Ir para conteúdo

Rio Roosevelt e Rio Aripuanã no Fly - 2013


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro
Rio Roosevelt e Rio Aripuanã no Fly 2013


roosvelt17_zps8f06129b.jpg


A escolha


Quando se fala em destino de pesca, sempre a minha opção nº 1 é a Amazônia.


Se pudesse iria lá 12 vezes ao ano. Nada do que vi até hoje se compara aquele ambiente tão vasto, com sua floresta quase que intocada e seus rios caudalosos com peixes fantásticos para serem capturados com mosca.


Já há algum tempo vinha alimentando o desejo de conhecer o Rio Roosevelt e resolvi que já era hora.


Região escolhida restava encontrar uma estrutura que se localizasse em um local do rio ainda preservado e que possuísse valores justos, pois pagar valores abusivos definitivamente não é a nossa praia.


Após analisar as opções existentes, a pousada que mais nos pareceu interessante se localizava no encontro dos Rios Roosevelt e Aripuanã, possibilitando ainda acesso ao rio Guariba e suas lindas lagoas.


roosvelt8_zps9d4ba18c.jpg

A Pousada com boa estrutura e bom atendimento


Resolvemos que iríamos pescar com mosca por aquelas águas durante seis dias no mês de setembro, que em tese, é o mais adequado para essa modalidade de pesca.


Os companheiros


Desta vez foram dois, o grande amigo de sempre Juarez e o novo e animado companheiro Rafael Sulista.


roosvelt35_zps1a12989c.jpg


A viagem


Para que tudo não ficasse muito careta, chato e sem aventuras resolvemos ir até Porto Velho de avião e no próprio aeroporto alugarmos um veículo para cortar os 500 km que faltavam até o ponto de pesca. Visando não fomentar a velha indústria da exploração brasileira que chega ao ridículo de cobrar R$ 550,00 por dia por um carro 4x4 e também para dar um tom a mais de aventura na viagem, optamos por locar um veiculo pequeno, mesmo sabendo que rasgaríamos 300 km de terra pela rodovia Transamazônica. E assim se fez ...


roosvelt37_zps241c7797.jpg

A Aventura vai começar !!!


Após 200 km de asfalto, cruzamos pela segunda vez por balsa o barrento Rio Madeira e iniciamos nossa aventura por terra pela Transamazônica. A estrada estava surpreendentemente boa e nem a chuva brava que caiu durante parte de nosso trajeto nos atrapalhou. Nesse percurso passamos pelo lindo Rio Marmelo, muitas veredas, lagoas naturais, pedágios em terras indígenas, avistamos grandes árvores, muitas aves, Araras e até o raro Urubu Rei.

SENSACIONAL !!!


roosvelt7_zpsda5abedc.jpg

A Transamazônica


roosvelt38-002_zpsa7c4aade.jpg

O belo Urubu Rei


roosvelt6_zpsfdf32111.jpg

Uma das mais de 40 pontes que cruzamos


Ao chegarmos às margens do Aripuanã, o pessoal da pousada já nos esperava com duas embarcações para nos conduzir até a estrutura, só acessível por barco, em viagem rio acima com duração de 15 minutos.


Os rios


O Rio Roosevelt não tem águas de cor negra como as do Rio São Benedito, que particularmente acho fantástica em termos de beleza. A sua tonalidade nessa época é razoavelmente translucida, que considero ideal para a pesca com mosca. Porém a beleza de seus imponentes pedrais, suas águas fortes com inúmeras corredeiras, margeadas pela imponente floresta Amazônica, com algumas árvores tendo entre 500 a 700 anos de idade, faz daquele rio o mais lindo que já naveguei. Realmente a vontade que se tem ao primeiro vislumbre é de se sentar e chorar.


roosvelt34_zps34c2ba29.jpg


O Rio Aripuanã tem características semelhantes ao Roosevelt, porém um pouco mais largo, mais raso e com pedras menos proeminentes.


roosvelt46_zpsfe9be8fa.jpg


O Rio Guariba é afluente do Aripuanã, mais estreito e fundo que os outros dois. Não é tão bonito quanto seus irmãos maiores.


roosvelt19_zpse5b536c3.jpg

Casa de ribeirinhos as margens do Guariba


São duas lagoas localizadas em ambas as margens do Rio Guariba com águas com um tom levemente barrento. Acessíveis apenas por terra, porém o pessoal da pousada deixa disponibilizado permanentemente dois barcos para o conforto dos pescadores.


roosvelt14_zps870cd937.jpg

Arremessando na lagoa


São razoavelmente grandes ocupando um dia inteiro de pesca tranquilamente. Avistamos vários Pirarucus enormes que ocasionalmente subiam para respirar.


