Ir para conteúdo

Tucunarés e Fly não combinam!


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Já achei o problema, é o snap na isca de fly, isto é um sacrilégio, mudou a ação da isca...rsrsrsrsrsrs...

É isso... Este tucuna é do ano passado... Este ano não usei o snap... Isso atrapalhou!!! :p

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Estimado Rusllon, até poderia dizer que em tamanho, no fly fishing a tendência sempre é de entrarem os menores tucunas e de fato pessoalmente ainda não consegui embarcar um tucuna acima dos 2,5 Kg de fly, mas também já perdi vários de tamanhos bastante respetáveis por terem arrebentado o tippet, mas atacaram os streamers com vontade. Tenho um hábito de me desafiar e sempre ando de maluco pescando com tippes desde as 6 Lb até máximo 8 Lb e eis o resultado, quando aparece o grandão, a emoção tem me ganhado. Em fim, esse desafio é parte da diversão.

No mar e como podes ver na foto do meu avatar, peguei esse lindo xaréu de aproximadamente 8 Kg no Pacífico, nas costas do estado de Jalisco no México, usando uma vara 9 wt com um tippet de 8 Lb. A briga demorou uma hora. No final eu estava mais cansado do que o bicho, que retornou a água novamente e espero ainda ande caçando nesse lugar.

Pros tucunarés, a velocidade de recolhimento é básica. Muitas vezes têm preferência pelos movimentos rápidos e outras mais lento, dependendo de como ande o ânimo deles. Com poppers poucas vezes tive sucesso, mas com streamers tipo Lefty Deceivers, nem te falo.

Tem um ditado do Mel Kriegger (QEPD): "quando nada funciona, tenta alguma coisa diferente".

Critatividade e Perseverância.

Abraços e boas pescarias.

Juan

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Tucunaré, no fly, no popper, de tamanho legal...

attachicon.gifimage.jpg

Acidente... Kkkkkkkk

Olha o que eu achei!! aos 1:22 do video tem uma Gringa sofrendo um acidente...rsrs...até mulher pega, kkkkk...brincadeira amigo.

http://www.youtube.com/watch?v=rCJuj3dQttk&feature=player_detailpage'>

Editado por Renato
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Olha o que eu achei!! aos 1:22 do video tem uma Gringa sofrendo um acidente...rsrs...até mulher pega, kkkkk...brincadeira amigo.

Pega... Mulé pega, homem pega, eu pego, vc pega... Não falei que não pega...

Mas se é pra pegar tucunaré de streamer, prefiro ir no bait!

De streamer vou no robalo que nem precisa pegar nada, só de ficar colocando a mosca dentro da paulera já vale o dia....

Tucunaré se não atacar tirando mais de meio corpo pra fora corto a linha! Kkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Pega... Mulé pega, homem pega, eu pego, vc pega... Não falei que não pega...

Mas se é pra pegar tucunaré de streamer, prefiro ir no bait!

De streamer vou no robalo que nem precisa pegar nada, só de ficar colocando a mosca dentro da paulera já vale o dia....

Tucunaré se não atacar tirando mais de meio corpo pra fora corto a linha! Kkkkkkk

Vc falou que não pega os grandes...KKKKK....amigo tó rindo aqui mas concordo com vc em relação ao tamanho sim...quando eu vou pescar com meu parceiro que pesca de bait quase sempre o dele é o maior mesmo,mais quantidade e qualidade é fly com certeza,e quando o peixe tá manhoso e velhaco até o barulho da isca de bait batendo na água atrapalha e muito,mas o negócio é se divertir...abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Nao deixariamos ele menos nervoso se ao inves de escrever: RUSLLON E FLY NAO COMBINAM, nos escrevêcemos: RUSLLON E TUCUNA NAO COMBINAM... fica menos mal ? :ph34r:

so tentei ajudar... :frusty:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Nao deixariamos ele menos nervoso se ao inves de escrever: RUSLLON E FLY NAO COMBINAM, nos escrevêcemos: RUSLLON E TUCUNA NAO COMBINAM... fica menos mal ? :ph34r:

so tentei ajudar... :frusty:

