Ir para conteúdo

Arremessando com a varinha switch


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Longe ainda de ter dominado as tecnicas, mas certamente curtindo muito a varinha que comprei antes de ir pro Mexico. Em comparacao com o Spey, achei a switch mais versatil e mais gostosa de arremessar. Para BC ainda iria com a minha Spey GLoomis 13ft #7 weight, pois o poder de fogo e' maior, mas para os rios daqui de Ontario achei mais apropriado a switch. Botei um videozinho do meu treino. Recomendaria uma #7 para quem quiser usar no surf, apesar de no Mexico a varinha #6 ter se comportado bem!

http://www.youtube.com/watch?v=1GcNlNzZLOg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Sensacional ver o amigo Brunão chegar ao topo dos arremessos deste que eu vi o amigo no principio do treinamento comigo no aterro do Flamengo que foi a partida o que ele é agora chegou ao nível acima com estilo de Canadense, muito bom de saber que cada dia de pesca e tempo o Bruno esta ficando ferra nas pescarias e nos arremessos, é assim que um grande pescador como o Bruna pega experiências e habilidades que poucos pescadores tem, amigo você esta de Parabéns, gosto de ver as suas pescarias sabe porque cada uma pescaria fico vendo que esta aprendendo muito bem fora as aventuras da pesca. :bs-aplauder::okok::bs-aplauder::okok::bs-aplauder:

Abraços e vai em frente que encima as moscas estão voando.

Editado por Marcelo R. S.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Sensacional ver o amigo Brunão chegar ao topo dos arremessos deste que eu vi o amigo no principio do treinamento comigo no aterro do Flamengo que foi a partida o que ele é agora chegou ao nível acima com estilo de Canadense, muito bom de saber que cada dia de pesca e tempo o Bruno esta ficando ferra nas pescarias e nos arremessos, é assim que um grande pescador como o Bruna pega experiências e habilidades que poucos pescadores tem, amigo você esta de Parabéns, gosto de ver as suas pescarias sabe porque cada uma pescaria fico vendo que esta aprendendo muito bem fora as aventuras da pesca. :bs-aplauder::okok::bs-aplauder::okok::bs-aplauder:

Abraços e vai em frente que encima as moscas estão voando.

Valeu, Marcelo, obrigado pelas palavras! Fim de ano devo ir ao Brasil, vamos tentar combinar uma pescaria por ai. Abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Valeu Jamanta! Para o back cast, especialmente para o false cast, ainda achei a switch menos confortavel que uma single, mas provavelmente se deve ao fato de eu estar usando uma linha switch com sinking polyleader tip. Vou testar so com a linha floating sem polyleader, ou talvez ate compre uma linha floating tradicional e teste pra ver no que da. Mas pra dar um tirao pra traz e um pra frente funciona que 'e uma beleza! 75 pes vao facil, facil. Imagino uma #7 no surf!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

É isto aí mesmo, para linhas intermediate e sinking voce vai ter que aproximar, rolar e tirar para o back cast muito rapido.... mas o tiro é um troço. segura a linha so com o mindinho, quando sentir carregando é só empurrar. pode amarrar uma bigorna na ponta que manda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

pode amarrar uma bigorna na ponta que manda

Essa era minha dúvida.

Os arremessos são longos, perfeitos e parece que flui sem muito esforço. Porém sempre vejo (na net é claro) o pessoal pescando salmão, steelhead, e afins. Sabemos que nesse tipo de pescaria as moscas são pequenas e apesar de lastreadas, com pouco volume.

Queria saber se esse troço mandaria um andino lastreado e volumoso 4/0. Manda?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Belos arremessos Bruno, parabéns !

Mauricio,

Vou experimentar um Andino na 8, 10 e 13 de mão dupla para ver o que sai.

Uma linha 9 Rio Redfish(cerca de 250 grains) para nossas varas de mão simples, não tem peso suficiente para desancorar a Andino usada lá no Tsimame.

Nossa linha #8 para mão dupla começa com 450 grains, acho que uma vara 8 mão dupla já deve desancorar, nossa vara #8 lança até uns 650 grains, se a vara 8 não for suficiente a 10 ou 13 deve ser, nunca experimentei....

