Ir para conteúdo

Juturnaíba (05/01/2014)


Postagens Recomendadas

  • Administrador

Opa tive uma semana bastante atarefada e não tive tempo para editar e expor para os amigos as fotografias de minha pescaria com o MCAzeredo feita domingo dia 5 de janeiro na mesma semana da virada do ano. :ok:

Havíamos combinado essa pescaria em função do Azeredo ter vindo para o Rio para as festas de final de ano e como ele queria conhecer a represa (lagoa) de Juturnaíba, então juntou a fome com a vontade de comer. :D

Agendamos com o Lula (barqueiro da região) e depois de tudo combinado tracei um roteiro para buscar o Azeredo em São Pedro da Aldeia para então irmos para Silva Jardim, onde fica a lagoa de Juturnaíba. A expectativa era grande em função do último relato do Vitinho que lá esteve em novembro e pescou muito bem.

Embora conheça muito bem essa lagoa, é certo que deixo o barqueiro nos guiar para os prováveis e melhores locais de pesca, pois é inquestionável que a experiência dele faz grande diferença. O dia estava um pouco encoberto, inclusive pegamos uma fraca chuva ao chegarmos na BR-101 caminho de Silva Jardim e além dessa fraca chuva, um bom nevoeiro encontramos, típico da região, que estava nos esperando no mesmo trajeto.

Chegamos pontualmente às 06:30 e lá estava o barqueiro Lula nos esperando. Essa questão de pontualidade é sempre bem observada por mim e esse rapaz Lula até hoje tem cumprido muito bem. Ponto para ele! :ok:

Vamos as fotografias. :D

O primeiro do dia

JUT20140105_01.jpg

Também não fiquei esperando muito

JUT20140105_02.jpg

Com direito a dublê logo de manhã cedinho

JUT20140105_03.jpg

Obs.: Essa é a nova versão dos bonés Mosqueiros do Rio

Não acordei um "bom menino" e meti muito "ferro" na boca dos tucunarés

JUT20140105_04.jpg

Estava com linha sink tip e streamer, isso é imperdoável

JUT20140105_05.jpg

E com o streamer Eletric Deceiver que o Vitinho atou para mim...

JUT20140105_06.jpg

Me tornei um verdadeiro "pecador" de tucunarés

JUT20140105_07.jpg

O Azeredo também estava na "maldade" e pescou muito bem

JUT20140105_08.jpg

Muito tucunarés desse tamanho

JUT20140105_09.jpg

E os streamers foram a isca do dia

JUT20140105_10.jpg

Com os tucunarés engolindo muito bem

JUT20140105_11.jpg

Como sempre um por do sol memorável

JUT20140105_12.jpg

Aqui o barqueiro Lula que está muito bem solicitado na região

JUT20140105_13.jpg

Muito bem aí está minha parte do relato e o restante fica por conta de nossos amigo Azeredo. :ok:

Observações sobre a pesca na região: A lagoa de Juturnaíba sempre foi o foco da pesca predatória (matança) de tucunarés por diversos pescadores que moram próximos a Silva Jardim e regiões, porém em função da grande e extensa vegetação que lá permanentemente está presente, os tucunarés sobrevivem e assim estarão presentes por muitos e muitos anos. Não vi grande presença de pescadores embarcados, nem tão pouco grande concentração de redes, mas a coisa continua como antes e vários pescadores andarilhos nas margem da lagoa.

T+ :bye:

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Foi a minha melhor pescaria em Juturnaíba desde então e isso só para contradizer que estão matando tudo por lá. :D

Em 2001 fiz minha melhor pescaria com o Serginho lá e foi no esquema do Fly x Bait, e deu empate 10 x 10. Dessa vez ultrapassamos bastante esse limite, mas confesso que não contei quantos foram, talvez eu tenha capturado uns 20 tucunarés ou mais ao longo do dia. A pescaria foi de fato muito boa! :okok:

Detalhe: Essa é a primeira vez que resolvi ser "covarde" usando linha sink tip e streamers, das outras vezes pesquei com linha floating e poppers. :cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Fausto muito legal, gostei de ver você com os Tucuninhas parabéns continua a sim peixe na linha.

Grande Fausto os Tucunarés estão abaixo dos tamanhos que nos pescávamos por lá. O que restarão não estão dando tempo para eles crescerem. :unsure2::)

Editado por Marcelo R. S.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Provavelmente será o lugar onde tentarei fisgar meu primeiro tucuna. :unsure2:

É só agendar com o Lula e sou seu parceiro.

Assim fico mais animado a voltar ao local. Pelas fotos eles estão muito maiores de quando estivermos por la!

Sim eles estão maiores, mesmo sabendo de relatos anteriores sobre grande matança de tucunarés em Juturnaíba.

Grande Fausto os Tucunarés estão abaixo dos tamanhos que nos pescávamos por lá.

Não vou dizer que não pesquei tucunarés maiores lá, mas essa foi a pescaria com mais ações que fiz lá nos últimos tempos e o Lula disse que tem saído tucunarés maiores sem grandes dificuldades.

T+ :)

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Marcelo R. S., em 12 Jan 2014 - 15:57, disse:snapback.png

Grande Fausto os Tucunarés estão abaixo dos tamanhos que nos pescávamos por lá.

Não vou dizer que não pesquei tucunarés maiores lá, mas essa foi a pescaria com mais ações que fiz lá nos últimos tempos e o Lula disse que tem saído tucunarés maiores sem grandes dificuldades.

Os maiores teve ter poucos, mas tendo é uma alegria só.

Fausto e o nosso amigo pescador Azeredo gostou da represa Juturnaíba ?

Pergunto, Fausto quando que nos vamos?

