Ir para conteúdo

Rio Paraguai


Caio

Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

A convite do meu amigo Luis Guilherme fui pescar no Rio Paraguai. Foram momentos fantásticos que passamos ao longo de 5 dias de pesca em busca de Dourados e Piraputangas com mosca. O Gui, muito experiente e com trocentos dourados no C.V., foi como um mestre para mim (sempre atento aos seus conselhos, estórias e dicas) nestes dias que se passaram. É impossível dizer o que aprendi com ele sobre os Dourados e também sobre o Pantanal, pois não são poucos os anos que ele tem de rodagem por ali e por outras regiões pantaneiras, desde sua juventude. De fato, muito além de uma pescaria fantástica, num lugar maravilhoso, esta jornada de pesca foi uma aula prática sobre a pesca deste fabuloso peixe, sobre a fauna e a flora pantaneira, que tive a honra e sorte de tomar, de alguém, que com a maior propriedade e principalmente humildade e simplicidade teve o prazer de ensinar. E, ainda, para além disto, foram momentos muito enriquecedores no que diz respeito a conversas sobre coisas da vida, de maior ou menor importância, de muitas risadas e companheirismo, pelo o que, só tenho que agradecer ao querido Gui por tudo que se dispôs a fazer por mim enquanto esta parceiria de pesca perdurou (e que certamente apenas se iniciou). De coração, valeu cara! Te espero na água salgada para quem sabe poder retribuir a contento tudo que fizeste! Seguem algumas fotos que ilustram a nossa pescada e tem mais no link: http://crazy4fly.blo...m-palavras.html

PARTE I - DOURADINHOS

e38219ba.jpg

4eefc568.jpg

b5352fab.jpg

bc6cbaa0.jpg

9079b7a1.jpg

f1ce50da.jpg

e9e865f9.jpg

703d841d.jpg

ec3fe608.jpg

f7724f5e.jpg

PARTE II - PIRAPUTANGAS NA SECA

3578afee.jpg

93ed1a0d.jpg

08ba33c0.jpg

09dfe2f8.jpg

0ff9fd2d.jpg

254101d0.jpg

abaf141c.jpg

7c666bf1.jpg

7329f54d.jpg

8481dfc6.jpg

56a5affb.jpg

32e9468b.jpg

94c7ff04.jpg

4bf236c7.jpg

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Beleza de pescaria Caio, o mais importante é o aprendizado, principalmente quando o companheiro tem paciência e boa vontade de passar todas as dicas. Parabéns a voce e ao Luiz Ghilherme. :bs-aplauder:

Sergio, de verdade foi uma aula que o Gui deu e tentei aprender o máximo possível, pois não é sempre que temos esta oportunidade. Obrigado, abraços, Caio.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Grande Caio!!!

Obrigado pelas suas palavras.

Mas não se engane: você foi um grande parceiro!!!

Para quem pescou dourados poucas vezes você arrebentou.

Fora as sessões noturnas de atado.

E mais do que tudo isso:

você entendeu o lugar...

o Pantanal não é um lugar qualquer, em que se vai, pesca, e retorna.

o Pantanal é mágico.

Você entendeu, sentiu isso. Aí está o mais importante.

Faz cerca de 35 anos que conheço esse paraíso, e posso te repetir o que lhe falei pessoalmente: a cada viagem, ao menos uma surprersa haverá.

O regime de águas, a imensidão, a fartura gigantesca de animais e, claro, o trio dourado-piraputanga-pacu formam um enredo que, respeitosamente, é difícil de superar.

Do por do sol ouso nem comentar, e o mesmo digo do perfume que sai de alguns corichos, quando se retorna da pescaria, na boca da noite, navegando por aquelas águas santas.

Percebi que você tinha notado isso tudo quando me disse, no penúltimo dia: "cara, aqui não é só pescaria, tem um algo a mais".

Você tem razão.

Que bom que seja assim.

Considere-se, então, mais um pantaneiro, título que não cabe a mim outorgar, mas aos locais. E eles outorgaram.

Passando as fotos pro computador, no último dia, fui cercado por alguns piloteiros de uma pousada próxima, curiosos pelas imagens.

Quando na tela apareceu sua foto vadeando no meio do rio com o dourado na mão, notei os rostos dos piloteiros, misturando um tanto de incredulidade com outro de admiração.

Aí o título...

Finalizo agradecendo aos comentários de todos os amigos e reproduzindo o final do prefácio de Jayme Monjardin, no livro de fotos de Valdemir Cunha sobre o Pantanal (Pantanal - o Último Eden - DBA Editora, 2007):

"Acredito que a preservação da natureza e a ocupação inteligente dos espaços sejam uma garantia para o futuro de todos. Eu, que defini os meus caminhos artísticos vivendo a inesquecível experiência de fazer Pantanal, convido a todos para irem ao campo desfrutar as suas benesses e compreender o significado da sua existência. Mas peço que pisem com cuidado nos tapetes de Deus"

Um abraço e todos.

