Ir para conteúdo

Matrinchãs e Dourados 2013


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Matrinchãs e Dourados 2013

IMG_6634-002_zpsae1d24ad.jpg

Eu e o Rafael estivemos pinchando no São Francisco por 4 dias. Por pouco não encontramos os colegas desse site que lá estavam.

No dia anterior a nossa ida, ligamos para o Piloteiro Marquinho e o mesmo nos informa que as condições do rio estavam boas para a pesca.

O Rafael passa em casa e resolvemos ir com o carro dele. Viagem tranquila e após 900 km percorridos, chegamos ao nosso destino. E com nós, chega também a chuva ...

Primeiro dia:

Depois de uma noite inteira de chuva, pela manhã o rio amanhece com a água turva, "mais ou menos pescavel" na margem esquerda rio abaixo e impossível de ser pinchada na margem direita. Sem preguiça nem desculpas partimos para o trabalho.

Nosso principal objetivo eram os Dourados, porém mesmo utilizando grandes streamers e linhas de afundamento rápido, o dia foi das Matrinchãs. Elas estavam presentes a partir do trecho conhecido como Três Moitas até o Pontal do Abaeté. Tinham um bom porte e estavam em grandes quantidades, dando trabalho e proporcionando brigas memoráveis mesmo para as varas de numeração #8.

IMG_6390-002_zps2490291b.jpg

IMG_6420-002_zpsf2fac545.jpg

IMG_6401-002_zpsaaa17ca6.jpg
Com o grande piloteiro Marquinho

IMG_6394-002_zps272bac72.jpg

Interessante foi perceber que os pequenos e, de certa forma "irritantes" douradinhos não estavam naquele trecho do rio.

IMG_6404-002_zps370f0a82.jpg

O único Dourado que nos encorajou a bater foto foi encontrado abaixo do pontal do Abaeté.

IMG_6417-002_zpsbaae4ce3.jpg

Segundo dia:

A noite voltou a chover e dessa vez foram umas três horas de muita água.

Então a coisa se inverteu, pois as chuvas ocorreram com grande intensidade nos afluentes da margem direita rio abaixo. Dessa forma, partimos para a pesca na margem esquerda.

O dia foi meio fraco de peixe mas saiu um número razoável Matrinchãs, e uns poucos Dourados pequenos.

IMG_6460-002_zps740e69f3.jpg

IMG_6445-003_zps6ed6aed7.jpg

Isso encorajou o Rafael a montar um equipamento mais ou menos #6 (Sage Bass) e pescar umas matracas bem encostadinhas na margem, embaixo das estruturas, utilizando a imitação de um grande grilo atado em EVA. Arremessos precisos sob as árvores e boas pancadas na superfície. Achei bem legal ver aquilo, porém continuei tentando uns amarelos.

IMG_6473-004_zps857f348f.jpg
A imitação de grilo na boca da Matrinchã

IMG_6514-002_zpsbad0ed87.jpg
Isso incentivou o Rafael a atar mais umas imitações e creio que essa, apesar de grande, ficou bem realista (ah,ah,ah !!!)

Aves:

IMG_6500-003_zps91f16fb8.jpg

IMG_6620-002_zps2a583377.jpg
A briga dos tucanos!

Terceiro dia:

Enfim uma noite sem chuva, o que nos permitiu pescar em ambas as margens do rio. Dia estável, equilibrando a captura com alguns Dourados interessantes e muitas Matrinchãs.

IMG_6526-002_zps97185f32.jpg

IMG_6532-002_zps94b7fb41.jpg

P1030467-001_zps8f1ec061.jpg

IMG_6550-003_zps9a5c057a.jpg

P1030482-002_zps7b536034.jpg

P1030490-003_zps496f0723.jpg

IMG_6535-002_zpsf6b91fd7.jpg

Em um determinado momento deu um pé d´água danado. Colocamos nossas capas, esperamos a chuva passar e começamos a pinchar assim que possível.

