Ir para conteúdo

De carro pra patagônia


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Caros amigos, aproveitando o outro tópico, vou colocar aqui algumas (muitas) imagens da última viagem que fiz pra lá com a familia em julho passado.

Não tem nada haver com pesca....

Vai junto um breve relato como legenda...

Se você não se animarem em ir de carro... desisto!

viagemcarro001.jpg

São Paulo - Foz: 1000 km pela Castelo Branco, Ourinhos, Cascavel etc.... pista quase toda duplicada e bem segura...

viagemcarro010.jpg

Free Shop em Puerto Iguazu - ótimo local para fazer câmbio - De segunda a domingo das 10:00h as 22:00hs..

viagemcarro011.jpg

Aduana argentina - Documentos necessários: Identidade original ou passaporte válido, documento do veiculo válido e em nome de um dos ocupantes - e habilitação.

Mais adiante há um posto da Gendarmeria e outro da Policia Caminera - lá eles podem pedir a Carta Verde (obrigatória) e verificar os itens do carro (cambão, 2 triangulos e bolsa de 1º socorros). Nenhum problema com INSULFIM... o veículo deve trafegar sempre com luz acesa e não pode ter reboque para fora do parachoque...

viagemcarro012.jpg

Ruta 11.

As estradas são assim quase o tempo todo: retões, pouco movimento, nenhum buraco, nehuma policia pra perturbar.. movimento somente próximo às cidades... quanto mais "descemos" pro sul em direção a patagonia menor é o movimento.

Por essa rota evita-se passar por ENTRE RIOS (entrada por Uruguaiana) onde a policia lá é mala... e o transito também é menor porque passamos longe de BUenos Aires onde o trafego nas estradas é maior...

viagemcarro013.jpg

Ruta 152 em La Pampa - Retões desérticos... 120, 130,.... 140 por hora aqui na boa.... pampa/estepe e planície...

viagemcarro014.jpg

Zona de transição entre a estepe dos pampas e estepe patagonica... primeiras montanhas... divisa de provincias: La pampa, Rio Negro e Neuquen. É bem na junção das 3... Vale onde se plantam maçãs... Dique Casa de Piedra...putz visual!

viagemcarro021.jpg

Barragem sobre o Rio Colorado: aqui é divisa entre Rio Negro e Neuquen. Controle fito-sanitário (banhozinho no carro pra evitar levar doenças pra patagonia...) frutas e verduras no carro nem pensar...!

viagemcarro022.jpg

Rio Colorado.... daqui pra frente já tem truta!! Oba!!!!

viagemcarro015.jpg

Logo depois de Neuquen (cidade) fica EL Chocon... indo sentido Piedra del Aguila. Pra quem gosta, vale a pena a parada e visita ao museo e sítio arqueológico... gasta-se umas duas horas....

Antes disso há a opção de se ir por Zapala e pegar a famosa Ruta 40!

viagemcarro017.jpg

Aqui já é perto de Junin... no caminho uma femea de Cervo Colorado as margens do Collon Curá

viagemcarro019.jpg

Collon Cura - Flamingos vadeando!!!!

viagemcarro05.jpg

San Martin vista de um mirador que esqueci o nome...

viagemcarro07.jpg

Nossa base em julho e futuramente em novembro! Uma quadra e meia do lago... dá pra ir com o float tube nas costas!

viagemcarro06.jpg

Lago Lacar - a idéia e no final de tarde dar uns pinchos por aí... depois da pescaria... e pelo menos uma float tubada!

viagemcarro02.jpg

Mirador PIL PIL e riozinho quase congelado na subida para o cerro chapelco... tava nevando muito!

viagemcarro03.jpg

Ruta dos 7 Lagos com muita neve!

viagemcarro01.jpg

Fiquei imaginando a pesca aqui nestas condições....

viagemcarro04.jpg

a familia quase toda reunida.. só faltou a esposa que tava fotografando!

E pra finalizar (ufa!!!!) um final de tarde lá de cima do cerro chapelco no inicio da temporada de esqui desse ano...

viagemcarro020.jpg

Espero que tenham gostado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Por.....a! show de bola ok:

Agora vc me deixou foi com raiva, pois não vou poder ir.

As fotos estão ótimas, a última está perfeita, um dégradé sensacional.

Parabéns!

Vc foi direto ou dormiu mais de um dia em algum lugar pelo caminho?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
deu até vontade de ir mas......não dá,

Agora vc me deixou foi com raiva, pois não vou poder ir.

