Ir para conteúdo

Azuis no Fly 2013


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Azuis no Fly 2013

IMG_4936-003_zpsc44dd098.jpg

O convite

Dia desses o Rafael liga em casa e me convida para ir ao Tocantins.

Respondi imediatamente a ele que não estava interessado, pois já havia ido ao Lago Angical em duas ocasiões, em uma época que não haviam as duas grandes pousadas que hoje lá operam, portanto acreditava que o lago já estava muito explorado.

Passado uns dias, liguei para ele para tratar de outra viagem de pesca e perguntei como estava o andamento de sua aventura que pretendia fazer ao Tocantins. Respondeu-me que, como eu não me interessei, sozinho não iria.

Pensei:

- Nossa que mer...a de amigo que sou, quando chamei-o para ir ao São Francisco, ele levou 30 minutos para dizer que topava e quando me chama para ir ao Tocantins, por pura falta de expectativa de uma boa pescaria, eu egoistamente digo que não ....

Imediatamente mudei minha decisão e acertamos a nossa aventura atrás dos azuis.

A Viagem

Decidimos fazer essa aventura percorrendo os 1500 km que nos separam do lago de carro.

Passamos por quatro estados (Minas Gerais, São Paulo, Goiás e Tocantins) e admiramos belas paisagens.

A pesca

IMG_4953_850x567-001_zps8795961a.jpg

A estratégia para o primeiro dia de pesca consistia em acharmos os tipos de estruturas e a profundidade que os bons peixes estavam.

Iniciamos os trabalhos, um com Popper na superfície e outro com Streamer na meia água. Por volta do meio dia descobrimos que os bichos estavam mais ativos na meia água.

Abandonamos então o Popper e enquanto um continuou com mosca na meia água, o outro iniciou a procura nas profundezas com linhas Full Sinking.

Ao final do dia concluímos que a pescaria deveria ser toda na meia água, pois os peixes estavam batendo em moscas trabalhadas entre 30 cm a 1 metro de profundidade.

IMG_4872-002_zps2dab649a.jpg

IMG_5081-002_zps47831adb.jpg

IMG_4912-002_zps01aede9e.jpg

Quanto às estruturas, concluímos que o peixe não estava atacando nas margens, não estava atacando nas pedras e muito menos nos paliteiros. Nas galhadas eles estavam razoavelmente ativos, porém nas algas é que o bicho pegava, pois que eles estavam se alimentando nesse tipo de estrutura. Então era arremessar, trabalhar as moscas em velocidades variadas e esperar os bichos porretarem.

IMG_5074-003_zps5256379e.jpg

Grande Piau Flamengo e seu amigo menor

Nos primeiros dias ventou um pouco e com o decorrer da semana o vento foi parando e o calor aumentando.

IMG_5192-002_zps90758f75.jpg

IMG_4950-002_zps70672987.jpg

Estranhamente com o sumiço do vento e o aumento do calor, o peixe foi ficando manhoso, rebojando muito e atacando pouco. Vai entender ...

IMG_5366-003_zps75cdc6cd.jpg

Pequenos delinquentes em volta da mosca

Vimos uma tartaruga gigante e outras tantas menores, muitas araras, papagaios, lindas aves e um veado.

IMG_5034-022_zps35773b85.jpg

IMG_5097-003_zps70a6a126.jpg

Foram muitas capturas por dia, em quantidades parecidas com outras pescarias que fiz lá no passado.

IMG_5138-002_zps8b86ed16.jpg

IMG_5175-002_zps987a752a.jpg

O que ficou evidente foi o tamanho do peixe que diminuiu aproximadamente 1 kg em média.

IMG_5242-002_zps382a8cd6.jpg

IMG_5393-002_zps6eba9d35.jpg

100_1362_850x638-001_zps3a2487ca.jpg

Enfim, passaram-se cinco dias divertidos com algumas ações espetaculares e uns poucos bons peixes embarcados.

IMG_5161-002_zps5c52fe8e.jpg

IMG_4869-002_zps758403ed.jpg

Dupla de Mexicanos encontrada pescando no Lago

O parceiro de barco

Rafael começou a pinchar mosca há dois anos, treina no sitio arremessos e fisgadas três vezes por semana, é dedicado ao fly, adquiriu ótimos matérias, é animado, não tem preguiça, não desanima fácil e já está arremessando muito.

IMG_5216-00111_849x638_zpsa9fc364d.jpg

Rafael e seu lindo troféu

Valeu amigo, pelo convite e pela aventura.

Animais:

IMG_4855-002_zpsd1278a94.jpg

IMG_5238-002_zps21cb50f4.jpg

IMG_4969-022_zps72899bcc.jpg

IMG_5398-003_zps767a3a21.jpg

IMG_5065-022_zps65164ef5.jpg

Materiais:

IMG_4886-022_zps96cfe2fd.jpg

Vara #7 - (Marcelo) com ação extra rápida

Varas #8 - (Rafael) com ação extra rápida e outra com ação rápida

Moscas - Streamers Articulados M´longo atados em Marabou com anzol 2/0, Divers e Poppers atados em anzol 1/0

Linhas - Densidade Compensada e Ponta Fantasma para Streamers

Linhas - Flutuante Rio Max II 30 ft Shooting Head com Slick Shooter 35lb para Poppers e Divers

IMG_4915-002_zps50935005.jpg

Abraços,

Marcelo Longo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Valeu Marcelo,

100% parceiro!

