Ir para conteúdo

Discussão: material sintético X material natural X pesque&solte


Discussão: material sintético X material natural X pesque&solte  

39 votos

  1. 1. Sobre a questão de utilizar material natural em minhas iscas:

    • Eu não vejo problemas e não tenho nada contra.
      33
    • Eu uso, pois não tenho alternativa
      3
    • Eu poderia usar, mas prefiro usar material sintético
      3
    • Uso somente material sintético e não usaria material natural, ainda que fosse a única alternativa
      0
  2. 2. Sobre usar material natural nas iscas e praticar o pesque&solte

    • Não vejo nenhuma relação entre as duas coisas
      27
    • É, parece esquisito, mas vou continuar fazendo minhas iscas do mesmo jeito
      4
    • É verdade, praticar o pesque&solte mas matar animais para fazer minhas iscas é bem esquisito
      8
    • Eu já tinha me dado conta disso, concordo com a contradição e deixei de usar materiais naturais nas iscas
      0
  3. 3. Você acha essa discussão pertinente?

    • Sim
      9
    • Não
      8
    • Tem certa relevância
      15
    • Vai caçar serviço e não enche meu saco
      7


Postagens Recomendadas

  • Moderador

O Zanetti lançou essa discussão no blog/facebook dele e acho interessante ver o que vai sair aqui nos mosqueiros.



O centro da questão é polêmico:



Qual sua opinião sobre deixar de usar materiais naturais na confecção de iscas e passar a usar 100% sintéticos? Ou seja, pregar o pesque&solte para os peixes, mas matar outros bichos para confeccionar suas iscas.



E aí?



Se quiser responder à enquete, fique à vontade... se quiser só escrever, fique à vontade também. Acho que o tema pode ser bem interessante.



Abraços.


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Sim, acho pertinente a discussão.

Apenas, na minha humilde opinião, que provavelmente poucos animais são criados apenas para gerar materiais para o fly, grande parte também vira comida ou ração! Teria que ver se o método de abate é o menos traumático ou desumano, se é que isso seja possível...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Bem, como eu postei lá no Facebook, acho que para algumas iscas pequenas e certos materiais a transição do natural para o sintético não será exatamente fácil.

A) dubbing de lã cumpre sua função, mas com pelo de coelho fica muito melhor

B) certas wets são impossíveis de imitar com os atuais materiais sintéticos. Para alguns colares eu já consegui com pelo de coelho, mas ainda não saí do material de origem animal.

C) caudas e patas de ninfas ficam muito melhores com materiais naturais. Eu tentei migrar para materiais tipo pelo de pincel sintético e etc, mas não rolou, pois a produtividade cai muito, visto que nessas iscas é a mobilidade da fibra que dispara o ataque. Pernas de borracha? Beleza, só que não para uma ninfa #16 ou #18, que é o tamanho que comumente ato.

D) já consegui uma variante seca da caddis, que parece estar sendo muito bem aceita pelos peixes, mas isso ainda exige o hackle do parachute, da mesma forma com os Klinkhamers.

Enfim, acho que não rola de migrar 100% no momento atual. Isso atendo-se à questão do atado em si, sem entrar na seara dos bichos.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Essas perguntas evocam dois temas que são em alguma medida distintos: direitos dos animais e ecologia...

Duas linhas de resposta:

1) Não me preocupo com a questão dos direitos dos animais, então posso matar animais (menos aqueles ameaçados de extinção ou protegidos) para o atado ou para outro fim qualquer... Só não se pode matar os peixes, pois quero pescá-los novamente...

2) Me preocupo com os direitos dos animais, então me preocupo com o abate de qualquer animal para o atado ou para outro fim qualquer...

Creio que ambas possam ser ecologicamente corretas, o que acredito que todos sejam aqui...

A diferença está numa premissa básica que está em disputa, a saber, se é moralmente certo ou errado matar animais (não considerando outras consequências que podem surgir dessa morte, mas apenas a morte em si)...

Recomendei em outro post e volto a recomendar aqui: Peter Singer - Ética Prática, um baita livro sobre ética e sobre o especismo...

Abraço!

