Ir para conteúdo

Lagoa de Juturnaíba


Postagens Recomendadas

10291749_776601115697909_436650724087873

Lagoa de Juturnaíba. Primeira pescaria que a gente fez após a fatalidade com o nosso guia e amigo, Lula. Pescaria atípica, em alguns momentos totalmente silenciosa, coisa que, com os dois parceiros de pesca do dia, Jef e meu pai, é quase impossível. Fica o registro de um fim de tarde sensacional, que mais parecia um presente enviado pelo Lula.

Pessoal, se algum de vocês tinha pescaria marcada com o Lula, por favor, não desmarquem. O Douglas, irmão do mesmo, assumiu o barco para ajudar a Aline, esposa do Lula. A renda que eles tinham vinha, quase que total, dos trabalhos que ele fazia como guia. Quem quiser marcar pescaria, o contato é o mesmo. Só falar com a Aline.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Que bom! Vamos dar uma força. :)

Profissão de guia será regulamentada no país

eda6ebd8eaa47f112a4a70c0db7f7ca9.jpg

http://www.midianews.com.br/conteudo.php?sid=3&cid=196092

Bom pra eles e bom pra quem usa o serviço, além de ser um bom caminho pra ajudar a disseminar a preservação, no final das contas, todos ganhamos. :ok:

Parabéns pela iniciativa Kelven. :bs-aplauder::bs-aplauder::bs-aplauder:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

É triste :(

Amigo André esta foto não tem nada a ver com uma foto de um quia e sim de destruidores da represa Juturnaiba, já ficou triste do envalecimento de um guia com a foto fica mais triste ainda.

O guia é um profissional para guiar os pescadores de vara de pesca, e não redes.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Acabei de fazer uma pescaria com o Douglas, ele conhece onde estão os peixes, ainda há aquele clima triste, mas com o tempo vão superar, bati um papo com ele sobre "renda", e ele afirmou que pesca esportiva rende mais que matança, e que ele havia desanimado devido ao fato de tentar fazer algo pelo controle e regulamentação de cota de peixes, disse-me que por ordem do Ibama é para acabar com os tucunas da represa, mas eles sabem que se acabar, só vai sobrar água e alga, e que ele acha que se forem solicitadas reuniões com a prefeitura, e sugestões de incentivo ao nosso esporte a coisa poderá ser revertida, pois como sabemos, "receita" é o que querem.

A pescaria foi legal, várias capturas no fly, vários cardumes de peixes comendo, filmei as cenas, lindo de se ver, muitos pequenos e algumas capturas de bom tamanho, com direito ao troféu pego pelo meu filho no bait.

A lagoa tem tudo que os bocudos precisam, só falta um pouco de conscientização de alguns pescadores, frequentadores assíduos, encontrei uma dupla destas, pescando de bait, pescaram 2 dias, mais de 40 capturas no dia anterior, e no dia seguinte reclamaram que não haviam muitos peixes nos mesmos locais, capturaram somente uns 15. Peguntinha? soltaram quantos? "respostinha" "hahahaha" tchau.

Será que vale a pena abrir algum contato com a prefeitura e mostrar mais sobre o potencial da preservação?

Focando no que o tópico foi aberto, a Aline reclamou que houveram desistências, boa oportunidade de pescarmos próximo de casa enquanto o calor permanece, e quanto mais pescarmos com os guias soltando peixes na frente deles, eles acabarão aderindo ao prazer.

No final da pescaria, o Douglas somente recolheu o barco, foi para casa limpo e com dinheiro no bolso, será que não é melhor que ficar tirando filé?

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de fazer uma pescaria com o Douglas, ele conhece onde estão os peixes, ainda há aquele clima triste, mas com o tempo vão superar, bati um papo com ele sobre "renda", e ele afirmou que pesca esportiva rende mais que matança, e que ele havia desanimado devido ao fato de tentar fazer algo pelo controle e regulamentação de cota de peixes, disse-me que por ordem do Ibama é para acabar com os tucunas da represa, mas eles sabem que se acabar, só vai sobrar água e alga, e que ele acha que se forem solicitadas reuniões com a prefeitura, e sugestões de incentivo ao nosso esporte a coisa poderá ser revertida, pois como sabemos, "receita" é o que querem.

