Ir para conteúdo

Ausentes


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Fala gurizada,

estivemos pescando em Ausentes neste feriadão e a coisa por lá não foi muito fácil.

Não sei quem estava mais seletivo, se as trutas ou nossas moscas.

mas a verdade é que constatamos que existe pouco alimento para as trutas no rio Silveira este ano, além do nível do rio estar bastante baixo. Tem chovido muito na metade sul do RS, mas quase nada na metade norte/nordeste do estado.

Quando a oferta de alimento é pouca imaginamos que elas devem atacar qualquer coisa que se movimenta na água, mas isso não estava acontecendo por lá.

O inseto que encontramos, e mesmo assim em pouca quantidade, foram stones de no máximo 15 mm de comprimento (anzóis 12 a 16).

As secas também produziram bons resultados, principalmente no anoitecer.

As stones pequenas (pretas com abdomen em tons de verde escuro) e as adams parachute 16/18 foram as que moscas que apresentarem melhores resultados.

Fica ai dica pra quem pretende ir pescar por lá nos próximos dias.

Baita abraço

Zorrer

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Olá Zorrer! smile.gif

É muito bacana te ver participando e dando as dicas p/ os amigos, ainda mais agora em plena temporada de pesca em Ausentes.

Estou ligado nas informações referentes as adams parachutes e vou atar algumas de modo que possa levar p/ a Patagônia no ano que vem, pois as mesmas fizeram a festa durante os dias que estive por lá com o Serginho.

Veja que presente ganhei pescando com uma parachute oferecida pelo guia.

user posted image

Observe que estavamos no local de nosso almoço.

user posted image

Um baita abraço! smile.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu estive lá também neste feriado, Realmente o rio é lavado em termos de comida, mas as Stoneflys, montanas e prince realmente pegaram bem, atei uma variação da montana, com bastante peso e biots no rabo, e bastante cerdas de penas pretas na lateral e um wingcase mais caprichado, e um cone head... essa foi a mais pegadeira, além delas as caddis apareceram em algumas manhãs e tardes pra fazer a festa dos pescadores que gostam de pescar com moscas secas, no sábado apareceram algumas mayflies, e a pesca com emergers no lageado ficou bastante interessante... a caddis emerger surtiu muito efeito tbm derivando nas corredeiras,

e nos poções que poucos pescavam, com moscas bem lastradas a pesca no fundão foi só alegria!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra coisa que eu usei com bastante sucesso foi um dropper de 1 m com uma ninfa na ponta e duas timberlines emergers, as emergers passam e estimulam a sensação de emergencia na truta, que acaba subindo e ataca vezes as ninfas, vezes as emergers..

sem falar dos lambaris que entraram vez por outra nesta montagem...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
sem falar dos lambaris que entraram vez por outra nesta montagem...

Nem me fala disso!

Quando a mosca batia na água era uma farra que a lambarisada fazia por lá.

Fausto: Baita truta meu! Essa mosquinha (adams parachute) era um "petáculo" la na Argentina. Eta mosquinha boa!

Abração,

Zorrer

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Pessoal, vou tentar ajudar com alguns dados!

Meu amigo Zorrer, desculpe mas discordo um pouco de ti.

Uma semana antes de voces estarem la, o rio estava quase no campo... desde a abertura... água que não acabava mais....

Quando isso ocorre, por muito tempo, (esta cheia), realmente os insetos aquaticos são levados pela corrente exessiva para os poções. Motivo este pelo qual pescaram bem no fundão.

Falta de alimento neste rio é coisa que não existe!!!!

Mais alguns dias de rio baixo tudo tende a entrar no lugar.Pra mim é mais que claro, que não é um problema de falta de trutas, nem falta de insetos...

O "PROBLEMA", e por favor não me entendam mau,

É A QUANTIDADE DE PESCADORES!!!

Neste feriado, na Potreirinhos haviam cerda de 15 a 20 mosqueiros. Gente daqui de POA, gente de um grupo do Betinho de Sampa.

Na cachoeirão dos Rodriges, havia um grupo do Beto walcher.

Quantos pescadores por metro cubico de Rio Silveira haviam?!?

As pobres trutas tavam querendo criar asas e voar céu a fora!

Infelismente este é um problema que temos na região. RIO SILVEIRA E SUAS TRUTAS viraram POINT!!!! E dos bons!!!

Com tanta gente junta caminhando, atravessando o rio por todos os lados, batendo linha a toda a volta, nem cascudo aparece!!!

Estou sendo muito realista em escrever tudo isso, mas tenho que lembrar que 60% das trutas, deixamos de capturar antes mesmo de entrarmos na água...

