Ir para conteúdo

Visite antes que acabe - Alerta


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

O que está havendo ? Estamos na iminência de iniciar nossa temporada de pesca em Ausentes e a turma toda está mais quieta do que guri cagado ! Que tal começar a combinar as pescarias ? O Chico, na Potreirinhos já renovou seu estoque de vinhos chilenos, está com espinhaço de ovelha no freezer, colheu e descascou o aipim, botou butia na cachaça e juntou nó de pinho perto da lareira. Só falta nóis ... !

Estou me programando para ir no meio de Julho, e devo levar mais 3 amigos com as respectivas familias, lá pra Cachoeirão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Tenho novidades com relação a PCH do rio do Silveira, um assunto que venho acompanhando de perto e procurando intervir, sempre que possivel. Estive ontem na FEPAM (Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luis Roessler/RS), que em seu SEGEN (Serviço de Geração de Energia), cumpre a tarefa de emitir as Licenças Prévias e as Licenças de Operação das PCH´s. A empresa catarinense "Rondinha Geradora de Energia Ltda", com sede em Blumenau,SC, tendo concluido o inventariamento do rio do Silveira, entregou na FEPAM (SEMA/RS) dois RAS (Relatorio Ambioental Simplificado), um para a PCH 1, que ficaria no lageado a jusante da Fazenda Potreirinhos e ou outro para PCH 2, localizada mais a juzante do Silveira. Tenho vários contatos no SEGEN e fiquei sabendo que há forte tendência para rejeição da PCH 1, principalmente por falta de manifestação favorável do Prefeito Municipal. Se o Prefeito não mudar de idéia, a PCH não sai. O Prefeito chama-se Erivelto Sinval Velho, filiado ao PMDB e é muito ligado ao pessoal da Pousada do Cachoeirão dos Rodrigues (Tonico), que é o mais ferrenho opositor da PCH, por razões óbvias. Traria a falência total das atividades turísticas de sua pousada. Eu não excluo a possibilidade de dar-se início a um bombardeio de e-mails dirigidos ao Erivelto, pedindo que não aprove ou recomende a construção da PCH Silveira 1. O endereço eletronico dele é eriveltosvelho@hotmail.com Caso se pretenda remeter mensagens ao Prefeito, eu diria que não bastará referir-se apenas aos prejuizo para a pesca das trutas, mas também destacar a perda de água do Cachoeirão dos Rodrigues, a agressão à paisagem e com isto, o prejuizo para o turismo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Boa Professor, vou mandar e-mail sim para o Erivelto, posso replicar essa sua informação para outros colegas?

Ontem falei com a Rosane e ela me informou que este ano não terá festa de abertura de temporada devido ao falecimento do Sr. Olivio. Mas me disse que já estão em fase de providencias para que "apareçam" mais trutas por aquelas bandas, Capice?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Boa Professor, vou mandar e-mail sim para o Erivelto, posso replicar essa sua informação para outros colegas?

Ontem falei com a Rosane e ela me informou que este ano não terá festa de abertura de temporada devido ao falecimento do Sr. Olivio. Mas me disse que já estão em fase de providencias para que "apareçam" mais trutas por aquelas bandas, Capice?

Com certeza, de Bortoli. Quanto mais gente se movimentar, melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

EU ESTIVE AGORA NO INICIO DE MAIO, DURANTE A SEMANA E ESTOU INDO NOVO SEMANA QUE VEM PARA ANIVERSARIO DA NILDA E MEU TAMBEM (MESMO DIA).

VOU MANDAR E-MAIL AGORA PARA O PREFEITO E REPASSAR PARA O PESSOAL DA MINHA TURMA.

EU ACHO QUE NAO SAI MESMO A REPRESA.

O VCS VÃO QUANDO????

ATT

JAMANTA

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

EU ESTIVE AGORA NO INICIO DE MAIO, DURANTE A SEMANA E ESTOU INDO NOVO SEMANA QUE VEM PARA ANIVERSARIO DA NILDA E MEU TAMBEM (MESMO DIA).

VOU MANDAR E-MAIL AGORA PARA O PREFEITO E REPASSAR PARA O PESSOAL DA MINHA TURMA.

EU ACHO QUE NAO SAI MESMO A REPRESA.

O VCS VÃO QUANDO????

ATT

JAMANTA

como foi a pesca lá em maio Jamanta?

eu vou em agosto só...tour lages/ausentes

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Olá Jamanta:

Como foi a pesca tua recentemente no Silveira. Na verdade o Chico só vai colocar no rio uma nova carga de trutas na próxima terça-feira, dia 25/5. Então na semana passada só deveria haver ali peixes do ano passado. E havia ? Aguardamos. Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Acho interessante que quando as trutas foram introduzidas os "ecochatos" protestaram, houve toda uma mobilização contra, debates......

Agora será construída uma hidrelétrica, alterado o curso do rio, alteração inversível no ecossistema, onde estão os ambientalistas ?

Onde está o custo benefício deste projeto, destruir o silveira por 40MW

Furnas gera 1.200 Mw e Belo monte vai gerar 11.300 e um monte de tucunarés saudáveis rsssssssssssssss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Olá amigo Brown:

Eu não te conheço pessoalmente, mas permito-me tecer algumas considerações sobre o teu pronunciamento. Achei lamentável ! E vou dizer porque.

