Ir para conteúdo

Porque você solta seus peixes?


Postagens Recomendadas

  • Patrono

Galera, ontem estava lendo um livro que tinha no Editorial uma reflexão sobre porque soltar um peixe.

Aí, pensei em perguntar para voces: PORQUE VOCES SOLTAM OS PEIXES???

Para ter mais peixe, porque não gostam de comer (nem de limpar ehehhe), porque faz parte da filosofia do fly, porque é politicamente correto fazer .... sei lá.... sabe que nem eu tenho opinião formada sobre isto, então abro a discussão.

Abço

Jamanta

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Além da questão de sustentabilidade de população de peixes, eu os solto como uma forma de gratidão.

O peixe está feliz da vida, até que eu chego enfio um gancho de ferro na cara dele, o reboco até mim numa via crucis de desespero, pavor e extremo esforço. Após satisfazer meu desejo perverso, ali, um tanto quanto pleno, o solto como agradecimento a sua disponibilidade. Deste modo ainda que ele carregue consigo um trauma, muitas vezes poderá seguir sua vida e eu consigo lançar um véu sobre a minha culpa, ao me perceber como alguém que evitou, em parte, um mal ao animal, esquecendo-me de forma providencial que eu mesmo o provoquei.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Responder sem explicar não dá. :blush:

Adoro comer peixes e como toda semana ao menos três ou quatro dias, sendo assim, fomento o mercado de matança de peixes, mas pratico o pesque e solte, porque se matasse todos, teria menos peixes nos locais que gosto de pescar. É isso meso, é puro egoismo e quero pescar, mas para ter o que pescar, tenho que matar menos peixes nos locais que pesco. Simples assim, como diria o Betinho. :happy:

Dos peixes de água doce o que mais gosto de comer são as tilápias e como são criadas para abate, fico mais feliz ainda em comê-las. Fora as tilápias devoro sempre que posso um ou dois quilos de salmão, dentro do que é feito na culinária japonesa, por mês e como também são criados para abate, não fico com peso na consciência, nem na barriga. Fora peixes como carne de aves, suíno e pouco gado, que também são criados para abate. Se como algum peixe diferente dos sitados, então estou comendo sem saber e se são de água salgada, então posso estar como muitos, comendo "gato por lebre", pois os restaurantes mentem servindo peixes diferentes dos oferecidos no cardápio. Feio isso não é? :hum:

P: PORQUE VOCÊS SOLTAM OS PEIXES?

R: Para continuar pescando. :D

Obs.: Não vou deixar de comer peixes e quando pesco um peixe e resolvo que ele vai morrer para eu comer, então ninguém tem o direito de negociar essa minha decisão e se alguém tentar negociar essa minha decisão, vai perder o amigo. :devil2:

"consigo lançar um véu sobre a minha culpa"

Mandou bem Beto. :ok:

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Por dois motivos principalmente:

1º Porque acho que já tem gente demais que não solta e a tendência, enquanto não existirem leis e fiscalização decentes que os proteja, é a diminuição acelerada de quantidade e tamanho;

2º Porque não gosto de comer peixe, vá lá um ou outro frito ou no máximo assado e desde que seja pequeno demais pra não perceber as espinhas ou grande demais pra que as espinhas sejam como ossos. Ah e sushi, sashimi, ceviche, é claro. :p

Afinal de contas, sou pescador, gosto é de pescar. E ultimamente nem tenho me preocupado muito com a falta deles (apesar de continuar sendo meu objetivo e de ainda estar preocupado com a continuidade da existência deles), o simples fato de estar em um rio, em contato com a natureza, já me satisfaz. :)

Grande Abraço ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Não gosto de matar animais. Meu contrato com o peixe vai até a foto. Todo meu esforço como pescador de fly visa chegar na foto. Após a foto, não vejo motivo para matar o bicho, por isso solto, e com prazer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Vou pelo contrário na explicação. Porque mato. Eu mato apenas o peixe que eu for comer naquele dia. Se for prá comer peixe de outro dia, congelado e tal, aí eu compro. Hoje, por exemplo, peguei 1 robalo peva de 48 cm (infelizmente não foi com Fly) e decidi comê-lo. A primeira parte foi no almoço com meus filhos e ainda sobrou para eu acabar de jantá-lo. Se eu tivesse pego outros mais, teria soltado, pois amanhã ele seria igual ao da peixaria e aquele da peixaria teria sido capturado longe dos pontos onde pesco (nisso estou igual ao Fausto).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Além de pescar de fly, gosto muito de cozinhar e adoro cozinhar peixe. E comer peixe também. Um lombo de robalo. Um congro rosa. Um pargo. São delícias que a natureza marinha nos oferece.