A pesca


Apesar de não ser nosso objetivo, o peixe mais capturado foi o Tucunaré que lá é da espécie Cichla Pinima, nativo da região. São vorazes, fortes e fáceis de pescar com mosca. Havia uma grande quantidade deles espalhados pelo rio, até quando batíamos nas corredeiras atrás de outras espécies eles apareciam. Muitos peixes foram embarcados, porém o tamanho dos exemplares deixou a desejar. Foram capturados o dia todo em profundidades que variavam entre 30 cm a 2 metros de profundidade.


roosvelt3_zps0d76f7a0.jpg

Close neste Pinima que era bem feioso


roosvelt42_zps1ff6d800.jpg

Pequenos


roosvelt23_zpsa3c87e1b.jpg

Pequenos


roosvelt18_zps730bc847.jpg

Esbranquiçados


roosvelt48_zps241fb878.jpg

Amarelos


roosvelt47_zpsd1388170.jpg

E escuros


roosvelt21_zps28185a97.jpg

Voando !!!


Bicudas estavam presentes no entorno de pedras onde havia corredeiras.


roosvelt27_zps49a1b5a0.jpg


Quantidade razoável de peixes embarcados com uns poucos exemplares de bom tamanho. Foram capturados o dia todo em profundidades que variavam entre 30 cm a 2 metros de profundidade. Peixe fantástico!


roosvelt54_zps6b83c7cb.jpg

Rafael e seu belo exemplar


roosvelt45_zpsb62cc3cf.jpg



roosvelt28_zpse4dde841.jpg

Rafael e sua arma


roosvelt26_zps60f43290.jpg


roosvelt55_zps612ff8db.jpg


Cachorras Largas, por possuírem a boca super dura que dificulta muito cravar o anzol, pelo local que habitam (corredeiras bravas que complicam o trabalho da mosca ou poços profundos, muito profundos) aliados a sua força descomunal, em minha opinião, dos peixes que conheço, é a espécie mais difícil de ser capturada com mosca. Mas ... pelo amor de Deus, essa é a minha opinião e, só conheço peixes brasileiros e de água doce então ....


roosvelt29_zps5898f83f.jpg

Elas estão ali ó, logo no pé da corredeira, é facinho facinho !!!


As moscas eram atacadas somente pela manhã e à tardinha em profundidades que variavam entre 2 a 20 metros de profundidade. Perdemos algumas, mas na foto, só essa. Uma vergonha (ah,ah,ah) !!!


roosvelt33_zps171d3075.jpg


Apapás eram encontrados no meio das corredeiras e no entorno das pedras. São peixes que estão em abundância durante a cheia, porém com o rio baixo eles somem. Dessa forma a quantidade e o tamanho dos peixes embarcados deixaram a desejar. Foram capturados o dia todo em profundidades que variavam entre 1 a 3 metros de profundidade.


roosvelt22_zps9196b2a8.jpg


roosvelt43_zpsd3bd4cea.jpg


Aruanãs, essas sim merecem um melhor comentário. Confesso que não sentia muito desejo pela pesca dessa espécie e ainda não havia capturado esse peixe.


roosvelt50_zps246cf112.jpg


Até hoje, em meus anos pescando com mosca sinceramente não tinha experimentado uma pescaria em que arremessos de precisão fossem realmente necessários, mas com as Aruanãs enfim isso se concretizou. A pesca é toda no visual. A distância ideal de as avistarmos é a uns 20 metros. Em seguida é necessário um rápido e preciso arremesso no qual a mosca deverá pousar a aproximadamente 1 metro dela. Se tudo for realizado corretamente basta um ou dois pequenos toques para dar vida ao streamer e curtir o ataque e a briga com o peixe. Se a mosca cair longe ela não vê e se cair muito perto ela se assusta e cai fora. Até então a única espécie que havia capturado que exigia um pouquinho (mas pouco mesmo) de senso de direção no arremesso eram os tucunarés, pois para que tudo de certo a mosca deverá ser pinchada mais ou menos perto do peixe. Isso tudo porque os tucunarés são super agressivos, então se eles estiverem por ali de um jeito ou de outro irão atacar a isca. Exceção apenas para o período de acasalamento em que o sucesso depende de "trezentos arremessos" na cabeça do peixe até ele se enfurecer e atacar. Nesse período sim a precisão é necessária, porém como ele quase não sai do lugar, depois de 20 pinchos "meia boca", um cai na cabeça do tucuna e aí o sujeito consegue fisgá-lo. Quanto aos peixes que conheço (Dourados, Matrinchãs, Tabaranas, Cachorras, Bicudas, Piracanjubas, Apapas, e outros que não me recordo agora) você quase sempre imagina onde o peixe está, pincha no local que considera adequado e torce para que exista um exemplar por ali, mas precisão de verdade, não é necessário. Exceção apenas quando visualizamos o peixe e arremessamos para ele, mas nessas espécies acima citadas isso não é algo comum de ocorrer. Já com a Aruanã a chance é única, pois o peixe fica nadando na superfície o tempo todo. Avistou o peixe na distância adequada e arremessou corretamente ... pega, porém se errar ... dança. Show !!!