Editado por Artur
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colegas nao vamos confundir c.. com b........!!! :wacko: . Materias sinteticos nunca vao substituir os materias naturais para o atado de moscas :bs-aplauder: !A criatividade e sempre bem vinda! :mestre: Os materias sinteticos sao excelente para streamers e atados pra agua salgada em geral. E a origem dos materias naturais(producao)(EUA) e regulamentadas, sao fazendas de criacao especializada para suprir a demanda do mercado de atado ( penas , pelos e etc). Eu, particularmente, pesco e solto, mas nao deixo de comer meu churrasquinho, nao quero nem saber quem matou a vaca!!!! :D

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Estou com o Beto Saldanha. :ok:

A carne esses bichos poderia ou deveria ser muito bem aproveitada, em alguns casos até para comermos, basta ser comercializada, não seria assim com as Partridges?

Fora isso devem usar para fazer ração ou algo parecido.

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Eu, particularmente, acho a ideia de "ecologicamente correta" natimorta no contexto de "pescaria". Daí que sou totalmente a favor de se usar qualquer material disponível na terra pra pescar meus peixes...

Isso posto, os três votantes que marcaram "Vai caçar serviço e não me enche o saco" já estão com os endereços de IP devidamente registrados pra futuras sansões HAHA :laugh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

:):):)

Amigos,

Espero não ofender ninguém com a minha opinião. Por natureza sou uma pessoa que fala pouco. Normalmente evito emitir opinião em alguns tipos de discussões, principalmente em ambientes virtuais, pois nem sempre somos interpretados corretamente, o que gera desentendimentos desnecessários que nos desgastam demasiado ( tô ficando velho e já não tenho a mesma paciência... :dry: ).

Eu gosto de pescar! Desde criança que eu gosto de pescar e já gostava de pescar sem nunca ter sequer ido a uma pescaria! Não sei explicar a razão desta paixão, não sou psicólogo, só sei que eu gosto de pescar! Parece que é algo que remonta a um instinto primitivo, de sobrevivência, sei lá...não sei explicar (alguém também sente algo parecido?!).

Eu amo pescar de fly e amo atar!!!!!

Gosto de atar de tudo: streamers, ninfas, secas, terrestrials, etc, etc, etc. Acho que alguns materiais naturais ainda são insubstituíveis, mas se algum dia surgir um material sintético que possa substituir o natural com o mesmo resultado, passarei a usar o sintético.

Não acho hipocrisia eu praticar e defender o pesque e solte ao mesmo tempo que utilizo materiais naturais (de origem animal) para atar minhas moscas. Então eu precisaria abater os peixes que pesco, só porque usei elk hair numa imitação de caddis, para não ser chamado que hipócrita?

Só para citar outra questão nessa discussão do ecologicamente correto: Durante nossas pescarias perdemos algumas moscas. Uma mosca atada somente com material sintético não geraria um impacto na poluição do ambiente maior do que uma mosca atada somente com material natural? :hum:

Na minha opinião essa discussão (dos direitos dos animais) não cabe no fly fishing. Se fôssemos levar em conta isso, não seria coerente pescar pois estaríamos violando o direito dos peixes.

Posso estar falando um monte de asneiras aqui, mas é só a minha opinião e espero não ter ofendido ninguém.

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Não acho que as questões estejam relacionadas de forma direta. Indireta, hummm, sei não...

Muito relativa essa questão. :dry:

O problema é o uso do material? Ou o abate?

E aquele belo bife? E o franguinho assado de domingo? Coelho ao vinho? Torrada com foie gras? Pato ao tucupi? E por aí vai...

A questão não deveria ser: Se você pratica o pesque e solte, porque não é vegetariano? :huh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Nem isso André... a questão é:

Se você é vegetariano, por que pesca?

E a conclusão é: se você pesca, logo não é vegetariano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Na minha opinião essa discussão (dos direitos dos animais) não cabe no fly fishing. Se fôssemos levar em conta isso, não seria coerente pescar pois estaríamos violando o direito dos peixes.