Uma vez, achando o perfil e peso da linha, deve ficar legal usar uma Andino hahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Valeu Jamanta! Para o back cast, especialmente para o false cast, ainda achei a switch menos confortavel que uma single, mas provavelmente se deve ao fato de eu estar usando uma linha switch com sinking polyleader tip. Vou testar so com a linha floating sem polyleader, ou talvez ate compre uma linha floating tradicional e teste pra ver no que da. Mas pra dar um tirao pra traz e um pra frente funciona que 'e uma beleza! 75 pes vao facil, facil. Imagino uma #7 no surf!

Brother,

Particularmente, eu não sou fã de switch rods, quando a pesca é propicia para DH, uso as de 13 a 15 pés.

Em minhas pescarias a Switch não me agrada no trabalho das DH nem das SH, é o preço que se tem em "ficar em cima do muro" hahaha

Nunca pesquei ai no Canadá, nem pesquei steelhead, talvez mude de idéia sobre as switch quando pescar hahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Belos arremessos Bruno, parabéns !

Mauricio,

Vou experimentar um Andino na 8, 10 e 13 de mão dupla para ver o que sai.

Uma linha 9 Rio Redfish(cerca de 250 grains) para nossas varas de mão simples, não tem peso suficiente para desancorar a Andino usada lá no Tsimame.

Nossa linha #8 para mão dupla começa com 450 grains, acho que uma vara 8 mão dupla já deve desancorar, nossa vara #8 lança até uns 650 grains, se a vara 8 não for suficiente a 10 ou 13 deve ser, nunca experimentei....

Uma vez, achando o perfil e peso da linha, deve ficar legal usar uma Andino hahaha

Bacana Gerson. Faz o teste e conta como foi.

A respeito dos andinos, ainda não entendi como vocês tiveram tanta dificuldade para pescar com essa mosca. Para pescar dourados uso somente equipo #8 e mando moscas grandes (grandes mesmo) com relativa tranquilidade e olha que não uso as outbonds da vida. A única vez que pesquei dourados com vara #10 foi em La Zona, mais por causa da linha (precisava de linha pesada para afundar bem) do que da mosca. Inclusive esse ano na Bolivia pesquei com uma Winston GVX #6 com andinos atados no 600 SP 1/0 e foi tranquilo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Mauricio

Eu uso uma switch #9 para 500 a 700 grains, ela tira os andinos, aliás, com 500 grains até um cachorro voce manda.

Mas eu acho que se perde em precisão, e o trambolho é dificil de manejar, fazer correções, etc.

Pescar dourados por exemplo, que voce tem que botar abaixo das arvores tem que treinar bastante, mas bastante mesmo. Coisa que a vara mais curta e mais rapida se faz mais facil.

Mas para tiro longos, com iscas pesadas, eu consideraria uma boa opção.

É sempre minha vara de apoio, nunca a principal. Eu tenho tendinite, assim eu primeiro mudo de mão, uso a esquerda, e depois, quando detonou as duas, eu passo para o switch.

Não é minha praia, voces sabem, apenas to passando minha parca experiencia.

Abc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Nunca pesquei uma andino, mas ha poucas moscas que uma cabeca Skagit acima de 500g nao arremesse! Voltando ao assunto Spey vs Switch. Eu comecei com uma Gloomis Versa Spey 13ft #7/8 weight 500g e, apesar de ter adorado a capacidade de "escanear" agua com essa vara, e o poder de arremesso de uma vara Spey, pra maioria das pescarias aqui de Ontario ela e' um pouco pesada. Para BC eu achei perfeita! Mas aqui em Ontario o Steelhead nao atinge as mesmas proporcoes, os rios sao menores, e o espaco por pescador menor tambem. Dai eu comprei a switch Sage Z-Axis 11 ft #6 weight e acheia capacidade de arremesso bem menor, mas para os rios daqui esta perfeito, posso fazer desde pescaria de Smallmouth Bass ate Steelhead na grande maioria das situacoes daqui. Pescar um dia inteiro com uma vara Spey puxa do seu tromboide, dai achei a switch mais confortavel, mas exige mais movimento dos bracos e das maos para fazer o loop, pois nao tem o mesmo espaco de grip que uma vara Spey que requer menos movimento para formar o loop. Mas novamente, raras sao as situacoes aqui em que eu preciso arremessar longe, e muitas sao as vezes com pouco espaco para backcast. Dai a switch 'e perfeita!

