Ir para conteúdo

Argentina - Yahapé - The "salmon" land


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Olá amigos,

Esse não é propriamente um relato, mas na verdade uma compilação com informações de algumas pescarias que realizei na Argentina.

Em 2014, por razões de trabalho, tive que mudar para região da fronteira. Um dos aspectos positivos da mudança foi a possibilidade de pescar no país vizinho.

Inicialmente pensei em agendar alguma coisa na pousada Gêmeos, mas por conta dos preços altos dos pacotes e a ausência de parceiros para o período, decidi procurar outras opções.

Conversando sobre o assunto com o Agnaldo e com o Eloy de Maringá agendamos uma pescaria para janeiro de 2014.

Mandamos vários e-mails para pousadas da região de Corrientes, principalmente Ita Ibaté. Porém, a maioria mal respondia as mensagens.

As pousadas que tinham melhor atendimento não aceitavam que os hóspedes levassem barco próprio e só faziam reservas com pacotes fechados, incluindo alimentação, bebidas, barcos e piloteiros.

Durante alguns encontros na loja de pesca do Agnaldo, o Eloy comentou que tinha vontade de conhecer Yahapé, então começamos a pesquisar algumas pousadas naquela região.

O problema é que Yahapé tem estrutura mais precária e acesso mais difícil que Ita Ibaté. A vantagem, teoricamente, é a pressão de pesca menor nesta região.

Tivemos a sorte de estabelecer contato com o Jorge, proprietário da pousada Cabañas Del Monte que respondeu prontamente todos os nossos questionamentos.

A Cabañas Del Monte é de propriedade de uma família de argentinos que trabalhava na área de agricultura e reflorestamento, mas que decidiu diversificar seu negócios por conta da crise que vem assolando a Argentina.

Além de responder a todas as nossas perguntas, o proprietário da pousada se mostrou bastante flexível na elaboração dos pacotes, permitindo que nós levássemos embarcação própria.

Yahapé fica na região do Alto Paraná, Província de Corrientes, a aproximadamente 500km da fronteira em Foz do Iguaçu - PR.

A viagem é realizada pelo Ruta 12. A estrada é muito boa, apesar de algumas curvas entre Puerto Iguazu e Posadas. Depois disso, estrada fica melhor ainda até a entrada para Yahapé. São longas retas que cortam lindas planícies que lembram o Pantanal.

Carteira de identidade ou passaporte são exigidos para retirada do permisso na aduana Argentina.

Se a viagem for realizada em veículo próprio, é necessário estar com tudo em dia, fazer a carta verde, andando sempre com os faróis ligados. Eu cheguei a comprar um segundo triângulo e um cambão, mas nunca fui questionado sobre esses equipamentos.

Existem muitas barreiras da polícia por toda a viagem e a fiscalização do veículo e dos documentos acontece em praticamente em todas elas.

São 03 postos de pedágio no trajeto, sendo que o valor é de aproximadamente $ 12,00 pesos, por parada, o que equivale a menos de R$ 3,00.

Na entrada de Ituzaingo há um posto da YPF que considero ser o melhor lugar de parada, abastecimento e alimentação. Nos postos de gasolina é possível realizar o pagamento com reais, mas o câmbio não é tão favorável.

Entre a Ruta 12 e a pousada existe um pequeno trecho de estrada de terra cascalhada, não havendo problemas, mesmo nos dias com maior índice de chuvas.

A estrutura física da pousada ainda não está totalmente terminada. Jorge tem grandes projetos e está investido bastante. Os quartos são novos, tem ar condicionado, chuveiro com aquecimento à gás e acomodam 04 pessoas.

A parte do refeitório é ampla e também conta com ar condicionado.

A diária do quarto é fixa, independente do números de hóspedes. O valor gira em torno de $600,00 pesos, cerca de R$ 150,00 reais por dia.

A pousada serve café da manhã, almoço e jantar. As bebidas são variadas e o preço dos vinhos é convidativo.

O pagamento pode ser combinado por refeições, mas o Jorge também faz pacotes incluindo as bebidas. Tudo pode ser negociado. De qualquer forma, os valores são muito bons, principalmente se o pagamento for realizado em pesos.

A comida é excelente, carne de boa qualidade e peixe fresco fazem parte do cardápio diário. Também são servidos bons aperitivos com empanadas ou tábuas de frios.

