Ir para conteúdo

"Frank Cicaratas" nas "Carpnarés" Assustadiças


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Editado após lembranças surgidas nas respostas aos amigos, bem como do encontrar arquivo , antes extraviado, com receita para os atados.

" Frank Cicaratas" nas "Carpnarés" Assustadiças !

- Mínimas capturas de 01 carpa/dia ( e umas poucas perdidas por inexperiência), em "03 dias espaçados , entre inic do verão e outono" .
- Fatos simples, mas emocionantes; agradecendo a muitos por suas inspirações e incentivos.
Os mesmos anfitriões de minha remota aventura com as "Tilapinhas" informaram de belas carpas, que pareciam pco se afastarem da densa vegetação que se derrama sobre um lago ; e que sumiam por + de hora, qdo espantadas por suas boias "cevadeiras" ou qqer agito. Motivo deles optarem por outros peixes em lagos + piscosos, onde a soltura não é permitida. Um bom desafio seria tentá-las ao fly.
Seduziu-me a ( duvidosa) dica de pouco fornecimento de ração ( "+ pelos raros frequentadores locais"), ampliando expectativa de "base alimentar natural" junto às rações, e fantasia de capturas "à mosca" . Sonho inflamado dias antes de aventurar-me, em mero reconhecimento do terreno, em fim de tarde sem frequentadores, qdo. presenciei uma carpa comendo coisas invisíveis a olho nu, na superfície .
Assim, somando antiga dica do colega Diego C. Feldhaus / Caterva sobre carpas comendo mariposas e formigas na época destas, + noticiário/Tv sobre "cigarras cantando" : sem inspiração para atar as 1ªs, foi o estopim p/ debruçar-me sobre minha G-Tech ( companheira de raras madrugadas) e tentar atar as últimas.
Numa das investidas, vi carpas e outro peixe não identificado rondando, sem bocar, algo de cor branca que flutuava...( mosca, pétala, flor ?) . Mesmo sabendo que , além das moscas, muitas são as variáveis determinantes ao sucesso sobre uma espécie ( época , aproximação, apresentação e trabalho, etc...) ; me pergunto quão interessante seria ter seguido a dica de Mariposas/Diego, acima, e também investido no atado e uso de umas "white deer air moth" e "Air Head" by Gary Lafontaine , entre outras.
Mas Acredito que, + que às moscas, o resultado ( embora tímido e obtido em 03 dias bem espaçados ) , deveu-se à epoca ( pré-desova ? + queda de Press Atm estabilizada (?)+ Vento (? ) e outras variáveis ainda não identificadas : temperatura, luminosidade ( contexto local, etc. )? Percebi apenas alternância de curtos momentos propícios a ataques , com longos períodos de inatividade ; e que eram aproveitados para relaxar ou curtir tentativas de uns casteios, às vezes ainda risíveis.
Hoje atribuo a este treino, parte do baixo rendimento da pesca, qdo devo ter espantando um pouco as meninas. Uma das capturas se deu qdo abaixada por motivo extra pesca, levando-me a assim proceder qdo recordava o fato.
Tendo poucas horas/dia pra brincar, escolhemos uns de temperatura > 28 º ( tilápias seriam alvo, caso as carpas não colaborassem, cf eu temia) ; hpa média ( entre 1014 e 1013) "após ligeira queda" ( estudos apontam animar as carpas) ; e 01 dos dias ( por motivo abaixo descrito) com previsão de algum vento c/ chuva rápida à tarde ; equipos #6 ( subdimensionados, mas os disponíveis) , tippets crescentes até 0,31mm de "Fluor da Plebe" ( S. Raiglon) :D , devido galhadas.
Mínimos dados ordenados não permitiram conceituar muitas variáveis a conhecer e controlar para um sucesso mais consistente; gerando raras capturas ocorridas mais ao acaso ou inesperado. Rouba um pouco o sabor; mas não a adrenalina ante surpresa e medo de perder o peixe, em terreno e condições adversas, cf veremos ; ainda que mais favorável que o da Natureza intocada ( em que espero pescá-las um dia): onde é mais difícil achar o peixe; perceber e utilizar as variáveis determinantes ao sucesso.
Pesca e Frank Atados :
Após difíceis visualizações, percebi que meros false casts já afugentavam as medrosas p/ baixo da vegetação debruçante (foto 01) . E com cj #6 e falhas da "pecinha" ; as "cicaratas frank" ( cicatas-baratas) pareciam gdes e pesadas para meus roll casts ( que já não são bastemps) sobre a área patrulhada pelas "carpnarés" :
AacutereaPatrulhadapCarpas-Coacutepia2-3
