Ir para conteúdo

Pergunta: quão seguidamente vocês trocam de isca numa pescaria?


Jost

Postagens Recomendadas

  • Moderador

Na última Fly Tyer Magazine (outono de 2013), o Dave Klausemeyer escreveu um artigo (How often should you change flies?) no qual ele pergunta a vários pescadores top dos USA sobre de quanto em quanto tempo eles trocam de isca durante uma pescaria e por que eles trocam e qual o processo decisório que os leva a trocar... assim, de forma bem genérica a pergunta.

As respostas foram as mais diversas possíveis.

Achei a pergunta divertida e extremamente pertinente para os pescadores dos mais diversos estilos de isca aqui do fórum.

No meu caso específico, eu começo pescando com aquilo que já tirou peixe da água alguma vez. Se continuar dando peixe, continuo com ela... raramente troco, bem na linha do "time que está ganhando...". Já cheguei ao cúmulo de pescar 45 trutas com uma pheasant tail nymph que, no final, não era mais que um punhado de fibras no anzol (e nisso reside aquela maldição fatídica de quando uma mosca pega peixe, provavelmente é a única que você tem na caixa... como foi o caso com essa PTN no Quillén em 2012 - motivo que me levou a adotar a prática de levar conjunto de atado comigo quando vou pescar).

De qualquer forma, tento com a mesma isca por uns 10-30 casts antes de chegar à conclusão de que não deu...

Se a isca não pega nada? Bem, tento outras que já pegaram, seguindo uma certa lógica e uma pseudo-frieza pescativa (mas por dentro já tenso de que vai dar m&rd@ e diminuindo os casts para uns 10-20).

Se continua não pegando nada, entro em desespero e parto para as sucatas, protótipos e aberrações da caixa de isca numa tentativa de salvar o dia :laugh:

Isso muitas vezes envolve em voltar para a isca campeã lá pelo fim do dia.

E vocês? Como funciona isso pra vocês? :happy:

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

kkkkkkkkkkkkkk... vc falou nesse assunto, e me fez lembrar meu pai...

como pescamos tarpons e tem dias em que eles estao muito manhosos, a cada 3 arremessos bate logo o desespero nele, ai começa o troca troca de iscas... kkkkkkkkkkkk

eu, tbm sigo essa sua linha de pensamento... uso oq foi mais atrativo em outras pescarias... mesmo tendo que ter muita paciencia pq as vezes os " infilis " ficam errando a mosca ou ate atacam o so " rebojando " ( as vezes penso q precisam fazer exames de vista ), raramente troco a mosca q to usando ! pq quando estao ativos, lanço em cima deles proximo às galhadas, e nem preciso fazer movimento algum, ja querem entrar na contagem e sair na " globo "... kkkkkkkkkkkkkk

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, depende muito de como (bait ou fly), onde e o horário que eu to pescando. No caso específico do fly, eu gosto de pescar muito a noite, então costumo variar, por volta de uns 15/20 arremessos, entre iscas claras e escuras (apesar de achar que a escura me proporciona melhores resultados), do mesmo tipo. Um EP mais claro, e um mais escuro por exemplo... Não deu? Bora colocar um outro tipo de isca então... Lá pelo terceiro tipo de isca sem ação, o desespero bate e a vontade é de jogar a caixa aberta gritando: "agora é self service".

No caso do bait, 5 arremessos e olhe lá, a menos que seja aquela isca pegadeira. Engraçado que, no bait, eu costumo fazer a leitura correta do pesqueiro e acertar logo a isca que estão pegando. Agora no fly............

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Lá pelo terceiro tipo de isca sem ação, o desespero bate e a vontade é de jogar a caixa aberta gritando: "agora é self service".

kkkkkkkkkkkkkkkkk... ri " quissó " agora... :blink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

eu, pesco muito com tood wiggle minnow com linha intermediate e leader feito com mono... dando umas " lapadinhas " p aperriar os arigó...

quando nao há muito sucesso, meto uma linha sinking tip, deixo descer um pouco... se insistirem em nao pegar, meto pédras neles e vo p ksa... kkkkkkkkkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Troco pouco de mosca, pois acabo me apaixonando por algumas receitas, mas o peixe não. :happy:

Seleciono duas ou três variantes de Parachute (mosca seca) que vou fazer uso e testo todas no decorrer do primeiro dia, faço o mesmo com as Caddis e assim posso avaliar o resultado. Como acabo pescando com as moscas preferidas, não levo para a Patagônia muitas opções diferentes dessas, talvez três tipos de moscas diferentes que tenha estudado e gostado de atar como, por exemplo as Kebaris, Klinkhammers e Hendricksons que atei esse ano. Faço o mesmo com as ninfas preferidas e como não ato muitas variações de ninfas, acaba novamente sendo uma coleção entre três ou quatro tipos de ninfas e suas variações de cor. O mesmo faço com as emerges, que nesse caso fico focado unicamente nas variantes das Timberline, mas estou estudando outras. Até hoje deu certo assim.