A pousada é voltada, quase que exclusivamente, ao atendimento de grandes excursões de pescadores brasileiros convencionais o que, na minha opinião, é uma vantagem porque independente do números de pescadores, quase não há competição pelos bons pontos de pesca com mosca. A maioria dos pescadores fica rodando ou corricando nos grandes canais que existem nas proximidades.

A única desvantagem é a ausência de embarcações e guias especializados em pesca com mosca. Mas segundo o Jorge, já existe na pousada uma embarcação com motor elétrico e um guia que está sendo treinado para levar mosqueiros para pescar. Se eu não me engano, o nome deste guia é Roberto.

O Jorge possui trator e rampa particular com acesso ao rio Paraná. Ele cobra um valor simbólico para baixar os barcos particulares, o que acaba sendo mais interessante e seguro do que usar a rampa pública de Yahapé.

Durante a pescaria, conhecemos dois mosqueiros argentinos que mantém sua embarcação guardada na pousada quase que o ano todo. Certa vez, também vi a embarcação de um mosqueiro de Montana que viaja dos EUA para Yahapé, pelo menos uma vez por ano.

Em Yahapé, o rio Paraná é muito parecido com a região que eu costumava pescar aqui no Brasil. A diferença é que é muito mais vivo e preservado. Existem muitas aves e animais. Já avistamos muitos macacos, capivaras, jacarés e lontras.

Grandes cardumes de corimbas são encontrados com frequência. A pesca convencional é farta. Piaparas podem ser capturadas após 10min e navegação. Exemplares enormes de pintados e dourados são pegos com iscas naturais ou corricando, praticamente na frente da pousada.

Com mosca, em condições adequadas, é possível pescar pacus usando moscas que imitam frutas. Tive a impressão que está é a pescaria preferida dos mosqueiros argentinos.

Ainda não dediquei muito tempo aos pacus, mas já pude observar que usando as frutinhas também é possível capturar piracajubas, piraputangas e até dourados.

Aparentemente Yahapé não é uma região de águas muitas rápidas, mesmo assim, conseguimos identificar um número razoável de pontos com estruturas e corredeiras, possibilitando a captura de dourados, tanto subindo como descendo o rio Paraná.

Existem bancos de areia no meio do rio, próximos aos canais, onde são capturados os grandes dourados através do corrico. Tenho pensado se haveria alguma forma de pescar nestes lugares usando moscas. Talvez com o barco apoitado no lugar correto, uma mosca adequada, solta no dead drifiting e com uma linha sinking possa trazer algum resultado.

De qualquer forma, as chances e capturar um Dourado de dois dígitos é real. Agora em janeiro de 2015 recebi a notícia de que os amigos mosqueiros argentinos capturaram 03 dourados com mais de 10kg.

Apesar deu gostar muito da pesca do Dourado, acredito que o carro chefe de Yahapé sejam as piracanjubas (salmon blanco) e as piraputangas (salmon amarillo). Elas estão presentes em quase todos os lugares e podem ser pescadas com moscas secas, o que é muito divertido.

Depois de uma pescaria com o Marco Aurélio, passei pescar os salmões apenas usando um grilo atado com EVA, anzol de salmão e pernas de borracha. Acredito que a receita desta mosca foi postada no fórum pela primeira vez pelo Maurício Velho.

Essa mosca é muito resistente e eficaz, os materiais podem ser encontrados com facilidade e o atado é bem simples.

Faz muito calor na região de Yahapé, então sempre optamos em retornar da pescaria para o almoço. Assim é possível tomar um banho e relaxar um pouco, revigorando as forças para pescar na parte da tarde.

Durante o almoço um garoto cuida de todas as lanchas que ficam amarradas na margem do rio, não sendo necessário gastar tempo com a retirada dos barcos da água.

Para economizar espaço no barco, basicamente tenho usado duas varas durante a pescaria. Uma vara #8 com linha floating, que serve tanto para as piracanjubas como para os pacus e uma vara #9 com linha sink tip que eu uso para arremessar streamers para os dourados.

Acredito que seja possível pescar a maior parte do tempo com moscas secas, reservando a vara mais pesada apenas para os pontos com maior chance de capturar um dourado.