100_1392-002_zpsac0ff939.jpg

P1030512-002_zps5b3357c7.jpg

Quarto dia:

Além de não chover, o sol saiu e podemos nos divertir por todo o dia com os Dourados. Como dito inicialmente, eles se encontravam a partir do Pontal do Abaeté até uns 5 km rio abaixo.

P1030563-002_zps24714490.jpg

P1030528-002_zps082ea8f3.jpg

P1030625-002_zpsac8872b1.jpg

IMG_6661-002_zps559d5845.jpg

P1030643-002_zps81951e3b.jpg

IMG_6679-002_zpsb2a88048.jpg

IMG_6602-002_zpsbb1dbd97.jpg
Saguis

IMG_6577-002_zpsddd59248.jpg
Garça

Enfim, a pescaria foi muito legal com muita Matrinchã capturada, sendo algumas de bom porte e de quebra alguns Dourados interessantes. Apesar de não ter saído nenhum troféu na mão, vimos alguns grandes peixes que, nesse ano resolveram não dar as caras para as fotos.

Materiais:

As fantásticas XI3 e TCX #8 que dificultam a vida dos amarelos, acompanhadas de linhas cabeça de tiro com afundamento rápido, presas a running line. As moscas foram Articulados M´Longo, com muito brilho principalmente na cor amarela, atadas com anzol 3/0. Exceção apenas para o meio período que o Rafael pescou com uma Sage Bass na superfície dezenas de Matrinchãs com um tipo de grilo feito em EVA.

Abraços,

Marcelo Longo

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Puxa Marcelo, vc sempre rebentando lá!!! Assim tá até humilhando a nós, os mortais que qdo pega um filhotinho já fica contente rsrsrs!!!! Pena não ter coincidido com a ida do nosso grupo carioca, pra te conhecer e aprender um tiquinho do que vc sabe. E perdeu um baita de um churras e carreteirão rss !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Gosto de ler seus relatos meu camarada. :ok:

Sempre com informações claras e fotografias de qualidade para nos mostrar um pouco do que viveu. Fico grato por compartilhar conosco seus momentos de pesca. :okok:

A foto do tucano ficou ótima. :)

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Valeu Marcelo,

Realmente este ano as matracas estavam muito animadas, chegando a atacar a isca “Streamers grandes” mesmo estando metros longe das árvores. A pesca com equipamento leve se mostrou bem eficaz para os dias de água amarelada “ semi-suja “,porém, ficar batendo só matrinchã em um rio cheio de barras de ouro não tem como. Rsrs

abraço :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Valeu Marcelo,

Realmente este ano as matracas estavam muito animadas, chegando a atacar a isca “Streamers grandes” mesmo estando metros longe das árvores. A pesca com equipamento leve se mostrou bem eficaz para os dias de água amarelada “ semi-suja “,porém, ficar batendo só matrinchã em um rio cheio de barras de ouro não tem como. Rsrs

abraço :ok:

Apesar de gostar muito dos dourados ficaria "pilhadão" batendo as matrinxas nas galhadas com minhas chernobils, principalmente se a água estivesse "semi-suja", ou seja, no ponto.

Uma pena não poder ter ido para lá este ano.

Editado por Mauricio Velho
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Apesar de gostar muito dos dourados ficaria "pilhadão" batendo as matrinxas nas galhadas com minhas chernobils, principalmente se a água estivesse "semi-suja", ou seja, no ponto.

Falou e disse Mauricio!

Parabens a dupla, show de pesca! Belas fotos e relato. E valeu pelos detalhes, nos ajuda bastante.

Abs,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Apesar de gostar muito dos dourados ficaria "pilhadão" batendo as matrinxas nas galhadas com minhas chernobils, principalmente se a água estivesse "semi-suja", ou seja, no ponto.

Uma pena não poder ter ido para lá este ano.

Maurício, realmente é uma pescaria super-divertida e creio que a cor da água estava perfeita neste dia. 80% dos ataques já na caída da chernobyl, mas o fator que mais me animou, foi o porte das matracas que estavam saindo, além de não ter tanto douradinho esse ano, o que melhorava muito a vida útil do EVA.

