Ir para conteúdo

Meus primeiros Dourados com mosca


Postagens Recomendadas

  • Patrono
Olá pessoal,


É com uma grande satisfação e alegria que sento em meu PC para contar prá voces como isso aconteceu.


Em primeiro lugar eu quero AGRADECER ao amigo Matheus pelo convite que me fez desde o final do ano passado para conseguirmos acertar uma pescaria de barras de ouro com mosca. Barras de ouro! Isso mesmo. Barras de ouro vivas.


Acho que esse peixe deveria ser adotado pelas autoridades do Banco Central como simbolo nacional. Uma pintura dele deveria estar estampada nas notas de R$ 100,00. Ele deveria ser totalmente protegido em nossos rios e pantanal, pois é um peixe altamente esportivo. Imaginem se isso acontecesse! Teríamos muitos paraizos de pesca com mosca e iscas artificiais em quase todo o País.


Bem, enquanto isso não acontece, vamos então fazendo a nossa parte soltando os peixes sumariamente, como prova de amor e carinho para com eles.


Sempre fui pescador de dourados em meu curriculo pescativo. Entretanto não com mosca, mas com iscas vivas. E foram muitos peixes mortos infelizmente.


Certo dia ao ver um amigo soltar um douradinho fiquei encafifado! Na hora da parada pro almoço perguntei a ele e ele me respondeu: Soltei-o, pois ele vai crescer e ficar enorme e bonito!

Aquilo foi como uma punhalada em minhas costas! Doeu e mudei de assunto pois eu era um matador desses douradinhos principalmente para fazer um sashimi. Sabem como é né? Os grandes assávamos com os amigos e os pequenos fazíamos sashimi. Uma pena!


A partir daquele dia fiz um propósito: Que eu soltaria todos os dourados que pescasse, mesmo que sentisse muita vontade de leva-lo como troféu.


Voltando à nossa pescaria.

Tentamos por várias datas depois da abertura da temporada de pesca em Fevereiro/2013. Até que finalmente nos encontramos num sábado chuvoso em Maringá (PR), oportunidade em que eu e a Lia fomos visitar um casal de amigos que residem por lá.


Lá dei uma escapadela e fui me encontrar com os amigos lá de Maringá: O Matheus que ainda não conhecia pessoalmente, o Edno que já havia conhecido em workshops de flyfishing em Londrina, o Agnaldo pessoa maravilhosa e profundo conhecedor/técnico da pesca com mosca, porém não posta matérias apenas as lê, e o Eloy mosqueiro que havia retornado da Argentina e pescado um pintado com mosca, mas isso é outra história, né Eloy?


Isto posto, marcamos uma pescaria.


Já no carro, pude desfrutar de uma boa conversa com o Matheus, pessoa meticulosa e que gosta tanto de navegação quanto de pesca com mosca como eu. Então tivemos assunto prá dar e vender...

Chegamos às margens do Paranazão por volta das 13 horas do sábado e partimos pro nosso objetivo. Por incrivel que possa parecer, nessa tarde fisguei 3 dourados e peguei-os nas mãos para algumas fotos. Os peixes eram pequenos, porém eu estava vivendo um sonho: O Velho e antigo Sonho dourado de pescar dourados com mosca.


Voltamos no escurecer e haviamos navegado em torno de 40 quilometros. Uma delícia de pescaria misturada com deliciosa amizade e bom papo nos deslocamentos de um ponto para outro ponto.


Quero registrar a grande habilidade do parceiro Matheus em controlar o barco na posição correta com o uso dos pés, em locais cujas corredeiras velozes trazem sempre riscos para os pescadores como ele mesmo já disse por aqui. Porém isso foi fundamental para que as nossas moscas pudessem cair no local perfeito, onde provavelmente o rei do rio pudesse estar por ali à espreita de alguma presa para o seu cardápio vespertino, que no caso foram as nossas moscas hehehe.....


