Ir para conteúdo

Os belos dourados do Pantanal Matogrossense


Postagens Recomendadas

  • Administrador
----- Relato de Mário Cardin -----



Refiro-me agora a uma fantástica pescaria que fizemos no início de Julho/2014 em companhia dos mosqueiros Luiz Logo e o Luis Guilherme.


Nossos agradecimentos aos responsáveis pelos fóruns de flyfishing, pois foi através deles que me foi possível pescar com mais dois amigos- mosqueiros.


E o mais curioso disso é que quando nos encontramos na cidade de Andradina (SP), eu me sentia como se já nos conhecêssemos há muito tempo....uma prova incontestável da grande influência que esses fóruns têm exercido sobre o nosso esporte.

Quando recebemos o convite me senti muito feliz, já que estava prestes a realizar um antigo sonho de pescar com mosca justamente no meu querido pantanal mato-grossense


DSCN0621_zpse3c2bf95.jpg



Na estrada enquanto o dia da ida ia amanhecendo travamos aquele papo gostoso sobre o mundo maravilhoso da pesca com mosca. Uma mistura de longas conversas e relatos versus muitas novidades e experiências sobre esse peixe versus constatação das pessoas maravilhosas que já imaginávamos que eles seriam.


Sabemos que existem pescarias péssimas onde se pegam muitos peixes e pescarias ótimas com poucos peixes. Pensei: Acabo de acertar na “mosca” outra vez: Com esses dois aí estou sossegado, pois notei que teríamos ótimos dias pela frente.


Um rancho confortável situado às margens do rio Paraguai seria o local onde nos serviria de base para as saídas à caça dos grandes amarelões já na madrugada do próximo dia hehehe.....


E isso então aconteceu: No outro dia bem cedinho navegamos por duas horas e meia naquele imenso pantanal até chegarmos onde faríamos nossos primeiros arremessos. Aqui quero ressaltar a experiência e conhecimentos que o Gui demonstrou ter sobre o pantanal. Com quem conhece não se brinca rsrsrs....


Quando chegamos num certo ponto vimos bem em nossa frente um verdadeiro escarcel com uma pancadaria num remanso próximo a margem. O que é isso? Seriam jacarés disputando presas? Foi quando ouvi em seguida: Olhem! eles estão caçando!!!!

Eles quem? indaguei Os jacas? Perguntei.

Gui: Não Mário, são dourados caçando mesmo!!! Manda a sua mosca bem lá na margem....

Mama mia! Pensei. Dourados fazendo esse tendel aí? Minhas pernas começaram a tremer sem parar como vara verde. Caracas!?


E o Gui completou: Vai Mário manda bem lá no canto!


Arremessei, dei algumas puxadas quando senti um NHACTCH em meu andino, seguido de uma corrida se safando pro meio do rio bem firme e no fundo!

“parece ser um bom peixe esse aí” - ouvi!


Então se deu o tão esperado belo Salto Espetacular!!!


Logo pela manhã do primeiro dia eu já estava com um belo dourado grudado em meu tippet: E não é que eles sabem onde os bichos estão?


Concentrei-me pra caprichar então! Foram tantos telefonemas, tantas dicas sobre moscas, uma longa viagem, mil preparativos e tanta expectativa! E o peixe estava ali dobrando a minha Sage TCX #8! Parecia mentira, mas só que era verdade no duro rsrsrs!


Veja só que belezura!!!

Uma tetéia pro algum do papai aqui rsrsrs!!!


RSCN0647_zps2e0caa23.jpg


RSCN0648_zpsaf90e71a.jpg



Depois de um dia de muito trabalho (kkkkkkk), limpávamos as linhas e atávamos moscas.

Foi aí que terminei de aprender a forma correta de se atar uma cabeça de andino de mestre, com o meu professor Luiz Logo.



DSCN0653_zpsb0f72b68.jpg


DSCN0652_zps9e8ac792.jpg


atando2_zpsb708c022.jpg


atando_zpscb0c3de6.jpg



Atado com vinho/amigos Hummmmmm!

IMG-20140714-WA0000_zpsdb5bae69.jpg



Após alguns anos me dedicando bastante à pesca com mosca, sem dúvidas sinto-me cada vez mais atraído por ela. Diferentemente das pescarias convencionais (rsrs), essa pesca envolve um outro mundo maravilhoso: O do atado!


