Ir para conteúdo

Primeiras Kebaris


Postagens Recomendadas

  • Administrador

Inspirado nas dicas do seu Gama, resolvi atar minha primeira mosca Kebari para dar na cara das trutas da Patagônia. :D

kebari_1.1.jpg

kebari_1.2.jpg

kebari_1.3.jpg

Material usado:

  • Anzol - Orvis #14 para emergers
  • Linha - UNI-Thread 8/0 Rusty Dun
  • Abdômen - Goose Biot Tan
  • Tórax - Orvis Spectrablend Nymph Dubbing cor Ginger
  • Asas - Natural Mallard Duck
  • Hackle - Whiting Rooster Cape cor Light Ginger Dun

Não sei se esse anzol é indicado, mas era o que eu tinha em mãos e me inspirei no vídeo do Davie McPhail abaixo.

O abdômen fiz com o Biot invertido, pois fica mais natural, bem semelhante ao abdômen de uma mosca mesmo. Depois vou atar com o Biot na mesma posição mostrada no vídeo. Não sei se fechei muito o Hackle e vou tentar melhorar nas próximas Kebaris que atar. Não pude respeitar as cores que o Davie fez uso no atado de sua Kebari, mas não achei ruim a combinação de cores que fiz.

T+ :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Valeu pelos comentários amigos! :ok:

Estou achando essa mosca meio magra, acho que vou formar um chape melhor no abdômen.

Seu Gama tenho pesquisado nesse site:

http://www.tenkaratalk.com/

Parece que o pessoal do mundo Tenkara pratica a pesca com essas moscas submersas mesmo e deve ser em função do material da linha usada que deve favorecer isso.

Já as moscas como essa usada no Fly deve ficar algum tempo na superfície para depois afogar e assim podermos fazer um trabalho semelhante. Na pesca Tenkara tem a limitação do comprimento da linha e sua ação que não deve ser de flutuar, e no Fly podemos esticar o percurso da mosca na superfície antes dela afogar.

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Rapaz não sei que hackle é esse que o Davie usou, tenho somente de rooster (galo) e acho que ele usou de hen (galinha), é isso mesmo? :mellow:

Caramba tenho que ter um cape de hen na mão para ver a diferença e aprender mais, pois tem várias receitas que se referem a usar hen ao invés de rooster.

Dia 3 atamos algumas Kebaris! :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Ok Fausto, sem sombra de dúvida quando elas afundam um pouco são mais produtivas, tenho usado as Kebari só com os lambaris e a explosão dos bichinho é algo fascinante, um peixinho tão pequeno explodir com gente grande.

Esta chegando a temporada de piabanha, vou fazer uma com a Tenkara Rod, mais na superfície, umas quebari e sakasas co hackle maiores para flutuar, acho que vai dar certo porque nesta época temos a flôr do Ingá que é praticamente igual uma Sakasa.

Se vc conseguir atar umas que flutuem legual com certeza o resultado será satisfatório com as trutal.

Não sei se já viu, este http://www.tenkarabum.com/tenkara-flies.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Parabéns Fausto,

Pra mim ficou perfeita, você está primoroso nos detalhes. Acho que meus olhos não são muito bons pra avaliar as moscas, com degustação de vinhos acontece a mesma coisa comigo, os detalhes me fogem, não consigo ver os defeitos que você enxerga, e seu grau de exigência consigo mesmo está bem alto. Isso é bom porque a tendência é que sempre melhore, mas pra mim já está 10! :bs-aplauder:

Mas apesar dessa "miopia" que tenho :huh:, olhando o site (que é ótimo) pelas moscas que vi, notei que na maioria (sejam dry ou wet) o hackle não fica colado no olho do anzol, o posicionamento é afastado (diria que fica em torno de 70% do comprimento da haste), como nesse exemplo, uma Sakasa Kebari (como o mestre Gama mencionou)

Sakasa-Kebari.jpg

Mais duas coisas (milagrosamente) me saltaram aos olhos, a primeira é o tamanho da pena de perdiz usada neste hackle, é muuuito curta, só japonês mesmo pra conseguir, sem hackle plier é impossível!!!

A segunda é que o acabamento é feito atrás do hackle (bem mais difícil), veja onde está o whip finisher:

tenkara-wet-fly-7.jpg

Quanto à sua estar muito magra, discordo. Pelo pouco que vi tem umas até mais magras que a sua, essa aí de cima é tão magra que o abdome é feito somente de fio de atado.

