Ir para conteúdo

Moscas para Barcelos - AM - O que levar?


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Senhores,

Como iniciante no fly, me deparo com algo faltante no forum:

Um topico fixo no topo de cada um desses locais na seção viagens, onde estariam as moscas favoritas do pessoal da casa.

Bom, mas como nesta seção é onde esta me fazendo mais falta e tenho planos de pescar na regiao, gostaria de um apoio da galera para um TOP30 para lá!

Poderiam ajudar esse amigo iniciante e que está com MUITA vontade de engatar um açu?

Ps.: Tenho conjunto #6, #8 e #10 e só quero usar linhas WF ou Sinking-Tip.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

fui para lá anos seguidos e sempre pescando na superfície (de bait), com hélices, zaras e poppers. E sempre fiz ótimas pescarias, com açus entre 5 e mais de 10kg.

Incrivelmente, segundo todos os relatos que chegaram ao meu conhecimento, os bons resultados lá com moscas de superfície são praticamente nulos. A forma mais produtiva de pescar com mosca lá seria com linha full sinking e moscas afundativas. Creio que clousers, andinas e outras com olhos de chumbo sejam as mais adequadas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Oi Alberto,

Eu uso WF F e WF I para pesca na Amazônia. Sinkink tip pode ser bom apesar de ser uma linha meio chata de usar. Tem uma linha da Cortland chamada Tucunaré (WF F) que é excelente para arremessar iscas grandes e volumosas.

Muita gente usa poppers grandes no fly mas eu particularmente prefiro streamers de superfície ou levemente lastreados. Divers também são muito bons para tucunarés.

Anzóis 2/0 e 3/0 são mais que suficientes. Esquece 6/0. Vai ficar tão pesado e ruim de arremessar que vai acabar só pescando de bait. Lembre que vai das centenas de arremessos por dia com uma vara #8 ou #10. Iscas mais fácies de arremessar podem ser muito importantes.

Normalmente uso lider de monofilamento de uma espessura única de 25 a 30 lbs. Leader + tippet mais ou menos do comprimento da vara. Para facilidade coloco um tippet de fluor carbono de mesma resistência do leader para afundar a isca ficando de sub superfície.

Fisgar um açu não é muito difícil, difícil é embarcar com equipamento de mosca. Para mim, tucunaré acima de 5 kg é peixe grande para fly. Com mais de 6, já devo ter fisgado, mas nunca embarquei... Não se impressione se no seu grupo pegarem peixes maiores no bait. Costuma ser assim. Mas se você pegar tucunarés de 5, 6 kg ou mais no fly vai ficar para sempre na sua memória.

Para essa região a vara # 6 é muito leve. A #8 é a que você vai usar na maior parte do tempo e a #10 pode ser interessante se tiver saindo peixes grandes que você não consiga segurar com a #8.

Boa pesca e conta como foi.

abs

Claudio

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Oi Alberto,

Eu uso WF F e WF I para pesca na Amazônia. Sinkink tip pode ser bom apesar de ser uma linha meio chata de usar. Tem uma linha da Cortland chamada Tucunaré (WF F) que é excelente para arremessar iscas grandes e volumosas.

Muita gente usa poppers grandes no fly mas eu particularmente prefiro streamers de superfície ou levemente lastreados. Divers também são muito bons para tucunarés.

Anzóis 2/0 e 3/0 são mais que suficientes. Esquece 6/0. Vai ficar tão pesado e ruim de arremessar que vai acabar só pescando de bait. Lembre que vai das centenas de arremessos por dia com uma vara #8 ou #10. Iscas mais fácies de arremessar podem ser muito importantes.

Normalmente uso lider de monofilamento de uma espessura única de 25 a 30 lbs. Leader + tippet mais ou menos do comprimento da vara. Para facilidade coloco um tippet de fluor carbono de mesma resistência do leader para afundar a isca ficando de sub superfície.

Fisgar um açu não é muito difícil, difícil é embarcar com equipamento de mosca. Para mim, tucunaré acima de 5 kg é peixe grande para fly. Com mais de 6, já devo ter fisgado, mas nunca embarquei... Não se impressione se no seu grupo pegarem peixes maiores no bait. Costuma ser assim. Mas se você pegar tucunarés de 5, 6 kg ou mais no fly vai ficar para sempre na sua memória.

Para essa região a vara # 6 é muito leve. A #8 é a que você vai usar na maior parte do tempo e a #10 pode ser interessante se tiver saindo peixes grandes que você não consiga segurar com a #8.