A pescaria foi legal, várias capturas no fly, vários cardumes de peixes comendo, filmei as cenas, lindo de se ver, muitos pequenos e algumas capturas de bom tamanho, com direito ao troféu pego pelo meu filho no bait.

A lagoa tem tudo que os bocudos precisam, só falta um pouco de conscientização de alguns pescadores, frequentadores assíduos, encontrei uma dupla destas, pescando de bait, pescaram 2 dias, mais de 40 capturas no dia anterior, e no dia seguinte reclamaram que não haviam muitos peixes nos mesmos locais, capturaram somente uns 15. Peguntinha? soltaram quantos? "respostinha" "hahahaha" tchau.

Será que vale a pena abrir algum contato com a prefeitura e mostrar mais sobre o potencial da preservação?

Focando no que o tópico foi aberto, a Aline reclamou que houveram desistências, boa oportunidade de pescarmos próximo de casa enquanto o calor permanece, e quanto mais pescarmos com os guias soltando peixes na frente deles, eles acabarão aderindo ao prazer.

No final da pescaria, o Douglas somente recolheu o barco, foi para casa limpo e com dinheiro no bolso, será que não é melhor que ficar tirando filé?

Foi você que pescou na sexta?

Eu estive conversando com o Douglas e com a Aline, e a gente acabou plantando uma sementinha na cabeça deles. A Aline, talvez não por agora, visto que ela está precisando de dinheiro, e o Douglas, vão passar a recusar a galera da pesca com piaba e também os famosos "matadores de Friburgo" (sim, essa foi a grande reclamação da Aline). Sei que uma andorinha só não faz verão(no caso, duas), e que a luta deles vai ser complicada, visto que os outros querem peixe no isopor pra atrair mais clientes. Com isso dito, quero pedir, pelo menos a galera que pratica o pesque e solte, que dê preferência ao Douglas em relação aos outros guias que atuam por lá. De repente, quando começar a doer no bolso dos outros, eles comecem a enxergar que o peixe vale mais vivo do que morto.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Hahahahahaha!!!! doeu hein do arpon!! sua foto vai aparecer na entrada de S. Jardim!!! kkkk!!!

Sim Vitinho, foi sim, acho sua idéia boa, e creio que foi sincero a reciprocidade do Douglas, dando prioridade à quem valoriza a idéia de preservação, os outros também farão o mesmo, e eles estão certo de que com peixe no lago eles terão mais clientes, de repente uma oferta maior de clientes conscientes também ajudará nisso. Ai é que podemos agir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Kkkkk... o povo daqui é terrível!...

Com relação à represa, acho louvável a atitude de vcs... tenho ido muito pouco lá... na verdade já faz mais de ano que não vou...

Infelizmente situação de lá é complicada.... o mesmo piloteiro que num dia esta pescando e soltando com um cliente que exige isso, no outro esta armando rede pra pegar tucuna e fazer filé... ou pescando PRO cliente levar peixe...

Não dá pra criticar a atitude deles pois sabemos que a necessidade fala mais alto que qualquer consciência... Triste é a gente saber que é um circulo vicioso e que deste jeito vão continuar dando murro em faca... se todos resolvessem preservar e fazer daquilo um ponto de pesque e solte seria bom pra todo mundo...

Acho legal divulgar os contatos dos guias que trabalham com pesque e solte e boicotar os que matam tudo... porém creio que tem muito mais gente pra matar do que pra soltar.....

Enquanto continuar como está não funciona... pois sempre vai ter aquele que vai entrar e fazer a limpa e que no caso do tucunaré estará com toda razão perante a lei... sendo assim, só mesmo se as autoridades locais se conscientizarem que devem fiscalizar e reprimir a pesca predatória e explorar a pesca esportiva....

