Ir para conteúdo

MDC (rio Macaé de Cima)


Postagens Recomendadas

  • Administrador

Sim a pesca por lá está bem complicada e infelizmente será assim por muitos e muitos anos. :dry:

Procure por tópicos e posts aqui em nosso fórum e verá relato da presença até de pessoas praticando pesca subaquática nesse rio, justamente em um trecho logo acima da pousada Amantes da Natureza. Assim mesmo com tudo que está acontecendo, ou que aconteceu e que volte a acontecer, as trutas lá estarão para sempre.

T+ :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
Chegando hoje do final de semana em MDC pousada A N. Peixes, só no tanque das crianças.

Eu não sei se é a sua 1º no MDC. Caso seja, te aconselho, na próxima, solicitar ajuda de um dos amigos que moram na região (0800) para lhe ajudar. Pois o riozinho é complicado, mas tem peixe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Gosto do MDC quando dá uma chovidinha, só o suficiente pra aumentar um pouco o nível da água, deixar as trutinhas mais à vontade e derrubar uns insetos no rio. Não sei como anda aquilo lá, mas como não tem chovido, acredito que o rio esteja com pouca água... mas o ideal é mesmo fazer como sugeriu o amigo JR. Com guia, ainda mais "di gratis", é muito melhor :p

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Tô devendo uma visita ao Cláudio...

Também tive um ótimo guia 0800, meu amigo Tunico...

Pegamos muitos peixinhos, com alguma chuva, mas muito legal, a paz que o lugar transmite não tem igual, minha esposa adorou e sempre lembra que temos que voltar.

Ela também começou a pescar de fly lá, com uma #3.