Boa pesca e conta como foi.

abs

Claudio

Claudio: falou e disse.... concordo em numero, genero e grau mas só quero acrescentar: grandes poppers podem surpreender muitos tucunares e ao pescador.

Um abraço, valeu, ADAUTO.

Obs: só prá não se esquecer: o provavel record nacional de tucunaré no Brasil é dum açu com 10,6 kg mas não me lembro muito dos detalhes mas vi a reportagem numa revista de pesca, provavelmente ocorreu no ano 2010.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Claudio: falou e disse.... concordo em numero, genero e grau mas só quero acrescentar: grandes poppers podem surpreender muitos tucunares e ao pescador.

Um abraço, valeu, ADAUTO.

Obs: só prá não se esquecer: o provavel record nacional de tucunaré no Brasil é dum açu com 10,6 kg mas não me lembro muito dos detalhes mas vi a reportagem numa revista de pesca, provavelmente ocorreu no ano 2010.

O recorde de tucunaré açu já passa dos 12kg.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

O recorde de tucunaré açu já passa dos 12kg.

Vitinho: certo, mas esqueci que eu estava falando em relação ao fly.... eu estava desatento.

Valeu, obrigado, ADAUTO.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Olá Alberto,

Uma isca que funcionou muito bem tanto em Balbina como no Rio Negro foi a seaducer, atada em anzóis pesados (TMC600, p.ex.)

Desde que a parte anterior (palmered hackle) não seja muito densa, é uma isca aerodinâmica e leve - o que facilita o arremesso - e que afunda razoavelmente rápido (o que pode ser importante, dependendo do local de pesca). Além disso, é uma das iscas mais fáceis de atar. A única dificuldade é encontrar penas de tamanho adequado.

As melhores combinações de cores foram vermelho/branco, chartreuse/branca e laranja/amarelo.

Boa sorte,

Salles

Senhores,

Como iniciante no fly, me deparo com algo faltante no forum:

Um topico fixo no topo de cada um desses locais na seção viagens, onde estariam as moscas favoritas do pessoal da casa.

Bom, mas como nesta seção é onde esta me fazendo mais falta e tenho planos de pescar na regiao, gostaria de um apoio da galera para um TOP30 para lá!

Poderiam ajudar esse amigo iniciante e que está com MUITA vontade de engatar um açu?

Ps.: Tenho conjunto #6, #8 e #10 e só quero usar linhas WF ou Sinking-Tip.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Oi Alberto,

Eu uso WF F e WF I para pesca na Amazônia. Sinkink tip pode ser bom apesar de ser uma linha meio chata de usar. Tem uma linha da Cortland chamada Tucunaré (WF F) que é excelente para arremessar iscas grandes e volumosas.

Muita gente usa poppers grandes no fly mas eu particularmente prefiro streamers de superfície ou levemente lastreados. Divers também são muito bons para tucunarés.

Anzóis 2/0 e 3/0 são mais que suficientes. Esquece 6/0. Vai ficar tão pesado e ruim de arremessar que vai acabar só pescando de bait. Lembre que vai das centenas de arremessos por dia com uma vara #8 ou #10. Iscas mais fácies de arremessar podem ser muito importantes.

Normalmente uso lider de monofilamento de uma espessura única de 25 a 30 lbs. Leader + tippet mais ou menos do comprimento da vara. Para facilidade coloco um tippet de fluor carbono de mesma resistência do leader para afundar a isca ficando de sub superfície.

Fisgar um açu não é muito difícil, difícil é embarcar com equipamento de mosca. Para mim, tucunaré acima de 5 kg é peixe grande para fly. Com mais de 6, já devo ter fisgado, mas nunca embarquei... Não se impressione se no seu grupo pegarem peixes maiores no bait. Costuma ser assim. Mas se você pegar tucunarés de 5, 6 kg ou mais no fly vai ficar para sempre na sua memória.

Para essa região a vara # 6 é muito leve. A #8 é a que você vai usar na maior parte do tempo e a #10 pode ser interessante se tiver saindo peixes grandes que você não consiga segurar com a #8.

Boa pesca e conta como foi.

abs

Claudio

Claudio,

Obrigado por toda essa explanação... realmente de grande valia!

Quanto a linha sinking tip, me adaptei muito bem a ela... e até gosto mais que a floating... inclusive foi minha segunda linha e acabo só usando ela (devo ser maluco!)

Não consigo é usar full sinking.

Mais uma vez, obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vitinho: certo, mas esqueci que eu estava falando em relação ao fly.... eu estava desatento.

Valeu, obrigado, ADAUTO.