Gerson, obrigado pelo elogio, apesar de nao conhece-lo pessoalmente, sua reputacao como arremessador e' otima, e considerarei isso um grande incentivo para continuar treinando ate dominar melhor essa bela arte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Bacana Gerson. Faz o teste e conta como foi.

A respeito dos andinos, ainda não entendi como vocês tiveram tanta dificuldade para pescar com essa mosca. Para pescar dourados uso somente equipo #8 e mando moscas grandes (grandes mesmo) com relativa tranquilidade e olha que não uso as outbonds da vida. A única vez que pesquei dourados com vara #10 foi em La Zona, mais por causa da linha (precisava de linha pesada para afundar bem) do que da mosca. Inclusive esse ano na Bolivia pesquei com uma Winston GVX #6 com andinos atados no 600 SP 1/0 e foi tranquilo.

Mauricio,

Estamos acostumados a um ritual (roll cast para secar a isca, back cast e shoot) quando foge disto, incomoda um pouco, a andino que usamos começa a sair da agua com linha 10 ou 11(não experimentei) eu particularmente estou mais familiarizado com o tamanho exagerado das iscas sul-americanas em relação ao peso de linha recomendado, mas os japas são tradicionais, obviamente que podemos lançar a andino 30m(trinta metros) mas não dentro do padrão que estamos acostumados a pescar. Mas foi bom para exercitar mudar os hábitos hahahah

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Nunca pesquei uma andino, mas ha poucas moscas que uma cabeca Skagit acima de 500g nao arremesse! Voltando ao assunto Spey vs Switch. Eu comecei com uma Gloomis Versa Spey 13ft #7/8 weight 500g e, apesar de ter adorado a capacidade de "escanear" agua com essa vara, e o poder de arremesso de uma vara Spey, pra maioria das pescarias aqui de Ontario ela e' um pouco pesada. Para BC eu achei perfeita! Mas aqui em Ontario o Steelhead nao atinge as mesmas proporcoes, os rios sao menores, e o espaco por pescador menor tambem. Dai eu comprei a switch Sage Z-Axis 11 ft #6 weight e acheia capacidade de arremesso bem menor, mas para os rios daqui esta perfeito, posso fazer desde pescaria de Smallmouth Bass ate Steelhead na grande maioria das situacoes daqui. Pescar um dia inteiro com uma vara Spey puxa do seu tromboide, dai achei a switch mais confortavel, mas exige mais movimento dos bracos e das maos para fazer o loop, pois nao tem o mesmo espaco de grip que uma vara Spey que requer menos movimento para formar o loop. Mas novamente, raras sao as situacoes aqui em que eu preciso arremessar longe, e muitas sao as vezes com pouco espaco para backcast. Dai a switch 'e perfeita!

Gerson, obrigado pelo elogio, apesar de nao conhece-lo pessoalmente, sua reputacao como arremessador e' otima, e considerarei isso um grande incentivo para continuar treinando ate dominar melhor essa bela arte!

Bruno,

Você já esta dominando a arte! Se me permite uma sugestão de treino, diria para exercitar as formação de V loop no switch (use um leader 1.5x tamanho da vara e pise em cima da mosca simulando sua ancora e fique formando os V loops ) para grandes distancias (Minha técnica shooting spey é uma variação do perry poke que tb uso na situação de switch cast)

Nas mudanças de direção eu treino snake no lugar do double spey lançando a isca a minha esquerda e Snap T no lugar do single spey lançando a isca a minha frente (treino sempre mudando de direção num anglo de 90 graus) e vice-versa, no Snap T sempre tento manter meu leader +/- direcionado para o local que vou lançar assim, meu stroke final (shoot) acontece naquele milésimo de segundo em que fica apenas o leader ancorado apontado para o alvo.

Estamos precisando de mais adaptos a esta arte, estou tentando plantar a sementinha em alguns amigos aqui mas nossas condições de pesca não é muito propicia para as DH, aqui só usei na Restinga de Marambaia (overhead cast) Kensuke e o mestre Paulo Cesar até que se interessaram, mas o Mestre esta envolvido com dança e o Panela do Kensuke é baiteiro...