Isso mesmo. Atar moscas como tenho dito em outras matérias, é muito prazeroso.


Desde meados de 2013 que o meu então parceiro Luiz Logo teve o carinho de me enviar pelos correios uma boa quantidade de andinos, dentre outros modelos como poppers, streamers, etc. todos atados por ele.

O Luiz Logo além de um exímio atador de andinos mortais, foi meu ótimo professor, pois com uma paciência de Jó entre muitas ligações telefônicas, explicações por e-mail e dicas dadas quando tive certas dificuldades sobre o nado correto delas e por aí afora, me deixou apto a atar essas eficientes moscas. Obrigado mesmo!


Muitos foram os bate-papos nos últimos meses tanto com o Logo, quanto com o grande Gui sobre a forma mais adequada de atar andinos mortais para os dourados.


IMG_20140510_175828_zps4ba50238.jpg


IMG_20140503_163654_zps910d6c90.jpg


IMG_20140522_232023_zps5d57950e.jpg


Queridos parceiros-amigos, manifesto aqui a minha humilde e sincera gratidão por tudo que aprendi com vocês. Acho isso simplesmente maravilhoso, grande e nobre!


Tenho realizado também alguns sonhos de alguns amigos alunos os quais tenho ensinado a arremessar moscas, e sei bem dessa alegria e satisfação. Isso só fez com que eu tenha uma eterna gratidão a vocês, como também tenho por outros grandes amigos que já citei em outras reportagens de pescarias que realizei.


Não consigo encontrar as palavras mais adequadas, que possam expressar a grande alegria que senti em navegar praticamente cinco horas por dia, durante os quatro dias em que estivemos lançando moscas em meio àquelas paisagens pantaneiras, com direito a muitas famílias de capivaras (muitas mamães cuidando dos seus filhotinhos), exuberantes Tuiuiús e Jacarés, etc.

Pra não falar daquela barulheira diária majestosa dos aranquans. Aquele canto característico deles. Senti as mesmas emoções dos velhos tempos de Barra do Bugres (MT), quando para mim esse cenário era tão habitual, mas tão habitual, que nunca imaginei que sentiria tanta saudade de ter vivido por lá.

Graças a Deus, meu querido pai me ensinou algumas coisinhas básicas e importantes na vida, como amar estar em harmonia com a natureza. Acho que nesse aspecto fui um bom aluno hehehe....amo demais pescar com mosca e em um cenário maravilhoso como aquele pantanal, nem se fala!

Bom meus amigos, revelo que durante os quatro dias inteiros de pescaria, sempre debaixo de tempo frio e chuvoso, foram um total de 27. Isso mesmo, vinte e sete dourados fisgados e trazidos para o nosso barco. Muitos pousados para fotos.

Um trabalho de muita parceria e curtição quando um dos parceiros fisgava um peixe. Os demais curtiram, tiraram fotos, filmaram, ajudaram, etc.


Nem todos os peixes foram fotografados, muitos filmados em Full HD, o que torna até impraticável fazer a postagem de tudo.


O Logo com seu briguento dourado!


DSCN0736_zps0913f567.jpg



DSCN0717_zpse2a8182a.jpg



DSCN0716_zps519c3ac6.jpg







O Gui com seu lindíssimo dourado!


DSCN0738_zpsebfbd5b8.jpg


DSCN0725_zps8b7c6451.jpg





Mais fotos....



DSCN0714_zpsf245e1de.jpg



DSCN0712_zpsf17d8827.jpg



DSCN0698_zps3803a6ff.jpg


douradolg_zps9d831db9.jpg


RSCN0646_zps46a02ecf.jpg



Coisas que a gente nunca mais esquece:


DSCN0666_zpsd15498fa.jpg




Frases que ficaram na memória kkkkkk:


É isso aí pessoal !!


e.....


“Só na sombra do Saran”hehehe....


Abraço a todos e até a próxima!


Mário

  • Like 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Como se diz aqui em MG NÓSSINHORA :eek::eek::eek::eek::eek:

Que relato bacana parabéns ao trio.

lindos peixes :okok::okok::bs-aplauder::bs-aplauder:

Parabéns Mario pela humildade em se descrever como aluno. "ser aluno de quem sabe é um privilégio."

Tive um amigo que sempre que recebia um elogio sobre algo que havia feito bem feito, respondia " QUEM ME ENSINOU, SABIA ! ".

abração e fiquei feliz por vocês em ler o relato.