É isso aí, pra vcs não dá, (tempo)

Pra mim, tempo e alvara permanente, falta (R$) :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Beleza Marco ! Me trouxe de volta as lembranças da viagem que fizemos Porto Alegre-Esquel-Porto Alegre na virada do ano 07-08 e cujo relato deixamos aqui no forum. Parabéns pelas fotos, lindíssimas. E deu para pescar em julho ? Parece que é meio limtado no inverno, certo ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
Por.....a! show de bola ok:

Agora vc me deixou foi com raiva, pois não vou poder ir.

As fotos estão ótimas, a última está perfeita, um dégradé sensacional.

Parabéns!

Vc foi direto ou dormiu mais de um dia em algum lugar pelo caminho?

Fala aí JR!!!

Essa viagem foi feita em 5 dias na ida...

Como era a primeira vez que eu iria fazer uma viagem longa de carro com as crianças, não tinha noção do quanto eles iriam suportar.... principalmente a pequena que tem 5 anos. Quando eles começavam a se queixar já estavamos chegando em algum lugar de parar...

Procurei fazer a viajem sempre de dia... isso é importante porque os postos de combustiveis por lá não funcionam durante a madrugada... (a maioria deles).

Dormi em Foz do Iguaçu, no dia seguinte eu tinha que fazer câmbio (e era domingo) somente o free shop estaria aberto.

Saí de lá por volta de meio dia e rodei uns 700 km até Corrientes.

No terceiro dia viajei até Villa Maria (um hotel muito bom por sinal da cadeia Howard Jonhson) mais 800 km.

No quarto dia fomos até Santa Rosa (600 km) Hotel Cuprum. O hotel é ótimo para pernoite, porém não tem restaurante o que obriga o hospede a procurar algum lugar na cidade...

5º dia até San Martin - 900 km.

Eu poderia ter rodado mais e economizado nas paradas... pelo menos um dia a menos. Ocorre que em julho, especialmente na região de Chaco até Santa Fé (Ruta 11) e depois em La Pampa, havia muita neblina na estrada na parte da manhã... impossibilitando desenvolver uam velocidade normal de viagem...

Fazer uma "perna" mais curta no meio da viagem foi bom porque pudemos descansar um pouco mais... e passear um pouquinho pelos lugares que passamos...

É perfeitamente possível fazer a viagem com bastante tranquilidade em 3 dias e meio de SP até lá.... principalmente de novembro pra frente, já que escurece um pouco mais tarde que no inverno...

Nessa próxima viagem estou programando da seguinte forma: (estimativa...)

SP - Posadas - 1200km

Posadas - Santa Fé (1000)

Santa Fé - Santa Rosa (600) ou Santa Fé -Neuquen (1000)

Santa Rosa - SMartin - 900 ou Neuquen - SM (uns 600 e chegar mais cedo)...

Mas se meus parceiros estiverem tranquilos vamos tocando e parando pelo caminho...

Eu geralmente prefiro parar em cidades pequenas pois o acesso e saída é mais tranquilo... há alguns hotéis de beira de estrada razoáveis, mas a maioria é muito ruim... e estão sucateados...

Na internet você encontra links com belas imagens mas chegando no local a coisa é outra...

Eu tenho todo o roteiro (estradas e paradas) em arquivo... inclusive com uma relação grande de hotéis alternativos...

Combustível: Postos YPF (Full) geralmente tem lojas de conveniêcia excelentes, cabines telefonicas e banheiros limpos...

Tanto a gasolina como o diesel tem preço semelhante (algo em torno de 2,5 pesos por litro).

Há também postos petrobrás com um combustível com preço um pouco inferior, mas são poucos postos...

Pedágio: barato e poucos durante a viagem. Acho que não gastei 10 pesos... o mais caro saiu 1,85 pesos e o mais barato 0,50. (diferente do brasil...).

_________________________

Na volta parei dois dias em Foz para visitar as cataratas... as crianças adoraram!

É um ótimo passeio para a familia... e viajei quase o mês todo (28 de junho a 26 de julho...). Rodei 9200 km...

Ano que vem devo repetir a dose. Em maio para a pesca (que tal começarmos a programar uma dessas??? ) e em julho pra esqui.

abração!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Show de bola!

É uma boa idéia, mas tenho que deixar para outra oportunidade, pois já estou com quase tudo marcado para o próximo ano.

Sempre tive vontade de ir com a família, fazendo algo parecido com o que vc fez.