Não tenho a menor culpa por uma única razão. O peixe que eu como, que vcs comem, que nossos familiares comem não afeta um milímetro a sustentabilidade. O problema é a pesca predatória, o arrastão, a rede que acaba com peixes menores que um palmo. A pesca ilegal e fora de época. É isso que temos que combater.

E uma das formas de combate é soltar os peixes que pescamos, explicando aos outros o porque. Ensinando nossos filhos o porque.

Para que um dia eles possam pescar mais, soltar mais e comer mais peixes se quiserem de forma sustentável.

Com freqüência alguém posta por aqui algum vídeo americano com cardumes de tarpons, cardumes de jacks, cardumes de robalos, de redfish e outros. A menos de um século eles matavam tarpons gigantes pelo simples prazer de mostrar o troféu. Na internet ta cheio de filmes da época. Com o tempo eles evoluíram e aprenderam a preservar e dar valor as espécies. Não pararam de comer peixe. Pois é desnecessário. Tenho uma p. inveja desse pessoal da América do Norte. É por isso que solto peixes.

Doug.

Editado por Douglas
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Eu solto os peixes que pego porque acredito que os recursos pesqueiros de hoje em dia nao tem como suportar a pressao da pesca esportiva + pesca comercial + poluicao e fatores climaticos. Assim como tenho procurado reduzir o detergente que uso na minha louca, ou seja, se quisermos que nossos filhos pesquem, temos que pensar no impacto em que estamos causando em qualquer um desses tres aspectos acima. Nao matar peixe e comprar peixe selvagem no mercado nao faz sentido pra mim.

Existe tambem um outro aspecto, que 'e mais ou menos o que ja foi citado acima; o prazer de soltar um peixe, devolve-lo a vida. As vezes 'e um pouco frustante ver um peixe agonizando, por isso que quando mato, gosto de minimizar o sofrimento do bicho. Por isso sou contra tambem soltar peixe que acredito nao ter mais chances de sobrevivencia. Assim foi com meu primeiro Steelhead, mas tambem tinha o fato de que ele era justamente o primeiro, e queria ter o prazer de degusta-lo com um bom vinho...

Nao 'e uma ciencia exata. Muitas vertentes a serem analisadas como por exemplo minha esposa nao gosta de comer nem de limpar peixe, talvez se eu tivesse uma esposa que limpasse fritasse pra mim essa historia toda ia ser diferente rsrsrsrsrsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

em primeiro lugar, ODEIO COMER PEIXE...

solto porque me preocupo em poder retornar ao mesmo local e poder capturar ainda outros exemplares; e tbm para q meus filhos ( caso eles queiram aderir à pesca tbm ), possam desfrutar com a mesma dificuldade que enfrento hj, dessa maravilhosa modalidade que pratico hj...

abraços a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Sou pescador desde que comecei a caminhar, e sempre fui incentivado pelo meu pai a soltar peixes pequenos. Pescava somente com isca natural. Depois o Jamanta me incentivou a pescar com bait e aí a devolução se tornou bem mais frequente, chegando ao ponto de virar chacota. Depois veio a pesca com mosca, que é uma modalidade que foca no prazer que enganar o peixe com uma isca fabricada em casa (muitos fabricam até suas varas), exacerbando a satisfação do ato de pescar, praticamente não sobrando tempo para abater, limpar, etc... Em determinados dias só quero pescar e ponto final. Comer é outra história. Saio para pescar sem necessariamente querer comer o peixe. Às vezes saio para comer peixe, comprado ou pescado por mim. O comprado sai sempre mais barato. O pescado por mim, em geral é mais saboroso. É a lei das compensações.