Corrigindo: RUSLLON E PESCA NAO COMBINAM. Já RUSLLON E PDI COMBINAM!!! Vai gostar de PDI assim nos conxinxins da China!!! 50h de pó pra pegar meia dz de peixinhos. AFE!!! Prefiro 24h de vión pra ver Hulas rebolando!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Calma gafanhoto. Tudo bem que as legítimas sejam um pouco avantajadas na largura, mas as i-legítimas que enfeitam as atrações, são beeem longilíneas e rebolam e enfeitiçam o diabo !!! ! :okok::okok:

O teu "mato mega PDI 50h" tem isso tb kkkk ?

dscf0021.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Rusllon,

Só vi esse post agora, então com muito atraso vou responder. Nem ia fazê-lo, pois não gosto de polemicas desnecessárias, mas confesso que não aguentei.

Respeito sua opinião mas...

- Cara, ler um relato desvalorizando o Fly em um site de pesca com mosca ??? Coisa triste de se ver !!!

Imagine um novato lendo isso !!! O sujeito desiste do Fly na hora. Daí, de nada adianta pessoas como o Thiago e outros trabalharem para divulgar o Fly no Brasil, pois todo trabalho escorre pelo ralo.

Não concordo que o Fly só pega peixe pequeno. Nesses casos, talvez falte mais dedicação do pescador ou a utilização de técnicas adequadas.

Concordo totalmente com o Renato, pois peixe mais fácil de se pescar com mosca que o tucunaré não conheço.

Ainda sobre o relato, gostaria de elogiar a bela aventura, repleta de boa vontade, sem frescuras e com lindas fotos.

Abraços,

Marcelo Longo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Marcelo te admiro muito pelos seus PDIs e suas fotos sempre muito boas...

E me desculpe se vc entendeu de outra forma....

- Cara, ler um relato desvalorizando o Fly em um site de pesca com mosca ??? Coisa triste de se ver !!!

Eu não tive nenhuma intenção de desvalorizar o fly não...

E muito pelo contrário acho que o fly é a modalidade de pesca mais prazerosa que pode existir... Um peixe fisgado no fly tem muitissimo mais valor pra mim do que qualquer outro, seja pequeno ou grande, seja um lambari ou um tarpon! O prazer é outro, totalmente inexplicável... Como dizem "com fly é melhor!"

Imagine um novato lendo isso !!! O sujeito desiste do Fly na hora.

Se um novato ler isso e desistir do fly que o faça logo, pois neste caso ele ainda não entendeu o conceito da pescaria esportiva....

Se ele quer ter Tucunão e aos montes vá no mercado! A pescaria esportiva é muito mais que isso... E acho que neste ponto, nossos mestres, Thiago e os demais divulgadores, já instruíram muito bem a todos que se interessam pelo fly... Não tem nada de fácil mas tem muito mais prazer!!!

Não concordo que o Fly só pega peixe pequeno.

Eu também não... Acho que pela apresentação delicada, pela possibilidade de imitação mais fiel do alimento e por alguns outros fatores, algumas espécies são bastante propicias a ter grandes exemplares fisgados no fly.... Mas em particular o Tucunaré, não acho não.... principalmente se for na superfície (modalidade que eu procurei e procuro quando vou em busca desta espécie...)

Um exemplo dos grandes no fly são os salmões (ou trutas, não lembro) gigantes que nossos amigos fisgaram lá no sul do mundo com mosquinhas minusculas.... JR tava nessa...

Então não acho que Fly pega peixe pequeno, acho que está ligado à especie, e que tucunaré grande na superficie não pega bem no fly...

Vc pode até conseguir e vai ser uma grande conquista! Mas se é pra colocar uma linha sinking e ir pro fundo, acho que já perdeu um pouco a graça....

