Ir para conteúdo

A ditch runs through it - Um gaúcho pescando no Wyoming


Neumann

Postagens Recomendadas

  • Patrono

Este é um relato de uma pescaria de oportunidade.

Em outubro de 2012 fui selecionado pela SPE (Society of Petroleum Engineers) para ministrar uma palestra versando sobre meu trabalho. As paletras ocorreriam no período de setembro de 2013 a maio de 2014. A programação para abril/2014 incluiu palestra na seção do SPE chamada Big Horn Basin e seria em Cody no estado do Wyoming (WY). Para minha sorte, o SPE embute 4 ou 5 palestras a cada viagem dos seus palestrantes. Foi o que aconteceu comigo. Viajaria de 13 a 26 de abril com duas palestras por semana, cada uma em cidades diferentes dos EUA (Rock Springs e Cody, WY, Evansville, IN e Lansing, MI). O SPE (pagando avião, hotel, rango e carro) perguntou onde eu gostaria de passar o fim-de-semana. Bom, como minha segunda palestra seria na quinta-feira na Big Horn Basin em Cody, WY
e a terceira seria na outra quarta-feira no estado de Indiana e o Big Horn é um dos grandes rios truteiros dos EUA eu não tive dúvidas em dizer que ficaria em Cody mesmo...

Uma rápida pesquisa na internet mostrou que o Wyoming é um grande destinos para a pesca com mosca e Cody é também um grande centro de pesca com mosca (na verdade é um grande centro de caça...). A cidade foi fundada pelo cowboy Búfalo Bill ou Wild Bill Cody é o acesso leste do parque de Yellowstone. Sempre que passava andar pela sua rua principal, eu me lembrava da cidade do Marty Mcfly do filme "De volta para o futuro".

cody_wy_17_04_2014_I.jpg

O Wyoming é o estado menos populoso dos EUA e ainda muito selvagem. Alguns exemplos explicam a afirmação...
cody_wy_17_04_2014_IV.jpg

cody_wy_17_04_2014_VIII.jpg

cody_wy_20_04_2014_X.jpg


As paisagens são facilmente associadas à pesca com mosca Uma beleza árida e selvagem e que, claro, lembra filmes de faroeste...

cody_wy_19_04_2014_V.jpg

cody_wy_19_04_2014_IV.jpg
Este é o North Fork (braço norte) do Shoshone river que depois de se reunir com o braço sul (South fork) passa pela cidade de Cody. Ele já estava um pouco sujo devido ao degelo (run off).
cody_wy_17_04_2014_VII.jpg

Aqui é o ínicio da Buffalo Bill Dam (represa) que foi um projeto viabilizado pela intensa campanha feito pelo cowboy´. sua águas geram eletricidade e são usadas para irrigação. A maior preocupação antes da pescaria era o início de
liberação da águas para irrigação e que começa a ocorrer em meados de abril. A represa estava muito baixa e deverá encher com o final do degelo.
cody_wy_17_04_2014_II.jpg

Este é o Clarks fork, rio descoberto (para os homens brancos) pela expedição americana de Lewis e Clark. Esta foto foi tirada no dia 20/04 e o rio já está bem sujo. Antes, no dia 18/04, eu pesquei um pouco abaixo desse ponto e o
Clarks fork não estava ainda tão sujo.
cody_wy_20_04_2014_VI.jpg

Este é o carro que usei, um Corolla quase zerado. Eu mostro ele devido a uma curiosidade. Na locadora, a agente me perguntou se eu não queria trocar esse carro "pequeno" por um SUV. Eu declinei dizendo que no Brasil, o Corolla não é exatamente um carro pequeno...
cody_wy_20_04_2014_IX.jpg

Minha estratégia de pesca: uma pescaria de um dia inteiro com guia e dois dias pescando por conta (tarefa nada fácil...). A galera dos mosqueiros ajudou e o que ajudou ainda mais foi a incrível coincidência do Márcio Barreto
(participante do fórum) estar em Cody naqueles dias. O Márcio Barreto hoje mora e trabalha nos EUA e ainda pesca com mosca.

Minha primeira pescaria eu já mostrei mas mostro novamente. No final da quarta-feira, 16/04, fui até os Newton Lakes, dois pequenos lagos a uns 10-15 km de Cody.

