Ir para conteúdo

Ninfas


Postagens Recomendadas

  • Patrono

Fui olhar meu "Caderno das moscas" e meu palpite:

a) ninfa de mosca das pedras ou stone fly - torax em 3 segmentos bem marcados e cauda bipartida

b) ninfa de efêmera do tipo que arrasta ou crawler-torax não segmentado, pernas grossas e cauda tripartida. Imitação: gold ribbed hares ear 14 ou 16

Editado por Neumann
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Boa galera

Elas tem bastante diferença.

E o seu tamanho e cor muda de rio para rio. E de opoca do ano para epoca do ano.

Estas tem um tamanho de um anzol #14 e #16, são marrons e do mes de maio no rio Silveira.

Alguem tem algumas fotos das mesmas do RIO MDC para agente comparar???

Abc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Professor,

A ordem Plecoptera, a qual pertence as Stoneflies, é subdividida em duas subordens, apenas uma dessas subordens, é composta por 12 famílias que contemplam mais de 2.000 espécies.

Dá pra imaginar a enorme variedade de tamanho, formato e cores diferentes. Aqui mesmo no Brasil há registro de mais de 150 espécies.

É bicho de tudo quanto é tipo e tamanho. :p

Grande Abraço ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

É impressao minha ou o abdomem da stone do silveira é menor q do mdc.

Se for isto, tvz seja de familias diferentes e o atado poderia der diferente p cada uma.

Proporcao é algo que temos sempre q observar, e nao atar com base na proporcao da refeita e sim com base na proporcao do inseto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Boa observação, parece mesmo ser menor, inclusive no número de segmentos, a do Silveira parece ter 7 segmentos e a do MDC 9.

Proporção é um quesito fundamental, nas secas então, é primordial!

E os tamanhos? :huh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Não saberia dizer até quanto essa questão de tamanho seria algo que me preocuparia e seja lá como for, é só atar a mesma receitas em anzóis #12, #14, #16 e no mínimo #18. Creio que como qualquer ninfa ou larva, terão tamanhos distintos em diferentes estágios da vida.

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

É impressao minha ou o abdomem da stone do silveira é menor q do mdc.

Se for isto, tvz seja de familias diferentes e o atado poderia der diferente p cada uma.

Proporcao é algo que temos sempre q observar, e nao atar com base na proporcao da refeita e sim com base na proporcao do inseto.

Voces acham mesmo que as trutas contam o numero de segmentos antes de abrir a boca?

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Muito provavelmente não. :p

Mas apesar de nesse caso a distinção na silhoueta praticamente não existir e se tratar de uma diferença que nem beira 1mm, a questão do tamanho pode ser importante em alguns casos, na verdade nunca saberemos. :huh:

A não ser que alguém queira fazer um experimento de pesquisa/análise quantitativa nos moldes que estávamos conversando no último almoço: monta-se 2 ou 3 variações da mesma mosca no leader e deixa ela decidir qual é a mais atrativa. :laugh::laugh::laugh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Amigos estou escrevendo isto pelo motivo, como nos sabemos que a natureza (Truta) e (insetos) tem época que os insetos são maiores e época são menores e como todos sabemos que o peixe procura se alimentar com insetos que tem maiores quantidade nos rios mas são os peixes que escolhe o inseto de uma época para comer, e os peixes sabe quando que vai engordar e são bem seletivos que significa come o que ele quer no memento de uma época que pode ser os insetos pequenos ou maiores, são os peixes que escolhe o tanto pode ser menores como pode ser maiores, se a época a quantidade de insetos for menor e existir poucos dos maiores é o peixe que vai escolher o tamanho, volume e aspecto do insetos. amigos não ser se deu para entender mas a Truta sabe o que inseto vai comer na época.

Editado por Marcelo R. S.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Eu vou me aliar com o B Saldanha citando um exemplo do livro Handbook of Hatches, Dave Hughes. Para ninfa de stonefly ele sugere duas moscas, montana stone e gold-ribbed hares´s ear. Nenhuma delas é segmentada e tampouco a conicidade é tão fator importante nessas moscas. Assim, eu entendo que basta acertar tamanho e cor e apresentação.