Quanto ao fundamento ecológico da devolução de peixes, eu gostaria de dividir a vivência de quem cria peixes há alguns bons anos, extensiva e semi-intensivamente. Quando era mais novo, até etiquetei traíras com plaquinas de nylon para monitorizá-las em um açude da família. Peixe tem vida finita. Assim como existe gente alta e gorda, e gente baixa e magra, também existe peixe adulto pequeno. Portanto, caso eu esteja abatendo, estabeleço sempre um limite máximo de abate. Exemplo: nunca mato uma traíra maior do que 2 quilos, mesmo que ela esteja se alimentando de uma enorme massa protéica todos os dias, ela é uma excelente matriz e irá colaborar com a genética do meio dela. Enfim, solto em três situações: quando quero só pescar para me divertir, quando o peixe é pequeno e quando o peixe é grande.

Um abraço

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

não gosto de comer peixe, mas em casa o pessoal come um ou outro que pesco, embora eu dê preferência por comprar filé de tilápia no mercado. São de cativeiro ...

Mas, de fato, eu me sinto muito bem de soltar um peixe. Talvez seja aquela história de se sentir Deus :p Não penso nisso, mas Freud explica. O fato é que tenho pena. Adoro animais. Acho que não penso na preservação no momento da captura, ou pelo menos não é isso o que mais pesa quando solto peixe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Sou pescador desde que comecei a caminhar, e sempre fui incentivado pelo meu pai a soltar peixes pequenos. Pescava somente com isca natural. Depois o Jamanta me incentivou a pescar com bait e aí a devolução se tornou bem mais frequente, chegando ao ponto de virar chacota. .

Um abraço

(maldita hora que eu convidei este degenerado para participar do forum)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Jamanta! Grande pescador de bait!
ehehhehehehe!

Não vou dizer a razão pela qual solto ou não...
Apenas quero acrescentar um argumento...
Tecnicamente, comprar peixe no mercado produz mais impacto do que comer aqueles que você pesca...

Devido a quantidade de desperdício e mortandade gerada pela pesca em larga escala que abastece os mercados...

Esse argumento deve levar em conta a big picture ecológica e um mínimo de altruísmo com relação aos amigos pescadores...

Ora, se EU não mato os peixes onde pesco, pode vir um sujeito e matá-los descontroladamente, assim, creio que essa não seja a solução, pois ela não ataca o problema que é a pesca indiscriminada...

Por exemplo, apesar de eu não matar os peixes do rio onde pesco, o pescador comercial vai até o mesmo rio e larga uma rede para eu poder comprar os peixes no mercado...

Esse argumento se restringe a peixes selvagens... Aqueles criados em cativeiro não causariam um impacto direto na população de peixes que pescamos...

Não diretamente, pois se forem levar em conta o impacto ecológico e os recursos econômicos despendidos nas empresas de piscicultura...

No fim das contas o que causa menos impacto é o sujeito matar os peixes que irá comer...

Apesar disso, entendo que matar um peixe pescado de fly vai na contra-mão da sensação do momento... Mas chegar em casa e comer um peixe comprado no mercado onde a cada 1 vendido outro vai fora é bastante hipócrita...

Apenas um argumento...

Seja como for, nas poucas vezes que mato, procuro fazer de forma rápida, nada de deixar o peixe se asfixiando até a morte...

Abraço!

Editado por Artur
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Como muitos pescadores tempos atrás fazia pior caçava com tarrafa marimbas e outros peixes de 10cm para chocar fora (eu era um mostro),

com passar dos tempos tive consciência para que investir na pesca se não tem mas o que pescar,

e os amigos pesca para que, não tendo peixes e nei emoção, a pior pescaria é quando não tem mas peixes para pescar.

PORQUE VOCÊS SOLTAM OS PEIXES?, solto para a continuação das espécies e principalmente para continuar o nosso esporte.

A nossa terra tudo que planta nasce e tudo que nos façamos mas parapente vai se arrepender e se não arrepender vão ficar na mão. quem mata só esta pensando no momento e não no futuro. :mellow:

Editado por Marcelo R. S.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Sou um e os peixes que capturo são milhares

kkkkkkkk

Logo é essencial. Solta-los

Para evitar um extermínio

Brincadeira!!!!!

