Ir para conteúdo

You'd better "Belize" it!


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Pescar em Belize, especificamente no Turneffe Flats Resort, era um sonho antigo.

Turneffe Flats Resort
HeliSouthE1_zps69c4f14d.jpg

O atol de Turneffe fica localizado a 30 milhas náuticas de Belize City e faz parte da segunda maior barreira de corais do planeta, menor apenas que a da Austrália.

Atol de Turneffe
images10_zpsc5caff4a.jpg

Embora Belize seja um país extremamente pobre (e também muito violento, com elevadas taxas de criminalidade) como a maioria das ex-colônias européias (é até hoje vinculado à comunidade britânica) conta com um povo gentil e receptivo e, em termos de natureza, é de uma beleza ímpar, além de guardar tesouros da cultura Maia. E, nesse cenário tropical, existem atualmente mais de 20 lodges de pesca ou eco-turismo, sendo três localizados no atol de Turneffe.

Conhecido mundialmente como destino top de pesca com mosca em água salgada, o Turneffe Flats vem tendo, ano após ano, a qualidade da pesca de bonefish questionada pelas publicações especializadas norte-americanas, que apontam não só declínio na quantidade, quanto na qualidade (tamanho) dos exemplares capturados, lembrando que os objetivos de pesca são três: permit, bonefish e tarpon. Evidente que existem dezenas de outras espécies, sendo os snappers e as barracudas abundantes.

Bem, mesmo sabendo que o Atol de Turneffe vem sofrendo com a sobrepesca ilegal e que os resultados "pescativos" de nossa aventura poderiam ser pequenos, sonho é sonho e resolvemos realizá-lo, até porque o atol é de Turneffe é sabidamente deslumbrante e porque conhecíamos a boa reputação da operação do lodge. Além disso ainda mantém um dos melhores ratings mundiais de pesca de permits com fly, embora esse não fosse nosso foco principal. Nossa intenção era focar principalmente a pesca de bonefish nos flats.

Aliás, quero ressaltar que experimentamos em Turneffe Flats Resort a MELHOR estrutura e organização de pesca esportiva que já vimos mundo afora, em locais remotos. Desde a recepção no aeroporto de Belize, passando pelo transporte até ao atol em uma maravilhosa lancha de 59 pés, até ao tratamento vip em tão remoto local, com refeições gourmet, vinhos de qualidade e a gentileza infinita de todo o staff, só temos elogios. Os chalés são simples, mas imaculadamente limpos, com móveis de qualidade, água quente nas torneiras e ar-condicionado perfeito 24 horas por dia...Um tremendo luxo em um atol, onde a energia provém de 3 geradores. A água é captada da chuva e purificada; alguns europeus reclamam...Para nós, não vimos qualquer inconveniente. E a piscina, para um mergulho após a pescaria, com aquele visual em meio a jardins tropicais cuidadíssimos, complementa o pacote.

As operações se voltam para pesca, mergulho ou passeio e, para cada segmento, existe um diretor que se reune com os respectivos participantes a cada noite, para programar as atividades do dia seguinte. Éramos 7 pescadores, 14 mergulhadores e 4 "exploradores" (esposas de pescadores que não pescavam). No nosso caso, pescadores, decidíamos os objetivos e áreas de pesca a serem cobertas (para que nenhum barco pescasse próximo de outro) e as moscas a serem utilizadas. Os guias são experientes e atenciosos, todos pescadores nativos, muito treinados para o trato com os pescadores esportivos. E os skiffs são Dolphins norte-americanos de 16' top de linha para a pesca em flats, com motores de 50hpnovos, de 4 tempos.

Feita essa introdução, vamos deixar que falem as fotos.

Chegando em Belize, a van do lodge já nos esperava para levar à marina:
DSC04191_zpsa3baa6cb.jpg

Na marina nos esperava a potente lancha de 59 pés, que fez a travessia das 30 milhas entre o continente e o atol com conforto e segurança, mesmo com o mar bem mexido pelo vento:
34631af5-67a8-40ff-ab2c-57a8762e94f8_zps

Após a travessia de mar aberto, barrreira de corais e mangue, eis a visão do paraíso:
007bff2e-14da-4dd4-ad15-7f32bc21e7b0_zps

A narina do resort é toda voltada para a pesca, com os skiffs sempre prontos para sair...E, o melhor: em 5 minutos já se chega aos primeiros points de pesca:
622b4a0e-163f-4a82-be56-ae86e9e07331_zps