Sem sucesso inicial com as "Cicaratas Frank" ; ansiosa por alguma captura, e vendo uma espécie de frutinha nalguns arbustos; procurei uma uma ração artif :giveup:"quase" semelhante . Demorei a fisgar a 1ª carpa que, igual às que lhe seguiriam, partiu como raio pra baixo da mata. Mais precisamente por um caminho d'água que a adentrava como um canal, após os 1ºs arbustos...E de onde não consegui tirá-la. :(
Horas depois fisgo uma " bitela " :yahoo: ! Com longa e árdua luta, a trouxe até beirada do passaguá médio... onde não coube :eek:. Partimos pro tudo ou nada, encurralando-a no barranco c/ o passaguá. Mas marido, com algumas limitações de movto , não conseguiu improvisar uma recolhida. E numa arrancada, partiu o lider já puído: "1º dia: S-a-p-a-t-e-i-r-a- " ( isso tá virando minha marca... :( )
Levei na manga um "quase Frank-Carpin" ( inverti posição das cores disponíveis, tentando quebrar o mimetismo)
CrabCarpin1.jpg
Mas nem a usei : as moscas "secas" e a visão da batida na superfície são, para mim, a essência do fly onde engatinho.
Retornei após semanas e, novamente, após mais de 01 mes, com um passaguá gigante ( outrora destinado a tambões: não tinha outro ). Combinando necessidade de anzóis maiores, turbinei algumas "Franks"; alimentando o sonho de pescar uma carpa que fosse, com as "Cicaratas" . Após + de hora tentando, lanchamos aguardando umas rajadas de vento e alguma chuva rápida, anunciadas pela previsão do tempo, que se confirmava pela aproximação de algumas cumulus nimbus (nuvens altas e carregadas) . Cf direção do vento, prejudicaria meus arremessos...Mas a experiência já mostrou "frenesi alimentar" doutras espécies_ tvz por vegetais e insetos derrubados das árvores, pós ocorrências do tipo, que ainda devem remexer as colunas d'água.
Vento seguido de rapidíssima chuva com Sol; antes que passassem, dispensei capa e botei as "cicataratas" à voar. Novata aprendiz , com poucos conhecimentos e materiais improvisados, nunca mostrei minhas poucas "franks", ciente que o são; e que colegas de fóruns me cobram.
Abaixo, algumas das meras " Tentativas Frank" [ atadas com anzóis não específicos à modalidade: marusseigo 14 _equivalente a um #4 , acho_; e Chinus 5/ "japan" ( presente do "Edson Ito/FFB". Viu no que deu, " Ito" ? ) ; legs e asas "tabajaras" ]; atadas em parceria c/ meu incentivador 1º que não é do ramo. Até me deram certo orgulho, pela aceitação das Carpnarés : eu duvidava.
Atei-as ousando variar receita : "The Sickada"/ Curtis Fry http://globalflyfisher.com/video/sickada ..., ou
adicionando junção grosseira de coisas que tento aprender nos fóruns, carecendo de muitos aperfeiçoamentos. Divergindo da "receita", nalgumas prolonguei o EVA de uma das o2 "folhas" do dorso escuro ( que tinha espessura de 3,0 a 4,0mm, contra 01 a 2,0mm do ventre), de modo a irem além da região da cabeça (foto abaixo); para depois diminuir-lhe a largura, e rebatê-lo pra trás, por sobre os olhos de mono laranja queimada ( que ainda receberam tinta plástica). Penso assim simplificar confecção , de uma vez, da cabeça e parte da "wing case", já facilitando instalação dos olhos.
4dcbb061-bf8f-4a6c-86b2-25895d3ce517.jpg
Outras variações de materiais imagino que dispensáveis, na foto básica destes, onde não incluí os pelos, pinceis acriléx e esmalte p/ reforço e selagem das linhas e EVAs. Passo a passo seria muita e inoportuna pretensão de novata; localizada e citada receita original .
Algumas posaram antes da "cabeleireira" aqui (é meu 1º hobby ) lhes aparar os pelos peitorais. Destinadas a águas calmas, suprimimos "indicators" que virão nas próximas. Pernas longas tentam ampliar ilusão de movto ou vibrações às mínimas e muito sutis trabalhadas ( talvez mais pra "milimicro-swings" que qualquer dos chamados "skatings" ou "twintchings" na superfície, que ainda tenho de aprender) :
53b31d00-4a6a-4f97-9c77-2feb62853fe6.jpg
be10679d-3708-4722-a27f-2f4e944b24f2.jpg
7654b410-5513-46f2-baf7-45b36af6f5ba.jpg
26f23d81-471a-406a-8061-0e65aecec0f1.jpg
O Moscão à direita recebeu dorso mais espesso ( 4,0mm X ventre de 1,0mm)
06e2ca85-926a-4380-a40f-cde976175e99.jpg
Após fazerem o cabelo com a Ilzinha (rs) :
817de9d7-d97e-44bb-91c0-18673a677a66.jpg
61eb82fc-3ee3-41a5-ba6b-60b2407ad5db.jpg