Realmente pesco com mosca apenas a uns 2 anos e meio, mas neste curto espaço de tempo já tive o privilégio de estar pescando com o Marcelo umas 4 vezes, e 1 vez com o Mestre Juarez e realmente aprender com quem sabe é muito mais fácil.

Valeu muito a parceria, as fotos ficaram muito legais, só ficou faltando a história do Monstro do Lago. Mas acho que realmente, só quem viu a cena ao vivo poderia acreditar no fato ocorrido.

Grande abraço

p2.jpg

IMG_5147.JPG

100_1373.JPG

IMG_5207.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Bela pescaria amigão!!!!!!!!!!

Lindas fotos!!!!!!!!!

Fiquei triste com sua constatação!!!!!!!!

Parabéns aos mosqueiros!!!!!!

Abração e linhas tensas!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Parabéns a dupla belo belo relato!

Marcelo, parece que a pescaria de vocês não foi muito diferente da nossa. A pousada que ficamos proibiu o abate para o jantar liberando somente para o almoço, mas mesmo assim acho pouco para os peixes melhorarem de tamanho, acredito que só com cota zero para melhorar os tamanhos dos bichos.

Rafael conta ai pra gente sobre o "monstro do lago" fiquei curioso...

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Parabéns a dupla belo belo relato!

Marcelo, parece que a pescaria de vocês não foi muito diferente da nossa. A pousada que ficamos proibiu o abate para o jantar liberando somente para o almoço, mas mesmo assim acho pouco para os peixes melhorarem de tamanho, acredito que só com cota zero para melhorar os tamanhos dos bichos.

Rafael conta ai pra gente sobre o "monstro do lago" fiquei curioso...

Abraços.

Blz Marco

Realmente cota zero seria o ideial.

atendendo a seu pedido vou relatar o que vimos.

Logicamente não posso provar a história que tentarei descrever

“ O JÉGÃO “ nome dado ao peixe pelo piloteiro.

Se não me engano eram entre 10 e 11 horas, sol do Tocantins batendo a pino, o vento havia dado uma trégua e eu resolvi investir em um diver de deer hair, no qual já havia tido algumas boas ações de peixe melhores anteriormente. O Marcelo acredito que percebendo a água lisa se animou com um de seus poppers também.

Revezávamos posições de pesca no barco, e neste dia o Marcelo pescava na proa arremessávamos incansavelmente, eu em um ponto pouco promissor, um tanto fundo e sem estruturas ou algas.

Mas de repente o Marcelo fala em voz alterada: - OLHA O TAMANHO DO TUCANARÉ! VOCÊ VAI PASSAR COM A ISCA POR CIMA DELE. Eu não via o peixe e imaginei que fosse se assustar com o barco, pois estava muito próximo. Nisso o Marcelo já havia arremessado seu popper atrás do diver e deixado parado aguardado para ver o que o peixe faria.

Eu trabalhei o diver rápido e curto para imitar uma fuga alucinada de um anfíbio qualquer. Mas o bicho não bateu em minha isca que esta estava a centímetros do barco. Eu ainda não tinha visão alguma do peixe que se abrigava atrás de um drop de algas. Sem Vacilar o Marcelo trabalhou o popper fazendo um baita POP, a cerca de um metro e meio do barco e eu imaginei, perdemos o peixe ..... e PAUUUU, o bicho sai da água na vertical bateu no popper e o jogou longe, e por aproximadamente 30cm não caiu dentro do barco. Enquanto o monstro voava, o mundo pareceu estar em câmera lenta, e nos todos do barco gritamos realmente assustados e impressionados com o tamanho, a coragem e a forma que o bicho bateu no popper.

Foi uma das cenas mais loucas que presenciei. O bicho era um monstro!

O mais misterioso desta história, é que o tal drop de algas desapareceu totalmente e não o localizamos mais. Simplesmente sumiu....

Como dito acima, não posso provar nada e talvez esta história seja apenas resultado de horas e horas de sol no Tocantins.

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Blz Marco

Realmente cota zero seria o ideial.

atendendo a seu pedido vou relatar o que vimos.

Logicamente não posso provar a história que tentarei descrever

“ O JÉGÃO “ nome dado ao peixe pelo piloteiro.

Se não me engano eram entre 10 e 11 horas, sol do Tocantins batendo a pino, o vento havia dado uma trégua e eu resolvi investir em um diver de deer hair, no qual já havia tido algumas boas ações de peixe melhores anteriormente. O Marcelo acredito que percebendo a água lisa se animou com um de seus poppers também.

Revezávamos posições de pesca no barco, e neste dia o Marcelo pescava na proa arremessávamos incansavelmente, eu em um ponto pouco promissor, um tanto fundo e sem estruturas ou algas.