Beleza, entendi... Agora só pra ilustrar... Ele já passa dos 13KG... Verifiquei pra ter certeza, 29lb 04oz ou 13,190kg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Amigo ai vai minhas impressões da minha ida por lá. O que já foi dito não vou repetir.

Cores mais efetivas, amarelo, verde, branco, vermelho e laranja. E suas combinações é claro. Brilho, muito brilho isso é fundamental. Usei anzol 1/0 e 2/0. Nada de iscas gigantescas de 20 cm, usei iscas de no máximo 15 cm e pesquei muito bem. Iscas de pouco volume de material, que tenham um nado mais leve foram melhores para mim. Explicação fornecida pelo Scotti, a alimentação do tucunaré são peixinhos rápidos e ligeiros.

A linha que melhor deu resultados foi uma intermediária.

Quanto a modelos EP's, seaducer, wooly, andinos e uma que não to me recordando o nome agora.

Espero ter ajudado, qualquer coisa é só falar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Fala Alberto,

Quando estive la o rio estava razoavelmente alto e ainda assim nao vi necessidade de pescar com linha sinking...O fly que mais pegou peixe foi a Seaducer toda branca com colar vermelho, mas tenho certeza que iscas sinteticas funcionam muito bem, mas nesta epoca eu ainda nao usava muito delas. TOP 30 'e muita coisa, procure TOP 5 e ira ficar com tiros mais certeiros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Amigo ai vai minhas impressões da minha ida por lá. O que já foi dito não vou repetir.

Cores mais efetivas, amarelo, verde, branco, vermelho e laranja. E suas combinações é claro. Brilho, muito brilho isso é fundamental. Usei anzol 1/0 e 2/0. Nada de iscas gigantescas de 20 cm, usei iscas de no máximo 15 cm e pesquei muito bem. Iscas de pouco volume de material, que tenham um nado mais leve foram melhores para mim. Explicação fornecida pelo Scotti, a alimentação do tucunaré são peixinhos rápidos e ligeiros.

A linha que melhor deu resultados foi uma intermediária.

Quanto a modelos EP's, seaducer, wooly, andinos e uma que não to me recordando o nome agora.

Espero ter ajudado, qualquer coisa é só falar

Já ajudou mais um bocado, amigo!

Acho que já nao restam quase duvidas... agora é mais pelo gosto e resultados do pessoal mesmo.

Muito bom.

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Fala Alberto,

Quando estive la o rio estava razoavelmente alto e ainda assim nao vi necessidade de pescar com linha sinking...O fly que mais pegou peixe foi a Seaducer toda branca com colar vermelho, mas tenho certeza que iscas sinteticas funcionam muito bem, mas nesta epoca eu ainda nao usava muito delas. TOP 30 'e muita coisa, procure TOP 5 e ira ficar com tiros mais certeiros.

Opa, Brunao!

Essa ai, realmente, nao pode faltar! Mas ainda nem tentei ata-las rsrsrs

Quanto ao TOP30, é por conta das opiniões divergentes do pessoal que resultariam em uma 30 diferentes, onde escolheria umas 10 pra atar e levar, dentre, principalmente, as que eu conseguisse fazer. rsrs

Abraço Amigo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Opa, Brunao!

Essa ai, realmente, nao pode faltar! Mas ainda nem tentei ata-las rsrsrs

Quanto ao TOP30, é por conta das opiniões divergentes do pessoal que resultariam em uma 30 diferentes, onde escolheria umas 10 pra atar e levar, dentre, principalmente, as que eu conseguisse fazer. rsrs

Abraço Amigo!

Tinha um fly muito produtivo tambem que o Scott atava com pelo de Yak que era um longo streamer 3D com mais de um palmo de comprimento e a tecnica parecida com a usada no bait fly de EP. Mas a receita e' so com ele mesmo rsrsrsrsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Mosqueiro

Voltei de Rio Preto da Eva-AM no final de semana passado.

Sairam peixes vários peixes de 6-9kg. Todos do grupo pegaram seus troféus.

Nenhum acima de 4kg no Fly.

As hélices estraçalharam por lá.

O Zenizir do programa Pesca Amazonia pescou novamente conosco e este ano levou uma novidade.

Uma isca de hélice pra fly que é fácil de arremessar com vara #10 e linha Outbound Short.

Pesquei quase que exclusivamente com essa isca.

Vou tirar uma foto e postar aqui pra vcs verem como é. Basicamente é uma cabeça de isopor com um rabo de arame rígido e uma pequena hélice na traseira.

Tive bons resultados, mas não veio o grandão que eu tanto queria.

Acabei pegando um de 7kg no bait usando hélice.

Levei linha Outbound sinking tip e tive resultado quando encontrávamos um cardume. Era arremessar no meio da batedeira, deixar afundar um pouco e engatar.