Solto porque me da prazer faze-lo e como bem dito pelo Beto: solto-os por gratidão pelo belos momentos que esses me proporcionam

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu vou ná do Jost, meu contrato com o peixe é até a foto e nada mais nada mesmo além disso.

nos locais que eu pesco já tem pouco peixe por que os mortos de fome, ( parece que estão mesmo passando fome) matam todos, mais digo todos que pescam assim vai acabar.

Se eu tivesse um carro meu adesivo no vidro traseiro estaria escrito assim "Pratico o pesque e solto, se quer comer peixe vá na pexaria comprar"

Por que pela minha mão mesmo nunca, não vou matar aquele que me deu a alegria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Na melhor das hipóteses tem alguns argumentos que implicam necessariamente o vegetarianismo...
Se não, terão que viver de luz...

Temos que ter cuidado para ter crenças consistentes...

Não adianta nada ser super rígido de um lado e do outro chutar o balde...

Editado por Artur
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Por outro lado, essas questões esbarram em dois pontos que me faz refeltir:

Será que minha noção de consumo próprio é a mesma do sujeito que está aqui ao lado? :huh:

A atitude do pescador que abate o que pesca ou solta, inegavelmente servirá de exemplo pra outros. Qual delas você quer disseminar? :sleep:

Grande Abraço ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Pesco desde menino, assim como pescava meu pai e avô, esse profissional nas lides do bacalhau e da sardinha.

Para mim, sempre foi muito natural pescar e matar os peixes para comer.

Os primeiros peixes que pesquei com anzol e vara, três mamarrês na Lagoa Rodrigo de freitas (eu tinha 4 anos) foram devidamente fritos e devorados por mim!

Devolvíamos os pequenos, não por qualquer tipo de consciência ecológica (quando eu era garoto, a palavra ecologia era desconhecida em nosso vocabulário) mas porque não prestavam para comer. Devolvíamos de qualquer maneira; estávamos pouco ligando se o peixe iria morrer depois.

Desde cedo aprendi a limpar peixes e adoro comer peixe, assim como todos em minha família lusitana; assim como na família que formei com minha esposa.

Jack, criada no Acre, filha de um carioca que adorava caçar e pescar, e de uma baiana, faz filés como ninguém e é ótima cozinheira. E, assim como eu, adora cozinhar. Para muitos, é um aborrecimento. Para nós, um prazer. Aqueles que são mais próximos e que frequentam nossa casa, sabem disso muito bem.

Moquecas dos robalos que eu pescava estavam sempre no cardápio!

Tudo isso para demonstrar um pouco de como essa coisa de abater ou não os peixes é muito cultural; depende muito da história de cada pessoa.

Após uma passagem pela pesca de competição (onde se mata tudinho) comecei a me interessar pela pesca com mosca, a ler revistas americanas e a assistir aos programas do Rubinho, que soltava todos os peixes. CARAMBA! Como aquilo era novo para mim. Aliás, um parêntese: gostem dele ou não (eu gosto) o Rubinho foi o maior responsável pela divulgação da pesca esportiva com devolução no Brasil. Via extasiado os seus programas, com ele pescando e soltando pirararas e jaús, soltando dezenas de tucunarés...Eu que nunca havia soltado um peixe, achava aquilo muito estranho. Ao mesmo tempo, a TV a cabo trazia os programas da ESPN, onde os peixes também eram soltos e, ecologia, começou a ser uma palavra mais usual.

Foi um longo aprendizado e só de uns 6 anos para cá que solto a maioria dos peixes.

E os solto por dois motivos:

- Ecológico: por acreditar que meu ato simbólico de soltar peixes, pode motivar muitos. E a soltura de cada um, quando multiplicada por milhões (alguma dia) deixará de ser simbólica, para ser efetiva.

- Pessoal: por que passei a sentir pena dos peixes. Nessa última viagem, fiquei muito feliz com cada um dos robalos que soltei; de vê-los nadar novamente...Que sensação boa!

Em água salgada, continuo matando peixes de praia para comer. Mas o objetivo, não é o prazer da pesca. É ir à praia e pescar um par de horas, em busca de papa-terras ou carapebas para o jantar. Ou das enxovetas de verão. Ou seja, nessa hora meu lado lusitano fala mais alto e não tô nem aí pros pobres dos peixes.

Contaditório???? Claro que sim. A contradição é da natureza humana.