Sinto que muitos aficionados pelo fly tem uma conduta de tratar a modalidade como acima que qualquer coisa... Não vejo por este lado...

E não tenho motivo nenhum pra omitir a minha opinião de que tucunarezão na superficie no fly não combina....

gostaria de elogiar a bela aventura, repleta de boa vontade, sem frescuras e com lindas fotos.

Muito obrigado, vindo de vc que entende do assunto fico mais lisonjeado....

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Marcelo te admiro muito pelos seus PDIs e suas fotos sempre muito boas...

E me desculpe se vc entendeu de outra forma....

Eu não tive nenhuma intenção de desvalorizar o fly não...

E muito pelo contrário acho que o fly é a modalidade de pesca mais prazerosa que pode existir... Um peixe fisgado no fly tem muitissimo mais valor pra mim do que qualquer outro, seja pequeno ou grande, seja um lambari ou um tarpon! O prazer é outro, totalmente inexplicável... Como dizem "com fly é melhor!"

Se um novato ler isso e desistir do fly que o faça logo, pois neste caso ele ainda não entendeu o conceito da pescaria esportiva....

Se ele quer ter Tucunão e aos montes vá no mercado! A pescaria esportiva é muito mais que isso... E acho que neste ponto, nossos mestres, Thiago e os demais divulgadores, já instruíram muito bem a todos que se interessam pelo fly... Não tem nada de fácil mas tem muito mais prazer!!!

Eu também não... Acho que pela apresentação delicada, pela possibilidade de imitação mais fiel do alimento e por alguns outros fatores, algumas espécies são bastante propicias a ter grandes exemplares fisgados no fly.... Mas em particular o Tucunaré, não acho não.... principalmente se for na superfície (modalidade que eu procurei e procuro quando vou em busca desta espécie...)

Um exemplo dos grandes no fly são os salmões (ou trutas, não lembro) gigantes que nossos amigos fisgaram lá no sul do mundo com mosquinhas minusculas.... JR tava nessa...

Então não acho que Fly pega peixe pequeno, acho que está ligado à especie, e que tucunaré grande na superficie não pega bem no fly...

Vc pode até conseguir e vai ser uma grande conquista! Mas se é pra colocar uma linha sinking e ir pro fundo, acho que já perdeu um pouco a graça....

Sinto que muitos aficionados pelo fly tem uma conduta de tratar a modalidade como acima que qualquer coisa... Não vejo por este lado...

E não tenho motivo nenhum pra omitir a minha opinião de que tucunarezão na superficie no fly não combina....

Muito obrigado, vindo de vc que entende do assunto fico mais lisonjeado....

Obrigado!

É isso, gafanhoto, a gente não se entende no assunto dos mega PDIs 24h up de viagem, um prefere percorrer esse trajeto todo pra ficar entre monte de machos lavando louças e devorados por mosquitos carnívoros, enqto eu já prefiro hulas rebolando, mas ao menos no tópico em foco, grandes tucunas no fly, e pegos na "catiguria", na superfície, e não apelando pra sinkings e streamers, assino embaixo em tudo que vc falou. Não tem o menor cabimento pegar monte de tucunas menores de fly de streamers, ou usando sinkings e tals.só pra dizer que pegou monte. Tucuna só é peixe a meu ver tb, enquanto pega um graúdo dando surra surrealística acrobática na isca de superfície, coisas que eles melhor sabem fazer do que qualquer outro peixe de água doce, e nisso, realmente, os popperzinhos de fly, por maior que sejam, não tem o mesmo poder de atração e diversão que as iscas de superfície de bait proporcionam. Mas novamente friso que estamos aqui falando de produtividade no fly de superfície com os tucunas de tamanho acima da média. SOMENTE isso. Muita gente que afirmou que o fly é super produtivo, desvirtuou do tópico citando videos e etc e tal de pescaria de streamers e até mesmo usando linhas afundativas e com tucunas menores. Aí estamos comparando abacaxi com pepino. Não é o assunto deste tópico que o amigo Rusleca levantou. Mas enfim, cada qual tem todo o direito de pescar o que quer e do modo que quer. Se o sujeito acha melhor pegar monte de streamers ou sinkings, é direito dele e o modo dele sentir prazer. Se o outro sujeito prefere pegar só os grandes e assistindo a espetáculos de ataques suicidas e acrobáticas, tb é direito dele e forma dele sentir melhor prazer. E se ele acha que usando bait consegue mais encontros desse naipe, é tb direito dele e modo dele sentir mais prazer. E fim de papo. Morreu o assunto kkkk. Mas ao menos num ponto temos que concordar. O meu mega PDI é melhor que do panela lava louças kkkkkkkk :p:p:p:p:p:p