DSC04746_zps3ec77f54.jpg

DSC04744_zps931faf21.jpg

DSC04692_zps8ea62732.jpg

Junto à marina moram milhares - isso mesmo, milhares - de snnapers, muitos com mais de 2 quilos. A pesca é livre, mas ninguém tem coragem. O lodge abate alguns uma vez por semana para fazer parte do jantar:
th_DSC04643_zpsc6d40539.jpg

Barcos de passeio e para pesca nos recifes:
DSC04691_zps00a786da.jpg

DSC04232_zps788e32ae.jpg

São mangues e flats sem fim.
Nos mangues, busca-se os permits...Quase uma caçada...Uma pescaria que requer muita paciência, que confesso não ter. Mas aqueles que perseveram são recompensados. Dois pescadores americanos e um inglês passaram a semana interia, do alvorecer ao anoitecer, buscando os permits.Um americano (de origem japonesa) trouxe 4 para as fotos, o outro 2 e o inglês terá que voltar ano que vem, pois ficou no quase. Tentei só durante uma manhã e achei a pescaria chatíssima, ficando quase três horas sem fazer um lançamento, esperando os permits aparecerem. Quando apareceram, ora em cardumes de 30 ou mais peixes, ora monstros solitários, não tive competência para enganar os bichanos.

DSC04339_zpscfc002ec.jpg

DSC04334_zps2b9c5229.jpg

Assim, ficamos nos flats...E muitos dos flats terminam junto ao mar aberto. Nesse cenário de sonho, onde a água varia do azul claro a um turquesa indescritível, buscamos nossos bones:

DSC04461_zpsed6b83e0.jpg

DSC04465_zps4b3ecf3c.jpg

DSC04482_zps90ff3caa.jpg

DSC04379_zps4a89c65f.jpg

Na fronteira entre os flats e o mar nadam lindos triggerfishes - alguns com mais de 5 quilos - peixes papagaio, xaréus e barracudas. Pescamos, com bait, barracudas enormes, que se soltavam aos primeiros saltos, pois pescamos com garatéias previamente abertas e sem farpas, assim como se encontram, facilmente, "Queen Conchs", uma iguaria que já vem sofrendo com a sobrepesca, voltada para a exportação aos EUA. Existe um projeto para a criação de fazendas dessas conchas e pesquisadores de universidades norte-americanas se encontravam no local fazendo pesquisa de campo.

66cfcfa9-acdf-4a4c-af20-f913787f2040_zps

A ajuda do guia é fundamental para o sucesso nos flats:
DSC04376_zps405f751d.jpg

E os resultados logo aparecem:
DSC04397_zps2150289e.jpg

242a1c0d-5be1-4070-a6fd-cd8c4c8da399_zps

b9e984a6-4526-450c-8a8a-f6881cc70f58_zps

46277556-29da-47db-a858-25fdd5cf8957_zps

d83bd1d1-1e3f-4637-b1e8-e77cdca37494_zps

Jack também fez sucesso com os bones, utilizando um sistema híbrido (que já havíamos usado anteriormente) e que deixou os guias surpresos. Como ela nao conseguia lançar bem com fly no vento forte e constante, montou um caniço de spinning com uma pequena boia e um rig de dois metros de fluorocarbono, atando ao final uma mosca para bonefish (no caso, usou puffs quase que o tempo todo). O resultado foi excepcional:

2d1a31ca-5c8f-462c-995e-5659b724aa7f_zps

418c0bc1-2cb8-44d1-bdda-216e805dda14_zps

17d3e0df-e514-41c1-9c6a-d46951a21147_zps

05761b70-75fd-412a-a6de-35ec46f8db6c_zps

E assim passamos uma semana no paraíso onde, com certeza, voltaremos em breve.
Abraços a todos.
Luiz e Jacquelline

