Ir para conteúdo

Pesca fina


Postagens Recomendadas

  • Administrador

Muito fina esse ano. ;)

Os rios estão baixos como nunca havia visto. Não chove na região faz mais de 90 dias. Pontos anteriormente rasos estão expondo as pedras e os pontos de vadeio difícil são os únicos com chance de se pescar. O que antes comum de se explorar, tipo um ou dois pools, agora para dar resultado tem que explorar mais, hoje explorei sozinho 7 ou 8 pools, o que me obrigou a fazer uma boa caminhada de volta ao carro.

Rio baixo, pouca truta, mas com aplicação é possível pescar bem. Tem trutas grandes nos rios, mas estão ariscar aos pequenos erros. Arremessar bem é fundamental e as moscas mais efetivas são as wet.

O rio Quillén está tão baixo que, mesmo a mosca wet trás limo das pedras e isso exige uma constante inspeção da mosca para ver se está limpa. Para melhorar essa situação e aumentar as estatísticas de capturas, estou fazendo dropper de Parachute com MDR.

O rio Pulmarí só pode ser pescado em um pequeno trecho de 3 ou 4 quilômetros bem próximo de sua confluência com o Aluminé. Já o rio Quillén está fácil de ser pescado em toda sua extensão.

Depois conto mais. :ok:

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Todos os dias boas chances de captura, mas a atenção deve ser redobrada. As grandes não são vistas e a busca delas está sempre em águas bem oxigenadas. Ontem tive a felicidade de me encontrar com três delas e em pontos onde normalmente seria de acesso impossível para o baixinho aqui. :D

Pools onde faria a pesca de várias trutas medias normalmente encontro uma, duas ou nenhuma e as pequenas também tem que garimpar. Um dia de pesca bom encontro 20 trutas, bem diferente das outras vezes. Daí ser aplicado faz a diferença e valoriza a pesca. Dos 6 dias de pesca esbarrei com 10 ou 12 trutas próximas dos 40 cm e somente 4 acima disso, daí estar determinado em caminhar faz a diferença. Em outras condições explorava numa manhã no máximo 3 pools e agora tem que ser no mínimo 6 ou 7 e depois caminhar para achar o carro. Estava mal acostumado em garimpar um pool e pescar 15 trutas e agora tem pool que não pesco 5.

As moscas mais efetivas ainda são as wet e ninfa com bead head só em longas corredeiras e usando pouca linha para manter o controle, daí nesse caso prefiro a vara Tenkara, fora isso tem que ser no Fly. Sorte ter as duas em mãos para ter essa opção de pesca.

Ao longo desses seis dias de pesca vi poucos pescadores e praticamente podíamos explorar longos trechos do rio só para nós. Não sei como a Marta me encontrou no rio, mas na verdade deixei que me encontrasse por causa do ponto escolhido ser clássico para ser fiscalizado. :D

Hoje de manhã vamos para Junín de Los Andes e vem mais pescarias pela frente e provavelmente em trechos onde ainda não pesquei por não ter acesso para o ser aqui de pernas curtas. :)

Quanto ao clima, somente ontem fez frio. ;)

T+ :)

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Caraca... IA dizer faz parte... mas tá fazendo parte a muito tempo, isto é, pescaria difícil já é regra.

Não faz mal, voltamos sempre e um dia a exceção acontece

O importante é estar pescando!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Pelo jeito não foi possível fazer aquela flotada...

É uma ótima oportunidade para aprimorar a técnica, apesar da situação não permitir pescar muitas trutas acho muito válido pois como vc comentou é possível explorar pontos que antes não era possível e haja preparo físico p/ vadear e depois voltar.

Boa sorte em Junín de Los Andes!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Hoje a história foi bem melhor! :okok:

Foi nosso primeiro dia no Malleo e ele se mostrou benevolente, bem diferente do Quillén. :ok:

Hoje a temperatura da água estava 12 graus de manhã bem cedo e 18 graus no final do dia no rio Malleo. Já no rio Quillén teve dia de medir 13 graus de manhã e 19 no final do dia, essas foram as medidas mínimas que registrei. Tirando esse dia frio, medi a temperatura e registrou variações de 17 à 22 graus, que por sinal e quente para a região.

