Ir para conteúdo

Caleufú - Grupo para novembro de 2013


Postagens Recomendadas

  • Patrono

Amigos o grupo 2 está cancelado, pois infelizmente houve a saída dos amigos Cristiano, Marco Martin e Alex (AldeFly).

Fica difícil eu e o mano Fabio esticarmos mais uma semana com a proposta da flotada do rio Caleufú.

O grupo um (1) está formado, fechado e seguimos em frente com tudo certo! :ok:

O Alejandro vai estar aqui no Brasil dia 12 de maio e estarei no aeroporto para recepcioná-lo. :)

Preparem suas caixas de moscas e vamos pescar muito! ;)

Tudo preparado, só faltam algumas terrestriais que serão atadas a partir de agosto, ou antes, se der tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Como diria o Beto Saldanha: "Truta pega em tudo!" :D

O que levar está ótimo e vou encomendar um lote de moscas com o Andrés, que pode até mesmo ser integrante do grupo de guias do Alejandro. Quem quiser entrar no racha dessa encomenda de moscas é só falar e creio que vou encomendar 60 moscas (10 moscas para cada um). Sim o lote será feito especificamente para a pesca do rio Caleufú e as moscas que pretendo encomendar serão terrestrials (para a flotada), ninfas (para usar em dropper) e secas (para a pesca de vadeio no rio Malleo) todas para serem usadas com linha floating e se não comerem essas moscas, então vamos passear de bote mesmo, pois jogar "ferro" na cara delas não estou nada a fim, mas em momento de crise psicológica e existencial, jogo até plug de barbela. :laugh:

Não tenho ainda o custo desse lote de moscas, mas quem quiser é só falar e começo a cotar, alias, acabei de enviar um e-mail para ele.

T+ :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Como diria o Beto Saldanha: "Truta pega em tudo!" :D

O que levar está ótimo e vou encomendar um lote de moscas com o Andrés, que pode até mesmo ser integrante do grupo de guias do Alejandro. Quem quiser entrar no racha dessa encomenda de moscas é só falar e creio que vou encomendar 60 moscas (10 moscas para cada um). Sim o lote será feito especificamente para a pesca do rio Caleufú e as moscas que pretendo encomendar serão terrestrials (para a flotada), ninfas (para usar em dropper) e secas (para a pesca de vadeio no rio Malleo) todas para serem usadas com linha floating e se não comerem essas moscas, então vamos passear de bote mesmo, pois jogar "ferro" na cara delas não estou nada a fim, mas em momento de crise psicológica e existencial, jogo até plug de barbela. :laugh:

Não tenho ainda o custo desse lote de moscas, mas quem quiser é só falar e começo a cotar, alias, acabei de enviar um e-mail para ele.

T+ :ok:

Essas moscas do Andrés são muito bem atadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Administrador

Passagens compradas! :okok:

Agora é torcer para um inverno tranquilo na Patagônia e um degelo dentro dos padrões dos últimos anos. :ok:

Que as chuvas cheguem fortes por lá em agosto para que em novembro o nível do Caleufú esteja ideal para a pesca com Terrestrials. :cool:

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Administrador

Depende do inverno deste ano Thiago, pois se o degelo começar em agosto com as chuvas, como de costume, então vamos ter o Caleufú na caixa em novembro (2ª quinzena) e podemos pescar com moscas terrestrials da mesma forma que pescamos em novembro do ano passado. Se o Caleufú não estiver na caixa, aí tudo complica e vamos meter "gatos" na boca das trutas e sendo assim, um linha que afunde a cabeça (sink tip) vai ajudar e muito ou seja, vou levar duas linhas, uma para as secas e terrestrials e outra para os "gatos".