Assim que formar uma turminha aqui, vou tentar ir ai na sua terra atrás dos steelheads hahahah

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Bruno,

Você já esta dominando a arte! Se me permite uma sugestão de treino, diria para exercitar as formação de V loop no switch (use um leader 1.5x tamanho da vara e pise em cima da mosca simulando sua ancora e fique formando os V loops ) para grandes distancias (Minha técnica shooting spey é uma variação do perry poke que tb uso na situação de switch cast)

Nas mudanças de direção eu treino snake no lugar do double spey lançando a isca a minha esquerda e Snap T no lugar do single spey lançando a isca a minha frente (treino sempre mudando de direção num anglo de 90 graus) e vice-versa, no Snap T sempre tento manter meu leader +/- direcionado para o local que vou lançar assim, meu stroke final (shoot) acontece naquele milésimo de segundo em que fica apenas o leader ancorado apontado para o alvo.

Estamos precisando de mais adaptos a esta arte, estou tentando plantar a sementinha em alguns amigos aqui mas nossas condições de pesca não é muito propicia para as DH, aqui só usei na Restinga de Marambaia (overhead cast) Kensuke e o mestre Paulo Cesar até que se interessaram, mas o Mestre esta envolvido com dança e o Panela do Kensuke é baiteiro...

Assim que formar uma turminha aqui, vou tentar ir ai na sua terra atrás dos steelheads hahahah

Valeu, Gerson, preciosas dicas!

Nao sei se chegou a ler meu relato de Steelhead em BC (dividido em tres partes)... Foi la que fiz minha primeira viagem "Double Handed only". Sem varas single, sem ninfas, sem strike indicator, so no swing! BC 'e um paraiso, mas altamente regulamentado, tem que planejar bastante e o pessoal tem que entender o feeling da pescaria, qualidade e nao quantidade. Se pegar mais peixe 'e lucro, claro. Qualquer coisa tamos ai, um grande abraco!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Show de bola Bruno!

Tá fera mesmo, gostei de ver a execução do Snap T / Double Spey. :bs-aplauder: :bs-aplauder: :bs-aplauder:

Grande Abraço ;)

Valeu, Andre! Apesar de parecer simples, na minha opiniao o Single Spey e' mais dificil de acertar do que o Snap T, pois nao se tem a tracao da linha na agua ajudando. Na Escocia arremessos que onde se forma o loop na agua sao considerados pouco nobres. Nos EUA sao extremamente populares...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Pode ser mais difícil e desafiador, mas o Snap T é mais bonito de se ver. :p

Nossa mas que preconceito hein! :huh:

Pois 'e rsrsrs Importante lembrar que eu nao compartilho dessa ideia de que um arremesso 'e menos nobre que outro e uso qualquer um que seja adequado `as condicoes. O preconceito veio em parte por acreditar-se que o arremesso ancorado na agua 'e muito barulhento e espanta o peixe, o que tambem depende das condicoes. Mas acho que o preconceito na verdade 'e pelo fato da tecnica ser efetiva rsrsrsrs. Feliz mesmo e' o pescador que nao tem preconceito algum, mas isso 'e um estado mental muito raro de se conseguir rsrsrsrs Eu confesso que quando vejo alguem pescando ova de salmao pra Steelhead tenho muita dificuldade de relaxar rssrsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Parabens Bruno esta mandando bem, quando quizer aparecer aqui pelo Michigan pra pescar Steel Head e so falar!!!!!

Poxa, valeu! O mesmo se aplica se quiser vir pescar aqui em Southern Ontario. Num raio de 1 `a 2hrs de carro ha algumas boas opcoes por aqui, mas sempre crowd no pico da estacao (salvo excessoes). Quais os rios que costuma pescar em Michigan? Nao convida nao que eu vou rsrsrs, pois trabalho na Delta e de aviao fica bem perto!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Bruno, vi só agora... mandou muuito bem. Belo arremesso, belo vídeo e bela trilha sonora, o velho Ludwig, nona, segundo movimento...

Com certeza Newman, nao fosse o Ludwig os arremessos pareceriam bem piores rsrsrsrsr

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.