Ir para conteúdo

TIPNIS - Bolívia


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Este ano novamente tive a oportunidade de pescar no TIPNIS (Terra Indígena e Parque Nacional Isiboro Secure) na Bolívia. Apesar de ser com a mesma operadora de pesca do ano passado, pescamos em locais diferentes dos anteriores. São rios com estrutura distinta dos pescados no passado. Nem melhores nem piores, apenas diferentes.

Sem muitas delongas segue a minha versão dos fatos.

No primeiro dia já avistamos uma anta, sinal de boa pescaria como diria um amigo.

IMG_0662_zps67db83bc.jpg

Uma das poucas corredeiras de pedra já que as de cascalho e galhadas predominavam.

IMG_0679_zps3150b7cd.jpg

Primeiro dourado do dia

IMG_0685_zpse7e75778.jpg

Primeira pirapitinga (pacu) da pescaria. Na foto o guia Mauricio, cara muito gente boa.

IMG_0701_zps37e179f1.jpg

Com meu outro xará que no mesmo momento sacou um dourado

IMG_0711_zps309847d7.jpg

Mais uma da pirapitinga

IMG_0721_zpsa9b4b1bb.jpg

A quantidade de curimbas era impressionante.

IMG_0727_zps7e2650b5.jpg

E quem disse que eles não pegam na mosca

IMG_0733_zps41b3a73b.jpg

O xará não deixou barato e também pegou sua pirapitinga

IMG_0743_zps6dbd31e2.jpg

Já no outro dia sacou seu troféu com uma mosca inusitada. Bela captura.

IMG_0766_zps670d4510.jpgIMG_0773_zps0f1cbd86.jpgIMG_0787_zpsc4d4250a.jpg

A tão sonhada jatuarana

IMG_0799_zps081a7024.jpg

No terceiro dia fomos pescar no "corgo" como disse o Portolani, riozinho especial principalmente se pescado com material leve. Me reservou uma bela surpresa.

IMG_0857_zps38c200b4.jpgIMG_0828_zpsbe7a7a1f.jpgIMG_0876_zpsa0699529.jpg

Meu troféu da pescaria, com varinha #6 e em um lugar que não tinha 4 metros de largura.

IMG_0882_zps801349cf.jpgIMG_0890_zpsbae08311.jpgIMG_0896_zps4790e5f3.jpg

Por fim, no último dia retornamos no rio onde havíamos pescado no primeiro dia. Mauricio com o guia Juanchi. Cara excepcional também.

IMG_0910_zpsdf008a13.jpg

Pirapitinga fisgada após muita insistência.

IMG_0922_zpsd0550386.jpg

Ultimo dourado da pescaria, fisgado no visual enquanto o cardume avançava sobre os curimbas em um palmo d'água.

IMG_0928_zps0be0b2cb.jpg

Apesar da média de tamanho deste ano ter sido menor do que a do ano passado a pescaria foi excelente, principalmente pelo fato de ter pego espécies que não havia pescado no ano anterior. Quanto aos parceiros de pesca, sem comentários, são pessoas que posso chamar de amigos, principalmente após alguns porres no meio da selva. Por fim, seria injusto não falar dos guias e do chef, pessoas igualmente fantásticas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Que isso, tem nem o que falar, paraiso e' pouco! Hoje mesmo estava pensando em como deve ser bom pescar dourados em aguas cristalinas! Tem como passar informacoes desse pacote? Coisa de louco esse lugar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

pescaria das que eu mais gosto! vadeio e natureza exuberantes!

e belas capturas tbem, variedade e tamanhoOOO

dessas deixa o cara cehio de tesão. tem como dar mais detalhes? deve ser só pesca guiada por ser num parque, mas quel o melhor meio de ir? (em dupla, trio, 4, grupos maiores...) e uma idéia do custo total, já faz uma propaganda pros guias, hehehe ou me manda por mp

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Sensacional, fico só imaginando os ataques e as brigas com esses monstros (varinha # 6 é esculacho, parabéns em dobro Mauricio); o xará conseguiu filmar a porrada no ratinho? Já estou aguardando ansioso os vídeos e a matéria desta fantástica pescaria na revista.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Parabéns aos pescadores que realizou esta pesca fantástica.