DSC03929.jpg
As "Cicataratas" pareciam sem efeito, em meio ao agito causado por poucos, que lançavam cevadeiras no local até desistirem. Só muito tempo depois as carpas mostrariam alguma ação no lago. Arriscando uns false casts ; vento soprando rumo às árvores, só uns "peixes macacos" pareciam interessados nas Franks...; até eu tomar o susto de fisgar minha 1ª "Carpanaré à Cicatinha". Uhuuuu! :yahoo:
Tal como as demais, Ela" arrastaria tudo para as galhadas, "justificando o apelido". Perdida, eu deitava a vara n'água ( literalmente) , tencionando-a em sentido contrário; tentando que o lider e linha ficassem retos ou com ângulos o mais aberto possíveis, c/ seus vértices sobre as tranqueiras. Ainda tentava ao máximo estabilizar a tensão, sonhando que o tippet e lider não agissem como serrote nas galhadas que, felizmente, pareciam maleáveis.
Após um cabo de guerra que parecia interminável ; qdo ameaçavam ceder um pouco, ou eu achava que podia, andava bem vagarinho p/ trás ( foto abaixo); até poder erguer a cana, e levar as "meninas" a passearem em campo aberto :
b366decb-54e8-4f39-9994-ccf8ec1e08b1.jpg
... Tinham início as brigas limpas, porém muito longas; onde se alternavam calma e extrema violência.
Noutro momento, com a bruta lá no matagal, a saída arriscada pra salvar ou perder de vez minha linha, foi afrouxar tudo...(dica antiga que já arrisquei com alguns peixes, como no relato das "Tilapinhas" ) , na esperança que Ela se acalmasse e saísse um pco do local. Então, eu poria pressão :devil2: , impedindo-a de voltar-se pro mato onde se embrenharia. Só esqueci que era Carpa, e de "combinar isto com ela"... :huh: : Mas ao menos não se enfiou profundamente. E após "eterno" minuto ou 02 de cabo-de-guerra ameaçando lider e infarto (meu ou do "zé-pitaco"/ marido) ; consegui puxá-la mínimos cms ; mantê-la por ali e, lentamente, andar para trás , tirando-a para o limpo. Hora de muitos "palmers" dignos de sinfonias (foto abaixo) ; e também à menor pressão minha; mesmo qdo a carpa já parecia ( e nunca) entregue. Como brigam !!!
5266eddf-cf31-4da5-8742-383d03d26398.jpg
Com passaguá gigante dos tambas ( só em casa percebemos que a "top-model" fechou o sorriso na h do flash, quase ocultando toda a "cicatinha" ). Tubo de Cebion_ onde guardo vela p untar emendas de varas : mera ref de tamanho:
5e15a7e4-4c47-4195-a886-e9622d9f5dfe.jpg
Numa das idas , vi imensos "formigões (vespas?) " marrom-escuro, de uns 3,0 cm , já com asas, sob um gde. toco de árvore que revirei, contrariando marido que alertava sobre risco de eu achar uma cobra : :(
3a38669a-75a8-45b7-9cb1-30300737b957.jpg
Tentei atar 02 parecidos. O marron , com asas de mesma cor, nem chegou a ser fotografado: foi confiscado por um peixe que cortou o lider sem tencionar a linha ( Pacú ?). O "negro" de asas brancas, abaixo, "não" foi efetivo:
e4024f61-f0ea-425f-81d8-cee9573fe4fc.jpg
a1CarpaEspOvadaNormal-Coacutepia-Coacute
"Esbelta bonitinha" ( capturada + de 01 mês após a 1ª , já teria desovado ?) :
51207905-bca8-4df5-afef-5ecfc8c2f79d.jpg
PS: Pequena escoriação junto a cauda foi causada por rebite saliente, na junção aro-cabo do passaguá ( só nas fotos vimos que também machucara tais partes de outras espécies de peixes) . Posteriormente foi rebatido ; e tal junção envolvida por tiras de EVA coladas.
Ainda perdi umas poucas ; ora na fisgada, ora no rompimento do lider; antes que frequentadores de outros lagos, entusiasmados com o que viam, voltassem a arremessar suas cevadeiras no local, espantando de vez as meninas... e a mim.
Em distante e remoto passeio, nos tempos das "rações artif"_ com Varão "Shina" #9 destinado a Matraconas e Tambas: alvos do dia_, a " tensão durante " :...
TrabalhaCarpa2.jpg
....e o "êxtase final " da captura acidental de uma "húngara ovada", cuja briga violenta motivou-me a ir atrás das primas :
3c339f3e-14f9-469f-a745-e030a25de8e6.jpg
Aditando, em 05/outubro, belo vídeo/colaboração ao tema, recém recebido de um discreto incentivador: http://vimeo.com/69860747 .
Quem sabe não é mais inspiração e pressão pra cima de meu "Genérico de Marcos Rea" ... :D ( numa prox., preferencialmente na Natureza Selvagem ) ? .
Críticas e sugestões são bem vindas.
Abç a tds