Retornamos à tarde para a pousada e eu parecia que estava vivendo um sonho. Me beliscava. Mas eu? pescando dourados com fly? E não é um sonho? bem deixa correr, pois ao que tudo indica é verdade pois estou me enxergando aqui oras bolas, uai!


Depois de uma boa noite de descanso levantamos às 4:30 da madruga para sair à toda atrás deles. Que maravilha! Passar mais um dia inteirinho em ótima companhia navegando e pescando dourados com mosca? Outro sonho! Às vezes não precisamos de muita coisa para sentirmos muito felizes, só isso pôxa!


No domingo já logo cedo começamos a fisga-los.

O Matheus posicionava o barco para que eu os pegasse! Quem sabe um dia eu poderei retribuir isso? Né Matheus? Com trutas? Quem sabe!


Como é bom fazer amigos e ainda mais gostar de pescar com eles? Ainda mais quando há entrosamento entre as partes? Isso é o supra-sumo do ideal: Pescar, pegar peixes e desfrutar de amizade boa!

.......Tudo de bom......


PRIMEIRAMENTE VAMOS ÀS FOTOS.

OBS.: FOTOS FEITAS EM ALTA RESOLUÇÃO, PORISSO PODEM ESTAR FALTANDO ALGUMA PONTA.


015_zpsd3d62e3c.jpg



006_zpsa2ef99f7.jpg



007_zps8b81621d.jpg



DSC02627_zpse14e43c9.jpg




016_zps3dc5e87d.jpg



010_zpse7ac8f3f.jpg


013_zpsa757097d.jpg



021_zpsd47a0425.jpg


Dourado fisgado por Matheus:

009_zpsbb39aef2.jpg



DSC02645_zps429090c6.jpg



0102_zps154e63ff.jpg



Esse mediu 72 cm e pesou 6 quilos. O Maiorzão!


027_zps8fdbb529.jpg


026_zpsee9ebdd7.jpg


DouradoP18saldo02_zps4126a389.jpg



034_zps657f7371.jpg


...."Esse eu tenho que te agradecer com LETRAS MAIUSCULAS né MATHEUS.......: Lembrei e disse na hora.

DouradoP18agradecendo_zps779d41ce.jpg



DouradoP18tentandopega-lo_zps1891413d.jp


DouradoP18levantando03_zps9798c769.jpg



C O N S E G U I ! ! !....Tá na mão seu bitelo difícil!


DouradoP18levantando05_zps5ac3ba1a.jpg



UAU!



A foto histórica!

Obrigado Matheus. Você além de um ótimo parceiro/amigo é um exímio fotógrafo:

douradoredimensionado02_zpsc97c90c9.jpg


Brincando com ele hehehe:


douradoredimensionado05_zps8bce5065.jpg


046_zps3c7b5e45.jpg


Peixe bem oxigenado, prá depois voltar prá sua casa:

douradoredimensionado04_zps899e2660.jpg


Última pose hehehe.

douradoredimensionado03_zps11cbb3d7.jpg


TODOS OS PEIXES FORAM DEVOLVIDOS AO RIO.

SENTI UMA AGRADÁVEL SENSAÇÃO DE TER FEITO A MINHA PARTE!


Agradeço finalmente ao grande mosqueiro Matheus, que se não fosse ele eu jamais teria conseguido pegar tantos dourados de uma só vez! Sei que existem outros lugares que pode-se pescar muitos peixes desses, entretanto para mim essa foi "a pescaria de dourados da minha vida" pois além de ter sido a minha primeira vez, posso dizer que fechamos com chave de ouro.


Vejam o filme da minha "chave de ouro" hehehehe:





Um grande abraço ao Matheus e a todos os amigos daqui do fórum.

Até a próxima!


Mário

Editado por Mário Cardin
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Muito bom!