Volto a dizer, pra mim a sua está perfeita! (se eu fosse uma truta, não hesitaria :D :D :D )

Grande Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Sim também achei bem complicado fazer uso da ferramenta de finalização (whip finisher) dando as voltas por trás do hackle, mas até que consegui fazer isso duas vezes nessa mosca. Talvez com a mão seja mais simples, mas sou muito ruim em finalizar sem ferramenta.

Sim também observei que muitas das moscas do site (blog) específico sobre Tenkara, o hackle das moscas fica mais para trás do olho do anzol e confesso que me prendi muito mais na montagem do Davie McPhail, pois ele é truteiro e integrou o atado das Kebaris para pescar trutas. Também não gostei do hackle muito para a frente, pois fecha bastante o acesso ao olho do anzol. Vou atar mais algumas conforme a dica (receita) do Davie e depois vou atar mais algumas com o hackle um pouco mais para trás e ver no que vai dar pescando de Fly.

Quanto a pena usada como hackle, também tenho que testar outras opções, pois pode ser que mude consideravelmente a ação da mosca em função dessas mudanças e não quero que afundem conforme os vídeos, quero elas na superfície, pois é assim que gosto de pescar trutas na Patagônia. A pena de perdiz ou partridge é usada no Fly para formar o hackle das wet e não é isso que eu quero, pois as wet afundam mesmo, inclusive estou aguardando a chegada de uma partridge inteira para começar a atar wets, pois nem só de moscas secas vive um truteiro na Patagônia. :D

T+ :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Valeu pela dica do site seu Gama! :ok:

Estou vendo nesse momento.

Vai ficar mestre nos atados Tenkareano, pelo visto teremos mais um na categoria. :D

Quanto atar o Hackle, no local da kebari original, o único problema que observei foi que compromete um pouco o pouso na vertical, isso usando equipamento de fly, nas Tenkaras Rods por ser tudo mais leve não tem esse problema.

Talves com o Hackle mais longo elimina este problema, estou dizendo mais ainda não fiz experiências.

O ataque na Kebari pousada na vertical é mortal, não tem escapatória é peixe fotografado. :okok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
Vai ficar mestre nos atados Tenkareano, pelo visto teremos mais um na categoria. :D

Não sei seu gama, gosto da plástica do Fly e a forma que as moscas são apresentadas, até mesmo em maiores distâncias, e mudar para o Tenkara pode ser uma experiência que posso um dia fazer, mas no momento quero mesmo e ver o resultado prático do uso dessas moscas, que parecem muito com as emergers do Fly.

O ataque na Kebari pousada na vertical é mortal, não tem escapatória é peixe fotografado. :okok:

Sim estou apostando nisso também, pois não tem o hackle para atrapalhar. Muitas das trutinhas que perco na Patagônia é em função do hackle que afasta a mosca da boca do peixe e com o abdômen bem exposto, coloca ele como alvo em primeiro plano no momento do ataque do peixe.

Quanto atar o Hackle, no local da kebari original, o único problema que observei foi que compromete um pouco o pouso na vertical, isso usando equipamento de fly, nas Tenkaras Rods por ser tudo mais leve não tem esse problema.

Vou fazer uma pequena bola de dubbing bem rente ao olho do anzol, assim limito tanto o ponto de aproximação do hackle, quanto o seu ângulo de fechamento. Estive pensando nisso durante minha caminhada matinal. :ok:

O pessoal do Fly usa muito essa técnica da bolinha de dubbing para abrir o tail das ninfas e no meu caso será como limitador para o hackle e controle de seu fechamento.

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Dessa vez mudei a combinação de cores do Dubing e do Biot. Resolvi colocar o Biot com as cerdas para cima conforme o vídeo do Davie. Também resolvi colocar uma pequena bola de Dubbing bem rente ao olho do anzol para limitar fechamento do Hackle e das Asas, bem como espaçar para que o olho do anzol ficasse mais exposto.

kebari_2.1.jpg

kebari_2.2.jpg

Mesmo fazendo assim achei que o Hackle fechou bastante e já é a segunda! :ok:

T+ :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Boss,

Sinceramente, gostei mais dessa segunda (comparando com a primeira e com as moscas do site que você indicou). ;)

Mas se me permite uma análise, ainda comparando, acho que o hackle está com muitas voltas (se é porque a intenção é flutuar ok, mas as moscas do site são mais "carecas").