A foto tirada na manhã de sábado mostra o East (ou West?) Lake.
cody_wy_19_04_2014_I.jpg

No final da tarde de quarta, estava frio, bem frio como pode-se ver pela minha vestimenta e do Márcio.
neumann2.JPG

Ao começar a pescar no lago menor, uma constatação. Não sei pescar em lagos... Não tem correnteza! Como que faz, então? Bom, como havia trutas ativas e comendo (rises), eu arremessei na direção deles mas não tinha certeza de estar usando a isca correta. Em conversa com um local, ele me disse para usar midges... mas eu não tinha midges na caixa! Usei então a menor parachute que eu tinha, em anzol 20.

Para minha imensa alegria essa belezinha que identifiquei como Yellowstone cutthroat (Oncorhyncus Clarki bouvier). Há vários tipos dessas gargantascortadas e, para complicar, elas cruzam com a truta arco-íris. O nome garganta
cortada vem da pequena faixa vermelha embaixo da boca (um risquinho vermelho entre a barbatana mais a frente e o tippet).
cody_wy_16_04_2014_I.jpg

Pode-se ver o padrão das pintas. Poucas na cabeça e concentradas na cauda.
cody_wy_16_04_2014_III.jpg

Depois fui tentar um pinchos no lago maior (o da foto mais acima). Lá, vi um monte de trutas na beira do lago, confraternizando... Arremessei várias moscas diferentes e nada. nenhum ataque apenas uns enganches aleatórios... As trutas estavam no processo de reprodução (spawning), isto é, mais interessadas em sexo do que em moscas!
cody_wy_19_04_2014_II.jpg

Ali perto, um exemplo que pode ser copiado aqui e na Argentina. Uma caixa coletora de linhas usadas.
normal_cody_wy_19_04_2014_III.jpg

Depois da minha palestra na quinta-feira, 18/04, estava livre para pescar todo o fim de semana. Na quinta-feira pela manhã comprei uns complementos: luvas, termômetro, bússola, abridor de garrafa da Simms, gorrinho (esqueci o boné dos mosqueiros e não tinha espaço para levar meu super chapéu!).

Então, pontualmente 8h30 de sexta-feira, o guia Andy Fisher da Northfork Anglers me buscou no hotel. Fomos em direção ao rio Clarks Fork. Ao passar pela ponte sobre esse rio vimos que ele estava cor de café com leite. Entretanto, o guia disse que iríamos ver como estava o Clarks na saída do desfiladeiro. Quando chegamos lá, vimos que a água estava começando a sujar mas muito mais limpa que rio abaixo.
cody_wy_18_04_2014_I.jpg
cody_wy_18_04_2014_IV.jpg

Esse é o guia Andy Fisher, mais de 1000 saídas de pesca e taxidermista quando não está guiando. A taxidermia (empalhar animais...) tem elevada demanda no Wyoming pois a galera caça muito. A especialidade do Andy é taxidermia de aves.
cody_wy_18_04_2014_V.jpg

Dá para ver que o rio está começando a sujar e a superfície indica que estava ventando. Estava ventando muito da direção SW (sudoeste).

Comecei a pescar seguindo tim por tim as instruções do Andy e isso implicou em usar duas ninfas sustentadas por uma super boia (mega strike indicator) e dar umas cacetadas para colocar a boia, e as moscas rio acima e contra o vento.

Logo pego um peixe e é uma cuttbow (um híbrido de truta cutthtoat com truta arcoíris - ambas são classificadas com sob o mesmo gênero Oncorhyncus). Antes que eu tivesse tempo de fotografar, o Andy já havia liberado a truta...

Pena.

A abordagem era a mesma, arremessar rio acima e deixar mosca e boia derivar e sempre começando a explorar bem rente à margem. Não demora pego outro peixe, esse um mountain white fish ou só white fish (Prosopium williamsoni) e o Andy solta sem que eu fotografe... Ele diz que são pequenos (< 15 in ou 30 cm!!!). Que nada! Para o padrão Patagônia, ambos seriam considerados bons peixes. Ai eu digo que preciso fotografar o próximo, qualquer que seja o tamanho.

Portanto, ai embaixo está o terceiro peixe apanhado no Clarks fork, outro white fish. Observem a boca dele e isso justifica o seu apelido de bonefish do Wyoming...
cody_wy_18_04_2014_III.jpg

cody_wy_18_04_2014_II.jpg

O Andy me disse que o white fish, a despeito da aparência, é aparentado com a truta. O google mostra que o Andy está certíssimo, ele é da família Salmonidae!