Saldanha vamos no Monólito por esses dias. ;)

Eduardo não sei à que flotada se refere, mas vou flotar o Chimehuin médio.

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Sim o Malleo está com pouca água e consegui pescar bem nos mesmos locais que pesquei anteriormente, com o diferencial de conseguir vadear em trechos impossíveis de alcançar em condições "normais"

O "espraiado das luvas" está bem seco, mas com boa pesca. :okok:

Mesmo estando o Malleo com "pouca água", os trechos anteriormente fundos estão ótimos. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Hoje a história foi bem melhor! :okok:

Foi nosso primeiro dia no Malleo e ele se mostrou benevolente, bem diferente do Quillén. :ok:

Hoje a temperatura da água estava 12 graus de manhã bem cedo e 18 graus no final do dia no rio Malleo. Já no rio Quillén teve dia de medir 13 graus de manhã e 19 no final do dia, essas foram as medidas mínimas que registrei. Tirando esse dia frio, medi a temperatura e registrou variações de 17 à 22 graus, que por sinal e quente para a região.

Saldanha vamos no Monólito por esses dias. ;)

Eduardo não sei à que flotada se refere, mas vou flotar o Chimehuin médio.

T+ :)

Show!

Então é essa flotada que me refiro!

Que bom que os amigos estão pescando muitas trutas! :yahoo:

Frio 12 - 18 graus? :laugh:

Mete ferro nas trutas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Foi hoje Jost!!! :okok:

Levei os rapazes para pescar no Malleo Alto e te digo que foi a melhor pescaria de Tenkara que fiz até hoje! :D

Rapaz o Malleo Alto está baixo e vadear nele não está complicado, tem seus momentos de atenção, mas nada que o baixinho aqui não resolvesse. Entre um pool e outro boas trutas e poucas pequeninas como encontrei ontem no Malleo Baixo. Muitas trutas marrom, quase um equilíbrio com as arco íris e foi o dia que mais pesquei marrom. O Carlos Gomes acertou uma arco íris de 47 cm. :okok:

A técnica que ele usou foi basicamente a técnica Tenkara com o mínimo de linha de Fly para fora e "garimpando" cada cantinho de pedra. Não tem jeito, a parte de cima da cabeceira a técnica é essa. Medi a temperatura assim que entrei no rio e o termômetro registrou 7,5 graus. Ao meio dia medi novamente e a temperatura estava em 9,5 graus.

A mosca "matadeira" foi a MDR, assim disse o Carlos Gomes e afirmou o Pimpolho. Eu pesquei com duas moscas, uma Flymph e uma Cruncher, que por sinal arrepiou literalmente. :okok:

Não pescamos mais lá em cima porque tínhamos outra programação. Tentamos ir para Pucón, mas por falta de uma documentação adequada do carro fomos impedidos de cruzar a fronteira com o Chile, daí resolvemos voltar para o chalé e descansar para os próximos dias. Vamos agora para SMAndes comer bife de chorizo. :D

T+ :ok:

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Aquele parque é lindo, não? A água é fria assim pq sai do lago, será?

Saudades de zanzar nessas águas com um caniço nas mãos :D

Mata bem a saudades por mim!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Não pescamos mais lá em cima porque tínhamos outra programação. Tentamos ir para Pucón, mas por falta de uma documentação adequada do carro fomos impedidos de cruzar a fronteira com o Chile, daí resolvemos voltar para o chalé e descansar para os próximos dias. Vamos agora para SMAndes comer bife de chorizo. :D

T+ :ok:

Fausto, pelo que sei carros alugados na Argentina não podem atravessar a fronteira para o Chile...talvez pagando um segura extra.

Que venham mais marrons e arco-íris!

Ótima pescaria p/ os amigos!

Abração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Fausto, complementando...nenhum carro alugado em um país pode atravessar a fronteira para outro país, por motivos óbvios...infelizmente é assim, os bons pagam pelos maus.