Exatamente o que eu penso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Amigos realmente a uma diferença incrível dos materiais natural com sintético, para começar o material natural tem por ter criações dos animas para especificamente para o mundo e os pescadores de Fly Fishing e Fly Tying nos EUA e alguns países da Europa para eles é uma profissão e é renda, o material natural esta ligado direta a pesca da Trutas automaticamente o material natural fica mas fácil de ser atado do que o sintético, já o caso do material sintético é mas fácil de ser encontrado e checou junto com a evolução mas recente do FlyFishing, como todos querem ganhar as fabricas mortificarão e desenvolverão Fly Fishing para pesca no mar e com isto juntos os matérias sintéticos apareceu, aqui no Brasil muitos pescadores preferem materiais sintéticos só por ser bem mas barato e também só prefere pescar ou no mar ou na lagoa mais nuca pescou nos rios que tem o peixe que gerou a modalidade Fly FIshing a Truta. Se existe criadores específicos par gera materiais naturas, para que matar que ou assassinos são os Americanos e europeus. Deixa eles já estão a séculos criando e desenvolvendo criações de animais só para isto. para pesca da truta eu prefiro material natural é bem mas fácil e fica perfeito, agora na pesca de peixes de mar e lagos e rios(sem truta outra espécie) prefiro sintético. no caso de pesqueiro mosca com material sintético. Outra diferença o material sintético quando o pescador perde na pedra e no fundo fica a anos já o material natural desaparecem facilmente com isto não polui a agua.

Editado por Marcelo R. S.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Amigos por acaso alguns de vocês são vegetarianos, em que século que começou a criação para o aparte do boi, flanco, carneiro e outros, alguém sabe? (Mas cada cérebro tem a sua própria sentencia). temos que preservar o que temos depois que acabar fica impossível consertar. ;)

Editado por Marcelo R. S.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Respondi... De toda a forma, creio que a maior parte do material natural vem de criatórios. FIcaria muito caro se fosse de caça/coleta.

Isso é conversa de mesa de bar onde houver uma bicho grilo defensora dos animais bonita e sem cabelo no sovaco!

No limite, alguém vai dizer que somos sádicos torturadores de peixes

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Só solto os peixes para poder pescar novamente. Como não tenho o menor interesse nos galos e assemelhados não vejo nenhum problema em passar a faca neles.

Concordo com Beto...

Inclusive, se não fosse o preço, nada mal seria aproveitar os faisões além das penas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Tiro ou compro as penas e os pelos - caldo ou frito o resto se possível. Solto a expressiva maioria dos bichos de escama.

Não faço a distinção entre os materiais, apenas uso os dois em seus devidos lugares.

Editado por Kelven
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Realmente é meio contraditório... Não mato peixe, mas mas mato coelho e faisão para pescar?!?!

Além do mais, os sintéticos tem durabilidade MUITO maior. Nestas pescarias de dourado então, nem se fala, é uma ação pra cada isca (quando natural).

Não sou contra matar bichos para alimentação, pois acho que muitos realmente fazem parte da cadeia alimentar do ser humano, mas fazer disso uma industria de interesses paralelos é complicado...

Sou a favor de utilizar estes materias de animais já abatidos para consumo, mas aqui na Brasil acho que dificilmente isso funcionaría... É tapar o sol com a peneira...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Quando se pensa em pesca em água salgada ou de grandes predadores como o tucunaré e o dourado é fácil e também melhor resumir o material de atado em sintéticos , mas quando o assunto é pesca de truta nada substitui um cdc, deer hair ou peacock hearl !! Pra mim essa discussão só tem fundamento para quem foca suas pescarias no primeiro caso , não da para generalizar .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Hipocrisia é o 'politicamente correto'

Não tem como mexer na m.... e não feder!

Mas e aí? Vamos pescar?

Isso!!!

Sei não, mas tá virando um alvoroço de post. Se brincar tem até material pra derrubar a física do Einstein.

Bora pescar!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Bora pescar!!!

Eu já estou jogando fio dental dentro do copo de água em cima da mesa do trabalho pra ver se sai peixe :laugh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Segunda feira vi um esquilo detonado no asfalto (acho que era um esquilo :D) e confesso que me lembrei de alguns amigos atadores que não perdoariam o intacto rabo do bicho. :laugh:

Com todo respeito é claro! :p

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

o ponto a ser pensado é:

crueldade com animais. O resto é desvio do assunto.

Como retiram os pelos, as penas, etc. Não importando se o bicho é criado para isso ou não.

Matar um animal para o fim "isca de pesca".

Acho que é um assunto que será discutido internacionalmente daqui 10 anos.