Essa foi uma característica marcante do Andy. Além de excelente guia, ele tem grande cultura geral (como se verá logo mais) e fornece um panorama geral da região, cultura e história. Por exemplo, ele me falou que a área que estávamos andando era acampamento de verão dos índios americanos (shoshones?) e que o desfiladeiro do Clarks fork foi rota de escape da tribo Nez Perce. Em alguns lugares ali perto ainda se vê pedras dispostas em círculo usadas para ancorar as tendas dos iíndios.

A foto abaixo é do trófeu do Clarks fork, outro white fish.
cody_wy_18_04_2014_VI.jpg

cody_wy_18_04_2014_VII.jpg

Paramos para almoçar e o vento muda subitamente de direção de sudoeste para noroeste (a previsão dizia que isso iria ocorrer) mas eu pensava que seria um troço gradual. não foi. foi como mudar a posição de um ventilador!

O balanço da manhã no Clark forks foi de 07 peixes, 05 white fish, um cutbow e uma arcoíris menor que parecia gigante mas foi pega pela barriga...

O Andy decidiu ir pescar em outro local, um riacho pequeno chamado de Alkali Creek (pronúncia Alkalai) habitado somente por trutas marrons.

Depois de estacionarmos o carro (uma super camionete...) perto do riacho, o Andy pergunta se eu havia visto o filme "A river runs through it". Eu disse que não só havia visto o filme como lido o livro. Ele me disse então que chamava esse local, no Alkali Creek , de "A ditch runs through it". Isso é um guia de pesca!
cody_wy_18_04_2014_VIII.jpg

cody_wy_18_04_2014_X.jpg

Olhando do alto (uns 5m acima) esse local, da moita a esquerda em primeiro plano até o tronco que se projeta sobre a água, é um "pool" e vimos várias trutas ativas.

A aproximação é cuidadosa, rente à margem esquerda e com arremessos rio acima explorando do meio do riacho até a margem direita. O Alkali deve ter uns 5 m de largura.

O vento continua forte. Arremesso entre as rajadas e agora usando um dropper clássico, uma mosca seca suspende uma ninfa (infelizmente não anotei o nome delas e esqueci...).

Os resultados aparecem e dessa vez digo que quero fotografar a primeira truta sem importar pelo tamanho. Não demora, sou fotografado. No fundo pode-se ver uma razeira do Alkali. O poço está na minha frente...
cody_wy_18_04_2014_IX.jpg

O Andy pede minha câmera para registrar algumas ações, não só fotos com peixe...
cody_wy_18_04_2014_XI.jpg

As ações e capturas continuam. Temos ações na seca, pois as baetis, blue wing olive, estavam eclodindo aproveitando o tempo mais quente (estou de camisa com uma segunda pele por baixo). O tamanho das trutas aumenta... Perdi a conta das capturas nesse único pool... Creio que passou de 10! É incrível. Só nesse poço pesquei mais trutas marrons do que em toda a temporada na Patagônia este ano!
cody_wy_18_04_2014_XII.jpg

Descemos o Alkali e mudamos de margem. Fica mais difícil arremessar. As trutas estavam muito ativas e a cada poço, uma, duas, três até quatro capturas.
cody_wy_18_04_2014_XIII.jpg

Outra característica do Andy, explorar até quase a exaustão cada poço.

Aqui cabe uma explicação, ao menos para o Alkali creek. No Wyoming, o dono da terra por onde passa o rio, é também dono do rio. De todo o rio. Assim, mesmo vadeando, não se pode avançar no rio quando ele se torna propriedade particular, só com autorização do dono. Eles levam isso muito a sério. Eu vi um cartaz em uma fazenda perto do Greybull river que no final dizia "os sobreviventes serão processados".

Desse poço ai de cima, o Andy me mostrou uma pequena placa branca e quadrada e que marca o final da área pública. O trecho público do Alkali em que estávamos pescando deve ter uns 400 a 500 m. Na chegada, o Andy bateu na porta da casa do fazendeiro para pedir licença para pescar Alkali acima mas não havia ninguém em casa. Assim, pescamos apenas na área pública, estadual ou federal do Alkali.