Mas como disse talvez pagando um seguro extra...quem sabe?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

É isso aí Jost a água é fria por causa do Lago Tromem e não deu tempo de esquentar. Aquela área do Malleo é linda e tem ótimos pontos para fazer pic-nic. Volto lá com certeza para pescar de Tenkara. As trutas ficam "malocadas" entre as pedras e a pescaria é divertidíssima. :D

Com os documentos do carro havia uma licença para a Aduaneira, mas venceu dia 28 de fevereiro, foi por isso que não permitiram nossa travessia. Essa licença é como um passaporte para o veículo alugado e já estava bastante carimbada. Se não fosse a data vencida teríamos atravessado a fronteira. Como eu não havia dito para a locadora, eles não providenciaram essa documentação. Eu estava doido para visitar Pucón e fotografar o vulcão Villarica.

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Hoje foi dia de pescar no Monolito e o Pimpolho meteu ferro numa arco íris de 55 cm. :okok:

Pouco civilizado eu sou, como muitos já sabem, e tirei a turma da cama às 6 da matina. A viagem é longa de Junín até o Monolito, tocando bem o carro a viagem leva quase 2 horas. Chegamos bem cedo, fomos os primeiros a chegar e vimos muitos ciervos (veados), não somente pela estrada de ripio, como também no rio Caleufú. Vimos também muito javalis, ao ponto de estacionarmos os carros próximo de um deles.

O rio Caleufú está com pouca água, de uma forma que nunca havia visto, mas assim mesmo a pescaria foi boa. Ao longo do dia pesquei 43 boas trutas e como elas brigam nesse rio, uma truta com 40 cm parece ter 50 cm pela briga. Todas as trutas capturadas estavam muito bem nutridas e gordas e observei somente uma mais magra.

Essa parte do Caleufú não e bonita, mas a pesca é boa. A região é árida e quase não tem vegetação nas margens. É desgastante pescar lá, mas compensa no final do dia. A pescaria foi ótima somente pela manhã ficando a parte da tarde com menos ações. Medi a temperatura da água ao chegar e estava 17 graus, medi de tarde e estava 22 graus.

Amanhã tem flotada e conto como foi assim que voltar para o chalé.

T+ :ok:

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Flotamos o Chimehuin Médio e foi mais uma boa pescaria! :okok:

Mesmo com seu nível baixo as trutas estavam bem ativas e impressionante a quantidade de grilos em suas margens. Numa das paradas para varejo o Alejandro foi caminhar na margem e grilos pulavam para tudo quanto era lado, daí nossa pescaria "fina" foi feita com Hoppers.

A temperatura da água do Chimehuin estava 15 graus e se manteve aos 17 no fim do dia. O corredor do Manzano está tão raso que o fazer o vadeio ao seu longo está facílimo. Mesmo estando com pouca água às trutas estavam comendo no raso. O Carlos Gomes e o Gustavo acertaram com as duas maiores trutas do dia.

Amanhã vamos pescar no Malleo Baixo com as moscas MDR que atei agora há pouco.

T+ :ok:

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Hoje tivemos momentos muito bons de pesca. :okok:

O Carlos Gomes (Carlito) acertou uma Big One marrom do mesmo calibre que o Zanetti acertou em novembro. :okok:

Resolvemos marcar no GPS a confluência do Malleo com o Aluminé e feito isso subimos 800 metros para estacionar o carro e explorar o local. Em 2 pools pesquei 12 trutas sendo uma com 40 cm. Como sou o menos jovem então caminho menos e pesco nos pools próximo do carro. :D

Fotografei bem o local para comparar com fotos antigas, pois tudo indica que pesquei em 2007 nesse mesmo local com o Serginho.

Deixei os garotos pescando e fui para o Camping 4, local que conheço bem, principalmente com o rio baixo, lá acertei duas arco íris lindas tendo uma 43 cm e a outra 45 cm que me proporcionaram boa peleia.

Entrou uma forte ventania patagônica de tarde, mas assim mesmo a vara de bambu #4 by Beto Saldanha deu conta do recado. Estou pescando 100% com essa vara modelo Macaé de Cima e está vergando linda. :ok:

Beto meu amigo, te digo que é uma felicidade cada truta pescada com essa vara e sou muito sortudo, pois o tubo se rompeu durante a viagem para Bariloche, mas as varas não sofreram nada. Tudo resolvido, comprei um tubo de PVC para a viagem de retorno. ;)

Amanhã ou melhor, daqui a pouco, será nosso último dia de pesca na Patagônia e vou levar os meninos para pescar no corredor do Manzano. Passei ontem por ele durante a flotada e está perfeito para o varejo, aliás, seria mais perfeito se tivesse mais água.