Resumo: Se não pescar com essa pequena coleção, pergunto aos amigos como foi o resultado e procuro atar ao longo dos próximos dias as moscas que eles tiveram mais ações. ;)

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Queria só acrescentar uma pergunta ao tópico se não for incomodo. Vocês começam pescando de que forma? Mosquinha na superfície? Uma mosca que afunde devagar? Ou uma mosca mais lastreada pra "lamber o fundo"?

Mosca na superfície sempre. :cool:

Emergers para a diversão. :cool2:

Ninfas para acalmar a mente. :ph34r:

Streamers para o desespero. :D

Bem Vintinho... para minhas pecaria de truta é claro. ;)

T+ :)

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

como já dito, depende de muita coisa. Se for pesca no visual fica mais fácil, pois vc percebe, depois de tentar os trabalhos possíveis, quando a mosca não está gerando interesse o suficiente

se for no blind cast e vc está usando uma mosca "experimental", a mudança acaba sendo rápida. Se está usando uma mosca confiável, vc só troca se precisar mudar a ação, tipo de fundo, pra meia-água, etc.

e tb há as trocas realizadas porque vc passou de um tipo de estrutura pra outra (do flat claro para o escuro ou da corredeira para a calmaria, por exemplo), ou de um tipo de peixe para outro, mas tudo isso é circunstancial

E tb troco muitas vezes para experimentar alguma mosca nova

Olhando para trás, acho que troco em média numa pescaria regular umas 3 a 5 vezes

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

o celio falou tudo, depende de muitos fatores...

apesar de ser um dos mais novos na pescaria de fly desta discursao, so troco de mosca quando vejo q nao estao interessados nas de superficie ( como falou o fausto; pq no caso tbm prefiro a pesca com moscas de superficie ) e tenho tido um pouco de sucesso...

geraemente nas pescarias de tarpons aqui em joao pessoa, quando há muita variação na mare, suja muito a agua mudando totalmente o comportamento dos tarpons... procuro usar as de superficie, quando a mare esta virando da vazante para o começo da enchente, levando em consideração que, os tarpons entram nas galhadas quando percebem que a mare esta mudando para a enchente...

quando ela enche, geralmente conseguimos ver as subidas e os rollings dos tarpons maiores no meio do rio, em locais mais fundos... ai sim, linha sinking com moscas mais ao fundo, as vezes lambendo o chao do rio...

é isso...

Editado por Isaac Jácome
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Grande JOST, isto é tese para doutorado, o chato de tudo isso é que temos as nossas preferências, as ditas " pegadeiras " eu gosto muito de testar novas moscas e modelos logo que chego em um pesqueiro, se pego, ótimo pois assim temos um leque maior para pescar, senão, entro com as coringas, ai entram as variantes, de linha floating ou intermediate. Procuro explorar o máximo uma mosca.(você leva material de atado para ficar sem um determinado tipo de mosca)Já sou um pouco preguiçoso estou na fase de levar uma quantidade maior para não ficar na mão, mas gosto muito da tua ideia, estou pensando em comprar um Kit viagem. Agora , não entro em pânico quando não está entrando nada, sei que cedo ou tarde vai começar a pegar, é só uma questão de tempo e paciência. Sou de opinião se entrar cinco, está ótimo , dois muito bom, um ? beleza, nenhum? Valeu a ida para pescar. :okok::ok:

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Uso a mosca que da o melhor resultado chamasse de Observação da natureza com o peixe, no casso Truta troco algumas vesses e observando o inseto do momento que a truta esta comendo, desta vez eu vou pescar e testar as moscas provavelmente vou trocar varias vesses isto no começo do dia na tarde vai na experiência e muita observação. agora eu acho todos os pescadores tem a mosca secreta e aquela que ele gosta mas por dar o melhor resultado. já ia me esquecendo sempre prioridade mosca seca se o peixe não comer encima ai sim a Ninfa.