Mas pra isso acontecer é muito difícil... afinal de contas estamos no Brasil... e aumento de renda pra população das classes baixas chama-se aumento do bolsa família... neste caso, mais do que nunca, continuam querendo dar o peixe sem ensinar a pescar....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Amigos ate quando?

Alfredo esqueceu dos mosquitos da dengue.

Rusllon sabias palavras.

Vitinho é isto ai procura o que é certo.

Eu já pensei Juntar todos sem inserção todos pescadores do Rio de Janeiro, para ir contar os fatos que ocorre realmente para ate presidente.

Sim é uma loucura, mais tem que ser mudar e ser feito, o chato é que niquem quer, ai fica deste jeitos anos e anos niquem tenta só fica falando sem solução.

A natureza é sabia.

Amigos abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Eu acho que o tucunaré de juturnaíba nunca vai acabar, por mais que o matem. Não existe lugar melhor para aqueles bichos. A quantidade de alga, aguapé e outras estruturas é imensa e proteje o peixe. Não tem como pensar diferente, pois a ação de matadores na represa é antiga e incluía uso de bombas entre os métodos de captura, coisa da qual não ouço mais falar, com toda essa pressão, ainda assim é difícil irmos até lá e não pegarmos bons peixes ou boa quantidade deles. Não podemos esquecer que há pelo menos dez anos juturnaíba é um importante ponto fornecedor de filés de traíra e tucunaré para toda região dos lagos, silva jardim, casimiro e adjacências, contudo, os estoques se mantém altos.

Deixar de visitar a represa por conta dos matadores é besteira, vamos continuar nos divertindo neste bom ponto de pesca que temos próximo da capital, fomentando nossa modalidade e desse modo talvez consigamos criar um senso de preservação, não só nos guias como nos pescadores que gostam de fazer uma fieira.

A pescaria que fazemos , como bem disse o colega, é um trabalho mais digno e mais fácil para o guia. Enquanto na pesca comercial o trabalho é pesado e a renda é incerta, vez que o profissional tem a sua renda atrelada a boa vontade da natureza; no exercício da função de guia a renda do profissional está certa (exceto se pegar um caloteiro rsrsrsrs), é superior aquela alcançada por meio do comércio de pescado e após o trabalho, muito menos sujo e pesado que jogar e puxar redes, é só encostar o barco e com as roupas limpas e secas seguir para sua casa.

Um dia, por uma questão de lógica, vamos triunfar sobre os matadores e juturnaíba mostrará 100% do seu potencial hehehehe :yahoo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Acho difícil afirmar qualquer coisa, é uma situação difícil e complexa, mas... :dry:

Se não se interrompe o ciclo de matança, pode demorar, mas vai acabar. Se a pressão é grande, a tendência é que a cada geração os indivíduos sejam menores, e quando a geração que estiver sendo pescada não estiver madura o suficiente pra se reproduzir a continuidade estará comprometida. Pode ser que não acabe por completo, mas que fique tão escasso que não valha mais a pena (tanto pela distância quanto pelo valor e tempo gastos) ir pescar lá. Daí todos podem perder o interesse em pescar e depois e um tempo, eventualmente, a situação retorne aos níveis que justifiquem a pescaria, mas isso pode levar anos. :mellow:

Por outro lado, como não há apoio da entidade que faz a gestão das bacias Lagos e São João em acabar com a espécie, fortalecida por biólogos que parecem enxergar as coisas de forma radicalmente contrária, pra eles, a simples presença do homem no local é uma "ameaça" ao meio ambiente, que dirá a presença de um "monstro exótico" como o tucunaré. Chegaram a divulgar material sobre o assunto, incluindo uma cartilha com passos pra eliminá-lo de lá:

http://www.lagossaojoao.org.br/artigo-tucunare.htm

Por mais que se conscientize a população e os pescadores, lutar contra aqueles que "fazem" as leis e as fazem valer (a sua vontade) é uma batalha injusta. :(