Outra característica do Andy é variar os registros fotográficos. Abaixo está registrado uma série de fotos que culminou com a captura do troféu do dia.
cody_wy_18_04_2014_XVI.jpgcody_wy_18_04_2014_XVII.jpgcody_wy_18_04_2014_XVIII.jpg

Essa grande marrom foi capturada com um grande gafanhoto. O Andy resolveu aumentar o tamanho da ninfa e viu que a mosca seca estava afundando. Colocou o gafanhoto como boia! Rente à margem direita havia um redemoinho (eddie) e que formava um remanso onde havia muita espuma acumulada. As trutas estavam comendo direto abaixo da espuma. Em uma das tentativas, o arremesso funciona e o gafanhoto deriva para o remanso. Ele entra na espuma. Agora dá uma cutucada de leve diz o Andy. Assim eu fiz. Foi tiro dado e bugio deitado. A truta voou no gafanhotão!
cody_wy_18_04_2014_XX.jpgcody_wy_18_04_2014_XXII.jpgcody_wy_18_04_2014_XXV.jpgcody_wy_18_04_2014_XXIII.jpg

voltei para o hotel feliz e contente e fui jantar no restaurante com "best steak in town". para comemorar, duas "jarras" de cerveja local, muito boa...

No sábado, 19/04 pela manhã fui ao Newton Lakes e como eu já disse as trutas não queriam nada com moscas... só sexo! sai no zero. Dali sai para me encontrar com o Márcio e a Tea (colega de trabalho dele que pesca com mosca). Perdi-me no caminho e cheguei com uns 30 min de atraso.

Decidimos tentar a sorte em uns streams ou creeks. Chegamos no Dead india creek (ou riacho do indio morto...) que estava sujo devido ao degelo. Nenhum pique. Uma pena.
cody_wy_19_04_2014_VI.jpg

O Marcio sugeriu irmos até o Sunlight creek e rodamos uns 30 min até acharmos a área pública desse riacho. Já era fim do dia, o Sunlight estava quase limpo. Logo fomos embora não sem antes dar uns gritos para afugentar (ou avisar que estávamos ali?) algum eventual urso.

Aqui o Marcio e a Tea caminham nas margens do Sunlight.
cody_wy_19_04_2014_VII.jpg

E o Marcio tenta uns arremessos. Nada de piques...
cody_wy_19_04_2014_VIII.jpg

No domingo, ficamos de nos encontrar em torno das 13h para pescar no Clark fork. Eu acordei cedo e fui pescar sozinho no Alkali. Cheguei lá e estava bem limpo. Aqui se vê o poço do tronco. Como esqueci o filtro polarizador da câmera, não se vê na foto as trutas que eu via olhando daqui. É impressionante quantas trutas habitam esse pool.
cody_wy_20_04_2014_I.jpg

Ventava bem menos e começo a pescar arremessando rio acima, como no dia 18. Nada. nenhum pique. subo para ver se as trutas continuavam lá ou se eu as havia espantado. Elas continuavam lá e ativas. Continuo a pescar e nada de pique. Lá pelas tantas vejo uma sombra comprida na água. Dou-me conta que é a projeção da linha de pesca. Penso com meus botões, ou com meus zíperes (wader não tem botões...): se eu estou vendo essa sombra, as trutas também estão. A água estava muito limpa. Faço outros arremessos e posso ver a sombra da linha sendo arremessada! Deduzo que isso deixa as trutas desconfiadas e dai a falta de ataques. Mudo de estratégia. Subo o rio bem longe da margem. Fico rente a margem e arremesso rio abaixo e emendo um monte de linha para que a mosca (lider 6X de 12 ft - Neumann fecit) chegue nas trutas bem antes da linha e sua sombra. Tenho um pique. Funcionou! Coloco um emerger (humpy hobo ou hobo humpy) ou talvez seja um seca mas a deixo afundar. Segundo arremesso: truta, trutcha, trout!
cody_wy_20_04_2014_II.jpg
cody_wy_20_04_2014_III.jpg

Logo depois, outra e mais outra marrom.
cody_wy_20_04_2014_IV.jpg

Em torno das 11h30 encerro a pescaria e me despeço do Alkali. Sigo em direção ao Clark forks para pescar com o Marcio. O Clark está sujo e decidimos ir tentar a sorte no Greybull river, umas 2h de carro de onde estávamos mas já no caminho de casa do Márcio.

Andamos muito. Passamos por uma ponte sobre o Greybull e vimos que estava limpo. Beleza. Agora só faltava achar o acesso público. Olham acho que andamos bem uns 50 km margeando o greybull, ora perto, ora mais distante, vendo ele correr em áreas privadas... Quando finalmente chegamos na área publica, entre 16 e 17 h, o Greybull estava sujo. O dia estava quente e a tarde o degelo se acelera. Vimos um riachinho desaguar no Greybull e se notava a diferença de coloração das águas, o greybull toldado mas menos sujo que o córrego.

O Marcio pegou uma bela cuttrhoat que achei ter fotografado... mas patetei. Espero que ele poste a foto mais tarde...

