Ir para conteúdo

Potencial carangídeo (Trachinotus carolinus; T. goodei)


Postagens Recomendadas

  • Patrono

Show!

Pampos e galhudos são excelentes peixes para tentar na mosca. Nos EUA também existem em abundância e são pescados recreativamente. Procure no google por pompano flyfishing e vc verá uma série de matérias a respeito, especialmente com origem na Florida. Já peguei alguns bonitos aqui na BG, na região da boca da barra, especialmente galhudos. São os mais ousados, sem dúvida, e, em termos proporcionais, os mais fortes da família, embora sejam os que menos crescem. 

 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Celio disse:

Show!

Pampos e galhudos são excelentes peixes para tentar na mosca. Nos EUA também existem em abundância e são pescados recreativamente. Procure no google por pompano flyfishing e vc verá uma série de matérias a respeito, especialmente com origem na Florida. Já peguei alguns bonitos aqui na BG, na região da boca da barra, especialmente galhudos. São os mais ousados, sem dúvida, e, em termos proporcionais, os mais fortes da família, embora sejam os que menos crescem. 

 

Eu já vi, Celio, é muito show! O galhudo dá um show a parte mesmo, apesar de ser, como você disse, o que cresce menos... Obrigado pelo comentário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Jost disse:

Como foi o trabalho da isca para chamar a atenção dos bichos?

Jost, primeiro deixava a mosca bater no fundo e parar, quando eles se aproximavam, cerca de uns dois palmos da isca, dava uma puxada longa, se eles viessem atrás, dava pequenas puxadinhas e eles iam em cima! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Bill Constante disse:

Beleza de relato...

Espírito do mosqueiro... desbravar novos point´s... peixes,,,, moscas...

Parabéns...

Bill Constante

Isso ai, Bill. Tenho que trabalhar com o que tenho hehehe, obrigado pelo comentário! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Carlos Mitidieri disse:

Muito bom, Igor. Pescaria no vadeio, com peixe arisco no visual, isso é muito interessante. Me parece que o grande potencial do fly em água salgada no Brasil é na praia mesmo. 

Carlos, eu diria em qualquer lugar que tenha água salgada hehehe. Piers, praias, mangues, bancos de areia, recifes, embarcado... já fiz pescarias excelentes em condições e ambientes diferentes e não paro de me surpreender! Obrigado pelo comentário!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Arrebentou!

Eu tentei algumas vezes pesca-los na Laje da marambaia com mosca mas está difícil de ter ação. O pior é saber q estão lá pois é só meu irmão tacar o jig ou camarão com jh q o bicho aparece...

Com suas fotos eu talvez empolgue e tente mais um pouco kkkkk

Parabens

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Alberto disse:

Arrebentou!

Eu tentei algumas vezes pesca-los na Laje da marambaia com mosca mas está difícil de ter ação. O pior é saber q estão lá pois é só meu irmão tacar o jig ou camarão com jh q o bicho aparece...

Com suas fotos eu talvez empolgue e tente mais um pouco kkkkk

Parabens

Obrigado, Alberto! Em locais mais fundos é meio dificil mesmo, mas talvez num dia em que eles subam mais, você consiga ações mais consistentes. Espero ver relatos e fotos em breve, continue tentando que uma hora eles saem.

Na praia é mais fácil de encontrá-los, mesmo que menores, já são legais. Sugiro tentar se tiver oportunidade!

um abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
4 minutos atrás, Igor Passos disse:

Obrigado, Alberto! Em locais mais fundos é meio dificil mesmo, mas talvez num dia em que eles subam mais, você consiga ações mais consistentes. Espero ver relatos e fotos em breve, continue tentando que uma hora eles saem.

Na praia é mais fácil de encontrá-los, mesmo que menores, já são legais. Sugiro tentar se tiver oportunidade!

um abraço!

Eu sei, mas como estou mais presente na Laje da Marambaia que na praia... rsrsrs

O lugar nem é tao fundo assim e com a linha sinking vai rápido! rs

Continuo tentando mesmo, variando iscas, até acertar a mão.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Alberto disse:

Eu sei, mas como estou mais presente na Laje da Marambaia que na praia... rsrsrs

O lugar nem é tao fundo assim e com a linha sinking vai rápido! rs

Continuo tentando mesmo, variando iscas, até acertar a mão.

Com certeza! Ja já eles saem!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Não esqueça de variar o tamanho das iscas... isso geralmente rende mais frutos que variar a própria isca.

Outra regra de ouro do fly: comida grande nem todo peixe viu, mas comida pequena todo peixe já comeu!