Amigo Mauricio eu vendo estas duas fotografias, fico imaginando a quantidade de dourado nesse Rio e este gesto nobre da soltura do dourado parabéns é assim que a Natureza agradece.

IMG_0882_zps801349cf.jpg

IMG_0890_zpsbae08311.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Pelas fotos achei o lugar mais bonito que o do ano passado. Não sei se foi pelo sol, ou pelo menor tamanho dos rios.

Meu, que andar elegante dessa anta! Impressionante. Melhor que o da Giselle Bündchen!

Esses pacus devem brigar muito!

Por falar em pacu, pelo teor e forma da frase sobre a bebedeira e a camaradagem, ou vc incorporou o HUGO Chaves nas matas bolivianas e deu trabalho pra galera, ou apagou e eles não deixaram que os guias, mateiros e índios fizessem valer o ditado sobre scud bêbado não ter dono...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Obrigado a todos pelos comentários.

Que isso, tem nem o que falar, paraiso e' pouco! Hoje mesmo estava pensando em como deve ser bom pescar dourados em aguas cristalinas! Tem como passar informacoes desse pacote? Coisa de louco esse lugar...

Bruno, as informações sobre o lugar estão no site: http://www.tsimanelodge.com/br/index.php

O pacote foi o do Aguas Negras Camp. Se quiser maiores informações manda MP.

Sensacional, fico só imaginando os ataques e as brigas com esses monstros (varinha # 6 é esculacho, parabéns em dobro Mauricio); o xará conseguiu filmar a porrada no ratinho? Já estou aguardando ansioso os vídeos e a matéria desta fantástica pescaria na revista.

Abraços!

O Mauricio fez algumas filmagens mas ainda não editou, não sei o que irá sair.

Maurício
Fantástica as fotos e o local!
Qual equipamento utilizado por ti nestas pescarias (vara e linha)?
Um abraço
Alexandre

Utilizei os seguintes equipamentos:

Winston BIIX #8, linha Rio Saltwater, carretilha Abel Super 7/8, leader no tamanho da vara com 3 tramos (0.60/0.50/0.40) e aço rio de 30lb. Moscas: andinos nas cores escruas e lefts deceivers nas cores claras e escuras, além de miçangas para os pacus.

Winston GVX Select #6, linha Rio Samallmouth bas, carretilha Abel Super 5. leader igual ao outro e moscas iguais só que em tamanhos menores.

Pelas fotos achei o lugar mais bonito que o do ano passado. Não sei se foi pelo sol, ou pelo menor tamanho dos rios.

Meu, que andar elegante dessa anta! Impressionante. Melhor que o da Giselle Bündchen!

Esses pacus devem brigar muito!

Por falar em pacu, pelo teor e forma da frase sobre a bebedeira e a camaradagem, ou vc incorporou o HUGO Chaves nas matas bolivianas e deu trabalho pra galera, ou apagou e eles não deixaram que os guias, mateiros e índios fizessem valer o ditado sobre scud bêbado não ter dono...

O pessoal não aguentou a batida não, sempre era o último a dormir. Já o Hugo, não apareceu por aquelas bandas, aliás, tentou pegar carona com um amigo na avioneta mas logo foi despachado de volta.

Tanto o Água Negra quanto o Chimoro são rios menores, já tramo do Secure onde pescamos o rio é mais largo do que o pescado no ano passado. Mas no fundo é a mesma coisa, o que prejudicou no ano anterior foi a ausência de sol, o que sempre prejudica nas fotos.

Coisa linda Maurício, cada vez que vejo um relato/reportagem desse local sinto que vale cada centavo do investimento.

