Ir para conteúdo

Tutorial Beadheads - Parte 3 - Atando com beadheads


Jost

Postagens Recomendadas

  • Moderador

post-1089-0-99653900-1418762430_thumb.jp


INTRODUÇÃO
Na primeira (http://www.mosqueiro...0851&page=1) e segunda (http://www.mosqueirosdorio.com.br/forum/index.php?showtopic=10860&hl=) partes desse tutorial sobre beadheads, comentamos sobre a história, teorias de funcionamento, características e relação entre seu tamanho e os tamanhos dos anzóis. Nessa terceira parte trataremos especificamente das técnicas de atado das beadheads e de como essas técnicas influenciam o design das moscas.


CONSIDERAÇÕES GERAIS
Introduzir uma beadhead na sua ninfa implica inserir uma peça metálica pesada e livre na haste do anzol. Muitos atadores não se preocupam em calçar corretamente a beadhead, a qual acaba por se soltar durante a pescaria e, por uma ação de aríete a cada cast que você efetuar, destruir sua ninfa. A foto abaixo mostra o que estou querendo dizer. O atador está assumindo que o tórax será capaz de segurar a beadhead no lugar, o que pode não ser verdade.

post-1089-0-76049000-1418760875_thumb.jp


Já me defrontei com esse problema lazarento no meio de um rio, em plena Patagônia pescando trutas. As ninfas que comprei (na época não tinha muitos materiais de atado e minha caixa de ninfas era bem rudimentar), até mesmo por uma questão de redução do custo de produção, não tinham as beadheads bem presas no lugar. O resultado disso foi que, depois de um ou dois peixes e alguns casts, a ninfa começava a se desmanchar :facepalm: Para completar o quadro de total desespero, eu tinha poucas dessas ninfas e apenas elas estavam sofrendo ataques das trutas. O resultado foi trágico: depois de duas horas dentro do rio eu não tinha mais nenhuma isca capaz de pegar peixes, por mais que trocasse a ninfa e a forma de apresentação... foi uma lição dura que influenciou fortemente meu atado.

A fim de deixar vocês livres desse problema, as técnicas de atado que ilustrarei abaixo todas visam, antes de mais nada, a qualidade do atado e durabilidade da ninfa. Como não somos atadores profissionais, nada nos impede de gastar alguns centavos e minutos a mais e atar uma ninfa robusta e durável que não vai dar "defeito" na hora que a gente mais precisa dela.

Vejamos então algumas técnicas simples para atar moscas com beadheads.


TÉCNICA PADRÃO 1: CALÇANDO A BEAD COM FIO DE CHUMBO
A primeira técnica padrão consiste em atar a bead junto ao olho do anzol, utilizando como calço um fio de chumbo e depois a linha de atado por cima. Senão vejamos:

post-1089-0-94861600-1418760625_thumb.jp

Estamos de posse de um anzol Mustad 3908 #12, de arame mais robusto, específico para ninfas.

A seu lado duas beadheads 5/32" mostrando, novamente, a diferença entre o tamanho dos orifícios.

post-1089-0-16286300-1418760644_thumb.jp

Inserir o anzol na bead pelo orifício menor e colocar na morsa.

post-1089-0-29469400-1418760741_thumb.jp

Utilizando fio de chumbo de diâmetro apropriado para o tamanho do anzol (no caso fio de solda 0,5mm) faça uma pequena bobina

com 3-5 voltas, corte e uniformize as pontas do fio em torno do anzol.

post-1089-0-24138000-1418760645_thumb.jp

Coloque uma gota de cola de cianoacrilato (CA - superbonder) no meio do caminho entre a bobina de fio de chumbo e a beadhead.

Tenha cuidado para a cola não escorrer na direção da bead nem da do chumbo.

post-1089-0-08105200-1418760750_thumb.jp

Com um movimento RÁPIDO e certeiro, empurre de uma só vez a bobina em direção à bead.

Se você titubear nessa operação, a bobina de fio fica presa no meio do anzol! :facepalm:

Ao final desse passo as espiras de chumbo estarão coladas no anzol e, ao mesmo tempo,

calçam a beadhead contra o olho e centralizam-na no corpo do anzol.

post-1089-0-99771500-1418760645_thumb.jp

Amasse suavemente a ponta livre do fio de chumbo para facilitar o atado.

post-1089-0-90573600-1418760754_thumb.jp

Ate a linha e faça um pequeno calço para o chumbo permanecer no lugar.