Parabéns pela bela captura, pelo reconhecimento da ajuda do companheiro (que ficou o tempo todo do vídeo passando dicas) e pela conscientização de que não há outro caminho para a preservação das futuras pescarias senão soltar. :bs-aplauder::bs-aplauder::bs-aplauder:

Que venham muitas mais!

Grande Abraço ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
A foto histórica!
Obrigado Matheus. Você além de um ótimo parceiro/amigo é um exímio fotógrafo:
047_zps6afe1a13.jpg

A gente sabe quando o sentimento é verdadeiro, quando vemos uma foto dessas e acabamos sorrindo junto.

Parabéns Mário!

Editado por Brenner Ferreira
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Caros amigos Fausto, Sergio Augusto, Vitinho, Thiago, Probst, Marcelo R.S., André, Danilo Mendes, Brenner Ferreira e Gabriel Carola.

Valeu meus amigos. Obrigado pelos comentários. Ao ler as suas respostas me emociono em constatar como o autor Pierre Will do livro "O corpo Fala" tem toda razão: A foto diz tudo.

Editado por Mário Cardin
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Caro douradeiro Marcelo Longo,

Durante a nossa pescaria citei por diversas vezes Voce e o Gui, mosqueiros exímios pescadores de dourados. Agora já estou batizado em pesca-los com a linha T-8 não acha?

A oportunidade imperdivel daqui bem próximo à minha cidade valeu à pena.

Abraços do amigo

Mário

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Lindo dourado!!!!!!!!!!

Parabéns aos 2 pela pescaria!!!!!!!!!

Lindas fotos!!!!!

abração e linhas tensas!!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Kensuke, Cristiano, Bata, Samuel Antero, Douglas e Willians,

Legal que voces responderam e colocaram as suas impressões. É uma honra saber que voces gostaram.

Willians, na primeira tentativa que ele escorregou e não clicou direito eu estava enxarcado de adrenalina. Alivio total quando o prendi direito. Não conseguimos tirar uma foto soltando o cachorrão, que se safou ligeiro das minhas mãos, vivinho da silva.

Abraço a todos voces,

Mário

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Sensacional! De fato uma especie que merece muito mais protecao e que sofreu muito com as criacoes de barragens e tal. A alegria de pegar um peixe desse, como voce bem a expressou, nao tem preco! Parabens e que venham muitos outros!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Caro Mau (meu filho tbem chamamos de Mau).

Me sinto muito bem-vindo no mundo da pesca com mosca agora mais do que nunca! atrás desses amarelões mal-encarados e nervosos pronto prá morder as moscas com força! sssss.....

Valeu,

Mário

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Amigão,

Como já lhe disse, há muito tempo que não vejo um sorriso como esse.

Na foto, você não sorri somente com os lábios. Você sorri com o coração, com a alma e com o corpo inteiro.

Você, naquele momento, transmite a felicidade absoluta.

Lembra demais a expressão do Brad Pitt (interpretando Paul Mclean) ao levantar a truta gigante em Nada É Para Sempre.

Parabéns, meu amigo!

Você mereceu muito esse douradão na mosca.

Pode ter certeza que estou muito feliz, partilhando de sua felicidade.

Abraços do amigo

Luiz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Oi J.R.

Às vezes me acho muito cheio de emoção quando escrevo sobre as pescarias. Entretanto, isso aí é o meu jeito de expressar falando dos detalhes que marcaram determinados momentos. Vivo intensamente as minhas pescarias com mosca. Perdi a graça das demais formas de pescarias.

Prefiro não pegar nada usando as moscas, do que tentar pegar peixes usando uma isca viva. Inexplicável mas verdadeiro.

Obrigado pela observação.

Abraços

Mário

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Mario,

Outrora vivi a mesma situação, e tenho a perfeita noção do que você está sentindo.
O dourado é o peixe mais lindo que existe.
Soma-se a isso a técnica e a habilidade exigida, o conhecimento requerido acerca dos locais que habita, a briga fenomenal que proporciona. Assim, temos o maior peixe que existe para se pescar com mosca!
Tenho certeza que, a partir de agora, o rei do rio figurará entres seus prediletos.