No caso da pesca com Bait por ser um pouco mas elétrico com as iscas artificiais também tem o meio de saber qual a cor da isca e qual a isca para ter melhor resultado chama de experiências de anos de pesca.

Abraço.

Editado por Marcelo R. S.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Se um de vocês vai pescar no lugar que o melhor resultado é uma isca estranha que o peixe pega e só pega com a isca estranha você vai colocar outra isca que não dar resultado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Bem, a não ser que todas as trutas do rio ou tilápias do lago estejam flutuando, eu começo com minhas ninfinhas :laugh:

Todo caso eu sempre tenho uma ou duas iscas dry dando sopa, just in case...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Se um de vocês vai pescar no lugar que o melhor resultado é uma isca estranha que o peixe pega e só pega com a isca estranha você vai colocar outra isca que não dar resultado?

:hum::blink:

Estou pensando, pensando, pensando... :frusty:

Marcelo tu falou algo interessantíssimo, isso nunca vai acontecer comigo, pois não carrego mosca estranha em minhas caixas, ou seja, como vou saber que o peixe está pegando uma mosca estranha? :huh:

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se um de vocês vai pescar no lugar que o melhor resultado é uma isca estranha que o peixe pega e só pega com a isca estranha você vai colocar outra isca que não dar resultado?

Minhas iscas já são estranhas por natureza, então a minha resposta é: sim, vou continuar com a isca estranha. kkkkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Estamos entrando em um paradoxo... heheheh!
Se só usamos as iscas que consideramos pegadeiras, como fazemos para estabelecer uma isca como pegadeira? :hum:

Precisaríamos usá-la pelo menos uma vez sem saber que ela era pegadeira, como teste, mas então não usamos só as iscas que consideramos pegadeiras... :nono:

Se é assim, deveríamos testar todas as iscas para considerá-las pegadeiras ou não... :frusty:

Ou perguntamos aos pescadores locais ou lemos em livros quais são as iscas pegadeiras para cada peixe ou região...

E volta tudo ao normal!!! :p

Sempre me pego usando as mesmas 3 ou 4 moscas da minha fly box...

Tem umas 10-15 que nunca usei!!!!!!!!!

E se me perguntarem se são pegadeiras ou se pegam mais que as minhas 3 ou 4, eu não sei!!!

Temos mais confiança com algumas moscas, pois já pegamos peixes com elas, mas não quer dizer que as outras não sejam tão boas ou melhores em qualquer circunstância...

E tem aquela coisa, se tu pesca com uma mosca que tu tem a experiência de ser pegadeira na prática, psicologicamente tu melhorará a apresentação dela...

Costumo largar com as minhas 3 de confiança até me satisfazer em capturas ou até me dar conta que não é o dia delas, depois vira rodízio para testes!

Abraço!

Editado por Artur
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Acho que "mosca estranha" é um conceito redundante no fly...

Isso me lembra uma vez que minha mãe pediu uma ninfa minha para mostrar pra minha sobrinha. Eu peguei uma pequena ninfa (~#18) daquelas normais: corpo de dubbing escuro, um ribbing de cobre e um "hackle" feito de pelo de gato bem espetado e coloquei numa caixinha transparente.

Um tempo depois minha mãe liga rindo pra me contar a história. Quando ela sacou a caixinha de dentro da bolsa para mostrar pra minha sobrinha (~20 anos) ela começou a gritar que não era pra abrir a caixa pq tinha um bicho dentro :laugh: ... bem, considerei isso um baita elogio :D

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

engraçado vitinho, no fly eu sou completamente diferente do bait e diferente de vc rsrsrs

Fly eu troco com uma certa frequência... até pq sou novato msm e vouveno meus atados nadarem

agora no bait, sou capaz de fazer uma pescaria de ponta a ponta mudando talvez uma unica vez e explico:

na minha opinião, iscas como saruna, wavy e red pepper são o que há de melhor, logo se eu to batendo saruna num ponto de robalo e ele não entra acredito que o peixe não está lá.

ai para tirar a prova muiiiiiiito tempo depois coloco uma red pepper ou uma wavy. se não pegou pode juntar as tralhas que nao pega mais em nada rsrs

hj em dia quando pesco de bait, que é raro toda vida, posos tb usar um deses camaroes....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

engraçado vitinho, no fly eu sou completamente diferente do bait e diferente de vc rsrsrs

Fly eu troco com uma certa frequência... até pq sou novato msm e vouveno meus atados nadarem

agora no bait, sou capaz de fazer uma pescaria de ponta a ponta mudando talvez uma unica vez e explico:

na minha opinião, iscas como saruna, wavy e red pepper são o que há de melhor, logo se eu to batendo saruna num ponto de robalo e ele não entra acredito que o peixe não está lá.

ai para tirar a prova muiiiiiiito tempo depois coloco uma red pepper ou uma wavy. se não pegou pode juntar as tralhas que nao pega mais em nada rsrs

hj em dia quando pesco de bait, que é raro toda vida, posos tb usar um deses camaroes....