Neumann

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

E mais outra von Neumann, a pesca vai se realizar em águas paradas ou movimentadas? Pois isso ainda define se a isca pode preferencialmente ser impressionista ou realista.

Eu gosto de águas rápidas justamente por isso... isca impressionista tosca pega peixe bom :)

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

É claro que contam Beto... quem não sabe??? ehehehehe

A questão não é esta é claro. Esta muita mais ligado ao estudo como principio do que contar segmentos.

É para quem curte entomologia. Tem gente que gosta de tanta coisa esquisita aí e ninguem fala nada>>>..............................

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Tem gente que gosta de tanta coisa esquisita aí e ninguem fala nada>>>..............................

:laugh:

Amanhã sai um tópico sobre ciclos de vida e metamorfose, entomólogo. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Gostei do assunto. Li tudo que foi dito e prolonguei a pesquisa no Google, para encontrar mais imagens e talvez até as ninfas que vejo por aqui na região, que antes do fly passavam despercebidas aos meus olhos.

Encontrei este site na pesquisa ... e gostei do conteúdo http://www.planetainvertebrados.com.br/index.asp?pagina=especies_ver&id_categoria=28&id_subcategoria=&com=1&id=158&local=2

Abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Sao interessantes esses estudos entomologicos e detalhes nas ninfas e tudo mais, mas na realidade e outra coisa, no meu caso por exemplo, eu me preocupo muito mas no meu ARREMESSO E APRESENTACAO correta da mosca que estou usando na ponta do meu tippet do que quantos seguimentos ,olhinhos, rabinhos, anteninhas e etc das minhas moscas.Nao existe prova cientifica que os peixes veen como os seres humanos! Mosca bonita e para os olhos dos homens. Exemplo quando estive no Sul em Marco do ano passado pescando no Rio Caveras com Jamanta, peguei a maioria das minhas trutas pescando com os meus soft hackles, e os lambaris e trutas bem pequenas com uma parachute 18 sem imitar nada que vi la por la. Nao me preoculpo em detalhes minimos nas minhas moscas e sim na minha APRESENTACAO, pois ja estive pescando no meio de may flies hatches e matei a pau com as moscas que nao pareciam nada com as que estavao na agua.O mesmo acontece quando vou a Macae-de-Cima. Existe um ditado que diz 'MOSCAS FEIAS PEGAM PEIXES' . Nao esta na beleza da mosca e sim na apresentacao.Por favor nao me entendao mal, ja participei de cursos de entomologia aqui nos EUA, ja li varios livros sobre o assunto, mas a minha realidade quando vou pescar e outra! Nao viajo na tecnalidade do assunto e sim na pratica intensiva da pesca com mosca!.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Concordo com a frase "MOSCAS FEIAS PEGAM PEIXES", já peguei trutas no Aiuruoca com scuds (que nem existem por lá), mas acho que em certas situações e para certos peixes, o formato das moscas e as cores poder ser o diferencial. :yes:

A truta marrom tem praticamente a mesma capacidade de distinguir cores que o homem, e em algumas situações em que se quer capturá-las como águas rasas, cristalinas e mais brandas (sem muita corredeira), sua capacidade de distinguir as moscas aumenta bastante, principalmente ninfas. É claro que se a mosca está sendo vista pela truta, contra a luz na superfície em águas rápidas, ela não terá muito tempo nem condições de distinguir o que está passando e na dúvida é bastante provável que ela abocanhe o suposto alimento. Em um dos vídeo do Morten Oland aparece uma cena de uma truta que abocanha um pequeno pedaço de graveto (julgando ser uma ninfa) e logo em seguida o cospe. :sleep:

Concordo que a apresentação e a aproximação podem também fazer diferença, mas penso que o uso de moscas minimalistas/realistas deve ser aplicado de acordo com a espécie, condições de pesca, luminosidade, etc. :happy:

Grande Abraço ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

A bem da verdade, acho que o tema aqui em debate é: exatamente o que você mais gosta no fly?

Para muitos a resposta clara será: peixes... gosto de pegá-los.

Para outros, entretanto, o fly não se resume a isso.

Para outros o fly é um universo a ser estudado, com nuances de atado, com nuances de aproximação e apresentação, com nuances sobre o material, a linha, a vara, a carretilha, o tamanho e a constituição do líder e do tippet. Com nuances sobre os insetos e suas vidas.

