Ir para conteúdo

Dourados no Fly 2012 - Muitas Emoções


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

A Aventura

_JMT0897_850x638-001.jpg

Gavião

Após aguardarmos a legislação que rege o defeso 2012/2013, agendarmos com nosso piloteiro Marquinho, nos informarmos sobre chuvas, cor da água e finalmente acertarmos a melhor data para irmos, partimos novamente ao São Francisco.

Nos últimos quatro anos temos ido por lá apenas uma única vez, no mês de novembro, quando é permitida somente a pesca esportiva. Dessa forma nos livramos de ver tanta barbaridade que os "vagabundos" praticam naquelas águas.

Como de costume, o companheiro de pesca foi o amigo Juarez.

Não posso deixar de agradecer ao Rafael (Sulista) que não mediu esforços para poder estar lá, na mesma época que nós, acompanhado de seu avô. Foram trocadas boas experiências sempre acompanhadas de muita prosa boa. Valeu Rafael!!

_JMT1025_850x638-001_850x638-Coacutepia.jpg

Passamos três dias pinchando naquelas águas. E tivemos como resultado final uma ótima pescaria. Rolou ainda a realização de um desejo antigo de capturar um amarelo (Salminus franciscanus) com dois dígitos.

O "nosso" caminho das pedras

Por falta de literatura específica e informações técnicas detalhadas, desde que fomos ao Chico pela primeira vez em 2007,temos procurado materiais que nos proporcione uma maior possibilidade de êxito nas capturas dos dourados que lá habitam.

Para tentarmos os grandes peixes utilizamos varas 8 extra rápidas e rápidas, linhas que afundam muito rápido (T8 da Rio) com aproximadamente 8,5 a 9,0 metros (depende do arremesso do sujeito e da velocidade da vara), monofilamento slickshooter 50 libras, Articulado M´Longo com aproximadamente 12 cm, (o que mais dava certo antes de criar essa isca eram o Tucuna Streamer do Otávio Salles Araújo e o Clouser Minnow), atados em anzol 2/0 e 3/0 (esse é melhor para encaixar na boca dos grandes) com muito brilho e em cores variadas (isso depende da cor da água). Arremessos longos (peixes grandes percebem a presença do barco), linha trabalhando entre 1,5 a 2,0 metros de profundidade e recolhimento super rápido.

DSC_1169_850x638-001_850x638.jpg

O "matador" articulado M´Longo

A pesca

Primeiro Dia - Logo que iniciamos nossos trabalhos, notamos que a água no trecho entre a barragem e o Pontal do Abaeté que costuma ser muito limpa, dessa vez se encontrava com uma cor boa (levemente turvada).

Sempre acompanhados pelo nosso piloteiro Marquinho, tentamos durante todo dia (zilhões de arremessos sem frescuras nem piedade) os amarelos no trecho entre a ponte e um local conhecido como Três Moitas.

Foram capturados bons exemplares e algumas matrinchãs pequenas.

_JMT0817_850x638-001.jpg

_JMT0721-002.jpg

O único dourado macho fisgado durante toda pescaria

_JMT0444_850x637-001_850x637.jpg

Voando!!!

_JMT0743_850x638-001.jpg

Apesar da cara de "jagunço", eu estava muito feliz!!

_JMT0427_850x638-001.jpg

_JMT0734_850x638-001_850x638.jpg

_JMT0477_850x638.jpg

Tucanos

Por falar em matrinchã, esse não é o ano delas como foi 2009, porém estão bem mais animadas que no ano passado. Em alguns momentos, arremessando nas margens em busca dos amarelos, no instante que nossas grandes moscas caiam na água, pequenas matrinchãs tentavam apanhá-las na batida e apesar de tentarmos evitá-las, ocasionalmente elas pegavam. As vezes isso provocava um ataque imediato e feroz de dourados que rapidamente apareciam e destroçavam as coitadas. Festa para quem gosta de capturá-las com vara #6 arremessando em baixo das árvores com linhas floating e imitações de frutas ou insetos, atados anzóis números um ou dois.

As melhores matrinchãs que vieram para nossas mãos sempre perseguiam e atacavam os streamers.