TCX 8# :okok::okok::okok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Dourados pantaneiros na mosca, sonho de todo mosqueiro!!! Parabéns Mário, Luiz e LG pela bela pescaria, é muito bacana ver esse espirito de camaradagem e troca de conhecimento entre os amigos do fórum, saber compartilhar é evoluir, mais que qualquer coisa.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
Parabéns pela aventura! Belas fotos!


Já tive o prazer de pescar com o Mário e com o Guilherme. Sem dúvida, ótimos pescadores e grandes companheiros.


Não conheço o Luiz pessoalmente, mas já vi muita coisa boa dele nos fóruns de pesca e já trocamos algumas mensagens.


Fácil visualizar o clima experimentado durante está pescaria. Com a presença de tantos dourados, tudo deve ter ficado ainda melhor!


Muito bom!


Um abração,


Matheus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Grande Mario, belíssima descrição dessa aventura pantaneira.

O peixe, conforme previsto, estava longe, e pela logística que escolhemos foi necessário navegar 5 hs por dia.

Confesso que, apesar da perda de tempo de pesca, particularmente gosto muito dessas empreitadas. O visual pantaneiro, especialmente numa cheia como essa, é fonte inesgotável de alegria.

Gosto especialmente de pescar no frio, mesmo que chovendo (detesto somente o vento sul do primeiro dia rsrsrs).

Tomar um vinho na volta pro rancho com os amigos, navegando devagar, é sensacional.

Apesar de apenas 4 dias pescados, e das por volta de 6 hs de pesca por dia, revezando no barco, pois sempre um ficava no eletrico, pegamos uma boa quantidade de dourados, perdemos outros tantos, e trocamos experiências as mais variadas, situação muito comum em pescarias. Isso faz realmente os fóruns de pesca valerem a pena, e deve ser reverenciado sempre.

Foi muito legal ver você, que morou na Barra do Bugres há décadas, pescar com mosca no nosso pantanal.

Aproveito para agradecer as dicas patagonicas, pois não posso mais adiar o encontro com uma truta rsrsrs, e dicas são sempre muito bem-vindas, já que realmente meu conhecimento sobre essa pescaria se resume a conversas, vídeos, internet, etc, ou seja, tende a zero, passando bem longe da minha personalidade me meter em assuntos dos quais sou leigo. Sei que sempre haverá macetes e atalhos, como em todas as pescaria, e espero não demorar a descobri-los, saindo o mais rápido da estaca zero kkkkk

Agradeço também ao Logo, parceiro de muitas aventuras.

Consigno por fim, um abraço ao Maurício, com quem fiz excelente pescaria este ano, na qual pegamos dourados muito grandes e comemos uns carreteiros feitos no barco, coisa muito muito boa! Fica a dica: fogareiro pequeno, panela ou frigideira, resto do churrasco da noite anterior, cebola, alho, pimenta e em 15 min. vc ta comendo algo que realmente sustenta.

Abraço a todos e, Mariao, navegue sempre "pela sombra do saran"! Rsrsrs

LG

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Fica a dica: fogareiro pequeno, panela ou frigideira, resto do churrasco da noite anterior, cebola, alho, pimenta e em 15 min. vc ta comendo algo que realmente sustenta.

Falou e disse!

Tb sempre faço e na maioria das vezes nem deixo pro dia seguinte... Inclusive separo uns pedaços especiais durante o churrasco pra garantir...hehehe.

Obs: coloco pimentão e tomate tb.

Abs,

Editado por MCAzeredo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Mauricio,

O carreteiro feito pelo Gui sempre era muito suculento e gostoso.

Um agrado de professor pra aluno na hora do recreio rsrsrs.....E ainda mais depois do primeiro turno hehehe....E já com alguns peixes guardados na câmera......Um momento de reposição das energias de tirar o chapéu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Grande Luis Guilherme,

É muito difícil saber escrever sobre os nossos verdadeiros sentimentos.

Voces estão bem guardados num cantinho do meu coração. Pescar com voces dois foi para mim uma inesquecível e adorável experiência.

Passamos inúmeros momentos felizes juntos que jamais esquecerei. Conte comigo para aprender os "meus atalhos" da pesca de trutas. Deixo aqui porta aberta livre para o que voce precisar saber, beleza?