Ah, então vamos nos juntar a esses defensores da ictiofauna local, eliminamos o tucunaré e recolocamos de volta as espécies nativas. Não é bem assim... Pra que se consiga uma permissão é preciso um projeto apoiado por uma pesquisa científica que não comprometa nenhuma outra espécie, mesmo que essa outra seja também exótica (alguém já viu algum movimento para se tirar a tilápia de lá ou de outro lugar qualquer?). E muito provavelmente, se depois de tudo isso se conseguir colocar de volta as espécies nativas, vão liberar sua pesca sem critérios, pois quando ela existia antes era assim e pronto. :sleep:

Essa política que se apresenta não é séria, na minha humilde opinião de leigo, totalmente incoerente e sem sentido. Desculpem-me o desânimo e o desabafo. :bag:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Não sei não, mas quem sabe começando por um pequeno movimento o vórtice ganha força....

Da próxima vez que eu for pescar vou levar umas revistas, uma camisa e algumas iscas de presente, e continuar a conversa....

Quem sabe...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Amigo Beto, quando você vai pescar em qualquer local lagos, rios, açudes e mar, você sozinho não acaba com o peixe e sim e muitas quantidades de pescadores que mata o peixe por ter um pensamento de querê ser o pescador sem noção sem outras atividades, pescadores acabam com um local é anos de grandes capturas tirar o peixe de um local e não repor mais, uma represa com determinado peixe como o Tucunaré pode sim acabar.

O que pode acontecer é quando você vai pescar na represa Juturaiba como outras represas, em quatro meses de pescaria você captura cinco Tucunarés, isto já é o começo de poucos peixes, um dia de pesca um peixe outros dias um peixe e mais nada. Tenta mais não captura como antes. E também tem outros fatores que pode limpar a represa chama de população ao redor da represa.

O que o amigo André dize é verdade.

Abraço.

Editado por Marcelo R. S.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

O que não dá para negar é que juturnaíba tem uma configuração que favorece aos peixes, se não fosse isso já tinha acabado tudo que é peixe por ali.

Essa represa é de longe a mais explorada pela pesca profissional e uma das mais, senão a mais, piscosa represa do Rio de Janeiro, tanto em tamanho, como em quantidade.

Vejamos as outras represas do RJ: ribeirão das lajes com toda a proteção não tem tantos peixes e é preciso andar muito e conhecer a represa para pegar bons peixes, da represa da cerj nem se ouve falar, represa de santana e vigário, que, se comparada a juturnaíba, tem pífia ação de pescadores profissionais, quase não tem tucuna, da represa de Nilo peçanha nunca ouvi relato algum e daquela represinha abaixo da dutra tb não ouvi qualquer informação.

Juturnaíba é um milagre e duvido que o peixe acabe por meio da pesca ou com as tecnicas trazidas naquela cartilha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

O pior dos passos é esse: 10. Contratar pesquisa sobre doenças exclusivas de tucunarés, para que se tente no futuro o controle biológico através da disseminação de micróbios que causem a morte ou a esterilização de tucunarés sem afetar outras espécies de peixes e ser inócua para os seres humanos e demais organismos.

Imagina a merda que isso não pode causar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Tudo que está escrito na cartilha tem natureza programática, mas sem a menor chance de sair da fase mental.

Não consigo levar a sério o que está escrito lá, parece coisa de amador.

Outro absurdo foi a proposição de baixar o nível da represa tomando por base uma experiência russa, mas juturnaíba é uma represa rasa, isso vai por em risco todo o ecossistema da represa, isso sem falar nas demais implicações politicas, sociais e econômicas. O camarada olhou no google e colocou na cartilha, sem se preocupar com as especificidades locais.

Enquanto isso o rio piraí e o rio preto, redutos de pirapitingas do sul, estão sendo detonados, sem intervenção de qualquer órgão.

Editado por Beto
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

As pessoas que falam em acabar com o tucunaré em juturnaiba,penso que seja apenas para justificar a pesca predatória ilimitada,como fazem há anos, e felizmente não conseguem acabar com os peixes.