Editado por Marcelo R. S.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Fausto e o nosso amigo pescador Azeredo gostou da represa Juturnaíba ?

Pergunto, Fausto quando que nos vamos?

Sim o Azeredo gostou da pescaria e da represa também, ele comentou também que as margens de Juturnaíba estão vazias e se fosse uma represa de Minas estaria cheia de mansões.

Vamos agendar essa pescaria Marcelo, mas no nosso esquema, para um dia de semana. :ok:

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Até que estava tranquilo Fernando, mas "tomei banho" em dois trechos durante a navegação, algo para mim muito normal para Juturnaíba e com o calor que estava foi bem agradável. Fora isso o vento não atrapalhou a pescaria, mas as vezes ele se mostrava presente, porém sem complicações e pesquei com um conjunto #6 o dia inteiro. :ok:

Peguei forte vento lá em Juturnaíba somente duas vezes e a história complica sim, mas os barqueiros cortam na diagonal para evitar acidentes. Quanto a pescar com vento, bem... não tenho outra opção, levo somente Fly e quando venta forte com rajadas me lembro de uma frase do Alejandro Klap: Que vento?

T+ :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Sim Fausto com o nosso esquema, vai ser muito agradável.

Quem ainda não tomou um banho na represa Juturnaíba com muito vento, tem época que o vento vai nos cantinhos da represa e é mas forte quando travessa de um lado para o outro é banho certo, mesmo assim é excelente estar lá pescando com amigo completa uma pescaria. :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

muito bom Fausto... parabéns pela pescaria... iniciando muito bem o ano de 2014 ! :okok:

parabens ao Azeredo tbm !

tenho pescado tanto peixe prata que, havia esquecido que cor era um tucunaré ! saudades de pescar os amarelos...

abraços e parabens pelo relato !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Rio Streamertip com ponta de cristal. :ok:

soie-mouche-rio-streamer-tip-z-264-26468

Se quiser oferecer o streamer mais fundo é melhor usar outra linha como a indicada abaixo. :ok:

rio-streamertip-hi.jpg

Usei esse ano na pescaria do rio Caleufú na Patagônia Argentina e fez diferença, ela apresenta a isca bem mais ao fundo.

T+ :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Sim aguentou bem e os arremessos não notei que foram prejudicados, de fato a água estava bem quente. Foi a mesma linha que usei em Ribeirão das Lajes com o Sylvio. Limpei a linha essa semana e vou passar dressing para proteger até a próxima pescaria. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Quero é meter ferro na boca deles! :devil2:

Quando partimos para a apelação temos que dar uma forcinha ao streamer e sendo assim, o uso de uma linha sink tip faz diferença. Usei na Patagônia esse ano e o pior é que gostei, a linha sink tip oferece o streamer na cara das trutas de uma forma que aumenta de fato as chances de captura. De agora em diante vou sempre armado com tal linha. :2guns:

Imagino que deve também aumentar as capturas de dourados lá no São Francisco. :cool:

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Mosqueiro

Realmente Juturnaíba é muito promissora. E bem diferente das represas que tenho mais intimidade (3 Marias e Serra da Mesa). A água dela é bem mais escura, aquela água tipo coca-cola do rio Negro e as estruturas, em sua grande maioria, são de mata viva, mata verde. Existem sim as arvores e galhos secos espalhados pela represa, mas os Igarapés são os que predominam na maioria dos pontos.

Quase não se vê construção em volta dela, parece não haver muito interesse em casas de veraneio na beira da represa, acredito eu pelo fato de ser muito perto da praia, onde optam por construir perto da orla.

Um ponto interessante é que quase não se vê tucunaré Azul lá, somente o Amarelo. A tarde ventou bastante, o que dificultou um pouco a navegação e pesca.

Quanto à pesca, não preciso bem dizer que levei um banho do Fausto... Rsrsrsrs.

Pesquei somente com linha floating e comecei com isca de superfície, com uma Genesis. Logo nos primeiros arremessos engatei meu primeiro peixe, aí pensei que seria daí pra melhor... Com o início do vento e quantidade de ações que diminuía, não teve jeito, tive de me render ao streamer...

Um dia de pesca não dá nem pra metade alí. Ainda deve ter muito ponto interessante a se explorar.

Fausto, foi uma satisfação pescar com você. Tranquilo, sereno, canhoto e arremessa muito. E prendi que em represa pode-se usar sim linhas sinking/sinking tip.

O almoço também foi muito bom, logo alí, ao lado do "porto"! Peixe frito na hora e um feijão com arroz caseiro para acompanhar.

Bom, carnaval estarei lá de novo. Vou me planejar para pescar pelo menos um dia na represa. Também vou ver se consigo levar meu motor de popa de bolso para explorar a saída do canal de Cabo Frio, parece que tem bons robalos por alí. Se puder, também aventuro no canal de Barra de São João...

Abs,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Administrador

O amigo que havia me convidado não sabia de nada. Hoje mesmo comentou comigo que ontem havia enviado um sms e ele não respondeu.

Ele parecia ser bem novo, terá sido acidente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Pois é, acabei de ligar pra um amigo que é assíduo frequentador de lá e que está por dentro da situação...

Realmente, infelizmente, é verdade....

Foi um acidente com arma de fogo numa caçada... sozinho... caiu e disparou contra ele mesmo...

Foi enterrado hoje às 11hrs....

Lamentável...

Que Deus conforte a família...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Uma pena, que Deus o tenha!

Inclusive ele comentou com meu irmão que tem muita paca e jacaré na região. E que de vez em quando ele saía para caçar!

Mas vai ficar nas nossas lembranças e nos registros do MDR com algumas fotos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.