_JMT0719_850x637-001.jpg

O piloteiro Marquinho com uma matrinchã do Juarez

Segundo Dia - Iniciamos nossa jornada a partir da área do cachoeirão descendo um total de 40 km rio abaixo até o "restaurante" do Getúlio. Dia que revelou o amigo Juarez como o "Rei da Matrinchã". O homem estava impossível !!!

_JMT0778_850x637-001_850x637.jpg

_JMT0705_850x638-001_850x638.jpg

_JMT0996_850x637-001.jpg

Perdemos um bom peixe próximo do cachoeirão e capturamos outros exemplares modestos. Porém algumas matrinchãs tinham um bom porte.

_JMT0464_850x638-001_850x638.jpg

_JMT0850_850x637-001-1.jpg

_JMT0732_850x637-001_850x637-Coacutepia.jpg

Voando!!!

_JMT0830_850x637-001.jpg

_JMT0886_850x638-001_850x638.jpg

O que essa tabarana doida estava fazendo no meio dos dourados???

_JMT0639_850x638-001_850x638.jpg

Biguás

O interessante foi constatarmos que estava ruim de peixe abaixo do Abaeté. A água que saía do rio se encontrava muito suja, deixando a margem esquerda do São Francisco rio abaixo impossível de ser pinchada com mosca e a margem direita estranhamente estava fraca de peixe.

Terceiro Dia - Pescamos entre a ponte e o pontal do Abaeté. Dia com bons exemplares de dourados e pequenas matrinchãs.

_JMT1056_850x638-001.jpg

_JMT0794_850x637-001.jpg

_JMT1123_850x638-001_850x638-Coacutepia.jpg

_JMT0411_850x637-001.jpg

DSCN0293-002.jpg

_JMT0497_850x638-001.jpg

Tucano

_JMT0307-001_850x638.jpg

Teiú

Muita emoção - Por volta das 10:00, já havíamos capturados alguns bons peixes. Estavamos em um local conhecido como escadinha, correnteza rápida na margem, arremesso longo, deixo a linha afundar uns 2 metros, e no momento em que ela se encontra perpendicular ao barco começo a trabalhar a mosca.

Terceiro trabalho e ... "tum", bate um peixe, fisgo imediatamente e no mesmo instante pula um belo exemplar com o anzol cravado em sua boca.

O Marquinho grita:

- Segura ele pra não ir pra beirada e agarrar a linha nas árvores !!!

O Juvenal grita emocionado:

- Nossa que peixão !!!

E eu doido concentrado na briga pensando:

- Não posso dar muita pressão senão arrebenta o tippet ... tenho que manter a pressão o tempo todo na linha, principalmente durante os pulos, pois só uso anzol sem farpa ... não posso deixar esse peixe correr no rumo das arvores submersas senão já era ... será que meu nó albright que acabei de fazer para emendar a T8 na slickshooter vai aguentar???

Bom, depois de uma boa briga, lá estava o peixe em minhas mãos.

Não costumo colocar 2 fotos de um mesmo peixe nos meus relatos, mas essa aí merece. Observem que ela é grande mesmo, pois minhas mãos (como de costume) estão próximas ao corpo.

_JMT1088_850x638-001-Coacutepia_850x638.jpg

Estava pesado!!!

Fiquei muito emocionado, principalmente por se tratar de um peixe tão caçado naquelas águas e de todas as formas possíveis de se imaginar (fisga a noite, redes, tarrafas, arrastões, pesca submarina, anzol de galha e outras maneiras que ainda desconheço).

Pensei - Essa fêmea é uma heroína, sobrevivente de tantas formas desonestas e covardes de depredação.

Apesar de não acreditar muito, espero sinceramente que a captura dela sirva de incentivo para pescadores esportivos como nós frequentarem mais a região e os nativos perceberem que se ganha muito mais dinheiro com peixe vivo e turistas do que com matança desonesta.

_JMT1095_850x637-001.jpg

Muita emoção!!! Persegui ela por muitos anos!!!

Rafael e seus lindos peixes

PeixeRafael1p-004.jpg

rafaelpeixe2p-003.jpg

Indignação

Dessa vez me irritaram dois fatos ocorridos.