Mas, sigo o mestre Gama, pra mim também está perfeita. (tinha dado 10 antes, agora é 11) :D :D :D

Grande Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Sim não quero que elas afundem e por isso coloquei mais voltas no Hackle. As moscas do site que pesquisei parece que são atadas para afundar mesmo e por isso estou fazendo assim. Atei mais uma com outra variação de cor, mas não gostei do resultado final. A primeira mosca do tópico fiz quatro voltas com a pena para formar o Hackle, a segunda fiz com cinco voltas e essa agora que vou mostrar fiz com seis voltas.

kebari_3.1.jpg

kebari_3.2.jpg

O abdômen é pena de faisão na cor verde escuro e o Dubbing ficou mais claro um pouco e gostaria que ficasse mais escuro.

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Ainda animado com as Kebaris, encontrei uma versão que muito me agradou, pois a final das contas, é uma versão da clássica Pheasant Tail adaptada para esse tipo de mosca.

kebari_4.1.jpg

kebari_4.2.jpg

kebari_4.3.jpg

kebari_4.4.jpg

Não passei o fio de cobre sobre as fibras de Pheasant Tail porque elas estão coladas, mas vou passar o fio de cobre para ver o resultado.

T+ :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Está viciando hein! :happy:

Agora fiquei "encafifado" :huh: , estava achando que as Kebaris ficavam na posição vertical devido à ausência do tail, mas essa aí tem tail! :huh: :huh: :huh:

Ficou na linha de uma dry clássica (Adams, CDC Dun, Light Cahill), desse jeito essa versão de Kebari não vai "pousar" e derivar na água como uma mosca seca? :hum:

Grande Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Estou na rua.

Geralmente as moscas secas usam um tail reto e longo para evitar que o anzol afunde sua parte posterior. No caso dessa Kebari, o pequeno tail não vai impedir que a parte posterior do anzol afunde, como no caso das ninfas com tail.

Estou na rua usando o celular e assim testo o upgrade.

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

O seu Gama tem usado com sucesso, principalmente na pesca do lambari. :ok:

Tem algumas questões que deve ser estudadas na prática, principalmente quanto ao material usado para armar o Hackle. Nas receitas que tenho estudado nos sites específicos para a prática do Tenakara, as moscas afundam sim e alguns praticantes fazem questão que isso aconteça e no meu caso, ou talvez no nosso caso, não quero que as moscas afundem como as Soft Hackle do Fly e sim que flutuem.

Estarei na Patagônia na segunda quinzena de novembro e quando voltar faço um relato de minhas experiências, dessas moscas Kebarianas adaptadas para o Fly.

T+ :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Fausto ficaram DEZ... fiz umas com essa mesma pena imitando a asa apontada pra cima, como a mosca vai ficar apoiada no hacle, a asa é um sinalizador para o pescador ver o engodo, fiz umas usando duas asinhas brancas, ficaram legais, as trutinhas do Deusdede aprovaram e as destruíram hehehe, acho que a unica coisa que desbalanceia essa Kebari é o tippet, se ele afundar, poderá virar ela de lado, mesmo assim, acredito na eficiência dela.

Edu, metale con todo, és muy facil de hacer y és matadera jejeje

Abraço

Dilvo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Soh....

Sinceramente nunca atentei tanto para detalhes qd ato como os amigos comentam, nem p/ "secas" que raramente ato, o curioso é que umas se comportam na água como deveriam e outras não, o que mais acho curioso é que pego mais justamente com as que não se comportam como deveriam, tipo secas que afundam :laugh: .

Talvez seja a seletividade de cada peixe e de cada local.

:hum:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Talves não Edu, em se comportando como uma seca que afunde...poderá imitar uma "seca morta" hehehe, daí que o peixe sabe que uma morta desce lentamente para o fundo sem oferecer resistencia ou fuga....bom....talvez não....é que estou pensando como peixe nessa hora....hehe

Abraço

Dilvo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Administrador

Minhas primeiras...