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Patrono

Este vídeo que o Renato postou esta espetacular,e esta isca que ele usou,pelo que li,tem melhor resultado quando atada em tamanhos grandes do que os pequenos.Um dos pescadores que conheço, que mais tem experiência em pesca na Amzonia com bait,que e o capitão do barco Kalua,diz que a melhor isca pra se pescar os tucuras grandes seja a zara.Esta polidancer e a isca que mais se aproxima das zaras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Patrono

Renato,

Gostei do video. Já usei esta mosca lá na amazonia, porém nunca tive ataques, pois os tucunarés estavam comendo na subsuperficie.

Não tenho dúvidas de que na superficie é espetacular!

Já acertei muitos com poppers.

Mário

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Mosqueiro

Esse ano em Rio Preto da Eva-AM insisti 3 dias só de fly. Acho que peguei uns 4 ou 5 peixes de 1-2kg. E só.

Os tucunas queriam isca grande de hélice.

Era colocar o fly de lado, pegar a tralha de bait que entrava peixe melhor.

O meu maior, foi um de 7kg na hélice.

E só não peguei mais pq insisti muito, mais muito mesmo no fly. E nada!

A galera do grupo arrebentou e saiu Tucuna de 9kg. Todo dia saia peixe acima de 6kg para cada um do grupo. Mas tudo, absolutamente tudo, no bait.

Tem épocas que realmente eles querem barulho, movimento forte e isso só o bait consegue.

Veremos ano que vem.

Abraço

Rick

Editado por Rick Morais
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Russlon, penso de forma parecida com a sua.

Embora eu não seja um pescador de represa por essência, já que prefiro água corrente, pesquei e pesco tucunarés no sudeste, especialmente em Ilha Solteira (rio Paraná), com boa frequência.

Meu tio tem uma propriedade rural na beira da represa, do lado do MS, e eu sempre passava férias por lá, pinchando colheres com meu moliente paoli verde (há quase 40 anos havia pouquíssimas iscas artificiais, carretilhas de perfil baixo nem se fala kkkkk) ou mesmo com pedaços de pano amarradas nos anzóis (tinha muito peixe: era a época de ouro da represa, aquela imediatamente após sua formação).

Depois acabei morando em Ilha, etc., e pescando tucunarés freneticamente tanto de bait quanto de fly.

Pesquei também no Araguaia e represas respectivas na década em 1990, e em Serra da Mesa por volta de 2006.

Por fim, no rio Negro, Amazônia, estive 3 vezes recentemente.

Após tantas pescarias, por volta de 2006 iniciei no fly, e fui pescando tucunas em ambas as modalidades (bait e fly).

Confesso não me lembro de alguma oportunidade em que tenha pegado mais peixe de fly que de bait.

Mesmo depois de passar a pescar meu peixe preferido, que é o dourado, em águas pantaneiras ou correntinhas, exclusivamente no fly (a partir de 2007 só pesco dourados com mosca), quanto aos tucunarés, permaneci dividindo, de forma divertida, entre fly e bait.

Fiz isto simplesmente porque, em primeiro lugar, pesco por prazer, e, se tem algo que dá prazer é ver um tucunaré explodindo numa isca de bait de superfície. Mais do que isso: um popper, ou similar de fly, é extremamente cansativo em lagos (salvo se localizado o cardume...).