O primeiro trecho do Caleufú é forte, tendo até mesmo pontos de bom rafting e mesmo sendo suas águas fortes, e estando baixo (na caixa), pescamos com secas o tempo todo, alias, em nenhum dos dias nos preocupamos com "gatos", creio que o único do grupo que pescou um pouco com "gatos" foi o Marco Martin, mas assim mesmo partiu para as "aranhas" como todos nós.

Além disso tem um lote de moscas que o Andrés vai atar para mim e ele vai atar em função de como estiver o Caleufú em outubro/novembro, nesse lote posso encomendar moscas para todos. O Andrés é guia e sabe muito bem o que oferecer para as trutas. Fora isso o Alejandro Klap vai também me orientar quanto as moscas, mas também na virada de outubro/novembro. No bote o Alejandro leva todas as "venenosas" que vamos precisar e os guias trocam informações o tempo todo via rádio ou seja, vai dar tudo certo. :cool:

Se for atar no escuro, uma coleção de "gatos" em anzol #4 à #8 com cone head vai estar de bom tamanho, nas cores marrom escuro, verde musgo e pretos. Além disso as clássicas "aranhas" que as trutas não vão perdoar. :ok:

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 2 semanas depois...
  • Administrador

Não meu amigo o grupo com seis pescadores já está formado, que no caso é o primeiro grupo e o segundo grupo perdeu a chance de se formar, pois faltava apenas uma pessoa para formar o grupo 2 com seis pescadores até que três amigos desistiram. :(

Em função dessas desistências foi necessário abrir mão de tentar organizar o segundo grupo. ;)

T+ :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

É complicado, na transferência eles convertem no câmbio da moeda oficial do pais, fica ai uma perda de aproximadamente 50% , o ideal seria que ele recebesse os dólares em mãos, assim faria um câmbio mais apropriado, desculpem mas estou só comentando, que tal passar uma msg para a Mercedes e perguntar? é só uma sugestão. Grupo tinindo, já está em ponto de bala, dedo no gatilho, só esperando a ordem de atirar. :p:bye:

Editado por Sérgio Augusto
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

É complicado, na transferência eles convertem no câmbio da moeda oficial do pais, fica ai uma perda de aproximadamente 50% , o ideal seria que ele recebesse os dólares em mãos, assim faria um câmbio mais apropriado, desculpem mas estou só comentando, que tal passar uma msg para a Mercedes e perguntar? é só uma sugestão. Grupo tinindo, já está em ponto de bala, dedo no gatilho, só esperando a ordem de atira. :p:bye:

Foi o que imaginei. Cash é Cash. A taxa da Western Union deve passar de R$2,65 nos dias atuais.. Nós e ele perdemos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

O "pulo do gato" teria sido pagar o sinal para o Alejandro quando ele esteve aqui no Rio e eu te avisei. :p

Agora o sinal tem que ser feito através da Western Union e assim que a Mercedes me responder te encaminho o e-mail.

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Uma sugestão que funciona mas precisa de um argentino... Para a minha segunda viagem, eu acertei com o Alejandro que ele receberia o adiantamento via transferência bancária de outro argentino. Esse argentino era meu colega na Petrobras (não é mais, voltou e trabalha na Petrobras Argentina). Ele fez a transferência para o Alejandro e eu paguei em dólares para ele... Sem pagar nada a terceiros...

O difícil é achar um argentino... podiam ter perguntado ao papa...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Amigos,

Voces que tem mais experiência, gostaria de um auxilio quanto ao que levar de roupas e agasalhos, etc....

Pelo que já li nos relatos, no mês de novembro faz frio e venta muito.

Como vamos passar três dias na pesca de flotada, com acampamento, estou pedindo esta ajuda.

Nao queria levar muita coisa e nem ficar no perrengue.

Telles

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Amigos,

Voces que tem mais experiência, gostaria de um auxilio quanto ao que levar de roupas e agasalhos, etc....

Pelo que já li nos relatos, no mês de novembro faz frio e venta muito.

Como vamos passar três dias na pesca de flotada, com acampamento, estou pedindo esta ajuda.