Até porque - como muito propriamente colocado pelo Beto - o nosso prazer em pescar nos leva a impor torturas vis aos peixes, eticamente injustificáveis!

Ou seja: do ponto-de-vista do peixe, não existe pescador ético!

Aliás, talvez estejam certos os nórdicos. A pesca só é entendida com o abate do peixe.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Bem pensando a questão do exemplo que se está passando...

Fica difícil pesar o que causa menos impacto...

Dar um bom exemplo, ou comprar no mercado 1 e acabar matando 2 (comprar no mercado também não passaria o exemplo de comprar no mercado???)...

Talvez o menor impacto seja a compra de peixes criados para o abate... Contudo, isso parece ser um desvio... E se todo o dinheiro da piscicultura fosse revertido em cuidado ecológico e pesca sustentável???

Não seria mais agradável poder pescar aquilo que se come sem culpa?

Isso dado que queremos (alguns) comer peixes, então as mortes de um jeito ou de outro são indispensáveis...

O ponto é qual o modo que causa menos impacto?

Nesse caso, pouco importa se a própria pessoa mata ou se paga alguém para matar...

Contudo, isso já é um desvio da questão inicial...
Por que soltamos os peixes?

A resposta dessa pergunta aceita não querer sujar as próprias mãos, apesar de achar a atitude contrária mais nobre...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Pesco desde menino, assim como pescava meu pai e avô, esse profissional nas lides do bacalhau e da sardinha.

Para mim, sempre foi muito natural pescar e matar os peixes para comer.

Os primeiros peixes que pesquei com anzol e vara, três mamarrês na Lagoa Rodrigo de freitas (eu tinha 4 anos) foram devidamente fritos e devorados por mim!

Devolvíamos os pequenos, não por qualquer tipo de consciência ecológica (quando eu era garoto, a palavra ecologia era desconhecida em nosso vocabulário) mas porque não prestavam para comer. Devolvíamos de qualquer maneira; estávamos pouco ligando se o peixe iria morrer depois.

Desde cedo aprendi a limpar peixes e adoro comer peixe, assim como todos em minha família lusitana; assim como na família que formei com minha esposa.

Jack, criada no Acre, filha de um carioca que adorava caçar e pescar, e de uma baiana, faz filés como ninguém e é ótima cozinheira. E, assim como eu, adora cozinhar. Para muitos, é um aborrecimento. Para nós, um prazer. Aqueles que são mais próximos e que frequentam nossa casa, sabem disso muito bem.

Moquecas dos robalos que eu pescava estavam sempre no cardápio!

Tudo isso para demonstrar um pouco de como essa coisa de abater ou não os peixes é muito cultural; depende muito da história de cada pessoa.

Após uma passagem pela pesca de competição (onde se mata tudinho) comecei a me interessar pela pesca com mosca, a ler revistas americanas e a assistir aos programas do Rubinho, que soltava todos os peixes. CARAMBA! Como aquilo era novo para mim. Aliás, um parêntese: gostem dele ou não (eu gosto) o Rubinho foi o maior responsável pela divulgação da pesca esportiva com devolução no Brasil. Via extasiado os seus programas, com ele pescando e soltando pirararas e jaús, soltando dezenas de tucunarés...Eu que nunca havia soltado um peixe, achava aquilo muito estranho. Ao mesmo tempo, a TV a cabo trazia os programas da ESPN, onde os peixes também eram soltos e, ecologia, começou a ser uma palavra mais usual.

Foi um longo aprendizado e só de uns 6 anos para cá que solto a maioria dos peixes.

E os solto por dois motivos:

- Ecológico: por acreditar que meu ato simbólico de soltar peixes, pode motivar muitos. E a soltura de cada um, quando multiplicada por milhões (alguma dia) deixará de ser simbólica, para ser efetiva.

- Pessoal: por que passei a sentir pena dos peixes. Nessa última viagem, fiquei muito feliz com cada um dos robalos que soltei; de vê-los nadar novamente...Que sensação boa!

Em água salgada, continuo matando peixes de praia para comer. Mas o objetivo, não é o prazer da pesca. É ir à praia e pescar um par de horas, em busca de papa-terras ou carapebas para o jantar. Ou das enxovetas de verão. Ou seja, nessa hora meu lado lusitano fala mais alto e não tô nem aí pros pobres dos peixes.