Na minha experiência, o chumbo perto da bead fica colado com o CA, mas o que fica longe não.

post-1089-0-78953400-1418760646_thumb.jp

Depois de formar o pequeno calço, recubra o chumbo com linha de atado.

Pronto, sua beadhead está presa e a ninfa está pronta para ser atada.

post-1089-0-51839500-1418760762_thumb.jp post-1089-0-63442900-1418760647_thumb.jp

Duas ninfas atadas com a técnica padrão de calço da beadhead com chumbo.

Aqui http://www.charliesflyboxinc.com/flybox/details.cfm?parentID=60 você encontra um passo-a-passo do Charlie Craven para uma Bead Head Flash Back Pheasant Tail Nymph utilizando essa técnica de ancoragem da beadhead. Aqui http://www.charliesflyboxinc.com/flybox/details.cfm?parentID=28, também pelo Charlie Craven, você tem um passo-a-passo da mesma técnica, dessa vez no atado de uma Stonelfy. Por fim, aqui https://www.youtube.com/watch?v=2M1c62psR_0 um vídeo mostrando o emprego dessa técnica, com exceção de que ele não usa a cola de CA para segurar o fio de chumbo no lugar.

Como mencionei acima, essa técnica visa primordialmente o atado de uma ninfa robusta e resistente, mas evidente que se trata apenas de uma sugestão. Você poderá adaptar o atado retirando a cola, por exemplo, e reforçando apenas com a linha de atado. No meu caso, saber que a ninfa resiste a um holocausto nuclear de certa forma traz um conforto psicológico. Não pretendo passar novamente pela crise anteriormente descrita :laugh:

TÉCNICA PADRÃO 2: CALÇANDO A BEADHEAD APENAS COM FIO DE ATADO
A segunda técnica padrão pode ser utilizada em lugar da primeira quando você estiver atando ninfas em anzóis relativamente pequenos, digamos de #14 para baixo, ou quando você necessita de uma ninfa com um corpo bastante magro. Em ambos os casos a solução é travar a beadhead apenas com linha de atado. No primeiro caso (anzol pequeno), podemos efetuar o calço dessa forma devido ao fato das beads não serem muito pesadas pesadas, dispensando o calço mais resistente de chumbo+CA. No segundo caso (corpo magro), temos que fazer o calço dessa forma devido ao fato de que o uso do chumbo torna o tórax muito proeminente. Então vejamos:

post-1089-0-20587700-1418760768_thumb.jp

Estamos de posse de um anzol Tiemco 3761 #16, de arame mais robusto, específico para ninfas.

Já inserida (pelo orifício menor) uma beadhead de latão 3/32"

post-1089-0-03532900-1418760772_thumb.jp

Inicie e linha logo atrás da beadhead.

post-1089-0-64305700-1418760774_thumb.jp

Faça um pequeno dique de linha de tal forma que a beadhead fique travada no lugar.

Note que, em comparação com a fotografia anterior, a beahead está centralizada na haste do anzol.

Opcionalmente, após a bead ficar travada, passe head cement no calço.

Muito simples.

post-1089-0-46398900-1418760778_thumb.jp post-1089-0-11446600-1418760782_thumb.jp

Duas pequenas ninfas em TMC 9300 #16 atadas com essa técnica.

Essa técnica não é muito utilizada, provavelmente porque os atadores consideram que um pouco de dubbing, ou um wingcase, será suficiente para segurar a beadhead no lugar. De novo, eu prefiro minhas ninfas mais resistentes, mas você poderá adaptar a técnica a seu gosto. Aqui https://www.youtube.com/watch?v=Wu7-Jq_iSlg você encontra uma técnica semelhante, no atado de uma minúscula midge pelo Tightlines do Youtube, só que o calço de linha é efetuado somente no final do atado.

ATANDO BEADHEADS EM TANDEM COM A TÉCNICA PADRÃO 1

Algumas vezes você necessitará de ninfas realmente pesadas e magricelas. Colocar uma grossa camada de chumbo sob o dubbing é uma solução, mas isso compromete o perfil da sua ninfa na medida que a mesma fica bem volumosa. Atar ninfas com beadheads em tandem (uma atrás da outra), usando os calços de chumbo como separadores, pode ser uma solução bem conveniente para resolver esse problema. Vejamos:

post-1089-0-97124000-1418760833_thumb.jp

Estamos de posse de um anzol Tiemco 200R #10. Seu corpo alongado se presta bem para esse tipo de atado.