Taca uma borá, uma x-rap e um DOA também... Se não pegarem nada, ai sim, mete o pé...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
Se só usamos as iscas que consideramos pegadeiras, como fazemos para estabelecer uma isca como pegadeira? :hum:

Especificamente no meu caso, aprendi com os truteiros mais experientes e as dicas dos guias. ;)

Como fiz uso de moscas pegadeiras indicadas por eles, não estabeleci como sendo pegadeiras, apenas acreditei e deu certo. :D

Precisaríamos usá-la pelo menos uma vez sem saber que ela era pegadeira, como teste, mas então não usamos só as iscas que consideramos pegadeiras... :nono:

É verdade, mas nesse caso, estatisticamente falando, são moscas em test drive e como são poucas que levo, então não é uma questão problemática. Observando que estamos falando de iscas de Fly de forma generalizada, mas eu só pesco com moscas que imitam insetos aquáticos ou terrestres e sendo assim, sigo receitas padrões imitando insetos o que a Natureza oferece para as trutas. Não sei se me expliquei. :frusty:

Se é assim, deveríamos testar todas as iscas para considerá-las pegadeiras ou não... :frusty:

Talvez, mas 80% das moscas que levo para a Patagônia foram indicadas pelos mais experientes e guias, e sendo assim, tenho que testar somente 20% das moscas de minha caixa e geralmente, digo geralmente, esses 20% seguem uma receita dita como pegadeira, pois não costumo criar, se bem que quase nada de cria, apenas se modifica. :)

T+

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Amigos vocês não vão dizer que ração artificial não é uma mosca estranha, qualquer mosca que na natureza não existe não é estranha? :laugh:

As moscas que irei testa são moscas que realmente dão resultados fantástica e já são conhecidas no mundo, o teste é para ver se o meu atado estão perfeitos, para atar moscas e colocar na caixa Box são moscas que darão resultados fies. não existem moscas pegadeiras e sim enganadora, a mosca não tem mão para pegar o peixe não é. :D

Editado por Marcelo R. S.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Se não está pegando troco toda hora até acertar

Se está pegando, também troco toda hora para ter mais opção caso a "PEGADEIRA" acabe

Começo a pescar sempre tentando saber como estão comendo.

Se truta, seca se tiver eclosão, se não ninfa e depois gato.

Como vi ai um comentário sobre EVA, deixo clarissimo que adoro pescar com qualquer forma de Chernobyl, seja nas trutas seja nas matrinchãs...

E por ai vai.

Tucunaré sempre o popper ou um diver na esperança de estarem subindo. Se não, streamer direto mas dificilmente linha sinking

Levar kit de Atado: Do mesmo jeito que a mosca pegadeira nunca está em numer suficiente, no kit de atado sempre vai faltar o material necessário para fazer a pegadeira :D:D :D :D:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Levar kit de Atado: Do mesmo jeito que a mosca pegadeira nunca está em numer suficiente, no kit de atado sempre vai faltar o material necessário para fazer a pegadeira :D:D :D :D:D

Mais sobre Kit de Atado, em breve... ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Pois é Zé Chico, esse é o problema, sempre falta aquele diferencial que não dá para improvisar, você se frustra, ai carregou um monte de tralha desnecessária, por isso que ainda não montei meu kit viagem, :unsure:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

o tópico verteu pra outro aspecto igualmente interessante: a necessidade de beleza na mosca

A mosca, para o peixe, não precisa ser bonita (ao menos não do nosso ponto de vista). Ou tem que ter silhueta, tamanho e movimento semelhantes ao alimento do peixe, ou tem que ter algo ou um comportamento capaz de instigar os outros sentidos do peixe além da forme: "raiva", territorialidade ou curiosidade

Porém, para o pescador, é bom que a mosca seja bonitinha. Estimula o pescador e isso faz com que ele se empenhe no uso dela ...

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Mosca feia pega peixe!!!!!!

