Ir para conteúdo

Pesca de Dourado no velho Chico em 3 Marias


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

A conversa aqui em Minas é que 3 MARIAS vai ficar fechada pra pesca de qualquer modalidade por 4 anos...

Aproveita a oportunidade agora.....

Vixi...

Diga... Três Marias represa ou represa + rio?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Vixi...

Diga... Três Marias represa ou represa + rio?

represa e rio, eu nunca pesquei lá, mas meus amigos que vão duas vezes por ano disseram que se este projeto concretizar vai ser muito bom se bem fiscalizado porque lá esta muito degradado.

entra no site do IEF MG e acompanhe as notícias e ainda vc pode ver a lista de peixes ameaçado de extinção em minas gerais...

http://www.ief.mg.gov.br/images/arquivos/peixesameacadosextincao.pdf

http://www.ief.mg.gov.br/images/arquivos/especiesproibidasdecaptura.pdf

http://www.ief.mg.gov.br/images/stories/pesca/locais_pesca_proibida.pdf

isto é o que esta em vigor, a proibição ainda não entrou em vigor em MInas Gerais

http://www.ief.mg.gov.br/images/arquivos/categoriasdepesca.pdf

http://www.ief.mg.gov.br/images/arquivos/tamanhosminimoscaptura.pdf

site do IEF- MG

http://www.ief.mg.gov.br/

PRATIQUE A PESCA ESPORTIVA

PESQUE E SOLTE

Editado por FelipeCFM
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

GOSTARIA DE SABER SE TEM BARCO COM PILOTEIRO PARA PESCAR OS DOURADOS NO VELHO CHICO E OS PONTOS MELHORES , OBRIGADO. :okok::ok:

:):):)

Grande Alessandro,

Entre em contato com o Sr Norberto através dos telefones :

(038) 3563-3031 / 9984-0315.

Ele coordenará o fornecimento de barco e guia de pesca.

A casa do Sr Norberto fica ao lado da Pousada Canto do Rio, onde você poderá se hospedar (038 3563-3100)

Os melhores pontos de pesca serão informados pelos guias de acordo com a época.

O Sr. Norberto também te informará sobre a liberação ou proibição da pesca na época em que pretender ir.

Grande abraço

Odimir

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

A conversa aqui em Minas é que 3 MARIAS vai ficar fechada pra pesca de qualquer modalidade por 4 anos...

Aproveita a oportunidade agora.....

Seria bom que ocorresse, mas isso é muito, mas muito improvável.

O que seguramente irá ocorrer em 3M e outros reservatórios do sudeste é a redução de vazão do rio a jusante das barragens para manter os níveis dos reservatórios em um nível "aceitável". http://www.minasnews.com/site/noticia/1763/montes-claros/norte-de-minas/pirapora-pode-racionar-agua-se-tres-marias-reduzir-a-vazao.html

Resumindo, vai o ocorrer o contrário, vão ferrar com o rio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Já aconteceu:

A situação em furnas esta bem semelhante....

http://amparense.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=115:lago-de-furnas-enfrenta-pior-seca-em-10-anos&catid=39:2013&Itemid=126

Agora com certeza então 3M não será a " Bola da vez"....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Pq fechar para todas as modalidades???

E a pesca esportiva que não oferece menor impacto???

Ninguém vai se mover para tentar garantir ao menos a manutenção da pesca esportiva???

:):):)

Existem pessoas que trabalham para isto e como nos anos anteriores obtiveram bons resultados.

Três Marias foi o primeiro e talvez o único lugar no Brasil, onde uma portaria permitiu a pesca amadora com a condição de "pescar e soltar", mesmo durante o período da piracema, e tem sido assim.

O problema é que a quase totalidade dos pescadores ditos "esportivos", pescam com carnadas e matam os peixes.

Desta forma, pelo menos para mim, qualquer que seja a decisão está bom.

Grande abraço

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Sugestoes>

Pousda canto do rio

Guias Marquinho,Renatinho ou um dos irmãos

Licenca de pesca em dia

:):):)

Luciano,

Pesco com o Renatinho e com o Marquinho.

