Ir para conteúdo

[RELATO] - Caleufú novembro de 2014


Postagens Recomendadas

  • Administrador

Com essa turma não teve chance pras trutinhas!

Como se compara esse local com a serra catarinense?

Não tem comparação Guilherme, o bioma é outro e truta por lá cresce e se multiplica muito mais do que em rios de serras tropicais. :ok:

Não sou biólogo e vou acabar falando bobagem, mas a região é uma enorme estepe e suas águas são glaciais onde sua origem é o derretimento das neves das montanhas, ou seja, as trutas estão vivendo como se estivessem em seu local de origem. Quem introduziu as trutas na região fez o maior investimento do século passado visando os atuais dias e hoje o turismo da pesca é o maior vetor financeiro de toda a Patagônia, isso porque 100% de toda a temporada de pesca é aproveitada. Observa-se facilmente essa questão em função dos chalés e cabañas que alugamos, onde há camas para solteiros em maior quantidade, ou seja, visam hospedar maior quantidade de pescadores e não casais em férias.

Espere o relato de março que será feito no esquema Classe Econômica e ficará surpreso com o custo final. Essa pescaria que fizemos agora gastamos passagens aéreas + USD$ 1,500.00 (dólares americanos) incluindo tudo, guias, pescarias de vadeio, pescarias de flotada, acampamento, inclusive 5 jantares e licença de pesca. Em março vamos gastar muito menos e pescaremos pelo dobro do tempo.

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Esta viagem é muito barata, os cenários, experiências e amizades são incalculáveis.

lições:

levar crocs para o acampamento

comprar saco de dormir para -5 graus

na próxima só spey e switch com wet flies, acho que vai dar tango/samba.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Realmente é um paraíso próprio para pescar, eu acho que é o único, das outras vezes que fui eu cheguei a ouvir que vai mais brasileiros do que estrangeiros pescar na Patagônia Argentina, é isto mesmo que ouvi Fausto?

Grande Fausto esta perfeitas as imagens, nos estaremos mais uma vez neste mundo encantado em Março, só eu mesmo esqueço dos nomes dos rios mais acho que nos estivemos nestes trechos.

Parabéns a você e a turma, aguardo as novidade desta aventura.

E o jost como foi os comportamentos das Ninfas que nos fizermos foram satisfatórias?

Editado por Marcelo R. S.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Não tem comparação Guilherme, o bioma é outro e truta por lá cresce e se multiplica muito mais do que em rios de serras tropicais. :ok:

Não sou biólogo e vou acabar falando bobagem, mas a região é uma enorme estepe e suas águas são glaciais onde sua origem é o derretimento das neves das montanhas, ou seja, as trutas estão vivendo como se estivessem em seu local de origem. Quem introduziu as trutas na região fez o maior investimento do século passado visando os atuais dias e hoje o turismo da pesca é o maior vetor financeiro de toda a Patagônia, isso porque 100% de toda a temporada de pesca é aproveitada. Observa-se facilmente essa questão em função dos chalés e cabañas que alugamos, onde há camas para solteiros em maior quantidade, ou seja, visam hospedar maior quantidade de pescadores e não casais em férias.

Espere o relato de março que será feito no esquema Classe Econômica e ficará surpreso com o custo final. Essa pescaria que fizemos agora gastamos passagens aéreas + USD$ 1,500.00 (dólares americanos) incluindo tudo, guias, pescarias de vadeio, pescarias de flotada, acampamento, inclusive 5 jantares e licença de pesca. Em março vamos gastar muito menos e pescaremos pelo dobro do tempo.

T+ :)

Boa explicação :bs-aplauder::bs-aplauder:

Ta ficando muito interessante essa historia da patagonia, é um bioma inteiro, completamente modificado pelo homem, que está se dando muito bem.

Imagina o tamanho do investimento que foi nisso!

E nesse preço a tentação é grande.

Linda pescaria pessoal. :okok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Ta ficando muito interessante essa historia da patagonia, é um bioma inteiro, completamente modificado pelo homem, que está se dando muito bem.

Imagina o tamanho do investimento que foi nisso!

E nesse preço a tentação é grande.

Que nada Guilherme, trouxeram as trutas e soltaram lá, o resto foi a natureza que fez sua parte. Isso acontecei na 1ª década de 1900 creio eu e em poucos anos os rios estavam entupidos de trutas, mesmo o pessoal matando a vontade, pois na época não existia essa questão de preservação, mas também quase ninguém ia por lá. Hoje por R$ 1200 tu vai para Bariloche, aluga um carro por R$ 500,00 a semana, aluga um chalé por menos que isso e pesca a vontade. Imagina quanto era necessário gastar para chegar lá em 1940?