Tem pessoas que vivem do prazer de estudar essas coisas, e se divertir fazendo isso... isso é o fly, para essas pessoas.

Dessa forma, na política do "cada macaco no seu galho" ou ainda "cada um fazendo do fly o que mais gosta", em nenhum momento acho que se debateu aqui se uma truta conta se a stonefly tem 1 ou 2 ou 3 placas dorsais ou se a ninfa de mayfly tem 2, 3 ou 15 caudas com o objetivo de atar uma ninfa perfeita.

Ninguém falou também, nessa postagem, que a apresentação não é importante pelo simples fato de que essa postagem não tem NADA A VER com apresentação... tem a ver com entomologia e com gente que gosta de insetos que vivem na água, e com gente que vai até a água, captura esses insetos e se diverte contando suas asinhas, patinhas, rabinhos, olhinhos, segmentozinhos e anteninhas.

Se algo de bom advirá disso para o fly dessas pessoas, tanto melhor.

Se estudar os insetos aquáticos me permite divisar um método para melhor escolher o tamanho e a cor de uma mosca impressionista, tanto melhor.

Se o seu fly consiste em atar uma ninfa feita inteiramente de arame de cobre e se esforçar para efetuar a melhor apresentação, você está escrevendo na postagem errada.

Chegar num rio, atar uma ninfa ou wet qualquer no tippet, pegar um monte de peixes (parabéns pra você) e depois dizer que eles foram pegos com algo que "não existe" no local, só por causa da sua técnica de apresentação, pra mim é comer frango e arrotar peru, com o devido respeito.

:dry:

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Creio que dizer que "mosca feia pega peixe" não quer dizer muita coisa, pois muitos assim o fazem, pescam bem e nem por isso devemos considerar que os amigos que gostam de atar bem sejam criticados assim: olhinhos, rabinhos, anteninhas e etc.

Se as moscas que gosta de atar não tem essas questões como relevância, então respeite aqui os amigos que consideram importante tais observações.

Assino todas as observações do Jost. :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Tenho certeza que você não quis ofender ninguém , assim como tenho certeza de que ninguém o quis ofender nos contrapontos apresentados.

São apenas visões diferentes sobre o mesmo assunto, em nossa comunidade o debate é franco e aberto, respeitando a diversidade de opiniões e o modo de ver dos nossos amigos (sim, estamos entre amigos). :yes:

Nesse sentido, por favor continue a demonstrar seu ponto de vista, pois pode não parecer mas enriquece o debate, mas também observe a forma de escrever e as boas práticas de convivência na web, escrever com caixa alta e inserir exclamações indica (ou pelo menos passa a ideia) que você estaria gritando, uma conduta pouco polida para uma comunidade de amigos. :mellow:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Dear Redkingfisher.

You see, this is a Brazilian fly fishing forum... it is frequented by Brazilians fly fishers who, from time to time, fish overseas, or at any other fish driven place for that matter, with our bamboo or graphite rods, our bright shining reels and our tropical enthusiasm. We also fish our own waters, and we catch our fishes in our own way, with proprietary knowledge, for no one knows our scaly beasts as much as ourselves, for the good or for the worst.

Despite being Brazilians and having no fly fishing tradition whatsoever, we are stubborn people: we enjoy learning the things in our own way, being that the hard way or not.

For that little piece of stubbornness, we demand respect.

Please also note that this is a forum where people exchange points of view and, although sometimes the discussion may get a little hot and harsh, no one here really adopts a preaching tone... Well, irony sometimes makes a raid but that is only occasionally and things quickly get back to normal.

So the point is: we share ideas in this place, and that is the expected attitude, even from those who have a great deal to share... for we are among friends.

We have quite a few masters in our bunch, you know? and they do know they are among friends and their tone is invariably as a friend to another, and not as a know-it-all kind of guy.

That stated, I will take your post as an idea-sharing proposition, and not a mockery, and settle the issue... albeit it was probably misplaced, sounded quite rude in Portuguese and I had quite a hard time deciding if I was to get offended or not.