Já inseridas em seu corpo encontram-se duas beadheads 5/32".

post-1089-0-66335400-1418760837_thumb.jp

Utilizando a técnica descrita anteriormente, trave a primeira beadhead contra o olho do anzol com chumbo+CA.

post-1089-0-91129700-1418760840_thumb.jp

Logo em seguida, trave a segunda beadhead contra o chumbo da primeira usando a mesma técnica.

post-1089-0-19287000-1418760844_thumb.jp

Uma ninfa tipo stonefly impressionista com duas beadheads, usando essa técnica.

TÉCNICA PADRÃO 3: CALÇANDO A BEADHEAD LONGE DO OLHO DO ANZOL
A terceira técnica padrão pode ser utilizada quando, por uma questão de design da mosca, você precisar calçar a beadhead longe do olho do anzol. Vejamos:

post-1089-0-89642500-1418760790_thumb.jp

Estamos de posse de um anzol Mustado 3908 #12, no qual já se encontra uma beadhead 5/32".

A linha já foi iniciada logo atrás do olho do anzol.

post-1089-0-02084700-1418760794_thumb.jp

Faça um pequeno dique à frente da beadhead de tal forma que essa não consiga passar na direção do olho do anzol.

Encerre com um whip finisher. Encoste a bead nesse dique. Inicie a linha atrás da bead.

post-1089-0-45380700-1418760798_thumb.jp

Faça um dique na parte de trás, travando a bead no lugar.

Passe head cement nos diques e termine o atado da sua mosca.

post-1089-0-33338100-1418760801_thumb.jp

Exemplo de uma flymph (extremamente eficiente) atada com essa técnica.

Se a flymph for muito pequena, você pode calçar atrás primeiro, atar toda a parte de trás da mosca

e depois travar a bead no lugar atando a hackle e fazendo a cabeça na parte da frente.

post-1089-0-70836100-1418760942_thumb.jp

Utilizando a ordem inversa de atado, ou seja, travando a beadhead primeiro atrás e depois na frente quando for formar a cabeça da ninfa,

pode-se utilizar a beadhead para formar um abdômen brilhante debaixo do wingcase, como na ninfa acima,

que é uma variante da Pheasant Tail.

post-1089-0-28010600-1418760868_thumb.jp

Repare que o calço não precisa ser apenas um monte de linha.

Nesse caso trata-se de um pequeno poste que forma as brânquias da midge.

Repare ainda que a beadhead encontra-se invertida, ou seja,

nesse caso o anzol foi inserido pelo orifício escariado,

visto que o poste é grande o suficiente para travar a bead invertida

e que é necessário menos linha para travá-la do outro lado,

mantendo o atado minimalista, coisa importante em midges.

TÉCNICA PADRÃO 4: TRAVANDO A BEADHEAD COM MATERIAL DE ATADO
A quarta técnica padrão utiliza o próprio material de atado como forma de prender a beadhead no lugar. Vejamos:

post-1089-0-36169300-1418760811_thumb.jp

No caso, temos um anzol Mustado 3908 #12, no qual já se encontra uma beadhead 5/32".

Atado à frente da bead já se encontra Scud Back 1/8" na cor preta.

A quantidade de material tem que ser tal que a beadhead possa ser

empurrada em direção ao olho do anzol.

post-1089-0-45420500-1418760814_thumb.jp

Empurre a beadhead em direção ao olho do anzol (ou a um calço,

conforme for o design de sua mosca).

post-1089-0-17490400-1418760817_thumb.jp

Passe a linha de atado por cima e para o outro lado da beadhead.

post-1089-0-93191000-1418760819_thumb.jp

Faça o rebatimento do Scud Back para o outro lado da beadhead e

prenda com a linha de atado, travando a beadhead no lugar.

post-1089-0-52867300-1418760823_thumb.jp post-1089-0-30105400-1418760827_thumb.jp

A continuação do atado fornece esse tipo de ninfa como resultado. À direita a vista superior.

Aqui http://www.flyanglersonline.com/flytying/fotw2/041805fotw.php você encontra um passo-a-passo de um atado similar, só que com outros materiais.


