Ir para conteúdo

Ração de EVA para pesqueiros


Postagens Recomendadas

  • Patrono

Olá pessoal

Resolvi tentar simplificar as rações de EVA que tenho visto pelos fóruns de pesca com mosca.

Após fazer algumas rações nos moldes tradicionais, colando placas de EVA de 2mm (simplesmente um saco), fazer corte para colocar o anzol, e ficar segurando a ração até secar a cola, isso sem dizer que face a minha falta de habilidade ainda colava os dedos :D , mudei e gostei do resultado.

Comprei um tatame de EVA com 10mm de espessura. Esses de se colocar em piso de quarto de criança.

Com um vazador de 10mm fiz diversos cilindros, reduzindo posteriormente a sua espessura para 6mm.

RaoEVA2_zps1cd80852.jpg

RaoEVA1_zps03db8ea5.jpg

Como essas rações são iscas muito simples, não vi a necessidade de usar linha própria para atado, usando linha de costura mesmo, mas isso vai do gosto de cada um.

RaoEVA3_zps6eeab0df.jpg

Fiz uma "cama" na haste do azol para melhor fixar o EVA.

RaoEVA4_zps1096ba88.jpg

Como uma agulha de costura fiz um furo no local onde gostaria de fixar o anzol Chinu nº4, e introduzi a ração de EVA no anzol, deslocando-a de forma a deixar a cama de linha totalmente descoberta.

O furo pode ser feito com um simples palito de dente, que funcionará perfeitamente.

RaoEVA5_zps592a3382.jpg

Apliquei cola a base de cianoacrilato na linha, e posicionei o EVA.

Pronto "simples assim". :D:D:D:D

O Betinho que me desculpe o plágio da frase usada por ele no FishTV.

RaoEVA6_zps8a59293b.jpg

Abç

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 4 meses depois...
  • Mosqueiro

Costa,

Andei fazendo umas rações dessas e o furo com o palito de dente foi mais satisfatório para passar o anzol depois.

No final de semana tive uns prejuízos com os pacus e matrichãs dentruindo ou levando toda a ração. Estou me reforçando e rezando para aparecer só tilápias...rrss

Eu acabei comprando anzóis Gamakatsu, mas o maruseigo, ao invés do chinú. Você vê problemas?

Um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Costa,

Andei fazendo umas rações dessas e o furo com o palito de dente foi mais satisfatório para passar o anzol depois.

No final de semana tive uns prejuízos com os pacus e matrichãs dentruindo ou levando toda a ração. Estou me reforçando e rezando para aparecer só tilápias...rrss

Eu acabei comprando anzóis Gamakatsu, mas o maruseigo, ao invés do chinú. Você vê problemas?

Um abraço

Olá Sidnei

A diferença é que o Chinu tem uma curvatura maior.

Do jeito que faço, o anzol fica mais para o centro da ração e o anzol Chinu facilita a fisgada.

Procure fazer o furo para a fixação do anzol mais próximo da borda da ração, a fim de compensar a menor curvatura do Maruseigo.

Abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 6 meses depois...
  • Mosqueiro

Legal essa isca!

Eu vi uma video que nao consigo achar mais de uma montagem com a qual a ponta do ancol ficava fora da agua.

Parecia bom porque onde eu vou da para perceber quando os peixes vem a farpa e nao pegam a isca (momento bem frustrante...rsrrs)

Abc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
  • Mosqueiro

Olá Costa,

já viu uma que um convidado, acho que o Carlos Andreolli, faz com uma bolinha de isopor e da acabamento com Epoxy misturado com tinta de pintura e faz uma bolinha laranja? É bem eficiente e facílima de fazer também. Para pesque pague essas duas são perfeitas.

Abraços,

Marcelo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...
  • Mosqueiro

Iscas simples e eficientes para PP.

Já fiz com EVA e cortiça aparando as bordas com cortador de unha para ficar mais parecidas com as rações.

Alguém já usou delas no sistema droper usando EVA ou cortiça na superfície e miçanga abaixo ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Olá Rinaldo

Com miçanga não mas ja usei droper rig de ração de EVA com ração de chenile.

Assim trabalhava na superfície e a meia água.

Editado por Costa
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Legal essa isca!

Eu vi uma video que nao consigo achar mais de uma montagem com a qual a ponta do ancol ficava fora da agua.

Parecia bom porque onde eu vou da para perceber quando os peixes vem a farpa e nao pegam a isca (momento bem frustrante...rsrrs)

Abc

Desculpe o atraaaaaaaaazo na orientação.

Acho que o tópico abaixo tem tudo que vc quer, principalmente na pagina 2 onde nosso amigo Medeiros explica um passo a passo de como ele faz as rações com chumbo.

Te garanto que são excelestes pois ele me presenteou com algumas.

Testei e aprovei. :D

http://www.flyfishingbrasil.net/phpBB/viewtopic.php?f=3&t=12025

No link abaixo eu mostro como faço minhas rações de EVA com chenile.

http://www.flyfishingbrasil.net/phpBB/viewtopic.php?f=3&t=12701

De uma olhada no meu blog.

Tem alguma coisa por lá.

http://costaflyfishing.blogspot.com.br

Abç

Editado por Costa
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.