Warm regards.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fausto, Andre, Jost e todos amigos dos Mosqueiros minha intensao ,volto a afirmar ,quando coloquei o meu comentario nao foi de menosprezar, ofender, fazer gozacao ou qualquer outra negatividade que eu possa ter transmitido! Minha intensao foi so monstrar o meu ponto de vista e tentar ajudar. E apesar de morar nos EUA continuo sendo Brasileiro e sempre que posso tento passar minhas experiencias e conhecimentos aprendidos aqui e ai no Brasil, na pesca com mosca, para os colegas interessados , como tambem tento aprender coisas novas com colegas do MDR. Por isso nao me levem a mal, so quero o bem e minha meta principal e divulgar o esporte da pesca com mosca/ conservacao da natureza!

><)))))))*> Ze Palomo(Redkingfisher)<*(((((((><

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

muito legal observar as opiniões,mas eu acredito piamente no impressionismo como bem colocou nosso amigo Jost, claro que respeitando as proporções

e ,então, coloco dois exemplos de moscas que funcionam sobremaneira em vários locais do planeta e que não são copias realísticas de nada especificamente:

o terrivel wolly bugger e as fantásticas stimulators

abx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Eu mesmo só uso moscas impressionistas, até por uma questão de minimalismo no atado, visto que sou preguiçoso com moscas complexas de atar.

MAS, é uma certa arte você entender o inseto em detalhes e depois chegar numa coisa impressionista dele.

A parte "entender o inseto" é o cerce da postagem, iniciada pelo Jamanta.

Não é só na questão de morfologia. Diferentes insetos atuam em diferentes alturas da coluna de água, com diferentes comportamentos e com variadas disponibilidades às trutas (ou outros peixes com insetos na dieta).

No meu humilde entender, quando você compreende isso e coloca em prática, você se torna um melhor mosqueiro, quiçá com um maior número de capturas.

E sinceramente acho que a mesma regra (entender o alimento --> adaptar o atado) vale para todo tipo de peixe, de truta a lambari, passando por tucunarés, tarpons e bones.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colega Cristiano a famosa Wooly Bugger considerando a silueta/cor e etc... imita muitas ninfas de tamanho grande, como tambem sangue sugas, salamandras e ate mesmo pequenos peixes(Small Sculpins) por isso e muito considerada/super eficaz e esta entre as sete melhores moscas ja inventadas.

Os Stimulators sao considerados e usados como "attractors" e "indicators" ou seja moscas que chamam a atencao pelo tamanho de grande proporcoes,como tambem uma indicadora(strike indicator fly) quando usada nos sistema de duas moscas, podem imatar as Moscas da Pedra gigantes(Stone Flies) adultas como tambem os Tricopteros de tamanho grandes adultos(Caddis Flies). Sao moscas super efetivas e combinadas com pequenas ninfas no sistema de duas moscas(trailer/tenden flies) Woolly Bugger + Ninfa e Stimulators+ninfas sao fatais. Abracao.

Editado por Redkingfisher
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Zé, dá um jeito de postar a foto da ninfa que atamos para o MDC, é bem parecida com a colhida pelos colegas, as pernas com tamanho exagerado que questionei agora entendo porque elas caem de pau comendo elas, as trutas menores comeram bem as minhas ninfas de pernas curtas, mas as grandes realmente caíram nas "longas pernas" das suas.

Perfeição ou não, ótimo tópico, até "declarações" houve.

Boa pescaria à todos!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Mesmo como leiga total, conhecendo quase nada sobre; aprecio o campo de estudo em foco e a linda Arte do Atado Realista. E ao mesmo tempo, o empirismo e pragmatismo dos impressionistas, com suas moscas Franks, porém efetivas.

Humildemente, ouso dizer que o tópico é + um gde ex. de como a controvérsia tratada com respeito e civilidade ( retratações onde alguma ênfase pareceu desrespeitosa , mesmo que sem intenção ; e a tolerância dos que isto apontam amistosamente) enriquece o ambiente e nosso saber, mais que a massante concordância geral. Torna ainda mais rico o, já belo, tópico! Ampliando-nos novas percepções e caminhos.

"Da antítese faz-se a Luz" ( Sócrates ?)

:bs-aplauder: a todos!

Ilza ( c alg ajuda)

Editado por Ilza
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.