Ah! esqueci de dizer lá no relato: TÓÓPE, TÓÓpe, tóópe mesmo né?

Abraços,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Caro Matheus,

Se estar em boa compania é muito bom. Imagine isso junto com espíritos de parceria. É muito Tóp mesmo!

Bom, e se ainda por cima disso tiver peixes. Daí posso dizer que "fechou o pacote", e:

D O R M I I I I U U U U

KKKKKKKKKKKKKK.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Faaala amigão!

Rapaz, depois que voce me falou que não estava errado o meu passo-a-passo para postagem, fiquei mais conformado rsrsrs.... Mas devo agradece-lo pela preciosa ajuda na postagem do meu relato pantaneiro.

Lembrei-me que quando dava erro eu estava utilizando o Google Crome. Talvez se eu tivesse usado um outro navegador como o Mozilla ou o Internet Explorer poderia ter dado certo.....

Mas enfim, fico orgulhoso que a minha postagem foi feita pelo nosso Boss rsrsrs....

Essa foto que voce postou aí me deu saudades do nosso querido paranazão.

Obrigado Fausto.

Mário

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Maravilha de pescaria e de relato! :bs-aplauder:

E o que dizer sobre viver essa aventura compartilhando as emoções com os amigos, sem preço!!!

Parabéns pelos peixes e pelo companheirismo da pesca, nota 1000! :mestre:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Oi Vasconcelos,

De fato voce tem razão. Mas tenho esperança de um futuro melhor para esses peixes. Tenho notado que está havendo uma evolução dos pescadores sobre a grande importância de se preserva-los.

Mário

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Oi André,

Na minha opinião o que voce disse é um dos principais itens quando estamos compartilhando um espaço tão pequeno como ocorre nas pescarias.

Valeu, obrigado pela resposta.

Mário

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Consigno por fim, um abraço ao Maurício, com quem fiz excelente pescaria este ano, na qual pegamos dourados muito grandes e comemos uns carreteiros feitos no barco, coisa muito muito boa! Fica a dica: fogareiro pequeno, panela ou frigideira, resto do churrasco da noite anterior, cebola, alho, pimenta e em 15 min. vc ta comendo algo que realmente sustenta.

LG

Gui, um abração pra você também, nossa pescaria foi excelente mesmo!

A dica do carreteiro foi devidamente incorporada no cardápio.

Mauricio,

O carreteiro feito pelo Gui sempre era muito suculento e gostoso.

Um agrado de professor pra aluno na hora do recreio rsrsrs.....E ainda mais depois do primeiro turno hehehe....E já com alguns peixes guardados na câmera......Um momento de reposição das energias de tirar o chapéu!

O rango é bom pra caralh...., sem falar na costela, alcatra, picanha, etc, etc que sempre tem no rancho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Parabéns aos amigos pela pescaria e a vc Mário mais pelo relato. :bs-aplauder::bs-aplauder::okok::okok:

Pescaria de Dourados do pantanal incluída na lista de desejos :devil2::devil2:

Amigo a foto que mostra os andinos, qual material foi utilizado para confecção da cabeça das iscas??

Oi Gustavo,

O material que utilizei foi o Craft Fur, mais afundadivo do que o Bucktail que é mais flutuante.

Essas diferenças não alteram sobremaneira a grande eficácia dessa mosca, que na minha modesta opinião é muito atrativa para os dourados.

Lembro que sou iniciante na pescaria desse lindo peixe.....e já apaixonado por ele afirmo que sou um aluno bem atencioso rsrsrs....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Mário e amigos...

Mais uma grande aventura pantaneira da qual tive o privilégio de fazer parte!

Pescaria esta esboçada por muito tempo e, mesmo com clima ruim (chuva, vento e frio), achamos alguns dourados.

Ver você Mário, pegar seus dourados com mosca no nosso querido Pantanal foi incrível. Espero que a pescaria tenha sido ao seu gosto, conforme conversamos e idealizamos ao longo dos preparativos.

Sobre as moscas, em especial o andino, garanto que aprendi mais em nossas boas conversas por telefone e emails, já que você é uma grande atador.

Seus andinos são muito bem feitos, apenas lhe passei alguns detalhes. Uma ou duas impressões de que ata apenas um par de moscas para um mesmo peixe. (obrigação minha fazê-las bem!)

Nem mesmo me considero atador.

