Ir para conteúdo

Pelos e penas alternativos


Postagens Recomendadas

  • Patrono

O papo sobre bicho achado na estrada estava bom lá no outro topico que achei legal abrir este post para ouvir as dicas dos amigos.

O que voces tem a dar de dicas sobre penas e pelos de bichos nossos, para agente usar substituindo o que é mandado vir de fora.

Largo na frente dizendo que a pardiz, que seguindo agente acha atropada na estradam tem penas fantasticas para soft hackle.

Abc

JAMANTA

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Vou direto no Zoo com meus filhos pequenos. Basicamente a função deles, a fim de pagar o imenso custo do passeio, é coletar o maior número de penas que encontrarem e geralmente saímos com uma sacola cheia.

Já acharam excelentes penas de mutum-cavalo, urubu, águia, urubu-rei, garça, cisne e ganso (biot).

As penas pretas de mutum e urubu são de primeira para ninfas pretas e substituem perfeitamente o faisão pra fazer os "bichos pretos", como a eles se refere o Beto Saldanha.

Apenas à guisa de epidemiologia, lá na patagônia eu lavei as penas do carcará morto que encontrei na beira da estrada com água quente e detergente. Depois preparei uma solução de álcool 70%, as deixei imersas por um tempo e, por fim, as sequei dentro de um envelope de papel pardo no sol. Perderam o cheiro e ficaram esterilizadas no processo. Acho que vale a dica, afinal se o cara encontrar uma road-kill pelo caminho, pode estar transportando uma série de patógenos hardcore.

Enfim, ideias :)

Abração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Eu estive num hotel fazenda e, na fazendinha, onde os tios levam as crianças para ver os animais, tiram leite da vaca etc., achei um rabo de carneiro cortado. Lavei bem, sequei e tenho usado em moscas secas. É muito melhor que o calf tail comprado, pois esse que achei é de um filhote. É bem menor, claro, mas as fibras são bem mais finas e por isso podem ser melhor aproveitadas em postes e asas e ainda dão um acabamento melhor.

Já catei algumas boas penas tb

Outro dia, pescando com os meus filhos e o Beto Saldanha no rio Macaé, vimos um galo com lindíssimas penas badger em seu peito. Estava numa fazenda junto com suas galinhas :p , mas parecia um saco de penas de galo genético da whiting farms :p

Editado por Celio
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Olha por aqui eu faço o seguinte....

Vou na casa agrícola, compro um ou 2 garnizés....largo na minha avó junto com os

faisões que ela cria. Dale ração neles, qdo ela tá a fim de uma sopa ela degola eles,

e eu fico com o pijama. Aqui na minha cidade custa 10pilinha o bicho.......

Agradeço se alguem conheçer um método simples pra secar o couro do scalpo....

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Amigo Jamanta, amigos lá nos EUA os matérias que tem penas e pelos são selecionados e tem um tratamento que poucos aqui no Brasil sabem como fazer, aonde nos vamos para não respeita ate o animais mortos, o meu medo é nas estradas os animas sejam atropelados de proposito para tirar a pena ou pelo. :ohmy:

Editado por Marcelo R. S.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Já fui criador de aves ornamentais, tive 68 raças de galinhas, 19 de faisões e 8 de patos e marrecas selvagens. A melhor maneira de tratar o couro com as penas é retirar o couro todo da ave com as penas, retirando bem a gordura com um bisturi, depois seca bem a pele com papel toalha e estaqueia o couro com as penas viradas para baixo em um papelão grosso. Passa uma camada bem generosa de alumen ( comprado em casas de produtos químicos para laboratório) e deixa secar a sombra. Quanto mais limpo se deixar o couro, mais rápido ele seca. Leva uns 15 a 20 dias para ficar pronto. Daí é só retirar o alumen e guardar em um saco com uma pedrinha de naftalina.

Outra coisa, ao se achar animais silvestres mortos na estrada, cuidado em coletar eles e transportá-los no carro, pois se tiver que parar por acaso em alguma revista, pode-se ter problemas com polícia e outras fiscalizações pois podem não acreditar que o animal foi encontrado morto. Falo isso pois como eu trabalhava na Universidade fazendo coletas, sei bem o transtorno e a papelada que envolve para se transportar animais silvestres, tanto mortos como vivos.