Fato 1 - Na hora de ir embora, passamos sobre a ponte na estrada e avistamos um matador tarrafeando uma das margens, pois havia chovido na noite anterior e o riozinho estava jogando água suja no rio principal. Pensei - Put.. que o Par..u até na Piracema???? Cadê a fiscalização????

Fato 2 - Uma bela fêmea atacou minha mosca e quando pulou pensei - Put.. que o Par..u. O que é isso??? Tá faltando um pedaço do peixe!!!!

_JMT1043_850x638-001.jpg

Resumindo ... os "brasileiro esperto" que mergulham atiram em tudo quanto é coisa que se move e de qualquer jeito (pena não acertarem uns aos outros), então constantemente destroçam um peixe que sofre muito antes de morrer e aparecer boiando no rio.

_JMT1148_850x637-001_850x637.jpg

Esse é dos que não deram sorte. Aí que vergonha de ser brasileiro!!!

Mas tem uns exemplares "sortudos" que não morrem e vão vivendo suas vidas destroçadas do jeito que dá. Isso sim é um absurdo. Como as leis podem permitir uma coisa dessas ???

_JMT1044_850x637-001-Coacutepia.jpg

Apesar de estar rindo pela emoção da captura, creio mesmo que deveria estar chorando com um absurdo destes.

Enfim, a temporada 2012 está aberta e espero que aproveitem aquelas águas antes que sujem, pois este ano está realmente muito bom de peixe e a pescaria por lá tem valores justos.

Abraços,

Marcelo Longo

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Parabéns Marcelo,

Pela pescaria de dar inveja, pelas belíssimas fotos (de revista), que inveja! E pela consciência de que a preservação é o único caminho!!!

Grande Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Show de bola Marcelo, técnica, persistência e consciência ambiental, vc realmente merecia um exemplar desse porte na ponta da linha!!! Pra semana está indo uma turma grande de paneleiros e pé frios pra lá, entre os quais me incluo, vamos ver no que vai dar ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Marcelo, gostaria de aproveitar o espaço para agradecer a você e ao Juarez pela paciência, e também pela boa vontade de passar os conhecimentos, não só para mim, mas a todos que têm acesso a este relato.

Com a ajuda de vocês eu pude realizar um grande sonho, que era levar meu avô de 78 anos de idade, para fazer uma pescaria boa. Porém, esta viagem superou, e muito, todas as minhas expectativas.

O lugar é lindo, o rio é fantástico e tem peixe demais.

Este relato é o passo a passo de como fazer uma pescaria maravilhosa.

Grande a braço a dupla de professores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Muito bom, chara seria tão bom que tivesse roda moinho nos locais que estes irracionais ficasse preso no findo de vez seria melhor, vocês todos tem licença de pesca não é porque já comuniquei com uma pessoa que vai efetuar uma fiscalizada, agora é com eles. Gostei muito vocês estão de parabéns continuam assim.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Marcelo, vc tá de parabéns e o troféuzão foi mais que merecido pela sua obstinação em correr atrás somente dos graúdos, fazendo todos os deveres de casa e sempre buscando formas de concretizar seu sonho, enfim alcançado. Lindona mesma essa super douradona!! Parabéns!!! Tou indo no feriadão agora junto com monte de amigos. Não temos essa sua preocupação de correr só atrás dos bigs, queremos é só mesmo passar momentos alegres e felizes com os amigos, mas se pintar algum prêmio extra, vai ser muito bom hehehe!!! Vamos ver no que vai dar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Olá Marcelo,

Parabéns pelo merecido troféu e pela pescaria de sonho. A melhor já realizada por todos os mosqueiros que tem, volta e meia, se aventurado pelo São Francisco. E as fotos, mais uma vez, são para editorial de revista.

Meu abraço a você, ao Juarez e ao Marquinhos (nele darei pessoalmente, daqui a tres dias)

Abraços

Tio Luiz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Ótima pescaria, como sempre!

E que lindo dourado.

Um pingo gigante de ouro.

Parabéns.

E que tristeza os dourados machucados pelos arpões, muito triste mesmo.

Que peixe valente é esse!!??

Mesmo mutilado, volta a atacar e se mostrar, desta vez, graças a Deus, a um pescador esportivo.