Para iniciar,construíram uma represa em um rio com varias espécies migratórias, inclusive a piabanha que é considerada ameaçada, não construíram escadas e não existe nenhum programa de reposição de espécies.

Criaram uma reserva para proteger o mico leão dourado e não fiscalizam nada, e dentro da reserva pode se pescar de redes, vai entender.

Deem uma olhada no Google e vejam como da BR pra cima não há mata ciliar e como aquela região fica alagada boa parte do ano, os proprietários dragaram o Rio, e em toda aquela região não há quase vida alguma.

Tem um rio que vem de Silva Jardim e Rio Bonito e desagua em um canto da represa chamado lixão,que tem esgoto em natura,e so pra lembrar,aquela agua e para abastecimento da Região dos Lagos.

Parece-me que acabar com o tucunaré seja para não ter nada naquela regiao,e antes de cabar com o tucunaré,tem muita coisa mais importante pra fazer.

Editado por Luciano
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Concordo com o Beto... Juturnaíba é um milagre da natureza...

Incrível ainda ter peixe, o povo faz de tudo pra matar e não acaba...

Quanto à ideia de um virus anti-tucunas, isso sim seria danoso...

mas não creio que haja alguém interessado em gastar dinheiro e tempo nesta pesquisa...

Ainda tem chance do tiro sair pela culatra! Residente Evil Juturnaíba...

monster_bass_by_jaws45-d32b0u4.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Com todos estes fatores os tucunarés resistem, me chamou a atenção esta resistência, na conversa com o guia mencionei que se alguma fiscalização baixar lá podem aprender os filés de peixes que vendem e aplicar multas pesadas, ele concordou, e sei que também vai levar para frente o alerta.

Eu espalho em todo canto onde vou que a pior carne para se comer é a do Tucunaré, pois vive em água parada, tem facilidade para ter parasitas, e carrega consigo uma carga de poluentes por acúmulo de predação, ele come peixes que estão contaminados, ou seja, é uma carne "carregada".

Marquei de ir no rio São João, nunca pesquei lá, ele confirmou que existem Piabanhas grandes, estou torcendo para ser uma boa investida, pois se for mesmo, imaginem, pela manhã alguns Tucunarés, no decorrer do dia Piabanhas e no final da tarde mais alguns bocudos, que beleza será podermos desfrutar disto tão próximo de casa.

Mas nada funciona mais que o bom e velho "segredo", se alguém do nosso meio perguntar serei sincero no relato, mas se alguém que não conheço, serei um belo de um mentiroso!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Alfredo boa sorte!

A chance de pescar bem no São João é pequena pois tem que coincidir muitos fatores.... volume do rio, agua na cor boa, disposição do guia, temporada das piabanhas e ainda já tive o azar de querer subir pro rio e a boca estar fechada por uma ilha de taboa... rsrsrs nunca consegui pescar lá... :wacko2:

Mas tem mesmo lindas piabanhas... amigos meus no bait já pegaram com mais 3kgs... então muito BOA SORTE! :okok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Já fiz pescarias memoráveis de piabanhas naquele rio,mas pra cada uma que consegui acertar,errei 5 ou mais.Mas em um dia daqueles muitos bons,sairam algo como 40 a 50 peixes em uma tarde de 15h pra frente,e algumas,como o Ruslon falou,de seus 2,5 a 3kg.E já fiquei preso dentro do rio esperando a ilha de taboa se deslocar pra poder sair,e por sorte não demorou muito...

O problema todo é quando os matadores de Friburgo e os de todos os outros lugares vao lá e acham os peixes também e matam tudo...assim como o fazem no Imbé e em antos outros lugares.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

O problema todo é quando os matadores de Friburgo e os de todos os outros lugares vao lá e acham os peixes também e matam tudo...assim como o fazem no Imbé e em antos outros lugares.

De novo? :laugh:

Os "matadores" de Friburgo estão sendo perseguidos. :nana:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Já falei que vou mandar meu advogado fechar este tópico por calúnia, difamação... e ainda requerer um danos morais pra eu pescar em Cuba em 2015...

Vcs tão usando o nome da minha cidade! Isso é preconceito brabo!!!