Nao queria levar muita coisa e nem ficar no perrengue.

Telles

2x

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Amigo a melhor forma de não ficar no perrengue é levar o útil e o agradável, se esta época faz frio leva um pouco de cada.

Os amigos podem passar alguma dica.

Leva um pouco de cada para frio é para quente, o tempo se mortifica sempre é por isto que nos pescadores precisa sempre esta prevenido OK.

Já ia me esquecendo a noite faz muito mas frio do que de dia principalmente no acampamento, lá Telles é igual no deserto não que dizer que de dia não faz frio mas é moderado. o negocio é levar algo que esquete da cabeça os pés, tem que torcer que não chova ai o frio é maior, é por isto capa de chuva é necessário ter.

Editado por Marcelo R. S.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Aconselho levar uma segunda pele(encontrada em casas de material de esportes radicais, ou roupas de frio) um par de luvas (pode ser essas vendidas e Nova Friburgo ou São lourenço de lã) , um par de meia bem grossa e o restante a critério do frio que cada um aguenta. :laugh::laugh: :laugh: .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Minha experiência por lá foi a seguinte:

a) durante o dia no rio vc estará de wader. Por baixo do wader uma segunda pele e um par de meias longas e quentes, como disse o Sérgio. Camiseta, camiseta de manga longa, algo de lã (ou outro casaco qualquer mais quente) e uma capa de chuva por cima disso tudo. Se o dia esquentar você vai tirando camadas.

b) no acampamento, a PRIMEIRA COISA que você fará, ASSIM QUE SAIR DO BARCO, será tirar as roupas molhadas (não interessa o frio que estiver fazendo) e coloque roupas secas, nos mesmos moldes: segunda pele, meia quente, calça por cima, tênis, camiseta, camiseta longa, casaco mais quente e jaqueta por cima disso tudo. Não brinque de ficar contando história de pescador... vá se cuidar logo que sair do barco. Pergunte ao pessoal como foi a noite no acampamento no Chimehuim em 2011...

Se estiver mais quente, a coisa fica mais fácil, mas se o frio estiver torando, as indicações acima ajudam bastante.

Enfim... sugestões.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Eu levei numa mochila que não era a prova de água... outros levaram em sacos estanques. A mochila com as roupas do acampamento segue na balsa de acampamento, que segue na frente com barracas e etc. Geralmente vai coberta com lona e não molha nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Amigo as duas vezes que fiz o acampamento o amigo Fausto falou que seria melhor a minha bolsa fosse a prova de agua, perguntei porque, a balsa vira e com isto molhar ou mesmo perder (afunda), por isto que comprei um sacos estanques para não ter problema, segurança é primeiro lugar OK.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Minha experiência no Caleufú em novembro foi apenas uma e por isso não posso bater o pé sobre o assunto, mas basicamente usamos a jaqueta de chuva durante umas horas da manhã e depois das 10 ficou quente o bastante para ficarmos de camisa. Essa mesma jaqueta usei a noite para dormir, pois faz muito frio. Luvas e meias são fundamentais a noite e não adianta nada usar luva de brinquedo ou meião de futebol, tem que ser luva de lã ou melhor e meias de lã também, isso sem falar na proteção para o pescoço e orelhas, pois passei frio. Tudo isso em uma mochila é o bastante e se quiser proteger bem as roupas, basta uma bolsa estanque vendida em lojas de materiais náuticos e de pesca.

Quanto a balsa virar, bem desconheço esse acidente com as balsas do Alejandro, mas já ouvi que já aconteceu e assim mesmo tudo a bordo da balsa do acampamento é amarrado para situações assim, como um possível acidente e sim, tudo vai coberto para proteger de uma possível chuva e quanto a chuva, sim todos devem estar de wader e levar na balsa uma jaqueta waterproof.