Vamos conversando, quem sabe ok:

Vc está de parabéns.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
Beleza Marco ! Me trouxe de volta as lembranças da viagem que fizemos Porto Alegre-Esquel-Porto Alegre na virada do ano 07-08 e cujo relato deixamos aqui no forum. Parabéns pelas fotos, lindíssimas. E deu para pescar em julho ? Parece que é meio limtado no inverno, certo ?

Esquel!!!!

A primeira vez que fui de carro pra patagônia foi justamente para esquel... virou matéria de revista...

Patagnia2004d.jpg

Parque Lanin, Malleo Arriba

Patagnia2004e.jpg

lanchinho em El Bolson

Patagnia2004c.jpg

preparando a tralha e o bóião.. (ou boiolão... como queiram...

Patagnia2004b.jpg

essa mesinha azul me acompanha pra todos os lados.. já fica dentro do carro... e vai de novo..

Patagnia2004a.jpg

A tropa: Jonas, Andriolli, Homero Said, nosso guia e eu... faltou o Irineu Rocha que voltou de avião e perdeu essa pescaria em Arroyo Pescado... (bem feito!!!!)...

Na época fizemos em 48 horas até Junin... saindo de Campinas .....

Jurei pra mim mesmo que nunca mais faria uma dessas!!!! Não deu pra curtir a estrada...

_____________________________________________________________________

Esssa agora de julho já foi a terceira... e primeira com a familia...

Pescaria em julho???

Nem pensar... amigo, o máximo que fiz foi visitar o Jorge Cardillo pra comprar umas moscas pra trazer de presente para uns amigos aqui de SP. Encontrei com o Alejandro no chapelco muito rapidamente... mas no fundo mesmo, eu não queria nem saber de pescaria...

Se falasse de pescaria para a patroa acho levava uma esquisada na cabeça... hehehe...

___________________________

Eu já havia lido seu relato aqui... - Deveria ter ido até Rio Corcovado de lá aproveitava e esticava até Lago Vintter... dizem que os recordes mundiais de fontinalis são de lá.... na boca.

Los Alerces, Laguna Larga, Willimanco, Futaleufú, rio Arrayanes, Menendes Rivadavia e verde... putz... aquilo ali é muito lindo....

meus planos pro futuro - Fazer a Ruta 40 (entrando pelo norte da argentina), Salta etc... dizem que tem umas viniculas muito boas lá pra cima.. depois passar por Mendoza (lá num tem teste de bafometro...) até Esquel.

Também pretendo descer até Ushuaia...

Qualquer hora faço uma desssas...

abração!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
É isso aí, pra vcs não dá, (tempo)

Pra mim, tempo e alvara permanente, falta (R$) :lol:

Gama, viajar de carro é mais barato do que parece...

E pra Argentina agora tá excelente...

Do jeito que a Aerolineas está... num sei não...

Tendo tempo... alvará permanente e fazendo uma caixinha antecipada...

se anima aí e vamos na próxima????

abração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
Belíssima viagem em família!!! Do jeito como gosto. O único porém aí é como arrumar 1 mês inteiro de folga, é complicado. Até 2 sem dá mas mais que isso complica.

Fala Kensuke...a menina tá grandona hein! como passa rápido...

Duas semanas é muito pouco... tem que ser no mínimo três... ainda mais saindo do Rio... que é praticamente um dia a mais...

Mas se tiver a oportunidade.. não deixe de fazer uma dessas... aposto que a Mari vai gostar também!!!

abraços pra vocês... e põe essa menina logo pra pinchar... se ela puxar a mãe vai ser fera! haahha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
Show de bola!

É uma boa idéia, mas tenho que deixar para outra oportunidade, pois já estou com quase tudo marcado para o próximo ano.

Sempre tive vontade de ir com a família, fazendo algo parecido com o que vc fez.

Vamos conversando, quem sabe ok:

Vc está de parabéns.

JR,

Não sei se você tem filhos nem a idade deles... mas uma coisa é certa...

Uma viagem dessas fica marcada pra sempre...

Por força das coisas que faço.. fico pouco tempo com eles... e uma dessas aproxima muito mais a gente...

Me surpreendi com o espirito de aventura deles... o mais velho tá naquela idade de achar tudo chato...

Pra ele foi uma bela aula de geografia, história... cada local que passavamos sempre aparecia alguma coisa que a gente puxava pra esse lado...

e pra pequena... tudo era novidade...

pra você ter uma idéia... eles já tão pensando na do ano que vem! querem fazer tudo de novo...

abração...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.