Editado por Ilza
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Maravilha Ilza, :bs-aplauder: :bs-aplauder: :bs-aplauder:

Nossos irmãos/patrícios europeus são especialistas na pesca da carpa, lá sai cada troféu de detonar o braço, mas as tuas não ficam atrás, monstras! :eek:

Parabéns pela "cicaratas", nem precisa de comentário né? Já mostraram que são mais que eficientes.

Agora está a nos dever um passo a passo! ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Acessar Fóruns em meio à tarefas do lar , no fds, n é fácil.... :wacko2:

Maravilha Ilza, :bs-aplauder: :bs-aplauder: :bs-aplauder:

Nossos irmãos/patrícios europeus são especialistas na pesca da carpa, lá sai cada troféu de detonar o braço, mas as tuas não ficam atrás, monstras! :eek:

Parabéns pela "cicaratas", nem precisa de comentário né? Já mostraram que são mais que eficientes.

Agora está a nos dever um passo a passo! ;)

:) Oi, Fessô.

Teu prévio aval das cicaratas , e sinceras críticas a outras amarradas foi gde incentivo p este.

Mas....P-Pass ? :blush::blush: . Tá me "zuando" , ou exagerando na gentileza... Se sentir que útil , não me nego. Apenas adio pras férias ou gde folga, tvz. Além do mais, misturamos ideias colhidas de mil fontes / Net, mais umas fantasias provavelmente injustificadas. E mal dominando nomes dos materiais, seria leitura risível....kkk

Mas vlw "a pilha" , + uma vez! :ok:

Editado por Ilza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

:bs-aplauder:

sem comentários!

parabéns pelo belo relato

abraços

Saudades de "qdo eu era pequena, e ia a Barbacena..." ( nasci e cresci perto) rs

Tive umas ajudinhas, mas agradeço o incentivo, Felipe.

Abç.

Editado por Ilza
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Muito bom de ver a amiga com mais duas Carpas bonitas e de bom porte.

A primeira e a segunda são as Carpas Húngara e a terceira é Carpa nome Cyprinus Carpio mas conhecida Carpa comum.

Valeu amiga IIza pescadora, continua assim Parabéns, :yes: que a moscas vão voar. :bs-aplauder:

Grande Abraço.

Editado por Marcelo R. S.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Que maravilha Ilza, lindas carpas!!! Também gostei muito das cicaratas, ficaram bem realistas e fariam um tremendo sucesso com as matracas do Velho Chico, se possível depois poste um passo a passo delas pra gente.

Abraço e parabéns!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Muito bom de ver a amiga com mais duas Carpas bonitas e de bom porte.

A primeira e a segunda são as Carpas Húngara e a terceira é Carpa nome Cyprinus Carpio mas conhecida Carpa comum.

Valeu amiga IIza pescadora, continua assim Parabéns, :yes: que a moscas vão voar. :bs-aplauder:

Grande Abraço.

Gde Marcelo,

Pensei que a "hungara" fosse uma cheia de manchas, e não a que trás pcas placas, que chamei de "espelho". Mas ainda estou aprendendo e , como é costume, confundindo nomes. Agradeço as dicas.

"Continuar assim" já é o + difícil : pescas raras, infelizmente...E + raro ainda, na Natureza intocada, onde preferiria.

Grata p força!

abç

Editado por Ilza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Que maravilha Ilza, lindas carpas!!! Também gostei muito das cicaratas, ficaram bem realistas e fariam um tremendo sucesso com as matracas do Velho Chico, se possível depois poste um passo a passo delas pra gente.

Abraço e parabéns!!!

Olá, Samuel.

Algum dia, em que pese dificuldades, ainda espero conhecer as matracas do S. Fco, levando-lhes umas Cicaratas e grilos, etc . com anzóis maiores.

Tvz peçam p-pass, + p incentivar-me... ;) Ainda preciso aprimorar as cicaratas. Mas vou improvisar um tripé e, nalguma gde folga, arrisco um. p-pass.

Vlw o apoio!

abç.

Editado por Ilza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Num vou pescar contigo não viu?! :nana:

Menina assim não tem quem fique perto de você em um P&P, todo mundo sai fora quando leva uma sapatada dessas. :laugh:

T+ :okok:

Que isso, Fausto ?! :ohmy::blush:

Nas 1ªas vezes, em cada local, mesmo com ajudas , to demorando a "ler " o ambiente :hum: , e voltando "sapateira".. :frusty: . Antes de sairmos de casa, meu pitaqueiro já vai me zuando.... :furious: . Precisei de 03 dias pro mínimo resultado, facilitado pelo contexto local.

Té ! :bye:

.

Editado por Ilza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Belo relato!

Cheio de informações e com ótimas fotos!

Parabéns pelas capturas!

Um abração,

Matheus

:) E aí, Douradeiro ( por algo que li, nem lembro onde...rs) !

Um dia aprenderemos a fazer relato com pcas linhas e mtas fotos...Até eu canso ao reler...kkk

Muitos "detalhes", sim; mas confesso não saber se bem escolhidos pra merecerem rótulo de "informações". Gostaria de comparar dados de várias investidas, pra formar um conceito dos melhores . Pena não ter condições para.

Capturas bonitinhas. Mas o mais impressionante é "como brigam" !!! 5x + que as tilapossauras de meu últ relato.

Espero não morrer s/ pegar um "amarelo" no Fly.

Vlw a pilha!

abç.

Editado por Ilza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Amiga IIza a sua observação ajudou muito enganar as carpas, você é excelente pescadora.

Pode levar tempo para pescar de novo mas quando for vai realizar com um bom peixe, sabe porque IIza, você é pescadora observadora a natureza ajuda o pescador que pensa.