Durante os 4 dias de pesca avistamos 4 ou 5 dourados de bom porte, algo entre 5 a 10 kg. Eu mesmo tive um dourado de uns 2kg atacado por um monstrão desses. Então fica difícil pelo menos para mim que sou fominha ficar só nas matracas.

Eu sei que tu é o rei dos brycons :mestre: , e com certeza teria feito uma excelente pescaria por lá este ano.

Grande abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Maurício, realmente é uma pescaria super-divertida e creio que a cor da água estava perfeita neste dia. 80% dos ataques já na caída da chernobyl, mas o fator que mais me animou, foi o porte das matracas que estavam saindo, além de não ter tanto douradinho esse ano, o que melhorava muito a vida útil do EVA.

Durante os 4 dias de pesca avistamos 4 ou 5 dourados de bom porte, algo entre 5 a 10 kg. Eu mesmo tive um dourado de uns 2kg atacado por um monstrão desses. Então fica difícil pelo menos para mim que sou fominha ficar só nas matracas.

Eu sei que tu é o rei dos brycons :mestre: , e com certeza teria feito uma excelente pescaria por lá este ano.

Grande abraço

Fizeram o certo já que pescar dourados é muito bom, ainda mais vendo monstros como esses. Não sou rei de nada, apenas viciado nos brycons.

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Parabéns aos amigos Marcelo e Sulista pela ótima pescaria e belas imagens; para o próximo ano vamos ver se combinamos uma pescaria na mesma data (talvez na segunda semana de novembro, antes do feriado), quem sabe com suas dicas os cariocas aprendam a pescar bons dourados. Essa pescaria de matracas na seca e terrestriais com material leve pra mim é 10!

Grande abraço!

ps: 900 km de estrada, não imaginava que poços de caldas ficava tão distante assim, é mais chão do que RJ/TM.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Show amigão!!!!!!!!!!!!!!!

Parabéns a dupla!!!!!!!!!!!!

Abração e linhas tensas!!!!!!!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Grande Marcelo,

Mais uma vez um relato preciso e com fotos lindas

A coincidência da pescaria com a subida das matrinchãs não tem preço e eu também sou daqueles que pensa valer a pena dedicação quase que integral à pescaria delas nas secas

Parabéns e grande abraço

JF

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Mosqueiro

Ótima pescaria com lindas matrinxas e bons dourados.

Parabéns à consagrada dupla.

Gui

Obrigado Guilherme.

Estou com saudades de seus relatos. Vê se posta alguma coisa aí pra gente ler.

Abraços,

Marcelo Longo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Puxa Marcelo, vc sempre rebentando lá!!! Assim tá até humilhando a nós, os mortais que qdo pega um filhotinho já fica contente rsrsrs!!!! Pena não ter coincidido com a ida do nosso grupo carioca, pra te conhecer e aprender um tiquinho do que vc sabe. E perdeu um baita de um churras e carreteirão rss !!!

Valeu Kensuke!

Vou torcer para nos encontrarmos por lá em 2014.

Abraços,

Marcelo Longo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Que beleza hein Marcelo?

Sonho em pescar no Velho Chico, quem sabe um dia nos encontramos por lá, kkk!!

Abraço.

Daniel,

Além do lindo rio e dos bons peixes que habitam aquelas águas, ainda tem o fato da pescaria ficar por valores mais do que justos para nós pescadores.

Abraços,

Marcelo Longo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Bela Pecaria!!! o grade ta subindo, os Dourados estão ficando mais graúdos. Vou voltar lá !! rssss

Narciso,

Praticamente todas as capturas eram de dourados machos. As grandes fêmeas se mostraram pouco presentes. Creio que se tivéssemos ido uns 10 dias depois da data escolhida, teríamos obtido mais êxito em nossas capturas.

Abraços,

Marcelo Longo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Gosto de ler seus relatos meu camarada. :ok:

Sempre com informações claras e fotografias de qualidade para nos mostrar um pouco do que viveu. Fico grato por compartilhar conosco seus momentos de pesca. :okok:

A foto do tucano ficou ótima. :)

T+

Fico contente com seus elogios Fausto.

Grande abraço.