Seu relato é emocionante, me senti ao lado de vocês!
E você não poderia estar em melhor companhia. O Matheus é uma pessoa extraordinária!

Derradeiramente, uma frase sua sintetiza tudo:

Como é bom fazer amigos e ainda mais gostar de pescar com eles? Ainda mais quando há entrosamento entre as partes? Isso é o supra-sumo do ideal: Pescar, pegar peixes e desfrutar de amizade boa!
.......Tudo de bom......


Parabéns pela estréia em grande estilo!

Grande Abraço!!!!

Luiz Logo

Editado por Luiz Logo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Oi Luiz,

Gostei muito da sua resposta. De fato a NET nos proporciona hoje um maior entrosamento entre os praticantes do mesmo esporte, inclusive tenho feito algumas amizades fantásticas por causa disso. Voce está chique com esse douradão aí no avatar! Parabéns.

Obrigadão e um forte abraço

Mário

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Parabéns pelo relato Mário!

Você transmitiu muito bem a emoção que sentimos nesses dois dias maravilhosos. Além de grande pescador, vc é uma excelente companhia.

Eu estava preocupado com as condições de pesca e com a responsabilidade de levar um novo amigo para tentar capturar seu primeiro dourado. Mas logo no início da aventura fui contagiado pela sua alegria em curtir cada momento e fiquei mais tranquilo, sabendo que nos divertiríamos independente do resultado da pesca.

O Mário é excelente pescador, muito detalhista e organizado. Passou por um longo período de preparação antes da pescaria e na hora "H" não fez feio, adaptou-se rapidamente às condições de pesca e teve sucesso graças a sua habilidade e experiência.

Eu ganhei um novo amigo e aprendi muito, mas muito mesmo, não só sobre pesca, mas sobre a vida. Tirei lições inestimáveis através da observação e das nossas longas conversas sobre os mais variados assuntos.

No final da aventura fomos premiados com aquele lindo dourado que, de certa forma, foi a materialização de todo o espírito da pescaria.

Mário, vc realmente merecia aquele peixe meu amigo e eu espero de coração que seja a primeira entre muitas barras de ouro. Parabéns!

É incrível conhecer através da internet pessoas como o Edno, Agnaldo, Mário, Gui, Mauvelho e o Eloy. Ainda quero ter o prazer de conhecer o Mestre Odimir, Tio Luiz e muitos outros que sempre acrescentam algo de bom em nossas vidas e nesse maravilhoso esporte!

Um abração,

Matheus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Caro amigo Matheus,

Graças a voce tivemos sucesso da pescaria, pois voce foi um ótimo professor desde as moscas bem como as preciosas dicas sobre a própria forma de se pescar os dourados naqueles locais, que me servirão com certeza sempre, mesmo que for em outros rios e situações.

Mais uma vez eu quero agradece-lo pela generosidade em ter me proporcionado a oportunidade bem como a sua preocupação em me situar em posição privilegiada em sua embarcação, o que com certeza contribuiu decisivamente para que eu pescasse vários peixes. Obrigado voce foi um grande amigo.

Abraços do amigo

Mário

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mãedocéu!

Instigante esse relato, estarei indo com um grupo de amigos para Argentina em julho e com certeza quero conseguir fazer um relato deste, de conseguir pegar "barras de ouro" no fly. Todos meus amigos estão desacreditados, mas estou com fé. Apesar de que estará muito frio em julho, mai vamo que vamo.

Parabéns pelos peixes e pelo relato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Caro barack,

Quero te contar uma histórinha de mosqueiro xonado.