Tem muitas Carpas parecidas que confundi muitas as vezes o pescador. só com o tempo conhece uma da outra.

Vai enfrente amiga quero vê mais fotografias dos peixões fisgado por você.

Amiga tudo é possível quando o pescador esta pescando.

Mais uma vez Parabéns.

Editado por Marcelo R. S.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Show de pescaria!!

Parabéns!!

:blush::blush:

Mil perdões, Alessandro!

Me atrapalhei , e quase esquecia de agradecer , tb a vc, sua participação e incentivo.

Toda vez que crio tópico, cometo esta falha com 01 ou + colegas...To ficando " lesa" :wacko2:.

Releve. E + 01x, mt grata.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Muito bom Ilza!

Seus relatos são sempre carregados de entusiasmo e emoção. Show!!!

Ah ... e esses anzóis chinus que atou suas moscas são muito bons (aqueles pacotes com 50 unidades e que custam bem baratinho). Já pesquei muito com eles nos tamanhos 2/0 e 3/0. Inclusive esse peixe do avatar foi capturado com um chinu 2/0 (COM FARPA AMASSADA), vara redington quebrada e remendada. Mas eram outros tempos, tempos que não tínhamos o Thiago e outros vendedores com bons materiais disponíveis.

Parabéns pelas lindas carpas.

Abraços,

Marcelo Longo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Amiga IIza a sua observação ajudou muito enganar as carpas, você é excelente pescadora.

Pode levar tempo para pescar de novo mas quando for vai realizar com um bom peixe, sabe porque IIza, você é pescadora observadora a natureza ajuda o pescador que pensa.

Tem muitas Carpas parecidas que confundi muitas as vezes o pescador. só com o tempo conhece uma da outra.

Vai enfrente amiga quero vê mais fotografias dos peixões fisgado por você.

Amiga tudo é possível quando o pescador esta pescando.

Mais uma vez Parabéns.

:blush::blush:

"Meeeenos", Marcelo ;)

Seria falso induzir que observo td sozinha. Embora eu observe e crie minhas convicções, tenho certa assessoria nisto, tb. O que tanto facilita qto gera saudáveis mas inflamadas :furious: discórdias :angry: qto os dados :rtfm: a observar e considerar... :laugh:

+ 01 x, vlw a força!

Muito bom. Belo relato, ótimas moscas e excelentes peixes.

:)

Novamente, sei que um pco "meeeenos". Mas alegro que tenhas gostado, Maurício.

Qdo me sentir menos despreparada , ainda hei de arriscar um amarelo como o de teu avatar. No 1º dia, sairei sapateira ( tá virando minha marca). Mas no retorno...bem, que os Deuses me ajudem ...kkkk

Vlw :ok:

show de bola, Ilza

Realmente ótimos peixes e moscas sensacionais. Adorei as moscas-moscas e cigarrinhjas, partcularmente

:)

Opa, Célio!

Minhas Franks nunca saem uma igual a outra ( defeito de principiante), e nunca sei qdo sairão mais pra cigarras , baratas ou moscão...kkk.

Obrigado pela força! :ok:

Editado por Ilza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

ILZA,

Relato fantástico! emocionante. E que moscas eficientes né?

Parabéns pelos lindos peixes.

Aquela foto da "esbelta" ficou dez!

:)

Olá, Mario.

Grata p apoio. Mas a prolixidade e extensão me faz desistir ao reler os ppios escritos...kkk

Acredito que, + que às moscas, o resultado ( obtido em 03 dias mto espaçados em verão-outono), deveu-se à epoca ( pré-desova ?) e outras variáveis ainda não identificadas ( queda de Press Atm, temperatura, luminosidade e comportamento local, etc. ) Ataques pareciam ocorrer nalguns momentos, entre grandes espaços sem atividades....

Qdo vizinhos lançavam cevadeiras próximo, as meninas sumiam , para só atacar suas rações mt tempo depois...e aí é que não queriam nada com minhas cigarras. E só após longa espera , podia sonhar com alguma captura. Como o lago não é meu, tive de me controlar e tolerar ...

Grata pelos comentários.

Muito bom Ilza!

Seus relatos são sempre carregados de entusiasmo e emoção. Show!!!

_ :blush::blush::blush: . Na gentileza, excedem. Imagine se eu não suprimisse ttas outras lembranças emotivas que me vêm à mente, ao escrever ?! kkk

Ah ... e esses anzóis chinus que atou suas moscas são muito bons (aqueles pacotes com 50 unidades e que custam bem baratinho). Já pesquei muito com eles nos tamanhos 2/0 e 3/0. Inclusive esse peixe do avatar foi capturado com um chinu 2/0 (COM FARPA AMASSADA), vara redington quebrada e remendada. Mas eram outros tempos, tempos que não tínhamos o Thiago e outros vendedores com bons materiais disponíveis.