Os locais para pesca do pacu também parecem ter características bem marcantes. Água mais lenta, barrancos altos (drop off) com vegetação inclinada sobre o rio, árvores frutíferas, ingazeiros etc. Em locais como esse, penso que um mosqueiro poderia usar uma seca enquanto seu parceiro usa uma fruta, aumentando a possibilidade de capturar um pacu ou piracanjuba.

Na última vez que fui (final de 2014), tivemos um período de muitas tempestades, a água sujou e acabamos não vendo os pacus nas margens nem os grandes dourados. Em compensação, acompanhamos um fenômeno interessante. Em razão das chuvas, lagoas e pequenos rios começaram a soltar água, acontecendo uma espécie de "frenesi alimentar".

Nas saídas de água que encontrávamos era possível avistar muitos pássaros, as vezes até lontras e jacarés. Sem falar os dourados, piraputangas e piracanjubas que ficavam aguardando os pequenos peixes que saiam com a correnteza. Não encontramos peixes grandes, mas foram dezenas de ações. Foi muito divertido.

Enfim, a idéia principal deste relato foi compartilhar informações sobre uma opção confiável e relativamente barata para realizar o sonho de pescar no Rio Paraná e na Argentina. Espero que gostem!

Aproveito a oportunidade para agradecer o Jorge e sua família pela hospitalidade bem como os grandes parceiros que estiveram comigo por lá, o Agnaldo, Eloy, meu pai, Marco Aurélio e Paulo Campos. Acredito que apesar de termos pescado num lugar novo com escassez de informações, conseguimos superar a maior parte dos desafios, prevalecendo a diversão e a amizade.

Um abração,

Matheus

Aduana Argentina

sgsqpg.jpg

Atravessando um braço do lago da Represa de Ycyretá

2m5cb45.jpg

Gendarmeria

Eloy pensando no aperitivo

mjva5w.jpg

Entrada para Yahapé

2q9yys9.jpg

Pátio da Pousada

5txfo.jpg

Quarto para 04 pessoas

hwbp7d.jpg

Agnaldo organizando suas moscas

2r2oz9h.jpg

Comemorando a chegada. Calor acima de 40 graus

oky39w.jpg

Rampa da pousada. Parece que hoje as reformas já evoluíram bastante.

25i2cd4.jpg

Café da manhã

219nofn.jpg

ejhhxk.jpg

Refeitório

afj1cm.jpg

Falei para o Jorge que eu nunca tinha experimentado uma Piracanjuba. Ele resolveu o problema no mesmo dia...rs

6jdn2u.jpg

Munição

qsmxec.jpg

Trator

537d78.jpg

Navegar é preciso

mju1xy.jpg

Pontos de pesca

15n9lj6.jpg

20acmx0.jpg

Raseiros. A navegação exige muita atenção.

10z1s85.jpg

Peixes no banco de areia

2wgw1ns.jpg

4qmslx.jpg

Nosso amigo argentino "Gringo" com seus troféus

111kqr8.jpg

2qa1r3r.jpg

Parceiros Marco Aurélio

2hx3o5l.jpg

Parceiro Agnaldo

2ziu236.jpg

Salmon amarillo

25085dh.jpg

O maior sempre escapa

28c0f82.jpg

Lindo peixe

2qkl40p.jpg

2irrnh2.jpg

Esse peixe é muito forte

955z.jpg

Parceiro Eloy

2u5t4jm.jpg

14wdcm9.jpg

2s10n0n.jpg

Surpresa no grilo

c5e1e.jpg

2u8asyb.jpg

ae767r.jpg

33w1fyr.jpg

2ai0twy.jpg

Surpresa na frutinha

2ihbhio.jpg

Saída de água

14izaeg.jpg

28hmr86.jpg

zqrsk.jpg

Parceiro Paulo Campos

2yxrz43.jpg

9u91.jpg

1gqj2g.jpg

21cs9ro.jpg

Anzol aberto

qnqwd2.jpg

2we9lps.jpg

r1hidx.jpg

Grilo

5lnleh.jpg

Gringo

2egejix.jpg

wa585w.jpg

33bj1nl.jpg

Duas faces da natureza - um dia com por do sol lindo, outro com uma tempestade nervosa

