Ir para conteúdo

Programa diferente - Caça


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Este ano fui para patagônia argentina com o intuito de fazer um programa diferente, algo além de pescar. Como ficou combinado com meus parceiros de pesca que a pescaria seria bem light e que teríamos um dia de folga para fazer o que quiser, resolvi por em prática uma atividade que há muito tempo queria fazer por aquelas bandas, caçar. Conversei com o Alejandro e ele prontamente esquematizou a caçada com um guia amigo dele.

É sabido que a região de Junin/San Martin possui excelentes áreas para a caça do cervo colorado. Estaríamos bem na época da brama e por consequência, na temporada de caça.

Ficou combinado que Diego, o guia de caça, passaria as 5:00 da matina no hotel para me pegar, depois rumaríamos para a estância onde seria realizada a caçada. A viagem de uma hora transcorreu bem, no caminho, Diego foi me explicando como seria o esquema da caçada. Chegamos ainda no escuro, saímos a procura das aguadas, locais onde os cervos ficam nas primeiras horas do dia e no final da tarde. Checamos algumas delas mas não tivemos êxito.

Por volta das 10 da manhã, em uma aguada, encontramos um cervo com três fêmeas. Como era um "jovem com futuro", cervo que possui as características certas para virar um troféu no futuro, apenas nos aproximamos para filmar. Chegamos bem perto, coisa de 50 metros. Deu pra ver bem como era o esquema de aproximação Como o sol já estava quente fomos almoçar na sede da estancia. Depois do almoço a merecida siesta. No final da tarde voltaríamos a procurar os cervos.

Após o descanso e com o sol mais ameno, mudamos de área, fomos procurar os animais beira do rio Catan Lil. Vimos diversos, mas como o vento não estava a nosso favor a aproximação ficou impossível. Eles nos farejavam a distancia e sumiam no mundo. Ante tal situação Diego resolveu mudar mais uma vez de lugar, seria nossa última chance. Logo no caminho vimos com os binóculos que havia animais na área pretendida, como estava muito longe não vimos ao certo o que havia. Era uma boa caminhada e o dia já estava acabando, como só tinha um dia de caçada tínhamos que tentar. A situação parecia ideal, já que o vento estava favorável. Após uns 40 minutos de caminhada, chegamos onde estava o rebanho. Havia umas 10 fêmeas e 2 machos no pé de um barranco. O sol já havia se escondido atrás das montanhas mas ainda havia luz. Diego rapidamente disse que o cervo que estávamos buscando estava lá, não era o macho dominante, dono do harém, mas o desafiante. Estávamos buscando um cervo de seleção, animal que pelas características de seus chifres nunca irá se transformar em um troféu. Fiquei bem feliz, o esforço tinha valido a pena, mas o único problema é que ainda estávamos bem distante dos bichos, coisa de 500mts. A aproximação foi cuidadosa, porém devido a característica do campo, que era aberto, só conseguimos avançar uns 200 mts, ficando a 300 mts do alvo. Se tentássemos nos aproximar mais corríamos o sério risco de espantar os animais.

Diego então disse que o disparo deveria ser feito dali mesmo, deveríamos tentar. Estou acostumado a atirar a estas distancias, mas em ambiente controlado, bem apoiado, sem adrenalina, com minha arma e com outro calibre. Sabia que seria um tiro difícil. Tirei a mochila, coloquei em cima de uma moita de capim e apoiei o rifle Mauser 30-06 em cima dela. Deitei no chão e, seguindo as orientações do guia, identifiquei o animal e o coloquei na mira, apenas fiquei aguardando o momento ideal para o disparo. Porém neste meio tempo o cervo começou a subir o barranco, ficando de costas pra mim, posição que inviabilizava o disparo. O bicho subiu o barranco e desapareceu por detrás dele. Pensei que minha caçada havia acabado ali. Segundos depois vejo que o animal voltava, ficou bem de frente e no alto do barranco. Era o momento aguardado. Coloquei o retículo um pouco acima do peito, já que a distância era grande, e efetuei o disparo. Só vi que o animal saiu correndo, não consegui encontra-lo novamente. Rapidamente Diego me deu os parabéns, dizendo que o tiro havia acertado e que o animal havia caído. Do local do disparo até onde encontramos o bicho foram 370 passos. O tiro foi perfeito, pegou bem no meio do peito. Ao tirar a barrigada do animal, Diego constatou que o tiro havia sido certeiro, bem no coração.

Seguramente foi uma das experiências mais incríveis que vivenciei nos últimos tempos. Com certeza volto ano que vem para pescar e caçar na patagônia.