Ano que vem, vou insistir de novo no Fly.

Em 2014 estavamos pensando em ir pra Barcelos, mas depois dessa temporada, fica dificil trocar de Rio Preto da Eva por qualquer destino. Tanto pelo custo, quanto pelo benefício.

Pescamos a semana toda praticamente sozinhos no rio.

Editado por Rick Morais
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Pesquei varios peixes no poper,nada maior que 4Kg,mas a minha espectativa se cumpriu.Ja sabia que seria isso que me esperava,e se viesse algo maior,seria surpresa.Não deixaria de levar alguns popers novamente,e usaria em situações e locais específicos,como locais onde esteja vendo peixes caçando e locais de pouca profundidade.

Sem duvida que estrimers grandes podem trazer bons resultados e se as condição de pesca estiverem dificeis,tem que tentar tudo.Linha sinking se for preciso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Voltei de Rio Preto da Eva-AM no final de semana passado.

Sairam peixes vários peixes de 6-9kg. Todos do grupo pegaram seus troféus.

Nenhum acima de 4kg no Fly.

As hélices estraçalharam por lá.

O Zenizir do programa Pesca Amazonia pescou novamente conosco e este ano levou uma novidade.

Uma isca de hélice pra fly que é fácil de arremessar com vara #10 e linha Outbound Short.

Pesquei quase que exclusivamente com essa isca.

Vou tirar uma foto e postar aqui pra vcs verem como é. Basicamente é uma cabeça de isopor com um rabo de arame rígido e uma pequena hélice na traseira.

Tive bons resultados, mas não veio o grandão que eu tanto queria.

Acabei pegando um de 7kg no bait usando hélice.

Levei linha Outbound sinking tip e tive resultado quando encontrávamos um cardume. Era arremessar no meio da batedeira, deixar afundar um pouco e engatar.

Ano que vem, vou insistir de novo no Fly.

Em 2014 estavamos pensando em ir pra Barcelos, mas depois dessa temporada, fica dificil trocar de Rio Preto da Eva por qualquer destino. Tanto pelo custo, quanto pelo benefício.

Pescamos a semana toda praticamente sozinhos no rio.

Rick....

to pensando passar ums dias em Manaus este ano e pescar por perto....qual estrutura onde foram hospedados no Rio Preto da Eva ...??

Obrigado. Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Minhas pescarias por aqui (Balbina, Uatumã e arredores), é sempre de #6 as vezes #7 com streamers de 15cm ou maiores, atados em anzóis 1/0 e 2/0 linha sink tip 250 graim.

Para os lados do Alto Rio Negro (Rios Cuiuni, Unini, etc.) eu pesco de #8, tentei usar varas mais pesadas mas meu braço não aguenta mais de 2 dias, assim só pesco de #8, com linha sink tip de 300 a 350 graim.

Os leaders podem ser simples, eu uso fluorocarbon de 50lbs para qualquer enrosco.

As iscas, são streamers, quanto mais longas (20-25 cm) melhor...

As cores que eu uso são branca com cabeça vermelha, a Melancia (branca com dorso vermelho e cabeça vermelha) e algumas escuras, verde escuras e até pretas.

Na verdade depende um pouco da claridade ou do tempo nublado.

Gosto ainda de colocar muitos brilhos nas iscas, como se fosse as linhas laterais dos peixinhos...

Na maioria dos rios, os tucunarés costumam se alimentar de peixinhos (piabas, aracus, jaraquis) pequenos, parecidos com os lambaris, mas também de acarás, inclusive o acará-açu que é de um marrom bem escuro, daí por que eu uso iscas escuras em alguns lugares.

O gosto pelo vermelho também é por que quando em fuga, os peixinhos costumam movimentar a cabeça e deixar à mostra as guelras, assim, imagino que isso possa também atrair os tucunas, mas veja EU IMAGINO...

Tive muitas boas pescarias com estas técnicas e esses achismos, assim, continuo com eles....

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Mosqueiro

Eu não deixaria de levar umas moscas tipo Hi-Tie.

Fáceis de atar, leves para castear, afundam rápido e o tucunarés adoram.

Um abração,

Matheus

28lf7dx.jpg

Na minha opinião, a HI-TI é o melhor streamer pra levar pra região do Negro, exatamente pelas considerações do Matheus.

Acho também que uma vara #8 bem rápida dá conta do recado tranquilamente.

Na equação: tamanho médio dos peixes + prazer de pescar + cansaço a resultante pra mim é cara #8 rápida.

Se for usar popper, que faça muito barulho.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.