Contaditório???? Claro que sim. A contradição é da natureza humana.

Até porque - como muito propriamente colocado pelo Beto - o nosso prazer em pescar nos leva a impor torturas vis aos peixes, eticamente injustificáveis!

Ou seja: do ponto-de-vista do peixe, não existe pescador ético!

Aliás, talvez estejam certos os nórdicos. A pesca só é entendida com o abate do peixe.

Quando se fala em ética ou direitos dos animais a pesca é um assunto muito mais complexo...

Nisso não quero nem me meter...

Sobre isso recomendo o livro Ética Prática de Peter Singer...

http://xa.yimg.com/kq/groups/2106376/600820952/name/Peter+Singer+-+%25C3%2589tica+Pr%25C3%25A1tica.pdf

(Recomendação de um professor de filosofia, a teoria ética deste autor e a sua aplicabilidade são muito bem fundamentadas e possuem grande peso no cenário filosófico atual).

Entretanto, é muito oportuna a distinção colocada...

Falo apenas no impacto ambiental causado e na disponibilidade de peixes para a pesca esportiva...

E como também é da natureza humana a razão e a busca por coerência na explicação do mundo, sigo procurando resolver o problema:

CASO o que se busque seja o menor impacto ambiental e a disponibilidade de peixes para pesca esportiva, então...

Abraço!

Editado por Artur
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Acho que as discussões são válidas e também as argumentações, mas penso que deveríamos nos ater ao objetivo essencial da pergunta que originou o tópico (se é que o desejo era mesmo o de uma enquete):

"PORQUE VOCES SOLTAM OS PEIXES?"

É claro que podemos desviar o debate para as questões que se apresentam: Justificativas do porque ou não abater ou soltar; ou ainda qual o menor impacto (comprar ou pescar) pensando-se não com mentes de pescadores mas com nosso lado conservacionista.

Ainda assim presumo que o autor, nosso amigo Jamanta, já partiu de uma premissa: os mosqueiros soltam suas capturas, resta então somente investigar os motivos, o quê os move a soltá-los?

Grande Abraço ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Justo!
Em termos de enquete...
Solto, pois não me sinto bem em matá-los... Um pouco por covardia, um pouco por gratidão, um pouco porque não acho ético, um pouco porque não iria comê-los, um pouco porque quero pescá-los novamente...

São os sentimentos que passam pela minha cabeça na hora...

Editado por Artur
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Na verdade quando o pescador não pesca nada por um tempo e quando pega um peixe adrenalina do pescador sobe para a cabeça, e ai fica igual os chineses (o pescador vou matar porque eu quero a natureza e o peixe não estou nei ai) a mente do pescador fica igual dos chineses mata tudo. :dry:

Editado por Marcelo R. S.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Como a maioria aqui, matei peixes SIM quando comecei a pescar e acho que isso acontecia por falta de hábito das pessoas que me ensinaram a pescar. hj solto tudo e a resposta pra quem pergunta é simples:

não mato minha diversão.

:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Pelo nível das respostas entendem porque sinto orgulho de participar deste forum. Estes dias pediram meu curriculun como pescacador e coloquei "integrante do forum mosqueiros do rio", pois vejo valor no que é feito aqui.

Propus a reflexão justamente para ajudar a entender porque eu solto.

Creio em um pouco do que cada um falou, e foram depoimentos que dariam uma dissertação.

Eu comecei a soltar os peixes por convenção. Depois, foi para ter mais para pescar, e hoje por prazer em ver ele voltar para seu ambiente.

A nossa presença aqui neste planeta gera impacto ambiental. Tudo que fazemos gera impacto. Gerir este impacto é a grande sacada.

Então, dentro de nossa atividade estamos fazendo a nossa parte, e o nosso exemplo deve migrar para outras áreas.

Valeu pela reflexão galera.

Mais uma vez aprendendo com voces.

Abc

JAMANTA

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Calma Johannes, espera esquentar um pouco. Aí podemor ir nas tambicas do Jacuí tambem. A base na beira do Jacuí tá pronta, quartos com ar condicionado, barco, caiaque, geladeira (p ceva), tudo prontinho.

Tem que ver como ficou a cada do Tio Werno e da Tia Ely.....