IMG_4177_zpstmgvcgxy.jpg

IMG_4179_zpscbpjs9fq.jpg

IMG_4103_zpstiavb2xf.jpg

IMG_4104_zpsvmepmfq2.jpg

IMG_4184_zpscrnijvf9.jpg

IMG_4185_zps95j4koss.jpg

IMG_4760_zps6mygczsp.jpg

IMG_4759_zpsanuanxjj.jpg

IMG_4761_zpstc8qh4iz.jpg

IMG_4767_zpsrg8l3sy6.jpg

IMG_4188_zpsdrmoytk4.jpg

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Bacana, Mauricio. Ao contrário do que muitos assumem como verdade, nos países onde se caça a fauna liberada para tal finalidade se mantém preservada, seguindo rígidas leis e regras. Ao contrário daqui, onde toda a hipocrisia só serve de cortina de fumaça para abate ilegal e contrabando de animais.

É a nossa natureza: caçar.

Editado por Fred Mancen
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Sabia que teria relato dessa caçada e fico feliz que tenha sido um sucesso. :ok:

Quando me disse no jantar que caçaria eu já imaginava que seria algo assim e lendo o relato vivi um pouco desse momento. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Este assunto sempre gera muirto conflito de ideias e conceitos,e tambem ja nao curto mais a caça,mas tambem acredito que tenha o seu espaço.Na casa de meus pais tem fotos antigas de caça e são muito legais,e meu pai curte ate hoje contar suas viagens,quando jovem,com família e amigos,que nada diferem de nossas pescarias de hoje.Isto em nosso pais,a poucos Km de casa,em Minas,Rio,SP.

Como bem disse o Fred,a hipocrisia deixou espaço apenas para aqueles que destroem tudo,não respeitando cotas,epoca de reprodução,sem falar que hoje algumas especies tornaram-se pragas e necessitam de controle,ja que nao teem predadores naturais.

Parabens pela aventura,o relato ficou muito bom,e sei que no Uruguai tem muitas fazendas voltadas pra caça e pode ser um bom destino tambem para quem goste.E vamos deixar as hipocrisias de lado!

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Eu particularmente não curto mais uma caçada, já matei muito, mas agora não curto mais, algo de foro próprio. Também não fico enchendo o saco de quem caça. É como fumar, já fumei, graças a D´us larguei e não fico policiando quem fuma.

Agora a pergunta que não quer calar....e o Deer Hair, Deer Hair Belly , Bucktail etc... TODOS aqueles pelos, você tirou para atar ?

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Vale lembrar que o cervo colorado é um animal exótico, tendo sido introduzido na Argentina no início dos anos 1900, e sua caça é uma atividade bem controlada e que gera muita renda. Há uma temporada curta e bem definida e não se abate os animais sem mais nem menos, há critérios bem definidos para isso. Quem conhece a região sabe que cervo é o que não falta por lá. Nossos vizinhos Argentinos sabem cuidar bem de sua caça e pesca, basta ver o número cada vez maior de brasileiros que vão se divertir por aquelas bandas.

Célio, pegamos os "lomos" do bicho elevamos para o Alejandro fazer pra gente, estava uma delícia. Hdayan, verifiquei a pelagem do animal para ver se era adequada para o atado mas não me pareceu boa.

Obrigado a todos pelos comentários. Se alguém quiser fazer programa parecido recomendo, é só falar com o Alejandro. O guia Diego é um cara super gente boa, gostei muito dele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

Parabéns,

Certamente um belo tiro e um lindo troféu !
Bela arma também !

O cervo colorado se reproduz de maneira intensa e não tem predadores naturais.
Por ser territorialista expulsa o cervo nativo que é menor e se reproduz uma única vez por ano, para o cume das montanhas, onde este é predado pelos pumas.

Grande abraço

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Dentro das normas de gerenciamento ambiental e abstinência de métodos cruéis como uso armadilhas (alemão tem até uma palavra prá isso: Weidgerechtigkeit), caça é tão legítima quanto a pesca. Em algumas circunstâncias, é um bem. Por exemplo, no sul da Alemanha a população de javalis vem se desenvolvendo em um praga, e a única forma de controle é a caça. Elimine a caça, e os javalis em breve estarão (bem, em alguns lugares já estão) entrando pelas cidades, não sem risco para as pessoas.

E não se esqueçam: existem sistemas éticos (por exemplo, o aplicado na forma de lei na Alemanha) onde caçar para consumo é legítimo, e catch&release NÃO.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Show de bola Mauvelho!!

Trouxe umas revistas de lá a respeito da caça dos cervos, bem interessante.

Bacana a aventura, e belo tiro...

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

:bs-aplauder::bs-aplauder::bs-aplauder::bs-aplauder::bs-aplauder::bs-aplauder::bs-aplauder:

TOP...

Um dia vou fazer uma destas!!!