Acho que agora te entendo Fausto, quanto mais eu ato,mais acho que está ruim e percebo problemas, mesmo tendo a noção que que estou atando melhor desde que comecei, complicado né? :huh:

DSCN1499.JPG

DSCN1504.JPG

Bom, pelo menos parece que estão equilibradas :hum:

DSCN1508.JPG

Vou testá-las lá na Fragária, vamos ver no que dá.

Grande Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Uma coisa é certa, em tudo na vida, quando praticamos melhoramos e com o atado é o mesmo.

No início tudo parecia um mistério, as informações eram "protegidas" de modo que quem as tinha, não queria repassar a frente e vendo isso, resolvi me dedicar ao atado, porque aqui em nossa casa (fórum) não existe tal necessidade de "proteção", pois não vivo do fórum, não arrecado recur$o$ com o fórum e não sou profissional, a minha única intenção é acabar com os "segredinhos" que tanto vi no decorrer de meus 12 anos de pesca com mosca. As pessoas devem ter uma visão semelhante a essa de modo que a pesca com mosca esteja ao alcance de mais pessoas.

Lembro-me dos "mistérios" para se conseguir Hackles e Saddles, e hoje isso está acabando, ainda mais com as lojas online oferecendo material de primeira qualidade. No seu caso, embora esteja usado penas de galo como Hackle, elas estão longas demais e se fossem mais curtas, teria uma proporção melhor. O uso de material adequado faz diferença, mesmo quando ainda estamos aprendendo, que é o meu caso.

Quer uma dica? ;)

Vai no eBay e pesquise por uma loja chamada Far West Fly Shop e compre um Hackle.

Todos que comprei chegaram sem problema algum.

Vou comprar mais dois e se quiser dividir comigo é só falar.

Os últimos dois dividi com o Beto que vai comigo para a Patagônia.

Pretendo comprar um Grizzly e um Dun.

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

No seu caso, embora esteja usado penas de galo como Hackle, elas estão longas demais e se fossem mais curtas, teria uma proporção melhor.

Estou usando penas de "Chinchila" (aquele galo asiático). Quanto ao tamanho, usei um hackle maior propositalmente, me ative às dicas do mestre Gama:

Esta chegando a temporada de piabanha, vou fazer uma com a Tenkara Rod, mais na superfície, umas quebari e sakasas co hackle maiores para flutuar, acho que vai dar certo porque nesta época temos a flôr do Ingá que é praticamente igual uma Sakasa.

Talves com o Hackle mais longo elimina este problema, estou dizendo mais ainda não fiz experiências.

E à sua:

Sim não quero que elas afundem e por isso coloquei mais voltas no Hackle.

Até poderia ter usado um hackle menor, mas achei que estava no caminho certo para que flutuassem.

O uso de material adequado faz diferença, mesmo quando ainda estamos aprendendo, que é o meu caso.

Quer uma dica? ;)

Vai no eBay e pesquise por uma loja chamada Far West Fly Shop e compre um Hackle.

Todos que comprei chegaram sem problema algum.

Vou comprar mais dois e se quiser dividir comigo é só falar.

Os últimos dois dividi com o Beto que vai comigo para a Patagônia.

Pretendo comprar um Grizzly e um Dun.

Valeu pela dica, vou dar uma olhada na loja. :ok: A sugestão é pra comprar um Hackle Pack ou um Cape? Preciso também de um Gauge.

Grande Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Ainda vou usar essas moscas de tenkara com fly,...alguém já fez isso?

Eduardo, em minha pescaria de lambaris, só estou usando as Kebaris e as Sakasas, mais no princíío clássico "flutuando" e para pesca no fundo na hora do dia mais claro, estou usando ninfas.

O resultado é simplesmente fantástico.

Meu material:

Vara ultra leve mantada por mim mesmo. Blank Kowa

Carreta #1 made in China

Linha#1 adiquirida com Kensukródromo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Sim André eu compro os Capes, mas nessa mesma loja pode comprar por USD 19.90 os packs 100 de Saddle. Esse packs 100 são compostos de 15 penas longas de Saddle e podem ser usador para atar 100 moscas, a questão é que todas as 15 penas são específicas para o tamanho de anzol que selecionar. Isso pode ser um problema ou a solução. Por isso compro os Capes.

Vou atar mais Kebaris e assim testar na Patagônia daqui a duas semanas. Test Drive com as trutas e estou apostando no resultado tão bom quanto as Parachutes e Klinkhammers.