DSC04713_zps7a3e3d8d.jpg

7f90a462-9c24-4c0d-b31c-48ea96457bb1_zps

NOTAS TÉCNICAS:
- Caniços #8 para bones e #10 para permits.
- Linha sempre flutuante. A linha Orvis Hydro foi a melhor que usei até hoje em água salgada.
- Linha afundante somente a partir de junho, para tarpons.
- Líderes longos, de 12 pés fazem muita diferença.
- Tippets com linha de 10 libras. A maior parte dos bonnes é pequena, de 300 gramas a 1,5 kg mas pude ver e ferrar exemplares bem maiores, que acabei perdendo. Inclusive um que facilmente teria 3 quilos, mas que abriu o pequeno anzol e fugiu.
- Moscas pequenas para bones com anzóis #10 e #8. As imitações de camarão foram as iscas da semana, mas isso muda muito. Moscas com weed guard são fundamentais para os grass flats.
- Em duas tardes pescamos com bait nos corais, com sucesso. Várias barracudas grandes, pequenos xaréus, garoupas e grandes snnapers. Existem xaréus enormes, mas não pescamos nenhum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Nossa, que lugar lindo... Sonho sonhado, bone pescado, teclado babado do lado de cá...kkkk.... Lindas fotos, baita pescaria, Tio Luiz! E pescar em dupla com a esposa fica melhor ainda... Show!

Editado por Fred Mancen
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Nossa, que lugar lindo... Sonho sonhado, bone pescado, teclado babado do lado de cá...kkkk.... Lindas fotos, baita pescaria, Tio Luiz! E pescar em dupla com a esposa fica melhor ainda... Show!

Lindo mesmo, Fred! E poder pescar em paz junto com a Jack é um privilégio!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Bacana Tio, o lugar é realmente show de bola em, e os babies? Não é a época?

Parabéns ao casal.

Abs.

Oi Vasconcellos. Lá tem babies o ano inteiro. Mas os babies estão em lagunas onde os barcos não entram. Tem que deixar o barco e ir pelo mato, a pé. E a natureza por lá é por demais exuberante, com cobras, aranhas e jacarés de assustar pantaneiro. Preferi ficar só nos flats. O Japa que pegou os 4 permits foi lá um dia só prá fazer o grand slam...Foi e saiu rapidinho...rrrrrrr

Mas agora em junho e julho aparecem os bigs....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Parabens pela bela pescaria,e os bones sao bem bonitos,de bom tamanho.

Fala Luciano!

Lembramos muito de vocês e de como curtiriam o lugar.

A maioria dos bones foi de pequeno porte, grande parte nos flats.

Realmente, pescar nas manchas só no primeiro dia, prá saciar a sede...Nos flats é legal demais.

E prá você, que é paciente, os permits são uma realidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Que espetáculo!!! Estou babando!!!

Fala Carlinhos!

Lembrei de você, cara!

Se estivesse lá iria mandar o guia pro espaço e ia passar o dia usando o caiaque para se deslocar entre os flats....

Só usamos o caiaque para passeios curtos...Foi bacana.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

relato de gente grande...me espere retornar da minha missão no exterior...e conversaremos sobre essa viagem....

Com certeza Mariz, teremos muitas figurinhas para trocar, sobre essa e sobre outros destinos caribenhos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Fala Tio! Que maravilha de relato e fotos. Essa cor da agua do Caribe 'e de tirar o folego mesmo. Com certeza um destino que um dia irei visitar, com a esposa entao seria melhor ainda. A minha pescaria no Mexico foi fraca, com condicoes climaticas bem adversas, o que salvou no fim foi Robalo em Boca Paila! Naoo tive tempo de escrever ainda, vou tentar colocar um mini relato. Mais uma vez parabens e espero que nos encontrarmos numa dessas!

Um grande abraco!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Fala Tio! Que maravilha de relato e fotos. Essa cor da agua do Caribe 'e de tirar o folego mesmo. Com certeza um destino que um dia irei visitar, com a esposa entao seria melhor ainda. A minha pescaria no Mexico foi fraca, com condicoes climaticas bem adversas, o que salvou no fim foi Robalo em Boca Paila! Naoo tive tempo de escrever ainda, vou tentar colocar um mini relato. Mais uma vez parabens e espero que nos encontrarmos numa dessas!

Um grande abraco!

E aí Brunão!!!

Pode programar para ir com a esposa, na certeza, pois é duca mesmo.

Puxa, que pena que no México não rolou da forma esperada e, que bom, o robalo do Boca Pailla.

E agora fiquei até meio que arrependido de ter tirado a força para vc. nos encontrar em Sanibel,

porque depois de 4 dias de vento e águas turvas, mudou a direção do vento e começou a limpar e nos 3 últimos dias

foi de arrebentar. Fiz a melhor pescaria de robalos de minha vida! E olha que pesco robalos desde menino.

Eles ainda não estavam firmes no visu, na praia. Só blind cast no canal...Mas pegamos os primeiros dias da migração.