Me lembrou dos dourados pantaneiros arregaçados por colheres giganges que alguns gênios insistem em usar até hoje, em que há um zilhão de iscas menos gravosas do que a colher (fora que o corrico é proibido no pantanal).

Comungo da sua opiniao: o dourado é o peixe de agua doce mais lindo que existe.

abração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Show de pescaria e relato amigão!!!!!!!!!!!

Lindo troféu!!!!!!

lindas fotos

Parabéns

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Que relato bacana, parabéns pela belíssima pescaria. Gostei muito do streamer articulado, nota 10!!!

Gabriel,

No passado, pescava muito com artificiais e notava que entre 70 a 80% das capturas, os peixes eram fisgados pelas garatéias de trás das iscas. Então imaginei que anzóis atrás deveriam ser muito mais eficazes do que na frente.

Criei o Articulado há alguns anos e desde então só utilizo ele. Vale lembrar que curto pescar apenas predadores que atacam streamers e poppers (cada um gosta do que gosta e é feliz do seu jeito!!).

Ele foi criado pensando nas necessidades que sentia para capturar nossos peixes e funciona muito bem com grandes cachorras, grandes bicudas entre outros. Anzol atrás, o predador bateu ... se fod...u.

Esse papo que os predadores atacam a cabeça de suas presas pode até ser verdade, porém por coincidência todos os que atacam minhas moscas são míopes ou coisa parecida pois "miram" na cabeça, mas acertam a cauda (ah,ah,ah!!).

Abraços,

Marcelo Longo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Parabéns Marcelo,

Pela pescaria de dar inveja, pelas belíssimas fotos (de revista), que inveja! E pela consciência de que a preservação é o único caminho!!!

Grande Abraço

André,

As belas imagens são mérito do amigo Juarez.

Obrigado!!

Marcelo Longo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Relato impressionante!!

Estou comovido com a situação da "predação" desordenada.

Congratulations pela pescaria.

Obrigado Barack!

Pior que a matança não é só lá. Esses "animais" se espalharam como metástase para todo lado.

Abraços,

Marcelo Longo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Rapaziada!

Parabéns pela pescaria, e pelo grande dourado! certamente foi uma pescaria de ficar na história!

Kelven,

Essa pescaria certamente ficará em minhas lembranças até meus últimos dias.

Obrigado.

Marcelo Longo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Como sempre Marcelo seus relatos são muito bons! :ok:

Parabéns pelo troféu! :bs-aplauder:

Foi em busca e encontrou!

Fausto,

Sempre que vou a um local para pescar, procuro fazer o máximo para capturar o melhor que o rio tem a oferecer ao fly. Porém tenho sempre o cuidado para não deixar isso se tornar uma obsessão e estragar a curtição da pesca.

Conforme disse no relato, fazia tempo que eu procurava essa gorducha!!!

Obrigado pelo espaço!

Marcelo Longo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Show de bola Marcelo, técnica, persistência e consciência ambiental, vc realmente merecia um exemplar desse porte na ponta da linha!!! Pra semana está indo uma turma grande de paneleiros e pé frios pra lá, entre os quais me incluo, vamos ver no que vai dar ...

Samuel,

Estou torcendo para que todos façam uma pescaria memorável. Será bom para a região (que verá a força do fly), para os donos de lojas (se o cara pega peixe ele se empolga e investe em mais materiais) e servirá ainda como incentivo para aqueles que ainda não se apaixonaram totalmente pela pesca com mosca.

Abraços,

Marcelo Longo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Marcelo, gostaria de aproveitar o espaço para agradecer a você e ao Juarez pela paciência, e também pela boa vontade de passar os conhecimentos, não só para mim, mas a todos que têm acesso a este relato.

Com a ajuda de vocês eu pude realizar um grande sonho, que era levar meu avô de 78 anos de idade, para fazer uma pescaria boa. Porém, esta viagem superou, e muito, todas as minhas expectativas.

O lugar é lindo, o rio é fantástico e tem peixe demais.

Este relato é o passo a passo de como fazer uma pescaria maravilhosa.

Grande a braço a dupla de professores.

Rafael,

Você se esforçou para estar lá na mesma data que nós, foi persistente e pinchou (foto abaixo) o dia todo atrás de seus peixes.