_ Geralmente não abrem , e interessantes qdo o design e gap casam com isca e boca do peixe, penso. Usei mt os Chinus Ms p fazer Rações Artificiais. Mas o Edson Ito me deu uns "Japan" um pco + finos e afiados. Preferi destiná-los à moscas gdes e curtas, q pudessem ser usadas c Carpas, Tilápias, Matracas e Pacus. Caíram como luva! Já tenho alguns anzóis específicos de Fly; mas devido limitações de modelos em estoque, não casariam tão bem com as moscas como os escolhidos. E para uns experimentos de uma iniciante, tava de bom tamanho....hehe. Nalgumas moscas, o Marusseigo, na falta de uns Stinger e /ou 200R ficou 10 !

Parabéns pelas lindas carpas.

_ Mesmo que fossem mínimas, não roubariam a emoção da captura à uma isca atada por nós. Mas a briga ignorante, em terreno adverso, com mínimas chances de tirá-las do mato, deu uma emoção à parte

Abraços,

Marcelo Longo

Breve farei uns "Articulados M Longo" bem pequenos, para uns alvos em mente :devil2:

Grata pelos comentários,

abç.

Editado por Ilza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:blush::blush:

Mil perdões, Alessandro!

Me atrapalhei , e quase esquecia de agradecer , tb a vc, sua participação e incentivo.

Toda vez que crio tópico, cometo esta falha com 01 ou + colegas...To ficando " lesa" :wacko2:.

Releve. E + 01x, mt grata.

Tranquilo Ilza!!

:ok:

Novamente, parabéns pela pescaria!!

Abçs!!

:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Beleza de carpas Ilza!

Gostei das mosca também.

Abraços.

Opa, "Michelangelo" !

As 'moscas' precisam evoluir, mas...

Vlw! :ok:

abç

Parabens e belo relato Ilza.

Obrigada, Ernane! ;)

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Muito bom Ilza! :bs-aplauder:

Também gostei das "cicaratas"!

A dificuldade de usar moscas em pesqueiros é exatamente essa que vc citou. Os peixes até pegam bem nas moscas até que algum "iluminado" comece a cevar com ração. Aí pode esquecer! Se quiser continuar a "brincadeira", tem que partir para as rações artificiais....

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Brilhou!!!

Oi, Beto.

Desabafo : Não nego minha satisfação. Mas terei "verdadeiramente" esta sensação, qdo reviver os fatos na Natureza semi-intocada...E qdo identificar com + clareza as variáveis mais significativas, invés de curtir um pco ofuscada por algumas sortes e acasos, que emocionam + pela surpresa e medo de perder o peixe.

Mas agradeço a força! :ok:

Editado por Ilza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Muito bom Ilza! :bs-aplauder:

Também gostei das "cicaratas"!

A dificuldade de usar moscas em pesqueiros é exatamente essa que vc citou. Os peixes até pegam bem nas moscas até que algum "iluminado" comece a cevar com ração. Aí pode esquecer! Se quiser continuar a "brincadeira", tem que partir para as rações artificiais....

Abraço!

Oi, Fiori.

Topei ir neste local, pelo informe que este lago raramente era frequentado ( só pesc esportiva e com pcos peixes; contrariamente ao lago com pesq-pague....) ; além de pco cevado, ampliando chances de pesca à mosca.

Não excluirei uso "emergencial ' de rações artif. Mas prefiro investigar locais c + chances de testar as "monstrengas" aladas que "brincamos" de atar : a satisfação é outra.

Certíssimo em tuas linhas.

Grata p/ comentários,

abç.

Editado por Ilza
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Editado :

Antes da 1ª investida ( em que voltei sapateira) , num finzinho de tarde sem frequentadores, passei no local p mero reconhecimento do terreno, onde presenciei pcas carpas comendo algo invisível a olho nu, na superfície; me animando qto moscas. Somando antigo comentário ou mp de colega/caterva, sobre carpas comendo mariposas na época destas + noticiário de Tv sobre cigarras cantando, foi o estopim p/ tentar atar e pescar c/ algumas.

Acredito que, + que às moscas, o resultado ( obtido em 03 dias bem espaçados ) , deveu-se à epoca ( pré-desova ?) e outras variáveis ainda não identificadas ( queda de Press Atm, temperatura, luminisidade , contexto local, etc. ) Parecia haver alternância de momentos propícios a ataques, com longos períodos de inatividade...

abç.

Editado por Ilza
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Maravilha de pescaria (s) e um primor de relato, isso sem falar nos seus atados que não devem absolutamente nada

Dá prá sentir toda sua emoção, totalmente justificada, não só pelas delicias de vencer o desafio, mas ainda com tal qualidade

Parabéns

Abraços,

JF

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

:) Gde "Mineirin que ( "chegô quetin") e rebetô no Alaska" ( + - como lhe referimos_respeitosamente_ aqui em casa...rs) !

Maravilha de pescaria (s) e um primor de relato, isso sem falar nos seus atados que não devem absolutamente nada

_ Já to acostumada a dar um "desconto pelos excessos da gentileza" ;) . Qto meus atados, são inícios sem padrões. Mas com tempo, tentarei que evoluam.