Guilherme.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

"Acredito que a preservação da natureza e a ocupação inteligente dos espaços sejam uma garantia para o futuro de todos. Eu, que defini os meus caminhos artísticos vivendo a inesquecível experiência de fazer Pantanal, convido a todos para irem ao campo desfrutar as suas benesses e compreender o significado da sua existência. Mas peço que pisem com cuidado nos tapetes de Deus"

Obrigado pelo convite e está aceito! ok:

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Grande Caio!!!

Obrigado pelas suas palavras.

Mas não se engane: você foi um grande parceiro!!!

Para quem pescou dourados poucas vezes você arrebentou.

Fora as sessões noturnas de atado.

E mais do que tudo isso:

você entendeu o lugar...

o Pantanal não é um lugar qualquer, em que se vai, pesca, e retorna.

o Pantanal é mágico.

Você entendeu, sentiu isso. Aí está o mais importante.

Faz cerca de 35 anos que conheço esse paraíso, e posso te repetir o que lhe falei pessoalmente: a cada viagem, ao menos uma surprersa haverá.

O regime de águas, a imensidão, a fartura gigantesca de animais e, claro, o trio dourado-piraputanga-pacu formam um enredo que, respeitosamente, é difícil de superar.

Do por do sol ouso nem comentar, e o mesmo digo do perfume que sai de alguns corichos, quando se retorna da pescaria, na boca da noite, navegando por aquelas águas santas.

Percebi que você tinha notado isso tudo quando me disse, no penúltimo dia: "cara, aqui não é só pescaria, tem um algo a mais".

Você tem razão.

Que bom que seja assim.

Considere-se, então, mais um pantaneiro, título que não cabe a mim outorgar, mas aos locais. E eles outorgaram.

Passando as fotos pro computador, no último dia, fui cercado por alguns piloteiros de uma pousada próxima, curiosos pelas imagens.

Quando na tela apareceu sua foto vadeando no meio do rio com o dourado na mão, notei os rostos dos piloteiros, misturando um tanto de incredulidade com outro de admiração.

Aí o título...

Finalizo agradecendo aos comentários de todos os amigos e reproduzindo o final do prefácio de Jayme Monjardin, no livro de fotos de Valdemir Cunha sobre o Pantanal (Pantanal - o Último Eden - DBA Editora, 2007):

"Acredito que a preservação da natureza e a ocupação inteligente dos espaços sejam uma garantia para o futuro de todos. Eu, que defini os meus caminhos artísticos vivendo a inesquecível experiência de fazer Pantanal, convido a todos para irem ao campo desfrutar as suas benesses e compreender o significado da sua existência. Mas peço que pisem com cuidado nos tapetes de Deus"

Um abraço e todos.

Guilherme.

Muchas Gracias Don Guillermo. Depression got a hold on me ... rsrsrsrsrs Até logo mais ... Caio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Mosqueiro

Muito bacana!

Valeu Kensuke!!!

Pescaria top! Pra me tirar dos mangues e flats só pescaria nesse estilo mesmo...

Parabéns a dupla.

Gui, valeu. Não ia sentir falta mesmo. Arremessos na cara de peixe de deslocando, ondulando a água, ou, após ataques em peixinhos, diria até melhor pois para mim um tanto quanto inusitado. "Olha o dourado nadando ali, arremessa na frente dele" e BAMMMM, o bicho entrava. Coisa loca mesmo. Abraços, Caio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

ISTO É FLYFISHING. ISTO É PESCA COM MOSCA. É A EQUAÇÃO QUE TODOS SONHAMOS:

PEIXE + TECNICA + PRESERVAÇÃO + PARCERIA = A MAGIA DA PESCA COM MOSCA

QUANDO AGENTE LE UM RELATO COMO ESTE QUE ATENDE A EQUAÇÃO DE CIMA NOS ENCHEMOS DE ALEGRIA E DE ESPERANÇA.

PARABENS AOS DOIS. PARABENS MESMO.

ABC

JAMANTA

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 6 meses depois...
  • 4 semanas depois...
  • Mosqueiro

Muito bom, parabens a dupla..... eu que ja fui sinto muita alegria de ver fotos assim.... tenho pra mim como um santuário toda esta região que merece toda nossa atenção e prioridade de roteiro de Pesca antes de uma pescaria internacional.

Gui, Caio.... vc´s salvaram meu dia....

abraço

Mega

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
  • 2 anos depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.