Em nossa última pescaria descemos até Pirapora "flotando".

Mas para mim, o melhor piloteiro é o Flavio, porque é meio sem noção e pesca onde pedimos e como queremos e os outros tem medo.

Desta forma conseguimos melhores resultados !

Grande abraço

Odimir

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

O problema está na educação, quando os fiscais vão dormir os matadores fazem a festa. O peixe vai ter que acabar para os imbecies entenderem.

Infelizmente tbm causamos impacto, um pouco menos, mas causamos. Caso proíbam a pesca esportiva acho que devemos acatar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Pq fechar para todas as modalidades???

E a pesca esportiva que não oferece menor impacto???

Ninguém vai se mover para tentar garantir ao menos a manutenção da pesca esportiva???

Amigo,

A policia florestal de MG tem um contingente bem reduzido, mas quando pega arrebenta com o infeliz

o Rio das mortes, que nasce na minha região, tem a pesca proibida permamente em um raio de 54 km a partir da nascente....isso implica a proibição em qualquer afluente nesse perimetro. A mesmo assim escuto relatos na cidade de retirada de ate 6kilos de lambaris sacrificados. Nao e raro noticias de prisões e apreecoes aqui na região. As pessoas nao respeitam a legislação re apostam na impunidade. Quem conseguiria distinguir um pescador esportivo de um pedador?

eu acredito que o verdadeiro pescador esportivo respeita a legislação e comprende a necessidade de recuperação do ecossistema atraves das restrições temporarias

quanto aos que sobrevivem da pesca existe subsidios publicos para garantir a renda do trabalhador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
Quem conseguiria distinguir um pescador esportivo de um predador?

O chamado pescador "esportivo" pesca e solta, enquanto que o pescador "predador" pesca e mata.

Acredito que o verdadeiro pescador esportivo respeita a legislação e compreende a necessidade de recuperação do ecossistema através das restrições temporárias.

Se houver quem faça uma legislação clara. ;)

Tem que informar com clareza de modo que qualquer pescador entenda, seja "esportivo" ou "predador". :yes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Sr fausto,

concordo com voce, mas nao acho tao complicado assim a legislação:

se a pesca esta proibida na piracema.... esta proibida. Ponto

se existe a temporada de pesca de trutas eu pesco nesta epoca e nao no periodo de restrção.

qual a dificuldade de entender isso?

Quanto a distincao do esportivo pro predador,

nao podemos esquecer que estamos no Brasil e bancar

o espertinho pra se safar de uma multa ou prisão faz parte da cultura brasileira!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

A dificuldade está em tomar conhecimento. ;)

Por exemplo, estou planejando pescar no velho Chico lá em Três Marias em agosto e não sei se vou poder. :(

Quanto ao pescador espertinho, é fácil, basta punir aquele que estiver com peixe. :yes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Mosqueiro

Boa noite amigo, estou planejando uma 'flotada' dessa, como disse seu Odimir, de Três Marias à Pirapora para meados de Setembro ou Outubro, vai depender de chuva.

Cada dupla desce com barco e piloteiro que a gente contrata em Três Marias mesmo. O pernoite ainda não tá definido, pode ser rancho ou barraca mesmo. Sai de manhã e chega em Pirapora no final do dia seguinte. O almoço consegue no caminho. Lanches, café da manhã e líquidos tem que levar, mas na descida tem pontos onde pode-se comprar alguma coisa.

Acho que será uma aventura ímpar, já vale só de conhecer (e pescar, é claro...hehehe). O piloteiro que costumo rodar lá já topou. Podes ver um desses que o pessoal comentou.

Caso tenha interesse junte-se a nós, já somos 4.

Abs,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Eu queria fazer esta descida!

Sr. Odimir podia fazer um relatinho pra nós!

Sim, sim. Ele já me ajudou tirando algumas dúvidas, mas nada como um relato da aventura como um todo.