Dá prá sentir toda sua emoção, totalmente justificada, não só pelas delicias de vencer o desafio, mas ainda com tal qualidade

_ Nem consigo transmitir toda a emoção vivida. Na verdade tenho vergonha :blush: de relatar partes da estória...relativas às reações imediatas à "fisgada", pós horas procurando e tentando; ou do medo da perca , pós fisgada, onde a adrenalina explode...rs

Parabéns

Abraços,

JF

Grata pelos comentários, sob gentileza tolerante e incentivadora .

abç extensivo à companheira truteira.

Editado por Ilza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Amiga pescadora IIza, é bom ter um apoio sabe por que, é assim que você aprende junto com a Natureza. :yes:

Abraço.

Certíssimo , Marcelo.

Já dizia algum oriental : " Se queres ir rápido, vá só ; se longe, em equipe!"

Novamente grata,

abç

Editado por Ilza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Dona ILZA, caramba! Você me surpreendeu! PARABÉNS pelas monstrengas e pela criatividade. E um abração pro companheirão "Zé-Pitaco"! JN

:ohmy: . Sabemos o qto excedem na gentileza e incentivos.., "Seu João Nicácio" ! :cool2:

Eu e o "Zé Pitaco" comentamos , umas vezes, sobre tu e as enchentes aí. Mas ele assegura que , com teu currículo, só um desastre muito gde e inesperado não contornarias.

Retribuímos c/ abçs extensivos à Princesa e família !

Editado por Ilza
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

 

:ohmy: . Sabemos o qto excedem na gentileza e incentivos.., "Seu João Nicácio" ! :cool2:

Eu e o "Zé Pitaco" comentamos , umas vezes, sobre tu e as enchentes aí. Mas ele assegura que , com teu currículo, só um desastre muito gde e inesperado não contornarias.

Retribuímos c/ abçs extensivos à Princesa e família !

 

Bueno, ele está certíssimo!

Graças a Deus, apesar da imprevidência (e da corrupção - não temos a ponte sobre o rio Madeira porque um consórcio de parlamentares federais é dono da balsa (no início de 99 rendia 30 milhas - LÍQUIDO - diárias), faltaram apenas alguns itens mais necessários.

Só achei ruim mesmo foi ter que gastar até CINQUENTA E CINCO REAIS por uma saca de cimento de 42,5 kg, vindo do Peru.

Quanto à minha Princesa, estou contente igual pinto em beira de cerca - consegui namorar com ela pelo tlf hoje (viajou para MNS, para paraninfar sobrinho).

Um baita abraço a todos.

JN

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

Grande Ilza,

Parabéns pelas maravilhosas capturas e pelas excelentes moscas que desenvolveu.
A pesca de carpas com moscas não é tarefa fácil mesmo para mosqueiros bastante experientes.
Com mosca seca o grau de dificuldade se amplia e também o mérito do desafio e do pescador.
Obrigado por compartilhar a aventura e as técnicas utilizadas.

Grande abraço

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

:):):)

Grande Ilza,

Parabéns pelas maravilhosas capturas e pelas excelentes moscas que desenvolveu.

A pesca de carpas com moscas não é tarefa fácil mesmo para mosqueiros bastante experientes.

Com mosca seca o grau de dificuldade se amplia e também o mérito do desafio e do pescador.

Obrigado por compartilhar a aventura e as técnicas utilizadas.

Grande abraço

Odimir

:):) Querido Mestre maior,

Muito confortada com mais este carinho e incentivo.

Mas de tudo isto, muito menos :blush::

As Franks não são criações ppias. Junção grosseira de coisas que aprendo cvcs e outros net à fora. Carecem de aperfeiçoamentos e, mesmo a confecção delas, por 02 leigos à 02 mãos.

Tua citação da dificuldade da pesca das carpas à mosca é imenso consolo à luta por uma eficácia mínima "em dias" de tentativas; certamente facilitadas pelo contexto, diverso da Natureza intocada, onde é mais difícil localizar o peixe e variáveis determinantes às capturas.

Mínimos dados ordenados no tópico e poucos mais em mínimas leituras e aventuras ppias não permitiram formar bom conceito de muitas variáveis a conhecer e controlar para um sucesso mais consistente , que realmente se traduziria em "mérito". Aqui, ofuscado por capturas ocorridas mais ao acaso ou inesperado ; o que, não nego, é emocionante; mas de sabor , por tudo acima, parcial.

Levei na manga um quase "crab carpin" Frank ( invertendo posição das cores disponíveis, tentando quebrar o mimetismo)

95a9b9a4-55fb-47d2-93c1-c0033c39b469.jpg

Mas nem a usei : as "secas" e a visão da batida na superfície são, para mim, a essência máxima do fly . E a opção pelas mesmas foi intensificada, cf aditamento recente ao tópico, pela visão, dias antes de iniciar tal pesca, de carpas se alimentando, na superfície, de moscas ou microorganismos que não identifiquei a olho nu ( só exagerei no tamanho e nas espécies das iscas)

Somando-se que além das carpas, outro peixe não identificado tb rondou sem bocar algo de cor branca que flutuava...( mosca, pétala, flor ?)...pensei em arriscar com umas Cadis . Mas as que tinha eram de anzóis minúsculos. E com estas, como diminuir a profundidade do mergulho das Carpanarés na vegetação? Pensei então em "tentar" atar umas mariposas tb "brancas", lembrando, ainda , de informe de colega/caterva sobre eficácia destas, na época das revoadas das matrizes lá pelo Sul. Mas não tive inspiração, e me guiei por comentários/TV sobre época e canto das cigarras. Não ouvi nenhuma no local, mas me contentei com os mínimos ataques.