T+ :ok:

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Hoje tivemos momentos muito bons de pesca. :okok:

O Carlos Gomes (Carlito) acertou uma Big One marrom do mesmo calibre que o Zanetti acertou em novembro. :okok:

Resolvemos marcar no GPS a confluência do Malleo com o Aluminé e feito isso subimos 800 metros para estacionar o carro e explorar o local. Em 2 pools pesquei 12 trutas sendo uma com 40 cm. Como sou o menos jovem então caminho menos e pesco nos pools próximo do carro. :D

Fotografei bem o local para comparar com fotos antigas, pois tudo indica que pesquei em 2007 nesse mesmo local com o Serginho.

Deixei os garotos pescando e fui para o Camping 4, local que conheço bem, principalmente com o rio baixo, lá acertei duas arco íris lindas tendo uma 43 cm e a outra 45 cm que me proporcionaram boa peleia.

Entrou uma forte ventania patagônica de tarde, mas assim mesmo a vara de bambu #4 by Beto Saldanha deu conta do recado. Estou pescando 100% com essa vara modelo Macaé de Cima e está vergando linda. :ok:

Beto meu amigo, te digo que é uma felicidade cada truta pescada com essa vara e sou muito sortudo, pois o tubo se rompeu durante a viagem para Bariloche, mas as varas não sofreram nada. Tudo resolvido, comprei um tubo de PVC para a viagem de retorno. ;)

Amanhã ou melhor, daqui a pouco, será nosso último dia de pesca na Patagônia e vou levar os meninos para pescar no corredor do Manzano. Passei ontem por ele durante a flotada e está perfeito para o varejo, aliás, seria mais perfeito se tivesse mais água.

T+ :ok:

Fico feliz em saber...Não tentaram no poção do Aluminé? - com essa falta de água ta fácil de pescar lá - costuma sair trutas bem crescidas - a única coisa chata de lá são as percas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Beto meu amigo não fomos ao poção por de fato eu desconhecer o local. :(

Tenho conversado com várias pessoas da região e eles nunca viram os rios tão baixos. É algo inédito para a região e tenho muitas fotos para lhes mostrar os pontos e comparar.

Hoje todos acordaram numa lentidão danada e resolvi pescar aqui por perto mesmo. O Chimehuin está fácil para o baixinho aqui vadear e com a vara Tenkara virou playground. :D

Pescamos da saída do canal aqui perto da hosteria até 3 pools abaixo e todos pescaram bem. Não fui o único infiel, o emprestei para o Pimpolho uma de minhas Tenkaras e ele se divertiu de montão metendo ferro nas trutinhas, e me parece que ele acertou uma maiorzinha. :D

Depois do almoço resolvemos começar a arrumar as bagagens e ir para SMAndes.

Chegou ao fim nossa pescaria Patagônica e mais uma vez foi um sucesso. Levei os rapazes para pescar nos locais que já conheço e também explorar novos locais ainda desconhecidos para mim e estou muito feliz pelo sucesso do Carlito e do Pimpolho que estão bem satisfeitos com o resultado. Agora e começar a planejar a próxima vinda para a Patagônia. :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Mauricio eu também satisfação de conhecelo.

Esta temporada sussesso abisouto com muitas Trutas de vários tamanhos tanto arco iris com as marrons, perdi as cometas de tantas Trutas cabturadas por mim deste chaverinho, jovens,atutas e uma mostrinha foi muito bom esta temporada.

Editado por Marcelo R. S.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Parabéns a turma toda por mais esta empreitada patagônica.

Fausto, estou esperando ansiosamente pelos pormenores lá no espaço Tenkara! ;-)

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Fausto, vc tem que escrever um livro sobre a pesca na Patagonia, um dos pescadores que mais manja do terreno que não é guia nem residente.

:mestre:

DSC01501_zps687e5a22.jpg

O Fausto conhece mais a Patagônia do que o Rio!

Espero poder estar junto na próxima!

:ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Foi um grande prazer conhece-los pessoalmente.