Aqui, mas esse tiro tem que ser no coração? num dava pra vc ter falado -acertou em cheio, ou -foi fatal??? Ajuda nóis... as imagens não mentem... mas ou vc diminui uns 100mtrs de distancia ou tira do coração... :nana::nana::nana:

De qq forma meus parabéns!!! Vc é o cara!!!

__________________________

Só pra deixar minha opinião, tb acho que a caça é uma atividade que deve ser praticada e incentivada de maneira correta...

Todos os país que tem, da maneira correta, essa atividade como lazer... tem em contrapartida muito mais cuidado com seus recursos naturais... além de gerar muuuiiittta renda... existe um mercado, similar ao mercado de pesca, por traz da atividade...

Além disso existe a questão do controle populacional das pragas...

Além disso tem a hipocrisia de que não pode caçar, mas pode plantar centenas de hectares de soja amazonia à dentro destruindo o habitat de milhares de espécies...

Editado por Rusllon
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Ta bom Maurição... Vai que vc se irrita e mira aqui pro lado de Friburgo... Com essa precisão acaba me acertando... Kkkk...

Mas hein... Quanto vale experiencia?.. Com licença, guia e etc...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Caçar foi minha diversão preferida por muitos anos – atualmente não só não enxergo mais nada como as mãos tremem mais do que é desejável. Mas se resolverem fazer uma caçada de javalis, não esses que tem aos montes no Caleufu, mas os grandes que descem dos morros no inverno ( alguns chegam a 300 kg), sou parceiro. O pai da Julia organiza essas caçadas em julho – não sei quanto custa, mas podem consultar a Julia - estanciaquillen@yahoo.com.ar -

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Caçar foi minha diversão preferida por muitos anos – atualmente não só não enxergo mais nada como as mãos tremem mais do que é desejável. Mas se resolverem fazer uma caçada de javalis, não esses que tem aos montes no Caleufu, mas os grandes que descem dos morros no inverno ( alguns chegam a 300 kg), sou parceiro. O pai da Julia organiza essas caçadas em julho – não sei quanto custa, mas podem consultar a Julia - estanciaquillen@yahoo.com.ar -

Bacana Beto, seria uma boa, tem um chanchos bem grandes por lá.

Vou dar uma consultada nos preços.

Abração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Mosqueiro

Show de bola Mauricio !!!!!

Sou adepto do tiro ao vôo . Adoro derrubar uma perdiz . O trabalho de um bom perdigueiro no campo chega a dar arrepios.Morei alguns anos em Mato Grosso e pratiquei bastante.

A conta vou acertar quando chegar a hora certa !!! Rsrsrsrsr

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Show de bola Mauricio !!!!!

Sou adepto do tiro ao vôo . Adoro derrubar uma perdiz . O trabalho de um bom perdigueiro no campo chega a dar arrepios.Morei alguns anos em Mato Grosso e pratiquei bastante.

A conta vou acertar quando chegar a hora certa !!! Rsrsrsrsr

Puts Fábio, outra caçada top de se fazer. Pena que por aqui está cada dia mais difícil de ver uma perdiz, uma codorna e um nhambu. A agricultura acabou com tudo. Na Argentina e no Uruguai tem excelentes locais para esta brincadeira, está na minha lista de desejos. Por enquanto me contento brincando no trap e na fossa olímpica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Grande mauvelho!

Tenho ideia da aventura pela qual passou.

Descarga gigante adrenalina!

Que top!!

Mais um capítulo de aventura escrito no seu currículo.

Assunto pra muita cerveja, vinho, e uns cubanos.

Abração

LG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Caçar foi minha diversão preferida por muitos anos – atualmente não só não enxergo mais nada como as mãos tremem mais do que é desejável.

Pode até tremer, mas pelo menos ainda continua com boa sorte!!! rsrsrs :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Sorte???? - Por falar nisso - quando vamos fotografar as pombas?

Precisamos marcar repeteco...

Eu tenho ido muito pouco lá... depois de mais de mês fui agora no dia das mães... mas elas estão sumidas....

Certas épocas do ano somem ou diminuem bastante... talvez por oferta de alimento melhor em outras bandas...

Mas sempre aparecem umas perdidas pra gente apreciar! :okok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Por aqui só tenho periquitos, tucanos, um ou outro passarinho que não sei a raça, sabiá e rolinhas - estas se quiser pegar com a mão....o grosso, de barriga cheia, já tinham voltado para a mangueira. Tem dia de ter umas 50 brigando por painço.

post-5-0-71137900-1431813280_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Acho engraçadão como essas rolinhas se estapeiam e se amontoam por comida. Uma vez tive uma dessas como bicho de estimação... é um bicho cheio de ideias e humores sobre si próprio rsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.