Mas nem por isso tenho que pescar com mostrinhos. :D

Como já disse antes, a mosca pesca primeiro o pescador e sendo assim, se o pescador foi pescado por uma mosca estranha, feia, horrorosa, que seja feita sua vontade e deve pescar com ela. :ok:

Tem mosca que não entra na minha fly box nem pagando. :laugh:

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Já li vários livros que mostram a mesma tendência. Para uma mosca pegar peixe (truta e dentro de um contexto de normalidade evidentemente) os fatores em ordem de importância são:

Tamanho > Forma > Movimento > Cor

Assim, na hipótese de você estar na beira do rio e não estar pegando nadicas de nada com suas moscas e ter um estojo de atado em mãos, é isso que você deve perseguir.

a) escolha um tamanho de anzol que se aproxime daquilo que elas estão comendo

b) imite o melhor que puder a forma daquilo que elas estão comendo (esqueça o realismo... use de impressionismo e sugestão de silhueta)

c) adicione movimento (patridge, mallard, hen, rubber legs, CDC... qualquer coisa que sigura movimento dentro da água)

d) faça na cor que mais se aproxime do alvo (mas parece que isso é o que menos importa... pense em termos de tons: claro, médio e escuro... de qualquer cor... e não esquecendo que o material muda de cor quando molhado - VIU MARCELO - esqueça sua palheta de 753 dubbings verdes :laugh:)

Supostamente essa tática deve lhe render frutos.

Na circunstância de vc não ter o estojo de atado, escolhas suas moscas do mesmo jeito: primeiro pelo tamanho, depois pela forma, em terceiro pelo movimento e por último pela cor.

E sim, cabe lembrar que muitas vezes o problema é a apresentação da mosca e não tem nada a ver com o atado dela... especialmente na questão de profundidade na coluna de água.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já li vários livros que mostram a mesma tendência. Para uma mosca pegar peixe (truta e dentro de um contexto de normalidade evidentemente) os fatores em ordem de importância são:

Tamanho > Forma > Movimento > Cor

Assim, na hipótese de você estar na beira do rio e não estar pegando nadicas de nada com suas moscas e ter um estojo de atado em mãos, é isso que você deve perseguir.

a) escolha um anzol que se aproxime daquilo que elas estão comendo

b) imite o melhor que puder a forma daquilo que elas estão comendo (esqueça o realismo... use de impressionismo e sugestão de silhueta)

c) adicione movimento (patridge, mallard, hen, rubber legs, CDC... qualquer coisa que sigura movimento dentro da água)

d) faça na cor que mais se aproxime do alvo (mas parece que isso é o que menos importa... pense em termos de tons: claro, médio e escuro... de qualquer cor)

Supostamente essa tática deve lhe render frutos.

Nos casos dos predadores mais brutos (tucunaré e robalo, por exemplo) o comportamento é mais ou menos parecido.

Eu tento SEMPRE seguir o mesmo tamanho dos peixes que os peixes estão atacando. No meu ponto de robalo, por exemplo, até ontem eles estavam atacando pequenos paratis, de 8 a 12cm, por exemplo. Então, as iscas que estavam dando resultado eram as que se aproximavam dessa faixa de tamanho. Hoje, que eu não levei UMA ISCA PEQUENA, entrou um cardume de micro sardinha, que não deviam chegar a 5cm direito. Cade que tinha mosca pra isso? Resultado: Tive que apelar pro bait. kkkkkkkk

Editado por Vitinhow
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Se o pescador vai comprar uma mosca ele prefere uma mosca perfeita ou não prefere comprar uma mosca toda horrorosa. Isto vai depender de pescador para pescador.

Amigo Jost pode deixar que as moscas que eu atei todas são o mas naturas possíveis que eu fiz a pesquisa antes com os guias, as minhas moscas tem tamanho, cor, formato e movimento iguais dos insetos da patagônia, a melhor forma da pesquisa não só é pescar e sim pesquisar OK. Na pesca da Trutas tem manhas e macetes.