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Ficaram show André, se conseguir que flutuem, vai ver que o ataque é fatal, é lamba posando pra foto. :ok:

Obrigado mestre Gama,

Espero que flutuem por conta própria, senão vou tentar aplicar um flotante. Mas o objetivo não são os lambas (ainda) vou testá-las nas trutas da Fragária. ;)

Grande Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Sim André eu compro os Capes, mas nessa mesma loja pode comprar por USD 19.90 os packs 100 de Saddle. Esse packs 100 são compostos de 15 penas longas de Saddle e podem ser usador para atar 100 moscas, a questão é que todas as 15 penas são específicas para o tamanho de anzol que selecionar. Isso pode ser um problema ou a solução. Por isso compro os Capes.

Pois é, no kit que comprei em Orlando vieram 2 pacotes (marrom e grizzly) com 4 penas longas de Saddle, até que possuem alguma variação do tamanho das cerdas ao longo do comprimento, mas essa variação é pequena.

As que comprei recentemente (Chinchila) são na cor natural, na verdade é bem variado, tem pena de tudo quanto é cor, grizzly preta e branca, preta e amarela, vermelha, marrom, tan, branca, e outras combinações com tons de oliva. Não são longas, mas como é muito variado, tem penas de todos os tamanhos. É mais ou menos assim:

Chinchila.jpg

Só que o pack que comprei tem infinitamente mais quantidade de penas.

Grande Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Eu compro esses aqui:

Observe no vídeo que o apresentador mostra penas longas e grossas (que no caso não uso até o momento), bem como as penas mais próximas ao pescoço do galo, que são as penas que mais usamos no atado de moscas secas.

Esse outro vídeo mostra melhor:

Inclusive ele diz o tamanho dos anzóis indicados.

Não comprei a cor Cream ainda.

Essas penas que está me mostrando estão muito longe do que poderá fazer ao usar as penas certas, tenha certeza disso! :ok:

T+ :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Realmente são muito diferentes e parecem ser muito mais uniformes. Quanto ao tamanho dos anzóis, no caso de atados de secas e pequenos streamers (woollys, montana, matuka) para pesca de trutas arco-íris, por exemplo (excetuando-se as do lago Strobel), a numeração dos anzóis não tem tanta variação assim.

Mais uma vez, obrigado pelas dicas! :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Administrador

Atei esses dias mais algumas variantes de moscas "Kebarianas" adaptadas para o Fly. Fiz algumas modificações e coloquei Poly Yarn no lugar das asas de Mallard Duck para melhor visualização da mosca. A primeira está com o abdômen feito com fibras da pena do faisão e a segunda está com vinil rib, só não sei se vai afundar direto ou não.

kebari_5.1.jpg

kebari_5.2.jpg

kebari_5.3.jpg

kebari_6.1.jpg

kebari_6.2.jpg

kebari_6.3.jpg

As fotos não estão boas porque ajustei mal as configurações da câmera.

T+ :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Muito bom Fausto,

Estou torcendo para que tenham bom desempenho. Infelizmente não consegui testar as minhas, por conta da chuva adiei minha visita à Fragária, ficou pro Reveillon!

Mas só pelo aval positivo do mestre Gama, tenho certeza de que terás sucesso!

Grande Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Amigo André posso passar uma dica?

Já passando, os tamanhos dos anzóis corespondem as largura das penas empregada nas moscas e com isto tem um assessório no atado que ajuda a achar a pena ideal para a mosca é esta de baixo, este material tem duas funções um é para saber os tamanhos dos anzóis e a outra para saber a pena certa para o anzol, é simples de ser usado. Na ferramenta tem um pino próximo das numerações se coloca a pena e faz no redor uma volta na pena é você vai saber qual é o numero da pena e do anzol corespondente. Ajuda bastante o atador. Deu para entender?

Abraço.

$T2eC16NHJGQE9noMZHGnBQUhc,v!L!~~60_12.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Grande Fausto parece que um ou outro esta tendo o mesmo pensamento sobre esta mosca a Kebari consistência ou não também eu fiz na semana passada fiz esta mesma mosca, a foto que esta abaixo foi eu que fiz, esta mosca tem um tipo de chamariz é interessante tem que ter na caixa realmente. Bom que você teve este mesmo pensamento é sinal que nos estamos no caminho certo não é ?

Abraço.

DSC008717.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.