Por vezes o clima na Patagônia se revela ingrato, mas apesar disto a pescaria parece mostrar-se produtiva !

Meu amigo o pessoal sentiu frio viu. :D

Nada que tirasse o sono da turma, mas o Thiago já confessou que um saco de dormir -5 ºC seria muito mais agradável. :ok:

Nosso segundo dia de pesca foi dentro da reserva Mapuche e o rio se mostrou alto como típico da época. Pescar de vadeio em novembro é ingrato, mas as trutas estavam de boca aberta. :okok:

Hora do almoço e hora de contar histórias

PAT201411_24.jpg

Sorriso estampado em todos

PAT201411_25.jpg

Abrigo no Camping 4

PAT201411_26.1.jpg

Visita surpresa

PAT201411_27.jpg

Corredeira impraticável de se entrar

PAT201411_28.jpg

Mas o guia Alejandro Klap entrou e pescou

O mesmo trecho em fevereiro desse ano

PAT201411_28.1.jpg

Eu de Tenkara fiz o que pude e até que não foi mal

PAT201411_29.jpg

Em março do ano que vem estarei nesse mesmo local novamente.

Vou editar mais fotografias, mas agora da flotada com acampamento que começou no dia seguinte. Esse dia não foi fácil, às 16 horas ventava muito além do que eu imaginava e resolvemos sofrer menos voltando para a cidade e assim arrumar as tralhas para o campamento. Tenho uma boa gravação da ventania de sábado às 16 horas e uma frase que não devia ser dito, mas não deu para ficar calado. :laugh:

T+ :bye:

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Esta viagem é muito barata, os cenários, experiências e amizades são incalculáveis.

lições:

levar crocs para o acampamento

comprar saco de dormir para -5 graus

na próxima só spey e switch com wet flies, acho que vai dar tango/samba.

Sabedoria milenar japonesa !!! rsrsrsrsr

Faltou um detalhe :

- Os crocs deverão ser falsificados (aqueles de R$ 30,00 na Rua da Alfândega) , para serem abandonados na volta. Ocupam muito espaço na mala !!!! Rsrsrsrsr

Abraço

Fabio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Sabedoria milenar japonesa !!! rsrsrsrsr

Faltou um detalhe :

- Os crocs deverão ser falsificados (aqueles de R$ 30,00 na Rua da Alfândega) , para serem abandonados na volta. Ocupam muito espaço na mala !!!! Rsrsrsrsr

Abraço

Fabio

e um desses, pq o ronco geral tava flórida

http://www.bose.com/controller?url=/shop_online/headphones/noise_cancelling_headphones/quietcomfort_25/index.jsp

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Ainda chego no nível desse grupo...

Não tem essa de nível meu amigo, é só querer ir e o restante aprende lá mesmo. :ok:

O terceiro dia amanheceu bem frio, com um céu limpo e todos muito bem agasalhados. O dia anterior ventou muito e fez a temperatura baixar ainda mais. A ansiedade toma conta de todos, pois daí em diante não tem volta e não podemos errar em nada, ou seja, a noite anterior foi reservada para arrumarmos as mochilas para o campamento e a mochila de bordo com nossas tralhas.

Hora de montar os equipamentos

PAT201411_30.jpg

Os guias atentos e tudo

PAT201411_31.jpg

Fila para colocar os bote dentro d'água

PAT201411_32.jpg

Os novos botes ALOVÊCs são ótimos e seguros.

Jost em ação

PAT201411_33.jpg

Rio cheio e forte

PAT201411_34.jpg

O primeiro dia o rio corre num lindo vale.

Em detalhe

PAT201411_34.1.jpg

Alejandro fotografando o Fábio

PAT201411_35.jpg

Entrando numa das corredeira do 1º dia

PAT201411_36.jpg

Um dos rápidos do Caleufú

PAT201411_37.jpg

Os guias sempre atentos

PAT201411_38.jpg

Jost, o guia Steban e Beto Saldanha

PAT201411_39.jpg

Parada para o almolço do 1º dia da flotada

PAT201411_40.jpg

Arrumando a mesa

PAT201411_41.jpg

Hora de conversar sobre a pescaria.

Panorâmica do local

PAT201411_42.jpg

Sylvio protegido para o frio

PAT201411_43.jpg

Vale tudo para proteger o pescoço, nariz e orelhas.