Editado por Marcelo R. S.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tudo depende do lugar,profundidade,cor da agua etc. Troco de iscas de 7 a 10 vezes por dia de pescaria.Não necessariamente 7 a 10 iscas diferentes.Geralmente começo com a matadeira (aí cada um tem a sua).Acho que a grande sacada do pescador é,qual a razão de trocar de isca? No meu caso,o que me faz trocar de isca é bater o olho no local onde sua intuição diz que li tem peixe e voce faz a isca passar ali umas 15x e nada de ação,aí não contente com a situação eu troco de isca.Já aconteceu comigo de meu colega insistir num lugar dizendo que deu um "tumtum" na mosca mas não fisgou,e começamos a pressionar o lugar com varios arremessos,logo troco de isca,e no primeiro arremesso powww.O pior é insistir na "pegadeira" e não ter sucesso,depois no final do trecho voce poe aquela mosca "pra testar" e começa a sair uma atras da outra,e vc olha pra tras, aquele trecho do rio que era o melhor,e fica pensando..."Puxa vida,se eu tivesse com essa mosca desde lá" rsrsrs.Mas vai apanhando e aprendendo.rsrs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Se o lugar tem peixe como na patagônia é fácil colocar a culpa na mosca e trocá-la, o dilema é o que fazer em locais que o peixe é raro, nestes casos eu fico num impasse tremendo: "o peixe não pega pq a mosca não é adequada, ou a mosca não é atacada devido a ausência de peixes?".

Dilema recorrente nos rios do Rio

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

exatamente isso

pesquei na Bahia no inicio d mes

no rio e corumbau robalos de até um quilo é lixo.

sabe pescaria de dois arremessos um peixe.

é assim!

fiquei bobo. mas só comeram no fundo....

joguei TUDO QUE TINHAse só comeram no fundo.

e ai? eram as iscas? era eu? era o habito deles?? ( por 3 dias foi assim)

o maior a patroa pegou no maré, um peva de 4 kg

em breve relatinho :)

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

esse negocio de iscas bonitas e feias é muito interessante mesmo...

tenho em minha caixa, umas 5 q comprei visando beleza, e acabei me decepcionando... e ja houve casos de, com as que tem ausencia de " formosura ", mal elas caiam na agua e pow, tarpons na foto...

tirando as pegadeiras, e as feinhas q tenho em minha fly box, concerteza daria p montar um " salao de beleza " com os materiais q nao uso... eu axo q, no meu caso é um pouco mais diferente doq os demais, pq pra quem ja pescou tarpons sabe que, quando ele nao quer, nao tem acordo !

ate hj so usava 3 tipos de moscas... agora que o celio me mandou um outro modelo q ate entao nao usara, e que foi muito eficiente, chego a conclusao deq, é preciso testa-las todas p poder classificar quais sao as matadeiras !... querem um exemplo ? alguns pescadores daqui pescam tarpons com jig heads e plugs de meia agua " cada um com sua preferencia ", e meu pai mesmo sendo muito iniciante na pesca com artificiais, tem tido muito sucesso com " borá 10 " do nakamura substituindo a garateia traseira por um ring split unido a um anzol, deixando a isca um pouco mais pesada...

axo que cada ambiente e situação, requer do pescador a criatividade ea malicia para chegar a conclusao da forma correta de " onde e quando arremessar " ea isca correta para aquela situação !...

conclusao ! juntem as moscas feias das fly box de vcs e mandem para o CEP.: 58090-214 / Joao pessoa/PB :ph34r:

aqui testo p vcs... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Voltando à pergunta inicial, eu demoro bastante para trocar de isca. Lembro de um curso no Airuoca com o L F Pinheiro. Estávamos praticando pesca com ninfa sendo levada pela correnteza e emendando linha (downstream e dead drift). Depois de uns 10 arremessos sem piques vem o comentário/crítica/elogio: "VocÊs estão fazendo tudo certo com exceção de ainda não terem trocado de mosca".

Isso remete a uma continuação do tópico, com que mosca você começa a pescar e como a escolheu? Virou pedra ou usou redinha para colher o bichinho? Olhou o rio ou atou a mosca no lider dentro do carro?

Eu, mais por gosto, tenho a tendência de começar com uma seca e, nesse caso, Adams, uma das minhas favoritas. Se mudar para ninfa ponho uma phaisant tail ou uma soft hackle com beadhead. Não funcionou? Emerger - timberline. E tudo meio amarronzado mas sem chegar no bicho preto do Beto Saldanha...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Fui pescar lambaris hoje e troquei de tipo de mosca quatro vezes e uma das vezes foi para testar uma Griffith Gnat, que por sinal funcionou muito bem, mesmo sendo peluda, mas os lambaris estavam imensos.

No mais a pescaria ficou definida com ninfas Pheasant Tail, Parachutes e Humpy.

Todas lindas e maravilhosas. :D

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.