De forma nenhuma me entendam mau! Não estou votando contra o lugar, nem mesmo contra os mosqueros! Mas estou so demonstrando que em alguns momentos como datas festivas e feriados, onde há um grande grupo de pescadores pos la, a pesca é em muito prejudicada.

Pra mim, durante a temporada, os melhores dias de pesca, de guia com clientes, de melhores e maiores capturas, são de terça a quinta feira. E este é um dado que tenho de la trabalhando na região a mais de dez anos!

Este final de semana estarei indo pra la. Vou com meu irmão e mais 2 amigos. Vou pra encontar um grande amigo que estara la pescando. Semana que vem postarei fotos de toda uma coleção entomologica do Rio Silveira!

abraços mosqueros,

Scotti

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

O "PROBLEMA", e por favor não me entendam mau,

É A QUANTIDADE DE PESCADORES!!!

Semana que vem postarei fotos de toda uma coleção entomologica do Rio Silveira!

abraços mosqueros,

Scotti

Beleza Scotti

Sugestão:

Fala pro pessoal das pousadas distribuir senhas aos pescadores pra entrar no rio. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Bincadeira a parte, posta as fotos da coleção.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Fala tio Scotti,

Discordar é sempre salutar, e contribui para o aprendizado de todos.

Mas ao invés de discordar de você, eu vou concordar! Tinha muita gente mesmo! Já decidi que não vou mais la nos feriadões. 3a a 5a é a melhor opção, pena que o chefe não pense assim. smile.gif

O que me chamou atenção não foi tanto o nro de pescadores, pois estes se concentraram entre o passo de baixo da pousada e o lajeadão perto do Tonico. Mas o fato de não ter pego nenhuma truta no passo de cima. Tem vários lugares por lá que pego trutas até no verão. E neste final de semana nós 3, eu o Arno e o Deporte não pegamos nada acima.

Descemos da ponte na sexta-feira e sairam apenas 4 trutinhas bem miudas no lajedão.

Em vários pontos do rio observamos a quantidade de vida que existia sob as pedras e encontramos apenas 1 stone pequena em cada pedra. Em muitas não tinha nada.

Acho que a cheia de rio não só lavou as pedras, mas deve ter levado as trutas cachoeirão abaixo também.

Alem disso, o rio tava muito baixo, e com água muito limpa. Também por isso os poços eram lugares com capturas certas.

A alegria disso tudo, é que uma truta pega nestas condições dificeis é um prêmio para o pescador. Tivemos que nos "puxar" pra sair na foto ao lado das trutas.

Baita abraço,

Zorrer

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

hahahahahaha

Grande Zorrer! O Cacau(meu irmão pros que não o conhecem) ta aqui do lado dizendo que temos mais um pra pescar conosco no feriado municipal de São Marrecão, ou Sta Truta, este comemorado todas as terças a quintas!!!

Tu sabe que tens parceria pro meio da semana!!!

Cara, acho que as trutas ainda não subiram muito pelo exesso de água das semanas passadas. Agora com a água baixa, elas sobem e muito rápido!!!

Aqueles pontos chave, que todos nós conhecemos, é claro, e pescamos elas ja não gostam mais! Podes ter certeza que em mais duas ou tres semanas elas estarão comendo a vontade na superfície no meio do poção, logo abaixo da pousada, e bem no meio, onde nós jamais pescamos por não poder chegar... Acho que aquela ideia da canoa em Ausentes será de bom grado em pescarias futuras...

No mais mano véio, concordo contigo!!! Pena eu não poder ter estado la com voces! A vossa cia, o vinho ( do tio ou primo) não me lembro, um mate pela tarde, e um monte de histórias... eu não quero nem truta!!!!!

Vamos marcar logo este feriado municipal de Sta Truta!!!!

To te esperando pro mate!

abraços mosqueros,

Scotti e Cacau

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
Vamos marcar logo este feriado municipal de Sta Truta!!!!

To te esperando pro mate!

abraços mosqueros,

Scotti e Cacau

ta marcado:

31/07, 01 e 02/08. (3a a 5a)

Até lá deve sair um merlot 2007. Se não sair eu dou um jeito de encher algumas garrafas na cantina do cunhado.

Baita abraço,

Zorrer

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Zorrer!!!

MARCADO!!!

COMPROMISSO SÉRIO!!!!

TEMOS QUE ATÉ LA ATAR ALGUMAS MOSCAS...

Marca a data pro assado semana que vem ou na outra!!!

FAbio,

Topas uma no meio da semana...

abraços mosqueros,

Scotti

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Chegamos lá na quarta feira a tarde...

E as trutas estavam muito ativas... Estavam comendo aos montes na superfície...

