Ir para conteúdo

Pergunta: quão seguidamente vocês trocam de isca numa pescaria?


Jost

Postagens Recomendadas

  • Patrono

Quando pescava com meu avo,ha uns 20 anos atras,certa vez nao conseguia minhocas,entao meu avo em sua sabedoria me disse:"se estiver bom de peixe,nao precisa de muita minhoca,e se tiver ruim,nao adianta ter muita minhoca"

Tento me conter e nao testar todas as iscas da caixa,mas passada a ansiedade,uso umas três ou quatro iscas,mais ou menos como Neumann colocou.Mas,todos que gostam de atar,fazer teste de uma isca faz parte da pescaria,mesmo que seja um monstro aos nossos olhos,além do mais,um monstro pode ser aperfeicoado.

Enfim,se os peixes estiverem comendo,nao precisa trocar a isca e se nao tiver,nao adianta...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você está perdoado filho, em nome do Pai, do Filho e Espírito Santo. Amém. :happy:

Mete "ferro" na boca do tucunarés Vitinho e nos conte como está Juturnaíba. ;)

T+ :)

Troquei de mosca DUAS VEZES... comecei com a Electric Deceiver e peguei 2 logo de cara... ai parou, coloquei um Ep e NADA... na parte da tarde voltei pra Electric e peguei mais 7.

No bait, troquei 4 vezes mas quase não usei de fato... peguei 2 peixes e fui ser feliz com o fly.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Grande Jost,

Muito bacana este tópico.

Li algo parecido a muito tempo atrás (+/- 15 anos), porém a questão era de bait...com o tema "pesca de robalo no mangue, escolha somente uma isca".

Fiquem pensando...os porques das trocas de iscas...

Tenho alguns pré conceitos que sempre sigo...porém estes pré conceitos crio antes da pescaria...com a escolha da isca estudando um pouco o pesqueiro novo etc....

Chego no pesqueiro e uso a isca escolhida...e as suas sub sequentes... também pré eleitas.

Faço isso sempre porém... quando não pega na tal escolhida e, por ventura pega em outra que não estava esperando, bingo, parece que ganhei na loteria.

Bem...este tipo de reflexão sempre nos intriga e nos faz irmos em busca da evolução...mesmo que esta evolução seja em aperfeiçoar o atado daquela isca coringa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Troquei de mosca DUAS VEZES... comecei com a Electric Deceiver e peguei 2 logo de cara... ai parou, coloquei um Ep e NADA... na parte da tarde voltei pra Electric e peguei mais 7.

No bait, troquei 4 vezes mas quase não usei de fato... peguei 2 peixes e fui ser feliz com o fly.

Esse é pescador! :D

Bom saber que estão ativos. :okok:

Pimpollo está aí uma opção para não ficarmos somente nos lambaris. :cool2:

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse é pescador! :D

Bom saber que estão ativos. :okok:

Pimpollo está aí uma opção para não ficarmos somente nos lambaris. :cool2:

T+ :)

Foi bem legal, os bichos estão ativos, porém muitas vezes eles estavam batendo com a cara na isca, sem de fato atacar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nidando, então... quanto eles dão de cara é simplesmente pra espantar o intruso...

Não, não estavam no ninho não. Eram cardumes, até númerosos pro local. Tinha hora que vinham 6, 7 peixes atrás da isca, só jogando ela pro alto. Mas engraçado que só faziam isso com o bait. Com o fly, eles estavam atacando CERTEIRO.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Olá amigos!

Quando pesco em dupla, embarcado, tento sempre começar com uma mosca de ação diferente do parceiro, se ele vai de superfície eu começo com afundativa, e vice e versa. Vamos pescando até obter um padrão, e se ele estiver pegando mais eu troco para uma de ação similar.

Durante a pescaria eu procedo da seguinte forma, se estiver pegando eu mantenho a mesma mosca, e troco muito pouco. Quando troco prefiro manter padrões parecidos. Se não estiver pegando vou trocando até acertar o tipo de ação, profundidade, cor, etc.
Quando esta pegando bem, eu prefiro manter a mosca, conforme mencionei acima, depois de um certo tempo e de ter pego alguns peixes, eu começo a testar moscas novas, moscas que não boto muita fé, tento trabalhos diferentes, etc.
Em relação a beleza das moscas ou não, acredito muito que a beleza não seja o ponto principal para pega peixe, mais sim a similaridade com algum tipo de alimento, ou o trabalho correto desta mosca, ou a apresentação correta ou tudo isso junto e mais um pouco.
Não adianta nada o cara fazer uma mosca linda e não arremessar de forma correta ou não trabalhar de forma correta.
Outra coisa que penso em moscas muito bonitinhas, é mais para os pescadores que não pescam muito, mais querem que suas moscas fiquem o mais perfeitas possíveis.
Vejam o caso do Charlie Smith, criador da Crazy Charlie, ele atou em um anzol os olhos de corrente, uma pena branca pra cá e outra pra lá, com um tufinho de calda que nem sei o que é, e esta isca o consagrou como um grande guia de pesca, e esta mosca é atada até hoje e todo pescador de Bonefish tem delas na caixa.
Veja alguma palavras do Charlie Smith:
“I tie fly to catch fish, and I always tell the shops they tie the flies to catch the fish and the customer”

