecendo ao que parece, é que cada um defende seus interesses

e idéias. Lance normal em democracias avançadas...

Então, por favor me explique, e a todos que estão participando direta ou indiretamente deste, o seu ponto de vista, idéias e defenda os seus interesses, já que estamos em uma democracia avançada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Então, por favor me explique, e a todos que estão participando direta ou indiretamente deste, o seu ponto de vista, idéias e defenda os seus interesses, já que estamos em uma democracia avançada.

:ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Então, por favor me explique, e a todos que estão participando direta ou indiretamente deste, o seu ponto de vista, idéias e defenda os seus interesses, já que estamos em uma democracia avançada.

A possibilidade ou não de fazer isso...

De maneira mais ou menos explícita...

E de modo mais ou menos honesto...

É um grande problema nas democracias avançadas...

Se não o maior deles...

E no dia que o objetivo de uma democracia "avançada" for o de cada um defender os próprios interesses, eu me mudo para Inglaterra! Sem contar que o fly é muito interessante por lá!

Editado por Artur
  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

bah valeu jamanta por abrir meus olhos, tenho que aprender que troxas como eu que sempre partem do princípio da boa intenção das pessoas sempre se ferram.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marco, tenho interesses variados. Em particular e especificamente no contexto do tópico e do objetivo deste fórum, me interesso pela defesa racional e coerente das espécies esportivas e de seus respectivos habitats. Porisso é que fiz a pergunta do tópico e que o Fausto gentilmente converteu em enquete.

Quanto às idéias (aproveitando para responder ao JR), à medida que as oportunidades surgirem, eu as irei divulgando e/ou colocando em prática.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Haja visto que lhe foi oferecida uma oportunidade clara e inequívoca de expor suas ideias Arno, a qual você gentilmente declinou, passando a chance de divulgar ou colocar em prática aquilo que supostamente prega, encerro esse tópico por tempo indeterminado até que decidamos o que fazer dele.

A Moderação.

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.