roosvelt31_zps79a8ee79.jpg


roosvelt32_zps4c8755ed.jpg

Foto legal da “equipe de foto e filmagem” trabalhando (ah,ah,ah!!!)


roosvelt51_zpsff9dc4aa.jpg


Enfim, o local possui trechos de rios muito preservados sem quase que nenhuma pressão de pesca e boa quantidade de peixes. Mas, para ser sincero, esperava mais qualidade (tamanho) nos exemplares capturados, afinal estávamos no coração da Floresta Amazônica. Mesmo assim, acredito que o local deva ser conhecido por pescadores de mosca, pois são rios históricos e de beleza impar.


roosvelt56_zps4680eb29.jpg

A imponente Sumaúma que chega a mais de 50 metros de altura


Tiveram ainda ...


Muitos Jacundás sem vergonha!

roosvelt24_zpsc3022d4a.jpg


Umas piranhas chatinhas!

roosvelt41_zpsf8d93ec3.jpg


Várias cachorras facão!

roosvelt5_zpsa6269e9c.jpg


“Aquelas" Bicudas Amazônicas de dente

roosvelt13_zps09c60a79.jpg


Algumas belas aves!

roosvelt40_zps7ce3bf53.jpg


roosvelt9_zps5c626039.jpg


Insetos incríveis!

roosvelt53_zpsf6d8e4ca.jpg


Besouros enormes!

roosvelt44_zpsb4f58198.jpg


roosvelt36_zps4c19b977.jpg

Esse aí se resolvesse atacar o cãozinho, certamente mataria o coitadinho!


Uma capela perdida no meio do nada que, diz a lenda, foi o presidente Roosvelt que pediu que a construísse

roosvelt30_zps6b4a8b27.jpg


Boas brigas com bons peixes!

roosvelt25_zps46a1c7fb.jpg


roosvelt11_zps3009e136.jpg

Com a Floresta Amazônica como pano de fundo. Incrível!!!


Lindas formas e texturas amazônicas!

roosvelt16_zps118d97bf.jpg


Almoço feito na lenha seca da floresta todos os dias, o que conferia um sabor todo especial para as carnes

roosvelt15_zpsde80520f.jpg


Lindos Jacarés Açus flagrados à noitinha

roosvelt12_zpsbacd8d9e.jpg


E outros camuflados que eram visualizados de dia

roosvelt4_zpsfd0ecf8a.jpg


Muitos e muitos Botos

roosvelt1_zps2d27aaa4.jpg


roosvelt10_zps41673af6.jpg


roosvelt2_zpsd5ab6450.jpg


E como sempre, quase tudo isso retratado pela lente do velho e grande amigo Juarez

roosvelt49_zps49cd707c.jpg


Materiais:


roosvelt52_zps44d3e97f.jpg


Varas de ação rápidas e super rápidas.


Varas #7 (Marcelo) e #8 (Juarez e Rafael).


Linhas Intermediates à cabeças de tiros Sinking (infelizmente passamos da fase do romantismo, então após algumas tentativas descobrimos que, como de costume, as linhas flutuantes não estavam com nada).


O trio utilizou Articulados M´longo quase que exclusivamente atados em anzóis 2/0 e 3/0.


Ocasionalmente o Juarez e Rafael utilizaram outros Streamers com sucesso também.


E tudo isso terminando com um lindo por do sol

roosvelt20_zps2aeaee00.jpg


Segue link de um vídeo feito pelo Rafael:



Abraços,



Marcelo Longo






Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Otimo pdi, lindas fotos, lugar top...

Já leu "O Rio da dúvida"?

Conta como o Roosevelt e Rondon desbravaram este rio... Bem legal...

Tenho vontade de conhecer este rio por conta do livro...

Ahhhh e novamente, parabens pelas fotos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Parabéns aos amigos Marcelo Longo, Juarez e Sulista. :bs-aplauder:

Como sempre um relato de incomodar qualquer um. :okok:

Um texto agradável por não ser extenso demais, com informações de primeira para quem desejar fazer a mesma aventura, isso sem falar nas ótimas fotografias que de fato são uma constante em seus relatos. ;)

Obrigado por compartilhar conosco. :ok:

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Show!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
a qualidade das fotos é demais!!!!