Foi um premio pela nossa terceira viagem ao mesmo local sem acertar.

Amanhã vou preparar o relato e contar a história do meu novo avatar.

Abração

PS: parece que vai ter uns feriados em julho aqui no Rio, por conta da visita do Papa.

Se confirmar, vamos nos mandar prá Sanibel outra vez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Que fantástico, Luiz!

Eu adorei a pescaria de permits, muito embora tenha sido muito chato nos dias que não os vimos. Mas, quando estavam lá era bem emocionante: aquela tensão, a expectativa, o "quase" com gostinho de quero mais, peixes imensos no visual, em cardume, na arraia, solitários. Você está um pescador muitíssimo impaciente! hahahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Que fantástico, Luiz!

Eu adorei a pescaria de permits, muito embora tenha sido muito chato nos dias que não os vimos. Mas, quando estavam lá era bem emocionante: aquela tensão, a expectativa, o "quase" com gostinho de quero mais, peixes imensos no visual, em cardume, na arraia, solitários. Você está um pescador muitíssimo impaciente! hahahaha

Valeu, Alê!

Tô cada vez pior :laugh:

Ano passado, buscando os permits nos flats do México, até que eu ainda gostei mais ou menos...Era a mesma "caçada", mas com um putz visual dos flatsl...Tive um monstro na linha por alguns minutos depois de ferrá-lo no visual, numa água transparente...Dei bobeira, perdi...Fiquei p. da vida e fui pros bones.

Já em Belize (no TFLATS especificamente) a pescaria é toda dentro da laguna e no manguezal. Aí venta pouco, faz um calor do cacete, aparecem insetos em quantidades industrias - inclusive umas moscas que mordem tipo tábanos - e água que é transparente, mas com fundo escuro, já prejudica o visual.

Aí o cardume aparece, eu fico nervoso, jogo em cima deles e vai cada um pro seu lado. Ou então, o lançamento é perfeito, mas os bichos ignoram solenemente o meu crab e continuam ali, vasculhando o fundo...

Não é minha onda não :nono: Só quero desafios que eu possa superar com sucesso em até meia-hora :laugh::p

E, cada vez mais, a pescaria para mim está ligada a um conceito de total diversão. Então essa coisa do desafio do permit, de passar o dia e a semana atrás deles, como os caras fizeram lá (e se deram bem) não se encaixa no meu modelo de diversão. Mas, cada qual com seu cada um :p:p

Abração

Tio Luiz

PS: tudo certo, jantar quinta-feira. Você escolhe o restaurante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Caros amigos Luiz e Jaqueline,

Ao ver o seu relato chamei a Lia e lemos juntos. Que beleza!

Desde quando voce nos falou sobre a viagem para esse paraíso, ficamos torcendo para que ela fosse maravilhosa, de todo o nosso coração. Estamos muito felizes que isso se concretizou né?

Quem sabe um dia podemos ir numa dessa juntos?

Já sonho com os tarpons há alguns anos.....

Abraços dos amigos

Mário e Lia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Caros amigos Luiz e Jaqueline,

Ao ver o seu relato chamei a Lia e lemos juntos. Que beleza!

Desde quando voce nos falou sobre a viagem para esse paraíso, ficamos torcendo para que ela fosse maravilhosa, de todo o nosso coração. Estamos muito felizes que isso se concretizou né?

Quem sabe um dia podemos ir numa dessa juntos?

Já sonho com os tarpons há alguns anos.....

Abraços dos amigos

Mário e Lia

Caros Mário e Lia,

Sabemos da sinceridade de sua mensagem e sua torcida, com certeza, adicionou energia positiva prá nossa empreitada.

Quanto a irmos juntos numa dessas, você sabe que será um imenso prazer.

Aliás, já definimos a próxima viagem e já iniciei o planejamento, lendo muito em fóruns americanos e internacionais, sobre melhores épocas, guias, períodos de chuva, etc...

Depois lhe envio MP, mas posso lhe garantir que será TOP total!

Abração

Luiz e Jack

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Maravilhoso, é um privilégio poder desfrutar desses paraísos nos dias de hoje, ainda bem que restam lugares preservados e que existem pessoas que zelam por mantê-los.

Isso sem mencionar a excelente pescaria,espetacular! :bs-aplauder::bs-aplauder::bs-aplauder:

Isso é que são férias!!!

Grande Abraço ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.