Ir para conteúdo

Rio Rufino e Bom Jardim com lei protegendo a truta


Postagens Recomendadas

  • Patrono

Pessoal

Agora, alem de Painel, Rio Rufino e Bom Jardim criaram a lei protegendo a truta, e mais, as pessoas estão se envolvendo no processo. No caso de Rio Rufino, tem um rio com Trutas prontinho para pescar (vou postar daqui uns dias todas as informações).

São poucos rios protegidos, e destes rios, poucos pontos com PROTEÇÃO 100% DA TRUTA, mas é um começo.

Segue uma matéria que saiu no jornal:

http://www.serrasc.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=4182%3Amunicipios-de-rio-rufino-e-painel-avancam-na-rota-da-truta&catid=417%3Anoticias

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Valeu galera, e parabens a comunidade destes lugares que optou por este caminho.

Sim, os rios que tem truta é porque tem alimento, e se tem alimento, é porque a agua esta boa. Todos estes insetos que a truta come são indicativos da saúde da agua.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 4 semanas depois...
  • Mosqueiro

Olá amigos mosqueiros

O fly me seduziu justamente por isso...a preservação.

Acho que depois de pescar o ato de devolver para a vida é algo apaixonante.

Sou de familia de caçadores e meu pai um dia me disse que se fosse possível,

ele soltaria as perdizes dele tbém....kkkkk

A riqueza que preservar agrega está começando a ter importância e isso será

fundamental pois só o $$$ pra tornar algo importante e viável.

E vamos torcer para que estes lugares através de iniciativas feito estas possam se multiplicar

e atrair cada vez mais adeptos ao flyfishing....

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Seja bem vindo Guilhermo!

É isso aí, preservar é o único caminho!!! :okok:

Mas o pesque e solte, apesar de estar constantemente associado ao Fly, não é privilégio deste. Esse "sentimento" de preservação é muito mais um "estado de espírito", pode e deve ser aplicado em qualquer modalidade de pesca.

Grande Abraço ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

A polentização do fly está a caminho....

A Enotização tbém......já que sou de B. gonçalves

Pescar uma truta na natureza no Cachoeirão do Rodrigues é um sonho

de infância desde que conheçi aquele lugar uns 18 anos atrás....

Abraço turma....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Guilhermo, olha só, tem muito lugar com Trutas selvagens por aqui, muitos rios mesmo, pesca fácil e pesca bem difícil, claro que o Silveirão é um rio lindíssimo, com suas particularidades, exelentes pousadas e certeza de achar alguem pra contar uns causos, tanto na beira do rio como na pousada, na rede que esta se formando, RS/SC, com muitas outras opções de lugares e pesca de Trutas, lugares lindíssimos e repletos de Trutas, nascidas no Rio, com muitos lugares praticamente intocados, nada de ter que dormir no mato e passar trabalho, no máximo, num raio de 50km, rio/pousada, enturmese e descobrirás.....

Abraço

Dilvo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Willians, a idéia é essa mesmo, estamos colhendo os frrutos que semearam a muito tempo, porém, não pederemos jamais ser apenas "coletores" temos que semear e cultivar, mas acima de tudo Cuidar e fortalecer...

Dilvo

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Dilvo, acho que estou no caminho certo....

Preciso evoluir muito na técnica....

Vou postar a noite umas fotos das minhas moscas....

Qdo for rolar um atado por Garibaldi, deixa-me um aviso no fórum.

Grande abraço,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Poh guilherme, se voce é vizinho do Dilvo esta com um verdadeiro mestre. Um dos melhores mosqueiros deste país (tenho dito)

Cada final de semana aparece um rio novo. Tem muito trabalho sendo feito pela pesca com mosca, um grupo maravilhoso que avança e esta aberto para cada um participar.

Acabei de chegar de viagem onde o gesto de certas pessoas me motivam e me forçam a continuar.

Abc

JAMANTA

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Dilvo, acho que estou no caminho certo....

Preciso evoluir muito na técnica....

Vou postar a noite umas fotos das minhas moscas....

Qdo for rolar um atado por Garibaldi, deixa-me um aviso no fórum.