Como bem disse o Jost, temos que ter roupas secas para usarmos no acampamento e quanto a banho, esqueça, pois a água estará muito fria para isso e geralmente tomamos banho somente no acampamento do Collon Cura ou Chumehuin, no Caleufú somente em janeiro, isso se o rio der condições para as balsas dos guias, mas é sorte descer o Caleufú em janeiro, por isso vamos em novembro.

T+ ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Noite:

1 par de meia de lã que será usada apenas para dormir.

1 par de luvas de lã ou melhor.

1 gorro com proteção para orelhas.

1 cachecol será muito útil.

1 ceroula para dormir.

1 camisa para dormir.

1 moletom completo para dormir.

1 jaqueta que será a mesma que protegerá da chuva.

Dia:

1 camisa manga longa.

1 calça por baixo do wader ou ceroula.

1 jaqueta de chuva que será a mesma usada para se aquecer de manhã e a noite no acampamento.

1 par de luvas para se proteger do sol e das moscas tabanos.

1 Buff para se proteger do sol.

Extras:

1 kit de higiene pessoal de acordo com a vontade e bum bum de cada um. :happy:

1 toalha pequena a bordo durante a pescaria.

1 toalha de rosto para usar para higiene pessoal.

1 protetor solar e labial também a bordo.

1 kit de medicamentos de acordo com as necessidades de cada um.

É por aí. :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Sim todos estamos tensos e minimize o que for levar, pois todas as vezes que vou acabo deixando roupas sem uso na bagagem. :ok:

2 meiões é o bastante para o dia a dia, uma secando e o outro em uso.

2 camisas também para as pescarias, pois enquanto uma está secando a outra estará usando.

2 cuecas também para o mesmo caso acima.

A roupa que usamos a noite para jantar geralmente é a mesma em todos os jantares. :happy:

O lance é levar a bagagem vazia para voltar cheia. :ok:

Geralmente uma camisa será usada três dias seguidos durante o acampamento e fique certo que mesmo fazendo calor, impressionantemente não ficamos fedendo. Não sei o que tem ou o que não tem lá, mas feder é algo que não acontece normalmente, mas vale levar uma camisa reserva para o acampamento, vai que uma se rasga ou queira trocar.

Um pouco das "frescuras" que faço sempre, é levar um creme para os pés (entre outros), esses cremes tipo VODOL ou genérico, é bom de montão para prevenir mau cheiro. :D

Como diria meu camarada Beto Saldanha, tem horas que exagero com essas "frescuras". :laugh:

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Tem um lance muito útil... Vou comprar um saco de dormir e assim estar com um de qualidade para não me preocupar a noite. :ok:

O mais experiente do grupo quanto a sacos de dormir é o Telles, pois ele faz montanhismo. Telles passa a dica para a gente. :ok:

Conversei com a Mercedes essa semana, ela é a responsável pela organização dos grupos, e sacos de dormir pessoais são bem vindos, mas no acampamento vai ter para quem precisar, elas apenas sugeriu que levemos cada um o seu.

Estou em contato com o Thiago Zanetti sobre restrições de alimentação e se algum amigo do grupo tiver algum tipo de restrição alimentar é bom me informar, pois assim posso explicar para a Mercedes e ela adequará o cardápio. Se não quiser falar do assunto aqui, podem me enviar MP. Preciso saber também quanto a medicamentos de manutenção também ou alergias quanto a medicamentos, assim a Mercedes também estará ciente de tudo.

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

É assim mesmo Carlos, quanto mais se aproxima o dia D, mais ficamos tensos, o importante é fazer um bom check list , caso esqueçamos de levar alguma coisa, sempre dá um tempinho para comprar por lá mesmo, se não der, os amigos mais prevenidos , sempre dão uma mãozinha.(menos cueca e meia) :laugh: . A lista do Tio Fausto está ótima, Agora é só fazer outra lista com o material de pesca. Afinal vamos lá pescar . :p:okok: .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Segunda pele é fundamental! De dia e de noite!