Marcelo Longo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Valeu Marcelo,

Realmente este ano as matracas estavam muito animadas, chegando a atacar a isca “Streamers grandes” mesmo estando metros longe das árvores. A pesca com equipamento leve se mostrou bem eficaz para os dias de água amarelada “ semi-suja “,porém, ficar batendo só matrinchã em um rio cheio de barras de ouro não tem como. Rsrs

abraço :ok:

Sim Rafael, comungo a sua opinião.

Sem querer desvalorizar as esportivas Matrinchãs, onde tem grandes amarelos, como diria o Kid Abelha ..."os outros são os outros e só".

Grande abraço,

Marcelo Longo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Falou e disse Mauricio!

Parabens a dupla, show de pesca! Belas fotos e relato. E valeu pelos detalhes, nos ajuda bastante.

Abs,

Obrigado Azeredo.

Quando tiver boas noticias sobre a pesca por lá, nos informe.

Abraços,

Marcelo Longo

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

show de pescaria!! Uma dessas esta na lista de desejos rsrs

abraços!

Rafael Dummar,

É um desejo fácil de ser realizado, pois como já disse anteriormente, trata-se de uma região muito fácil de ser alcançada, com toda a estrutura na beira do rio, bons hotéis, enfim, ótimo custo benefício.

Abraços,

Marcelo Longo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Parabéns aos amigos Marcelo e Sulista pela ótima pescaria e belas imagens; para o próximo ano vamos ver se combinamos uma pescaria na mesma data (talvez na segunda semana de novembro, antes do feriado), quem sabe com suas dicas os cariocas aprendam a pescar bons dourados. Essa pescaria de matracas na seca e terrestriais com material leve pra mim é 10!

Grande abraço!

ps: 900 km de estrada, não imaginava que poços de caldas ficava tão distante assim, é mais chão do que RJ/TM.

Samuel,

A primeira ou segunda semana do mês de novembro são boas datas.

De Poços de Caldas a Três Marias são 700 km, mas o Rafael saiu da cidade dele que está a 200 km da minha, então ele foi quem rodou 900 km.

Abraços,

Marcelo Longo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Grande Marcelo,

Mais uma vez um relato preciso e com fotos lindas

A coincidência da pescaria com a subida das matrinchãs não tem preço e eu também sou daqueles que pensa valer a pena dedicação quase que integral à pescaria delas nas secas

Parabéns e grande abraço

JF

Obrigado Zé Francisco.

Creio que a chuva ajudou muito na presença das matrinchãs no local.

Abraços,

Marcelo Longo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Obrigado Azeredo.

Quando tiver boas noticias sobre a pesca por lá, nos informe.

Abraços,

Marcelo Longo

Feriado do dia 15 estive lá. Só bitela de Matrinchã no 'chinelinho', muita fêmea ovada, pena ter esquecido a máquina... Os dourados ainda não tinham subido. Um japonês na pousada disse ter pego pra mais de 30 dourados no bait lá no pontal. Os piloteiros também comentaram que no pontal eles estavam mais ativos que lá em cima.

A mala do carro já está carregada, estou subindo pra lá esta madrugada (desta vez com máquina fotográfica, hehehe)! Trago notícias em breve.

Abs,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Mauricio,

As matrinchãs esse ano estavam com um bom porte e em grande quantidade.

Faltou você por lá.

Abraços,

Marcelo Longo

Marcelo, faltou mesmo. Infelizmente esse ano não consegui conciliar minha agenda para pescar em 3M.

Fiquei aguado ao ver o relato de vocês, ainda mais com a água na medida certa.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Patrono

Oi Marcelo,

Que matéria maravilhosa!

Um sonho de pescaria com mosca, dos peixes mais esportivos que na minha opiniào temos aqui.

Lindas fotos como sempre. Para obte-las é preciso dedicação dura, senão ficar sempre com a camera pronta, não se consegue nada.

Um dia quem sabe ainda vou pescar nesse rio....

Atas as moscas já aprendi....

Inclusive as articuladas M'longo que é muito eficaz.

Abraços,

Mário

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.