A introdução de trutas-arco-iris em um sistema fluvial onde a espécie não existia, é um sério problema ecológico, sim ! E não se trata de uma manifestação de natureza "ecochata", como vcoê sugere. A documentção bibiográfica contém centenas de relatos sobre os efeito catastróficos da introdução de enimais exóticos em ecossistemas. Posso mandar-lhe subsídios bibliográficos sobre o assunto, caso haja interesse. Tu sabes o que aconteceu com os castores introduzidos na Terra do Fogo, com os coelhos na Austrália, com a peste do carangueijo norte-americano na Europa, com o Capim-Anoni no Rio Grande do Sul ? A truta norte-americana é um espécie carnívora predadora, que se alimenta de peixes menores, crustáceos e insetos, adultos e juvenís. Os trechos de cabeceira dos rios afluentes do rio Pelotas, como o rio do Silveira, o Divisa e o do Marco contém numerosas espécies endêmicas de peixes e de outros invertebrados, que foram, são e serão sistemáticamente consumidos como presas pelas trutas introduzidas. A pergunta que resta é a seguinte: será que por tudo isto devemos simplesmentre extinguir a pesca da truta da região? Não ! Certamente a pesca amadora, sustentável, das trutas no Silveira na modalidade fly, pode ser admitida, desde que de forma ecologicamentre adequada. Porque ela representa uma alternativa de importante ganho economico-social para as comunidades regionais. O que restaria, do ponto de vista turistivo da Pousada do Cachoeirão dos Rodrigues ou da Faznda Potreirinhos, se proidissem a truta na região ? Creio que caberia ao Governo do Estado implementar um programa de produção de alevinos de aroc-iris. Ainda bem que a comunidade científica sulbrasileira está se mobilizando contra a construção das PCH1 do rio do Silveira e não se trata de "ecochatas", com certeza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Patrono

Pois então.

As recentes informações que tenho é que vai sair a PCH, não precisa de autorização do prefeito ou da camara.

O projeto preve uma redução de 60% da agua do Cachoeirão. Embora, já me disseram que não é bem assim, que mais adiante este projeto vai ser vetado neste ponto e ter que ser reformado.

Mas parece que estão fazendo tudo surdina.

Abc

JAMANTA

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Mosqueiro

Caro Ludwig,

Me desculpe pelo “ ecochatos”, reconheço que o termo foi um pouco pesado, me desculpe também pela demora em comentar as suas colocações, ando sem tempo para freqüentar o fórum.

Concordo totalmente com as suas observações sobre os problemas ecológicos causados pela introdução de espécies no meio ambiente sem os devidos cuidados e estudos necessários para avaliar sua viabilidade.

Só acho que o processo de introdução das trutas é um pouco diferente dos casos que você citou, algo mais maduro, que vem acontecendo a muito mais tempo e conseqüentemente com muito mais informação disponível sobre o tema.

Só para citar um exemplo, observemos a Nova Zelândia, onde as trutas foram introduzidas por volta de 1860, se avaliarmos alguns estudos da Universidade de Otago, vamos verificar que até hoje não se observou nenhum impacto mais relevante em relação a introdução realizada.

Veja os nossos vizinhos argentinos, no final do século 19 o explorador Perito Moreno em suas andanças pela patagônia percebeu que as águas férteis de lá tinham potencial para receber peixes que pudessem ser explorados do ponto de vista comercial ou para recreação.

Por volta de 1900 os argentinos criaram o Parque nacional Nahuel Huapi, o primeiro parque da América do sul e em 1904 os primeiros ovos de salmão e truta foram importados de Nova York e introduzidos no parque, tudo apoiado pelo governo e por uma equipe de biólogos americanos e europeus . Hoje a pesca na região de San Martin e Bariloche já é a 2ª fonte de renda da região, perdendo apenas para o esqui.

Dos debates que tive a oportunidade de ler com a participação de alguns órgãos governamentais e biólogos sobre a questão da introdução das trutas no Silveira, os que tive a infelicidade de chamar de “ecochatos”, me pareceram um tanto acadêmicos, distantes da realidade e com pouco alinhamento com as outras experiências que o mundo tem tido sobre o tema, reconheço que acabei lendo pouco, posso não ter tido sorte na escolha.

Das conversas que tive com a população local, quando tive a oportunidade de visitar este lugar maravilhoso, fiquei com a nítida impressão que a introdução do turismo só trouxe benefícios para uma das regiões mais pobres do Rio Grande do Sul, e sinceramente, minha experiência de vida me ensinou que pobreza e preservação da natureza são duas coisas antagônicas, a questão da sobrevivência acaba sempre ficando em primeiro plano !

Grande abraço e boas pescarias

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
  • Mosqueiro

Amigos, tenho uma boa noticia para todos nós. A FEPAM, orgão estadual de controle e fiscalização ambiental do RS, acaba de emitir parecer no sentido de não autorizar a construção da PCH rio do Silveira 1, na área das pousadas do Cachoeirão dos Rodrigues e da Fazenda Potreirinhos. Afinal haviamos reunido numerosos argumentos que levamos aos técnicos e que afinal entenderam, como nós, que esta PCH seria ecologicamente equivocada, socialmente nociva e irrelevante para o programa de geração de energia no país. Então, finalmente uma vitoria, pequena, mas importante e simbólica. L.Buckup

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.