Alejandro vindo me buscar durante meu vadeio

PAT201411_44.jpg

O Fábio estava danado

PAT201411_45.jpg

Também estava metendo ferro nas trutas

PAT201411_46.jpg

Pescando com "gato". :D

Estava anoitecendo e chegamos no local do campamento

PAT201411_48.jpg

O Thiago Zanetti era o maior amigo das fogueiras

PAT201411_49.jpg

Com toda razão lhes garanto. :D

Novas camas para as barracas

PAT201411_50.jpg

Em breve todas as barracas terão catres assim. :okok:

Árvore com estranhos "frutos"

PAT201411_51.jpg

Hora de mudar de roupa

PAT201411_52.jpg

O melhor é se trocar agora ao chegar, pois em pouco tempo o frio fica mais intenso. :ph34r:

Mudou de roupa vá para a fogueira

PAT201411_53.jpg

Na primeira noite é servida uma bela Parrilla

PAT201411_54.jpg

Comida quentinha é bom demais. :okok:

No dia seguinte tudo começa novamente

PAT201411_55.jpg

"Viemos aqui para pescar ou conversar?" :D

Jost colocando em dia seu diário

PAT201411_56.jpg

E apreciando o por do sol. :ok:

Esse é o campamento do 2º dia de flotada

PAT201411_57.jpg

Na fogueira as penelas com banha

PAT201411_58.jpg

Hoje me animei e cozinhei com um pouco na banha, fiz a mesma receita, frango ao vinho. :okok:

Ao final do segundo dia o rio Caleufú mostra que não está mais em um vale

PAT201411_59.jpg

Pôr do sol do 2º dia

PAT201411_60.jpg

Ao fundo é vista a montanha de onde começamos a flotada

PAT201411_61.jpg

Anoitecer do 2º dia

PAT201411_62.jpg

Frango, vinho e cerveja preta, com cenoura e cebola

PAT201411_63.jpg

Receita maravilhosa. :ok:

Labaredas da fogueira

PAT201411_64.jpg

Amanhecer do 3º dia

PAT201411_65.jpg

Parada para um vadeio

PAT201411_66.jpg

Essas paradas são estratégicas e a pescaria é muito boa. :okok:

Montanhas ainda com muita neve

PAT201411_67.jpg

Em duas semanas o rio Caleufú estaraá diferente e a pescaria torna-se mais tranquila. ;)

Parada para o almoço do 3º dia e Tenkara em ação

PAT201411_68.jpg

Beto Saldanha seu cachimbo e sua truta

PAT201411_69.jpg

Uma bela truta

PAT201411_70.jpg

Momentos assim me enchem de alegria

PAT201411_71.jpg

Obrigado Beto! :ok:

Tem mais fotografias dessa pescaria no Facebook do Alejandro Klap. ;)

Volto depois com mais imagens. :D

T+ :bye:

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Boss !!!!!!

Esqueceu de relatar que antes de iniciarmos esta flotada , fomos devidamente fiscalizados e identificados pelos guarda-parques . Exigiram nossas licenças de pesca como deveria ser feito aqui no Brasil !!!

Isso faz toda diferença !!!

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Quillén com águas 30cm mais altas e bem mais rápidas. Pra completar, águas muito frias. Nenhuma ação em quase 4 horas de pesca em locais sabidamente bons. Aluminé monstruoso... dá pra fazer rafting enquanto pesca.

Ir pra lá nessa época é furada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Pescaria fascinante com belas imagens .

Parabéns .

Gostaria de ir em uma proxima mas esse frio me desamina.

Em janeiro e fevereiro o calor se torna insuportável. :(

Creio que na primeira quinzena de dezembro a situação já esteja diferente, com o rio mais baixo e a temperatura menos fria. Patagônia é um lugar de extremos e não dá para dizer que vai ou não estar frio em dezembro, porém geralmente não está. O mano está muito afim de organizar um grupo para dezembro de 2015. :ok:

A caminho de San Martin de Los Andes

PATSYL201411_01.jpg

1º dia de pesca

PATSYL201411_02.jpg

Guia Alejandro Klap, Fausto (eu), mano Fábio, Guia Emiliano e Thiago Zanetti.

Truta arco íris do rio Malleo

PATSYL201411_03.jpg

Sorriso de satisfação

PATSYL201411_04.jpg

Sim estava frio, mas nem tanto assim. :D

A balsa com a carga do acampamento

PATSYL201411_05.jpg

Irmãos Pinto

PATSYL201411_06.jpg

Guia Emiliano

PATSYL201411_07.jpg

Truta Marrom e "gato" na boca.