Grande abraço,

Guilhermo, estando Aqui no Forum, já é motivo pra saber que estás no caminho SIM... hehehe

Evoluir, sim, ninguem sabe o suficiente....sempre se evolui, sempre...mas essa modalidade (Fly) é a mais simples que existe, muitos a eletilizam sem fundamento....olha só, quando quiser aparecer por aqui, quase todas as noites estou trabalhando nas cannas de Bamboo, (mil Encomendas), só chegar, e durante o dia, trabalho e posso te atender e falar sobre todos os assuntos relacionados a pesca, hehehe, na DILVO MOTOS, 3462 4310.

Jamanta, menas....menas kkkkk

Dilvo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Parabéns pela bela empreitada de divulgar e fortalecer o flyfishing... é muito bom perceber que a ideia de que o prazer está em pescar e não em matar está começando a mudar a cabeça de muitos pescadores... abração a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Patrono

E agora Rio Rufino Tambem publicou uma lei protegendo a truta. Isto mostra um interesse das autoridades pela pesca esportiva. Não é a solução mas é umas das ações. É um caminho. E tambem é claro, sei que para cada ato, certo ou errado sempre tem alguem para condenar, dizer que esta errado... bom, eu sigo apoiando quem faz alguma coisa, pois ainda é melhor que não fazer nada e ficar somente criticando tudo.

lei-da-truta-de-urubici.jpg

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Prezados,

Esta semana o município de Painel, que foi o primeiro a promulgar a lei que regulamenta a pesca de trutas nos rios no seu território, deu mostra que está fazendo cumprir esta lei.

Um sujeito publicou um vídeo no youtube exibindo cenas de pesca de trutas com bait e com abate das trutas capturadas. Isso ocorreu no rio Caveiras em Painel-SC.

Ele foi obrigado a remover o mesmo do youtube. A prefeitura formalizou uma notificação a ele para removesse o dito video pois ele estava infringindo uma lei municipal.

O sujeito não teve outra alternativa senão remover o vídeo.

Isso mostra que o município está preocupado em preservar as trutas nos rios, pois vê na pesca esportiva com fly fishing uma nova possibilidade de atração turistica sustentável.

Nós temos que ajudar estes municípios fiscalizando e denunciando os abusos. Eles com certeza não ficarão insensíveis aos nossos apelos pois toda região serrana de SC ja está percebendo que o projeto Rota da Truta é muito importante para o turismo na região.

As coisas estão funcionando!

Abraços,


Zorrer

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Zorrer, acredito que a pressão feita atravez de Mail e contatos com a Prefeitura, deva ter ajudado e muito na decisão da retirada do video, Eu tambem fiz minha parte, ta aí, mais uma prova que juntos seremos muito fortes, mais uma ganha...

Jamanta, como mosqueiro mandei mail, e como futuro não muito distante, Painelense, mandei tambem, inclusive parabenizandoos pelo exito da missão.

No próximo encontro que faremos por lá, (Setembro), seria muito interessante fazermos uma visita para estreitarmos mais ainda os laços..

Dilvo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só vou acreditar e apoiar estas iniciativas preservacionistas quando São josé dos Ausentes TAMBÉM

estabelecer " lei " regulamentando período de defeso de maio a agosto para pesca das trutas. :yahoo:

(agora é só esperar o berreiro da tropa de choque... hehehe)

Editado por Arno
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 4 semanas depois...
  • Patrono

E começam as mudanças:

cid_part1_04090606_04000600@via-rs.jpg

Como dito, é apenas o começo, ainda tem toda a questão de Educação Ambiental, desenvolvimento sustentável com envolvimento da comunidade..... jornada longa.

Mas, começando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

E começam as mudanças:

cid_part1_04090606_04000600@via-rs.jpg

Como dito, é apenas o começo, ainda tem toda a questão de Educação Ambiental, desenvolvimento sustentável com envolvimento da comunidade..... jornada longa.

Mas, começando.

Parabéns a todos os envolvidos no projeto, realmente um exemplo a ser seguido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Está começando a ficar bom Jamanta, agora é, aos poucos, instruir os locais que matam ainda na região.

Mas o começo é promissor porque já há um envolvimento dos poderes públicos.

Já não estou mais em Lages, mas é uma região que tem, talvez, o maior apelo em termos de trutas e fly no Brasil.

E é um trabalho de conscientização de longo prazo, pois mudar culturas arraigadas na população não é fácil.

Parabéns pelo trabalho.

Talvez apareça por lá no dia do gaúcho e a gente bata um papo.

Grande abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.