Nos fomos os primeiros pescadores a chegar ... Pegamos o rio "descansado”...

Só usei mosca seca na primeira tarde... Foi show de bola...

Dae começou a eclodir mosqueiros hahaha... Já baixou a bola das trutas hahahha...

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nós fizemos a análise do conteúdo estomacal de uma truta com a ajuda de uma bombinha de sucção ( sem prejuízo a sua integridade física )

e o que constatamos foi muito pouca comida, bem poucos fragmentos do que acreditamos ser tricópteros e efemeras, a unica coisa identificável era uma casquinha de uma stone... e umas patinhas que deviam ser de mayflies...

lógico que pegamos uma truta só pra ter uma idéia, teria que ser feito um estudo bem aprofundado, pra ter uma idéia melhor... e mesmo assim não deve servir de muita base, pq como as trutas cairam no rio agora, ainda estão aprendendo a comer, nadar, etc etc etc..

É isso aí! Abração!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Estou me preparando para subir até Ausentes (Faz.Potreirinhos) no dia 17 de julho. A idéia é pescar até o dia 21, ou seja, de terça até sexta, bem no meio da semana como vocês, sabiamente, estão recomendando. Alguém de vocês estará por lá nestes dias. Ludwig

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

ano passado usei 2 iscas

hahahha

o Bruno ficou de cara

uma stone fly kauffman e outra que era um anzol pra ninfa curvado # 10 longo com chenille marrom, uma pena enrolada porcamente e alguns fios de krystal flash cobre.

pegou muito bem

acho que vai da crença do cara. ph34r.gif mas nao me julguem maluco! ahhahahh

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
hahahahahaha

Grande Zorrer! O Cacau(meu irmão pros que não o conhecem) ta aqui do lado dizendo que temos mais um pra pescar conosco no feriado municipal de São Marrecão, ou Sta Truta, este comemorado todas as terças a quintas!!!

Tu sabe que tens parceria pro meio da semana!!!

Cara, acho que as trutas ainda não subiram muito pelo exesso de água das semanas passadas. Agora com a água baixa, elas sobem e muito rápido!!!

Aqueles pontos chave, que todos nós conhecemos, é claro, e pescamos elas ja não gostam mais! Podes ter certeza que em mais duas ou tres semanas elas estarão comendo a vontade na superfície no meio do poção, logo abaixo da pousada, e bem no meio, onde nós jamais pescamos por não poder chegar... Acho que aquela ideia da canoa em Ausentes será de bom grado em pescarias futuras...

No mais mano véio, concordo contigo!!! Pena eu não poder ter estado la com voces! A vossa cia, o vinho ( do tio ou primo) não me lembro, um mate pela tarde, e um monte de histórias... eu não quero nem truta!!!!!

Vamos marcar logo este feriado municipal de Sta Truta!!!!

To te esperando pro mate!

abraços mosqueros,

Scotti e Cacau

Lendo o trecho do Scotti e lembrando do poção abaixo da pousada, aonde não conseguimos chegar devido a vegetação na lateral do rio e a profundidade desse trecho, surge a idéia do Scotti da utilização de uma canoa.

Será que nesse trecho, conseguimos usar em substituição da canoa os Float Tube ?? ou a correnteza nós levará rio abaixo ?

O que acham da idéia.

To pensando em experimentar esse ano.

Cacosa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Grande Cacosa!!

é bem este o lugar que citei!!!

Anos atraz, usei float tube lá! Foi sem sucesso, pois tem lugares naquele poção que fica raso, outros com pedras que quase afloram a água... Tivemos mais amigos daqui que tambem tentaram, mas todos desistimos...

Muito trabalho pra pouca reconpença. Outro ponto é que naquele riozinho, de flote tube, movemos a água em demasia! RESULTADO... espantamos muito as trutas. Insucesso total!

Usei tambem um pequeno bote inflavel. Este sim tive sucesso pleno! mas como adepto de canoas que sou, te garanto que nada supera a Canadian Canoe!!!

abraços mosqueros,

Scotti

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...
  • Patrono

PESSOAL.

PESCO EM AUSENTES FAZ 10 ANOS.

SÓ SEI DE UMA COISA, USO UMA CENTENA DE MOSCAS (ESPETO CORRIDO) E O QUE PEGA MESMO É MONTANA E TIMBERLINE ( O SCOTTI VAI ADORAR ESSA). O RICARDO E JOÃO ALFREDO TAMBEM ACHAM. AHAHAH

HOJE TENHO USADO MUITA SOFT HACKLE, ATADA COM ANZOL 14, COM BEAD HEAD, CORPO DE DUBING CINZA, E COLAR DE MALLARD FLANK ESCURO OU CLARO, ATADAO ENTRE O BEAD HEAD E O OLHO DO ANZOL.