21kilg9.jpg

6pt9xt.jpg

a5kxh5.jpg

Alguns vídeos pra dar uma idéia (sorry, filmagem e edição caseiras...rs)

http://youtu.be/hp0zBRBaHO0

http://youtu.be/FJqMedcfqyY

http://youtu.be/jQjQxISD5V4

http://youtu.be/OFBLl9IXWJk

http://youtu.be/D41Yn9Gn0DU

http://youtu.be/vn8Upau1-Ys

http://youtu.be/qG_F5T_FTPs

http://youtu.be/mDStjadkLXQ

http://youtu.be/d0IIUbzJuk0

http://youtu.be/c1Zuak0LeYM

http://youtu.be/Z0MHhp44Mwc

http://youtu.be/JMuK8ZEIVOA

http://youtu.be/JMuK8ZEIVOA

http://youtu.be/e50cEVhBZTY

http://youtu.be/PG1Li5RA9xk

http://youtu.be/zG7Wq95tnWI

  • Like 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Espetáculo de pescaria e um ótimo relato... parabéns

Valeu Milton!

Não sei o que aconteceu que a janela dos últimos vídeos não apareceu, mas acho que dá pra olhar pelo usando os links.

Um abração,

Matheus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Uma senhora pescaria Matheus, parabéns, mas fiquei curioso com a tua caixa de moscas, principalmente com uma mosca da bundinha gorda, dá para tirar uma foto mais detalhada dela, e o material que você usa? :ok:

Obrigado Sérgio!

Então, acho que vc está falando das frutinhas que eu uso.

São bem simples: Azol com gap largo, uma bead de tungstênio, uma bolinha de isopor e a cobertura de EP fiber. Devo ter mais fotos em alguma lugar. Vou procurar.

Os argentinos simplesmente usam uma bolinha de plástico furada com arame quente, por onde passa o anzol.

Um abração,

Matheus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Grande Matheus,

Como já era esperado e conhecendo-o como te conheço eu tinha certeza que você iria desbravar esse longínquo local em águas estrangeiras ...rs.

E você o fez com a maior competência Matheus.

Adorei ler a sua matéria, muito bem elaborada. Ela realmente me fez viajar virtualmente por aquelas bandas. Os videos nos dá a confirmação do que você falou (natureza exuberante e preservada).

A amizade com os parceiros são uma grande marca no tempo. Muito difícil de se esquecer, penso ser fundamentais para se obter sucesso em uma pescaria.

Meus sinceros parabéns a você e aos seus parceiros pelas excelentes pescarias.

Um grande mérito essa descoberta.

Abraços do amigo,

Mario.

Editado por Mário Cardin
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Maravilha Matheus, piracanjubas, matracas e pacus no grilo e nessa frutinha que vc bolou deve ser uma pescaria e tanto.

Uma curiosidade, na frutinha o peixe pega na batida ou no fundo?

Abraço!

Obrigado Samuel!

As imitações de frutas são pesadas e afundam relativamente rápido. Mas, dependendo da sorte, o ataque acontece logo que a mosca toca a água.

Um abração,

Mathues

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nadie puede sacar estes momentos de mis memorias.

Obrigado por refrescar a minha lembrança com este belo relato.

Sem dúvidas o salto do dourado monstro não vai sair da minha cabeça (no mínimo 17 kg de puro ouro), mas como você disse, o grande sempre escapa, na próxima você tira ele.

Muitas risadas eu dei nesses dias de pesca, cercado de pessoas bacanas, comida e bebida boa e um rincón fantástico, não teria como ser diferente.

Matheus, obrigado novamente pela paciência e camaradagem que tem mostrado e por ter me recebido muito bem em sua casa.

Abrazo y hasta el próximo casteo.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Grande Matheus,

Como já era esperado e conhecendo-o como te conheço eu tinha certeza que você iria desbravar esse longínquo local em águas extrangeiras ...rs.

E você o fez com a maior competência Matheus.

Adorei ler a sua matéria, muito bem elaborada. Ela realmente me fez viajar virtualmente por aquelas bandas. Os videos nos dá a confirmação do que você falou (natureza exuberante e preservada).

A amizade com os parceiros são uma grande marca no tempo. Muito difícil de se esquecer, penso ser fundamentais para se guardar na memória.

Meus sinceros parabéns a você e aos seus parceiros pelas excelentes pescarias.

Um grande mérito essa descoberta.

Abraços do amigo,

Mario.

Obrigado Mário!