Parabéns!

Seguramente, vale muito a pena o investimento.

Editado por Mauricio Velho
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Show!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

parabéns aos mosqueiros!!!!!

Abração e linhas tensas!!!!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Mauricio e Mauricio K

Fantástico. Um dia eu irei... Quem sabe no próximo grupo e com vcs?

Ou, já temos umlugar para o próximo encontro dos mosqueiros... :p

PS: Mauricio K, estou em falta contigo... Ainda não te enviei o CD com as fotos de Cuba...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Mau Velho , beleza de relato !

Só posso agradecer por ter dividido esses momentos com vcs!!!

Muito obrigado pela parceria , pelas dicas ,pela generosidade, por toda a camaradagem!!!

Aprendi muito e me tornei um mosqueiro melhor nesses poucos dias!!!

E que venham litros e litros de Fernet Branca!!

Saúde

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Mau Velho , beleza de relato !

Só posso agradecer por ter dividido esses momentos com vcs!!!

Muito obrigado pela parceria , pelas dicas ,pela generosidade, por toda a camaradagem!!!

Aprendi muito e me tornei um mosqueiro melhor nesses poucos dias!!!

E que venham litros e litros de Fernet Branca!!

Saúde

Fernando, a recíproca é mais do que verdadeira.

E aí, comprou o líquido no Free Shop?

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Belíssima pescaria Mauricio!!!!

Parabéns pela Jatuarana.... só falta mais 1!!! rs

Quem sabe feche o grand slam aqui no meu quintal....hehehehehe

grande abraço!!!!!!

Luiz Logo

Valeu Luiz, obrigado.

E o quintal já está em condições de grand slam?

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Caraca vcs não deixaram nada para nos!!! Pegaram tudo hahaha Parabéns !!

Eu ainda estou em Santa Cruz, pesquei 3 dias no Asunta Lodge e 3 dias no Pluma Lodge, os guias que estavam no Água Negra Camp subiram no sabado ou domingo para reunião no Pluma onde estávamos e comentaram das ótimas pescarias feitas com vocês.

Era para nossa pescaria terminar mó domingo e pegar o vôo de volta na segunda de manhã, mas por volta das 22:00 começou a cair um pé d'água danada que durou até Terça as 14:00, ficamos esperando até ontem num frio danado.

O famoso Chef Alex Atala que deveria começar a pescaria na segunda teve que ficar aqui em Santa Cruz os 2 dias de chuva, ele foi no avião que eu voltei... Com estes contra tempo todo, só consegui vôo de volta só Brasil para sexta... Os japas embarcaram de madrugada, os americanos e ingleses estão embarcando agora (9:00)

Todos nos tivemos a pescaria de dourado dos sonhos, mas a inglesinha Louise que não sabe pescar e basicamente só acompanha o esposo foi quem detonou hahaha Pegou o maior dourado de nosso grupo pesando cerca de 14 kilos Hahaha

Todos pescador deveria fazer esta pescaria pelo menos uma vez na vida!!!! Não sei até quando vai existir isto hahaha

Estas ultimas semanas Água Negra Camp esta oferecendo as melhores pescarias

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Caraca vcs não deixaram nada para nos!!! Pegaram tudo hahaha Parabéns !!

Eu ainda estou em Santa Cruz, pesquei 3 dias no Asunta Lodge e 3 dias no Pluma Lodge, os guias que estavam no Água Negra Camp subiram no sabado ou domingo para reunião no Pluma onde estávamos e comentaram das ótimas pescarias feitas com vocês.

Era para nossa pescaria terminar mó domingo e pegar o vôo de volta na segunda de manhã, mas por volta das 22:00 começou a cair um pé d'água danada que durou até Terça as 14:00, ficamos esperando até ontem num frio danado.