Almoço do 1º dia do acampamento

PATSYL201411_08.jpg

Sylvio e mais uma bela truta marrom

PATSYL201411_09.jpg

Pescaria de vadeo no rio Caleufú

PATSYL201411_10.jpg

Apoio do guia para a fotografia

PATSYL201411_11.jpg

Anoitecer no Caleufú

PATSYL201411_12.jpg

Amanhecer no acampamento

PATSYL201411_13.jpg

Linda paisagem

PATSYL201411_14.jpg

Alegria do pescador

PATSYL201411_15.jpg

Trutas do delta do rio Collón Curá

PATSYL201411_16.jpg

Todas de bom porte

PATSYL201411_17.jpg

Está aí uma flotada que vale fazer e com acampamento também. :ok:

Chalé que nos hospedamos

PATSYL201411_18.jpg

Estou tentando editar os vídeos. :D

T+ :)

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Todos estão de parabéns, nas fotografias estão ótimas e vendo a alegria estampadas nos rostos de todos vai ficar na memória de vocês e vão se preparar para próxima vez.

Muito bom de ver que foi a pescaria tranquila de todos.

Fausto só eu mesmo esqueço dos nomes dos rios mais acho que nos estivemos nestes trechos, tivemos?.

E o jost como foi os comportamentos das Ninfas que nos fizermos foram satisfatórias?

Grande abraço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Fausto só eu mesmo esqueço dos nomes dos rios mais acho que nos estivemos nestes trechos, tivemos?.

Somente no trecho do Malleo onde o grupo agora pescou no segundo dia Marcelo, o trecho próximo do Camping. ;)

O trecho do Malleo onde o Thiago pescou a truta marrom você ainda não conhece, nem o trecho onde pesquei de Tenkara. Os demais rios do relato você ainda não pescou, que no caso é o Caleufú e o delta do Collón Curá.

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Então esta explicado, apesar os trechos se parecem muito um com o outro é ai que confunde.

Fausto o amigo Jost falou com você sobre as ninfas que ele atou e eu que já tinha atado, para ver se deu resultado com ele?

Agora espero os filmes que o produtor e pescador fez.

Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Fausto o amigo Jost falou com você sobre as ninfas que ele atou e eu que já tinha atado, para ver se deu resultado com ele?

Sim Marcelo o Jost pescou os dois primeiros dias basicamente com ninfas e pescou muito bem. Também pesquei com ninfas e a que deu mais resultado foram as Cooper John com abdômen em arame de cobre vermelho. ;)

Marcelo vamos em outra condição de pesca, em março a pescaria é muito mais técnica, os rios estão bem mais baixos, correm menos, podemos apresentar moscas secas muito melhor, as trutas estarão mais ariscas e não dá muito para comparar as pescarias de novembro com as de março. Não use como referência tudo que falarmos agora, é apenas informações coerentes com o momento de pesca que passamos. Por isso que tudo indica que na próxima abertura de temporada seja melhor os grupos irem em dezembro e não em novembro. Pode não parecer, mas um rio 20 cm mais baixo corre menos, é menos forte e a pescaria fica mais amigável, isso sem contar que a princípio estará menos frio ao longo do dia e da noite. Durante nossa flotada de março vou pescar de Parachute para você ter uma ideia do nível de pescaria que será. :ok:

Parabéns a todos da turma, as imagens falam por si; uma viagem como esta na companhia de bons amigos deve ser pra lá de revigorante.

Já te falei, é só querer entrar num grupo comigo e vamos pescar na Patagônia (:D). Se resolve aí com seu bebê e assim que der estaremos em uma conferência via MP para acertarmos tudo para realizar essa pescaria. :cool:

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Sim Fausto modifica de uma temporada para outra e muitas as vezes por um dia para outro dia.

Os comportamento da Trutas isto é fato temperaturas, níveis, correntezas e alimentos fora que as maiorias das Trutas deve descer para os lagos e isto vai por temporadas anteriores que nos percebemos.

Me tira uma curiosidade se o níveis dos rios estar baixos as moscas secas são excelente e quando tiver um poço mais fundo a mosca seca provável pode ou não a truta subir a Ninfa é a mosca da vez?

Em Março vamos pescar as bocas de algodão com estilo.

Valeu meu amigo aguardo a resposta tua.

Grande abraço.

Editado por Marcelo R. S.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Me tira uma curiosidade se o níveis dos rios estar baixos as moscas secas são excelente e quando tiver um poço mais fundo a mosca seca provável pode ou não a truta subir a Ninfa é a mosca da vez?

Não sei dizer ao certo Marcelo, pois vou em busca de trechos com águas mais rápidas onde há mais oferta de alimento e muitas vezes as trutas maiores estão "caçando" nesses locais, tanto que você pescou sua marrom num trecho assim com águas rápidas e não foi com ninfa, foi com uma wet e isso não pode ser visto como uma regra. Está na hora de você aprender a pescar com mosca seca rio acima (up stream) onde o controle da linha tem que ser maior e tem a força do rio contra para te atrapalhar mais ainda. Se for pescar no swing rio abaixo, use ninfa ou wet e vai se dar bem. Já te mostrei também como pescar com mosca seca rio abaixo. :ok:

T+ :)

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.