Abração e linhas tensas!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
Por onde você anda cara, que nunca me procurou para pescar. Nossa cidade é tão pequena.

Pois é Marcelo, precisamos combinar qualquer dia desses. É que para mim tá difícil agora, com bebê em casa, só escapadinhas no pesqueiro mesmo.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Otimo pdi, lindas fotos, lugar top...

Já leu "O Rio da dúvida"?

Conta como o Roosevelt e Rondon desbravaram este rio... Bem legal...

Tenho vontade de conhecer este rio por conta do livro...

Ahhhh e novamente, parabens pelas fotos!

Rusllon,

Não, não li "O Rio da Dúvida". Mas sei um pouco da expedição.

Imagine como deveria ter peixes por lá naquela época.

Obrigado pelos comentários.

Abraços,

Marcelo Longo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Parabéns aos amigos Marcelo Longo, Juarez e Sulista. :bs-aplauder:

Como sempre um relato de incomodar qualquer um. :okok:

Um texto agradável por não ser extenso demais, com informações de primeira para quem desejar fazer a mesma aventura, isso sem falar nas ótimas fotografias que de fato são uma constante em seus relatos. ;)

Obrigado por compartilhar conosco. :ok:

T+ :)

Fausto,

Obrigado pelos comentários.

Nós é que admiramos você por administrar esse site, pelo simples prazer de manter um espaço para trocarmos experiências sobre nosso esporte.

Grande abraço,

Marcelo Longo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Grande Marcelo,

Novamente um relato completíssimo e espetacular proporcionando a todos que se interesem as informações necessárias para, se quiserem, copiar a aventura.

Fotografias como sempre de tirar o fôlego e muitissimo bem aproveitadas

Não me importa muito o tamanho dos peixes mas de fato espera-se melhor qualidade num lugar tão afastado. De qualquer forma esse fato, na minha opinião, foi plenamente recompensado pela variedade e pela beleza dos rios

Parabéns e obrigado por compartilhar

Abraços

JF

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Show de relato e pesca. E excelentes fotos!

Difícil deve ser voltar... Foram quantos dias de pesca?

Abs,

Marcelo,

Obrigado pelos comentários.

Conforme mencionado no relato, foram 6 dias de pesca.

Realmente, só arrisco a ir nesses lugares pois tenho família que me incentiva a voltar, pois se fosse solteiro ...

E o São Chico, já está rendendo uns brutos?

Abraços,

Marcelo Longo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Maravilha de relato, que me deu vontade de pescar na hora!

Ótimas fotos e informações sobre esses riso tão lindos da Amazônia.

Parabéns aos participantes pela grande aventura!

abração.

Gui.

Obrigado Guilherme.

Grande abraço,

Marcelo Longo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Show de relato, peixes e fotografias, como sempre.

Abraços e parabéns ao trio de mosqueiros!

Samuel,

Imagine só ... o Juarez chega a bater de 3 a 4 mil fotos em uma pescaria. Ele realmente gosta de fotos (ah,ah,ah).

Abraços,

Marcelo Longo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Parabéns a todos pela aventura.

Essa pescaria de aruanã é top, uma das melhores que temos aqui no Brasil.

Quem ainda não fez vale muito a pena fazer.

Obrigado pelos comentários Mauricio.

Grande abraço,

Marcelo Longo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Bela pescaria,este e um dos rios que tenho plano de conhecer no futuro.As fotos estão de parabéns.

O que você achou da pousada?

Obrigado Luciano.

A pousada é boa. Nada ocorreu que comprometesse o rendimento de nossa pescaria.

Abraços,

Marcelo Longo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Como já disse eu fico torcendo pra que você vá pescar mais vezes rsrs...depois é curtir os seus relatos top...Aruanã é o peixe da vez e ponto!! parabéns!!

Renato,

Cara, fiquei contente com esse seu comentário.

Abraços,

Marcelo Longo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

:bs-aplauder::bs-aplauder::bs-aplauder::bs-aplauder::bs-aplauder::bs-aplauder:

Amigos...

Ótima aventura. Como sempre!

Os rios amazônicos encantam pela beleza e variedade de peixes!

Parabéns à todos!!!!

Luiz Logo

Luiz,

Um dos principais fatores que nos ajudou a decidir em irmos para esses rios, foi realmente a grande variedade de peixes que podem ser capturados com mosca.

Era muito legal não saber o que havia batido até a briga começar ou o peixe pular.

Abraços,

Marcelo Longo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.