Bem, com isso terminamos essa parte do tutorial com pequenas dicas de atado. Com essas técnicas básicas acima descritas você poderá atar bem diversos estilos de ninfas e outras moscas com beadheads, criando iscas duráveis e resistentes. A mescla de técnicas de atado e diferentes materiais permite criar um sem-fim de moscas diferentes.

Obrigado por ler até aqui :)

  • Like 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Jost, li os 3 a achei fantástico!!!!
Que belo material vc disponibilizou para nós pescadores...
Impossível ler e não ficar com vontade de atar umas ninfas

Qual melhor lugar para comprar essas beadheads?
Um Abração e parabens pelo trabalho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Qual melhor lugar para comprar essas beadheads?

Ahhh... pois é... aí que mora o problema :(

Por incrível que pareça, o jeito mais barato é via eBay... o problema é que demora pra cacete pra chegar, quando chega :facepalm:

O jeito caro (dependendo da beadhead chega a ser 5X mais caro) é encomendando para os lojistas de plantão, sendo que não é garantido que algum deles terá o saco de importar... :facepalm:

O jeito mais caro e prazeroso de todos é ir pescar na Argentina ou USA e comprar um monte delas... o problema é o alvará com as donas do dinheiro... :facepalm:

O jeito alternativo é conseguir miçangas metálicas usadas em bijuteria. Geralmente elas são mais leves que uma beadhead de latão no mesmo tamanho, mas pelo menos acrescentam um cisco de peso e brilho... :facepalm:

Uma coisa é certa, se você gostar de pescar com esse troço, no dia que tropeçar com alguém vendendo delas, compre uma quantidade absurda logo de uma vez para você poder passar uns meses em paz com o assunto :facepalm::facepalm:

Como você deve ter notado, não é muito simples adquirir esse material no Brasil... :facepalm::facepalm::facepalm:

post-1089-0-49245700-1419249803_thumb.jp

Parte da minha coleção, ajuntada aos trancos e barrancos, conforme acima :facepalm:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Obrigado jost

realmente achar isso não é fácil.

as que uso aqui são de correntes compradas nas casas de bijuteria mesmo.

o problema, como vc disse, é o peso muito inferior em comparação aos outros materiais.

uma outra coisa, Bead Head em agua salgada?

quem usa, usa para pescar o que?

uma abração!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

uma outra coisa, Bead Head em agua salgada?

quem usa, usa para pescar o que?

Bem, aí teria que ver com os salgados... mas acho que de modo geral as beads são mais de água doce. Conforme entra pra dentro do mangue e do mar vira dumbell eyes para clousers, caranguejos, camarões e coisas do estilo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 4 semanas depois...
  • Mosqueiro

Principalmente em nosso país, tão carente de literatura específica; com população carente de cultura e proficiência noutras línguas ( onde infelizmente me incluo) ; difícil imaginar o qto tutoriais do tipo, e sob vário assuntos, diminuem a gama de perguntas mais elementares (que cedem lugar às de maior profundidade) ; enquanto, por outro lado, alavancam o avanço do(a)s novato(a)s (como eu), estimulando o crescimento da prática e legião de seus defensores; que além de tudo, se tornam pessoas infinitamente melhores.

Individual e socialmente,

Vlw, Jost! :okok:

Ilza e família :mestre:

Editado por Ilza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

GAROTA ?! :eek: EU ?!

Tenho de mostrar isso a minhas sobrinhas ( de idades semelhantes à minha, e que insistem em me chamar só de "tia"...em todo lugar...) :innocent: .. :laugh:

Editado por Ilza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Mosqueiro

Show Jost!!

Material super completo, didático, fácil de entender e também muito prático!!

Só aquela tabela da relação tamanho bead X tamanho anzol já valeu a pena, a parte da historia então nem se fala e a aula de atado/fixação do bead foi pra arrematar!!!

:D :D :D :D :D

Meua parabéns!!! show de bola mesmo!!!

Ps: aquela sua "pequena" coleção de beads foi comprada no ebay mesmo ou em algum outro site?!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Administrador

André Vergara sua pergunta passou despercebida pelo Jost, mas acompanhei com ele muitas dessas compras e algumas foram sim feitas pelo eBay e outra grande quantidade numa loja na Patagônia chamada Damonte em San Martin de Los Andes, onde vendem pacotinhos com 100 unidades por um custo muito bom. :ok:

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Pô André, de fato perdi o tempo de responder sua pergunta... foi mal :bag:

O Fausto está certo. Uma pequena parte de minhas beads foi comprada pelo eBay (algumas de latão e outras de tungstênio). As demais foram todas compradas na Damonte, em San Martin de los Andes.