Espero ter ajudado! Abração a todos!

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Outra coisa, ao se achar animais silvestres mortos na estrada, cuidado em coletar eles e transportá-los no carro, pois se tiver que parar por acaso em alguma revista, pode-se ter problemas com polícia e outras fiscalizações pois podem não acreditar que o animal foi encontrado morto. Falo isso pois como eu trabalhava na Universidade fazendo coletas, sei bem o transtorno e a papelada que envolve para se transportar animais silvestres, tanto mortos como vivos.

Excelente dica Jorge... depois da Lei da Natureza, há que se ter muito cuidado com isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Freqüento um site americano de atado que tem um bando de gente atando com pêlos e penas de animais domésticos.

Eles chamam de Pet Hair Fly, tem mosca feita com pelo de tudo que é bicho: gato, cachorro, porco, marmota, ferret, até hamster! :wacko: Das aves idem, tem isca feita com pena de arara, águia, corvo, todo tipo de ave doméstica.

Minha enteada é louca por bichos, na casa dela tem um Golden Retriever, um Labrador e um vira-latas e coelhos também. Minha cunhada tem uma criação de Chow-Chows.

Acho que estou dando bobeira! :laugh::laugh::laugh:

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Rodrigo, eu e o Fausto tivemos em mãos um TAPETE de deer hair em mãos na patagônia... deveria ter tipo 1,40m por 1,60m no mínimo. Custava 700 dólares... quaaaaaase compramos pra picar e vender HAHA :laugh:

André, o João Leite tem um cachorro chamado Monet em casa... tem um diacho de ninfa que ele faz com o pelo do dito (dourado igual retreaver) que em alguns dias é a ´[unica coisa que pega no pesque-pague :laugh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Coitado dos bichos, se eu tivesse coragem de tirar uma pele tiraria de humanos para atar moscas especiais. :p

Mais cada cabeça tem sentença que merece.

Editado por Marcelo R. S.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Rodrigo, eu e o Fausto tivemos em mãos um TAPETE de deer hair em mãos na patagônia... deveria ter tipo 1,40m por 1,60m no mínimo. Custava 700 dólares... quaaaaaase compramos pra picar e vender HAHA :laugh:

André, o João Leite tem um cachorro chamado Monet em casa... tem um diacho de ninfa que ele faz com o pelo do dito (dourado igual retreaver) que em alguns dias é a ´[unica coisa que pega no pesque-pague :laugh:

Lembrei com essa história do vídeo:

Atenção em 2:22!!!

Editado por Artur
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Duas vezes minha mana esqueceu de reservar-me os restos da tosa do Luck ( seu querido Podle branco)....

As dicas do Jorge respondem minha pergunta relativa no ffb, pra qdo visitar parentes na longíngua terra natal, ou mais motivação pra passear pela zona rural ;) . Não seria eu a sacrificar o bichinho ou tirar-lhe o Scalpo/Capa; mas vem aumentando minha vontade de comer um cozido de galo, trazendo sua "roupa de festa" como lembrança :p

Legal também as dicas de higienização do Jost ( copiadas), e que vídeo! O postado pelo Artur...

Excelente tópico! :ok:

Editado por Ilza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Olá amigos!

Aqui em SP na 25 de março, vendem aquelas estolas de marabou, avestruz e chinchila(penas de galo), e nas lojas de fantasias podem sem encontrado penas de faisão, pavão e marabou solto com nome de mãozinha e mão gorda, todas são muito boas, a não ser a estola de marabou que dá muito trabalho de desmanchar e retirar as penas para uso.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Marco,

Segundo informei nalgumas destas lojas, estes supostos Marabous seriam "penas escovadas" para se assemelharem aos 1ºs. Não sei com que qualidade apresentariam as características daquele...O trabalho de desfiar a estola não assusta: qdo me deparar com alguma que pareça de qualidade, arriscarei. Vlw por lembrar!

Editado por Ilza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Mosqueiro

Não tinha visto este tópico....

Estes atadores chegam num ponto que tem que internar!

Certa vez indo pescar, inclusive íamos lá pro tio Gama, na estrada uma galinha D'Angola atravessou a estrada, eu dirigindo, logico, desviei da desavisada... Pra que?!?!... Um atador, amigo nosso, ficou louco no banco do carona, começou a esbravejar!

puxa! Pra que tirou?! Tinha ótimas penas!! Volta... Volta... Pohhh.... Não acredito!!!

kKKKKKkkkk.... Só dá maluco....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Bem interessante este post .... e providencial.