Esse negócio de respeito aos animais ganha força diariamente. Estou na onda bicho :okok: Papai noel vai gostar de saber :p

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Se daqui a dez anos esse assunto for discutido seriamente a ponto de não mais permitirem a criação desses animais para a comercialização de suas penas e pelos, pode ser que considerem em seguida a prática da pesca uma crueldade também. :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Se daqui a dez anos esse assunto for discutido seriamente a ponto de não mais permitirem a criação desses animais para a comercialização de suas penas e pelos, pode ser que considerem em seguida a prática da pesca uma crueldade também. :(

Em diversos círculos desses ativistas já é. São uns babacas bicho grilo, mas sabe como é...

Se o mundo outdoors não fosse tão forte $$$ nos EUA acho que seríamos taxados de marginais.

money talks.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Dezenas de gerações vão manter a cultura da pesca e da caça de forma que não seja tirado do bicho Homem o direito de pescar e caçar, mas ao final de todas essas gerações que estão por vir, haverá tanta gente no mundo que a fome mundial será mais relevante, podendo mês que vem vermos mais um filme de ficção sobre esse assunto, fazendo com que as criancinhas morram de medo do que pode vir no futuro. :happy:

Enquanto isso, vamos fazer o que mais gostamos de fazer, que é pescar (meter ferro na boca do peixe), seja com iscas ou moscas atadas em material sintético ou natural. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Pelo que tenho visto o problema maior pra nós brasucas é a dificuldade de importar esses materiais naturais. Logo, cada vez vai ficar mais difícil de ter as penas e pelos que precisamos pra atar nssas secas, wets e ninfas.

Eu acho que o lojista deveria tentar manter o mercado abastecido, lutar para continuar fornecendo e não se preocupar com os animais de origem, já que nós pescadores somos também cruéis com os peixes. Não tem sentido deixar de usar um material natural para não judiar alguns animais e ir judiar de outros (peixes) com nossas moscas sintéticas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Concordo com o Tcheigor.

Fico bem irritado com a possibilidade de não ter acesso ao material de atado que desejo, seja natural ou sintético. Na verdade, acho que essa estratégia de abandonar os naturais pode ser um tiro no pé, para não dizer que é uma postura que talvez não caiba ao comerciante.

Por fim, acho uma baita frescura essa preocupação com os bichinhos. Eles são criados em berço esplêndido, tem uma vida de rei e uma morte cuidadosa (até para preservar o material que será usado no atado)... muito melhor que muita gente. Portanto, acho completamente dispensável a discussão como um todo.... muito mimimi pra pouca pescaria.

Ademais, pra cada Whiting que morre, morrem uns milhares de perdigões e sadias, o que, francamente, deveria colocar essa discussão na devida escala de importância.

E só pra constar, essa é minha visão como pescador e atador e não como moderador.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Amigos se observar tem como conseguir o material natural, tem três formas de consegui, a primeira o nosso amigo Thiago Zanetti na segunda no Ebay a terceira indo na Argentina ai faz o útil e o agradável pesca e compra material natural, agora se achar que é caro ai é com vocês, antigamente era muito mas difícil de consegui agora não. agora este mundo de atado e material é no EUA lá que é a fonte.

Amigos quem lidera que não tivesse empresas, FlyShop e outros no mundo, para ter os materiais naturas, deste que o americanos tem criações especificas e organizadas lá no EUA no Brasil não é igual a eles, por isto é triste e errado matar animais aqui, se o Brasil for um dia igual aos americanos ai muda, na minha opinião não é valido e certo matar os animas para este fim.

Editado por Marcelo R. S.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Pois é Jost, tava jo numa cidadezinha do Uruguai, quando vejo numa vitrine de loja, uma pele de zorro, curtidinha , curtidinha, pensei com meus botões, se comprar, estarei incentivando a morte de animais silvestres, mas ai pensei :hum: , mas esse já está morto e se comprar vai sair da vitrine,vai dar para atar muuuuiiitas moscas. Sabe o que eu fiz? COMPREI. :laugh::laugh::laugh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Com perdão da licensa poética:

Bichos saiam dos rios!

Odonatas me deixem ver suas patas!

Ratos invadam os riachos,

Dos cidadãos civilizados!

Pupas que habitam minhas lupas!