Com carinho e gratidão de sempre,

gde abç.

Editado por Ilza
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Mosqueiro

Tópico Editado após lembranças surgidas nas respostas aos amigos.

Ainda s/ jeito p/ postar em "Flytying", acresci , aqui msm, umas fotos que guardava .

As d+ juntarei , um dia, a tópico específico; se, com tempo e coragem, atender pedidos (incentivo) feitos sobre P-pass.

abç e grata a tds p incentivos.

Editado por Ilza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Caramba, rebentou pra valer, Ilza. Fiquei de queixo caído, tanto pelas lindas carpas como pelas lindas moscas!!! Arrasou!!

Oi, Kensuke.

Rebentei nada : Antes do Dia D, só expiei. Neste voltei sapateira. Nos d+ a média foi pco maior que 01 Carpa/ dia, nos 03 em que tentei. Mas emocionante... :yahoo: Ah! Isso foi!

Já aprendi a "dar descontos pro que escrevem...no ímpeto de incentivar "...rs.

Mas Vlw a força. :ok:

Dona Ilza, ainda estou de queixo caído!

Caramba, carambita y carambola!

E a receitinha dessa cigarra, qual é?

"Doooona...Ilza"! Hum...(?!) :bad:

Suprimi coisas, pra não alongar o já extenso...hehe. Esforçando mto pra dar uma melhoradinha...Tá osso ! :wallbash:

Receita: De qual, se fazemos uma diferente da outra? rs . Sei que pedem receita e P-Pass pra me incentivar. Mas qdo tiver uma folga gde, improvisamos um tripé p fotos, e arrisco .

Não lembramos onde vimos , há muito, um vídeo ou p-pass com " técnica da agulha " presa à morsa ( não sei como se chama, nem onde o arquivo. Qdo achar, posto ! [ aditando, pós localização deste: The Sikcata by Curtis Fry http://globalflyfisher.com/video/sickada ]. Insere-se a agulha entre os recortes do ventre e do dorso da isca ( geralmente 02x mais grosso que ventre; mas não obedeço totalmente ). Pra facilitar, previamente os uno na extremidade traseira c um pingo de cola. Depois de juntados e presos na agulha; com a linha de atado faz-se os segmentos ( partes importantes p desferir ataques, em alguns contextos , cf aprendi lendo o Jost) . Unidas até a metade o dorso e ventre, são transferidos para o anzol.... Sobre esta técnica, tentamos aplicar ( ainda sem sucesso) misturas do que vimos em várias moscas, principalmente do Tio Odimir ( Dezenas de CtrlC > Ctrlv); um comentário do Jost sobre moscas multicores, além do citado sobre segmentos ; outras linhas sobre "pelos": não lembro autoria; uma mosca do Sr. Sergio, que não + consigo achar nem no MDR; e coisas que vamos vendo pela Net , somadas à fantasias da cabeça. Por isto, e por estar , ainda, na "experimentação", acabo sempre alterando e fazendo 01 diferente da outra...rs. As próximas tentaremos melhoradas e com "indicators".

Retornando à Terra: Vlw p "pilha " , Seu J.Nicácio!

Editado por Ilza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Ilza!

Que pescaria bacana! espirituosa e cheia de novidades.

Parabéns

Olá, Kelven.

Menos. Mas obrigada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

:ohmy: . Sabemos o qto excedem na gentileza e incentivos.., "Seu João Nicácio" ! :cool2:

Eu e o "Zé Pitaco" comentamos , umas vezes, sobre tu e as enchentes aí. Mas ele assegura que , com teu currículo, só um desastre muito gde e inesperado não contornarias.

Retribuímos c/ abçs extensivos à Princesa e família !

Ilza, primeiro que tudo, meu muitíssimo obrigado pela preocupação.

A enchente, por aqui, foi a de sempre - submergiu uma pequena parte da cidade, produto de invasão (incentivada por políticos, é claro) de áreas de tesos - isto é, sempre são cobertas por grandes enchentes. Depois de invadidos,m faltou vontade política para tirar o povão de lá.

Mas, graças a Deus, tenho agora duas casas - a residência endereço de correios é onde meus dois filhos estão morando, cerca de 170 metros acima da altitude média da cidade e a outra, na chácara, é cerca de 30 metros ainda mais alta.

Só aquele maremoto do filme do meteoro, chegaria perto -mas não molharia.

O maior problema é que, como tudo aqui vem de fora (os que são realmente produtores rurais são tratados como criminosos ou como lixo pelo [des]governo petista daqui), houve desabastecimento sério na cidade. Como sei o caminho das pedras - além de cunhada dona de supermercado - tudo OK.

Um grande abraço pro seu Edu.

JN

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.