Acho que vou ligar pro Neymar e lançar a campanha

"somos todos matadores"

cuda-spear.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Quando vocês falam de matadores eu penso de outra forma, são seres que não tem competência para pensar etê parecem de outro planeta que vieram para a terra para exterminar com os peixes, é por isto que eles são incompetentes por não ver o que é certo, tem seres que tomarão vergonha é parou de matanças e outros não tem celebro a caixa cerebral é vazia. Vocês sabem que os matadores no celebro tem Antolhos que impede de ver e pensar? :rolleyes:

Editado por Marcelo R. S.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Amigo Vitinho, um pouco de conhecimento, Antolhos é um acessório para cavalos para não enxergar os laterás e com isto os cavalos só olha para frente e a maioria deste material é de couro. :book:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Mas essa foto tá corretíssima. Na maioria dos países civilizados, a pesca com arpão é permitida para quem tá de garrafa, só que bem monitorada e fiscalizada e obedecida, ao contrário do Brasil em teoria é proibida mas que na prática todo mundo faz, e matam tudo, não tem ninguém fiscalizando nem ninguém obedecendo a alguma norma. Aliás, em países mais sérios, tudo é permitido, da caça sub à caça de animais, mas tudo bem regulamentado e obedecido e o estoque é monitorado de perto e tem aumentado a cada ano, mesmo com as caças permitidas, pq com o bom controle e bom emprego do dindin arrecadado com as licenças (caras) se conduz estudos e fiscalizações que revertem em melhor proteção da fauna. Por isso, acho que não tem nada de errado quem pratica tais atos. O problema tá em fazer isso sem nenhuma norma nem controle nem nada, como é o caso daqui. Mas Juturnaíba é sinistro mesmo. A água daquele lago, na maior parte do tempo, é tão poluída que cria uma côr de ET, verde ET, e muito caldoso. Parece até uma sopa verde de tão grossa. Não sei como que tem peixe ainda. Dá até nojo pescar naquelas águas, qdo tá assim. Mas todo mundo pesca, mata e ainda tem, e bastante. Milagre mesmo da natureza!!

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Po, Kensuke, quanto a poluição, acho que a Juturnaíba que eu conheço é outra... Nunca vi ela com essa tal "sopa verde" que tu se refere. E ultimamente, a água tem estado até com visibilidade boa...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Não sei de onde o Ken tirou isso! :D

Até concordo que tem sim índices de poluição, afinal da contas o rio Bacaxá deságua nela e trás poluição, para mim o maior vetor de poluição de Juturnaíba, mas também dizer que a água de lá é um caldo verde é um exagero! :laugh:

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Patrono

Fui poucas vezes, e da última vez, tava um verdadeiro caldão verde, sim senhor. Tava impossível pescar de tão grossa a calda estava. mas, claro, normalmente a água lá é apenas barrenta. Devo ter pego um desses dias de aberrações, mas o meu sogro que ía todo fds lá, vivia pegando água dessas. Parou de ir. Eu não me arriscaria nem a lavar as mãos naquelas águas, depois te ter presenciado tamanha sujeira. Já o rio São Joào, já tentei várias vezes mas nunca acertei, como já acertou uma vez o amigo Luciano, e outros amigos, e que já pegaram piabanhas enormes por lá. Mas é como disseram mais acima. Tem que coincidir uma montanha de fatores pra dar sorte de conseguir pescar e pegar peixe naquele riozinho. Eu já desisti. Melhor ir pro Imbé ou Paraíba, caso queira pegar uma piabanha. Já pros tucuninhas, apesar de tudo, Juturnaíba ainda dá alegrias, de vez em qdo. Só que pra mim tb j;á bastou. Pescar não é só pegar peixe, pra mim. Ir pescar e ver água de marte, não dá. Já basta ver toda a poluição da Baía de Guanabara toda vez que saímos pras ilhas. Realmente esse país é triste. Quando que vamos ter águas limpíssimas cheias de peixe como vimos p.ex em Miami.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.