Essas compras na Argentina deixaram de ser vantajosas, do ponto de vista monetário, pois a Argentina, com as regras rígidas de importação, fez subir imensamente o preço das beads em SMAndes.

Ainda assim, sempre que vou por lá acabo comprando, mais por uma questão de praticidade e gula que qualquer outra coisa :laugh:

Desculpa de demora :)

Abração.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

André Vergara sua pergunta passou despercebida pelo Jost, mas acompanhei com ele muitas dessas compras e algumas foram sim feitas pelo eBay e outra grande quantidade numa loja na Patagônia chamada Damonte em San Martin de Los Andes, onde vendem pacotinhos com 100 unidades por um custo muito bom. :ok:

Grande mestre Fausto!!

Obrigado pela resposta!

Eu pesquisei no ebay e, infelizmente, não encontrei nenhum vendedor que oferte bead heads...

:(:(

Eu encontrei somente no AliExpress, mas meu medo é de realizar a compra e ter problemas pra retirar aqui no Brasil.

Fiquei sabendo que um dos principais problemas pra importar beads é que, aos olhos da Receita Federal, bead heads podem ser confundidos com "carga para minução", se tornando proibida a importação...

Sabes se procede a informação?!

Grato pela resposta!

Grande abraço e obrigado pela resposta! :ok::okok:

Pô André, de fato perdi o tempo de responder sua pergunta... foi mal :bag:

O Fausto está certo. Uma pequena parte de minhas beads foi comprada pelo eBay (algumas de latão e outras de tungstênio). As demais foram todas compradas na Damonte, em San Martin de los Andes.

Essas compras na Argentina deixaram de ser vantajosas, do ponto de vista monetário, pois a Argentina, com as regras rígidas de importação, fez subir imensamente o preço das beads em SMAndes.

Ainda assim, sempre que vou por lá acabo comprando, mais por uma questão de praticidade e gula que qualquer outra coisa :laugh:

Desculpa de demora :)

Abração.

Grande Jost!!

Sem problemas cara!!

:D

Então, faço da resposta do Fausto a sua.

Não encontrei no ebay um vendedor de beads, somente no AliExpress

Inclusive, você que já importou, sabe como funciona as questões "burro-cráticas" em relação aos beads pra importação?

Procede mesmo a informação que citei pro Fausto, que a receita pode confundir com "carga para minução" e querer barrar minhas beads?!

Caso isso seja "mito", me avise, que já lhe passo o link do vendedor!

O preço está ótimo, a quantidade mais ainda, e o vendedor tem 99,7% de aprovação dos aprox. 2300 (dois mil e trezentos) clientes!! :eek::eek:

heheheheh

Grande abraço e obrigado pela resposta e paciência com os mais inexperientes!!

:D:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Ops, peço desculpas aos colegas...

Acredito que eu tenha olhado em outro site, provavelmente o Deal Extream.

Realmente procede a informação, no Ebay possui vários vendedores que disponibilizam bead heads, de vários tamanhos e cores!!

Mas ainda fico na dúvida sobre a importação e qual o posicionamento da RF.

Obrigado pela ajuda mestres Fausto e Jost!!

:D :D :D :D :D

Editado por André Vergara
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Algumas vezes chegam, noutras não... algumas vezes você paga imposto, noutras não...

Realmente não dá para saber como vai ser sua compra.

Isso posto, compre poucas de cada vez. Se não chegarem, seu prejuízo será "pequeno"

Essa é a recomendação para compras pelo eBay e similares :)

Abração.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Algumas vezes chegam, noutras não... algumas vezes você paga imposto, noutras não...

Realmente não dá para saber como vai ser sua compra.

Isso posto, compre poucas de cada vez. Se não chegarem, seu prejuízo será "pequeno"

Essa é a recomendação para compras pelo eBay e similares :)

Abração.

Grande Mestre Jost!!

Obrigado pela dica!!

Estou agora mesmo "namorando" umas beads que encontrei no ebay...

Vamos ver se dá certo!!

hehehehe

Abraços e obrigado pelas informações!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.