Aliás, recebi seu presente! Uma obra de arte suas moscas para truta. Irei guardá-las com carinho e espero que meus atados patagônicos, ao menos, sejam um arremedo dos seus.

Foi um grande prazer tê-lo conosco e, como você disse, acertamos na mosca! Você se mostrou um grande amigo e parceiro!

Gui, eu que agradeço por tudo. Pela amizade, pela paciência em aturar o cara chato que sou. Por me apresentar o Pantanal, proporcionando que ele hoje faça parte da minha vida de forma tão intensa! Minha gratidão será eterna!

Valeu parceiros!

Por fim, anexo mais algumas fotos e um vídeo que, de forma singela, descreve como foi a pescaria. (Rafael Sulista, aumenta o volume! hehehe)

dourado7kglogo_zps092652f6.jpg

closedouradologo_zpsb67bb73c.jpg

dourado6kglg_zps98ca7ce2.jpg

douradomoscanegrapb_zpsf668c1ce.jpg

DSCN0724_zps47a45960.jpg

closeandino_zps15e8bb89.jpg

classica_zps974448cb.jpg

Grande abraço!!!

Editado por Luiz Logo
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Oi Logo,

O Video ficou ótimo e voce deve ter se dedicado bastante para monta-lo desse jeito.

Ao assisti-lo revivi os momentos felizes que vivenciamos juntos nos confins do nosso querido pantanal.

Toooooopeeeeee!

Obrigado pelos seus sinceros comentários e a pescaria ultrapassou as minhas expectativas acredite.

Obrigado por tudo e como diz o Guilherme: "É sempre urgente ir pescar" ....."É sempre urgente fazer tudo aquilo que pudermos para depois não se arrepender por não haver mais tempo....."

......."É sempre urgente......."

Abraços do amigo,

Mário

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

PQP a Go Pro deve estar cheirando peixe!

show parceiro nem tem oque dizer, muito legal ver a alegria de todos no barco.

A parte da navegação na chuva da frio só de olhar kkk.

tratei essa imagem do vídeo, daria um lindo quadro.

llogo.jpg

Mais uma vez parabéns ao trio :ok:

e ao sonoplasta do vídeo :bs-aplauder::bs-aplauder::bs-aplauder:

Abraço e vou deixar um som pra vocês aqui:

Editado por Sulista
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Oi Sulista,

De fato a GoPRO do Logo trabalhou muito.....Todo peixe fisgado, ela ia para a água. Muitas vezes o peixe passava relando nela.

Gostei do seu video. Muito legal mesmo.

Obrigado por posta-lo em nosso post.

Mário

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Mosqueiro

Fala Mario e Luiz, fiquei aqui emocionado com essa aventura! Ha muito tempo que quero me organizar para realizar uma pescaria dessa no Mato Grosso, e esse relato acabou de me inspirar por completo! Vamos manter contato pois quero sim seguir essa vontade. E' engracado que aqui no Canada poucos sabem que temos pescaria de Dourado de boa qualidade no Brasil, sendo o foco maior no Tucunare Amazonico. Mas eu acredito que uma boa pescaria de Dourados no Mato Grosso, sem falar da possibilidade de outras especies como o Pacu e a Piraputanga, seja tao rica quanto o Amazonas. Enfim, parabens (e vamos explorar mais isso)! Abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Rapaz,

Se o pantanal fosse corretamente explorado teríamos memoráveis pescarias com mosca, inclusive com pousadas de alto nível para atender a estrangeiros. Mas........estamos no Brasil, e isso pode ser dificil ainda de acontecer por enquanto.

Mas, não perco a esperança.....Quem sabe até um dia teríamos a total proibição de matança de certas espécies como essa??

Sonhar é muito bom!!!

Abraços,

Mário

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 3 semanas depois...
  • Patrono

Oi Jamanta,

Realmente é uma delícia pegar esse peixe.

Não é fácil, tem que ser persistente. Mas vale a pena.

Mesmo assim, não consigo deixar de adorar pescar trutas....Coisas de viciado mesmo....rsrsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 1 mês depois...
  • 1 mês depois...
  • Mosqueiro

Com um time desses não poderia ser diferente mesmo...

Mas o clima da pescaria contagia e me enche de vontade de voltar a visitar o pantanal.

Maravilha de aventura, com amigos e dourados ainda... Putz!!

Parabéns, show de bola mesmo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.