Nas rodovias aqui do interior paulista sempre tem alguma "vitima" espatifada no asfalto... desde pequenos insetos até grandes mamíferos(cavalo, boi, búfalo, humano distraído).

Normalmente são os tatús as carcaças mais encontradas, mas já vi uma grande lebre praticamente intacta no acostamento e quase parei o carro, na ida para SJ do Rio Preto(fosse na volta... hahahaaa, tinha parado sim!!)

Nesta semana que passou, um amigo que tbm pratica o fly e ata muito bem, avistou uma siriema caida na vicinal, com indícios de ter sido atropelada há poucos minutos, pois as poucas escoriações estavam úmidas ainda. Mas, já morta.

O que fazer ?? Fez !!... coletou as penas e enterrou o restante. Me mostrou os pacotinhos já organizados por cor/tamanho/tipo e até biot, fiquei impressionado com a delicadeza de algumas penas do peito, que na maioria apresenta coloração parda/amarela/listrada.

Vou solicitar algumas. :D

Abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Só vale lembrar que a posse e transporte de penas de aves silvestres é crime ambiental inafiançável, ao que ne conste.

Coisas de Brasil-il-il...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só vale lembrar que a posse e transporte de penas de aves silvestres é crime ambiental inafiançável, ao que ne conste.

Coisas de Brasil-il-il...

É complicado mesmo ... mas não seria problema explicar o ocorrido, mesmo sendo uma quantidade boa de material.

Aqui perto de casa tem um parque com um lago, onde coletamos algumas penas de patos, gansos, piriquitos e até garças, sem preocupar muito com abordagem policial, da mesma forma que vc faz no zoológico.

Mas entendo bem os transtornos que estas nossas leis podem trazer, com atos "inocentes" assim. Tudo vai da interpretação que o "agente da lei" aplicar ali no momento, da boa vontade, do bom senso e da paciência das partes envolvidas. Até podar árvores pode ser motivo suficiente para multas por crime ambiental, se não pagar a taxa e comunicar a Prefeitura daqui... enfim. o assunto é amplo demais. Coisa que eu não faria jamais, seria trazer alguma capivara ou jacaré atropelado, no carro.

Vez ou outra eu levo minha caixa de material de atado no porta malas, cheia de penas e pelos que nem lembro mais a origem ou nota fiscal. Se algum policial encanar que o bucktail é rabo de veado do pantanal... fazer o que ?? Será que chega a esse ponto ?? Não duvido... mas tbm não vou ficar preocupado demais.

Abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 5 semanas depois...
  • Mosqueiro

olha galera... aqui em casa tem um cachorrão enorme de pelucia importado. A pelucia é um blend bem longo, de umas 5 ou mais cores que vão do branco ao marron, e no meio tem uma cor meio dourada muito top. Por baixo ele já esta rapado, hahahahaha..... Vou atar uma mosca e colocar aqui para o pessoal ver!

Eu acho que se eu esquartejasse ele , dava para eu trocar de carro vendendo as partes dele aqui, kkkkkkkkkkkkkk....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 6 meses depois...
  • Mosqueiro

Olá Pessoal,

Substituir penas e pelos nem sempre é possível mas algumas coisas podemos fazer.

Visitar

Lojas de 1,99

Lojas de Artesanato

Lojas de Armarinho

Lojas de Couros e peles

Lojas de Carnaval

Melhor época do ano para pegar penas é no carnaval.

Daniel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...

Esse tópico veio para comprovar que minha idéia é boa. Sou novato no Fly, estou aguardando chegar meu equipamento e minhas primeiras moscas. Comprei algumas moscas de inicio, já que pretendo atar minhas próprias moscas no futuro. Já estou vasculhando sites em busca dos materiais para o atado. Sempre estou no campo e imagino que temos uma variedade de materiais naturais a serem explorados. Hoje mesmo avistei uma galinha carijó e reparei bem e vi que suas penas servirão e muito para confeccionar algumas iscas. Tenho um Chitzu e na próxima tosa com certeza guardarei uns pelos dele, já que possui uma grande variedade de cores e o pelo dele é bem fininho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.