Saudades...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Olá amigo, pena que não conseguiu pegar nada no riozinho. Mas é como já disseram os demais amigos. O riozinho tem peixe sim, e até um bocado, pode acreditar nisso. Mas é difícil paca pegar. E sempre foi. E ainda bem pq senão, já teriam acabado. E nessa época de seca, com praticamente nada de água, a coisa fica mais complicada ainda. As bichinhas se escondem debaixo das pedrinhas, e não saem por nada. Com as primeiras chuvas a coisa tende a melhorar, com as trutinhas mais à vontade, saindo dos esconderijos. E é sempre bom, como já disseram, contar com ajuda dos locais. Eles tem mais contato com o rio e já tem algumas manhas que ajudam a te indicar o onde e como. Qdo qusier vir de novo, só nos avisar, que a gente ajuda, no 0800. Sempre tivemos amigos vindo de vários cantos e sempre gostamos de ajudá-los, no que for possível, e fazendo novas amizades, que é o que realmente conta. Temos vários amigos que moram por lá, em Friburgo, como o Daniel e o Rusllon, fora eu tb, que sou meio morador de lá pq a minha família mora lá e todo fds tou por lá, fora um monte de amigos que sempre tão por lá tb, como Tunico, Beto, Hajime, JR, Nelson, etc etc. Mas mesmo quem já tá acostumado, sempre vive apanhando paca daquele riozinho. Outro dia, coisa de 2 meses atrás, fui com meus parceiros Daniel e Rusllon e vimos muita, mas muita truta mesmo, explodindo pra tudo que era canto, atacando algum insetinho, que não deu pra descobrir o que era que tava eclodindo. Mas era pancadaria grossa, direto. Nunca tinha visto tanta truta naquele riozinho, explodindo sem parar. No que vimos a cena, começamos a rir (de alegria, claro, pensando que iríamos arrebentar). Mas..... passados mais de 2h botando tudo que era mosca, e as bichinhas explodindo a 10cm da nossa mosca, e nenhuma atacou as nossas oferendas. Foi incrível. 3 marmanjos, botando tudo que tinhamos em nossas caixinhas, e conclusão, dedón super hyper atoladasso. Pegamos nenhuma. E isso, vendo aquele monte de peixe explodindo sem parar. Até esse dia, estavamos até achando que o riozinho nosso tava se agonizando, acabado, que só sobraram poucas migalhas de trutinhas. Mas depois dessa cena, vi que truta tem sim, e muito. Só não se mostram toda hora e tb não pegam nada fácil. Semana seguinte voltamos, e desta feita, não vimos nada. Só pegamos umazinha, com muita insistência. Mas sabíamos que tem sim bastante truta no rio. Quem visse o rio, nesse dia, iria dizer que não tem nada nele. Mas como tínhamos visto o festival de explosões na semana anterior, sabíamos que o problema tava era com a pecinha.... Temos muito ainda a a aprender...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Olá amigo, pena que não conseguiu pegar nada no riozinho. Mas é como já disseram os demais amigos. O riozinho tem peixe sim, e até um bocado, pode acreditar nisso. Mas é difícil paca pegar. E sempre foi. E ainda bem pq senão, já teriam acabado. E nessa época de seca, com praticamente nada de água, a coisa fica mais complicada ainda. As bichinhas se escondem debaixo das pedrinhas, e não saem por nada. Com as primeiras chuvas a coisa tende a melhorar, com as trutinhas mais à vontade, saindo dos esconderijos. E é sempre bom, como já disseram, contar com ajuda dos locais. Eles tem mais contato com o rio e já tem algumas manhas que ajudam a te indicar o onde e como. Qdo qusier vir de novo, só nos avisar, que a gente ajuda, no 0800. Sempre tivemos amigos vindo de vários cantos e sempre gostamos de ajudá-los, no que for possível, e fazendo novas amizades, que é o que realmente conta. Temos vários amigos que moram por lá, em Friburgo, como o Daniel e o Rusllon, fora eu tb, que sou meio morador de lá pq a minha família mora lá e todo fds tou por lá, fora um monte de amigos que sempre tão por lá tb, como Tunico, Beto, Hajime, JR, Nelson, etc etc. Mas mesmo quem já tá acostumado, sempre vive apanhando paca daquele riozinho. Outro dia, coisa de 2 meses atrás, fui com meus parceiros Daniel e Rusllon e vimos muita, mas muita truta mesmo, explodindo pra tudo que era canto, atacando algum insetinho, que não deu pra descobrir o que era que tava eclodindo. Mas era pancadaria grossa, direto. Nunca tinha visto tanta truta naquele riozinho, explodindo sem parar. No que vimos a cena, começamos a rir (de alegria, claro, pensando que iríamos arrebentar). Mas..... passados mais de 2h botando tudo que era mosca, e as bichinhas explodindo a 10cm da nossa mosca, e nenhuma atacou as nossas oferendas. Foi incrível. 3 marmanjos, botando tudo que tinhamos em nossas caixinhas, e conclusão, dedón super hyper atoladasso. Pegamos nenhuma. E isso, vendo aquele monte de peixe explodindo sem parar. Até esse dia, estavamos até achando que o riozinho nosso tava se agonizando, acabado, que só sobraram poucas migalhas de trutinhas. Mas depois dessa cena, vi que truta tem sim, e muito. Só não se mostram toda hora e tb não pegam nada fácil. Semana seguinte voltamos, e desta feita, não vimos nada. Só pegamos umazinha, com muita insistência. Mas sabíamos que tem sim bastante truta no rio. Quem visse o rio, nesse dia, iria dizer que não tem nada nele. Mas como tínhamos visto o festival de explosões na semana anterior, sabíamos que o problema tava era com a pecinha.... Temos muito ainda a a aprender...

Kensuke-san,

mas aí é covardia pros peixinhos, só morador...

Você, Daniel e Rusllon conhecem cada um dos peixinhos até pelo nome...

:D:okok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Kensuke-san,

mas aí é covardia pros peixinhos, só morador...

Você, Daniel e Rusllon conhecem cada um dos peixinhos até pelo nome...

:D:okok:

É mais ou menos isso.

Quando o rio está muito baixo as trutas tendem a ficar nos trechos mais profundos atras de aguas mais geladas e também fugindo dos predadores no caso homens e lontras.

Como pescamos o ano todo neste rio acabamos aprendendo onde elas estão em determinados momentos mas isso não é o suficiente para pescalas pois quando não estão ativas fica realmente muito dificil pescalas.