Quando marcamos a nossa viagem para retornar ao Chile para pescar salmões no inicio deste ano, eu perguntei ao nosso guia e proprietário do lodge quais moscas deveria usar. Pelo que ele me respondeu:

"Os salmões não mordem moscas, salmões a gente só pesca com spinner - molinete ou carretilha. A gente tem aí nem precisa trazer"

Voltei chateadol pra casa pois eu queria era pescar com moscas.

Isto feito comecei a pesquisar a decidi: Vou pescar com mosca e eles que vão prá ........iu.

Atei moscas bem pesadas, treinei lançar aqueles pesos e fui:

Resultado:

Até o guia ficou babando!

Acredite e saia com os seus streamers para pescar dourados que voce vai pegar. O Gui me disse neste relato: "....Acho que a fé do mosqueiro é transmitida pela linha".

E eu particularmente sempre acreditei nisso. Se voce não acreditar, já perdeu a batalha.

Vá à luta e pegue os dourados e f....-se os demais.

Abraços e boa sorte. Quero ver o seu relato despois tá?

Mário

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

É incrível conhecer através da internet pessoas como o Edno, Agnaldo, Mário, Gui, Mauvelho e o Eloy. Ainda quero ter o prazer de conhecer o Mestre Odimir, Tio Luiz e muitos outros que sempre acrescentam algo de bom em nossas vidas e nesse maravilhoso esporte!

Apesar da enorme quantidade de informação (e por consequência muita mer...) que circula pela internet temos ótimas oportunidades de conhecer pessoas extremamente interessantes. Matheus, fico feliz em saber que meu nome está neste seleto grupo e pode ter certeza que a recíproca é verdadeira.

Mas voltando aos dourados, fico imensamente contente de ver o pessoal pescando com mosca este maravilhoso peixe, quer seja no Paranazão, Pantanal, São Francisco, etc... O pessoal está mandando bem, inclusive sacando belíssimos exemplares. Há alguns anos, quando se falava em pescar dourado com mosca o pessoal torcia o nariz, dizia que não pegava, saía só na linguiça, até no bait era difícil, coisa e tal, quem acompanhou os primeiros foruns da modalidade lembra disso.

Nunca desanimei e sempre incentivei o pessoal, dizia que seria questão de tempo começar a aparecer bons peixes nas fotos, felizmente não estava errado.

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

As expressões falam por si , com relato que nos transporta c emoção.

Parabéns , extensivos aos colegas que te puseram na aventura: botar o riso na cara de um amigo de pesca...é rir dobrado! :)

Tratando do braço, nem pescando estou. Que Deus me permita retornar ao "engatinhante" aprendizado, e chegar ao nível de não morrer sem pegar alguns dos nossos Salminos c mosca...

Mt Show! :ok:

Editado por Ilza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Ilza,

Voce se machucou arremessando?

Se positivo, precisa treinar muito em gramado, pois sabemos que quem lança é a vara, nunca o braço da gente que só serve para fazer os movimentos corretos sem imprimir força.

Caso negativo, voce vai sarar logo e voltar a pescar. Acredite que voce conseguirá sim pegar belos peixes.

Obrigado pelo seu comentário em minha matéria,

Mário

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Mauvelho,

Desde quando li o livro do Paulo Cesar "histórias de um pescador", onde ele conta do dourado que ele pescou na Bolivia e da trabalheira que ele teve para traze-lo e depois embalsama-lo, fiquei com muita vontade de me direcionar para encontrar com esse peixe.

E tive a sorte de me encontrar com o Matheus. O resto voce viu em meu post.

Sinto-me realizado por enquanto porém com muito trabalho pela frente - ou seja: detonar uma busca incessante ao encalço desse maravilhoso peixe, sem desprezar os demais que adoro pega-los também.

E sonho com os tarpons, se Deus quiser vou pegar alguns bitelos....

Obrigado pelo seu comentário em meu post. Devo isso e muitas outras coisas boas inclusive pescarias fantásticas à internet.

Abraços

Mário

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.