O famoso Chef Alex Atala que deveria começar a pescaria na segunda teve que ficar aqui em Santa Cruz os 2 dias de chuva, ele foi no avião que eu voltei... Com estes contra tempo todo, só consegui vôo de volta só Brasil para sexta... Os japas embarcaram de madrugada, os americanos e ingleses estão embarcando agora (9:00)

Todos nos tivemos a pescaria de dourado dos sonhos, mas a inglesinha Louise que não sabe pescar e basicamente só acompanha o esposo foi quem detonou hahaha Pegou o maior dourado de nosso grupo pesando cerca de 14 kilos Hahaha

Todos pescador deveria fazer esta pescaria pelo menos uma vez na vida!!!! Não sei até quando vai existir isto hahaha

Estas ultimas semanas Água Negra Camp esta oferecendo as melhores pescarias

Beleza Gerson

Sei como é isso, ano passado ocorreu o mesmo conosco, porém na ida e acabamos perdendo 1 dia inteiro de pescaria, sem falar que quando chegamos em Assunta também não conseguimos pescar direito por causa do nível do rio. Mas sem sombra de dúvidas o lugar é fantástico.

Coloca o relato da sua pescaria já que foi realizada em locais diferentes.

Abração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Beleza Gerson

Sei como é isso, ano passado ocorreu o mesmo conosco, porém na ida e acabamos perdendo 1 dia inteiro de pescaria, sem falar que quando chegamos em Assunta também não conseguimos pescar direito por causa do nível do rio. Mas sem sombra de dúvidas o lugar é fantástico.

Coloca o relato da sua pescaria já que foi realizada em locais diferentes.

Abração.

Vou colocar sim, estou no bussiness center do hotel procurando um meio de passar as fotos, mas acho que sera so em casa mesmo, vou ter que ficar de molho aqui ate amanha as 13;50..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Essa pescaria não seria melhor se realizada em setembro? :mellow:

Pergunta de novato é claro, pois quem sabe dessas informações são os amigos que lá estiveram e conversaram com os guias.

T+ :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Vou colocar sim, estou no bussiness center do hotel procurando um meio de passar as fotos, mas acho que sera so em casa mesmo, vou ter que ficar de molho aqui ate amanha as 13;50..

Aproveite para dar uma volta na cidade, tem uns locais bem bacanas.

Fale com o Hugo, ele providencia tudo.

Boa volta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Essa pescaria não seria melhor se realizada em setembro? :mellow:

Pergunta de novato é claro, pois quem sabe dessas informações são os amigos que lá estiveram e conversaram com os guias.

T+ :ok:

Beleza Fausto

Em qualquer época do ano é possível fazer boas pescarias. Os únicos problemas que o pescador enfrenta por lá são o excesso e a falta de água. Pelo fato das cabecerias dos rios ficarem em uma área serrana, qualquer chuva mais forte suja a água e faz subir de forma rápida o nível dos rios. Em tese, não era para chover nesta esta época do ano já que a teporada chuvosa é a mesma que a do sudeste brasileiro, ou seja, nos meses de verão. Contudo, choveu no ano passado e choveu neste ano, disseram que são chuvas totalmente atípicas, mas vai saber. Por outro lado, ir mais para o final da temporada tem a desvantagem de pegar os rios com pouca água o que torna o peixe manhoso e a navegação mais trabalhosa, mesmo sem motor. Alguns conhecidos foram nas últimas semanas da temporada passada e também pegaram chuva também o que fez a água sujar em alguns rios. Em rios menores como o água negra a temporada vai até agosto já que daí em diante o rio seca tanto que fica muito complicada a pescaria. Ouvi também comentários de que no final do ano passado a falta de água foi tamanha que causou até mortalidade de peixes. Portanto fica um pouco complicado de se escolher uma data ideal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Valeu Maurício. ;)

Tu definiu bem explicando que o problema está na falta ou excesso de água nos rios, por isso que escolheu essa época do ano, pois ficaria menos sujeito a grande chuvas, mas situações atípicas acontecem. É bom saber dessas questões e assim aprender mais. :ok:

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.