Daniel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

no sabado o rio tava cor de chá e só bateu 1 peixe bem pra baixo da pousada AN. no domingo rio raso e agua cristialina, bateu mais com tipet 7x pheasant e timberline #18. mas só na frente da pousada. o pessoal de lá me falou que os linguiçeiros andaram matando muitos peixes por lá, ultimamente, saindo com sacolas de plastico cheias. isso é MUUUUUITO TRISTE.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Esse negócio de sacola cheia, é que é o problema, realmente muito triste.

É como sempre digo, pescadores matadores são como cavalo selvagem, enquanto domamos um e são paridos dois...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...
  • Mosqueiro

no sabado o rio tava cor de chá e só bateu 1 peixe bem pra baixo da pousada AN. no domingo rio raso e agua cristialina, bateu mais com tipet 7x pheasant e timberline #18. mas só na frente da pousada. o pessoal de lá me falou que os linguiçeiros andaram matando muitos peixes por lá, ultimamente, saindo com sacolas de plastico cheias. isso é MUUUUUITO TRISTE.

(grifo meu)

:ohmy: :ohmy:

S comentários :ph34r:BocacZiper.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Sim é o rio Macaé de Cima que abreviamos de MDC e A.N significa Amante da Natureza que é a pousa que costumamos nos hospedar. É um lindo rio que nos oferece a pesca de trutas na região que tem sofrido com tantas matanças, mas assim mesmo ainda tem trutas, dá trabalho achá-las, mas tem.

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Concordo Jamanta,

Sei que muitos aqui do RJ já fizeram algumas tentativas que não resultaram no esperado, mas não podemos desistir.

Precisamos de uma argumentação forte pra tentar envolver mais pessoas nessa luta, pensei em mostrar aos empresários do setor turístico (hotéis, restaurantes, etc) o potencial que a serra fluminense possui e as oportunidades que estão perdendo. As cidades da serra fluminense Friburgo, Petrópolis, Teresópolis e outras já possuem diversos criadores e restaurantes que possuem interesse direto na truta, Friburgo todo ano promove um festival gastronômico, acho que é por aí. Interesse tenho certeza que existe, talvez o que esteja faltando seja direcionar as forças na mesma direção, criar uma unidade.

Estou fazendo alguns contatos e procurando mais informações sobre o modelo adotado no sul pelo projeto Rota da Truta. Sei que não vai ser fácil, sei que tem muita gente contra, mas também sei que precisamos continuar tentando. Toda vez que estou em algum hotel ou pesqueiro com potencial de crescimento tento conscientizá-los do diferencial que possuem e o quanto poderia trazer de retorno, acho que com mais apoio teremos mais chance de sucesso.

Grande Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Boa Andre

Isto é uma construção que tem ser feita pelas pessoas que amam este rio ...

O fato de ter sido tentado e não ter dado certo não quer dizer nada, o momento hoje é completamente diferente.

Boa sorte e pode contar comigo.

Abc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Valeu Jamanta,

Obrigado pela força, certamente precisaremos de ajuda e tenho certeza que poderás contribuir muito, sei que tens experiência em organização e planejamento.

Grande Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Estou conversando com o Daniel desde semana passada sobre errarmos juntos em abril de 2013, uma ou duas semanas depois do curso de Entomologia e Atado, não no mesmo dia. Ele esteve esse final de semana no local para avaliar a viabilidade de realizarmos o tal erro. Esse erro acontece desde a década de 40 e estamos apenas mantendo o erro em dia. É errando juntos que aprendemos a errar bem feito.

T+ :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Claro fausto.... e outra, não muita regra não, pois estamos lidando com uma enormidade de fatores que tupo de mudar.

Por isto que eu digo que juntar um grupo de interessados é legal. Pois é possível ouvir idéia de todos, mais de um mete a mão e um anima o outro ....

Vi lugares que onde grupos assumem um rio por 10, 20 anos ...

É difícil, vai ter erro, mas VALE A PENA.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.