“It’s because my fly doesn’t look too fancy or too pretty; it always looks rough and I keep it like that. I could make it fancy and pretty but I’m not selling; I just tie and give”
Eu como sou desenhista, pintor, etc, sempre acabo indo pela beleza da mosca, mais nos locais que pesco com maior frequência sempre ato moscas mais simples, que são aquelas que sei que funcionam no local e estas são as moscas que não mostro aqui...rsrsrrsrs...
Quando vou para pescarias diferentes, lugares que nunca fui tento levar sempre belas moscas e uma grande variedade para ver o que esta pegando, mais nunca levei material de atado.
Abraços aos amigos

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigos!

Quando pesco em dupla, embarcado, tento sempre começar com uma mosca de ação diferente do parceiro, se ele vai de superfície eu começo com afundativa, e vice e versa. Vamos pescando até obter um padrão, e se ele estiver pegando mais eu troco para uma de ação similar.

Durante a pescaria eu procedo da seguinte forma, se estiver pegando eu mantenho a mesma mosca, e troco muito pouco. Quando troco prefiro manter padrões parecidos. Se não estiver pegando vou trocando até acertar o tipo de ação, profundidade, cor, etc.

Quando esta pegando bem, eu prefiro manter a mosca, conforme mencionei acima, depois de um certo tempo e de ter pego alguns peixes, eu começo a testar moscas novas, moscas que não boto muita fé, tento trabalhos diferentes, etc.

Em relação a beleza das moscas ou não, acredito muito que a beleza não seja o ponto principal para pega peixe, mais sim a similaridade com algum tipo de alimento, ou o trabalho correto desta mosca, ou a apresentação correta ou tudo isso junto e mais um pouco.

Não adianta nada o cara fazer uma mosca linda e não arremessar de forma correta ou não trabalhar de forma correta.

Outra coisa que penso em moscas muito bonitinhas, é mais para os pescadores que não pescam muito, mais querem que suas moscas fiquem o mais perfeitas possíveis.

Vejam o caso do Charlie Smith, criador da Crazy Charlie, ele atou em um anzol os olhos de corrente, uma pena branca pra cá e outra pra lá, com um tufinho de calda que nem sei o que é, e esta isca o consagrou como um grande guia de pesca, e esta mosca é atada até hoje e todo pescador de Bonefish tem delas na caixa.

Veja alguma palavras do Charlie Smith:

“I tie fly to catch fish, and I always tell the shops they tie the flies to catch the fish and the customer”

“It’s because my fly doesn’t look too fancy or too pretty; it always looks rough and I keep it like that. I could make it fancy and pretty but I’m not selling; I just tie and give”

Eu como sou desenhista, pintor, etc, sempre acabo indo pela beleza da mosca, mais nos locais que pesco com maior frequência sempre ato moscas mais simples, que são aquelas que sei que funcionam no local e estas são as moscas que não mostro aqui...rsrsrrsrs...

Quando vou para pescarias diferentes, lugares que nunca fui tento levar sempre belas moscas e uma grande variedade para ver o que esta pegando, mais nunca levei material de atado.

Abraços aos amigos

Mostra umas feinhas pra gente ai, Marco! kkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Se está dando certo raramente troco, a não ser que queira experimentar algo novo.

Se não está dando certo, nenhuma ação, nenhuma perseguição, sigo trocando até encontrar alguma que dê resultado e volto a não trocar.

Com relação à "beleza" da mosca, acredito sinceramente que mosca feia pega peixe (todas as minhas são horrososas :laugh::laugh::laugh:), mas mudei meus objetivos como aprendiz de atador e também valorizo o acabamento, a prorpocionalidade, etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Eu comecei minhas aventuras de fly indo pescar no Lago Paranoá com 3 caixas de isca lotadas de moscas e mais uma cangalha que torrava o saco de levar.

Hoje (3 anos depois), levo 2 rolinhos de tippet, umas 10 iscas, que caberiam numa caixa de fósforos, um lenyard com forceps e clip... só.

Essas 10 iscas (de uns 3 ou 4 tipos diferentes) são o resultado de 3 anos de pesquisa :laugh:

Nessa pescaria extremamente especializadas a regra é assim: coloca uma ninfa, se não deu troca pra segunda, se não deu troca pra terceira e por último uma seca. Se com nenhuma dessas pegar nada, nada vai pegar tilápia naquela hora no clube ---> vai comprar uma batatinha frita e um guaraná e vai pra sombra esperar o dia passar e ver se elas pegam mais tarde. :dry:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Acho que vai depender muito do local (existe muita variação de pressão? De temperatura? Correntes?) e do peixe (Come sempre no fundo? A oferta de alimentos varia com a época do ano?), se for um lugar cujas condições são bem regulares e o comportamento dos peixes padrão, leva só um bicho preto bem reforçado (pra durar) que resolve! :p

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.