Meu amigo, vc foi lembrado várias vezes lá na Argentina!

Espero que em breve possamos pescar juntos novamente.

Um abração,

Matheus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Nadie puede sacar estes momentos de mis memorias.

Obrigado por refrescar a minha lembrança com este belo relato.

Sem dúvidas o salto do dourado monstro não vai sair da minha cabeça (no mínimo 17 kg de puro ouro), mas como você disse, o grande sempre escapa, na próxima você tira ele.

Muitas risadas eu dei nesses dias de pesca, cercado de pessoas bacanas, comida e bebida boa e um rincón fantástico, não teria como ser diferente.

Matheus, obrigado novamente pela paciência e camaradagem que tem mostrado e por ter me recebido muito bem em sua casa.

Abrazo y hasta el próximo casteo.

Valeu Eloy!

Realmente foi muito divertido!

Algumas imagens vão ficar na nossa memória pra sempre.

Um abração,

Matheus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Grato por postar Matheus.

Ótimas informações, em um relato que desperta o interesse, recheado com as fotos dos amigos.

Já salvei.

Abraços

Luiz

Obrigado Luiz Almeida!

Imagino que vc goste de um bom vinho, então fazer umas comprinhas em Puerto Iguazu pode ser uma boa pedida. Acho que a economia nos preços paga a pescaria...rs

Um abração,

Matheus

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Resolvi o problema, agora todas as mídias estão no tópico. :ok:

Para aparecerem tem que fazer <Ctrl>+<F5> para um recache do navegador. ;)

Que bom que gostou do relato Fausto!

Obrigado com a ajuda na postagem dos vídeos.

Um abração,

Matheus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Maravilha de relato Matheus...

Informações a vontade e recheado com belas fotos e vídeos..

Parabéns a você e todos os companheiros pela pescaria...

Aquele abraço!

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Olá....

Baita relato... lindo lugar, muitos peixes... e muitas dicas...

E uma trilha sonoro muito bacana....

Parabéns e obrigado pelas dicas...

Abração...

Bill Constante

Obrigado Bill!

Um abração,

Matheus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Matheus, relato detalhado, com todas as informações importantes, nota dez!

A pescaria foi TOP, conhecendo pontos, variedade de peixes e muita ação.

Parabéns! :okok:

Valeu Evandro!

Um abração,

Matheus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Maravilha de relato Matheus...

Informações a vontade e recheado com belas fotos e vídeos..

Parabéns a você e todos os companheiros pela pescaria...

Aquele abraço!

Valeu Almeida!

Tem pescado ai no Iguaçu em São Mateus?

Um abração,

Matheus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Valeu Almeida!

Tem pescado ai no Iguaçu em São Mateus?

Um abração,

Matheus

Só na expectativa aqui, defeso ainda... mas o rio ficou alagado um período longo, acredito que as traíras tenham se dado bem...

Apesar da pressão da pesca predatória. Os "redeiros" aqui fazem a festa nas lagoas às margens do rio...

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Beleza de pescaria!!!

Um dia tenho que fazer uma dessas e encarar esses Douradões...

Parabéns!!!

Obrigado Luiz!

Com essa subida do dólar pode ser que o real tenha perdido um pouco do valor diante do peso argentino, mesmo assim acho que os valores compensam a aventura.

Um abração,

Matheus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Só na expectativa aqui, defeso ainda... mas o rio ficou alagado um período longo, acredito que as traíras tenham se dado bem...

Apesar da pressão da pesca predatória. Os "redeiros" aqui fazem a festa nas lagoas às margens do rio...

Puxa, espero que a situação melhore. Lembro que na minha adolescência ouvia muitas estórias em Ponta Grossa sobre as famosas lagoas do Iguaçu e suas traíras.

Um abração,

Matheus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Matheus,

Saudades de um relato como esse.

Parabéns a todos pela aventura e pelos lindos peixes. Ótimas dicas sobre o lugar.

Abraços,

Marcelo Longo

Obrigado Marcelo!

Gosto muito dos seus relatos e fotos!

Um abração,

Matheus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Mosqueiro

Muito top Matheus!!!

Que bela temporada em!!?

Parabéns!

Leandro

Valeu Leandro!

Acho muito legal o trabalho que vc realiza juntamente com o restante do pessoal da Gofly! Parabéns!

Um abração,

Matheus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.