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
26 minutos atrás, Jost disse:

Não esqueça de variar o tamanho das iscas... isso geralmente rende mais frutos que variar a própria isca.

Outra regra de ouro do fly: comida grande nem todo peixe viu, mas comida pequena todo peixe já comeu!

Eu sei! Preciso diminuir mesmo! O problema todo é que os mesmos saem em camarões de silicone de 7-8cm e tentei me manter nessa faixa. Vou revezar mais umas mil coisas rs

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, RafaelMarques disse:

Fala Igor!! Massa os pampinhos! Aquele primeiro que você pegou deve ter dado um bom trabalho ! No próximo verão vou tentar algo parecido por aqui pra ver oque sai! Abraço!

E ae, cara, tudo certo?! Maneiro foram aqueles tarpons lá, hein?! Valeu pelo comentário. Tente sim, e mande o feedback! 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Mosqueiro
Em 11 de maio de 2016 at 12:29, Igor Passos disse:

Tudo bem, pessoal? Algumas semanas atrás decidi fazer uma pescaria um pouco diferente, com um alvo bem interessante: os pampos.

Lá na gringa, o pessoal já é ciente do potencial da pesca do Sernambiguara (o Permit) e já a pratica faz tempo. Um peixe bem desafiador, seja por sua grande cautela a pegar uma mosca ou por sua incrível força. Aqui no Brasil temos, além do Permit, outros membros da familia, como pampo comum (Trachinotus carolinus) e o pampo galhudo (T. goodei).

De características semelhantes ao seu irmão mais avantajado, as duas espécies se alimentam principalmente de siris, camarões e moluscos e muitas vezes buscam esse alimento em águas bem rasas. São peixes robustos e ao mesmo tempo desconfiados, o que requer muita paciência, seja pra seduzir um a tragar sua mosca ou pra parar um após suas longas corridas.

Nessa minha experiência, confesso que ficarei devendo as longas e infreáveis corridas, já que o alvo eram os filhotes dessas espécies.

Após capturar um pampo verdadeiro por mero acaso, decidi buscar os filhotes pra ver se valia apena desprender mais do meu tempo em busca de fisgar essas espécies e conhecer um pouco mais sobre elas.

image.jpg

O pampo que inspirou a pescaria!

Pois bem, num dia de muito sol, pouquíssimo vento e ondinhas quebrando na areia com sutileza, sai em busca dos pequenos. Atei uma mosca ínfima, com anzol pra pequenas ninfas. Um padrão gotcha na cor tan foi a escolha... Chegando na praia observei alguns pequenos cardumes de pampos, o que era um bom sinal. Tirei pouca linha da carretilha, os peixes não estavam a mais de 5 metros da areia, mas como não queria espantá-los, fiquei um pouco distante da linha d'água.

O primeiro arremesso foi sutil como um elefante "boom" e todos fugiram (um cardume de 5 deles). Fiquei frustrado, achei que podia ter desperdiçado a unica chance do dia, ja que eles costumam ficar mais ariscos após um primeiro susto. Caminhei mais um pouco, sempre atento e avistei um casal dos comuns. Dessa vez, mais cuidadoso arremessei um pouco mais a frente dos peixes e quando se aproximavam dei um toque na mosca, chamando a atenção dos dois, sendo que o menor, mais afoito, partiu pra cima! A fisgada bem leve, pra não arrancar a boca do peixinho fora, confirmou, e umas corridinhas pra la e outras pra ca, ele saiu pra foto!

image.jpg

O dia foi praticamente assim, espantando alguns e fisgando outros. 

image.jpg

Por fim acertei um galhudo, um pouco maior e que brigou mais.

image.jpg

Esses foram o fruto da experiência... Todos no visual e todos bem briguentinhos. Presença confirmada nas praias e logo logo, espero eu, alvos de pescarias futuras. Numa próxima tentarei buscar os pais desses, e com muita sorte, pagarei as corridas infreáveis que fiquei devendo!

Um abraço aos mosqueiros!

 

Boa. Não falei?!!! :whistle::cool2:

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 1 mês depois...
Em 27/09/2016 at 23:21, Kenji disse:

Show de bola Igor,

As corvinas já perderam a graça? Pega quanto quer? Kkkkk

 

Abração 

Elas nunca perdem a graça kkkk sempre que posso vou atras delas! Obrigado pelo comentario! Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Mosqueiro

Felicitaciones,la pesca de pampanos es muy entretenida,en Uruguay los pescamos con moscas rojas,naranjas o rosadas en anzuelos chicos con ojos de plomo,casi siempre en la espuma detras de las rocas,un tip que los atrae es romper los mejillones de las piedras cercanas ,saludos  

 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • 4 anos depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.