Abraços

Foi fantástico meu amigo e achei o máximo nos encontrarmos. :ok:

Achei o máximo também o acaso de termos nos nos esbarrado no Malleo e no no Chimehuin. :okok:

Se tivéssemos combinado não teria dado tão certo. :D

P/S: O único dia que acordamos num horário dito como "civilizado" foi justamente quando nos encontramos no Chimehuin, fora isso o toque de alvorada era as 06:00 da matina com o dia ainda para amanhecer. :happy:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Foi fantástico meu amigo e achei o máximo nos encontrarmos. :ok:

Achei o máximo também o acaso de termos nos nos esbarrado no Malleo e no no Chimehuin. :okok:

Se tivéssemos combinado não teria dado tão certo. :D

P/S: O único dia que acordamos num horário dito como "civilizado" foi justamente quando nos encontramos no Chimehuin, fora isso o toque de alvorada era as 06:00 da matina com o dia ainda para amanhecer. :happy:

KKKKKKKKK, o povo fominha!

Esse ano minha pescaria foi em um ritmo bem tranquilo.

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

KKKKKKKKK, o povo fominha!

Esse ano minha pescaria foi em um ritmo bem tranquilo.

Abração

Faço dessa pescaria uma maratona insana e achei bem bacana a disposição do Carlos Gomes e do Gustavo em manter a linha em acordar cedo. :okok:

Seja como for e muito bem observado pelo Gustavo, todos os dias em que a água "aquecia" a "temperatura" da pesca diminuía e no dia do Caleufú foi notável essa questão. Para terem uma ideia,às 17:00 horas entrei no Caleufú como se estivesse numa banheira, só não tirei a roupa por preguiça e me lavei completamente ao ponto de estar nada agradável continuar pescando, principalmente porque as trutas diminuíram bastante a ação. Bom mesmo foi pescar de manhã, pois pescamos com o rio só para nós enquanto que os demais pescadores estavam ainda entrando em seus carros para encarar a estrada. :cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

P/S: O único dia que acordamos num horário dito como "civilizado" foi justamente quando nos encontramos no Chimehuin, fora isso o toque de alvorada era as 06:00 da matina com o dia ainda para amanhecer. :happy:

Faço dessa pescaria uma maratona insana e achei bem bacana a disposição do Carlos Gomes e do Gustavo em manter a linha em acordar cedo. :okok:

Tem que ser assim, acordar cedo, sair p/ pescar qd o dia ainda está amanhecendo e pescar o dia inteiro, afinal de contas a intenção de uma viagem assim é essa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Faço dessa pescaria uma maratona insana e achei bem bacana a disposição do Carlos Gomes e do Gustavo em manter a linha em acordar cedo. :okok:

Seja como for e muito bem observado pelo Gustavo, todos os dias em que a água "aquecia" a "temperatura" da pesca diminuía e no dia do Caleufú foi notável essa questão. Para terem uma ideia,às 17:00 horas entrei no Caleufú como se estivesse numa banheira, só não tirei a roupa por preguiça e me lavei completamente ao ponto de estar nada agradável continuar pescando, principalmente porque as trutas diminuíram bastante a ação. Bom mesmo foi pescar de manhã, pois pescamos com o rio só para nós enquanto que os demais pescadores estavam ainda entrando em seus carros para encarar a estrada. :cool:

É fato. O dia que flotamos o Collon Cura, só tivemos ação logo pela manha e depois no final da tarde. Na hora do almoço nadei bastante no rio, água bem gostosa, coisa inimaginável para um rio patagônico, ainda mais em maio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Para o pessoal da "caminha quentinha" fica a dica para uma futura aventura nessas mesmas condições climáticas e de nível dos rios. Se quer pescar bem, tem que acordar cedo e para isso tem que jantar cedo e dormir cedo, em resumo, menos vinho e menos bife de chorizo. :D

Mas te digo meu amigo Mauricio, quinta feira seu grupo acordou bem cedo para a flotada do Collón Curá e quando me viram na margem do Malleo eu estava a poucos instantes de pescar uma bela arco íris. Teve um grupo de argentinos que chegou "depois do soninho" no delta do Caleufú lá pelas 11:00 horas e pescaram muito mal, mas estavam lá pensando muito mais no pic-nic do que na pescaria. Minhas primeiras 3 horas de pesca no delta me proporcionou 31 capturas e digo de cara que uma truta do delta do Caleufú é muito mais atlética briga muito mais que uma truta do Malleo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.