Patinho pintado,

Galinho listrado,

Coelhinho peludo,

Vão se f*,

Porque aqui na minha mesa de atado,

Só bicho escroto, é que vai ter!

Bichos escrotos pra todos os gostos,

Bichos escrotos venham enfeitar,

Meu atar,

Meu pescar,

Meu nobre castear!!!

:devil2: :devil2: :devil2:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Gente.

Ja conhecem minha opinião.

Nao ha como fazermos nada sem ter impacto. Este discurso de nao impacto ja foi ultrapassado por uma conciencia de gestao e de gerenciamento da atividade humana frente a tudo. Pois tudo é meio ambiente.

Eu estou estocando material natural pois acho o sintetico horrrndo mas a tendencia é acabar.

Nao vai ser tolerado um bicho morrer ou sofrer para alguem dfazer uma mosca. Embora seja hipocrisia mas a coisa esta indo por aih.

E pescar e soltar tbem, pois ja comecam estudos sobre o sofrimento dos peixes, e se provarem que eles sofrem vai tambem ser proibido.

Nao to dizendo que concordo, apenas dizendo o que estou observando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Com perdão da licensa poética:

Bichos saiam dos rios!

Odonatas me deixem ver suas patas!

Ratos invadam os riachos,

Dos cidadãos civilizados!

Pupas que habitam minhas lupas!

Patinho pintado,

Galinho listrado,

Coelhinho peludo,

Vão se f*,

Porque aqui na minha mesa de atado,

Só bicho escroto, é que vai ter!

Bichos escrotos pra todos os gostos,

Bichos escrotos venham enfeitar,

Meu atar,

Meu pescar,

Meu nobre castear!!!

:devil2: :devil2: :devil2:

Cara, você esta precisando ir pescar...uhauhauhauhau...

Abstinência faz muito mal...

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Isso tudo é somente uma questão de ótica.

Assim como o Beto disse, solto os peixes para que possa contribuir com nosso "Esporte".
Matar ou não matar animas para nosso benefício pescativo é outra história, e penso que enquanto isso for benéfico para o sucesso de minhas pescarias, continuarei usando.
Para pescarias de peixes como Tucunarés, Traíras, Dourados, etc, acho que dá para substituir, com ótima eficiência o natural pelo sintético, porém em pescarias como as de trutas acho um pouco difícil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Alguns tópicos de um site gringo de atado:

1 - Oi, a temporada de caça está aí e eu vou ver se consigo alguns veados e caudas de esquilo. Qual é a melhor maneira para limpar e protegê-los sem congelar ou colocar no microondas. Obrigado.
2 - Enquanto estava caçando alguns fins de semana atrás eu consegui acertar um belo urso preto. ... Uma vez que todo o curtimento foi feito meu pai cortou a pele em um belo formato oval tornando-se um tapete e eu tenho todas as sobras laterais. Estou certo que existe algum bom uso para os pelos de urso preto e estou ansioso para atar com ele, mas não sei de qualquer padrão que use pelo de urso preto. Alguém tem alguma padrões para mim? obrigado
3 - Eu comecei a atar moscas desde dezembro passado e esta será a minha primeira temporada de caça como atador. Eu caço gansos canadenses, gansos de neve, faisão de colar, perdizes e patos reais (mallard). Eu não sou um atador muito experiente ainda e realmente não sei quais penas posso aproveitar. Se alguém pode, eventualmente, deixe-me saber o que são as boas penas para manter dessas aves e uma idéia de para que elas são usadas. Eu ato principalmente moscas para truta. obrigado
4 - Eu amo caçar perus e, geralmente, consigo um par a cada temporada... Que penas que vocês gostam de perus e o que vocês atam com elas? Obrigado.
Será mesmo que um país que ainda permite a caça (prática considerada totalmente abominável em alguns países, inclusive no nosso), se preocupa com o uso de material animal na confecção de moscas? Sei não... Talvez em algum tempo futuro (...), quando o "bicho" homem estiver muuuuuuuuito mais evoluído, talvez... :huh:
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Grande André só tem um detalhe os americanos criam animas para caça e com isto os que existe na natureza estão livres, ainda eles são do primeiro mundo com cabeças no primitivos, pelo menos criam aqui no Brasil não tem criadores específicos igual os americanos. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.