Apesar de ser uma descida um pouco longa (estimativa de 120km de rio abaixo), parece ser coisa simples, principalmente se assessorado por piloteiro.

Abs,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Eu queria fazer esta descida!

Sr. Odimir podia fazer um relatinho pra nós!

:):):)

Grandes Rusllon & MCAzeredo,

Postei um breve relato com mais informações .

http://www.mosqueirosdorio.com.br/forum/index.php?showtopic=10272

Grande abraço

Odimir

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

A coisa realmente tá feia!

http://www.diariodocomercio.com.br/noticia.php?tit=tres_marias_em_situacao_critica&id=139068

Tô achando difícil rolar pescaria em novembro, bora bater o tambor pra chamar a chuva.

Editado por Samuel Antero
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

A coisa realmente tá feia!

http://www.diariodocomercio.com.br/noticia.php?tit=tres_marias_em_situacao_critica&id=139068

Tô achando difícil rolar pescaria em novembro, bora bater o tambor pra chamar a chuva.

Alí em 3M acho que rola sim... Difícil e arriscado será a descida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Patrono

Srs,

Estive em 3M, três semanas atrás, a coisa tá preta lá, saímos para pescar no primeiro dia, no segundo o rio deu uma baixada, piloteiro experiente quebrou a hélice do motor em uma pedra, segundo ele o rio baixou muito de um dia pro outro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Estive lá esse final de semana e ta parecendo represa... Água muito lenta... Até para passar na primeira corredeira/cachoeira está complicado. Descer a cocheira grande então, nem pensar. Também muito pouca acao de peixe. Acho que foi a primeira vez que nao tive uma matrinxã "roubada" por um dourado.

Na represa tb está complicado. Um pessoal foi semana passada e passarm aperto para tirar o barco, mesmo no Porto da balsa, onde colocam cascalho pra facilitar.

Vamos aguardar a chuva pra ver se melhora. Espero que dê boa pescaria este ano.

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

Melhorar até pode melhorar, mas demandará tempo até que as espécies se recomponham.
Contudo, não sei se haverá tempo para isto porque o Velho Chico está fadado ao desaparecimento....

http://oglobo.globo.com/sociedade/ciencia/pesquisadores-anunciam-extincao-inexoravel-do-rio-sao-francisco-6188992

Abração

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Mosqueiro

Pessoal, sou novo por aqui

Estive no S Francisco várias vezes e pesco esportivamente. Esse Dourado na minha foto tirei com uma Vara Scott #9 e mosca do Flavio Tanure, e com o Piloteiro Biguá, em Junho deste ano. O Rio agora está muito baixo e no dia 01 começa a Piracema. Durante a Piracema pode-se teoricamente pescar no Pesque e Solte desde que respeitado a distância min entre corredeiras e entrocamento de rios, mas na prática fica muito dificil pois tem muita corredeira. A fiscalização costuma ser intensa (ainda bem), inclusive com Jet Ski, e a punição é certa. O ideal é esperar 2015. Os piloteiros recomendados são todos ótimos e o Sr Norberto é a pessoa correta para se falar.

  • Like 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Mosqueiro

Em meio a mil agressões humanas e seca crescente em várias partes do País,

"Desmatamento tem alta na Amazônia ...de 191% no último bimestre em relação a 2013."

G1. 19/10/2014 14h56 - Atualizado em 20/10/2014 16h25
(Grifos meus)
Editado por Ilza
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

Para quem quiser acompanhar diariamente a evolução dos níveis das águas na represa de Três Marias, segue o link :

http://www.cemig.com.br/pt-br/a_cemig/nossos_negocios/usinas/Paginas/Tr%C3%AAs_Marias_dados.aspx

Na data de hoje apresenta um volume útil de 2,60 %

Grande abraço

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Tomara que a pesca volte a ser a mesma quando a agua voltar, mas acho que os peixes devem ter sofrido um grande prejuizo.

Fui lá no início de Novembro e realmente a coisa não está fácil. Acho que só daqui uns 3 anos que o rio pode voltar a ser o que era antes...

Duvido!