Então as ações pararam por completo. Notamos que o greybull estava bem mais sujo do que quando chegamos a ponto de não haver diferença de coloração com o córrego. Encerramos a pescaria. Nos despedimos, ele foi para a sua cidade (Ralston, eu creio mais 4h de carro) e eu voltei para Cody.

Feliz, pescado.

O Marcio falou algo interessante. Ele sugeriu que devemos formar um grupo dos mosqueiros, alugar um motorhome e ir pescar no grande estado do Wyoming.

Eu sou parceiro. Se não for assim, nunca mais irei pescar lá. E então, vamos?

Editado por Neumann
  • Like 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Maravilha Neumann, :bs-aplauder::bs-aplauder::bs-aplauder:

Sabia que um dia ia ver algum relato dos EUA por aqui, só podia ser quem? :D

Sensacional a observação da sombra na água, se aquele é que é um guia, este é que é um mosqueiro! :mestre:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Muito bom! Os eua têm paisagens lindas e rios ótimos, mas só tenho vontade de ir pra lá se for pra pescar mesmo. Aproveitou bem a oportunidade!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Li tudo Neumann! :okok:

O sorriso do gaúcho é só alegria. :D

cody_wy_18_04_2014_XXV.jpg

Claro que você vai voltar lá, oportunidades surgirão. ;)

Joguei búzios e sei lá mais o que, e os astros disseram que outras palestras virão. :D

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Maravilha, Neumann! So de ver essas paisagens ja valeria a pena, com peixe entao melhor ainda! Esse ano quero fazer uma viagem para trutas residentes, mas nao estou certo ainda para onde quero ir, apos ver esse relato irei considerar bastante essa opcao, mas tudo vai depender de muitos fatores ainda. Me mantenha avisado se voltar a terra do Tio Sam, eu talvez me junte a voce em uma dessas pescarias! Abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Gurizada, obrigado pelos comentários prá lá de gentis...

Duas informações que podem ser úteis: custo da pesca guiada U$ 375,00 (dois pescadores) ou U$ 187,50 por pescador... pescou sózinho paga 375 obamas... Espero que o Alex Klap não veja esse post...

Licença de pesca do Wyoming: U$ 14,00/dia ou U$ 90 para o ano todo.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Oi Neumann! Oi Pessoall...

Bacana ler seu relato e ver as fotos. Mil desculpas por não ter achado água limpa no último dia. Fico te devendo um presente na próxima visita. Gostas de Scotch?

Depois vou colocar as fotos que tirei dos nossos encontros.

Abração,

Marcio

NOTA PARA TODOS: o Neumann é um super parceiro de pesca. Como mencionado no relato acima. No último dia eu levei o Neumann no maior PDI. Fizemos uma pequena viagem até o Greybull para encontrarmos somente água barrenta. Mas ele sempre sorridente nunca reclamou e entendeu as dificuldades de se pescar por aqui depois de uma nevada forte e com muito degelo devido ao calor.

Editado por Marcio Paes Barreto
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Marcio

Tranquilo... o importante é o processo de pesca. Ver vc tirar uma cuttrhoat naquela situação, valeu o dia. Na próxima dividimos aquele whisky, ou bourbon, com fly no nome...

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Patrono

Nóiman, mais um show de super relato!!! Gostei muito!! E as fotos tb estão impecáveis. E ver vc junto, pescando com o amigo Luiz Marcio foi muito bacana tb. Saudades daquele velho PDIzeiro dos bons!!! Aliás, ele e PDI são sinônimos kkkkk. Vc deveria saber disso antes de ter embarcado na furada com ele guiando kkkkk. E ele já me chamou monte de vezes pra irmos todos visitar a nova terrinha dele e vontade não falta. Qdo vcs forem no PDI de motorzão, não deixe de me chamar. Sou muito capaz de uma loucura dessas kkkk.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 3 semanas depois...
  • 1 mês depois...
  • Patrono

Gurizada, obrigado pelos comentários prá lá de gentis...

Duas informações que podem ser úteis: custo da pesca guiada U$ 375,00 (dois pescadores) ou U$ 187,50 por pescador... pescou sózinho paga 375 obamas... Espero que o Alex Klap não veja esse post...

Licença de pesca do Wyoming: U$ 14,00/dia ou U$ 90 para o ano todo.

Abraços

Fala Neumann! Tudo bom? Assisti esse vídeo e lembrei da pescaria do amigo.

Espero que goste e o anime a voltar lá e alugar o motorhome.

http://vimeo.com/103185810

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.