Ir para conteúdo

Líder cônico


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Pesco robalo com lider 17 lbs, e acabaram, aqui não consigo, procurei na net tbm não achei...

Então resolvi improvisar, gostaria da opinão dos amigos, usei colar lider e fiz o afunilamento.

Alguém já usou este tipo de artifício?

Deu certo?

Não funciona?

Um obrigado antecipado.

sam1450a.jpg

sam1448z.jpg

sam1446.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Confesso seu Gama que nunca fiz aplicação prática dessa cola e por isso não sei dizer o resultado prático no Fly.

Tive alguma experiência na época que frequentava uma loja de material de pesca de praia e vi muitos líderes colados com a cola líder do Luis Oswaldo (LO). O resultado aplicado no Fly é discutível, pois altera bastante a flexibilidade depois de fazer três ou quatro emendas. Quando bem coladas, não vi nenhuma emenda abrir, mas nos pontos de colagem vi grande rigidez e essa rigidez no líder do Fly deve alterar alguma coisa na apresentação da mosca.

Só mesmo testando e assim ver na prática do resultado.

T+ :ok:

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Confesso seu Gama que nunca fiz aplicação prática dessa cola e por isso não sei dizer o resultado prático no Fly.

Tive alguma experiência na época que frequentava uma loja de material de pesca de praia e vi muitos líderes colados com a cola líder do Luis Oswaldo (LO). O resultado aplicado no Fly é discutível, pois altera bastante a flexibilidade depois de fazer três ou quatro emendas. Quando bem coladas, não vi nenhuma emenda abrir, mas nos pontos de colagem vi grande rigidez e essa rigidez no líder do Fly deve alterar alguma coisa na apresentação da mosca.

Só mesmo testando e assim ver na prática do resultado.

T+ :ok:

Olá Fausto, tbm nunca fiz esta experiência, como meu peixe alvo (Robalo, dorado, tucunaré e piabanha) não exige muito apresentação, resolvi testar, e tbm por falta de material por aqui... Esta cola consegui com um amigo de pesca de praia, tentou me convencer de que dara resultado, vou testar nos robalos, talves amanhã.

Para simplificar, fiz sómente duas emenda, 0.60 X 0.50 e 0.50 X 0.40 no "Tippet" faço nó de sangue...

Para pescaria de truta, acho que não funciona, mas vou dando minha cabeçadas por aqui...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

O ideal seria você montar um leader assim para suas pescarias de lambaris, com vários pontos de colagem, e assim poderá ver melhor se vai ou não vai perder a ação do leader tornando ele muito rígido. Cada seção de colagem deve ficar algo próximo de 6 cm e sendo cinco emendas, seriam aproximadamente 30 cm de rigidez no total de um leader de 2 metros.

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

É um bom teste Fausto, mais lideres p/lambari é fácil encontrar, inclusive tenho alguns 4X e 6x, uso o cortland (FairPlay) e por ser barato descarto no fim da pescaria, lambari parece bobo mais é expertíssimo.

Mais não custa fazer o teste, assim que fizer dou notícias, neste caso é só ir pro Mocotó...

Vou fazer um exatamenete como sugeriu. :ok:

Mais tenho quase certezas que vou ter que conseguir os cônicos de 17 lbs, é o mais confiável, Lauro tem 15 librs, pouca diferência, só que os dele são 6' e me acostumei com liders de 9' e ainda costumo colocar mais 30/40 cm de tippet.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Oi Gama, eu já usei essas colas para lider há muitos anos atrás e não me senti muito seguro com elas não, daí resolvi usar o blood knot ou nó de sangue para unir linhas de diferentes diâmetros, segundo pesquisas o nó de sangue dá uma resistência de mais de 90% da resistência da minha assim, eu sempre calculo ela linha de menor resistência, normalmente a de menor diâmetro.

Depois de algum tempo eu comecei a usar um lider de diâmetro único, os tucunas não se esquentam com a delicadeza da apresentação, assim, fiquei de boa...

Hoje em dia para tucunarés eu uso só um pedaço de fluorcarbon de 20 a 25lbs.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Oi Gama, eu já usei essas colas para lider há muitos anos atrás e não me senti muito seguro com elas não, daí resolvi usar o blood knot ou nó de sangue para unir linhas de diferentes diâmetros, segundo pesquisas o nó de sangue dá uma resistência de mais de 90% da resistência da minha assim, eu sempre calculo ela linha de menor resistência, normalmente a de menor diâmetro.

Depois de algum tempo eu comecei a usar um lider de diâmetro único, os tucunas não se esquentam com a delicadeza da apresentação, assim, fiquei de boa...

Hoje em dia para tucunarés eu uso só um pedaço de fluorcarbon de 20 a 25lbs.

Abraços

Valeu RTaciro,o Blood Knot, tbm uso quando necessário, mais não sabia dessa informação quanto a quebra da resistência da linha, meu filho tbm uso o diâmetro único, mais eu não me sinto conrfortável, sempre usei na pescaria de robalo e Tucuna os cônicos 17 lbs com um tippet flourcarbon de 25 libras.

Só estou encontrando lider de 6' mais não acho uma boa, imagino que a mosca fica muito perto da linha de fly, acostumei com lider 9' + tippet Flour, que da um total de 10' + ou -

Quando praticava pesca de praia usava esta cola, nunca me decepcionou, mais isto tudo é experiência, o bom mesmo são os liders cônicos.

Já já vou fazer um pedido de anzol, e aproveitar para pedir uns cônicos de 20 lbrs que encontrei numa loja virtual, essa artemanha é só para casos de sufoco, mais valeu seu comentário, aprendi mais uma.

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Obrigado Bortoli, nunca usei lideres torcidos, qualquer coisa dou um grito... :ok:

Lauro, esse de #15 é interassante, vou dar um pulo na loja... Xá cumigu :ok:

Seu Gama, me manda o seu endereço po MP. Me diz que número de vara o Sr. usa, vou lhe mandar um pra experimentar.

De bortoli.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Olá Bortoli, as varas que uso nas pescarias de robalo, são basicamente duas um #8 9' e uma switch #6 10'.4".

O endereço de meu cafofo, mandei por MP.

Obrigado pela disponibilidade.

Abrs,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Mosqueiro

Acho que meu problema esta resolvido, aprendi a confeccionar os lideres torcidos, montei a bancada de escala e atei alguns, o bom que achei é que vou poder montar os lideres específico para cada pescaria.

Só me resta testar na pescaria, se o resultado for satisfatório, processo deferido... É partir para ocupação do tempo ocioso.

Vou fotografar e postar. :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.