Mas de repente o Marcelo fala em voz alterada: - OLHA O TAMANHO DO TUCANARÉ! VOCÊ VAI PASSAR COM A ISCA POR CIMA DELE. Eu não via o peixe e imaginei que fosse se assustar com o barco, pois estava muito próximo. Nisso o Marcelo já havia arremessado seu popper atrás do diver e deixado parado aguardado para ver o que o peixe faria.

Eu trabalhei o diver rápido e curto para imitar uma fuga alucinada de um anfíbio qualquer. Mas o bicho não bateu em minha isca que esta estava a centímetros do barco. Eu ainda não tinha visão alguma do peixe que se abrigava atrás de um drop de algas. Sem Vacilar o Marcelo trabalhou o popper fazendo um baita POP, a cerca de um metro e meio do barco e eu imaginei, perdemos o peixe ..... e PAUUUU, o bicho sai da água na vertical bateu no popper e o jogou longe, e por aproximadamente 30cm não caiu dentro do barco. Enquanto o monstro voava, o mundo pareceu estar em câmera lenta, e nos todos do barco gritamos realmente assustados e impressionados com o tamanho, a coragem e a forma que o bicho bateu no popper.

Foi uma das cenas mais loucas que presenciei. O bicho era um monstro!

O mais misterioso desta história, é que o tal drop de algas desapareceu totalmente e não o localizamos mais. Simplesmente sumiu....

Como dito acima, não posso provar nada e talvez esta história seja apenas resultado de horas e horas de sol no Tocantins.

abraço

É isso ai Sulista!

Tem coisas que fazem a pescaria ser completa, mesmo não pegando o peixe, acredito que a imagem dele ficará marcada nas lembranças de vocês, e isso vale muito...

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Marcelo sempre dando maior show na pesca e nas fotos. :bs-aplauder: PARABÉNS GAROTO. :ok:

Sérgio,

Depois de passados alguns anos de uma determinada aventura, as fotos nos ajudam a recordarmos fatos que já havíamos esquecido. Por isso, acredito que fotografar é importante.

Grande abraço,

Marcelo Longo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Valeu Marcelo,

100% parceiro!

Realmente pesco com mosca apenas a uns 2 anos e meio, mas neste curto espaço de tempo já tive o privilégio de estar pescando com o Marcelo umas 4 vezes, e 1 vez com o Mestre Juarez e realmente aprender com quem sabe é muito mais fácil.

Valeu muito a parceria, as fotos ficaram muito legais, só ficou faltando a história do Monstro do Lago. Mas acho que realmente, só quem viu a cena ao vivo poderia acreditar no fato ocorrido.

Grande abraço

Rafael,

Você que me convidou, então eu é que tenho que agradecer.

Grande abraço e já vamos acertando as próximas aventuras.

Marcelo Longo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Bela pescaria amigão!!!!!!!!!!

Lindas fotos!!!!!!!!!

Fiquei triste com sua constatação!!!!!!!!

Parabéns aos mosqueiros!!!!!!

Abração e linhas tensas!!!!

Bata,

Valeu pelos comentários!

Estou planejando aquela nossa aventura. Vamos conversando ...

Abraços,

Marcelo Longo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Maravilha Marcelo e Rafael!

Tucunarés de bom tamanho e ótimas fotos da vida selvagem local.

Nada como uma bela viagem de pesca com mosca...

Parabéns à dupla!

Guilherme,

Agradeço os comentários.

Foi uma pescaria bem divertida mesmo.

Abraços,

Marcelo Longo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Parabéns a dupla belo belo relato!

Marcelo, parece que a pescaria de vocês não foi muito diferente da nossa. A pousada que ficamos proibiu o abate para o jantar liberando somente para o almoço, mas mesmo assim acho pouco para os peixes melhorarem de tamanho, acredito que só com cota zero para melhorar os tamanhos dos bichos.

Rafael conta ai pra gente sobre o "monstro do lago" fiquei curioso...

Abraços.

Marco,

Também acho que as pescarias tenham sido mesmo parecidas.

Creio que os peixes diminuíram pela pressão de pesca mesmo. Mesmo assim, acredito que o pessoal tem feito um bom trabalho de preservação por lá, caso contrário, pelo tempo que a pesca foi liberada naquele reservatório os peixes com certeza já teriam acabado.

Abraços,

Marcelo Longo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Bela pescaria!!!

gostei da sua atitude de acompanhar o parceiro!!!

amigos assim são valiosos!!!

Parabéns a Dupla!

abração!!!

É isso aí Luiz, ajudar e ser ajudado.

Agradeço os comentários.

Abraços,

Marcelo Longo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Parabens a dupla

Belissimas imagens e o causo do monstro do rio

Espetacular

Momentos como esse valem a pescaria

Abraço!

Cristiano,

Algumas vezes ocorrem fatos incríveis nas pescarias que recordamos por toda nossa vida. Essa é a magia.

Obrigado,

Marcelo Longo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.