TAMBEM FUNCIONOU NA PATAGONIA... E UM PESCADOR AÍ, ME ROUBOU UMAS E USOU NO CANADÁ COM SORTE TAMBEM.

VAI A DICA.

PHEASANT TAIL, PRINCE, PANCORA, CADIS, CDC EMERGER, SEMPRE PEGAM.

E OUTRA. O THOR PEGA UM ANZOL CURVO (14 OU 16), COLOCA UM BEAD HEAD ESCURO, E ATA UM FIO DE VINIL PRETO. PEGA, PIOR É QUE PEGA. ESPANTA PELA SIMPLICIDADE.

ABRIL TO INDO PRA AUSENTES...

QUANDO VOLTAR INFORMO O QUE TAH PEGANDO... SE TIVER DIFÍCIL... DIGO QUE VINHO LEVAR.

ABCS

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

RAMANTA FILHO....

UAUAUAUAUAUA

Pessoal o Ramanta ta falando de uma mosca Ramanta's Assacin!!!!

É uma soft que ele atou totalmente bebado, e que pescou muito em San MArtin ano passado.

Eu fiquei com duas que eu roubei da caixa dele, usei no Canadá, peguei muitas Cut Troats e ainda mandei as fotos pra ele...

Cara mau agradecido este meu amigo... tornei a mosca dele internacional e ele ainda me acusa de roubo...

hehehehe

baita abraço,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Mosqueiro
Beleza Scotti

Sugestão:

Fala pro pessoal das pousadas distribuir senhas aos pescadores pra entrar no rio. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Bincadeira a parte, posta as fotos da coleção.

Abraços

O duro é pedir licença pra por o pé na água, senão não cabe, hê, hê, hê....

Régis

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Mosqueiro
:unsure::unsure: Pessoal, estou preocupado. Ninguem relata alguma coisa do que se passa no rio Silveira... Bem, estou subindo como Dr.João Uchoa dia 3 de julho. Teremos a estimuladora companhia de alguem entre os competentes mosqueiros do rio ?
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Estive lá com minha esposa esta semana. Pecamos dias 4 e 5 de junho. O rio estava limpo e vinha baixando apartir da chuva do dia 3. Ao todo foram 13 trutas. Achei pouco. Pescamos basicamente na área do lajeado e na ponta de cima do mato de araucárias. As montanas e prices continuam sendo as preferidas. Achei as trutas muito pequenas este ano. De acordo com o Sr. Antônio da pousada do Cachoeirão, a próxima soltura será de peixes maiores.

As ações foram mais significativas pela manhã até umas 10:00 e a tarde depois das 16:00. Valeu pelo passeio e pela calorosa acolhida na Pousada do Cachoerão.

Abraços,

Boa Pescaria !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Douglas e pessoal , estive lá no feriado de 22/05.

O que observei depois de 2 dias:

Marcas de grande volume de agua , segundo as marcas deve ter dado mais de 3 metros de agua..

Poucas Trutas e pequenas;

Montana e outras ninfas;

Trutas com a boca cheia de pequenos caracois.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Mosqueiro

De 3 a 6 deste mes estive pescando no rio do Silveira, hospedado na Faz.Potreirinhos. Segue um relato sucinto:

ok: ok: Muito peixe, em todos os lugares, embora de tamanho menor do que no ano passado. A turma do Dr.Thor, de POA, chegou a pegar mais de vinte peixes, por pescador, por turno ! Vez por outra pegamos uma truta maior (800 g). Mosca com enorme eficácia: Timberline ! Mosca seca ? não funcionou de jeito algum. Água em nivel ótimo, dentro da caixa. O tempo estava perfeito: frio de manhã (3 a 4graus C) e calor de 17 de tarde. Sol a mil ! Na pousada, pelas mãos do Chico e da Nilda, como sempre, tudo ótimo. Eles estão cobrando 180 por casal com todas as refeições mais 35,00 de taxa de reposição de peixes, por pescador. O mais importante: eramos apenas seis pescadores para todo o rio. Ficamos de donos. :ok :ok :ok

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

TEM PEIXE. SEM DUVIDA. E DE BOM TAMANHO.

MAS O PROBLEMA É QUE AS PEQUENAS VAO ANTES NA MOSCA ANTES.

AS MAIORES QUE PEGUEI FOI NUMA PESCARIA BEM LENTA, EM BAIXO DAS ARVORES, NA SOMBRA, COM NINFAS EM ANZOL 14.

ELAS TÃO LÁ...

ABC

A TODOS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.