Por cima dela calça e blusa de fleece (em loja de aventura tem, Trilhas e Rumos, Solo. A Taco tem também, o preço é melhor, eu usei e serviu perfeitamente.

Por cima de tudo, wader e jaqueta de vadeio, impermeavel.

Buff também é muito bom usar!

À noite, o mesmo esquema de cebola, exceto o wader.Troque por uma calça! Vc vai pondo ou tirando, conforme a necessidade.

Tem umas meias apropriadas para vadeio, acho que o nome é Cool dry. O pé fica seco.

Roupa para noite e reserva, se molhar, dentro do saco impermeável!

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Patrão, eu estou com restrições Médicas, olha são restrições méeeedicas, a noite no acampamento só posso comer churrasco de gado hereford e cordeiro Patagônico, regado a vinho malbec. :p:p:laugh: , há, ia esquecendo, um bom chimarrão também, para dar uma esquentada e abrir o apetite. :yahoo:

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Amigos,

No mercado aqui temos alguns sacos bons com os da Lafuma.

O ideal seria comprar lá fora, outros de boas marcas, mas acho que nao daria tempo e o dólar esta muito alto.

Se alguém esta pensando em adquirir via internet ou tem um portador, as marcas que eu indico sao:

North Face , Marmot, Montain Hardwear. Com respeito a temperatura, um saco de dormir confortável seria um -5 graus C.

Eu vou preferir levar primeira e segunda pele para dormir, um bom casaco, meias quentes e usar os sacos de dormir que eles tem a oferecer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

Sempre que acampo levo meu próprio saco de dormir.
Este ano levarei também duas mantas de EVA de 10 mm de espessura cada,

revestidas com aluminio.
A ideia é substituir os colchonetes infláveis que considero incômodos .

Costumo levar também duas caixas de toalhas de papel grandes e umedecidas para

higiene pessoal.

Uma lanterna para passeios noturnos tem se mostrado útil.

Abraços

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Bueno, Quem tem, saco de dormir, acho louvável levar, eu, pessoalmente, que não tenho, acredito que não vale a pena comprar um, mesmo que vá fazer no futuro outros acampamentos, o custo benefício não vale a pena, como também mais tralha para carregar, sou partidário do Thiaguinho, levar o mínimo necessário e trazer o máximo possível. :p:ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Quando via fotos de barcos com grandes bolsas à prova de água, achei que nossas mochilas estavam lá dentro. :blink:

Bem como disse o Thiago vai junto uma outra mochila, na mala não tem o que fazer o que fazer, aperta que vai dár :blink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Cacilda, estava achando que faria uma viagem light só com a mochila UMPQUA.

Agora tem que ser a Abel BAG 15 DAY Lodge.

Caramba Zanetti não precisa tanto assim. :D

Levo apenas uma bagagem no avião e dentro da mala levo uma mochila que será arrumada no hotel com as roupas que estarão na balsa do acampamento. Por questão de precaução alguns amigos levam uma sacola estanque de 30 litros ao invés de uma mochila e assim está tudo certo também. Quanto menos roupa levar na mochila do acampamento melhor, pois além de evitar levar roupas que não serão usadas, tem a vantagem de manter a sujeira organizada, pois as margens do Caleufú estão com cinzas vulcânicas. Por isso faço uso da mesma roupa todos os dias de pesca, levando de reserva somente uma camisa, um par de meias e uma cueca.

A bagagem principal vai ficar arrumada e fechada no Torres del Sur. Na véspera do nosso acampamento temos que arrumar a mala para que fique fechada e livre para ser guardada pelo pessoal do hotel, pois os dias que não estamos hospedados não pagamos pela hospedagem e sendo assim, não podemos deixar o quarto uma bagunça. Sim é chato de montão ter essa disciplina, mas é assim que funciona. Na maioria das vezes a bagagem fica quietinha no quarto.

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.