Neste verão vamos convidar a mosqueirada aqui do forum para pescar no rio que encheu o oceano atlantico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Pratico o pesque e solte, claro que como muito de vez em quando abato um peixe para meu consumo, pois não sou de ferro, mas se colocar na balança solto 98% do que pesco, para nossos filhos e netos possam aproveitar este esporte tão apaixonante que é a pesca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu, como muitos, adoro comer peixe, já matei muito, e ainda vou matar mais alguns. Sou quase que 100% carnívoro e um peixinho frito de vez em quando não faz mal a ninguém. Porém, confesso que comecei a soltar meus peixes com uns 9, 10 anos de idade, só pra imitar o Rubinho. Lógico que, nessa época, eu só pescava com isca natural, com uma turma grande, e 98% do que era pescado ia pro ralo. Carapicu, corcoroca, corvina, papa terras, carapebas, badejos, garoupas, robalos... TUDO TUDO TUDO. Só os pequenos se salvavam. Pelo simples fato de serem "ruins" pra comer. Hoje solto porque EU QUERO soltar. Quero fazer a minha parte. Não é nada filosófico e tal. É porque eu quero mesmo. Vou matar peixe pra que, se eu não estou com vontade de comer? Não gosto de congelar. Não gosto de deixar o bicho guardado 1 mês, 2 meses antes de comer. O dia que eu estiver afim de comer um peixe, eu vou pegar, matar UM e pronto. To feliz. Acho que, no ano passado, eu matei 5 PEIXES o ano inteiro. E só matei pra comer na beira da represa. Se não, não teria matado. E, acredito sim, que se cada um fizer um pouquinho, a coisa melhora.

Meu ponto já foi excelente de robalos, chegava dia de pegar 20 flechas acima da medida em 2, 3 horas de pescaria. Isso quando não pegava peixe o dia inteiro. Hoje, se passar 3, 4 horas e pegar 1 peixe bom, pode ficar contente. Tenho culpa? Talvez. Eu descobri o lugar, eu levei gente lá e, no boca a boca, foi se espalhando, se espalhando. Hoje a galera mergulha lá, passa rede, etc. Era um lugar que ninguém dava nada. Tem peixe? TEM MUITO. Tem dias que você chega lá e vê 200 a 300 robalos paradinhos na superfície. Tem dias que você não vê nada. De tudo que é tamanho que tu imaginar. Dos 200 gramas a 8, 9, 10kg... Imagina se, em 4 meses digamos, que eu retirasse 1 ou 2 peixes por dia de pescaria (e, na temporada, eu vou quase todo dia nesse ponto). Seriam algo em torno de 100 a 200 peixes. Olha o meu cardume indo pro ralo ai... Enfim... Eu solto porque quero. Solto porque acho necessário. Solto porque, se cada um fizer um pouquinho, já melhora. Não resolve... Mas melhora. Esse é meu pensamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

É Vitinho

Com certeza ainda estamos todos raciocinando sobre isto. E muita inda vai ser pensado sobre isto.

Mas, dentro do forum, voce nota uma certa conciencia quase que geral. Peixe é morto, mas dentro da normalidade. E parece que todo mundo concorda com isto.

Pena, que somos tão poucos.

Ou, na medida que a mosqueirada vai crescendo quem sabe a coisa nao vai melhorando?????? Fica o ponto de reflexão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Meu Amigo André Ribeiro, respondendo a sua pergunta, ..solto TODOS, porque me dá muito mais prazer e alegria de ver eles saindo de fininho, como se Eu tivesse me distraído, do que matando eles...., aliás não lembro a ultima vez que matei o último, de tanto tempo que faz......não tenho a mínima intenção de matar algum, não nessa vida...

Abraço

Dilvo

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Mas bah, a pergunta foi do Jamanta. :huh:

De toda forma gostei da reposta mestre Dilvo, Acho que assim contribuímos fazendo duplamente nossa parte: preservando o que nos diverte e disseminando a ideia.

Grande Abraço ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Dilvo, lhe entendo, mas vai muito além disso....

soltar é a única forma de continuar existindo.

o peixe, a pesca, e o esporte, no mais.... depredação.

Nossa existência esta inter relacionada com o que fazemos.

Menandro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.