A continuaremos desmatamentos e outras agressões, como o não reflorestamento das margens das represas, etc...; só "dança da chuva" não deverá garantir mais água nos próximos anos; pelo contrário.

Acredito que com tamanhas secas, a Piracema resulte muito deficiente, senão nula, em alguns locais. A escassez de água aglomerando peixes nos lugares + fundos deve ter feito a festa dos "conscientes" matadores . Não espantaria se alguns ditos "amadores", conseguindo boa pesca nalguns destes poços-refúgios, ainda se alegrassem como se as condições pesqueiras estivessem melhores.

Estariam os órgãos técnicos responsáveis pelo monitoramento pesqueiro, intensificando medidas de saneamento no meio líquido reduzido?? Estariam se preparando para peixamentos com variação genética dentro de diversas espécias ( com critérios realmente aproveitáveis) qdo, e se, as águas voltarem??

E a controversa "liberação da pesca esportiva na piracema"; seja por supor que o amador é quem mais vigiaria a predação (que deveria ser realizada por órgãos competentes que ganham para tal) ; seja por interesses outros "@¨$...." ; esquece que óvulos, esperma e ovos de muitas espécies formam um caudal de vida, levado primeiramente pela superfície dá água ( cf pesquisa do Prof. Flávio...../ Embrapa- MS, de mais de década, não lembro qual ) ; caudal este destruído pelos hélices dos motores de popa (cf o autor do estudo); e que os motores 2 tempos, cjos excessos de combustível não queimado ainda contaminam o meio líquido _ agora mais que nunca, pela maior concentração de seus poluentes no baixo volume dos rios e represas.

Ainda biologicamente: Sabe-se que parte das solturas se transformam em óbitos dias depois. E que no período da piracema, o estresse das capturas geram calcificações que inibem o desenvolvimento dos gametas por suas diversas fases embrionárias...Então, é mais um argumento contra a balela de que pesque-e-solte é inofensivo à piracema.

Pesca na piracema é uma das maiores aberrações no Mundo da Pesca. Seja pelas conseguências, seja pela conivência, um tanto ilusória , qdo não egoísta , dos que dizem "amar pescar" e "respeitar a Natureza"

Editado por Ilza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Duvido!

Acredito que com tamanhas secas, a Piracema resulte muito deficiente, senão nula, em alguns locais. A escassez de água aglomerando peixes nos lugares + fundos deve ter feito a festa dos "conscientes" matadores . Não espantaria se alguns ditos "amadores", conseguindo boa pesca nalguns destes poços-refúgios, ainda se alegrassem como se as condições pesqueiras estivessem melhores.

E a controversa "liberação da pesca esportiva na piracema"; seja por supor que o amador é quem mais vigiaria a predação (que deveria ser realizada por órgãos competentes que ganham para tal) ; seja por interesses outros "@¨$...." ; esquece que óvulos, esperma e ovos de muitas espécies formam um caudal de vida, levado primeiramente pela superfície dá água ( cf pesquisa Embrapa MS, de mais de década, não lembro qual ) ; caudal estre destruído pelos hélices dos motores de popa 2 tempos (cf o autor do estudo); cjos excessos de combustível não queimado ainda contaminam o meio líquido _ agora mais que nunca, pela maior concentração de seus poluentes no baixo volume dos rios e represas.

E eu aqui me perguntando as vantagens de um motor de quatro tempos.. Está esplicado. :yes:

Quanto aos nossos rios, já ouvi de lugares nos estados unidos em que represas foram derrubadas em favor do ecossistema..

se no futuro o nosso pais explorar mellhor a sua matriz energética.. Quem sabe? Vamos sonhar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

A notícia sobre o S. Francisco é a seguinte: Represa com 2,6%, mais 10 dias, além de parar a última turbina, não terá água para verter para o Rio. Da barragem ao Abaeté, o rio estará seco. Mais 10 dias de esperança por boas chuvas que, ao contrário do esperado para a época do ano, só apareceram (quando apareceram) timidamente ate agora.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.