_JMT0250-003.jpg

Foi uma pena não ter sido possível pescarmos juntos, mas ... já vamos pensando em um local para irmos em 2013, pois tenho certeza que será um ótimo companheiro de barco e aventuras.

Abraços,

Marcelo Longo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Parabéns Marcelo,

pelo relato e pelo belíssimo troféu, que infelizmente a cada dia se torna mais difícil de se capturar.

Marcelo, você comentou que durante o defeso é permitida a pesca esportiva, isso é uma legislação de MG?

Abs.

Guilherme.

Vasconcellos,

A legislação de defeso relativa a Bacia do São Francisco permite a pesca embarcada naquele trecho durante a piracema, porém não se pode abater em hipótese alguma espécies nativas.

Abraços,

Marcelo Longo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Muito bom, chara seria tão bom que tivesse roda moinho nos locais que estes irracionais ficasse preso no findo de vez seria melhor, vocês todos tem licença de pesca não é porque já comuniquei com uma pessoa que vai efetuar uma fiscalizada, agora é com eles. Gostei muito vocês estão de parabéns continuam assim.

Abraços.

Valeu Marcelo!

Abraços,

Marcelo Longo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Marcelo, vc tá de parabéns e o troféuzão foi mais que merecido pela sua obstinação em correr atrás somente dos graúdos, fazendo todos os deveres de casa e sempre buscando formas de concretizar seu sonho, enfim alcançado. Lindona mesma essa super douradona!! Parabéns!!! Tou indo no feriadão agora junto com monte de amigos. Não temos essa sua preocupação de correr só atrás dos bigs, queremos é só mesmo passar momentos alegres e felizes com os amigos, mas se pintar algum prêmio extra, vai ser muito bom hehehe!!! Vamos ver no que vai dar.

Obrigado pelos comentários Kensuke.

Procuro o sempre o que o rio tem de melhor para me oferecer. No caso do Chico, são os dourados. Servem de qualquer tamanho mas, se for grande melhor!

Quando o assunto é pesca com mosca tudo que fazemos faz parte de um conjunto para alcançarmos um objetivo, ou seja, capturar um bom exemplar de uma determinada espécie. Creio eu que ninguém sai para pescar pensando:

- Hoje quero pegar as menores matrinchãs do rio ou;

- Hoje quero só os lambaris minúsculos.

Tem gente que gosta muito de arremessar e realmente fica feliz com isso (eu arremesso o tanto que necessito e nada mais), tem gente que gosta de pescar espécies de peixes que habitam lugares frios (nem de graça iria atrás desses peixes, pois detesto frio), tem gente que gosta muito de navegar e tem grandes barcos com grandes motores (só navego pois é necessário encontrar o peixe), tem gente que gosta muito de atar (já gostei mais, hoje ato apenas o que necessito), tem gente que gosta muito de ter varas e varas e varas e carretilhas e carretilhas e carretilhas (eu tenho apenas o que utilizo), enfim ... cada uma gosta do que gosta e é feliz assim.

Eu pessoalmente gosto mesmo é de capturar o peixe e curtir uma boa disputa com ele. Já o grande amigo Juarez ultimamente tem curtido muito fotografar. Se para ele está bom, para mim também está, pois como disse, cada um aproveita de sua maneira.

Estou torcendo para que façam uma boa pescaria.

Abraços,

Marcelo Longo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Excelente pescaria, hein! Gostei muito desta isca articulada que usou, foi uma solução e tanto. Foi você quem atou? Colocar empate da aço num streamer é paliativo e a isca não trabalha bem.

Obrigado MCAzeredo!

Eu atei, abaixo o passo a passo.

http://www.mosqueirosdorio.com.br/forum/index.php?showtopic=5722&hl=articulado

Abraços,

Marcelo Longo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

:mestre: :mestre: :mestre: :mestre: :mestre: :mestre: :mestre: :mestre: :mestre: :mestre: :mestre:

Sem palavras, ou melhor, Show de boooola.... parece até o Flutetracampeão.... Vixi, vc é mineiro :bs-aplauder:

Parabéns

Obrigado JR,

Agradeço as palavras e o espaço para divulgarmos nosso esporte.

Abraços,

Marcelo Longo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.