Como a pesca de tucunarés em represa é essencialmente exploratória, e como a isca de superfície é inerente a este peixe, acho muito mais produtivo pinchar uma jumping minnow a pinchar um popper de fly.

Obviamente que pesco tucunarés com mosca, especialmente poppers, e a pancada é extraordinária, muito emocionante!!

Tive ótimos resultados em minhas viagens à Amazônia, pegando enormes açus no fly.

Lembro-me que em 2009 o Gregório me deu uns poppers gigantes e eu passei um dia inteiro com eles. Peguei muito açu, inclusive um de 8 kg (um pouco menor que o do avatar, que peguei numa HI TIE também do Le).

Mas era uma dia que eu estava a fim de pescar de fly e ponto, e de popper (ou seja, pescar por prazer).

Digo isto porque, no final do dia, depois de 800 arremessos de popper gigante, a coisa fica um pouco complicada rsrsrsrsrsrsr. E, numa pescaria de 6 dias, creio ser realmente altamente difícil (pra não ser indelicado e falar impossível) pinchar um popper enorme sem parar.

Por mais que eu tente, nas minhas pescarias de dourado em Corrientes e no Pantanal eu não consigo pescar todos os dias de popper. Ultimamente, tenho até usado o Diver que o Maurício Velho ajudou a desenvolver, pois é muito fácil de pinchar e a pancada do dourado é estupenda. Popper mesmo, um ou dois dias. De diver, vão 6 dias tranquilo.

Pesquei no mesmo barco com ótimos pescadores de dourados, citando como exemplo o próprio Maurício, o Logo, o Caio, e, da mesma forma, nenhum deles consegue pinchar de popper a pescaria inteira (e olha que arremessar andinos também cansa, e andino vai a semana inteira se precisar...). São mais novos e mais magros (rsrsrsrs) que eu, mas a pancadaria é muito grande pra qualquer um!

Por tudo isso, acho que, apesar de obviamente o tucunaré ser pego com grande êxito no fly, o bait me parece mais, digamos, harmônico com esse peixe.

Mais harmônico não significa melhor, importa consignar...(aliás, quem de nós estaria autorizado a falar o que é melhor, mais importante ou coisa que o valha?).

Significa mais facilidade de achar o peixe, mais facilidade de pescar vários dias com isca de superfície, mais facilidade de arremessar longe, como é da essência da pesca de tucunarés em lagos (neste post, obviamente, não me refiro aos tucunarés em agua corrente, como há em determinados locais), etc.

Por todos esse motivos, concordo com o que, imagino, tenha sido sua proposta ao postar este tópico.

Sou fanático pela pesca de fly, infinitamente mais de que bait, e minha pescaria preferida é feita exclusivamente com mosca. Mas, quando pesco tucunas, sempre divido com o bait, me divirto muito, e assim vai continuar, porque nada é mais recompensador do que você fazer rigorosamente o QUISER!!!!

Pesque como quiser, pense o que quiser sobre pescaria, e nunca deixe se abrir concessões ao seu prazer.

Um abraço a você e a todos os amigos do MR.

Guilherme

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Guilherme, é isso aí... Negocio é fazer o que quiser!

Quem quer arrastar streamer e pegar tucunaré no fundo.... Divirta-se!

Pra mim! se ele não quer no popper de fly, vai no de bait, vai na helice, no stick... Mas tem que tirar meio corpo d'agua!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guilherme, é isso aí... Negocio é fazer o que quiser!

Quem quer arrastar streamer e pegar tucunaré no fundo.... Divirta-se!

Pra mim! se ele não quer no popper de fly, vai no de bait, vai na helice, no stick... Mas tem que tirar meio corpo d'agua!

Cara !!! Vou te dizer uma coisa. Nuca fale "dessa água não bebo". Porque, depois de 25 anos no FLY tive de mudar muitas vezes de opinião.

Parabéns pelas fotos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.